Pit Stop #255
20/11/12 10:48O Pit Stop desta semana comenta o GP dos EUA e projeta o GP do Brasil. Vettel é favoritaço ao tri, mas corridas são corridas…
O programa fala também de Massa e de Bruno e, no quadro Naftalina, lembra de um personagem importante da F-1 que fará aniversário em Interlagos, na sexta.
Lá vai…
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Fabio,
Você ficou sabendo que o site da BBC, a melhor, mais requintada, mais imparcial e atuante rede de comunicação mundial, escolheu o Senna como o maior piloto de todos os tempos? E que em 2º ficou o Fangio e em 3º o Clark? Acho que isso encerra de vez a discussão de quem é o melhor. Vale lembrar que a imprensa especializada britânica é a melhor do mundo, e vc que morou em Londres sabe muito bem disso. Em tempo Schummacher com seus 7 titulos ficou em 4º e Piquet em 16º. Sorry!
O Massa não tem jeito não, o jeito dele é esse agora e nunca vai mudar, essa questão de ser segundo piloto com Alonso na equipe é só na Ferrari ou com o pai adotivo dele (Briatore) no comando de qualquer outra, é uma pena ver um cara se sujeitar a isso mesmo ganhando milhões, esporte envolve muito mais que isso, envolve imagem, fama, glória, o Massa chegou a sentir o gosto disso em 2008 e nunca mais vai sentir o cheiro, caso saia da Ferrari, seja qual for o cockpit a ser frequentado, jamais será respeitado como um competidor daqui pra frente, assim como o provável título do Choronso não vai ter muito brilho, o troféu vai sempre ter as mãos sujas da Ferrari como marca, pelas atitudes medíocres como equipe que tem tomado nos últimos anos, o que suja também a imagem do esporte, que deixou de ser paixão pra virar negócio, é por essas e outras que ando preferindo assistir corridas de rally e turismo, ou mesmo uma Nascar da vida, aquilo sim é coisa de macho.
Se confirmar a chuva no final de semana, como ficam as apostas?
Na verdade, o que a F1 é? Um esporte individual ou coletivo? É essa pergunta que temos que fazer. A resposta é: as duas coisas. Isso por que temos dois campeonatos sendo disputados simultaneamente; o de pilotos e o de construtores. Então qual vale mais? Depende da equipe. Há equipes nanicas, que não pontuam e que para elas tanto faz como tanto fez. Não vão fazer nada e ninguém sabe o motivo de elas estarem lá. Deve ser só para aumentar o número de carros na pista. Tem aquelas que ficam no bloco do meio. Para estas, o mundial de construtores é o que vale. O importante é marcar pontos, não importa com quem. É claro que elas não vão incentivar uma briga aberta entre seus dois pilotos na pista, sob o risco de os dois caírem fora e jogarem os pontos no lixo. Por fim temos as equipes boas mas que não brigam constantemente por vitórias, como a Lótus. Para ela, é muito importante o mundial de construtores, mas o individual já começa a se destacar. É pouco provável que partam para o jogo de equipe, pois não devem brigar pelo título, mas não podam seus pilotos na busca por melhores posições. E por fim, temos as de ponta, como RBR, Ferrari e McLaren. Para estas, o mundial de construtores é importante, mas é para os pilotos? Será que vencer o mundial de construtores supera o fato de perder o mundial? Será que Alonso vai ficar triste se for campeão e a Ferrari perder o mundial de construtores? Não. Seus pilotos querem a glória do mundial de pilotos, o outro ninguém vai lembrar mesmo. O fato é que algumas equipes tratam da F1 como esporte individual e outras não. Consideram a equipe um time onde um joga para dar a glória ao outro. Como um meio campista que arma todas as jogadas para o artilheiro brilhar. Não estou julgando bom ou mau o que a Ferrari faz. Apenas estou dizendo que ela faz. E expõe isso de uma maneira incômoda, principalmente para aqueles que são colocados na posição de meio campistas. Mas não podemos nos esquecer que em 2008 foi o Raikkonen que teve de ceder o lugar a Felipe Massa. E na ocasião todo mundo achou normal, a final, o finlandês não tinha mais chances matemáticas de conquistar o título. Esse ano, Massa teve um início de ano terrível. Se recuperou, é verdade, mas seu objetivo era apenas ajudar a equipe, como ele mesmo disse. O fato é: a Ferrari faz esse jogo, diz que faz e não esconde. Todos os pilotos que lá estão, ou que podem ir sabem disso. Vão para lá ou ficam lá conscientes dessa forma de pensar la em Maranello. Se o Massa está descontente, deve sair. Até por que agindo assim, a Ferrari não vai ser uma equipe pretendida por grandes pilotos. Até o Button já disse em uma entrevista que não correria lá. Massa poderia optar por correr em uma equipe de menor expressão, mas podendo fazer o que bem entendesse. Muitos fizeram isso. Esse ano Hamilton deixou a McLaren e foi para um carro pior por não estar concordando com a forma de trabalho de sua equipe. Ficar criticando a Ferrari não adianta. Eles não vão mudar sua forma de agir. A solução é o Felipe Massa mudar sua forma de agir. Ano que vem, ele deve mostrar que pode ser um bom piloto e sair no fim do contrato nem que seja para uma equipe menor.
Um antigo projetista da F1 disse, na sua habitual crônica, após o Gp de Austin, que a corrida de domingo em Interlagos seria decidida pelo Kers devido à altitude da cidade de SP. Seria se não fosse o tempo. O mais provável é que a chuva seja o protagonista. Alonso se deu bem quando a chuva caiu do céu como se fosse cachoeira, que foi o caso da Malásia. Vettel não é bom, ou não costuma ser bom nestas condições. Os carros agora são outros, bem diferentes do que aqueles que disputaram o Gp da Malásia. O RB é infinitamente melhor que era em março, e a Ferrari continua mais ou menos na mesma, não evolui quase nada mesmo com os updates. Aliás acho até que a principal vantagem do Ferrari em chuva eram a sua menor potencia do motor, em relação ao motor Renault, que permitiam que o Ferrari derrapassem menos nas saídas de curvas lentas, agora com os updates parecem ter desapacerido pelo menos em parte. É claro que os updates obrigaram o Ferrari a ter que optar por velocidades de ponta mais elevadas para poder ter um rendimento razoável. Em chuva vai ser difícil que o Ferrari volte a dar à Alonso condições de vitória. O RB melhorou neste aspecto e voltou a ser o que era em 2011, o campeão das voltas mais rápidas com velocidade de ponta baixa, tal como Adrian Newey gosta. Isso ajuda se chover.
Voltando no tempo à Austin, a corrida não assim tão boa como a que a FIA tenta passar. Dois piltos abriram 39s ao 3º lugar. Só isso já seria suficiente para dizer que a corrida não teve grande competitividade. Só 2 pilotos disputaram a vitória. O número de ultrapassagens não foi maior que em outros circuitos este ano. Hamilton passou Vettel sim devido à uma excelente estratégia da equipe e dele mesmo, com muita frieza e habilidade, mas sem DRS e sem o HRT do Narain não teria havido ultrapassagem. Muitas ultrapassagens graças a diferenças no estado dos pneus. Numa primeira corrida, sem dados reais anteriores, cada um fez a sua aposta e essas diferenças fizeram a falsa sensação de emoção. Não houve emoção na corrida. Uma corrida bem morna. Com todos os dados reais na mão, a proxima corrida em Austin será um tédio.
Quanto a Ross Brawn. Um gênio sim. Infelizmente me parece já ter encontrado o climax da carreira. Está em fim de carreira, assim com estava Schumi. Foi mesmo um dos melhores do seu tempo. O título de 2009 não veio porque o carro era fantástico, mas sim porque Brawn desenhou o regulamento e fez o carro antes dos outros saberem o que fazer. Uma vantagem injusta.
O Rubinho foi o maior chorão da história da F1, e o Massa é o maior subalterno da história da F1. Eu acho que não existe pilotos superiores na história da F1, nesses dois tipos de comportamento e atitude. Eu posso até está errado, não sei?
Fábio, O nelsinho poderia merecer um post no blog. Fez boa temporada na Truck Series e fechou o ano com 3 prêmios da categoria. O blog poderia abrir mais espaço para a NASCAR tbm já que o Brasil está em evidência por lá. Abs.
Internautas da mais alta moralidade, carater e valores, quanta hipocrisia!!!! Caso a situação fosse o contrário, um brasileiro brigando pelo campeonato e um outro (não brasileiro) fazendo o jogo de equipe, a opinião seria a mesma???? Com certeza não. Seria tudo normal!!!
Vai chover domingo !!!
Fabio, muito feio é um cara como vc, que deveria entender do assunto, fazer um comentário tão infantil como este.
Jogo de equipe faz, e sempre fez parte da F1. Não tem nada de ético. Todos os meios legais são válidos e aceitos por todos, menos pelos brazukas chorões como vc.
LA MEN TÁ VEL !!!
Quais são as opiniões dos jornalistas italianos e alemães sobre a manobra da Ferrari no último domingo?
O mais legal do massa foi quando ele entrou na ferrari como piloto titular ele falava eu nao sou o rubinho sou diferente cade a diferença kkk
Fábio, o programa foi ótimo como sempre.
Para melhorar mais ainda, tenho uma sugestão. A BBC levantou os 20 melhores pilotos de todos os tempos. Por que você e a equipe também não fazem um ranking? Um top 10, pelo menos. Dois pilotos por programa, nos quais vc levantaria os pontos fortes e fracos de cada um, citando passagens que marcaram a história. Seria muito legal.
Abraço
Fábio, nao estamos conseguindo assistir pelo ipad. Teria como vc verificar com a uolo que esta acontecendo? Um boa idéia seria criar um podcast aí poderíamos assistir tb pelo aplicativo podcast da Apple. Abraço
Fabio,
Desde que me conheço por gente e assisto F1 todas as equipes tinham 2 carros. Sempre existiu isso? Desde sempre tivemos esses jogos de equipe ou é mais recente essas bauburdias?
Não sou a favor nem contra mas gostaria de entender o real motivo desse negócio de 2 carros por equipe. Talvez criaram isso para justamente fazer jogo de equipe. Equipes, no caso da F1, trabalham focadas em 2 objetivos, mundial de construtores e de pilotos… Não dá para a equipe consagrar 2 campeões, 1 sempre vai ser primeiro e outro segundo… Toda equipe tem um líder, é necessário q se tenha um líder, faz parte de qualquer grande empresa.
Ainda, briga na pista entre pilotos da mesma equipe pode causar um enorme prejuízo para a equipe, tanto financeiro quanto para o campeonato.
Sobretudo, gostaria que os pilotos tivessem a oportunidade de desfrutar da sua garra, de seu braço para ultrapassar quem quizesse. Mas infelizmente a F1 tomou proporções financeiras mostruosas, tornou-se um negócio rentável para os já milionários que a cercam e quando tem muito dinheiro envolvido vale tudo….
Desculpem o tamnho do post… Mas acredito que consegui colocar a minha visão….
Abs
Todo mundo ta achando que Massa pode bater no Vettel, mas acreditem Vettel é fã do Airton Senna e nada impede em uma disputa o Vettel tirar o Alonso da corrida, e pra mim to torcendo pra isso acontecer. Shumi já fez isso, Senna já fez isso, Vettel fará isso??
Fabio voce afirmou que o senna fica na f1 em 2013? porem em qual equipe voce pode dizer ?
Maiores chances são na Williams e na Force India.
Abs
Fabio Seixas tomora que B.Senna possa
seguir na F1 . tanto faz na Williams ou na Force India , até seria o melhor por causa
da crise que está enfrentando Mallaay , e o apoio de Eike seria um tanto bem vindo o que ele poderia comprar 50% da Force Indian , iria salvar Mallay . Eike sempre foi um homem de visão e se der certo seria detentor da equipe , porque não? Bruno mostrou um talento nato digno dos maiores pilotos da atualidade, Maldonado é corredor de raly , estilo kamikasi quer passar pelo outro a qualquer custo , se a vontade de totto impera não sei mas Voltare Bottas , não apresentou nada de novo e foi campeão F3ooo europeia uma diferença imensa não acha …..
Triste é que essa renovação seja baseada primeiro no tamanho $$$$ do patrocínio e depois pela pilotagem……..E isso vale não apenas para Bruno mas, para todos os pagantes pois triste também é ver um batalhador como Kobayashi fora da F1 por causa disso …..
Fábio, e a postura submissa do Massa de funcionario do mes? O cara já ganhou milhoes. Se fosse pai de familia ganhando um salario minimo aplausível mas um esportista fazendo isso?
Depois do legado de EMERSON, SENNA, e PIQUET, que lutavam prova a prova para vencer, ter RUBINHO e MASSA como fieis escudeiros, sem brio, submissos é humilhante para um país como o BRASIL.
Fabio,
O que aconteceu com o linha de chegada na SportTV? digo, nao há mais participacões sua nem do Lito.. era muito bom.
Sds,
Fábio Seixas, vc disse que íriamos vibrar muito com Felipe Massa como é que fica agora?
Disse? Quando?
Abs
Fabio,
O que é melhor para o Bruno: ficar na williams equipe que ele ja conhece ou ir para a Force India, que pelo menos neste ano, teve um carro melhor. Alem disso, 90% de chance de chuva no GP do Brasil, era o que faltava para encerrar o ano com emocao nao?
Abs
Por que será que Kimi não deu certo na Ferrari?
Simples, ele não tinha o mesmo caráter duvidoso do Shumaquer, mas Alonso! Cai como luva nos dedos da Ferrari. Abs…
É de impressionar a postura do Massa frente ao Alonso. Todos criticavam o Rubinho por ser subserviente à Ferrari, o próprio Massa o criticou… e agora? Aliás tudo o q Massa dizia caiu por terra, a começar pelo q disse à respeito do Nelsinho:”No dia q tomar meio segundo de um companheiro de equipe paro de correr”! Nem sei o pq dele ter se chateado com o Piquet Jr., aposto q se tivesse q bater propositalmente hj pro Alonso vencer corrida ele faria sem questionar!
Assino embaixo !!!!
Fábio continuo torcendo para que não chova, por que se chover Alonso se favorece, não por que é um exímio piloto de chuva, mas porque o cara é um baita de um sortudo.
Veja que se Weber não quebra-se ele estava chegaria em 4º e com isso ainda mais distante do titulo… abs..
Não consigo ver no tablet. A uol falha muito em seus vídeos.
Fábio, vc acredita que num ato desesperado e anti-esportivo a Ferrari seria capaz de pedir/mandar Massa bater no Vettel (na largada por exemplo, se estiverem próximos) para dar o título ao Alonso?
Já escrevi aqui: não duvido de mais nada.
Valeu!
Vou formular novamente a pergunta:
Fábio,
Você acha realmente que neste domingo se, por uma conjunção de fatores, o Webber estiver na frente do Vetel e for necessário deixa-lo passar para ganhar o campeonato isso não irá acontecer???
Acho que vai passar. E quero deixar claro que não acharei estranho, como não achei quando Massa favoreceu o Raikkonen em 2008. Mas em Austin foi pior do que isso, até porque Massa não cedeu UMA posição para o companheiro passar na corrida. Cedeu CINCO, e ANTES da prova, numa manobra de REGULAMENTO, não de pista.
Abs
Fábio,
antes de tudo, obrigado pela resposta
Mas neste caso estaríamos diante da mesma coisa! Maracutaia, anti-desportivo, armação, sujeira ou qualquer outro adjetivo para o que aconteceu em Austin pode ser também usado em uma situação na qual o Webber tire o pé para o Vetel. O “crime ético” é o mesmo: Se prejudicar em favorecimento ao seu companheiro de equipe. Seja apenas uma ou várias vezes, por posições(uma ou cinco), tirando o pé, antes ou não da prova, em TODOS estes casos “ato sem ética” existe, de forma mais grave ou não. O que quero dizer é que TODOS (Redbull ou Ferrari) podem e irão, se necessário, faltar com a ética.
abraço
Sr. Alberto,
Concordo plenamente com o seu comentário.
Penso exatamente como o Sr. Obrigada.
Concordo contigo Alberto, só que a manobra da ferrari ferrou com a corrida de outros pilotos. E quem estava do lado limpo foi parar no lado sujo??? Esta manobra mexeu nas posições de quem estava de 7 a 10… Só tá faltando a ferrari colocar o massa como office-boy ou moleque de recado dentro da equipe…tipo assim: leva a marmita pro sonso ou não esqueça de limpar as sapatilhas do sonso…hehehehe se brincar….já faz isso!!!
vamos supor então que o Webber estivesse na liderança, 2 posições à frente do Vettel.
Acha que ele entregaria a a liderança para outra equipe e deixaria o Vettel passar para , só então, chegar em terceiro?
Trocar uma posição é uma coisa, além do que fica claro o que e quando está acontecendo.
Mentir para beneficiar um piloto em detrimento do outro já é diferente.
Mandar dar passagem na 4- corrida do campeonato também pega mal. Na última corrida do ano, valendo o campeonato, va benne, mas no começo não ficou legal.
Mas concordo que esta é uma linha tênue. vamos por 1000 posts aqui e não vamos chegar a um consenso.
[]´s a todos
Ricerdo, bota tênue nisso!!! Mas acho que o Webber perderia a quantidade de posições necessárias(não importa quantas) para o Vetel ser campeão. Quanto a tirar o pé na quarta prova voltamos a discussão da linha tênue; pois na quarta ou na última não muda o “crime ético” muda apenas a época que foi cometido.
Abraço!
Sem falar ainda que outros 3 pilotos que largariam na parte limpa foram para a parte suja, completando a sujeira, de jogar no lixo o trabalho do Massa (que aceitou diga-se de passagem)
Alguém aí avisa o B. Senna que ele tem adversários na pista, ele não ta correndo sozinho, Dizer que n gostou da ultrapassagem do Maldanado, é muita inocencia…As atitudes, posturas e declarações dos pilotos brasileiros na F1 são ridiculas, será que eles não percebem o papel de idiotas que estão fazendo
Nao adiante nada o Bruno ficar bravo com o Maldonado.É aquele tipico caso do motorista mole estar a sua frente;Deixa voce nervoso e voce tem que passar a todo o custo,pois só atrapalha.É o caso do transito em São Paulo,onde tem motorista qye sempres está pensando que é domingo.O famoso domingeiro.
Não consegui assistir, parou no segundo 4. Ah aconteceu a mesma coisa semana passada.
Bem vindo ao Pit Stop Uol, onde de cada 10 videos que voce tenta assistir, 9,9 dos videos travam. (isso para nao falar 10 mesmo).