Vettel tricampeão!!!
25/11/12 15:51A F-1 tem um novo tricampeão. Ele é alemão, tem 25 anos, cara de moleque, está há apenas sete anos na categoria. E pilota muito.
Um certo Sebastian Vettel.
O sexto lugar bastou ao piloto da Red Bull. Porque Alonso foi segundo.
A vitória ficou com Button. Massa completou o pódio.
E a corrida foi das mais malucas dos últimos tempos. Interlagos é mesmo sensacional.
A largada… Putz, como descrever a largada?
Massa foi bem, veio passando todo mundo por fora, pulou pra segundo.
Vettel perdeu posições, foi parar no pelotão no meio e, na Reta Oposta, levou um totó de Bruno, que se engalfinhava com Pérez. O alemão rodou, levando a torcida espanhola em Interlagos à loucura.
Brasileiro e mexicano abandonaram, Vettel ficou na pista.
“Não há nada que possamos fazer. Continue aí”, disse o engenheiro ao ainda bicampeão.
Lá na frente, a turma fechava a primeira volta e Alonso respirava fundo para passar Webber e Massa antes do S.
A chuva ia apertando, apertando. E as confusões iam se sucedendo. Alonso deu um belo passeio pela nova área de escape do S, Webber rodou, Grosjean bateu…
Vettel? Acelerava feito um louco, escalando posições.
Na oitava volta, Button passou Hamilton e assumiu a liderança.
Na décima volta, o top 10 tinha Button, Hamilton, Hulkenberg, Alonso, Massa, Vettel, Di Resta, Vergne, Kovalainen e Glock.
Começou, então, um corre-corre pros boxes, com alguns pilotos arriscando os pneus intermediários _entre eles, os duelistas pelo Mundial. Os tempos de volta, porém, mostravam que o mais indicado era manter os slicks.
Vettel saiu exatamente atrás de Webber, e o australiano facilitou para o colega. “Obrigado, Mark”, disse o engenheiro pelo rádio, jogando por terra o pretenso repúdio da Red Bull ao jogo de equipe.
Na 15ª volta, a Ferrari chamou Massa para colocar os intermediários.
Na 16ª, Vettel chegou em Alonso. Quarto e quinto. Começou um jogo de marcação.
Enquanto os dois se marcavam, Hulkenberg acelerava. Passou Button na 18ª volta, assumindo a liderança da corrida. Sim, você leu certo: Hulkenberg líder.
A pista mudou de novo, ficou mais para os secos. Alonso e Vettel pararam e trocaram. E Massa, que tinha colocado os intermediários quatro volta antes, teve de voltar aos boxes para novos slicks. Ê, Ferrari…
Na 21ª, Rosberg surgiu com o pneu direito traseiro furado. Culpa de algum detrito. Na 22ª, Alonso fez um alerta de perigo pelo rádio. Na 23ª, veio o safety car.
Hulkenberg e Button aproveitaram a deixa e pararam para pneus duros.
(Ufa, deu pra respirar um pouco aqui. Vou ali buscar um café…)
(Voltei.)
O safety car só deixou a pista na 29ª volta.
O top 10 na relargada, Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi, Webber, Di Resta, Ricciardo e Raikkonen. Massa era o 11º.
Mais agito. Webber escapou no S, Kobayashi deixou Vettel pra trás. E Hamilton passou Button.
Na 32ª, Koba, o mito, deixou Alonso para trás. Na seguinte, o espanhol deu o troco, retomando a quarta posição. Na 34ª, Massa chegou em Vettel, que não dificultou: o brasileiro pulou para sexto. Duas voltas depois, foi a vez de o brasileiro jantar o japonês e assumir o quinto lugar.
Metade da corrida, e a agonia de Alonso para chegar ao pódio _sua única chance de título_ só aumentava. O problema era combinar com os russos (ou com o alemão e os dois ingleses à sua frente).
Ele não conseguia se aproximar. Pior: só se distanciava de Button. Na 39ª volta, a diferença entre os dois era de 3s6. Na 40ª, de 4s. Na 41ª, de 4s3. Na 42ª, de 4s6…
Já Vettel se mantinha em sétimo. Não, não era a situação ideal, mas era suficiente para o tricampeonato.
Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Hamilton.
O top 10, então: Hamilton, Hulkenberg, Button, Alonso, Massa, Kobayashi, Vettel, Webber, Ricciardo e Raikkonen.
Na 53ª, a Red Bull tomou uma decisão corajosa e chamou Vettel para os médios. De sétimo, ele caiu para décimo.
Duas voltas depois, o lance capital da corrida. Hulkenberg mergulhou no S, por dentro, para passar Hamilton. Escorregou, perdeu a traseira e acertou o inglês, que abandonou. Simultaneamente, a Red Bull chamava Vettel para intermediários _sim, apenas três voltas após colocar os slicks.
A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.
Button era o líder, Massa subiu para segundo, com Alonso em terceiro. Vettel, em sétimo, continuava segurando o caneco.
A nove voltas para o fim, a Ferrari acionou o rádio. Massa cedeu posição para Alonso. (Favor que o espanhol poderia ter devolvido no final, porque inócuo. Mas talvez eu seja muito romântico…)
A seis, foi a vez de Schumacher fazer uma gentileza: não dificultou a ultrapassagem do compatriota, que pulou para sexto.
Todo mundo fazia conta, Alonso dependia de uma quebra de Button ou de Vettel, mas, então… O anticlímax! Na penúltima volta, Di Resta acertou o muro na Curva do Café, exigindo a entrada do safety car.
Uma pena. Um campeonato tão empolgante e uma corrida tão maluca mereciam um final mais vibrante.
O top 10 na linha de chegada, Button, Alonso, Massa, Webber, Hulkenberg, Vettel, Schumacher, Vergne, Kobayashi e Raikkonen.
Vettel, claro, agradeceu.
Com a vitória, foi a 281 pontos. Alonso termina com 278.
Torna-se, assim, apenas o terceiro homem a conquistar três Mundiais de F-1 na sequência. Além dele, só Fangio e Schumacher.
Precisa dizer mais alguma coisa?
COMUNICADO DA FERRARI:
informamos a todos os brasileiros que, analisando do desempenho do Felipe Massa a partir da segunda metade desta temporada que se encerrou, onde ele ajudou bastante ao Fernando Alonso e tambem está com a cabeça mais centrada e levando em consideração que o espanhol não é essa bola toda, DECIDIMOS QUE A TEMPORADA DE 2013 ESTARÁ ABERTA AOS DOIS PILOTOS, em memória do commendatore, como nos tempos de Clay Regazzoni, Jacky Ickx, Gilles Villeneuve e cia. SERÁ PAULERA!
Ah! quem sabe conseguiremos uma vaguinha de piloto de teste (de autorama) da Scuderia ao Bruno Senna que quase nos ajudou, faltou pouco muito pouco.
Molte grazie!
Punição justa ao Hulkenberg um piloto que chega a F-1 tem bastante condição de saber que são muitos grandes a probabilidade não segurar o carro durante a manobra que ele fez(ainda mais depois de perder sua posição por uma escorregada).Fez a curva somente porque bateu no Hamilton se o piloto da mclaren não tivesse ali ficaria rodado na pista ou passaria direto na curva.O cara retirou da Mclaren com aquele toque ” sem culpa” aproximadamente 10,3 milhões.Ano passado a Mclaren recebeu 88,6 milhões por ter sido segunda colocada (16% do prêmio)o terceiro recebeu 78,3 milhões(13% do prêmio, Ferrari tem um bônus de 2,5% por ser equipe mais antiga).Agora pergunta pro Hulkenberg se ele tentaria aquela manobra se soubesse que perderia 10,3 milhões caso errasse.
“são muito grandes”
“as probabilidades de não segurar”
Li a materia que a Red Bull viu que deu tão certo na RBR que agora quer transformar a “irma mais nova” STR em melhor das “equipes médias” ou seja veremos agora um carro incomodando as equipes maiores e ajudando mais a equipe principal, não acharei dificil a STR brigando ali pela quinta ou até quarta posição no campeonato em 2014 ou até ano que vem em 2013, vai ser agora a joia dos olhos de qualquer piloto da GP2 e Renault Series.
Mas o Alonso fez mágica com esse carro ruim da Ferrari né… Claro que a Ferrari peca muito, e mais uma vez de novo… Acho que a Ferrari tem que trocar de projetista o mais rápido possível… Não vou mentir que queria muito ver o Newey fazendo o próximo carro da Ferrari… Como sonhar faz bem… Espero muito que o Vettel não seja campeão de novo pelo bem da F1…
Alonso é o melhor piloto da F1 atual, quase ganhar o campeonato com um carro ruim desse não é qualquer um… Porém, é impossível não ver a garra do Vettel, junto com a GENIALIDADE de Newey é claro… Fizeram a diferença!
Sobre o Massa… Bem falar o que?? Ele mesmo admitiu que esta temporada é pra esquecer. Felizmente, Massa reagiu a tempo de salvar a sua carreira, pelo menos por mais um ano em equipe grande.
Achei a punição dada para o Hulkenberg estapafúrdia. Teria sido uma ultrapassagem limpíssima se a traseira da force índia não tivesse escorregado e acertado o incrivelmente azarado nessa temporada, Hamilton.
O Bruno também não teve culpa no errosco com o Vettel.
Meu cara, revendo a corrida novamente, e analisando esse lance! Realmente o Lewis tem que ficar pu,,,, e nico mereceu a puniçao, poi o Nico esolheu o momento errado ele não espaço para aquela manobra não tinha espaço doi carros ou então ele imaginou que lewis deveria sai la fora!! foi ridiculo! falta de sorte do lewis pegar uns caras tão ruim …. na sua cola….
A punição do Hulkenberg é bem a cara da F1 atual, a fórmula mimimi. E claro, veio em um bom momento para Alonso e sua FIArrari.
Bons tempos quando os pilotos andavam metade do circuito disputando roda a roda.
Eu fui um dos primeiros a comentar aqui, quando fiz a defesa de má decisão na punição de Hulkenberg, que inclusive, deveria vencer a corrida. Bastava chover para ele ser melhor do quem o perseguia: Hamilton, que tinha sido ultrapassado quando a pista esteve molhada no início da prova, perdeu a posição naquela escapada, mas a voltar chover ultrapassaria de novo o Hamilton, quando houve a colisão por circunstâncias puramente de corrida.
E o “fenômeno” Alonso só chegou ao pódio graças à (injusta e estranha, volto a dizer) punição de Hulk, o abandono de Hamilton e a cortesia de Massa!
Torcer é uma coisa, destorcer os fatos é outra. Schumacher e Webber fizeram a mesma gentileza para Vettel. De fato, Alonso conquistou 278 pntos com uma Ferrari porque é desonesto. Menos, meu amigo, bem menos…
Tem gente vendo que Webber não facilitou para o Vettel. Ainda inventando uma “espremida” na largada. Quem espremeu as Red Bulls foram as Ferraris. Webber não tinha para onde ir.
Uma corrida sensacional. Vettel um piloto espetacular. Alonso também. O título ficou em boas mãos, agora dizer que Vettel mereceu é outra história. Ele devia ter levado esse campeonato bem antes já que ele (pra muitos) é um mito, ou algo muito grandioso. E ainda não vamos esquecer que Alonso teve que abandonar por causa do Grojean, e ainda, se o Alonso tivesse no carro de Vettel esse campeonato não seria decidido na última corrida. E em vez de todos aplaudirem o Alonso, menosprezam porque ele fala a verdade/o que pensa e não sorrir pra todo mundo.
Não confunda mito com piloto competente e limpo, “Vettel” só para lembrar, Alonso precisou jogar Nelsinho no muro para subir ao podium, e ainda disse que não sabia, o radio da Ferrari esse ano, o Alonso esta mais rapido que vc “Massa”, outra corrida, Não precisa andar tão perto do Alonso, quer mais, eu estive no terceiro treino e clasificação em interlagos e achai muito engraçado o Felipe Massa estrategicamente carregando no vacuo o Alonso na subida do café por duas vezes, e hoje vc assistiu a corrida e viu o Massa mais uma vez seder sua posição para o Alonso?, pois é, mesmo sabendo que não ia ter mais chances foi Homem para devolver a posição que não era dele como tantas outras que vimos e vamos ver, esse é o piloto que admira e acha competente?, parabens a RBR que num sufuco danado por consequencia e fatores de corrida não pediu para Weber seder sua posição, levou como estava até o fim, mas concordo com você, a taça esta em boas mãos.
terra.. terra… alô… terra… acorda rapaz!
Realmente, voce conta com o acidente do Grosjean, mas e os pelo menos 09 pontos que o jogo de equipe em cima do Massa proporcionou para ele.
Raikkonen falando sobre a voltinha que ele deu fora da pista:
“Eu sabia que dava pra voltar por alí, mas tem que passar por um portão. Sabia porque em 2001 eu fiz o mesmo e o portão estava aberto. Desta vez alguém fechou. Ano que vem vou me certificar se estará aberto novamente” Esse cara definitivamente é uma lenda!
Hahahahahaha Ele eh o melhor!
Espera aí ! Essa história de que o Vettel só ganhou em razão do carro é mentirosa. A Ferrari tem o maior orçamento, testa mais e tem duas montadoras por trás. A RBR constrói um carro melhor, tem o piloto com mais vitórias e um segundo piloto que não se destaca e o Vettel é que vence por que só tem o melhor carro ? Ferraristas go home. Chorar em casa é bom. Alonso : vai tentar a sorte nas touradas. Combina mais com você mas dê uma chance honesta para o touro, hein ou se esconda atrás do segundo toureiro…
Corrida incrível, com todos os ingredientes que o Bernie curte chuva, disputa de posições, batidas e corrida de recuperação.
Vettel mereceu, lutou teve o acidente com o Bruno, com o carro avariado e ainda com uma troca a mais de pneus.
Alonso realmente se aproveitou das circunstancias conseguiu ter sorte em duas situações mas até com isso novamente viu o campeonato esvair-se pelos dedos.
Ai vem 2013 com RBR mais forte que nunca, uma Mclaren dando preferencia para um único piloto podem ter certeza, uma Lotus com certeza superior e evoluída e a Ferrari com o favoritismo de sempre. será um campeonato provavelmente tão emocionante quanto esse.
O Bernie vai deixar a Interlagos ser substituída pela corrida no Rio de Janeiro?
Webber FDP. Red Bull, mande esse m… embora e contrate o Koba!
Webber espremeu o Vettel na primeira curva… enquanto o Massa o segurou no fim da reta para deixar o Alonso passar.
Como Vettel ficou para trás, ficou no bolo e foi atingido por Bruno.
E depois, era para o Webber ter deixado o Vettel passar antes, segurou um pouco.
E se precisarem de um piloto bom, não chamem o Hulkenberg…
Concordo, o Weber foi mal.
Atrapalhou o Vettel na largada e jogou mais duro na ultrapassagem do que com o Alonso.
Parecia o terceiro piloto da Ferrari. Eu trocaria esse incopetente
Fabio,
foi um grande prazer ver a corrida pela globo e ouvir pela Bandeirantes. Excelentes os seus comentários. Vou fazer isso o ano que vem inteiro. Se eu fosse vocês faria propaganda disso.
Não acho que você foi romântico com relação ao malonso deixar o massa passar, acho que foi ético. Vc comentou isso em uma hora que seria bem possível se do outro lado não tivesse um mala feito esse espanhol.
Parabéns pelo trabalho do ano inteiro e por nos dar essa opção de não ouvir o galvão.
Acertadamente puniu Hulkenberg ? Fabio respeitosamente discordo. é clara a derrapagem do alemão. Foi involuntária e deveria ser considerada incidente de corrida. ele estava por dentro e com a preferência da próxima perna.
Foi barbeiragem, Hamilton n muda o tracado e é acertado pelo barbeiro, queria q ele tivesse ganho a corrida, mas n admitir a barbeiragem dele é d+!!!
Chupaaaaaa os fãs do Alonso que aqui ficam querendo defender o cara mais sujo que ja vi correr na F1, esqueceram do que ele foi capaz de fazer na Beneton com o Flavio Briatore? Infelizmente hoje pra algumas pessoas no Brasil, bandido tem se tornado exemplo e referência
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…….. verdade… kkkkkkkk
Tião tricampeão, Felipe pensando na equipe e Fernando mais uma vez se ferrando. Exceto pela subserviência do Massa, a rima foi boa.
Eu já disse outras vezes aqui, e vou repetir: se eventualmente Massa se mostrar competitivo no início do campeonato, e a Ferrari o “enquadrar”, Vettel pode sonhar como tetra. Pois terá dentro da Ferrari um “aliado” no final do campeonato de 2013, já que sabemos que dificilmente a Ferrari renovará com ele em 2014.
Já pensaram um Vettel desembarcando na Ferrari com 4 títulos? Vai aceitar subserviência a Alonso? E, pior: a sempre “calma” e “pouco influente” imprensa italiana apoiará incondicionalmente Don Fernando? Nada como um dia após o outro…
quem viver verá!!!!! kkkkkkk…. eu sei que se isso acontecer vou me cagar de rir! kkkkk
Novamente Massa me faz dar o braço a torcer.
Fim de semana perfeito.
Na corrida, ao lado de Button, talvez os únicos pilotos e não errarem numa corrida tão difícil, com o tempo maluco desta tarde de domingo.
Sequer escorregou.
Deu uma aula.
Parou uma vez a mais que o Alonso e estava muito mais forte que ele.
Talvez, se não tivesse sido chamado nos boxes em momento errado pela Ferrari, poderia estar junto do pelotão da dianteira, e depois do safety car estaria em condições de igualdade com Button.
Vettel também mereceu, corrida de recuperação, dramática, tensa, e raramente vemos a RBR fazer tanta lambança… e sem rádio!
Mas, neste fim de semana, MASSA foi o que não vinha sendo nos últimos anos todos.
Pena que isso não seja uma constante, e vá durar só até agora. No próximo ano sofreremos novamente com as desculpas, pneu aqui, asa ali, “Fernando is faster than you” acolá.
Abraço!
Fábio, o Alonso poderia deixar o Massa passar se estava em bandeira amarela??
Uma corrida sensacional. Só não entendo por que todos dizem que o Vettel mereceu. Ele teve tudo ao seu favor e veio resolver isso só na última corrida? O Alonso tinha o carro bem inferior e, talvez, não ganhou o campeonato por dois acidentes no qual não teve o controle, e ainda quase ganha esse campeonato onde Vettel devia ter ganho antecipadamente, pois se Alonso tivesse o mesmo carro de Vettel o campeonato já tinha acabado, e ainda menosprezam o espanhol só por que ele não sorrir pra todo mundo.. Vai entender!
Não é menosprezo ao espanhol. Ninguém gosta do mala mesmo. Pelo menos ninguém que preza pela ética no esporte
A vida é feita de falcatruas amigo!!! Alonso está mais que certo, tem que jogar sujo. Brasileiros que gostam de pilotos bonzinhos.
Meu caro, o SE nao nunca venceu e jamais vencerá campeonato, torneio, palito, etc. Tente recordar q o Alonso foi muito bem no inicio, talvez imaginou q iria ser campeao e o Vettel comecou a arrancada apenas depois da segunda parte da temporada, apesar das manobras da Ferrari (EUA) e do Alonso (Monza) o alemao é de fato tri (tres vezes seguidas). E mesmo o espanhol menosprezando e falando q perdeu para o Newey ja ta escrito na historia o nome de Sebastian Vettel
Verdade. Quem menospreza, na verdade, é o mala do alonso
Rapaz! Vc não quer sentar no colo do Alonso também não? Como ele não foi campeão deve ter vaga! Abs…. Paciência tem limite e a minha é curta!
O campeonato começou no hemisfério sul e terminou no hemisfério sul, começou com uma vitória de Button e terminou com uma vitória de Button. A temporada começou com 7 corridas e 7 vencedores e a temporada acabou com 4 vencedores nas últimas 4 corridas. Aparentemente a competividade voltou neste fim de ano. O vice campeão ou melhor o 2º do campeonato só consegue 3 vitórias e o 3º lugar só uma vitória. O pior é se Adrian Newey gostar dessa idéia de chegar na última corrida lutando pelo título com regularidade. Newey já consegue vitórias limitando a velocidade de ponta. Se encontrar uma solução combinada com uma estratégia de primeiro terminar as corridas e só com 100% de segurança ganhar as corridas. Aí então vai ser complicado.
Button parece ter feito uma excelente corrida, mas na verdade foi um sobrevivente. A atrapalhação de Hulckenberg levou Button á uma vitória que nunca esteve a seu alcance em condições normais. Falta mesmo foco ao piloto inglês. Com a saída de Hamilton, Button colou o bumper sticker dizendo “Follow me if you can” e foi para a sua vitória.
Fernando Alonso não deveria ter ficado em 2º do campeonato, nem 2º nesta corrida. Massa trabalhou melhor durante todo o fim de semana. Alonso também colou o seu bumper sticker, só que o dele dizia: “Sorry, this is really necessary”.
Massa merecia mais. Era mais ou menos previsível seu bom rendimento. Pena é que o piloto se veja “obrigado” a se atrapalhar em certos momentos por obediência às ordens da equipe a favor de Alonso. Nesta corrida perdoa-se porque valia o título. Foi a primeira corrida do ano que vi Massa realmente fazer um trabalho completo de afinações, acertos em pista e coleta de dados. No P2, na fase tanque cheio viu-se que o carro de Massa era o mais bem afinado, mas a verdade é que os dois só chegaram ao pódio, novamente, por fatores muito fora do normal como foi durante toda a temporada.
Mark Webber chegou aos trancos e barrancos. Piloto ruim tá ai mesmo. Só faltava Webber chegar em 2º no lugar de Alonso para termos um pódio completo de 2ºs pilotos.
Hulckenberg tinha tudo para fazer história para a Force India. A equipe indiana já merecia um pódio há muito tempo, mas não foi desta. Hulck não teve culpa, acho eu. É natural que um piloto pouco acostumada a andar na ponta se atrapalhe com esta realidade. É um bom piloto. Merecia o lugar de Hamilton na Mclaren.
Vettel foi vitima de erros de estratégia da equipe, mas também faltou a Vettel alguma ousadia hoje, quando teve Kobi à sua frente. A equipe decidiu durante todo o fim de semana que a corrida era para terminar à frente de Alonso ou ficar em 4º. Falhou as duas e por muito pouco não perde um título que já estava na mão antes de Abu Dhabi. Alguns erros de Newey e Horner levaram a um fim de ano mais difícil que deveria ter sido. Os médios na 53ª volta fazem parte desses erros e a necessidade voltar às boxes apenas 2 voltas depois torna o erro evidente. E uma ridícula confusão na troca dos pneus para os intermédios ainda dentro das capas deixou a equipe muito mal na fotografia nesta corrida. E os erros se completaram com a falta de uma afinação correta para a corrida em chuva.´ Foi tudo meio navegação à vista. Coisa rara na RB.
Schumi acabou por, de certa forma, minimizar a vergonha que a Mercedes passou com esses grotescos erros de abordagem de Brawn à esta corrida. E sem chuva e os acidentes lá na frente Schumi não tinha ficado nos pontos. Obrigado pelos bons momentos da sua carreira. A carreira de Schumi será lembrada, na minha opinião, no futuro como uma carreira que teva mais quantidade do que qualidade. Uma pena, mas a opinião pública median tende a ver só números. There´ll be no safety in numbers when the right one walks out of the door. Alguns títulos Schumi não mereceu e não deveria te-los na estante da sala de sua casa em Geneve. Schumi não conseguiu, mesmo com 7 títulos, ser melhor que Senna. Eu diria um empate entre os dois em qualidade técnica. Torci muito por Schumi ao longo de anos, mesmo com outros brasileiros em pista, até porque nossos pilotos após Senna não mereciam títulos. Torci por Massa em 2008 e ainda torço por ele, mas… Schumi nunca teve também a popularidade que teve Senna. Espero que Schumi apareça sempre no paddock.
A STR não faz nada nesse campeonato. A pior dupla de pilotos que esta equipe já teve.
Perez barbeiro como sempre.
Kobi é um Button piorado. Também lhe falta foco.
A Lotus afunda-se. Vai se recuperar ligeiramente em 2013, mas não deve sobreviver para além de 2014.
Torci para que a Caterham chegasse à frente de Raikonnen. Não deu. Essa equipe está evoluindo. Devagar mas está. Os patrocionios são bons. A cena de Kimi fazendo manobras nas pistas paralelas para voltar à pista foi uma anedota.
Uma temporada falsamente competitiva. Os números não mentem. A ilusão de 8 vencedores é isso mesmo, apenas uma ilusão. De 0 a 10, dou 6 para essa temporada.
Como sempre excelente os seus comentários, só descordo se me permite no que diz respeito a disputa deste campeonato, achei muito interessante e bem disputado, como vc sabe aquela conversinha do Alonso que o carro da Ferrari é ruim, é puro markenting para se promover como um piloto fora de série, veja o desempenho do Alonso nas ultimas corridas, veio tomando tempo do fraco Massa.
Quanto ao Hulk, escrevam, a Willians já esta arrependida de trocado ele por Maldonado, assim como o Senna pelo Rubens… e vai fazer pior em trocar o Senna pelo Botas….
A cada ano a coisa vai ficando pior para o Alonso, novos talentos, as equipes estão melhorando, em breve teremos mais equipes disputando Gps, como a Force, willians, sauber e até a Catheham…
Mas com tudo quem tem tudo para bater Senna e até o Shume é Vettel como o maior de todos os tempos…. Sou um cara muito patriota e para eu torcer para um cara de fora ele tem que ser excepcional…
Vamos agora aguardar o resultado das poucas vagas que restam e com toda a razão, vc esta certíssimo, quanto ao fracos pilotos da SRT, se colocassem lá o Koba ia ser excelente.. abs
Realmente não tinha pensado por esse lado da Ferrari estar tentando disfarçar algumas já deficiências de Alonso. Vou pensar no assunto. Abs.
A Ferrari com o jogo de equipe o qual da nojo a qualquer fã de um bom espetáculo viu hoje a verdade e o correto vencendo, tenho vergonha hoje de ver um brasileiro correndo em uma equipe como a ferrari, apesar que o Massa ganha seu dinheiro la e muito bem por sinal, mas um cara como ele que ja sofreu internamente nessa equipe por causa das sujeiras que a ferrari é capaz de fazer, agir como um deles, da vergonha, parabéns Vettel e equipe, no jogo limpo ganharam e mais uma vez o esporte ganha, tirando a minoria, praticamente todos estavam torcendo pro esporte limpo vencer, parabéns Red Bull
Amigo, vergonha por isso? Tanta coisa no seu país para te envergonhar…
Imagina se avaliássemos nossos políticos com o mesmo critério? Deveríamos tratar assim nossos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente, que de maneira geral estão “Cagando” para os problemas do nosso país. Estes sim me dão vergonha. Eles e nosso povo por colocá-los no poder.
Felipe é um esportista.
De que adianta humilhar o massa e no final não consegue ganhar o título. Bem feito para a Ferrari e para o Dick Vigarista 2. Muitos falaram da ajuda que o Weber deu hoje, entretanto, a equipe sempre deu oportunidades para os 2 pilotos. Somente na última corrida é que favoreceu o Vetel.Lembrando ainda que o Weber estva em 4º e poderia ceder posição ao Vetel, e não o fez. Grande campeonato e que besterira o Hamilton fez, trocar a maravilhosa maclaren por uma tranqueira de Mercedes.
O outro Alberto aqui não concorda com isso
O Weber mais atrapalhou do que ajudou o Vettel.
Espremeu o companheiro na largada e só facilitou a ultrapassagem depois empatar a vida do companheiro com fechadas por 2 voltas.
Em compensação , facilitou as coisas para Ferrari. No Brasil e nos Estados Unidos, foi um inútil na frente do Alonso.
Chato é assistir a corrida na Globo. Galvão e cia exaltando Alonso e desmerecendo Vettel,
Dick vigarista já faz tempo na Ferrari e até agora nada de Título. Hamilton e Vettel são melhores que Alonso. Próximo ano teremos a mesma conversa” Alonso leva a Ferrari nas costas” como se a Ferrari fosse uma Sauber da vida.
Ouve pela Bandeirantes com os comentários do Fabio Seixas e apenas vê pela globo.
Quando vc fizer isso vai me agradecer. Não terá que ouvir o galvão nunca mais.
nunca tentei mas valeu pela dica só de não ouvir aquele mala do galvão já gostei da idéia
E aguentar o Odiney????!
Uma pena o acidente entre Vettel e Senna (que não teve culpa) poderia ter feito uma boa prova, pois seu carro tinha um acerto para andar no molhado….e o Vettel teve muita sorte…o Alonso está seguindo os passos do Mansell nos tempos do Piquet (falta mais um para ser 3 vezes vice) rsrsrs….esse espanhol tem os mesmos costumes sujos do Michael (acha que o mundo gira em torno do seu umbigo) Sandálias da Humildade pra ele….kkkk….pega teu rumo e vai chorar na tua terra….e o Barrica….(prefiro não comentar)…e para 2013 esperamos que o Massa em 2013 (tenho um tratamento igual ao espanhol humilde, se não o teve esse ano) e torço pelo Senna permanecer no grid, ele é sangue bom e tem potencial, boa sorte Bruno….
Abs Fábio e agradeço pelas informações e coberturas em seu blog.
VETTEL É UM PRESENTE DE DEUS PARA NÓS QUE SOMOS FICIONADOS PELA F1!
Esse Bruno Senna quase estragou o campeonato… tem que ir embora da F1 e nunca mais voltar.
Vettel sensacional.
Alonso: fez o que pode com a carroça da Ferrari.
Massa: não vai dar em nada no ano que vem, novamente.
Kobayashi, o mito: uma pena, merecia ao menos o lugar do Grosjean… falta $$
Parabéns Vettel,
Venceu a competência e mostrou mais uma vez que a individualidade prevalece ao jogo de equipe, a atitude desprezível de um piloto ajudar o companhiero a vencer o adversário.O Rádio da Red Bull já alertava ao Vettel:cuidado com o Felipe,pois Ele está defedendo o Alonso!O Vettel mereceu a conquista e isso mostrou para a Ferrari que esse espúrio jogo de equipe não tem mais cabimento e prevaleceu o talento e a determinação do piloto da Red Bull na melhor corrida do Ano.
Prova memorável, com o Massa demonstrando que recuperou a fibra e tônus para competir.
Memorável também foi a muerte en la playa do espanhol ninja!!!kkkk
Ultimo Romantico! Primeiro pensei que o Alonso iria devolver o segundo lugar pro Massa no final, depois imaginei que ele desse o trofeu de 2 para ele, mas sonhei demais hj. Pelo menos Vettel foi campeão. Esse Alonso merece mesmo continuar sem titulo, só pensa nele.
Corrida espetacular………..
Felipe mais uma vez, fez uma excelente corrida, foi fantástico na largada e sobrou durante a prova. Senna foi um (pouco) precipitado, por muito pouco não definiu o titulo na primeira curva. Por fim, fico imaginando a sensação de alma lavada do Nelsão entrevistando o Fernando após a corrida vendo o espanhol ficar com o vice. Em relação ao acidente do Hamilton/Hulkenberg, a meu ver, incidente de corrida, sendo injusta a punição ao alemão.
Sem esquecer claro, do passeio do Kimi procurando uma saída pra retornar a corrida. Sensacional……….
Abs…
E que venha os testes em Jerez, e logo Melbourne…….
Sebastian Vettel, piloto da Red Bull, consagrou – se nesse domingo tricampeão mundial de Fórmula 1 no susto!
E não foi à toa que Fernando Alonso estava disposto a tudo para conquistar o mundial. Custe o que custasse. O espanhol realmente havia falado sério, e o alemão teve que ficar muito esperto para não deixar o seu título de tricampeão mundial mudar de dono.
O final não poderia ter sido outro. Todos estão careca de saber que o espanhol tem uma sorte incrível. Mas, o alemão da Red Bull, tem uma sorte du K$%@/#&! Fala sério! A sorte havia tentado de todas as formas ajudar Alonso à vencer e tal. Vettel se envolveu num acidente com Bruno Senna. Ficou lá nos últimos do grid. Teve problemas nos boxes na troca de pneus. Dificuldades de todas as formas tentavam barrar todos os caminhos que o levavam o piloto da Red bull para o triunfo… Quase cheguei à acreditar (quase não acreditando) que o espanhol consagraria – se tricampeão mundial de Fórmula 1. Não. Venceu o alemão.
Nada mal para este incrível piloto da Red Bull. Sem dúvida nenhuma, Vettel já figura entre os maiores pilotos de todos os tempos da F-1.
E Fernando Alonso? Não se pode jamais, menosprezar todos os esforços que o espanhol fez durante toda a temporada de 2012. Onde pilotava um carro inferior as demais equipes. Além de ser o melhor piloto do grid da atualidade, o espanhol é um excelente estrategista. E por muito pouco, não levou o título que pertencia ao alemão.
… ?
Pra falar a verdade. Quem é esse tal de Sebastian vettel? Que piloto é esse?
Nos dois últimos Grand Prixs, poderia ao menos um, não ter pontuado e ter perdido a liderança para o espanhol. Se isso acontecesse com outro piloto, já daria o jogo por terminado. Para Vettel, não. Quando esteve com problemas, ficava lá para as últimas posições. E quando voltava, ultrapassava todos que estavam na frente. Realizando uma corrida irreal e fora do comum. O Grand Prix de Abu Dhabi comprova essa façanha do piloto alemão da Red Bull.
Pois é, realmente, Sebastian Vettel estava predestinado à vencer esse mundial de Fórmula 1. Por mais que o seu adversário espanhol tentasse de todas as formas supera – lo. E Fernando Alonso que o diga. O piloto da Ferrari deve ter chegado à conclusão de que teve que aceitar com muita resignação, de que havia realmente um campeão de verdade.
E que esse épico mundial de 2012, marcará para sempre, a história da F-1.
O Brasil todo estava fazendo uma corrente contra o Galvão e o Alonso. Deu certo.
MUTO BOA CORRIDA, VETTEL CALOU NA PISTA AS CRITICAS DE ALONSO, ENFIM VETTEL DEMONSTROU PARA ALONSO E SEUS CRITICOS QUE O CAMPEONATO SE GANHA EM CONJUNTO, OU SEJA CARRO+PILOTO+EQUIPE=CAMPEONATO CONSTRUTORES E PILOTOS.