Imagens do front (1)
22/11/12 14:37Uma quinta-feira quente em Interlagos, 25ºC no ar, 47ºC na pista.
O circuito está assim…
Tirando isso, um bom papo com Massa. E por bom papo, quero deixar claro que falamos de trocentos assuntos, menos de F-1. Primeiro, porque não adiantaria: a Ferrari vetaria, seria um constrangimento desnecessário, sabemos como a banda toca. Segundo porque nem só de F-1 é feito o mundo, mesmo num autódromo, mesmo num final de semana de corrida.
Mas é legal ver que um cara que tanto critiquei neste ano não leva as coisas para o lado pessoal. Sim, ataquei algumas de suas atitudes profissionais e não me arrependo. Mas isso não quer dizer desrespeito à pessoa. Ele é um garoto legal e entende isso.
E acreditem: saber separar as coisas deste jeito é de um profissionalismo raríssimo no esporte. Poucos, muito poucos conseguem.
Nunca deixei de torcer pelo Massa por conta disso: é um cara de bom caráter, honesto. Hoje em dia, diante da fase ruim dele, o Rubinho “acabou ficando bom piloto”, “melhor que o Massa” e tudo o mais, mas eu discordo veementemente disso. Primeiro, porque o Massa tinha, sim, muita velocidade antes do acidente (não à toa disputou um título até a última curva), e segundo pelo discurso. Felipe nunca vem com conversa mole, com desculpa esfarrapada, e não fica reclamando da equipe que nem o Barrichello, que hoje se refere ao Schumacher como “inimigo”, mas que se sujeitou a ficar seis temporadas com o time, esperando “ter chance”. Massa sabe sua condição dentro do time atualmente e não fica reclamando, faz o trabalho dele. Tomara que no ano que vem ele ande melhor e faça uma grande temporada, pelo menos num nível de um Webber ou Button.
baseado no que sei d f1 se o Bruno não tivesse talento não teria feito o que fés esse
ano , mas oque não entendi o que foi o seu
ponto forte o ano passado que foi as qualificicação esse ano ea corrida sera que ele não amarelo nos treinos???
Fabio e o Bruno vai ou não vai trocar e equipe?
Admiro muito a pessoa de Felipe Massa,mas
convenhamos que, estando o Piloto há quase oito anos na escuderia, e tendo há pouco tempo renovado o seu contrato, Não
seríamos nós os ingênuos ao pensar que ele desconhece as artimanhas usadas por sua Equipe.Estamos tratando de uma pessoa Adulta, que tem ciência do Certo e do Errado,assim creio eu. Obrigada
Fábio cheguei em casa agora e como o vicio é grande vim direto para a net! rsrsrsrs… como mué reclama! kkkkk….
Agora não vou poder ler o comentários do demais companheiros de blog, sempre faço isso! e por isso não se alguém já comentou, mas se não então lá vai… Essa gare com o nome de Bottas quer dizer algo em relação ao futuro do Bruno? Abs..
Bipolar,em todas as etapas em que o Bottas fez o P1,a Williams adotou esse procedimento.Quando começa o P2 e o Bruno assume o cockpit,eles trocam o nome na garagem.
André obrigado pela informação, pois não havia reparado ou não li nada a respeito! Abs..
Na minha maneira de pensar, o Bottas tem sua carreira administrada pelo acionista ( sócio ) da Willians, sendo assim, ele mantem o Bottas como único piloto reserva em atividade, ocupando o primeiro treino de todo GP no lugar do Bruno, com uma unica finalidade, encaixar o menino em outra equipe e assim obtendo o resultado desejado como empresário, ele na Willians, seria tirar do bolso direito e colocar no esquerdo. Mas não acho que ainda chamou atenção de alguem, torço e acho que Bruno fica.
Fábio, no início desse ano saiu uma notícia que se a Ferrari não ganhasse o campeonato de construtores, ou com um de seus pilotos o Mundial de Pilotos. Se eu estiver errado corrija. O Domecali. Perderia seu cargo na Ferrari? Você sabe alguma coisa a respeito ?
Não. Vou apurar.
Flavio Briattori seria a melhor opção pelas condutas da equipe.
Não dá ideia! rsrsrsrs
A tá! falsidade agora mudou de nome?
Massa declarou que não liga para que : “o cara escreve no blog”.Tem a consciência tranquila (sic).Os comentários do Alonso são mais para lamentar , do que para comentar.
Na época do Alemão, as atitudes da Ferrari eram muito parecidas, não entendem que nem sempre os fins justificam os meios.Uma pena.
Torço, sinceramente, para que o carro do Alonso apague na primeira volta, e o Massa no ano que vem mantenha a sua posição de banana da equipe.
PS: o Massa disse , que na Ferrari, fez mais que o Rubinho. Ele estava errado, faltava o atestado de submissão e aceitar que sempre foi o segundo piloto.Agora não falta mais.
Abraços.
Provavelmente o Massa nem faz ideia do que vc tem escrito sobre ele. Ou então leu e não deu a mínima. É um pouco de presunção da sua parte assumir que ele leu, se importou mas soube separar as coisas por ser profissional. O que vc acha da possibilidade de não ser tão influente quanto pensa que é?
Até onde se sabe você não esteve lá pra saber se conversaram sobre esse assunto. E, na boa, o Fábio ser ou não influente não é o caso. O Felipe conhece o Fábio e sabe o que ele faz e para quem escreve. Nada mais natural que ele acompanhe, vez ou outra, as notícias do jornalista.
Fabio,você lembra quando o Massa criticou o Nelsinho Piquet pela batida proposital em cingapura 2009 para beneficiar o Alonso e com isso prejudicou sua corrida e mais pra frente perdeu o titulo por um ponto? sera que ele não pensou que estava agindo praticamente do mesmo modo que o Nelsinho? essa marmelada que ele e a ferrari fez prejudicou outros pilotos inclusive o Bruno Senna q foi obrigado a largar do lado sujo da pista. e como diz o ditado pau q bate em chico bate em francisco tambem,e o sempre beneficiado e o Alonso.
Caro Fabio, por outro lado, na pagina principal do UOL de hoje, o Massa deu a seguinte declaração “(…) Sempre fui um cara honesto, mas na torcida sempre tem o cara que não tem o que fazer e vai escrever besteira nos blogs(…)”. Será que ele entende e separa as coisas mesmo? Ou está se referindo a outro blogueiro?
Comigo ele foi super simpático, como sempre.
Abs
Boa tarde Fábio.
Concordo com muita coisa que você escreveu.
Queria deixar minha opinião sobre a Ferrari.
Acho que a Ferrari faz mal a Formula 1, desde a época do Dick Vigarista (pois nunca saberemos se ele foi “o cara” ele sempre corre sozinho, aliás com um escudeiro desde a primeira prova do ano”, nunca saberemos se ele foi grande mesmo, em se tratando de ferrari, pois nunca dividiu uma curva com um companheiro…. isso é legal pra o esporte??? essas manobras da Ferrari “dentro do regulamento” são legais para o esporte?? eu me sinto mal vendo esse ganhar a qualquer custo. E digo Se o Vettel fosse da Ferrari ele ou o weber jogariam o carro em cima do Alonso e fim de papo… campeão, ainda bem que é a RED BULL!!!!
Abraços
Sábado e Domingo estarei em Interlagos
Rogério sp
Um jogador brasileiro, de futebol, rompeu com o código de ética e marcou um gol em uma bola que deveria ser entregue ao adversário. Foi motivo de críticas, merecidas por todo o planeta da bola. Só como complemento o gol que fez foi validado porque não há nas regras do futebol nada que impeça o que ele fez. O treinador do time dele imediatamente, segundo disse, mandou que o time deixasse o time adversário fazer um gol para anular a vantagem indevida. Quanta semelhança com a Fórmula 1 que a Ferrari diz ser a equipe mais tradicional e pode fazer gato e sapato porque todo mundo ama-a. Vamos deixar de assistir a este esporte e vamos ver se a FIAT (é ela mesma que é dona da Ferrari) continua derramando o toró de dinheiro que derrama e a turma não perde o emprego.
Eles precisam tomar vergonha na cara e não fazer entrevistas dizendo que se sente orgulhoso (quem disse?? foi “o melhor piloto da atualidade” eleito por não sei que critérios a não ser o achismo puro e simples pelo que vi até agora).
Concordo, pura e simplesmente pq prejudicou outros pilotos de tras do grid
Um cara com um bom carater pode ser sim campeão na F1, desde que seja acima da média dos outros, não aceite um contrato para ser segundo piloto, que faça a lição de casa, ou seja, seja melhor que seu companheiro de equipe e na pista seja um adversário muito forte, mas jogando limpo
Fábio, acabou de sair no tazio.com.br que o Pérez acabou escorregando na entrevista e revelou que Gutierrez é o novo piloto da Sauber. Kobayashi fora, a F1 ficará mais chata…
Não é fácil….!!!! Sem dois galos!!!
Não canso de admirar o safety car!!! Que carro espetacular!!
É isso aí Fábio. Apesar de tudo o que esperamos de alguem que chegue a F-1, não é pra qualquer um ter posturas corretas e equilibradas, mesmo depois de apanhar tanto. Esta é uma semana, que aguardamos o ano inteiro, e lembro-me de suas palavras, quando estava em interlagos, na que seria a última corrida do Rubens, e nada estava mais em disputa e voce parabenizou cada um que estava lá, lotando o autódromo, e dizendo que os que ali estavam, amam de fato essa coisa chamada F-1 e Automobilismo. e é verdade, somo loucos por isso tudo!
Intimamente Massa deve saber que o jogo de equipe em Austin foi imoral. Prejudicou metade dos pilotos que largavam atrás (Senna por exemplo).
Por isso admiro a Red Bull. Se quisessem bastaria abrir o câmbio de Webber e o alternariam o grid novamente, mandando Alonso para a parte suja.
Emerson Fernando
Concordo c o primeiro paragrafo, mas no segundo sera q webber n cederia a posicao p alonso e perderia o escudeiro, acho q n valeria a pena…
Fábio, o Bottas vai fazer o primeiro treino livre no lugar do Senna?
Poxa, correr aqui com os dois treinos tinha que ser obrigatório para o Bruno. É o local onde ele tem mais torcida e visibilidade dos patrocinadores.
Sim, vai ser o Bottas.
Interlagos precisa se modernizar urgentemente. Conheço essa área do paddock, tudo apertado, sem conforto, poucos banheiros. Isso não faz jus ao belo traçado e a história da pista. Já passou da hora de construir algo em frente ao setor G.
Dizem que o Barrichello é um que sabem separar bem esses assuntos, não é Fabio?
Não. Ele é o anti-exemplo.
Abs
Eu sei, só perguntei pra ver sua resposta! rsrsrs
Falando em Senna, Fábio, sei que já deve saber algo sobre o futuro pois já escreveu de forma direta que ele estará no grid ano que vem, mas poderia dizer algo mais sobre isso ou somente teremos que aguardar algum anuncio oficial?
Se eu tivesse a informação completa, eu daria no blog.
Abs
passa a incompleta entao Fabio!rsrs
Grato pela informação.
Mas onde ele tem mais chances hoje ? Williams ou Force India ?
“Raríssimo no esporte”, não. Raríssimo na vida.
Boa tarde Fabio, antes de mais nada desejar um bom trabalho na cobertura do tri campeonato de Vettel, sobre a internet, não pensou que já que a Ferrari quebra o lacre do cambio, você poderia ter feito um gato na internet, moro perto, se precisar dou a senha do meu roteador, e que bom que foi bem recebido pelo Felipe Massa, acho mesmo que diante de tanta falta de dignidade com a torcida e com o esporte, sobra mesmo diante de toda torcida no seu pais, um pouco de humildade.
Eu não sei como o Felipe Massa tem coragem de um dia antes de começar os treinos no Brasil, ele vem a publico dizer que vai fazer de tudo para vencer no Brasil, será que ele esta contando que o Vettel vai quebrar as Mac Laren não vão andar, o Weber vai bater na largada e o Alonso não vai precisar do primeiro lugar. Meu Deus, quanta inocência, ou somos trouxas mesmo e nunca temos coragem de se manifestar. Recado a você Felipe Massa, se por acaso você fizer tempo melhor que Alonso na classificação, a Ferrari dessa vez vai quebrar o lacre do seu motor, ou não percebeu ainda em que equipe você esta, ou se esqueceu que na ultima corrida saindo do box teve que tirar o pé de novo p/ Alonso passar, esquece isso, eu imagino que toda torcida que você tem ou teve, foi capaz de entender a falta de resultado esse ano, eu particularmente estive aqui por varias vezes te defendendo sem mesmo ter procuração para isso, não resta duvida que você é rapido, não precisa provar nada, mas como Rubinho fez a opção certa na hora errada, eu preferia mil vezes torcer por você em qualquer outra equipe e tenho certeza que ia se sair muito melhor, ninguem vai investir tanto na F1 em um bi campeão para fazer você campeão, e capacidade não falta, eu vou estar lá, mas torcendo pelo esporte digno, “Vettel”. Quer fazer alguma coisa pela sua torcida, pelo seu pais, comece o ano exigindo um carro que se encaixa em você e tenha resultados suficientes para não ter que trabalhar para o KID VOGARISTA.
Vinícios…faltou o botão “curtir” aqui no blog para o seu comentário…
Também torço para que o Felipe se levante…mas nesse esporte você precisa ter “pelotas”… Achei interessante um comentário que o Prost fez sobre o Senna certa vez: “Ele acha que não pode morrer…” Acho que esse sentimento é o que espelha bem o que um piloto de F1 tem no sangue, e o que os nossos representantes não tem…vencer nem que eu tenha que morrer…que foi o caso do nosso Ayrton e de vários outros…
Você quer dizer SEU Ayrton, né?
Correr a 300 km p hora a maioria dos pilotos comprova que não tem medo de morrer. O que o Prost disse foi sobre manobras abusadas do seu Senna nas corridas, principalmente jogando o carro em cima dele (Prost).
O que o Senna fez em 90 foi apenas o troco do que o Prost havia feito um ano antes. Se o Prost fez e ficou com o título, porque ele não o faria também?! Simples assim.
Se você não viveu na época, e apenas vê vídeos no Youtube, não venha falar do que não sabe.
Botão de curtir foi ótimo, obrigado, esse comentario do Prost se não me engano foi quando Senna o tirou da pista na largada em suzuca para se tornar campeão em resposta ao que Prost havia feito um ano antes, sobre medo de morrer, desculpe, já corri e participei das 1000 milhas na decada de 80, com verdadeiras cadeiras eletricas na época, ninguem corre pensando no perigo, fora que os carros de F1 superam em matéria de segurança, e tambem não acho que o Rubinho, Massa, e outros que por lá estiveram não tem as tais pelotas ou culhões, na F1 você precisa mesmo estar no lugar certo , na hora certa com um carro que se encaixa no estilo de pilotar, a morte do Senna foi uma fatalidade ” quebra da barra de direção ” isso sim sempre pode acontecer” a grande diferença é que ele esteve no lugar certo e na hora certa e tinha determinação e podia usar, Massa e Rubinho tambem tem, mas sempre foram determinados pela equipe o que por muitas vezes desmoraliza e tira suas chances, o Rubinho ter entrado nessa fria ” Ferrari ” sem imaginar que isso ia acontecer é aceitavel, mas o Massa insistir só se for pela grana mesmo.
ate q enfim, vejo comentarios coerentes com a realidade atual..em 2008 a ferrari e Briatore tiraram o campeonato do Massa. sera que ele desprendeu? acho que nao..O acidente interferiu no seu desempenho? acho que sim. a vinda do Alonso com grande patrociniio prejudicou? sim a priorodade e Alonso, e vamos admitir, Massa esteve mal em algumas provas…Mas denegrir a pessoa e o profissional como algumas pessoas fazem e ruim. Poderia ir para outra equipe? qual ? a unica que valeria a pena e a Maclaren, nao teve chance nem tempo, quando o Hamilton assinou com a Mercedes, imediatamente fecharam com o Perez…acho que ja se arrependeram…O que nos temos que entender como torcedores, e , que ele corre por ele , por sua profissao, nao por nos…ele nao vai sair da Ferrari e ir para um time pequeno, sem a minima chance de andar na frente so por patriotismo como dizem alguns..O Sena nao e mito? so ganhou campeonato quando teve um bom carro. Falam que o Alonso e o melhor, nao acho, ele tem a equipe com ele, quando isso nao aconteceu levou um cacete do hamilton.
Se me permitir, Felipe Massa não desaprendeu, o carro não é feito para ele, se acompanha a F1, vai perceber que na primeira metade do campeonato o Alonso tirava mais resultado do carro e com todas as mudanças feitas o carro passou a encaixar melhor para o Massa, ele é tão rapido quanto qualquer outro, desculpe, mas o acidente não mexeu com nada não, sobre qual equipe, a Mac Laren não teria o Massa como opção, acho, mas vou dar exemplo de equipes menores ou pequenas como vc disse que com certeza ele teria o dobro de pontos que tem, Lotus, Sauber, Force india, Willians, não são poucas, salário não sei, e se ele corre por ele, nem precisamos desejar boa sorte, rico já esta bastante.
Curtir
Quanta bobagem….
Lewis Hailton com uma garrafa de água brasileira? Isso que ele colocou dentro é um energético?
Escreveram errado na última foto, o correto é “SENNA”
Massa é u grande profissional, campeão de caráter, uma pena que estes normalmente não levam o título de pilotos.Parece que para ser campeão nesse esporte é necessário um mínimo de maldade.
não, pra ser campeão é necessário ter o melhor carro. Ou um carro igual ao dos outros, e ser melhor piloto, só isso.
Não quero polemizar, mas “campeão de caráter”?! Você exagerou e muito, meu caro.
Se o Massa fosse esse “campeão de caráter”, se recusaria a participar das trapaças da Ferrari, sendo inclusive chamado de “galinha” indiretamente, quando o Presidente da equipe disse que não admite dois galos no mesmo poleiro – sendo o Alonso o tal galo. Ele procuraria outra equipe para correr e certamente algumas delas ficariam felizes em tê-lo por lá.
Mas o dinheiro fala mais alto, mais até do que o respeito próprio.
Em todo ramo ou esporte você precisa ser um pouco puta, ter malicia, ser malandro com inteligência, nesses quesitos o Piquet é campeão, Massa não é bobo não, mas não pode se posicionar, recebe para ser posicionado.
Só saindo um pouco do foco do post mas uma frase do Alonso mostra um pouco a personalidade dele ele diz”…não sei se mexeram na caixa de cambio ou não…nosso trabalho é mais importante…”, lembro da frase dele no caso da batida do Nelsinho “…não sabia de nada sobre isso…” fica no ar uma sensação, pelo menos minha, de que tipo assim SE FOR PRA EU GANHAR PODEM FAZER O QUE QUISEREM. Triste isso para alguém dito esportista.
É Junior! Pra vc ver que o “El Fodon” não veio a F1 a passeio. Esta é uma das diferenças de um bom piloto para um grande piloto… É só ver a história de cada um deles que vc verá que o modus-operandi não é tão diferente assim.
Sou um grande Fã do Felipe Massa. Gosto do estilo arrojado com que encara cada curva. Passou por um mau momento, mas por circunstâncias óbvias, o deficiente carro da Ferrari.
Condeno a Ferrari pelo jogo de equipe feito na Alemanha, que no fim do campeonato não adiantou de nada pois o Alonso não conseguiu nem ultrapassar o Petrov na corrida final em Abu Dhabi…
O jogo de equipe esse ano foi correto, pois Felipe não tinha mais chance de títulos, lembrando que da metade do campeonato em diante Felipe foi um dos pilotos que mais pontuou. Vamos esperar que a Ferrari presenteie Felipe com um carro competitivo em 2013, ai sim, quero ver o bicho pegar entre Felipe a Alonso!
Abraços!
Não quero dois galos no mesmo puleiro…lembra?Também gostaria muito de ver o Massa brigando por vitórias, mas acho que não vai ser na ferrari.
Ah é, o jogo de equipe desse ano foi correto?
Os caras prejudicaram todos os pilotos que se classificaram do lado limpo atrás deles.
Alteraram um resultado de classificação definido na pista.
Não foi ilegal, mas foi anti-desportivo.
Concordo com vc Maurício, foi de uma safadeza sem tamanho, jogo de equipe é uma coisa, mas prejudicar quem conseguiu resultado na pista é outra coisa, e o Felipe nao pode fazer nada, essa regar tem que mudar, a Ferrari nao trocou o cambio, apenasnquebrou o lacre, somente isso, pura malandragem baseada num regulamento que deixa brechas. Mario
Isso jamais acontecerá enquanto Alonso lá estiver.
Vc não deveria ter essa esperança.
Voltemos para Schumacher e Irvine.
Irvine só pode correr quando Schumacher se machucou.
Rubinho sempre na sombra do alemão.
E agora Massa na sombra do Alonso.
Não adianta, a Ferrari é equipe de um piloto faz tempo.
E sempre será.
Corrigindo. A ferrari é uma “equipe” sem ética e sem competência.
Nada contra jogo de equipe, faz parte, mas como a Mac Laren, RBR fazem, faltando 2 ou 3 provas para o fim do campeonato, romper o lacre do cambio e não precisar provar a quebra pela telemetria para a FIA é um absurdo, falta de ética, uma tremenda marmelada, e se agora a RBR se achar no direito de fazer o mesmo em interlagos se hover circunstâncias que os ajudem ou a Lotus para tentar dar mais uma vitória ao Kimi, e ai?????????