Vettel tricampeão!!!
25/11/12 15:51A F-1 tem um novo tricampeão. Ele é alemão, tem 25 anos, cara de moleque, está há apenas sete anos na categoria. E pilota muito.
Um certo Sebastian Vettel.
O sexto lugar bastou ao piloto da Red Bull. Porque Alonso foi segundo.
A vitória ficou com Button. Massa completou o pódio.
E a corrida foi das mais malucas dos últimos tempos. Interlagos é mesmo sensacional.
A largada… Putz, como descrever a largada?
Massa foi bem, veio passando todo mundo por fora, pulou pra segundo.
Vettel perdeu posições, foi parar no pelotão no meio e, na Reta Oposta, levou um totó de Bruno, que se engalfinhava com Pérez. O alemão rodou, levando a torcida espanhola em Interlagos à loucura.
Brasileiro e mexicano abandonaram, Vettel ficou na pista.
“Não há nada que possamos fazer. Continue aí”, disse o engenheiro ao ainda bicampeão.
Lá na frente, a turma fechava a primeira volta e Alonso respirava fundo para passar Webber e Massa antes do S.
A chuva ia apertando, apertando. E as confusões iam se sucedendo. Alonso deu um belo passeio pela nova área de escape do S, Webber rodou, Grosjean bateu…
Vettel? Acelerava feito um louco, escalando posições.
Na oitava volta, Button passou Hamilton e assumiu a liderança.
Na décima volta, o top 10 tinha Button, Hamilton, Hulkenberg, Alonso, Massa, Vettel, Di Resta, Vergne, Kovalainen e Glock.
Começou, então, um corre-corre pros boxes, com alguns pilotos arriscando os pneus intermediários _entre eles, os duelistas pelo Mundial. Os tempos de volta, porém, mostravam que o mais indicado era manter os slicks.
Vettel saiu exatamente atrás de Webber, e o australiano facilitou para o colega. “Obrigado, Mark”, disse o engenheiro pelo rádio, jogando por terra o pretenso repúdio da Red Bull ao jogo de equipe.
Na 15ª volta, a Ferrari chamou Massa para colocar os intermediários.
Na 16ª, Vettel chegou em Alonso. Quarto e quinto. Começou um jogo de marcação.
Enquanto os dois se marcavam, Hulkenberg acelerava. Passou Button na 18ª volta, assumindo a liderança da corrida. Sim, você leu certo: Hulkenberg líder.
A pista mudou de novo, ficou mais para os secos. Alonso e Vettel pararam e trocaram. E Massa, que tinha colocado os intermediários quatro volta antes, teve de voltar aos boxes para novos slicks. Ê, Ferrari…
Na 21ª, Rosberg surgiu com o pneu direito traseiro furado. Culpa de algum detrito. Na 22ª, Alonso fez um alerta de perigo pelo rádio. Na 23ª, veio o safety car.
Hulkenberg e Button aproveitaram a deixa e pararam para pneus duros.
(Ufa, deu pra respirar um pouco aqui. Vou ali buscar um café…)
(Voltei.)
O safety car só deixou a pista na 29ª volta.
O top 10 na relargada, Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi, Webber, Di Resta, Ricciardo e Raikkonen. Massa era o 11º.
Mais agito. Webber escapou no S, Kobayashi deixou Vettel pra trás. E Hamilton passou Button.
Na 32ª, Koba, o mito, deixou Alonso para trás. Na seguinte, o espanhol deu o troco, retomando a quarta posição. Na 34ª, Massa chegou em Vettel, que não dificultou: o brasileiro pulou para sexto. Duas voltas depois, foi a vez de o brasileiro jantar o japonês e assumir o quinto lugar.
Metade da corrida, e a agonia de Alonso para chegar ao pódio _sua única chance de título_ só aumentava. O problema era combinar com os russos (ou com o alemão e os dois ingleses à sua frente).
Ele não conseguia se aproximar. Pior: só se distanciava de Button. Na 39ª volta, a diferença entre os dois era de 3s6. Na 40ª, de 4s. Na 41ª, de 4s3. Na 42ª, de 4s6…
Já Vettel se mantinha em sétimo. Não, não era a situação ideal, mas era suficiente para o tricampeonato.
Na 48ª, Hulkenberg jogou a possível vitória pro espaço. Colocou a roda na tinta branca, úmida e rodou. Segurou bem o carro, é verdade, mas perdeu a liderança para Hamilton.
O top 10, então: Hamilton, Hulkenberg, Button, Alonso, Massa, Kobayashi, Vettel, Webber, Ricciardo e Raikkonen.
Na 53ª, a Red Bull tomou uma decisão corajosa e chamou Vettel para os médios. De sétimo, ele caiu para décimo.
Duas voltas depois, o lance capital da corrida. Hulkenberg mergulhou no S, por dentro, para passar Hamilton. Escorregou, perdeu a traseira e acertou o inglês, que abandonou. Simultaneamente, a Red Bull chamava Vettel para intermediários _sim, apenas três voltas após colocar os slicks.
A FIA acertadamente decidiu punir Hulkenberg com um drive through.
Button era o líder, Massa subiu para segundo, com Alonso em terceiro. Vettel, em sétimo, continuava segurando o caneco.
A nove voltas para o fim, a Ferrari acionou o rádio. Massa cedeu posição para Alonso. (Favor que o espanhol poderia ter devolvido no final, porque inócuo. Mas talvez eu seja muito romântico…)
A seis, foi a vez de Schumacher fazer uma gentileza: não dificultou a ultrapassagem do compatriota, que pulou para sexto.
Todo mundo fazia conta, Alonso dependia de uma quebra de Button ou de Vettel, mas, então… O anticlímax! Na penúltima volta, Di Resta acertou o muro na Curva do Café, exigindo a entrada do safety car.
Uma pena. Um campeonato tão empolgante e uma corrida tão maluca mereciam um final mais vibrante.
O top 10 na linha de chegada, Button, Alonso, Massa, Webber, Hulkenberg, Vettel, Schumacher, Vergne, Kobayashi e Raikkonen.
Vettel, claro, agradeceu.
Com a vitória, foi a 281 pontos. Alonso termina com 278.
Torna-se, assim, apenas o terceiro homem a conquistar três Mundiais de F-1 na sequência. Além dele, só Fangio e Schumacher.
Precisa dizer mais alguma coisa?
O GP do Brasil, certamente, foi a prova mais emocionante deste ano na Fórmula 1. A chuva que teimava em cair e depois parava repentinamente deu um tempero a mais na disputa, forçando equipes e pilotos a arriscarem muito.
Felipe Massa foi muito bem e só ficou em segundo para ajudar Alonso.
Não sei o Fangio mais Shumacher e Vettel de longe tinham o melhor carro.
Mas Seixas, logo você que vive reclamando do excesso de punição dos comissários de prova por lances de corrida, vai me dizer que acertadamente puniram o Hulk?? O cara vinha fazendo uma corrida brilhante, disputando a liderança de forma justa com um carro que não está nem entre os 5 melhores do ano, arrisca uma ultrapassagem para ganhar a posição e comete um erro, o que é normal naquela situação e vc fala que ele mereceu a punição?? Ele merece é aplausos por peitar o Hamilton, que estava dando tudo para vencer na despedida da McLaren, e tentar uma ultrapassagem que significaria a vitória no GP! Muito melhor errar tentando a ultrapassagem, do qeu ficar ali atrás sem fazer nada… E a FIA com essa punição absurda uma vez mais só diz aos pilotos que não é legal correr riscos pra tentar uma ultrapassagem…
O problema é que o Seixas é o maior puxa saco do Alonso e claramente torcia para o espanhol. Deve estar de ressaca.
Ele esquece que o Vettel foi tri (2010/11/12 e vice em 2009) Será que o cara é bom??
Vocês precisam se decidir. Afinal eu sou puxa-saco do Alonso ou do Vettel?
(Ou será que essa histeria de vocês é sinal de que não puxo o saco de ninguém, no fim das contas?)
abs
Fica chato o jeito que voce fala sobre o Vettel….pô seja mais natural, fica explicito a sua preferencia.
Concordo totalmente. Foi um acidente de corrida. O Hulk tentou a ultrapassagem, perdeu a traseira, escorregou na pista molhada e atingiu o Hamilton. Nao teve culpa nenhuma. Pq a punicao? Mais uma vez a FIA passa a mensagem: “sejam bonzinhos, nao tentem nenhuma ultrapassagem”. O que espanta é a mudança de postura do Fabio, que passou a temporada toda criticando essas puniçoes e agora concorda com isso. Qual o motivo da mudança?
O Vettel é merecidamente o verdadeiro campeão da temporada de 2012, contra tudo e contra todos.
Ele deve ter muita habilidade e concentração excepcional para conseguir fazer a segunda prova de recuperação do ano após ter ouvido muitos comentários negativos de sua capacidade, até mesmo do Bernie Ecclestone dizendo que lhe falta carisma.
Declaração de um Bernie Ecclestone nitidamente preocupado com um possível investimento menor da Ferrari na próxima temporada, afinal o bom pra ele é uma grande equipe levar a taça de 2 em 2 anos para nao desanimar as demais.
Mas o Vettel é superior a tudo isso, não dá a mínima ao sistema e simplesmente pilota maravilhosamente como poucos.
Agora, pelo amor de Deus , apelo que alguém com influência nas regras da FIA altere com extrema urgência
essa regra imbecil de tirar 5 posições de um piloto por motivo tal como lacre rompido.
Isso dá margens a jogos de equipe.
Durante a corrida acho normal um piloto dar passagem a quem ele quiser na pista, mas essa regra de tirar posições na largada, deixa a equipe livre para brincar de planejar largadas com os pilotos como se fossem bonecos num joguinho de tabuleiro.
Acredito que a qualificação nos treinos é sagrada e dita a ordem correta de largada e não se deve mexer horas depois devido a jogos de equipe
Se é para punir , que se puna de outra forma, mas que não se de margem a jogos sujos, pois o que a Ferrari fez na largada do GP de Austin foi sim um jogo muito sujo.
Feliz 2013 a todos!
Massa justificando sua emoção no pódio:
“Poderia até ter chegado em posição melhor, mas tenho que carregar essa mala sem alça nas costas”.
Fábio, acho que quem merecia uma punição como a cassação da super-licença era o sobrinho…. não tinha nada que brigar com Vettel.
É impressionante o que os caras inventam para justificar suas posições. Agora, o Webber jogou o carro para cima do Vettel. hahah… E claro, depois o Webber não facilitou a ultrapassagem do alemão, não é? Foi uma ultrapassagem na raça? Torci para o Vettel, mas isso foi o claro jogo da equipe, tão normal quanto o que aconteceu na Ferrari.
Não é a mesma coisa. Em uma última corrida, sabendo que o companheiro será campeão, ceder a posição é aceitável, sim.
O que a galera reclama, com razão, é que quebrar lacre de motor não é jogo de equipe, é maracutaia mesmo.
Como bem disse o Seixas, se no fim já não dava mais, Alonso deixando Massa retomar o segundo lugar faria muito bem à imagem do espanhol. Mas, ele não está nem aí para isso.
e tem a facilidade que o Vetel passou pelo Shumi, em comparaçao com a passagem do Kimi por ele que foi um pega danado, roda com roda e tudo mais. O shumi que nao facilita para ninguem, bambeou o pé para o vetel.
Muito claro o comentário do Rafael Portugal.
Claramente, o Webber, como um tremendo espirito de porco, jogou o carro para cima do Vettel na largada, facilitando a dupla ultrapassagem pela direita das Ferraris. Com um companheiro desses ninguém precisa de inimigo. O Vettel, portanto, venceu as ferraris, a maracutaia da ferrari, a trairagem do Webber, a chuva… um verdadeiro tri-campeão!!!
Fabio me desculpa, mas o acidente de Hulk e Lewis foi apenas um acidente de corrida, exageraram, e é como vc vem pregando F1 sem mimi! Abs…
Venceu Vettel e para mim é o que basta, não é meu piloto de preferência (Hamilton
é o meu preferido, mesmo que peque as vezes por “doideiras”, mas em velocidade
pura e vontade, não tem igual). Ferrari/
Alonso/Massa/FIA ou resumindo a “Máfia da F1” perdeu..rs..que se danem mesmo, merecem se f…sempre. Punição ao “Hulk”,
não ví na tentativa da ultrapassagem uma
“vontade” de sacanear (não senti isto), se
afobou um pouco, tinham carros lentos a frente, enfim me pareceu só um acidente. Estranhei a rapidez na punição, veio como
um “avião” a punição..rs..Bruno ao bater em Vettel, considero também um acidente de corrida, não ví intenção alí e mesmo analizando as imagens (foram poucas), é complicado afirmar a culpa. Agora o que ví realmente e me deu mais nojo ainda, foram as “lágrimas” do Felipe Massa e me
pergunto:..chorando para parecer bonzinho e coitado..rs.., ora Massa voce cavou isto, ser o que é, um piloto que se rende a todo custo (lembro que ele viu o Rubinho fazer o mesmo na Ferrari em favor do Shumacher, está na F1 já tem tempo e não é nenhum “bobinho”). Alonso é o que é, se dão para ele a condição de ser um “imperador” em uma equipe, ele “veste a roupa” e pronto, mas só tem uma coisa, ele pilota muito e isto ninguém pode negar. Enfim uma corrida e tanto, mas dou o troféu de “patéticos do ano” a Massa (pelas atitudes) a Rubinho
por “mendigar” ainda um lugar na F1, a Ferrari pelo sempre presente jogo sujo e por fim a FIA, por ser conivente com tudo o que possa for sujo, tanto para ajudar a Ferrari, ou a quem (outra equipe) pague mais a ela. Valeu Vettel pela raça, valeu Kimi Raikkonem por ser o que é e ainda nos fazer rir com o seu estilo..rs..é impagável e autêntico. Finalizando..valeu
Fábio Seixas por se dedicar tanto a este Blog como se dedica e por abrir este espaço para que possamos debater, discutir (no bom sentido), rir um bocado e ainda poder ver ótimos comentários de vários que postam aqui, a quem dedico um “VALEU PESSOAL”!!!!!!!
Abs. a todos.
Uma curiosidade FS ganhou o campeonato dos palpiteiros?
Proxima temporada irei participar desde o inicio. Abs e ate!
Eu também! Eu também! 😀
Alguma coisa não tá batendo em alguns comentários. Alonso carregou a Ferrari nas costas quando o carro era uma carroça e agora que até o Felipe está conseguindo andar bem o Alonsito das Astucias não consegue mais tirar leite de pedra? Ainda o companheiro precisa ser controlado por rádio e por manipulação no carro para ser superado? Uai, não se trata daquele mesmo que extrai 130% da CARROÇA da Ferrari? Então o companheiro está conseguindo extrair mais de 130%??? Partindo para o mundo real, é evidente que esse espanhol não consegue extrair 100% (todo o potencial) do carro, se o brasileiro tem feito mais que ele nas últimas corridas.
O problema é que nas primeiras corridas deste ano, Massa foi muito mal (acredito que, desequilibrado emocionalmente), o que acarretou ao espanhol o título de “piloto que faz milagre com carroça”. Na segunda parte desta temporada, Massa já estava mais tranquilo e voltou a correr, se não melhor que o espanhol, pelo menos o acompanhando. É evidente que foi uma jogada de marketing muito boa a favor do espanhol.
1,5 segundo mais lento que os adversários é marketing? Você assistiu mesmo toda a temporada?
Só hoje fiquei sabendo que o dono do blog comenta na Bandeirantes… em março do ano que vem, será assim: imagens da Globo (é a única, fazer o que…) e ouvido no radinho…
Anos atrás o Edgard de Melo Filho já fazia essa propaganda “Veja na Globo e ouça na Band”, e era sensacional…
Como não sabia disso fui obrigado a ouvir o Gavião Bueno falar que “o safety car vai entrar, então o Alonso vai ter alguns metros para tentar alguma coisa”… Triste ouvir isso de alguém que acompanha F1 há tanto tempo, desprezando que as bandeiras amarelas permaneciam agitadas, ou seja, qualquer ultrapassagem seria ilícita (sem contar que tinha dois carros entre o Alonso e o Button…)
André, faz tempo que faço esse esquema de imagem + Rádio Bandeirantes. Gosto muito da transmissão deles e eles sempre me “salvam” quando estou em viagem. Você vai curtir ser um “Galvão Free”, vai por mim, abraços.
Também comecei a fazer isso agora e recomendo fortemente. Assistir na Globo e ouvir na Band.
Eu ouvia pela CBN que ja é melhor que a globo mas a band é melhor ainda.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– SEIXAS É BICAMPEÃO DO CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
A) GP do Brasil – 16 participantes (9+7[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP do Brasil:
1) Button;
2) Alonso;
3) Massa
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Maurício – 100;
2º) Racing Fan, “Vamos Falar Sério”[G] e Ramiro Marote[G] (Santos/SP) – todos com 40 pontos;
5º) Matheus – 35;
6º) Bipolar, Paulo Andriolo, Pietro Pecorari[G] (Brescia/IT) e Celso SP (SP) – todos com 10;
10º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Antonio Ribeiro, Luciano Henriques (Santo André/SP), JunioR[G], Pablo[G] e Bruz[G] – todos com 5.
Curiosidades:
SEIXAS É BICAMPEÃO DO CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Com uma estressante expectativa de o campeonato ser melado na última prova o “post” “O Último Palpite” do GP do Brasil foi publicado com apenas 2 minutos antes de ser iniciada a corrida. Isso fez com que muita gente não participasse e outros tantos acabaram espalhando os palpites pelos “posts” publicados após o “pós-grid”.
De qualquer forma podemos afirmar que a brincadeira foi um sucesso e teve um desfecho tão apertado quanto o próprio campeonato de pilotos da F1.
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES TERMINARAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
Fábio Seixas e Luciano Henriques terminaram o nosso “Campeonato dos Palpiteiros” empatados com 27 pontos, pelo critério da média de pontos.
Para efeito de desempate foi considerada a pontuação absoluta, onde Fábio Seixas marcou 5 pontos a mais no transcorrer do campeonato.
PONTOS ABSOLUTOS DÃO TÍTULO DO CAMPEONATO PARA FÁBIO SEIXAS
Na classificação por pontos absolutos o Seixas terminou com 540, ante os 535 conquistados pelo 2º colocado, o Luciano Henriques. Matheus ficou em 3º com 525, ultrapassando o Bruz na prova final. Bruz fechou o campeonato com 510 pontos.
Estatísticas:
– No GP do Brasil em 2011 tivemos 23 palpiteiros. Neste ano, por conta da absoluta falta de tempo para o pessoal “palpitar”, foram apenas 9, não considerando os 7 que palpitaram nos “posts” pós grid. Pela primeira vez tivemos uma queda de participantes em relação ao mesmo GP do ano anterior, da ordem de 61%;
– No campeonato de 2011 (19 GP’s) tivemos um total de 104 palpiteiros participando. Neste ano (20 GP’s) atingimos 160 participantes, número 54% maior, já excluídos dessa conta os 36 que palpitaram exclusivamente nos “posts” pós grid;
– Apenas 1 [Maurício] dos 16 palpiteiros (6%) cravou o Button como vencedor do GP do Brasil. O piloto que recebeu o maior número de palpites para ser o vencedor foi o Hamilton, com 75%;
– 2 palpiteiros (12,5%) – [Maurício e Matheus] – acertaram o 2º colocado (Alonso);
– 4 palpiteiros (25%) apontaram o Felipe Massa como o 3º colocado.
B) Classificação Final da Temporada 2012 – 20 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 27;
3º) Matheus e Bruz – 26;
5º) Luiz Caco e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 21;
7º) Antonio Ribeiro – 20;
8º) Gislene Passos, Ramiro Marote (Santos/SP) e Paulo Andriolo – 19;
11º) Pablo – 18;
12º) João Arthur (Curitiba/PR) e Paulo–AM (Manaus/AM) – 17;
14º) Celso SP (SP) – 14;
15º) Rita – 13;
16º) Arthur Bodstein, Mileto Neto e Fernando Melotti Constâncio – 12;
19º) Racing Fan – 10;
20º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Niko Duarte (Porto Alegre/RS)– 8;
22º) Fabiano, André de Itu (Itu/SP) e Bipolar – 7;
25º) Tiago Nunes – 6;
26º) Marcelo Bombardelli – 5;
27º) Dennis (Umuarama/PR) – 4.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 540;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 535;
3º) Matheus – 525 (subiu 1 posição);
4º) Bruz – 510 (caiu 1 posição);
5º) Luiz Caco – 420;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 415;
7º) Antonio Ribeiro – 400;
8º) Gislene Passos e Ramiro Marote – 375;
10º) Paulo Andriolo – 370 (caiu 1 posição).
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 5 palpites nos 20 GP’s disputados.
Abraço a todos e muito obrigado por sua participação.
Fabio. A F-1 provou hoje que pode ser uma competição fascinante. Mas, para mim, é impossível não se revoltar com esses jogos de equipe da Ferrari (ou de qualquer outra scuderia). O que vc acha disso?
Pra mim também. O desabafo do Vettel apenas depois de tudo acabado comprova isso.
Todo mundo aqui metendo o pau no espanhol. Acho injusto, bem injusto na verdade. Falar mal da Ferrari e de seu jogo de equipe tudo bem, mas convenhamos: a temporada do espanhol com essa carroça (se compararmos com as outras equipes de ponta, é claro) ficará na história. Se chegou ao final com chances de título, se deveu muito mais ao talento que ao carro. Não desmereço Vettel e até acho que o título foi merecido considerando o conjunto carro-piloto (bela definição do Burti), mas não dá para considerar o que o espanhol fez. Ele simplesmente tirou 10 pontos nessa corrida. Isso contra todos os prognósticos e largando em 7º, com um ritmo inferior. Se bem é verdade que foi ajudado pelas quebras, Vettel também foi e, a bem da verdade, tinha um carro bem pior que o dos rivais nesse fim de temporada, enquanto o alemãozinho voava. Para mim, sem dúvidas o piloto do ano. Assim como a Ferrari não merecia de forma nenhuma ser vice de Construtores: Lotus e McLaren foram muito mais consistentes ao longo da temporada, embora tenham pagado bastante pelas asneiras de Hamilton e principalmente Grosjean ao longo da temporada. Acho que fica uma lição: não importa o quão bom você é, se o piloto adversário é mediano para bom (e Vettel é muito bom), o melhor carro faz a diferença – e isso tanto em Austin quanto aqui, quando Vettel passou como quis sobre os demais carros, por tewr um foguete nas mãos. Mas também fica claro o seguinte: que adversário duro, que espetacular piloto é o espanhol. 13 pontos atrás e ele quase conseguiu. Se não fosse por ele, esse mundial já teria acabado desde Spa. O próprio Alonso disse que essa foi a melhor temporada de sua carreira, e temos de concordar. Vettel conseguiria isso se estivessem em situações opostas em termos de equipamento? Provavelmente não. E é bom lembrar que Vettel só chegou uma vez a mais à frente de Alonso na temporada inteira, isso tendo vencido três vezes mais.
Quanta asneira.
vettel ajudado por webber e por shcumacher.. fica mais fácil assim. Se fosse o alonso o teria mjuita gente aqui falando…
Ninguém ajuda o malonso dentro da pista. É o preço que o mala paga por sua prepotência fora dela. Ninguém gosta de alguém que se julga acima do bem e do mau.
Prepotência não é atitude de esportista inteligente e não tem nada a ver com desempenho. É burrice pura mesmo.
Eu acho o malonso pouco inteligente mesmo. Olha a atitude do Button no podium e vc vai entender do que eu estou falando.
É o Massa que limpa os sapatos do Alonso e nao o contrário.
O que favoreceu Alonso:
1- Grojean e Maldonado serem punidos no Qualify, ele conquistando de graça duas posições no Grid, do contrário, ele largaria no meio dos pelotão intermediário;
2- Tem um ótimo kers e DSR sempre larga muito bem, partindo do sétimo alcançou a quarta posição. É junto com Hamilton o que não perde tempo atrás de nenhum piloto;
3- Massa foi seu escudeiro, segurou Koba e Vettel e o deu sua posição duas vezes e daria quantas vezes fosse necessário jogando pelo bem da equipe que só o fez perder a chance de lutar pelo 1. Lugar;
4- Bruno, que torcia declaramente para o espanhol, jogou pesado com Vettel, sabendo da disputa do título, apesar de dizer que jogou limpo culpando o alemão; Sua precipitada direção favoreceu Fernando e custou um fim melancólico da corrida e talvez da F1;
5- A RBR não revisou o rádio de Seb, que já tinha dado sinais de falhas nas provas anteriores. Como consequência, Vettel entrou no box e a equipe foi pega de surpresa, além de duas voltas antes ter colocado um pneu slick quando deveria ter posto o intermediário; Parecia que perdeu a frieza e o equilíbrio na hora da onça beber água;
6- A disputa acirrada de Hamilton com Huk entre os retardatários numa pista escorregadia mostrou que faltou maturidade para o inglês que queria se despedir em alta na Maclaren, favoreceu o Alonso dando lhe mais uma posição;
7- Os comissários puniram Huk injustamente, que “a pedido da Ferrari” o fizeram passar pelo box dando mais uma posição para o Alonso;
8- Alonso, que usa a cabeça melhor que todos, na condição de franco atirador conseguiu desestabilizar Vettel e a RB e ainda pediu o safety car que veio na hora. Só que por, não sei o quê, pediu tarde, insuficiente para atacar o Button e tomá-lo a primeira posição;
9- Webber em 5. não é como o Felipe e não se incomodaria de ver Vettel perder o título. A RBR não tem o mesmo tratamento que a Ferrari para o segundo piloto. Por pouco o espanhol quase arrebatou o campeonato.
O que favoreceu Vettel:
1- O carro tem mais grip, é mais estável, consequentemente anda mais em quaisquer condições. Somado a agressividade ao dirigir na chuva apesar de cauteloso atrás de Koba;
2- A chuva e as duas entradas do safety o favoreceram pois o pelotão não disparou na frente na hora das suas adversidades;
3- 13 pontos o deixaram numa situação mais confortável, uma vez que os pilotos intermediários não podiam fazer resistência;
4- Como consequência, Vettel, quando rodou, conseguiu não se abater, apesar da situação complicada, e remou até alcançar o pelotão;
5- Weber, apesar de não o ter ajudado como escudeiro nas provas anteriores, hoje favoreceu uma ultrapassagem;
6- Button, manteve-se a quase 20 segundos à frente do espanhol, o que manteve a vantagem de Vettel e estabilizou sua cabeça na difícil vitória do campeonato.
Parabéns aos dois grandes pilotos Vettel e Alonso que nos trouxeram muita adrenalina neste campeonato!
Fábio,
Muitissimo obrigado pelo seu discorrer sobre a corrida. Não pude ver nada, mas sua narrativa deu uma idéia muito clara do que aconteceu( inclusive das situações “obscuras”).
Procurava um VT(rs) no youtube, mas sua descrição iluminou.
Muito obrigado, parabéns!
Vettel campeão merecido, ainda que Alonso tenha pilotado mais, mas também utilizou de artifícios imorais para seguir na luta, por isso, viva o jogo limpo e o campeão moral e matemático foi Vettel. Hulkenberg fez uma corridação e a punição foi a coisa mais vergonhosa da corrida, caramba, não se pode tentar mais ultrapassar (que é a razão deste esporte). Tudo agora é visto pelas lentes dos comissários, e não mais pelos pilotos na pista: tem que considerar as circunstâncias de pista e a ação/reação dos pilotos, numa pista molhada o cara tenta uma ultrapassagem correta e escorregou e bateu no outro, ora bolas, situação normal de corrida. Vamos ver o Massa ano que vem, pois este ele engoliu sapos e fez um monte de papelão de b… mole.
Não sou fã do Alonso, mas tenho que admitir que esse cara fez milagre nesta temporada. A Ferrari era provavelmente o quarto melhor carro do ano e o Alonso fez mágica. O Vettel é também muito bom, mas com uma Red Bull só mesmo o Webber para não ser campeão.
Fábio, parabéns por esta coluna. Perfeita. Reflete de maneira fotográfica o GP de Interlagos, que assisti com o audio da TV desligado (argh Galvão Bueno, ninguém merece)e audio da BandNews.
Você conseguiu sintetizar com emoção toda a corrida.
Parabéns.
Para quem ainda sofre com a narração do galvão bueno que eu imagino ter torcido descaradamente para o mala do espanhol uma dica importante. Abaixe o som, arrume um rádio e ouça pela rádio Bandeirantes. Perfeito e ainda conta com a narração do Fabio Seixas. Já não ouço o galvão desde a metade do campeonato e aconselho fortemente. Quem viu o jornal nacional ontem e não sabia de nada é capaz de ter achado que o malonso tinha vantagem pois só deu ferrari na reportagem. Com certeza a globo colocou dinheiro para renovação do massa e ganhou obrigações para com a ferrari.
Torci muito pelo Vettel e estou feliz com o seu campeonato. As malonzetes fugiram todas. Todas elas estavam torcendo por uma batida do Vettel e pela chuva. Pois aconteceu as duas coisas e mesmo assim o mala não levou. Vão me desculpar mas torcer por um cara de tão pouco caráter só merece um comentário. CHUPA!!!!!
A vitória do Vettel é a vitória da melhor equipe contra a equipe e o piloto mais sem vergonhas da F1 atual. Enquanto a Red Bull trabalha no carro a Ferrari pensa em artimanhas para levar vantagem . Onde tem malonso tem sujeira, falcatrua e desonestidade. É muito ridículo para imagem de uma empresa que fabrica carros de alto desempenho. Ficou a imagem de uma empresa suja e de pouca qualidade.
Alem disso foi deprimente ouvir do Emerson Fittipaldi que a atitude de quebrar o lacre no carro do Massa foi uma atitude esperta e inteligente da Ferrari. Realmente uma vergonha a posição do piloto brasileiro que sempre mostrou sua preferência pelo espanhol. Provou ser uma mala também.
Quanto ao Massa me pareceu que ele realmente acredita que terá um carro nas mesmas condições do malonso o ano que vem. Se ele realmente acredita nisso vai quebrar a cara e saber quem é esse espanhol que se diz seu amigo. Não vejo como o choronso largar o osso. Se eu estiver errado vai ser ótimo mas sinceramente não acredito que esteja. O normal é o massa tendo que abrir desde a primeira corrida infelizmente.
Clara, sabe o que é pior? Muitos dos críticos do Galvão Bueno falam muito mais besteira que ele. Acham que entendem porque assistem todas as corridas do sofá da sala. A maioria demonstra nem conhecer nosso idioma também. De todas as besteiras que o Galvão fala, são raros o erro de português, e geralmente é compreensível.
Complementando sobre Hulkenberg Lewis disse tudo ao comentar que o alemão o tirou da corrida e nem ao menos se deu o trabalho de pedir-lhe desculpa.Segundo hamilton é o que acontece quando se compete com pessoas menos experientes.
Entrevista BBC:
McLaren’s Lewis Hamilton who retired late on in the race: “Hamilton, though, was still clearly not impressed with Nico Hulkenburg with regards to the clash between the two that ended Hamilton’s race. “The dude did not even come and say sorry,” he said. “That is what happens when you are racing with the less experienced.”.”
Do jeito que a Ferrari é suja, capaz de entrar com uma ação para tirar Interlagos do calendário, já que é o segundo campeonato que perde lá com a chuva.
Webber quase estraga a correta de Vettel! Não vi essa ajuda não… Na largada, ele espremeu Vettel e deixou a direita livre para Massa avançar. Vettel teve que freiar e ficou no pelotão intermediário.
Depois, em nova disputa, quase se chocam novamente, mas dessa vez Vettel se saiu melhor e webber caiu para 12º.
Ele expremeu Vettel? Foi o Massa que o passou por fora. Ele tirou para não bater no brasileiro. Os caras estão inventando coisas para justificar seu ponto de vista, e “esquecendo” que o Webber cedeu o lugar para o Vettel.
sempre fui um apaixonado por F1 mas de um tempo pra cá esta palhaçada da ferrari com este jogo de equipe nojento me afastou um pouco das transmições de corrida isto tinha que ser proibido e punido severamente felizmente temos sebastian vetel e weber que disputam na pista suas posições mostrando pra esta ferrari ridicula que é possivel vencer sem esta palhaçada
Sebastian Vettel veio para ficar entre as lendas do esporte. Atingiu um patamar igualmente a Pelé e a Michael Jordan. Veja-se que ontem o Venezuelano Maldonado fez o jogo sujo espanhol ao “esquecer” de pesar o carro; hoje o Senna (sobrinho já que o tio jamais faria isto) jogou Vettel para fora da corrida e lhe danificou o carro. Massa, subserviente, corre apenas para ajudar o espanhol. Vettel, por sua vez, com o carro danificado saí da última posição para ganhar o título embaixo de chuva (mostrou que ele é quem entende de água e não o Alonso). Parabéns moleque. Schumacher se despede com cavalheirismo: abrindo alas para seu pupilo conquistar o tri. Parabéns aos alemanhões que competem com a garra e a vontade característica de seu povo. Venceu o melhor.