Pílulas do Dia Seguinte
26/11/12 10:11Como se não bastasse ser tricampeão aos 25 anos, Vettel mostrou um baita conhecimento da história. Ontem ele contou um causo divertido que aconteceu assim que ele cruzou a linha de chegada. “O Christian veio no rádio e mencionou os nomes dos pilotos que conquistaram três títulos… E ele esqueceu do Prost! Ele começou com o Michael, depois falou de Senna, Lauda, Piquet… E então começou um barulho e eu comecei a gritar que ele esqueceu do Prost, que ganhou quatro vezes”. É, este é um garoto especial. No esporte, talento até gera conquistas. Mas para ser verdadeiramente grande, é preciso também ter inteligência. E Vettel une as duas coisas;
Três títulos seguidos aos 25 anos? Acho que este é um recorde que ficará eternizado, sem figura de linguagem;
Ainda sobre Vettel, questionado sobre as chances de algum dia igualar as marcas de Schumacher: “Non sense”. Não, não é. Se nada de errado acontecer, o alemãozinho tem no mínimo mais uns 12 anos de F-1 pela frente. Mesmo se diminuir o ritmo das conquistas, dá pra fazer muita coisa;
Alonso classificou esta temporada de “a melhor da carreira”. E foi mesmo. Se lembrarmos da porcaria que era o carro da Ferrari no começo do ano… Para o caso do espanhol, vale aquele chavão do esporte: ele não perdeu o campeonato, foi Vettel quem ganhou;
Não deu para ficar indiferente à emoção de Massa no pódio e nas entrevistas pós-corrida. Não é que ele chorou. Ele chorou muito. Um choro de desabafo, de peso que escorre dos ombros, de fim de uma temporada de tantas dificuldades e tantos sapos engolidos. Massa vomitou alguns ontem. Ao dizer no pódio, por exemplo, que deveria ter colhido um resultado melhor na prova. Deveria mesmo. Nos últimos dois finais de semana de F-1 do ano, Massa foi melhor que Alonso;
Bruno derrapou nas declarações pós-GP ontem: “Quando se está na briga pelo campeonato, é preciso tomar mais cuidado ao andar no meio do pelotão”. Um recado para Vettel, que, segundo ele, “estava por fora e veio para dentro com tudo”. Vi algumas vezes o replay. E não entendi assim. Bruno acertou o alemão;
Falando em Bruno, as próximas semanas serão de negociação intensa. Em Interlagos, já houve jornalista que cravasse o acerto de Bottas com a Williams. Não sei, não tenho essa informação e não vou chutar. Mas acho que não vai demorar muito para vir uma notícia sobre o futuro do brasileiro;
Saber perder é uma tarefa difícil. Sei como é… Julia, minha filha, fica louca da vida quando perde em algum jogo. Chora, esperneia, tenta mudar a situação. A Ferrari é parecida. “Estamos orgulhosos de Alonso. Ele é o piloto que realmente merecia este título”, disse Domenicali ontem. A Julia tem 5 anos, espero que ela aprenda. Quanto à Ferrari, é caso perdido;
Raikkonen foi o único piloto da temporada a terminar todos os GPs. E só não marcou pontos em um, Xangai, quando ainda estava se adaptando nesse retorno à F-1. É um pilotaço, e embora não vá comemorar o terceiro lugar, merece aplausos pelo que fez neste ano;
Uma das cenas bizarras da corrida foi o finlandês pegando um trecho da pista auxiliar, ali na Junção. E a explicação dele é sensacional: “Eu fiz aquilo em 2001, e o portão ali estava aberto. Desta vez, alguém fechou. No ano que vem, vou me certificar de que estará aberto”;
Hulkenberg é um baita piloto, estranhamente subvalorizado pela categoria;
Fica, Koba! (E você, já deu sua contribuição?)
A princípio também achei trapalhada do Bruno, mas revendo o lance do toque, inclusive pela câmera aérea, Bruno veio por dentro em sua linha e Vettel veio de fora para dentro, ignorando completamente os demais carros e o fato de na largada todos estarem muito mais próximos. Se ele estava pro fora, deveria ter feito a curva tb pela linha de fora, e não tentar cortar pela zebra, portanto creio que essa vai para a conta do próprio Vettel, que quase jogou tudo fora na 1a volta.
Sua explicação é perfeitamente para o que realmente aconteceu. A imagem é clara! Só nao ve quem nao quer. O Bruno estava por dentro na sua linha. Repentinamente e bruscamente, o Vettel corta para dentro da curva e atinge o Bruno. com certeza ele nao viu que havia um carro ali. Quase jogou o campeonato fora. O cara pilota muito e é merecidamente tricampeao, mas é tào dificil assim admitir que ele errou?
sonhar não custa nada..O Massa dar um pau no Alonso???Nem pensar.O Salário para 2013 de Alonso é de 30 milhões (de EUROS). O do Massa, 6….
Caríssimo Fábio
Apesar do Vettel mostrar resultados mais precocemente que o Alonso e tb ter melhores resultados que o Alonso (maios numero de vitorias, maior numero de poles, maior numero de voltas mais rápidas), e isso tudo com apenas 25 anos enqto o malonso já tem 31, muitos insistem em dizer que o Malonso é o melhor. Baseados em que? Que aqueles dois comentaristas daquela rede que transmite a F1 sejam descaradamente malonsetes e torcedores da ferrada é compreensível, afinal o Santander despeja rios de dinheiro na emissora e precisam chamar a atenção para os patrocinados pelo banco. Mas e os outros?
Fábio, uma coisa que ninguém comenta é a disparidade entre Vettel e Webber. É comum dizerem que a Red Bull tem (e teve nos últimos anos) o melhor carro, mas mesmo assim nunca conseguiram colocar ambos nas duas primeiras posições finais. Neste ano tivemos Vettel em primeiro e Webber em sexto! Resumindo: será que o carro é realmente o melhor, como diz o Alonso, ou será o piloto?
Fábio,
Até esta corrida do Brasil eu não tinha uma opinião formada sobre o Bruno Senna, com todas aquelas trapalhadas que ele fez durante esta temporada, inclusive envolvendo o Schumacker. Eu tendia a achar que ele era um piloto com muita auto-afirmação, que não abaixa a cabeça para os grandes. Agora depois desta com o Vettel e, principalmente, depois dos comentários do Senna, eu passo a considerar que ele é um garoto mimado, que quer (como os riquinhos) “passar por cima de todo mundo”. Ou eu estou maluco, ou um novato inexpressivo (melhor titulo que posso dar para ele) é quem precisa prestar a atenção no cara que está disputando o título na pista? Que diferença da posição dele para a do Schumacker, perceberam? Este último, quando ultrapassado por Vettel, foi grande, foi majestoso até, em dizer, “eu não preciso me meter nesta briga (a do título) enquanto o Senhor Bruninho, acha que não é ele que tem que prestar a atenção no Vettel, mas o alemão fenomenal é que tinha que dar lugar pra ele passar com sua tartaruga!!!! Francamente! Me poupem!
Incrível como o Vettel conseguiu ser o mais jovem em muitas coisas: O mais jovem estreante da F1, o mais jovem piloto a pontuar, o mais jovem piloto a ganhar uma corrida (com uma fraca STR e de ponta a ponta, diga-se de passagem), o mais jovem campeão e agora o mais jovem tri-campeão. Sensacional.
A RBR foca em desenvolver o carro na direção da pilotagem de Vettel, fica mais barato e tem mais chance de dar resultados .Diferente da Mclaren que tem duas vias de desenvolvimento a pilotagem de Hamilton e Button.Pode-se perceber que vettel só ultrapassou Webber após a melhoria abrupta implementada por Newey no desenvolvimento do carro.
Excelente Post…a ausência mais sentida no ano que vem será a de KOB!!!!!
Fábio, o primeiro sobrinho errou feio novamente! pífio! SV tri!
O que acha de fomentar uma campanha no twitter tipo: #F1KeepKoba!
abraço
O acidente do Bruno foi acidente de corrida, tinha muita gente junto, ele estava onde deveria estar. E é obvio q Vettel deveria tomar mais cuidado, ele deu muita sorte de retornar, ele deveria tomar mais cuidado por ele e não pelo Bruno, foi muito burro e deu muita sorte.
Fábio, uma briga legal na corrida de ontem, e que foi negligenciada (com razão, claro…). Caterham x Marussia, com Petrov e Pic se pegando a corrida inteira pelo 10º lugar dos construtores (última posição com premiação). Até a corrida do Brasil, o 10º lugar era da Marussia, com um 12º lugar do Glock. Bravamente, o Petrov conseguiu um 11º lugar. Merece a renovação por essa, não acha?
Sei não, Fábio. Vettel não me parece ser do tipo obstinado, como Alonso. Acho que ele vai faturar mais um ou dois títulos e tirar o pé, fazer outra coisa, se divertir, pegar todas. Desencanado, ele me parece estar mais para Kimi do que para Schumy, sem a bebida, é claro…
Torço para que o Bruno continue . A Force Indian seria uma boa !
Concordei com tudo, menos com a parte que você discordou da Ferrari. Torço pelo Hamilton, mas o Alonso merecia mais o título mesmo!
Vettel foi o culpado do toque com Bruno no meu ver. O Bruno estava vindo na dele e o Vettel q estava a frente simplesmente ”sem dar seta” foi entrando na frente e assim nao havia o q fazer senao colidir. Esta é minha visao. Independente disto, acho o Bruno mto fraco, regular demais. O nome Senna nao justifica a presença dele na F1.
Oi Fábio,
A temporada 2012 vai deixar muitas saudades.
Não sei como foi a transmissão no Brasil. Mas tanto a BBC como a Sky continuam dando show.
Introdução do início da cobertura da BBC:
http://www.youtube.com/watch?v=Z_gJ0-tpW0s
Introdução do início da cobertura da Sky:
http://www.youtube.com/watch?v=x6o15plrYgU
Montagem final da BBC com o Bernie mostrando sua simpatia no final:
http://www.youtube.com/watch?v=iiPfuGV2X8s
E tem mais no youtube.
Abraços,
Christian
Sem patriotadas. Bruno Senna não merece a F1, melhor se o Koba ficasse.
Como se fosse novidade na F1 a subserviencia do segundo piloto. Quanto drama desses brasileirinhos alucinados pela dependencia de se ter um heroi. Que drama… Pq só brasileiro nao pode ser segundo piloto, o brasil é um país imponente e superior aos demais onde apenas brasileiros nao podem ser segundos pilotos pois é uma vergonha? Entao nessa linha de raciocinio nem precisa de 2 piloto coloca um carro só por equipe, nem brasileiro pra ver correr iria ter. Até parece que o berguer jogava o senna na brita em disputa de posição, que o patrese jogava o mansell..é de uma arrogancia nojenta essa falta de humildade da brasileirada alienada.
só existe ‘subserviência de 2º piloto’ na Ferrari. Compare, por favor, a relação entre o Nico Rosberg e o Schummi, entre o Vettel e o Weber (se esqueceu da batida entre os 2, que tirou ambos da corrida?), entre o Hamilton e o Button, entre o Kimi Raikonen e o Grosjean, até entre o Maldonado e o Bruno Senna. Nada se compara ao absolutismo da Ferrari. Concordo que o ridículo Massa teve uma primeira metade de campeonato péssima, que lhe tirou qualquer resquício de chance de brigar por título e que o Dick Vigarista Alonso, ao contrário, conseguiu se superar e continuar na briga até o fim. Mas o episódio da quebra do lacre do câmbio nos EUA foi o fim !!! Jogo de equipe tem limites e, a meu ver, a indecente Ferrari ultrapassa todos eles !!! Bem feito que ultimamente tem perdido sempre !!! Que continuem assim, mafiosos !!!!
KOBA E HULKENBERG, BAITA DE PILOTO SÓ NO SEU MUNDO FS.
Fábio
Que corridaça! Emoção do começo ao fim. Na do Texas a emoção ficou no final quando o Vettel foi ultrapassado pelo LH. A de ontem foi do começo ao fim. Algumas considerações:
1 – O LH é um tremendo piloto, mas ainda precisa domar sua impetuosidade. Algumas vezes que saiu da competição foi por unica culpa de sua falta de equilíbrio e querer vencer a qualquer custo. Vai desaparecer na Mercedes.
2 – O Hulkemberg é muito bom, anotem este nome, o garoto tem futuro.
3 – O Massa o ano que vem terá um inimigo no paddock se começar a ganhar corridas, ou ficar na frente dele (Malonso).
4 – Kimi é um tremendo piloto, aguerrido do começo ao fim. Se tiver carro, ninguem segura
5 – M.Webber é muito fraco, o ano que vem é seu ultimo.
6 – Sergio Perez é vaca louca arrogante, seguirá as pegadas do Malonso.
7 – Vettel se tornará tetra em 2013. O maior fenômeno das ultimas décadas. Rápido, humilde, agora mais experiente e extremamente talentoso. Quem viver, verá!!!
Massa fez o que um bom piloto faz: marcou pontos em todas as corridas e mostrou que tem muito valor. A McLaren deve estar arrependida de não ter contratado Massa. Quem sabe em 2014?
Vettel realmente pode ter uma carreira que faça frente em termos estatísticos à carreira de Schumacher. Não é tarefa fácil bater 7 títulos. Seria preciso um caminho à beira da perfeição.
Para mim, Alonso tem pouquissimas chances de passar dos 2 títulos que tem. Vejo um Alonso em queda de rendimento muito cedo. Cada vez há mais gente mais veloz que Alonso. Seus melhores resultados são quase todos obtidos em circunstâncias específicas e raras. Ontem, apesar de tudo o que aconteceu em pista aos que largavam à sua frente, Alonso não foi capaz de vencer a corrida. Antes do SC, Alonso já levava novamente 20s de diferença. Esse situação já se repetiu vezes demais para ser apenas devido à um carro mais fraco. O Ferrari é mesmo tosco em termos de aerodinâmica e tem um motor mais “fraco” que os demais, mas daí levar 30s como foi em Austin é sinal de que Alonso já passou do prazo de validade para a F1.
Acho que Hamilton pode também ter complicado suas chances de títulos futuros. Esse não por que caiu de qualidade. Ao contrário. O piloto está melhorando a cada dia que passa e ganhando maturidade, mas não sei se a Mercedes GP vai estragar essa ascenção. Dizem que quem aprende a andar de bicicleta nunca mais esquece, mas no caso F1 pode não ser assim. Se Hamilton ficar na Mercedes e esta, como aparenta no momento, não lhe der condições de título, Hamilton pode perder o trem. Voltar à uma grande pode não ser tão fácil.
Vettel terá outros concorrentes no futuro breve e espero que Nasri seja um deles. Nasri parece ter assinado com a Carlin para a temporada 2013 da GP2, e acho que tem tudo para ser campeão e chegar à F1 em 2014. Nos teste feitos semana passada, Nasri foi o 2º mais rápido, mas o 1º foi o instável (pior que o Maldonado) Johnny Cecotto jr.
Acho que Valsechi vai chegar firme brevemente.
Felix da Costa também parece um piloto capaz de dar trabalho no futuro na F1.
Acho que falta mais quantidade de brasileiros nas categorias anteriores à F1, para que seja possível peneirar a qualidade. Faltam apoios de patrocinios.
Seus comentários sao sempre precissos.
Tanto são que o alonso já é um dos pilotos mais mal pagos da categoria.
Você deveria ter falado que Vettel aos 25 anos é mais maduro que um tal de Cholonso, dentro e fora das pistas.
E não, o carro da Ferrari não é nem era uma porcaria. Vocês chlonsistas só falam nisso para dar uma qualidade no Cholonso que ele não tem. Porcaria era o carro do Vettel quando ganhou a 1ª corrida em Monza, assim como era uma porcaria o carro do Ayrton quando quase ganhou em Mônaco, ambas na chuva. Aqueles carros eram porcarias, tanto que não ganharam outras corridas. Chamar o carro da Ferrari de porcaria é demonstrar que você não entende nada de F1 e não acredito que você seja capaz disso, apesar das inúmeras bobagens que você falou no decorrer desta temporada, finalizando com chave de ouro ao achar que o Cholonso ia devolver a posição a Massa. Todos nós sabemos que ele nunca faria isso, exceto vocês cholonsistas. Dignidade é uma característica que seu Cholonso não tem e parece que nunca terá. Ferrari, idem.
Aliás, eu espero que tenha alguém da FIAT e do Santander lendo estes comentários para saber como suas empresas são mal vistas. Em todos os comentários dos blogs e jornais todo o mundo reclama desses patrocinadores e na era das redes sociais eles vão se dar mal um dia ao se juntar a pilotos e/ou equipes nada honestos e honrados.
E, para provocar, por que será que você não falou sobre o que Vettel disse criação e honra, hein? Hein?
Para finalizar, como pode um carro porcaria dar um vice-campeonato de piloto e construtores? Por que as porcarias dos anos anteriores não fizeram o mesmo? Não eram as mesmos pilotos porcarias?
Já disse isso antes, não custa nada a Nissan tentar colocar o Kobayashi na Red Bull como piloto reserva, já que a Infiniti é de sua propriedade e patrocina a equipe.
Sobre a corrida no Brasil, eu gostei dos comentários do Rubinho (mesmo nunca ter torcido por ele), foi imparcial sem querer puxar o saco de ninguém, bem melhor que o Burti. E o Piquet como entrevistador foi demais, carismático e com inglês impecável, a Globo deveria arrumar um lugar para ele.
De fato, foi uma temporada memorável. Sebastian Vettel com certeza, será um novo Schumacher. No ritmo em que se encontra, no auge da carreira e numa equipe de ponta imbatível, conseguirá quebrar todos os recordes do aposentado heptacampeão Michael Schumacher. Quem viver, verá.
Aquela barbeiragem do Kimi Raikkonen entrando num beco sem saída, foi um show à parte!
Além de muitas emoções. Acidentes e incidentes. A corrida de despedida de Schumacher e situações inusitadas. Um fato triste marcou esta última etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fómula 1. A confirmação de que Kamui Kobayashi fica sem equipe para a temporada que vem. Mesmo com um desempenho tão bom quanto a do companheiro de equipe Sérgio Pérez, não foram o suficiente para despertar o interesse de outras equipes de contratarem o talentoso Koba. Não se sabe ao certo, se realmente uma equipe de fato, contrará o japonês. Mas, se for confirmado que o nipônico que, se porventura, estiver fora da F-1 para a temporada de 2013. Será uma grande decepção para os fãs de F-1 em todo o mundo.
Dados sobre a porcentagem de pontos conquistados pela Scuderia Ferrari por cada piloto em cada metade do campeonato.
1° Metade (Austrália-Hungria):
– Massa fez 25 pontos (13.3%).
Alonso fez 164 pontos (87.7%).
2° Metade (Hungria-Brasil):
– Massa fez 97 pontos (46%).
Alonso fez 114 pontos (54%).
Fábio, você acha que pode pintar uma reviravolta na tranferencia do Hamilton? Do tipo ficar na McLaren depois de um papo mais de perto entre as partes…
Ou está sacramentado?
Temporada Sensacional e Final de Temporada ESPETACULAR!!!
Kimi manteve-se em Terceiro no campeonato merecidamente, desculpe Lewis fui obrigada a torcer contra ontem, deu certo graças ao Hulk…
Abraços Fábio Gratidão,
Ice Kiss
Nao acho que o kimi mereceu o terceiro lugar!
N
Caro Fábio,
Meus pais repetiam com certa regularidade um provérbio dentro de casa: “Quem se abaixa demais acaba mostrando a bunda.” A imagem de Massa chorando é o retrato da subserviência. Fernando Alonso, o novo Dick Vigarista, perde o campeonato e sorri. Quem chora é o capacho Massa. No mesmo tom, vale lembrar que a RBR deu o melhor exemplo de dois pilotos que podem brigar pela ponta em igualdade de condições até — é claro — que o campeonato chega à fase de decisão e um está claramente melhor que o outro. O estilo Ferrari não é esse, sabe-se. Portanto, não há motivo para choro e ranger de dentes do sr. Massa. O que ele fez no pódio de Interlagos não passou de um papelão. Constrangedor. A continuar assim, ele vai emporcalhar ainda mais a imagem brasileira na F1, um processo iniciado com seu mentor Rubens Barrichello.
Abs,
Claudio Lessa
Concordo plenamente com seu comentario Claudio.
Não amigo, a única imagem que o Massa estraga na F1 é a dele! Nossa imagem ainda é forte com Senna, Piquet, Emerson que construiram uma imagem vitoriosa. São eles que são lembrados la fora, o Massa e o Rubens, logo serão esquecidos.
O campeonato terminou, os erros já foram cometidos, estamos em um país que se fala em futebol 24hs por dia, quero ressaltar a importância desse espaço democrático disponibilizado pelo Fábio Seixas, tenho certeza que todas as criticas aqui colocadas chegam de uma forma ou outra no endereço certo, hoje pela manhã perguntei ao Fabio se ele achava que o choro do Massa teria alguma coisa a ver como o silêncio da torcida deixando claro ser contra as atitudes e submissão do Massa, gentilmente Fàbio me respondeu que ele tambem achava que sim, tinha a ver, tenham certeza que o choro do Massa ontem a maneira desconcertada que levantou o troféu ao publico presente, quer dizer que caiu a ficha, parabens a forma como a torcida se manifestou, em silêncio e não precisou mais que isso, é o ultimo ano de Massa na Ferrari e talvez na F1, vai chutar o balde com certeza, pena ser tarde de mais, o Ribinho não entrou sabendo que ia ser assim, mas o Massa já sabia, respeitando sempre o direito de fazer a melhor escolha como emprego.
concordo com com voce.
a imagem do brasil na f1 e uma merda.
Voce viu a vibração do bobão bueno quando o Koba passou o Vetell.
E a narração besta do final da corrida.
Alguem tem que avisar este senhor, que ele é um narrador, e narra para todos, ate para aqueles que torcem contra os fabricante do, fiat 147 o que no brasil tem aumentado bastante, diante das palhaçadas que esta escuderias faz com pilotos brasileiros, que por sinal todos tem agido com pau mandados , sem personalidade.
De nada adianta 30, 40 anos de F1, se esta dupla da Globo não se emenda nunca: passam os anos e os dois continuam com as carcomidas teorias que tentam sustentar a presença de um piloto brasileiro na categoria, mesmo sendo um pé-de-chinelo, sem intenção do trocadilho.
De resto, o Senna estaria mancomunado com Ferrari/Felipe/Alonso para tirar Vettel da corrida, dar o título ao “Choronso” e ainda garantir um lugarzinho numa afiliada da escuderia vermelha?
Nunca se sabe; o ciclista Armstrong não venceu a Volta da França 7 vezes, com EPO até os “gorgomilos”? e ninguém foi capaz de evitar esta fraude?
Da mesma maneira, Piquet não fêz o trabalho sujo do Briatore?
Portanto fica a dúvida quanto à batida de Senna em Vettel: para os Sennas, ainda bem que as imagens não comprometem; mas a dúvida, oh! ferina dúvida, vai permanecer!!!
Infelizmente essa e a mentalidade do povo brasileiro, ignorante e invejoso. Sr Lessa, aprenda que a vida e dura, ser piloto de F1 e dificil pra burro, a carga emocional de se trabalhar nessa area, vida ou morte todo final de semana, e com a opiniao publica te massacrando, como voce, sem a menor informacao o faz, e tudo muito dificil, e no final ha o transbordamento dessa emocao. Como no final do ano, voce trabalhou o ano inteiro batendo carimbos no cartorio (pois nao deve fazer muito melhor que isso) e ta cansado, precisando de ferias. Da um tempinho, vai catar coquinho e pentar o cabelinho (se ainda tiver). Da um tempo….