Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
21/11/12 11:05

Interlagos, às vésperas de mais um GP (Gabo Morales/Folhapress)


 

A mala obviamente ainda não foi feita, mas amanhã embarco para São Paulo.

De quinta a domingo, o trabalho será em Interlagos.

Um GP amado e odiado pela F-1.

Sim, a categoria curte muito aquele traçado. Não é o Interlagos antigo (e, sim, poderiam ter conservado aquela pista), mas ainda assim é das melhores pistas da F-1. É difícil ver corrida ruim em São Paulo.

Mas a F-1 detesta ter que viajar para São Paulo. E, paulistano que sou, entendo.

Dos hotéis, na marginal Pinheiros, até o autódromo, a categoria cruza um pedaço horrível e mal cheiroso da cidade. Todo ano alguém é assaltado. Furtos são comuns… É triste, mas é compreensível.

(Isso porque talvez a F-1 ainda não saiba que desembarca na cidade, neste ano, em meio à sua mais complicada crise de segurança.)

Segue a programação do GP do Brasil, 20ª e última etapa do Mundial:

sexta-feira
10h-11h30: F-1, 1º treino livre
12h-12h35: Porsche Cup, treino livre
14h-15h30: F-1, 2º treino livre
15h45-16h20: Porsche Challenge, treino livre

sábado
11h-12h: F-1, 3º treino livre
14h-15h: F-1, treino classificatório
15h10-15h45: Porsche Cup, treino classificatório
16h-16h35: Porsche Challenge, treino classificatório

domingo
9h15-9h25: desfile de carros de serviço
9h40-1015: Porsche Challenge, corrida
10h30-11h05: Porsche Cup, corrida
13h30: F-1, formação do grid
13h45: F-1, fechamento dos boxes
14h: GP do Brasil, 71 voltas

Em tempo: a meteorologia prevê possibilidades de chuva em Interlagos no sábado à tarde e chuva forte no domingo pela manhã, diminuindo de intensidade à tarde

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcus Alves comentou em 22/11/12 at 11:26

    Fábio,

    imagine o DRS naquele retão antigo de Interlagos…

  2. Allan comentou em 22/11/12 at 11:16

    Deveriam colocar policiais a paisana durante o trajeto assim os vagabundos não seriam intimidados mas sim presos em flagrante e aí sim a F1 traria algo de bom pra cidade em matéria de segurança, ajudaria eliminando 1% dessa corja…

  3. Nelson Storani Jr. comentou em 22/11/12 at 10:13

    Fábio. Sobre a possível ida da F1 para SC, quais as chances? E seria provisório até a reforma em Interlagos, levando o Paddock para a reta oposta?

    Abraços

  4. RUBONE comentou em 22/11/12 at 10:00

    Fabio por favor fale ao Bruno Senna ficar com a boca quieto.Só fala bobagem.Como podemos torcer por um piloto bunda mole que nem ele?.

  5. Mauricio - Pouso Alegre comentou em 22/11/12 at 9:59

    Um domingo de chuva em Interlagos me faz lembrar de 2008, onde o Massa perdeu o título na última volta. Imagine um cenário semelhante onde o Alonso está em primeiro e Vettel em quinto e, na última volta, ultrapassa e termina em quarto. Alonso é campeão apenas por alguns segundos!! Será???

  6. marcos oliveira comentou em 22/11/12 at 8:59

    Fábio….. talvez tenhamos a infelicidade no GP Brasil de presenciar mais uma sacanagem da ferrari (com letra minúscula, como está agindo e ficando a equipe e seu primeiro pilotinho) para alijar o Vettel da disputa. Espero que o nosso Massa não participe de mais alguma falcatrua para não desmoralizar mais ainda a sua imagem, principalmente por se tratar de uma prova em seu país. Dedos cruzados!

  7. Paulo comentou em 22/11/12 at 8:55

    Fábio, li um reportagem do Bruno Sena dizendo que o Alonso merece o título desse ano. Faça uma matéria computando qual seria a pontuação hoje de Alonso se a Ferrari não fizesse jogo de equipe como a RBR.

  8. Arawak Deserter comentou em 22/11/12 at 7:21

    “poderiam ter conservado aquela pista”…

    Poderiam não, “deveriam”! A mutilação perpetrada nessa pista deveria ser julgada como crime de lesa-humanidade! Nos meus bons tempos de bandeirinha da Speed Fever, no início dos anos 80, dei algumas voltas no traçadão (algumas delas ao volante) e posso dizer que pouca coisa no mundo se compara a descer os 800 metros “ladeira abaixo” do Retão com o pé direito quase encostando no radiador!
    By the way, vale o click: http://bandeiraverde.com.br/2010/11/12/calendario-do-verde-interlagos-1940-parte-3/

  9. Jose Yoh comentou em 22/11/12 at 2:20

    Já tá mais que na hora de dar uma vaiada de acordo assim que o Massa for para a pista.

  10. Roberto comentou em 22/11/12 at 0:46

    Fabio você viu a notícia que o Beto carreiro quer levar a f1 p SC e já tem um projeto de circuito feito pelo Tilke de um autodromo para la? será possivel isso acontecer?

    • Alan Roberto comentou em 22/11/12 at 22:18

      o Beto Carreiro???

      Como assim???

  11. Dorival Augusto Gomes comentou em 21/11/12 at 23:42

    Formula 1 ou marmelada cascão, titulo decido nos batidores, que vergonha o esporte mundial, no volei , ciclismo, futebol automobilismo etc etc etc globo e ferrari e marmelada tem tudo a ver

    e que beleza

  12. fernando comentou em 21/11/12 at 23:33

    Fabio, vc fala da segurança daqui como se só aqui acontece essas coisas. As corridas lá na turquia e aqueles outros paises aconteceram entao no mais puro ambiente familiar, seguro, sem guerras e sem violencia né? Isso nunca aconteceu nas outras pistas? Eu nunca tive oportunidade de ir para outros paises acompanhar as corridas, acredito que vc ja teve esta oportunidade, e profissional qualificado q vc é gostaria q vc falasse um pouco da segurança das cidades de cada etapa da f1 2012, tenho certeza q a violencia nao é exclusividade de São Paulo, e vc sabe disso. Tem gente q mora na favela e pode nunca sofrer um ato de violencia urbana na vida inteira, aí essa pessoa vai para uma regiao nobre de sp e acaba sendo assaltada lá, e aí, o q vc tem pra dizer num caso desse? Violencia tem em todo lugar, do mundo inteiro, alguns lugares mais, outros menos, alguns lugares divulgam, outros abafam e a vida segue. Infelizmente SP nao tem a segurança q os moradores gostariam, vai fazer o q? Deixar de viver por causa da violencia?… abs

  13. Francisco comentou em 21/11/12 at 22:24

    Fábio, dá uma olhada nesta foto: http://marcabrasil.ig.com.br/automobilismo/fotos/11senna630douglasabysaber.jpg

    É sempre assim antes do primeiro treino livre, ou a Willians já está deixando claro que o Bruno Senna estará fora da equipe na próxima temporada?

    Abs.

    Obs. Gostei da dinâmica do blog nos últimos dias.., bem diferente daqueles dias de marasmo. Valeu.

    • ANDRE DE ITU comentou em 22/11/12 at 14:02

      Sempre que o Bottas treina eles colocam o nome dele na garagem enquanto dura o P1,eu ja tinha reparado nisso a varios GPs atras assistindo a transmissão pelo Sportv.

  14. Rafael Fernandes comentou em 21/11/12 at 21:06

    Fabio,

    Ele volta!
    http://www.youtube.com/watch?v=6imD6_ppMjk&feature=player_embedded

  15. Robson Fernandes comentou em 21/11/12 at 20:17

    Fico triste. É o último programe-se do ano. Agora só ano que vem. Essas “férias” da F-1 eh fogo. Vamos torcer para a prova rolar da melhor maneira possível.

  16. renatohk comentou em 21/11/12 at 20:16

    Que o GP é ruim pro staff todo é evidente.
    O problema é que ele é ruim pro fã também. Falta organização, falta educação por parte do brasileiro (e olha que o paulistano médio é dos brasileiros mais educados), e falta até um bom estado de asseio geral nas instalações, que é especialmente desagradável.

  17. Diego comentou em 21/11/12 at 19:55

    Fábio e o projeto sobre o autódromo de santa catarina? será que vai a frente?

  18. Rafael Mueller comentou em 21/11/12 at 19:45

    Fábio, você está sabendo algo sobre isso
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/11/chefao-da-formula-1-visita-o-parque-beto-carrero-e-conhece-projeto-de-autodromo-3957917.html ?

    Será que existe mesmo a chance de termos uma corrida aqui em SC e não em SP?

    • Rafael Mueller comentou em 21/11/12 at 19:52

      Mais fotos da visita, em http://blog.betocarrero.com.br/acredite-em-santa-catarina/

  19. joel belmonte fialho comentou em 21/11/12 at 19:40

    Tudo bem só esqueceram de uma coisa Hamilton vem abanando os quatro ventos tentando justificar a falha da Mac Laren, onde esqueceu de priorizar o talento dele
    fica dificil entender mas a regra do jogo é este e fica ruim modificar o que já esta feito . Lewis Hamilton teve varios problemas com Nicole, que desistabilizou o piloto porém nada mudou na sua forma de pilotar é um dos melhores na atualidade, não podemos falar em corpo mole por parte da equipe, mas fica a duvida! Neste Gp Brasil Hamilto tem tudo para sair vencedor se isto acontecer o tricmpeonato fica na mão de Vettel, Alonso terá que esperar o proximo ano. Vettel tem tudo para sagrar-se tri , são treze ponto diferença só que venceu 6 vezes este ano ….

  20. João Paulo Meira comentou em 21/11/12 at 19:06

    Tio Bernie também curte uma diversão……

    http://blog.betocarrero.com.br/

  21. Racing Fan comentou em 21/11/12 at 19:03

    Interlagos realmente é um circuito muito técnico e difícil. As corridas são boas, mas o autódromo começa a ficar obsoleto em muitos sentidos. Nos tempos em que estamos, um autódromo como este, pelo menos onde ele está localizado, pode ter os dias contados como circuito F1. A tendência é clara. Cada vez mais entram novas pistas-complexo com atrações multíplas. O negócio F1 é muito mais complexo hoje do era há 20 anos atrás. Interlagos pode estar sob pressão. As maiores entidades internacionais do esporte, como a FIA, a FIFA, o COI se preocupam cada vez mais com a mobilidade do torcedor e seu conforto. Essa comodidade e qualidade gera fans fiéis muito para além do dia da corrida. São Paulo falha neste quesito. Interlagos falha no quesito conforto e capacidade de oferta de atividades diversas. Não sei até que ponto o prefeito Eduardo Paes esta´disposto a ir para a F1, mas me parece que o autódromo de Deodoro é mesmo uma ameaça séria a Interlagos caso a F1 ainda queira permanecer em solo brasileiro. Há um projeto de transportes bem definido para aquela região do Rio, uma série de vias de acesso existentes e previstas, um ponto bem localizado com corredor direto ao aeroporto. A opção feita pelos BRTs com as linhas previstas são muito favoráveis a este circuito. Não sou muito favorável ao projeto do pier em Y, mas é outro ponto muito favorável ao autódromo. O turismo dos cruzeiros está em pleno boom mundial. Interlagos não tem essa estrutura próxima. Do porto maravilha a Deodoro será um pulinho e os navios poderão ser usados como hoteis flutuantes para quem vier ver a corrida. Não há metrô nos aeroportos de SP e no RIo haverá a transcarioca no Tom Jobim. O negócio hoteleiro flutua a volta dos eventos esportivos globais. Já são parte integrante desses eventos. A Barra oferece condições únicas para que os hoteleiros façam uma ponte obvia entre o aeroporto e o autódromo de Deodoro, uma zona vitalizada em constante progresso com uma das melhores infraestruturas do país, principalmente após 2016. Se o prefeito do Rio insistir com vontade pode levar essa.

    • Caçador de Hipócritas comentou em 22/11/12 at 13:00

      Legal, só esqueceu de falar que vocês destruiram a pista que tinham. Daqui a uns 150 anos a pista de Deodoro poderá se candidatar.

  22. bipolar comentou em 21/11/12 at 18:38

    Fábio, fora são Paulo, hoje no Brasil quais pistas poderiam receber a F1 e que seriam desafiadora para pilotos e equipes?, claro que depois de uma bela reforma.. abs..

  23. Jorge comentou em 21/11/12 at 18:21

    Fábio. Vao retirar a chicane da subida do “Retao”?

    • Fábio Seixas comentou em 22/11/12 at 12:09

      Não vai ter chicane.
      Abs

      • Jorge comentou em 22/11/12 at 23:00

        Abs e bom trabalho!

  24. marli comentou em 21/11/12 at 18:00

    SERÁ QUE O GRID VAI TER MASSA NA FRENTE

    DO ALONSO? HAJA CAIXA DE CAMBIO P/

    FERRARI TROCAR

  25. Nataniel Carvalho comentou em 21/11/12 at 17:20

    No Brasil sempre tivemos grandes corridas, a de 2007 e 2008 otimas, uma pelo começo e a outro pelo final, mas por incrivel que pareça tenho na memoria 2 que foram muito intensas mas nao valiam campeonato, as duas vitorias de Montoya, uma com Williams outra com Mclaren, ambas com Kimi em segundo se nao me engano, foram corridas num ritmo alucinante, na epoca em que podia acelerar que os pneus aguentavam, coisa de loco

  26. LELIS comentou em 21/11/12 at 17:19

    Estarei lá , a partir de sexta-feira, no Setor G de Interlagos!! DESCE FDP!!

  27. cacau comentou em 21/11/12 at 17:15

    Fabio , concordo, a cidade é horrivel e mau cheirosa, todavia SO EM SP TEM O CAFE PHOTO onde só tem maravilhosa cheirosa!! Nenhuma outra cidade tem o tem a mulherda que o PHOTO tem !! te garanto q tem muito gringo q adora SP ! hahahah abçoc

  28. emilio carlos montoro comentou em 21/11/12 at 16:45

    MEU CARO FABIO
    EXISTE EM DIREITO UM PRINCIPIO QUE DIZ QUE NINGUEM PODE SE BENEFICIAR DA PRÓPRIA TORPEZA.
    VC ACHOU LICITO A FERRARI DOLOSAMENTE MEXER NO CAMBIO DO SERVIÇAL MASSA PARA BENEFICIAR O ALONSO E A FIA E DEMAIS EQUIPES NADA RECLAMAREM?

  29. Thiago Lima comentou em 21/11/12 at 16:24

    Fábio, li em uma reportagem que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que tentaria tirar a F1 de SP e levar para o novo autódromo que será construído no RJ, em Deodoro. Você acredita que isso pode acontecer?

    • Fábio Seixas comentou em 21/11/12 at 16:29

      Quase morri de rir lendo isso. Esquece.

      • Antonio comentou em 21/11/12 at 16:48

        Isso é verdade eu tambem li essa reportagem, você não leu e não viu nada a respeito?

      • Racing Fan comentou em 21/11/12 at 18:27

        Fabio. Podemos guardar esta sua afirmação para posterior cobrança, caso essa transferência venha a acontecer?.

      • Wendel comentou em 21/11/12 at 20:39

        Quando soube dessa notícia, a primeira coisa que pensei foi sobre qual seria a reação do Fábio Seixas? Imaginei que a sua reação seria um riso sarcástico… Realmente, não dá para levar em consideração os comentários do Eduardo Paes…

      • Bruno comentou em 21/11/12 at 23:56

        Pois é Fábio, depois de ler aquela matéria que vc postou no blog quando da última corrida em jacarepaguá e da situação em que se encontrava deodoro (ou não se encontrava, no caso), achei muito engraçado também. Parece piada de mau gosto. Pelas promessas que a prefeitura/governo do Rio fizeram, já deveriam ter um autódromo… Abraço

      • Vamos Falar Serio comentou em 22/11/12 at 2:13

        Kkkkkk, concordo!

      • Arawak Deserter comentou em 22/11/12 at 7:12

        Depois da mutilação de Interlagos, só faltava mesmo substituí-lo por um tilkódromo…

      • Leandro Benavides comentou em 22/11/12 at 7:37

        E sobre Santa Catarina, acha que seria possivel?

      • armando comentou em 22/11/12 at 9:32

        kkk, o pior e mais bizarro mesmo foi ouvir ontem aqui num jornal local de Florianopolis, que a cidadezinha de Itapema onde se localiza o Beto Carrero World esta construindo um autodromo e planeja levar a F1 pra la já em em 2014… vc sabe disso fabio? abraço e bom trabalho em interlagos.

    • bipolar comentou em 21/11/12 at 18:42

      lembra do Cesar Maia, esse cidadão é a mesma coisa, adora criar fantoches!
      Hoje tá mais fácil Nova Iguaçu ter uma corrida de F1 no “barreirão” do que o RJ capital voltar a ter uma corrida de F1.
      Aliás o RJ capital não tem nem mais autódromo para sediar nem corrida de velocípede! rsrsrs…

      Parabéns prefeito pela bela administração que vem fazendo! Como diria a minha falecida avó, descobre um santo para cobrir outro, foi isso o que fizeram com o autódromo do RJ.

  30. Moy comentou em 21/11/12 at 16:11

    E, como sempre, vai ter um “moi” de gente com chapéu Ferrari.

    Enfim, Globo e Ferrari … Tudo a ver.

    • Rodrigo comentou em 21/11/12 at 16:52

      O meu boné será um deles! Dá-lhe Alonso, o melhor depois de Senna!

    • Davis comentou em 21/11/12 at 16:57

      E qual o problema nisto????
      É cada um… pqp

    • Fernando comentou em 21/11/12 at 16:58

      Eu não entendo esse povo. Passam o ano inteiro criticando e chega no dia todo mundo se veste de vermelho. Quando o Rubinho foi para lá se vestiram de vermelho. Poxa, se é para torcer para o Brasil, põe verde e amarelo. No máximo azul. Se não quer torcer, vai de qq jeito. Mas por vermelho é o fim da picada.

    • bipolar comentou em 21/11/12 at 18:43

      É rapaz vc tem razão! Esse povo que pensa pela mídia! Abs…

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).