Hamilton pole, Vettel numa boa
24/11/12 15:17Hamilton está mesmo a fim de se despedir da McLaren em alto estilo.
A primeira parte, ele já fez. Conquistou a pole para o GP do Brasil, a 26ª na carreira, a sétima na temporada.
Button larga em segundo, com Webber em terceiro.
Mas acho que a maior parte do circuito ficou mais interessada no resto do grid. Na luta pelo campeonato.
E o diagnóstico é dos mais positivos para Vettel. Ele já tem, hoje, o que precisa amanhã: vai largar em quarto. Alonso se deu mal. Além de largar atrás do rival, está distante do pódio de que necessita para continuar sonhando com o tri.
Situação que se refletiu nos discursos pós-treino. “Estamos numa boa posição”, declarou o alemão. “Vou ter que esperar que ele quebre”, disse o espanhol.
O treino classificatório começou com um quebra-cabeças para as equipes. Choveu quando faltavam 30 minutos para a sessão, e a brincadeira teve início com piso molhado.
Foram escorregões, patinadas, alguns sustos, mas nada muito grave… E o trilho foi se formando pouco a pouco.
Ainda no Q1, os pilotos conseguiram lançar mão dos slicks. Com a pista melhorando a cada segundo, a alternância de pilotos na ponta foi frenética.
Glock, Kobayashi, Maldonado, Bruno, Alonso e Di Resta chegaram a sentir o gostinho, mas não teve jeito. O melhor tempo ficou mesmo com Hamilton: 1min15s075.
Bruno fez um bom segundo tempo, a 0s258. Na sequência, Button, Hulkenberg, Vettel, Di Resta, Rosberg… Massa passou em 12º.
O único incidente mais complicado foi entre Grosjean e De la Rosa, que se tocaram, arrebentando o bico da Lotus. Para este blogueiro, enrosco normal.
Os cortados, além desses dois, Petrov, Kovalainen, Glock, Pic e Karthikeyan.
O Q2 já foi mais normal.
Hamilton dominou a primeira parte do bloco, mas Vettel se impôs no final: 1min13s209, marca já melhor do que a que ele obteve pela manhã, com pista seca.
Hamilton ficou em segundo, a 0s189.
Button foi o terceiro, seguido por Webber. Completando a turma da briga pela pole, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Rosberg, Alonso e Massa.
Dançaram Di Resta, Bruno, Pérez, Schumacher, Kobayashi, Ricciardo e Vergne.
“Assim que o sol saiu e a pista esquentou, o carro ficou muito agressivo com os pneus de trás. Os pneus não duravam uma volta inteira. Mas o carro está competitivo para a corrida, largando em 12º tenho uma boa chance de pontos”, disse Bruno Senna à Rádio Bandeirantes.
E veio o Q3.
Hamilton começou mais forte, fazendo logo 1min12s850, melhor tempo do fim de semana. Button ficou na cola, seguido por Webber e Massa.
Todo mundo entrou nos boxes, e faltando 2 minutos para a bandeirada, a pista ficou congestionada de novo.
Webber até chegou a derrubar Hamilton, mas o inglês foi lá e, nos últimos instantes, recuperou a ponta. Aplausos merecidos na McLaren.
O top 10, enfim: Hamilton, Button, Webber, Vettel, Massa, Maldonado, Hulkenberg, Alonso, Raikkonen e Rosberg.
Sendo bem franco: Alonso vai precisar de um milagre…
(Mas a notícia do dia é a de Barrichello negociando com a Caterham. Está aqui.)
Para garantir meu palpite, vai nesse post mesmo:
Hamilton, Vettel e Alonso.
Como não achei o post do palpite, vai aqui mesmo:
1 – Hamilton,
2 – Vettel,
3 – Alonso
Acho que da:
1-Hamilton
2- Button
3-Alonso
Já foi muito tarde! Schumacher foi uma das maiores fraudes em toda a história da F-1. Pitoto homicida de jogar o carro contra os carros dos demais, ganhador com carros irregulares, resultados arranjados e com utrapassagens somente de boxes, esse sujeito só acumulou vitórias e títulos a partir de 1994, quando não havia mais pilotos de verdade e quando a Ferrari tinha disparado o melhor carro de 2000 a 2004. Quando aparecia um piloto de verdade e com carro igual ao dele, foi batido categoricamente por Villeneuve, Hakkinen e Alonso. Contra a atual geração, mostrou que jamais passou de um blefe. A grande redenção da F-1 é Vettel. Esse sim, um gênio!
Mais uma bobagem do Babão Bueno e do Cholonso: “com chuva fica melhor pro Alonso”! “Cholonso ganhou do Vettel na chuva”!
Vettel ganhou sua primeira corrida na F1 numa carroça (a Toro Rosso) na chuva num autódromo de autódromo de altíssima velocidade e ainda por cima na casa da Ferrari!
“Se tiver chovendo Senna ganha, vocês não sabem quantas rodadas dou, quantas escapadas”, dizia Senna que na chuva tudo pode acontecer e que para ele ganhar não era nada fácil.
Então, Cholonso não tem melhores chances na chuva, muito menos o carro foi acertado pra chuva (será que fizeram acerto pra chuva nos EUA também quando ele também sairia em 8° não fosse a manobra?). As únicas chances dele são a sorte (motivo de ainda estar brigando pelo título – lembrem-se das primeiras corridas deste ano) e as trambicagens. No braço, não tem a mínima chance, visto que não é o que falam (ou Massa virou melhor piloto que ele, pelos resultados nos últimos GPs?).
Barrichello negociando com Caterham… fim do mundo, e agora o que o falastrão do galvão vai dizer, se rubinho correr nessa carroça será que o global terá a coragem de falar de fim melancólico como o que ele insiste em falar a cada corrida de shumacher… certamente não, pois o falastrão Bueno sempre puxa o saco dos pilotos brasileiros.
Fábio porque vce nao comenta o belo treino do massa?
Fábio porque vce nao comenta o bom treino do massa?
Olá Fábio ? Você não acha que o carro do Massa tá diferente do Alonso (o dele estava acertado pro treino e similar ao do Vettel e o do Alonso pra pra chuva) ? Ela não tá tentando colocar o Massa junto do Vettel para segurá-lo pro Alonso chegar ou até pra largar do lado dele e por “coinsidência” bater no carro do Vettel ?
Barrichello precisa de um golpe de sorte, mais ou menos como em 2009 com o bom carro da Brawn, que não foi exatamente sorte pois não era o primeiro piloto. Como isso é muito difícil acontecer, e caso venha a conseguir essa vaga o que acho difícil, vai fazer o seu melhor mas se equipe não tiver condiçõe$$$$ de desenvolver o carro, de pouco adiantar. Se a equipe estiver com bala na agulha para isso, pode ser que aposte em sua vivência …
Interessante. Quando o Alonso largava na frente do Massa, lá pela quarta posição, diziam que ele era o maior de todos, que conseguia tirar leite de pedra.
Agora, nas últimas corridas, o Massa vem correndo bem mais que ele.
O que dizer? Não sai mais leite da pedra? O Massa virou um gênio da F1?
A verdade é que o Alonso é só marketing e vigarice. (Agora que está na Ferrari, a vigarice se multiplicou – tiraram o Maldonado da frente dele)
Não acho que a punição do Maldonado tenha sido vigarice da Ferrari.
Mas vamos estar atentos a Massa na largada
Olá Fabio! Você já viu essa notícia: http://tazio.uol.com.br/f1/kobayashi-lanca-site-de-arrecadacao-de-fundos-para-se-manter-na-f1 ? E aí, o que você acha da idéia? Vai contribuir com o mito também? Abraços.
Opa!
Mais uma coisa o q Barrica tem na cabeca? Sinceramente ele ta parecendo o Eduardo Suplicy! kkkkkk
Meu palpite p amanha:
Hamilton
Vettel
Massa
Abs
Fabio,
O que voce acha dessa regra de nao poder mudar o acerto do carro do treino para a corrida? Ao meu ver, apenas prejudica o espetaculo.
Vi a entrevista desse mala para a globo ontem. Por isso chamo ele de malonso. Essa também não fica atrás.
Realmente ele é um esportista de última categoria. O que ele fez na entrevista ontem foi desmerecer o Vettel gratuitamente deixando a entender que ele não merece a posição que ocupa no campeonato. Elogiou até o Hamilton para explicar a sua teoria. Hoje de novo, quando a coisa aperta ele relembra que o Vettel também fez isso ou aquilo. Vê se o Vettel ta falando bobagem por ai?
Isso não é atitude de um esportista. Alias isso é coisa de quem está tão longe da ética que já não consegue nem ser político. É legítimo o temor das pessoas que acreditam que ele pode estar tramando alguma coisa imoral para tentar ganhar essa corrida. Espero que o massa não faça parte disso.
Um esportista de verdade falaria por exemplo: estamos bem e confiantes para fazer a melhor prova possível mas nosso adversário é forte e tem alguns pontos na nossa frente. Com seriedade e determinação seremos capazes de superar essa adversidade.
Alguma coisa perto disso.
Espero que as crianças na Espanha não se espelhem nesse mala de maneira nenhuma.Existem muitos excelentes esportistas na Espanha. Rafael Nadal é um ótimo exemplo.
Ele é de fato otimo piloto, mas de um carater…
Acho que vc queria dizer “prognóstico”…
Achei os tempos da Ferrari muito distantes das Mclaren e RB. Nos treinos livres estavam mais próximos. Apostaria dizer que a Ferrari classificou com acerto de pista molhada. Sacrificou a posição de largada, mas fica em melhor condição se chover. Algo como: “tudo ou nada”
Dois inconvenientes pro Vettel 1) chuvas 2) largar ao lado do Massa que pode ter sido mantido a frente de Alonso para “fazer o jogo de equipe”
Boa tarde Fábio!
Olha… levando em conta a política da Ferrari aliada a do Alonso quanto ao tema “Ganhar, não importa como” eu não ficaria surpreso se o Massa desse um “chega-pra-lá” um pouco mais forte do que o tradicional, no Vettel, lá na curva 1…
Você disse tudo ainda mais considerando que Massa larga muito bem e deve atacar o Vettel.
Fábio, uma pergunta que deve estar na cabeça de muitos … a Ferrari é talvez a equipe mais “Dick Vigarista” da F1.
Você acha possivel , alguma orientação da alta cupula da Ferrari, para qie o Massa se envolva em algum acidente com o Vettel ?
Não duvido de nada. Mas isso o Massa não toparia.
Abs
Ia perguntar a mesma coisa.
Não sei se a Ferrari mandaria Massa bater, mas um “passe Vettel a QUALQUER custo” eu não duvido.
Não tem isso de não topar não fabio, se mandar ele faz. Já faz tanta coisa pra ajudar alonso seria mais uma apenas.
Com certeza é isso que vai acontecer!!! Os dois se “enroscam no S do Senna e acabou o campeonato do Vettel. Se o Alonso estivesse em quinto, não poderia fazer isso, porque sem marcar pontos o campeonato é do Vettel. Após a classificação Vettel fica olhando para o “nada”, visivelmente preocupado. Não por estar em quarto no grid, mas por ter justamente o “capacho” do Alonso a seu lado.
Pode não bater, mas na largada ele vai ser agressivo e se o Vettel não der espaço eles podem bater …
Na largada o Massa vai contornar a Curva 1 e a Curva 2, e vai se lembrar que já faz algumas semanas que mutilaram o circuito. Daí vai mandar um “currupeio” pra voltar (na contramão) pra pista, logo à frente do Vettel, que já estará em primeiro iniciando a terceira volta! O resto é história… :O)
Se não houver punições, etc, o melhor carro do campeonato finalmente voltou a fazer a dobradinha do grid. E ganha neste quesito à Red Bull. Sõ 4 contra 3. E no total de poles são 10 para a Mclaren e apenas 6 para a RB. A temporada que supostamente é a mais equilibrada dos´últimos anos, tem 16 poles pertencentes a apenas duas equipes. Grande equilibrio, hein.
Hamilton começa a passar Alonso em qualidade de pilotagem. Já achava Vettel o melhor piloto em pista atualmente. Acho que Hamilton pode já ter passado a qualidade de Alonso e, a meu ver, já é o 2º melhor piloto da F1. Alonso está definitivamente num curva descendente irrecuperável. Não sei se Alonso será campeão amanhã, mas se for é uma zebraça brutal.
Button finalmente conseguiu, mas conseguiua apenas ser 2º quando já é mais tarde do que devia para mostrar que é mesmo piloto para ser o líder da Mclaren. Corre o risco de ser batido por um barbeiro Perez em 2013. Juntos vão fazer os números da Mclaren serem ridículos quando comparados com 2012.
Mark Webber, Vettel e a RB foram, até aqui, brilhantes. A corrida de Hamilton é outra. Vettel está gerindo uma corrida de forma genial. Seria um absurdo que o piloto alemão não ser campeão amanhã, faça chuva ou faça sol.
Massa confirma que vinha fazendo um excelente trabalho durante os treinos. É ficar de olho em Massa porque o Ferrari dele está a milhas em qualidade de ajuste, para a corrida com tanque cheio, do carro de Alonso. Para que Alonso chegue à frente de Massa, a Ferrari vai precisar abrir a caixa de marchas de Massa, e ainda mandar que Massa se arraste em pista.
Alonso errou em tudo, mas pode ter errado de propósito, esperando uma corrida com chuva, tendo já feito os ajustes para este tipo de aderência em pista, mas não sei se é suficiente para chegar à frente de Vettel. O carro Ferrari me parece um pouco diferente do que, em termos de necessidades aerodinâmicas, do que era há uns meses atrás. A aderência do carro já não é tão eficiente. Alonso pode estar torcendo errado por uma chuva que pode ser o feitiço contra o feiticeiro.
Maldonado novamente é mais rápido que Alonso, mas o piloto venezuelano não evolui como piloto. Os erros são sempre os mesmos. A condução é sempre quadrada, feia e cheia de vícios.
A Force India começa a abrir as asas e mostrar algumas garras. Neste fim de temporada, a equipe do Sr Malya começa a ser um fruto muito desejável. O carro é mesmo muito bom e pode ser uma das maiores e gratas surpresas para 2013.
Raikonnen e Grosjean começam a se tornar vitimas de uma equipe que tem falhas meio evidentes. Uma equipe muito abaixo em qualidade do que a empolgação da imprensa fez passar. Não sei como a líder global do mercado de refrigerantes foi cair nessa furada.
Já não há o que falar da Mercedes. O regulamente de 2013 só é diferente do de 2012 no aspecto DRS. Esses supostos testes para o carro de 2013 são só para disfarçar os erros do chefe. Hamilton pode ter entrado numa furada.
A Sauber caiu de produção de uma hora para outra. Estranho. Espero que não seja culpa da Monisha. A equipe optou por Esteban e Hulckenberg. A equipe tem tomado decisão brilhantes para 2013 e tem tudo para brilhar.
Senna fez tudo certo até a Q2. Deve largar perto do Massa. Um gp Brasil com dois pilotos brasileiros largando de 10º e 12º está difícil de ver. Será que a Ferrari vai humilhar Massa em pleno GP Brasil, ou será que os chefões da FIAT vão puxar as orelhas de Domenicali e cia lda.?
Grosjean achou que o carro era fluido e que passaria De La Rosa como se fosse água no canudinho. Meio ridículo, exagerado e infantil.
Vç realmente acha que a Mclaren vai ter uma dupla melhor que a atual?Também para quem acha Vettel melhor que Alonso e Hamilton não poderia se esperar mais nada.
Desculpe não compreendi direito seu comentário, mas continuo acreditando que Alonso e Hamilton são melhores pilotos que Vettel.
Nossa cara. Animal seu.comentário. Concordo plenamente.
Vou dar o braço a torcer pro final de ano do Felipe Massa. Classificou na frente do Fernando de novo. Parece estar recuperando sua boa fase, mesmo que, no final das contas, sempre vá andar atrás do Alonso, porque este é sim mais piloto – o melhor do grid, quando o assunto é apenas braço.
Mesmo assim não vai dar pro Alonso. Nem com mais uma manobra da Ferrari – acredita em algo assim antes da largada de novo, Fábio? Seria inútil, creio.
Ótimo ver o Lewis nessa forma! Que se mantenha assim em 2013, trazendo mais uma equipe pra briga, para que o mundial seja ainda mais disputado que em 2012.
Fábio, ou alguém aí, tem o placar de quantas vezes o Maldonado avançou para o Q3 e o Bruno não? É impressionante como o Pastor avança e o sobrinho fica! Valha-me!
Simpatizo com o Rubens. Acho as declarações dele um barato! O jeito sonhador dele também. É diferente dos demais pilotos. Pra mim, é folclore já! Que ele não suma de cena tão cedo. Mesmo que não acerte com a Caterham – e não deve acertar mesmo… afinal, PRA QUE? Correr nesse timeco… PRA QUE?? Continua na Indy, Barrica, e continue perto dos microfones! Um barato! Sério!!
Abraço!
Vettel eu não acho que este numa boa..
Detalhe Felipe Massa esta larga logo atraz dele, e Se Alonso quiser campeão não duvido nada se Massa ,encher logo na largada a trazeira do carro de Vettel, na ferrari nada é impossivel ..
depois que a pista secou, o menino andou… se amanhã der chuva o alemaozinho vai dançar.
O Massa já vai sair com uma ordem dos boxes: Acabar com a corrida do Vettel ! ! !
E por ironia, em 2008, em uma ultrapassagem na ultima volta, Vettel deu o campeonato mundial para o Massa.
tudo bem que na ultima curva por conta d euma garoa mais forte, o glock foi ultrapassado, mas o Vettel na época na Toro Rosso, foi para cima do Hamilton jogando a favor do Massa …
Uma pena que o Massa não vai poder retribuir!
Parabéns ao Felipe por sua excelente classificação…., percebe-se que enfim (muito tardiamente) acharam a configuração ideal do carro que melhor adapta o seu perfil de pilotagem aos (novos) pneus. Chances de vitória amanhã caso a Ferrari não apronte uma das suas novamente. Em relação ao Barrichello, caso sua negociação com a Caterham atrapalhe a entrada do Razia na F1, será de uma irresponsabilidade que beira o amadorismo, pois ele já teve o seu tempo e não aproveitou.
Já deixando o meu palpite para manhã
1 – Massa (sem história do Lacre);
2 – Hamilton;
3 – Webber.
Se Barrichello conseguiur a vaga, não foi ele que tirou a vaga de Razia e sim a Caternhan. É óbvio que Razia merece, assim como Lucas de Grassi merecia até mais do que Bruno Senna, aliás, ninguém se lembra mais de citar o Lucas, por isso o que Barrichello faz é certo, afinal é uma competição e mesmo com o Razia, daqui a pouco ninguém mais vai se lembrar dele ….
Barrichello aproveitou muito bem seu tempo, só não foi campeão, como a maioria.
Mas poucos tiveram mais de 10 vitórias, como ele.
COMUNICADO DA FERRARI
A Scuderia Ferrari informa que lamentavelmente o piloto Felipe Massa irá largar amanhã do PIT LANE, entenderam né. PIT LANE! Pedimos a compreensão dos brasileiros, porque estamos em um momento crucial do campeonato. Molte grazie!
Mas apesar do Alonso ter apostado todas as fichas na chuva nao adiantará, Vettel TRI CAM-PE-ÃÃÃOO!!!
“O Felipe que esta de bem com a vida, esta de contrato renovado, e ele morre de rir de todas as besteiras e bobagens que se fala e que se escreve. Veja o tempo do brasileiro, OLHA O NOSSO FELIPE, ESTA ANDANDO MAIS FORTE QUE ALONSO! Felipe esta pilotando MAIS FORTE que Alonso Burt”
“E tem um detalhe Galvão, porque às vezes o Alonso TEM uma “asa” nova e Felipe NÃO TEM? Porque, quanto mais tempo o projeto fica no túnel de vento, melhor fica. Então, o jeito é liberar a “asa” bem próximo da corrida, aí não tem tempo de fazer duas “asas”, e o Felipe fica sem”
*Me dá licença Seixas, kkkkkkkkkkk
“Isso é NORMAL Burt, acontece em todas as equipes”
*Outra vez, kkkkkkkkkkkkkk
“Reginaldo, o Felipe veio andando muito próximo do Alonso nos últimos treinos, ou até mesmo na frente. Eu dizia que o Felipe esta de bem com a vida, e morre de rir das bobagens que se escreve! Agora, teve um alemão que bateu o recorde do ano, disse que Felipe só ficou na Ferrari por causa da altura. O Webber tinha contrato com a RBR e foi perguntar se a Ferrari queria ele no lugar de Felipe. ELA DISSE NÃO OBRIGADO, QUEREMOS O FELIPE!!!”
“E O SCHUMACHER FOI REALMENTE DEMITIDO DA MERCEDES(e o Rubinho Galvão que foi demitido da Brawn e Williams?). E O SCHUMMY PROCUROU TAMBÉM A FERRARI QUE DISSE NÃO OBRIGADO! E ATÉ COM A SAUBER ELE CONVERSOU, MAS AÍ(risos)ERA DEMAIS! Hoje em dia Reginaldo cada um fala e escreve o que quer, fazer o que”
“Essa é para os críticos, hoje Felipe fez uma classificação de gente grande e com muito mais QUALIDADE-DE-VIDA que o espanhol! Eu sou muito mais o Felipe Massa no GP Brasil, e muito mais em 2013! Alonso já começa ficar MUITO INCOMODADO com a VELOCIDADE-NATURAL de Felipe largando regularmente a frente, o que vc acha Reginaldo?”
“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”
“é sim, é sim”
Durante o GP Brasil Alonso levemente se aproxima de Felipe, Galvão comentam meio-contrariado:
“Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, e eu queria a opinião do Emerson Fittipaldi, é uma equipe chama-se Ferrari. Um esta brigando pelo título, o outro não foi bem na primeira parte da temporada mas vem botando FORTE PRESSÃO no espanhol. Nesse momento Massa entregando a posição me parece absolutamente normal. O que vc acha Emerson?”
“TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO!!!”
Nesse momento Galvão fica CA-LA-DO e R.Leme dispara pra fuder ainda mais:
“Nas circunstâncias atuais eu não tenho nenhuma dúvida, é isso mesmo”
Aí vem a melhor parte do GP Brasil, o espanhol encosta de vez no Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio e tome Galvão Bueno:
“É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe. Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA para a ultrapassagem do Alonso”
“Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai chover CRÍTICAS que vai ser um problema. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: “EU VOU AJUDAR MEU COMPANHEIRO DE EQUIPE”, e assim a coisa funciona. Aí vc esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, e ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que né, de circo eu entendo muito por isso estou aqui”
SEU RETARDADO…
É isso aí: pior que tá não fica!!kkkkkkk
Para de beber, cara!! Ninguém te entende!
Perfeito.
Para quem não entendeu ele fez um satíra ao mala do galvão bueno.