Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel tricampeão!!!

Por Fábio Seixas
25/11/12 15:51

A F-1 tem um novo tricampeão. Ele é alemão, tem 25 anos, cara de moleque, está há apenas sete anos na categoria. E pilota muito.

A comemoração do tri em Interlagos (Nelson Almeida/AFP)

 
Um certo Sebastian Vettel.

O sexto lugar bastou ao piloto da Red Bull. Porque Alonso foi segundo.

A vitória ficou com Button. Massa completou o pódio.

E a corrida foi das mais malucas dos últimos tempos. Interlagos é mesmo sensacional.

A largada… Putz, como descrever a largada?

Massa foi bem, veio passando todo mundo por fora, pulou pra segundo.

Vettel perdeu posições, foi parar no pelotão no meio e, na Reta Oposta, levou um totó de Bruno, que se engalfinhava com Pérez. O alemão rodou, levando a torcida espanhola em Interlagos à loucura.

Brasileiro e mexicano abandonaram, Vettel ficou na pista.

“Não há nada que possamos fazer. Continue aí”, disse o engenheiro ao ainda bicampeão.

Lá na frente, a turma fechava a primeira volta e Alonso respirava fundo para passar Webber e Massa antes do S.

A chuva ia apertando, apertando. E as confusões iam se sucedendo. Alonso deu um belo passeio pela nova área de escape do S, Webber rodou, Grosjean bateu…

Vettel? Acelerava feito um louco, escalando posições.

Na oitava volta, Button passou Hamilton e assumiu a liderança.

Na décima volta, o top 10 tinha Button, Hamilton, Hulkenberg, Alonso, Massa, Vettel, Di Resta, Vergne, Kovalainen e Glock.

Começou, então, um corre-corre pros boxes, com alguns pilotos arriscando os pneus intermediários _entre eles, os duelistas pelo Mundial. Os tempos de volta, porém, mostravam que o mais indicado era manter os slicks.

Vettel saiu exatamente atrás de Webber, e o australiano facilitou para o colega. “Obrigado, Mark”, disse o engenheiro pelo rádio, jogando por terra o pretenso repúdio da Red Bull ao jogo de equipe.

Na 15ª volta, a Ferrari chamou Massa para colocar os intermediários.

Na 16ª, Vettel chegou em Alonso. Quarto e quinto. Começou um jogo de marcação.

Enquanto os dois se marcavam, Hulkenberg acelerava. Passou Button na 18ª volta, assumindo a liderança da corrida. Sim, você leu certo: Hulkenberg líder.

A pista mudou de novo, ficou mais para os secos. Alonso e Vettel pararam e trocaram. E Massa, que tinha colocado os intermediários quatro volta antes, teve de voltar aos boxes para novos slicks. Ê, Ferrari…

Na 21ª, Rosberg surgiu com o pneu direito traseiro furado. Culpa de algum detrito. Na 22ª, Alonso fez um alerta de perigo pelo rádio. Na 23ª, veio o safety car.

Hulkenberg e Button aproveitaram a deixa e pararam para pneus duros.

(Ufa, deu pra respirar um pouco aqui. Vou ali buscar um café…)

(Voltei.)

O safety car só deixou a pista na 29ª volta.

O top 10 na relargada, Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi, Webber, Di Resta, Ricciardo e Raikkonen. Massa era o 11º.

Mais agito. Webber escapou no S, Kobayashi deixou Vettel pra trás. E Hamilton passou Button.

Na 32ª, Koba, o mito, deixou Alonso para trás. Na seguinte, o espanhol deu o troco, retomando a quarta posição. Na 34ª, Massa chegou em Vettel, que não dificultou: o brasileiro pulou para sexto. Duas voltas depois, foi a vez de o brasileiro jantar o japonês e assumir o quinto lugar.

Metade da corrida, e a agonia de Alonso para chegar ao pódio _sua única chance de título_ só aumentava. O problema era combinar com os russos (ou com o alemão e os dois ingleses à sua frente).

Ele não conseguia se aproximar. Pior: só se distanciava de Button. Na 39ª volta, a diferença entre os dois era de 3s6. Na 40ª, de 4s. Na 41ª, de 4s3. Na 42ª, de 4s6…

Já Vettel se mantinha em sétimo. Não, não era a situação ideal, mas era suficiente para o tricampeonato.

Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Hamilton.

O top 10, então: Hamilton, Hulkenberg, Button, Alonso, Massa, Kobayashi, Vettel, Webber, Ricciardo e Raikkonen.

Na 53ª, a Red Bull tomou uma decisão corajosa e chamou Vettel para os médios. De sétimo, ele caiu para décimo.

Duas voltas depois, o lance capital da corrida. Hulkenberg mergulhou no S, por dentro, para passar Hamilton. Escorregou, perdeu a traseira e acertou o inglês, que abandonou. Simultaneamente, a Red Bull chamava Vettel para intermediários _sim, apenas três voltas após colocar os slicks.

A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.

Button era o líder, Massa subiu para segundo, com Alonso em terceiro. Vettel, em sétimo, continuava segurando o caneco.

A nove voltas para o fim, a Ferrari acionou o rádio. Massa cedeu posição para Alonso. (Favor que o espanhol poderia ter devolvido no final, porque inócuo. Mas talvez eu seja muito romântico…)

A seis, foi a vez de Schumacher fazer uma gentileza: não dificultou a ultrapassagem do compatriota, que pulou para sexto.

Todo mundo fazia conta, Alonso dependia de uma quebra de Button ou de Vettel, mas, então… O anticlímax! Na penúltima volta, Di Resta acertou o muro na Curva do Café, exigindo a entrada do safety car.

Uma pena. Um campeonato tão empolgante e uma corrida tão maluca mereciam um final mais vibrante.

O top 10 na linha de chegada, Button, Alonso, Massa, Webber, Hulkenberg, Vettel, Schumacher, Vergne, Kobayashi e Raikkonen.

Vettel, claro, agradeceu.

Com a vitória, foi a 281 pontos. Alonso termina com 278.

Torna-se, assim, apenas o terceiro homem a conquistar três Mundiais de F-1 na sequência. Além dele, só Fangio e Schumacher.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. joker comentou em 25/11/12 at 16:57

    Se eu fosse o Vettel já encomendaria uns chocolates belgas como presente de natal pro maniaco da primei… ops! Grosjean, quero dizer! HAHAHA

  2. ricardo pereira comentou em 25/11/12 at 16:56

    O mundo é bom Sebastião VETTRIIIIIIIII !

  3. Antonio comentou em 25/11/12 at 16:51

    Eu tava achando muito estranho aquele seu “que a Ferrari se lasque” de domingo passado, porque o “A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.” você se mostrou o quão Cholontista você é. Acertou em que? Punir o Hulkenberg para o Cholonso ganhar mais uma posição? Por que não puniram os retardatários também? Se eles tivessem aberto passagem no meio da reta pros dois talvez não houvesse o toque e parece que vocês não perceberam mas a pista estava molhada, escorregadia e ele não bateu de propósito, para quem viu e tem bom senso foi o que chamam de “incidente de corrida”. Mas como tem o fator ajudar o Cholonso a qualquer custo, não apareceu nem “sob investigação”. Saiu a punição e pronto. Limpem o caminho pro Cholonso!
    “O melhor piloto do grid” estranhamente saiu da pista pelo menos uma vez. Deve ter sido culpa de alguém pois “o melhor do grid” não comete erros: os outros é quem cometem besteiras!
    É, Cholonso, apesar das trapaças, do jogo baixo, da tremenda sorte e mal caráter, Vettel é TRI-CAM-PE-ÃO! TRI-CAM-PE-ÃO! TRI-CAM-PE-ÃO!
    PS: 1) Vettel tem uma tremenda sorte também, graças à Deus;
    2) Button só ganha corridas assim, porque se depender do “talento” dele, não tem nem perigo. Oh! cara de sorte! Vamos ver no ano que vem. Não fosse as quebras e batidas do Hamilton a McLaren terminaria em 2º basicamente por causa da pontuação do Hamilton, porque Button é um pilotinho medíocre de muita, muita sorte!
    3) Fábio, será que o Cholonso já tirou a mão da taça??? KKK! Desculpa, cara, mas não resisti. Mas a culpa é sua pela precipitação, não fique com raiva de mim não, ok?

    • Johnny comentou em 25/11/12 at 17:14

      Disparado, o melhor comentário do ano!

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 25/11/12 at 17:42

      Fábio, admiro sua paciência. Esse entendo do assunto: “Hulkenberg não teve intenção”. Como se o Grosjean quisesse bater em todo mundo sempre. Daqui a pouco, vai dizer que a punição foi injusta porque Hamilton não era o último homem.

  4. F1F4N comentou em 25/11/12 at 16:50

    CHUPA FERRARI!

  5. Luis Ricardo comentou em 25/11/12 at 16:48

    FOI UMAS DAS MELHORES CORRIDAS Q EU JA VI,FOI A MELHOR CORRIDA DO ANO,FOI UMAS DAS MELHORES TEMPORADAS DA HISTORIA DA F-1 VETTEL EXCEPCIONAL CORRIDA,ALONSO EXCEPCIONAL TEMPORADA A MELHOR DE SUA CARREIRA MESMO SEM A CONQUISTA DO CAMPEONATO.EU GOSTO MUITO DO VETTEL MESMO ACHANDO Q SERIA MAS MERECIDO ALONSO GANHAR MAS ISSO NAO VEM AO CASO VETTEL NAS ULTIMAS CORRIDAS DO ANO FOI EXCEPCIONAL COM 4 VITORIAS SEGUIDAS E COM UM AMADURECIMENTO RAPIDO DE UM GAROTO DE APENAS 25 ANOS ELE TBM PODERIA AGRADECER PESSOALMENTE A LOTUS Q FOI A GRANDE FIEL DA BALANÇA PRIMERAMENTE COM A BABEIRAGEM DE GROSJEAN EM CIMA DE ALONSO NO GP DA BELGICA TERMINANDO UMA SEQUENCIA DE 23 CORRIDAS SEGUIDAS DE PONTUAÇAO PARA ALONSO DEPOIS O RAIKKONEN Q TIROU ALONSO DO GP DO JAPAO TIRANDO MAIS PONTOS DE ALONSO E POR ULTIMO NO GP DE ABU DHABI ALI ERA A ULTIMA CHANCE REAL DE ALONSO SE APROXIMAR DE VETTEL MAS RAIKKONEN PILOTOU COMO POUCOS E GANHOU AQUELA CORRIDA MAS SEM SOMBRAS DE DUVIDAS VETTEL TBM MERECEU PQ NAO ADIANTA TER O MELHOR CARRO SE O PILOTO NAO AJUDAR PARABENS VETTEL

  6. Thiago Vader comentou em 25/11/12 at 16:48

    Fabio Seixas, na minha opinião, acredito que o Hulkenberg não merecia a punição do drive through. Foi um acidente de corrida. No replay, claramente foi mostrado que ele escorregou e a roda traseira dele bateu na roda dianteira do Hamilton. Uma fatalidade para o inglês.

    • Crego Painceira comentou em 25/11/12 at 17:07

      Não achei merecida a punição.

      E, mesmo com o acidente, não dá pra negar que o Hulkenberg fez uma baita corrida.

      Não está, lógico, no nível dos grandes ainda, mas é um cara que pode fazer frente ao Perez no grupo das jovens promessas.

    • Bruno comentou em 25/11/12 at 17:19

      Concordo.

  7. Alex Tréxi comentou em 25/11/12 at 16:48

    E a opinião em relação a punição ao Hülkenberg, você também vai mudar depois de “todos te avisarem” ???

  8. sdfr comentou em 25/11/12 at 16:45

    Alonso é grande piloto sem dúvida, mas não joga limpo e por isso não merece a torcida de ninguém… hoje mais uma vez vimos isso… quando a corrida estava estabilizada, ele em quarto e longe do pódio que precisava, resolve apelar para o jogo baixo, mais uma vez, e fica reclamando que a pista está perigosa etc e etc… aí vem o SC e muda tudo. muito feio e ver a cara de bunda dele no pódio não tem preço… merecido t[ítulo para a Red Bull e Vettel. quenão precisaram tocar o câmbio do Webber para serem campeões LIMPOS…

    • Leonardo comentou em 25/11/12 at 16:55

      Pra mim a Melhor parte foi o Piquet olhar na cara dele e falar “Que pena não deu imagino o que vc deve estar sentindo” hahaha. Justamente o cara que, em mais um “jogo de equipe”, acabou com a carreira do filho dele na F1. Esta não tem preço.

      • william ferreira comentou em 25/11/12 at 17:38

        Bem lembrado cara , não atentei para isso mais faz sentido e si tratando de Nelsom Piquet, Na verdade ele quis dizer receba mandiocão !!!!!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsr

    • Antonio comentou em 25/11/12 at 16:56

      Assino embaixo.

      Qualquer coisa que o Cholonso reclama a FIA faz, já prestou a atenção?

      Eu não sei como ele não pediu para desclassificarem o Cholonso… mas ainda há tempo. Aguardemos.

    • Alberto comentou em 25/11/12 at 17:05

      E vc acha mesmo que o SC entrou porque o Alonso pediu????

  9. Guina comentou em 25/11/12 at 16:45

    O Schumacher hj se vingou da FERRARI que não deu uma chance para ele voltar em 2013 e deixou o alemão da red passar……….ele nunca deixou assim……e alias esse carro da red tem o que hem….
    parabens MASSA e ALONSO que correram com carros dentro do regulamento e quebraram pedras o anos inteiro,Massa apenas na segunda metade do campeonato….e o Hulk hj foi punido atoa,o carro lento na frente dele é que deveria ser banido da F 1

  10. rafael comentou em 25/11/12 at 16:44

    Rs boa corrida mesmo mas o vettel teve uma sorte tremenda logo na largada,seu carro num quebrou a roda e suspensão apenas um amação q num comprometeu em nada seu carro,pra mim foi o fator predominante da corrida e se alonso ganhasse tbm tinha seu mérito é um grande piloto mesmo com uma ferrari abaixo das maclarens e redbull..parabens aos dois..!

  11. Thomas comentou em 25/11/12 at 16:43

    Parabéns Vettel e Red Bull; na minha opinião, a Red Bull não fez jogo de equipe qdo Vettel passou Webber na 15a. volta, justamente por isso agradeceram Webber por ter deixado Vettel passar, foi uma escolha do Webber, não “obrigação”; fora q o Webber devia estar com os pneus piores na ocasião; e não acho q Hulkenberg deveria ter sido punido, ele claramente não joga o carro pra cima do Hamilton, tenta freiar para não acertar o retardatário na frente dele, ele ficou numa sinuca.

  12. Alex Tréxi comentou em 25/11/12 at 16:40

    “A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.”
    Que corrida você assistiu. Você dá dois tipos de opinião para o mesmo tipo de acidente.

  13. Mauricio comentou em 25/11/12 at 16:40

    Fábio

    O campeonato foi realmente muito bom. Pena que a Ferrari dependeu muito do jogo de equipe para disputar o título.
    E discordo de ti: a punição a Hulkenberg teve cheiro de….. Ferrari. Por que punir um piloto que freou no molhado e escorregou perdendo a traseira, tendo à frente um carro muito mais lento (a Caterham)? Sei não. A bandeira amarela por detritos tb foi meio forçada.
    Mas foi uma corrida sensacional e o campeão merece.
    PS. Bom ver o Nelsão no pódio hehehe

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 25/11/12 at 17:45

      Amigo, para mim a questão é bem simples: Um piloto teve a corrida prejudicada por um erro de outro. Se estava chovendo, se tinha um carro mais lento na frente… Hulkenberg prejudicou a corrida do Hamilton. Simples assim.

  14. Zehdiguedys comentou em 25/11/12 at 16:39

    Discordo veementemente da punição aplicada à Hulkenberg e defendida pelo colunista. O acidente ocorreu pelas circunstâncias – carro muito lento à frente e pista escorregadia.
    Na minha opinião foi justamente Hulkenberg que merecia ter vencido a corrida. Toda vez que molhava a pista ele era melhor do que os dois da McLaren. Note que ele ultrapassou Hamilton no molhado e iria fazê-lo novamente no momento da colisão.

  15. Fabio Cavalcanti comentou em 25/11/12 at 16:34

    Fabio Seixas vc concordar com a punição ao Hulkenberg é concordar com a formula 1 burocrática. Foi um acidente de corrida q na verdade foi causado pelo terceiro carro bem mais lento. A propósito a decisão de punir Hulkenberg veio em tempo recorde para favorecer o Alonso.

    • sdfr comentou em 25/11/12 at 16:47

      exato. Alonso, o Dick Vigarista da F1…

      • Alberto comentou em 25/11/12 at 17:02

        Quanta bobagem….

      • Michael Schumacher comentou em 25/11/12 at 17:10

        Saio da F1 deixando 2 sucessores. Vettel nos recordes e Alonso na vigarice

        E parece que os 2 se esforçam em me superar

        • Ming, O Impiedoso comentou em 25/11/12 at 19:04

          Esse foi o melhor comentário de todos os que li. Parabéns pela criatividade e humor.

  16. william ferreira comentou em 25/11/12 at 16:32

    Com certeza o Vetel mereceu ser tri , a RBR fez por merecer, quem não fez foi o Alonso que mais uma vez na minha opiniao se mostrou fraco na hora do vamo ver , e nessa brincadeira já esta em 3×0 o placar , e não seria justo o Alonso ser campeao se beneficiando de tantos favorecimentos dentro da equipe , jogo de equipe existe sim , mais não tão explicito quanto a Ferrari, nas minhas contas dois podiuns do Massa esse ano foram surrupiados,nitidamente o Massa tirou o pé na primeira volta porque ele na liderança com tanta gente entre ele e o Alonso seria complicado ceder posiçao ate mesmo porque eles queriam o segundo no mundial de construtores,engraçado as desculpas em relaçao ao projetista da RBR , A vantagem que tinha o Alonso a 5 corridas atraz o deich ava com aquele ar de já ganhei , para mim a derrota do Alonso tem explicaçao , castigo de Deus e só !
    Agora a galera tem que dizer que o Massa está carregando não só a Ferrari como tambem o Alonso nas costas , ele hoje sentiu o mesmo gostinho que o massa sentiu em 2008 ,
    Vetel de parabens muito forte, foi la pro fundo e rapidamente ja estava la novamente na briga, fez uma parada a mais , não fosse isso chegaria na fdrente do chorão, só faltou o Vetel no podium , de tudo foi uma pena o Bruno sair acho ele poderia fazer bonito no molhado hoje vou torcer para ele voltar em 2013 , valeuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Juvencio comentou em 25/11/12 at 16:55

      Você acha que Alonso foi beneficiado? Com 43 pontos na frente dos competidores e foi despachado de duas provas por acidentes em que não teve culpa!

      • Michael Schumacher comentou em 25/11/12 at 17:17

        Dois, não. Um.

        O acidente do Raikkonen teve culpa compartilhada. Alonso porque jogou o iceman fora da pista e o iceman porque voltou batendo nele.

      • william ferreira comentou em 25/11/12 at 17:32

        Eu disse beneficiado pela equipe , vc entendeu errado, em pleno inicio de campeonato o Massa da passagem para ele , se isso não é beneficio então me desculpe, ele pra ser grande realmente tinha que fazer como o Vetel na ultima corrida de 2010 , não quis saber de posiçoes de ninguem apenas foi la e fez a obrigaçao e venceu a corrida , em momento nenhum o Alonso mostrou garra para chegar no Button ficou so na urucubaca , assim ele vai ser vice ate aposentar !

      • diego comentou em 25/11/12 at 18:09

        no acidente com o raikonnen ele q errou na ultrapassagem

  17. Sergio comentou em 25/11/12 at 16:32

    Se Vettel fosse brasileiro, fico imaginando a histeria da Globo, em especial o seu principal ancora….

  18. Alexandre comentou em 25/11/12 at 16:30

    Pau no Alonso. Ah, o espanhol se fodeu. Dick Vigarista da porra… Valeu Vettel… Sensacional Vettel. E Massa, cria vergonha na cara rapaz. Cai fora da Ferrari. Até quando será capacho do espanhol/ É melhor chegar em último do que ser terceiro abrindo passagem para alguém.

  19. Thiago Maia comentou em 25/11/12 at 16:29

    Hulk, tem certeza que assinou com a Sauber e não pode desfazer não? hahahaha!!!

    Petrov quase conseguiu o impossivel!!! hahahahah 11º!!!

    Shumy obrigado por ter tomado ainda algumas ultrapassagens!!!!

  20. Hélio comentou em 25/11/12 at 16:29

    Me desculpem vcs, mas Hamilton agora que o Shumi pendurou, é o melhor piloto do grid.

  21. Everaldo comentou em 25/11/12 at 16:28

    Como a punição do Hulkemberg foi acertada??? e acho que foi a punição mais rápida do ano e será que não teve um dedo da ferrari???

  22. Tite comentou em 25/11/12 at 16:28

    sem palavras… corrida maluca e inesquecível 2 pilotos fantasticos cada 1 com seus méritos.

    Ainda sou dos que torce pro lado “+ fraco” e o Alonso levar esse carro a 3 pontos do título foi sem palavras.

    Vettel cumpriu o que se esperava dele, claro passando muito bem sobre algumas adversidades do caminho.

    discordo da punição do hulk, o cara fez tudo certinho, mas tava chovendo + na hora o carro rabeou um pouco só de traseira, suficiente pra atingir o ham. punição por dividir curva na chuva ai é DOSE! estragaram a corrida do kra.

    E fábio, como o alonso ia deixar o felipe passar? com safety car? ou 3 voltas do fim quando tava tudo em aberto? Sei não viu…já nao bastava o Alonso estar com 2 maos na taça antes de spa kkk

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 25/11/12 at 17:48

      A compreensão de português e inteligência não são o forte dos comentaristas do seu blog, Fábio. Eles conseguiram ler que você escreveu que o Alonso já tinha ganho o mundial.

    • JoséFreitas comentou em 25/11/12 at 18:23

      A Ferrari é o lado mais fraco? Voce não deve ter visto nenhuma corrida este ano. A Ferrari manda e desmanda na FIA e na FOM.
      Tudo é feito (ou pelo menos tentado) para favorece-la. Só nessa corrida foram duas vezes, o safety car para retirar pedaços quando Dick Vigarista pediu e depois na punição relampago ao Hulkenberg.
      E mesmo assim o Alonso e sua equipe vigarista não venceram. Deus é justo!X

  23. Mario Rodrigues comentou em 25/11/12 at 16:27

    Ver a Ferrari perder é um orgasmo. Ver Alonso, que assim como Scumacher é um gênio, mas assim como o alemão é um baniddo safado, com cara de bunda, é maravilhoso.

    Sobre Massa, realmente somos um povinho bunda. Comemorar, enaltecer, um sujeito tão desprovido de caráter, tão subserviente, é triste.

    em tempo: Hamilton só ganhou menos que o campeão, e só não disputou o título porque a McLaren o deixou na mão várias vezes, pelo segundo ano seguido.

    em tempo 2: Alonso, Hamilton e Vettel (não necessariamente nesta ordem), são os “top”.

    Abaixo, Raikonen e Koba.

    Depois, vem o resto.

    E só depois, Button e Massa.

    Até ano que vem.

  24. Massinha comentou em 25/11/12 at 16:26

    Que episódio vegonhoso para os brasileiros. Burro Lambansena quase decide o campeonato com suas eternas bargeiragens nas corridas. Depois do Grosjean foi o piloto que mais teve toques de corrida. Po sorte de Vettel o danos foram inócuos.
    E o comportamento do Lambe Botas do Alonso? Passou a corrida inteira marcano o Vettel e fazendo demonstrações de belicosidade. Quem poderia esquecer a célebre frase de Rob Smedley: – Destroy His Race. A frase é do ano passado, mas mostra como a Ferrada trata seus adversários. Como inimigos mortais.
    No fim, a virtude prevaleceu sobre a patifaria ! Vettel escapou das “espalhadas” do Capacho do Espanhol e se tornou TRI !

  25. Renato Horto comentou em 25/11/12 at 16:26

    Um pouquinho mais de atenção da Ferrari com o Massa ao longo do campeonato e a Ferrari teria os 4 pontinhos a mais.

  26. Rui comentou em 25/11/12 at 16:23

    Excepcional corrida !!! A melhor do ano (superou Abu Dhabi), corrida em que tudo aconteceu… Batidas, quebras, muitas disputas e a traiçoeira chuva. Vettel passou por tudo : se envolveu em um acidente, ficou sem rádio, teve problemas no pitstop (devido ao problema com o rádio, creio eu), enfrentou combates na pista, chegando a estar em ultimo lugar na pista. Sagrou-se campeão com louvor, calando a boca de muitos que falam que só ganha com carro bom. Levou no braço, na garra, mesmo passando tudo o que passou….. Campeonato SENSACIONAL e uma estrela brilha, sem a arrogância de um piloto estrela e sem a arrogância de uma equipe que “quer levar vantagem em tudo” como bem lembrado pelo Fábio…..
    Espero que em 2013 a dose se repita e que no grid alinhe o mito (em tempo, matéria do tazio sobre site para arrecadação em http://tazio.uol.com.br/f1/kobayashi-lanca-site-de-arrecadacao-de-fundos-para-se-manter-na-f1).
    Agradecimentos ao Fábio pela rapidez e excelente cobetura….

    Ps.: Fábio, apenas uma correção, “Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Alonso” na verdade, na 48 ele perdeu a liderança para Hamilton

  27. Glauber comentou em 25/11/12 at 16:23

    Fábio, gostaria de saber se você mantém a sua opinião de que o carro da Ferrari é uma porcaria e que Alonso tira leite de pedra, depois de termos visto nessas últimas corridas o Chorão (com C maiúsculo!) claramente dependendo de favores do Massa para tentar continuar vivo no campeonato. Alguns de seus leitores insistem em propagar essa opinião que você sustentou por esse ano inteiro, e agora vêm dizer que Alonso carregou o campeonato sem carro, enquanto Vettel não fez nada e só foi carregado pela equipe, julgamento cuja injustiça fica evidente principalmente após vermos o que o alemão fez nesta corrida e em Abu Dhabi. Gostaria de ouvir sua posição sobre isso no próximo Pit Stop.
    Abs!

    • Douglas Celente comentou em 25/11/12 at 16:40

      Continuo achando que, favores a parte (e existiram), Alonso fez mais do que o carro permitiria. Vettel também foi ajudado hoje, e não duvido que em outras, mas nem por isso deixa de ser excelente piloto e digno do tri. Quem quer que levasse a taça teria feito por merecê-lo.

    • cfmorais comentou em 25/11/12 at 16:57

      Na segunda metade do campeonato, na hora do vamos ver, Alonso claramente se complicou. Seu companheiro de equipe, Massa, foi melhor, e só não marcou mais pontos que o espanhol por causa do rádio e do tal lacre ….

    • Roberto comentou em 25/11/12 at 16:59

      Ok Glauber vc ta certo, o Massa é melhor que o Alonso, acho que a Ferrari devia demitir o Alonso e trabalhar pro Massa ano que vem, pois o Massa desequilibra, se a Ferrari não ganhou da Red Bull esse ano nos construtores foi pq ele teve que abrir pro Alonso em todas as corridas, inclusive o Alonso foi bicampeão pela Renault pq o Massa mesmo não sendo da Renault já era obrigado a ajudar o Alonso, Massa levou a Ferrari e o Alonso nas costas, Alonso não pilota nada perto do Massa

  28. Antero comentou em 25/11/12 at 16:23

    Na minha opinião, a punição ao Hulkenberg não foi merecida. Só rever o momento em que ele atinge o Hamilton em câmera lenta – ele PERDE A TRASEIRA, não joga o carro em cima do Inglês. Foi algo fora do controle dele, ele não teria NADA a ganhar jogando o carro em cima do Hamilton. Mas, tudo bem, ocorreram antes, em outras provas, eventos que, ora o piloto teve toda a culpa do mundo e não aconteceu nada com o mesmo, ora o piloto fez lambança que mereceria uma punição muito severa e pegou, por exemplo, um gancho de algumas posições no grid.

    • Pereira comentou em 25/11/12 at 16:34

      Concordo! Hulkenberg não fez nenhuma loucura. Aconteceu algo devido, principalmente, às condições da pista.
      Eu até me espantei com a posição do Fábio Seixas, que critica as punições que estimulam corridas burocráticas.

    • cfmorais comentou em 25/11/12 at 16:59

      A punição ao Hulkenberg foi sim suspeita. Principalmente sabendo da influência da Ferrari nos bastidores.

    • Alberto comentou em 25/11/12 at 17:06

      Isso mesmo, ultrapassar ali na chuva não é facil, coisa de corrida

  29. Enzo Bertolini comentou em 25/11/12 at 16:22

    Fábio, nesse trecho quem assumiu a liderança foi o Hamilton, não o Alonso:

    Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Alonso.

    • Alex Tréxi comentou em 25/11/12 at 16:36

      Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Hamilton.
      Onde foi que ele disse ALONSO ???

      • Fábio Seixas comentou em 25/11/12 at 16:38

        Eu arrumei lá, depois que o primeiro avisou.
        Abs

        • Alex Tréxi comentou em 25/11/12 at 16:44

          E a opinião em relação a punição ao Hülkenberg, você também vai mudar depois de todos te avisarem ???

          • Alessandro-Palmeirense comentou em 25/11/12 at 17:51

            Cara, você sabe o que é opinião? Sabia que isso é pessoal?

        • alonsito comentou em 25/11/12 at 18:02

          fabito obrigadinho!

  30. helio comentou em 25/11/12 at 16:21

    fabio, minha duvida: antigamente o assoalho do carro nao poderia terminar fora dos parametros estipulado no regulamento, quando vetel sofreu a batida do bruno ele danificou a lateral e o assoalho isso nao induziria uma desclassificação, caso fosse constatado que o carro estava fora dos parametros do regulamento?
    e outra piquet que saudade ter um pilot igual ele no grid, e para mim o filho dele foi o melhor piloto brasileiro do ano. arrebentou na nascar.

    • Anderson comentou em 25/11/12 at 16:38

      não estava daquele jeito por escolha e sim por ocasião, so faltam falar que o carro do Button estava com a roda girando por conta disso vai ser desclassificado para a ferrari escrota ganhar algo

      • sdfr comentou em 25/11/12 at 16:51

        é… lá vem um ferrarista querer enxergar pelo em ovo para ganhar notapetão, como Choronso adora… e, aliás, a Ferrari protestou uma suposta ultrapassagem de Vettel sob bandeira amarela, que foi negada pela FIa pois, simplesmente, não era amarela e sim vermelha e amarela (pista escorregadia…) para vocês verem o nível…

    • cfmorais comentou em 25/11/12 at 17:07

      Nem o tapetão mais descarado encamparia essa sua tese …

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).