Vettel tricampeão!!!
25/11/12 15:51A F-1 tem um novo tricampeão. Ele é alemão, tem 25 anos, cara de moleque, está há apenas sete anos na categoria. E pilota muito.
Um certo Sebastian Vettel.
O sexto lugar bastou ao piloto da Red Bull. Porque Alonso foi segundo.
A vitória ficou com Button. Massa completou o pódio.
E a corrida foi das mais malucas dos últimos tempos. Interlagos é mesmo sensacional.
A largada… Putz, como descrever a largada?
Massa foi bem, veio passando todo mundo por fora, pulou pra segundo.
Vettel perdeu posições, foi parar no pelotão no meio e, na Reta Oposta, levou um totó de Bruno, que se engalfinhava com Pérez. O alemão rodou, levando a torcida espanhola em Interlagos à loucura.
Brasileiro e mexicano abandonaram, Vettel ficou na pista.
“Não há nada que possamos fazer. Continue aí”, disse o engenheiro ao ainda bicampeão.
Lá na frente, a turma fechava a primeira volta e Alonso respirava fundo para passar Webber e Massa antes do S.
A chuva ia apertando, apertando. E as confusões iam se sucedendo. Alonso deu um belo passeio pela nova área de escape do S, Webber rodou, Grosjean bateu…
Vettel? Acelerava feito um louco, escalando posições.
Na oitava volta, Button passou Hamilton e assumiu a liderança.
Na décima volta, o top 10 tinha Button, Hamilton, Hulkenberg, Alonso, Massa, Vettel, Di Resta, Vergne, Kovalainen e Glock.
Começou, então, um corre-corre pros boxes, com alguns pilotos arriscando os pneus intermediários _entre eles, os duelistas pelo Mundial. Os tempos de volta, porém, mostravam que o mais indicado era manter os slicks.
Vettel saiu exatamente atrás de Webber, e o australiano facilitou para o colega. “Obrigado, Mark”, disse o engenheiro pelo rádio, jogando por terra o pretenso repúdio da Red Bull ao jogo de equipe.
Na 15ª volta, a Ferrari chamou Massa para colocar os intermediários.
Na 16ª, Vettel chegou em Alonso. Quarto e quinto. Começou um jogo de marcação.
Enquanto os dois se marcavam, Hulkenberg acelerava. Passou Button na 18ª volta, assumindo a liderança da corrida. Sim, você leu certo: Hulkenberg líder.
A pista mudou de novo, ficou mais para os secos. Alonso e Vettel pararam e trocaram. E Massa, que tinha colocado os intermediários quatro volta antes, teve de voltar aos boxes para novos slicks. Ê, Ferrari…
Na 21ª, Rosberg surgiu com o pneu direito traseiro furado. Culpa de algum detrito. Na 22ª, Alonso fez um alerta de perigo pelo rádio. Na 23ª, veio o safety car.
Hulkenberg e Button aproveitaram a deixa e pararam para pneus duros.
(Ufa, deu pra respirar um pouco aqui. Vou ali buscar um café…)
(Voltei.)
O safety car só deixou a pista na 29ª volta.
O top 10 na relargada, Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi, Webber, Di Resta, Ricciardo e Raikkonen. Massa era o 11º.
Mais agito. Webber escapou no S, Kobayashi deixou Vettel pra trás. E Hamilton passou Button.
Na 32ª, Koba, o mito, deixou Alonso para trás. Na seguinte, o espanhol deu o troco, retomando a quarta posição. Na 34ª, Massa chegou em Vettel, que não dificultou: o brasileiro pulou para sexto. Duas voltas depois, foi a vez de o brasileiro jantar o japonês e assumir o quinto lugar.
Metade da corrida, e a agonia de Alonso para chegar ao pódio _sua única chance de título_ só aumentava. O problema era combinar com os russos (ou com o alemão e os dois ingleses à sua frente).
Ele não conseguia se aproximar. Pior: só se distanciava de Button. Na 39ª volta, a diferença entre os dois era de 3s6. Na 40ª, de 4s. Na 41ª, de 4s3. Na 42ª, de 4s6…
Já Vettel se mantinha em sétimo. Não, não era a situação ideal, mas era suficiente para o tricampeonato.
Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Hamilton.
O top 10, então: Hamilton, Hulkenberg, Button, Alonso, Massa, Kobayashi, Vettel, Webber, Ricciardo e Raikkonen.
Na 53ª, a Red Bull tomou uma decisão corajosa e chamou Vettel para os médios. De sétimo, ele caiu para décimo.
Duas voltas depois, o lance capital da corrida. Hulkenberg mergulhou no S, por dentro, para passar Hamilton. Escorregou, perdeu a traseira e acertou o inglês, que abandonou. Simultaneamente, a Red Bull chamava Vettel para intermediários _sim, apenas três voltas após colocar os slicks.
A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.
Button era o líder, Massa subiu para segundo, com Alonso em terceiro. Vettel, em sétimo, continuava segurando o caneco.
A nove voltas para o fim, a Ferrari acionou o rádio. Massa cedeu posição para Alonso. (Favor que o espanhol poderia ter devolvido no final, porque inócuo. Mas talvez eu seja muito romântico…)
A seis, foi a vez de Schumacher fazer uma gentileza: não dificultou a ultrapassagem do compatriota, que pulou para sexto.
Todo mundo fazia conta, Alonso dependia de uma quebra de Button ou de Vettel, mas, então… O anticlímax! Na penúltima volta, Di Resta acertou o muro na Curva do Café, exigindo a entrada do safety car.
Uma pena. Um campeonato tão empolgante e uma corrida tão maluca mereciam um final mais vibrante.
O top 10 na linha de chegada, Button, Alonso, Massa, Webber, Hulkenberg, Vettel, Schumacher, Vergne, Kobayashi e Raikkonen.
Vettel, claro, agradeceu.
Com a vitória, foi a 281 pontos. Alonso termina com 278.
Torna-se, assim, apenas o terceiro homem a conquistar três Mundiais de F-1 na sequência. Além dele, só Fangio e Schumacher.
Precisa dizer mais alguma coisa?
Gostaria de ler em algum momento uma análise mais profunda da campanha do Kimi. A Lotus teve um carro excelente ou ele realmente foi competentíssimo? Fez mais que o dobro dos pontos do Grosjean, ficu à frente das duas McLaren, do Webber e do Massa.
1- Senna merece realmente ficar a pé. Tinha um cara lutando pelo título na frente dele, ele correndo em casa…tira o pé, meu filho, facilita, seja inteligente. Faz o que Vettel fez com o Massa: tu não me interessa, passa e some.
2-A punição de Hulkenberg foi mais uma ajudinha pro Alonso. O carro escorregou fazendo uma ultrapassagem no final da reta principal, o que o alemão ia fazer? Alguém me diga.
3-As Ferraris usaram controle de tração na largada. Ou não?
4-Nem o dinheiro do Santarifa fez milagre pro Choronso.
5-Melhor piloto da temporada? Não sei, acho que o Raikkonen kkkk!!
Concordo com tudo mas acho saber qual é o melhor piloto é bobagem da mídia.
Venceu o melhor conjunto (Piloto + equipe) mas acima de tudo venceu a ética.
A FIA acertadamente puniu Hulkenberg? Até vc entrou nessa onda de puniçoes? O Hulk perdeu a traseira, escorregou na pista molhada. Nao teve culpa alguma. Acidente de corrida. Pq a punicao foi acertada? Afe… E nao foi o Bruno que deu um totó no Vettel. Ninguem teve culpa, mas quem errou foi o Vettel. Alias, Vettel e Red Bull fizeram tudo pra perder o campeonato, mas mesmo assim nao conseguiram. Uma corrida absurdamente covarde do Vettel e uma estratégia de pits stop desastrada.
Tentativa imprudente de ultrapassagem do hulk, no limite, com carros mais lentos a frente, pista molhada… um piloto tem que saber q aquela condicao de pista exige cuidados especiais; punicao duvidosa, mas nao obviamente errada como vimos ao longo da temporada. Sobre o bruno: precipitacou-se, fez besteira, pagou por isso e, na sua corrida de casa, soh teve o gostinho de completar as curvas que levam seu nome (e do saudoso tio). Uma lastima; retrato da temporada. Agora, dizer q a corrida do vettel foi covarde, ai eu discordo muito: o cara corria pelo campeonato, numa prova muito traicoeira (como se viu pr tudo o que aconteceu). Seria lindo vencer o campeonato no podio, claro, mas se tivesse jogado fora a corrida (e o trabalho de toda uma temporada) se envolvendo num acidente, brigando por uma posicao desnecessaria, seria chamado de estupido (com razao) pro resto da vida. Nao sou fan do alemao (nao deste…), mas acho q correu de modo inteligente, como fazem os campeoes. Nao quis arriscar o canecao pra tentar ganhar mais um canequinho…
Nao concordo que o Bruno tenha se precipitado. Ele estava por dentro da curva, razoavelmente longe do Vettel, que vinha por fora. Abruptamente, o Vettel cortou para dentro da curva e com certeza nao viu que havia um carro ali. Se alguem errou, foi o Vettel.
Se Hulkenberg tivesse realizado a ultrapassagem, seria arrojado, teria feito uma corrida sensacional, etc.
Como você disse, ele estava no limite. E não são assim as lindas ultrapassagens na F1? No limite?
Fábio,
– O Hulkenberg só bateu no Hamilton porque ao fazer a ultrapassagem estava na parte mais úmida da pista e acabou escorregando. Nada de errado nisto. Acidente de corrida.
– O Alonso não poderia devolver a posição para o Massa porque a prova acabou em bandeira amarela. Apesar que acho que o Alonso jamais faria isto em qualquer condição de corrida.
Abs.
Comentário off topic:
Ontem vi no canal Multicultura de SP um programa sobre a temporada de F1 em que Senna ganhou o título em cima do Prost. Fiquei horrorizado vendo o quanto os pilotos ficavam expostos e vulneráveis naqueles carros. Na visão lateral você via claramente os braços e a cabeça totalmente pra fora. Nos carros atuais só dá pra ver o cocuruto dos pilotos.
Kamui Kobayashi é garantia de espetáculo.
A F1 perderá muito com ausência do mito.
Li um comentário de alguém que me deixou com a pulga atrás da orelha: o primeiro semestre de Massa foi horrível, e foi só a casa do Alonso começar a cair quando o Vettel começou a descontar pontos do espanhol que de repente a Ferrari do Massa começou a voar. Por que será hein? Será que foi porque o Felipe se reencontrou ou porque a Ferrari precisava que seu segundo piloto ajudasse o Alonso? Será que foi só a partir da necessidade da ajuda de Massa que a Ferrari deu um equipamento igual ao do espanhol? Não esqueçamos que o principal patrocinador da Ferrari é o banco Santander, que é espanhol. São coisas pra se pensar.
E porque ela “prejudicaria” seu piloto na primeira parte do campeonato? Não estavam precisando tirar ponto do Hamilton, Button, Raikkonen, Webber, Vettel…
A explicação é simples: A maior deficiência da Ferrari era sentida mais pelo Massa que pelo Alonso: Temperatura de pneus. Assim que o problema foi sendo parcialmente resolvido pelos pacotes, os dois naturalmente ficaram mais próximos. Não foi o Alonso que piorou: Massa melhorou mais que ele.
Fábio, há um tempo atrás você disse que iria enviar uma carta para a FIA, pedindo para que o mundial só realizasse corridas em Monza, Suzuka e Interlagos… Podemos retomar este assunto???? Que corrida foi essa??? Abraço!
Vamos por essa lista mais completa:
Monza, Suzuka, Spa, Interlagos, Silverstone, Canadá, Mônaco, Hockenheim, Paul Richard e A1 Ring.
CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA ALONSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O agradecimento a Webber demonstrou jogo de equipe? Ou foi apenas um sinal de que Webber não fez algo que a equipe temia, que era disputar na hora errada?
Fabio, o Webber não gosta do Vetel há alguns anos, e poderia ser teimosos o suficiente pra atrapalhar, e não o fez. Ainda na última corrida, esperar que a Red Bull não pedisse ou não agradecesse esta atitude, aí seria mais inocência!
Última corrida, último comentário do ano:
A todos aqueles que ficam nervosos com os comentários dos outros, que desdenham de todos, que acham que só o que eles acham está certo:
Fica pelado(a), dá uma chegada na frente de um bom espelho, dá uma viradinha de leve e olha a parte de trás rechonchuda(na maioria), cortada ao meio. Viu???
Opinião é igual ela, cada um tem a sua…
Respeite a dos outros!!!
Até a próxima, abraço a todos!!!
Emocionante, a corrida, como sempre Alonso, ficou na praia.
Ja estao dizendo ai que o Vetel passou kobaiashi em bandeira amarela , acabei de ver no uol, sera?
A controvérsia já acabou: http://www.pitpass.com/48069-Yellow-flag-claim-dismissed
No começo, quase não acreditei quando vi os carros desviando da Red Bull virada ao contrário pilotada por alguém com capacete igual ao do alemão em disputa pelo título… Sim, não era um sósia, era o próprio Vettel! Essa batida do Bruno Senna quase o transforma em protagonista da decisão do campeonato, fato que não o ajudaria nem um pouco na busca de uma vaga para 2013. Outro lance insólito da corrida foi o Raikkonen passeando num setor antigo do autódromo. Segundo o comentarista Rubinho, o finlandês demostrou muita habilidade na escapada de pista. Aliás, falando em habilidade, vimos algumas derrapagens onde os pilotos conseguiram recuperar o controle dos carros, embora perdendo a posição, caso do Hulkenberg. E Fábio, isso do Alonso devolver a posição pro Massa é mesmo romantismo da tua parte. Aí, a meu ver, falou mais o torcedor Fábio do que o jornalista – mas isso não é nenhum demérito. Acho que o caráter do Alonso não combina com ações desse tipo, até porque, devido às condições da pista, valia considerar um azar do Button até o final – embora eu estivesse torcendo pro Vettel. O espanhol até pode ser o atual melhor piloto da Fórmula 1, mas não me agradou o joguinho psicológico que ele fez contra o rival depois que este ganhou corridas em sequência.
Vettel deu uma lição ao espanhol, ou seja, como vencer um campeonato sem joguinho de equipe. Na corrida, devido à um incidente, foi parar na última posição e logo foi recuperando posições. O alemão acelera muito! Já o Alonso, teve que depender do Massa para ficar segurando o pelotão e ainda ceder a segunda posição. Sim, na verdade, o brasileiro é quem seria o segundo colocado na prova.
Parabéns ao Vettel, que ganhou mais um título de forma honesta, com muita competência. E sem dúvida, se não fosse os problemas que a Red Bull teve no início do ano, seria campeão com antecedência. Vale lembrar que o carro da RBR não foi melhor que os dos dois últimos anos.
E enquanto o Alonso ficar nesse joguinho no qual prejudica até mesmo o companheiro de equipe, torço para que ele e a Ferrari se danem. Recordando as palavras do chefe da Mclaren: “foi por não aceitarmos atitudes dessas do Alonso que ele deixou a equipe.” – Não precisa dizer mais nada!
Se a FIA não proibisse o mapeamento dos motores da RBR no meio do ano a RBR já teria vencido o campeonato. Fizeram de tudo pra equilíbrar ajudando a Ferrari. Tenho certeza que as demais equipes não conseguem fazer a FIA agir em seus próprios benefícios como a Ferrari. Por quê será?
Fábio, acha realmente que punição do Hulkenberg foi merecida? Me desculpe, incidente de corrida assim como o toque de Senna e Vettel.
E ler isto justamente de você, que tanto reclama (com razão) do excesso de zelo dos comissários?!?!?!
Fabio
Engraçado , nesse fim de semana se voce observou como eu , voce ouviu a maioria dos comentaristas dizerem ; Há se chover é tudo que o Alonso quer porque isso porque aquilo e tudo mais , engraçado tudo bem que a chuva iguala um pouco os carros mais depende muito de cada piloto estar numdia de chuva , primeiro o Alonso não é esse bicho todo na chuva e todos esquecem da primeira vitoria do Vetel com a StR em Monza, e na corrida quem deu varias cortadas de curva no S do senna foi o Alonso que inclusive deveria ter devolvido posiçao na primeira escapada , ja que o Weber vinha fungando nele, então resumindo parece que a chuva só iria atrapalhar o Vetel que pelo contrario deu um show , que quando eu pensei que o homen tava remando la atraz ele ja vinha em setimo , ai fica todo mundo falando que o choraõ é o mais completo,
1- classificou em oitavo
2-largou sendo guiado pelo Massa;
3-não arriscou nada ;
4-saiu varias vezes da pista;
5- pediu ajuda para os universitarios
6- recebeu duas posiçoes do Massa
7-recebeu um bonus da direçao de prova
8-contou com o acidente do Vetel
9- nunca foi rapido no fim de semana
10- e nao teve nem a coragem de agradecer o Massa , so a equipe
Por tudo isso eu digo é um grande piloto mais esta cada vez mais longe dos top de linha que eu vi correr na busca por um campeonato , os alonsitos precisam decidir ou o carro é ruim ou o Massa estava limitado fica aqui a ????????????????????????????
Perfeito. É isso mesmo
Sem esquecer que o Alonso perdeu 2 campeonatos ganhos. Em 2007 para o Raikonen e em 2010 para o próprio Vettel
O Alonso depende do Massa para ceder a posição para ele. Já o Vettel, depende somente do talendo dele.
Vai um palpite para 2013. Se a RBR manter esse conjunto, o resultado será Vettel, tetracampeão!
Falou tudo !
.
Se eh o melhor, pq tem q receber tanta ajuda do massa? Se webber fizesse o mesmo, a 3 corridas atras o campeonato ja estaria decidido.
.
Choronso tb muito sortudo, tava em 4°, ganhou 50 seg c safety car, e os 2 primeiros saem da frente c acidente.
Acho q a questao do alenso ter torcido por chuva nao era tanto pela suposta superioridade do espanhol em pistas nessa condicao, mas sim o fato da chuva adicionar um forte componente de impoderavel a prova, que foi o que de fato vimos: por causa da chuva, teve safety car, batida tirando o lider da corrida (uma pena), a punicao do hulk, paradas a mais do vettel nos boxes etc. Nao fossem sem esses eventos, alonso talvez nem terminasse no podio, talvez nem mesmo chegasse a frente do vettel. Pela diferenca de pontos e carros, em condicoes normais, nao dava pro alonso sequer sonhar com titulo.
Pediu ajuda aos universitários!
Esta foi realmente muito boa!
Quiero agradecer a todos mis fans! Yo bailaba la danza de la lluvia, pero no funcionó de punto de vista para ser campeón, pero yo recomiendo a la lluvia, no puede quedarse quieto por el esfuerzo que hice para arrestar al Papa Cu Indio amarillo! El que quiera aprender con tan sólo mirar a un negro llamado Tiao, nada Nai después de una bebida fuerte que me dieron, pero al final funcionó! Abrazos a todos y hasta el año que viene.
Melhor assim do que premiar quem distorce os resultados das corridas com manobras antiesportivas.
Corrida fantástica, recuperação incrível do Tião nas últimas 6 corridas, merecido! Comentários:
1- Inacreditável a Red Bull chamar “Box Box Box” para colocar pneus slick médios, o que foi aquilo?! a estratégia ali era uma só: copiar tudo que o Alonso fizesse. Não importa se era bom ou ruim, o importante era garantir que estivesse junto do espanhol, na frente ou atrás, mas junto. (só deu errado com o Alonso em Abu Dhabi-2010 porque tinha um terceiro na disputa, Vettel)
2 – O SC uma volta depois do Alonso pedir, e a punição totalmente injusta do Hulk, imediata, fugindo totalmente do protocolo da FIA de “under investigation…”, e favorecendo totalmente Alonso, ficou esquisito mesmo…
3 – Alonso é um pilotaço, mas sejamos honestos, as últimas corridas dele não tiveram nada de especial. Hoje então foi fraco, quando tinha que arriscar, fez uma corridinha “burocrática”, só esperando os da frente baterem/abrirem. Já as últimas corridas do Vettel, pelamordedeus…
4 – Merecido, portanto, o tri. Como disseram aqui, F1 é conjunto. Injusto seria o Newey, gênio, fazer um carro sensacional, ter um piloto sensacional, e perder o campeonato para um cara que manda romper o lacre do companheiro para ganhar…
Bruno, você tem toda a razão. Eu cheguei a torcer pelo Alonso, porque no meio do campeonato ele estava conseguindo ganhar corridas e manter-se sempre entre os primeiros com a carroça que a Ferrari tem, claro que o carro do Massa ainda era pior, e ainda assim, nas duas últimas corridas Massa foi mais piloto que Alonso e teve que ceder passagem duas vezes, a primeira ainda no grid de largada.
Por isso, reconheço meu erro e assumo que Vettel foi muito bom piloto e soube ter cuidado onde foi preciso e soube lutar por posições como fez bem no final, ultrapassando Kobayashi e Schumacher. Claro que Schumacher facilitando, mas passou.
Alonso não conseguiu ser o mais rápido no final do campeonato e graças à Adrian Newey e sua genialidade um dos melhores pilotos se não o melhor atual, foi campeão pela terceira vez consecutiva. Isso prova como Vettel começou a ser mais consistente e maduro de uns anos pra cá.
Pois é, antigamente era censura; hoje é moderação. Palavra bacana! Palavra bonita! Vocês já escutaram isso? “Beba com Moderação”, “Fume com Moderação”, “Cheire com Moderação”, “Transe com Moderação”, “Chupe com Moderação”, “Roube sem com Moderação” e etc… E por que não, “Modere com Moderação”?
Apareço aqui apenas para ler o post e os comentários. Faço isso todos os dias… na boa, acho que você está no lugar errado, não?
Sr. Robson, olha; com todo tempo de vida que tenho, ainda não descobri aonde fica esse tal lugar. Já que tenho que ter o meu, o Sr., também, deve ter o seu. Os lugares são ocupados por milhões, e por que não, por bilhões de cabeças, todas pensando e observando a vida de maneira diferente. Dentre todas existem: os gênios, os estudiosos, os esforçados, os obtusos, os trabalhadores, os vagabundos(por que não inteligentes), as donas de casa, as prostitutas, os galãs, os homossexuais, os políticos honestos e os corruptos, os pedófilos e as pedófilas, os repórteres, os jornalistas, os governantes, os motoristas, os empresários e etc… Existem lugares que, com toda certeza, jamais ocuparei. Sr. Robson, sinceramente, não estou preocupado com o gênero de lugar que o Sr. ocupa. Peço-lhe desculpas, pelo que escrevi. Também, não sei qual lugar lhe pertence. Na próxima, avise-me sobre o tipo de terreno que existe no lugar onde o Sr. pisa, para que eu possa, então, usar um teor de missiva, que o Sr. possa entendê-la. Abcs.
“A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through”. Correta? Acredito que assistimos corridas distintas. Ele estava por dentro e o carro escapou, não houve culpa. Será que se fosse o Alonso seria a mesma punição? Duvido!
Mais uma boa corrida do MASSA.
Não sei quanto a você Fábio Seixas… mas na minha opinião essa foi uma das melhores, senão e melhor corrida de F1 que já tive o prazer de ver. Tivemos coadjuvantes roubando cena, muita briga, ultrapassagens… UFA!!!
Agitada do começo ao fim.
Por essa corrida e pela corrida dos Emirados Arabes, Vettel mostrou que é sim um BAITA piloto. Não interessa o carro,a situação, ele não deixou duvidas quanto a isso
O Bruno Senna quase encerrou sua participação na F1 com chave de ouro, ou seja, fazendo o que sabe de melhor! Mas encerrou apenas com chave de prata, pois se tivesse tirado o Vettel da prova, certamente teria dado um passo para a história!
Sinceramente, não vi culpa dele no acidente. O Vettel sai do meio para fazer a curva bem fechada.
O problema é que criaram uma expectativa em cima de Bruno e que não existe, pilota como um piloto normal, não tem nada demais e hoje mostrou isso e foi assim durante o ano com seus enroscos, tem de saber onde se mete se quer chegar a algum luga e saber isso principalmente na largada é fundamental. E se Kobayashi está fora, não é surpresa nem injustiça que Bruno esteja também.
Olha, eu acho que o carro do Button estava com os pneus molhados sob a chuva e girando mais rápido que o permitido. Tinha que ser desclassificado e o Alonso ser campeão. Onde já se viu um carro ser mais rápido que uma Ferrari…. Isso é contra o regulamento.
Kkkkkkkkk
Your comment is awaiting moderation,
Your comment is awaiting moderation,
Your comment is awaiting moderation.
Fazer o que?
Vulcão Bueno quase entra em erupção com o acidente do Vettel. Nas voltas finais ficou torcendo pela quebra do Button ou do Vettel. Mas veio o safety car e o vulcão broxou. kkkkkkk!
Parabéns ao Vettel. Fez uma corrida de verdadeiro TRICAMPEÃO.
Todos uns baba ovos do Alonso.
Alonso seria tudo isso?
Não tomou um pau de um novato, Hamilton em 2007 ?
Não conseguiu perder um título ganho em 2010 para o próprio Vettel, tinha 15 pontos de vantagem ?
Acho o Alonso o piloto mais favorecido pelo regulamento e pelas decisões dos comissários
O Bruno não deu um totó no Vettel, o Vettel que entrou na curva como se não tivesse ninguém por dentro.
E a parada do Vettel pra intermediários logo depois de colocar os secos não foi porque a Red Bull chamou, o alemão que decidiu trocar de novo. Só que ele estava com problemas no rádio e a equipe não conseguia ouvir, então quando chegou nos boxes ninguém estava esperando e os mecânicos tiveram que correr para pegar pneus. Isso foi mostrado em um replay e o Horner explicou a falha na comunicação para a Sky Sports F1.
Realmente a punição do Hulkenberg foi um absurdo, aquilo claramente foi acidente de corrida. O pior é que a punição veio direta, sem em nenhum momento ter sido mencionado que ele estava sob investigação.
Batida por batida, a do Bruno no Vettel foi bem pior. Quando eu vi que tinha sido uma Williams, eu já até imaginei que era o Maldonado aprontando das suas.
Pois é, se a Fia quisesse favorecer a Ferrari como alguns aqui estão afirmando, teria punido o Vettel.
debora comentou em 25/11/12 at 17:34 Responder
Fabio, gostei da corrida! Acredito que o Vettel mereceu, mas o Alonso também merecia…. Agora o Hamilton a falta de sorte apareceu de novo! Apesar de eu achar que o acerto do carro do button foi melhor que o de Lewis, o Button tinha um carro melhor na mão. Mas no braço o Lewis ganha!Visto que ele conseguiu abrir quase 4s do Button, quando bateram nele. Agora olha o atrevimento do Nelson Pique na pergunta para o Button, se ele estava feliz com a saida do Lewis foi chato em !!! E segundo piloto para toda F1 mesmo…