Pit Stop #255
20/11/12 10:48O Pit Stop desta semana comenta o GP dos EUA e projeta o GP do Brasil. Vettel é favoritaço ao tri, mas corridas são corridas…
O programa fala também de Massa e de Bruno e, no quadro Naftalina, lembra de um personagem importante da F-1 que fará aniversário em Interlagos, na sexta.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Prezado Fabio,
Acompanho seu blog e comentários diariamente e me considero assíduo fã de F1 e tenho visto os comentários sobre o Felipe Massa, pelo que tomo a liberdade de expressar minha opinião e, se lhe for possível, obter seus comentários.
A questão do posicionamento do Felipe Massa vem gerando discussão porque acho que as pessoas ainda não tem em mente a clara divisão entre ídolo e profissional. O ídolo é uma pessoa que, aos olhos de seus pares, incorpora, ainda que ficticiamente, os valores ideais de um determinado grupo social (país, estado etc.), ou seja, o comportamento desta pessoa, considerada um ídolo, demonstra um apego muito forte a valores ideais da coletividade – coragem, destemor, fibra, lealdade, amor à pátria etc. – e, por conta de encarnar esta reserva de valor, é visto e alçado como uma pessoa especial, passando a gozar de uma admiração e tratamento completamente diferente das pessoas comuns. Já o profissional, é aquela pessoa que, diante de desafios de ordem contratual e ou mercadológica, melhor reage às expectativas de produção e geração de valor – mais valia -, os que produzem mais resultados, obedecidas as regras postas no conjunto de suas atividades e obedecendo os termos de sua contratação, são vistos como “mais” profissionais.
Assim, o Felipe Massa se mostra um exímio profissional, muito competente e realmente muito valorado pela Ferrari pelo atingimento de suas metas, mas não é um ídolo porque, no contexto de valoração ética de todos nós, não relega determinantes pessoais em prol de um conjunto de valores “ideais”. Ele está errado? Não. Contudo, como todos nós, ele é um profissional, cidadão que deve ser respeitado e que deve cumprir com suas obrigações para com tudo e todos, não merece meu acréscimo nem descrédito, como todos nós, faz seu trabalho e observa seus interesses pessoais e familiares. Ele não é especial, não é um ídolo, é somente um profissional fazendo o seu trabalho.
Assim, divizando desta forma, fica mais fácil orientarmos nossas críticas e também nossa atenção, mais, não tenho porque torcer por ele, como não torço para o meu dentista, não torço para o Fabio jornalista etc…
Ele é um ótimo profissional, só não é uma pessoal especial, deve ser respeitado e não deve recair sobre ele tantas expectativas, contudo, não merece ser tratado como ídolo ou como alguém especial. Digo isto para também exortar que ele não pode clamar pela atenção e torcida de milhares de brasileiros, muito menos tentar se projetar como especial!
Fabio, poderia elencar quem na sua opinião são os 10 melhores pilotos da F-1 atual?
E em relação aos Brasileiros quem é melhor Massa ou Barrichello?
Fábio;
O Téo José diz que a Ferrari mentiu sobre um problema no câmbio do Massa.
Foi isso mesmo? Mentiram para justificar quebrar o lacre?
[]´s
Não sei. A Ferrari, aliás, não precisa alegar nada pra quebrar o lacre. É só quebrar e pronto.
Abs
Foi o que pensei também.
É claro que não muda nada, mas achei uma acusação meio pesada…
Será que procede?
pessoal quero todo mundo torcendo por mim! Se não eu vou chorar e reclamar e nunca mais corro por aqui! shua.. shua… shua…
Sim, todo mundo de vermelho e com fitinha na cabeça rosinha! bjs…
O Karthikeyan é para mim a síntese do que é um piloto pagante, na pior concepção da palavra, pois Sergio Pérez e Paul di Resta são mais que competentes. Fiquei curioso com a reclamação do Vettel no Texas e procurei o vídeo, sem sucesso. Com o tempo de sobra nas férias, cheguei até o site do indiano e depois de ler, ”logo em sua primeira corrida de F1, classificou-se a frente do multi-campeão Michael Schumacher”. Parei de ler. Não fala nada sobre como eram as classificações no começo de 2005 e nem a tromba d’água que caiu em Melbourne naquele fim de semana. E agora, 7 anos depois, tomando tempo de Pedro de la Rosa. Para quê?
Fábio, duas perguntas:
1- Se Alonso for campeão em Interlagos, você acha que ficará manchado o título por mais um trambique da Ferrari?
2- Se o Massa se negasse ao esquema, vc acha que a Ferrari quebraria o lacre mesmo assim? Ou seja, você acha que ele foi consultado ou apenas informado do que aconteceria com ele?
1. Infelizmente ninguém vai lembrar disso;
2. Acho que sim.
Abs
O título do Ayrton Senna ficou manchado em 1990 por ter jogado o carro pra cima do Prost? Não.
Naquela época os brasileiros falavam : Vale tudo pelo título. Claro, tinha um brasileiro realmente talentoso disputando.
Agora que não tem nenhum com chances reais… a Ferrari que faz sujeira e “trambiques”, né?
Acordem. Todas as equipes fazem de tudo pra ganhar o título. Desde que esteja na regra ta valendo. Vocês só ficam com raiva da Ferrari porque tem um brasileiro lá que nunca ganhou título e nunca vai ganhar… a culpa não é da equipe e muito menos do Alonso.
AYRTON SENNA DO BRASIL, eleito pela equipe da BBC como o maior piloto de todos os tempos. E tem gente que ainda chama a gente de ‘Viúva’. Pobres coitados. Não tem idéia de quem foi Ayrton Senna e o que esse extraordinário ser humano significou para milhões de fãs da fórmula 1: brasileiros, italianos, japoneses, espanhois, e todos aqueles apaixonados por automobilismo. SENNA transcendia os limites de pátria, de equipes, de categorias. Era universal.
Infelismente as corridas estão fora de ser atrativas, por causa de equipes como Ferrari que abriu a metralhadora e atira para todos os lados , se alguém achou que seria facil disputar com pilotos como Kimi,Hamilton, perderam o tempo e cairam do cavalo. Pois bem enquanto houver jogo de interese teremos estas corridas que nada apresentam qualquer emoção e
iremos ficar ,
Fábio, será que vamos ter um final de campeonato tipo Senna e Prost, com Vettel batendo no Alonso, tirando-o da corrida e se tornando campeão?
Olha Mauricio, em condições normais a Fe o Alonso vai largar bem atrás do Vettel, o que não oferece essa oportunidade, mas na chuva existe uma chance sim, não acho que seria a atitude da RBR, mas bem que a Ferrari esta merecendo que a RBR liquide essa fatura dessa forma.
Tá mais pro Massa se deixar tomar uma volta e bater no Vettel. Nos quesitos Mutretagens da Ferrari e Capachice do Massa, eu não duvido de mais nada…
Essas manobras anti – éticas da Ferrari não contribuem que o torcedor perca ainda mais o interesse pelo esporte?
O que esperar da Ferrari??
Sinceramente eu espero de tudo.
Não dúvido que a Ferrari em mais um de seus atos mande o Felipe acertar o Vettel.
E se o Felipe isso fizer, deveria ser punido. Não apenas ele mas a equipe.
E as chances de Razia?
Nossa Fábio, você não falou nem uma linha sobre o Kubica… fiquei #chatiada!
Quanto a corrida de domingo ainda estou em dúvida sobre qual situação torcer… pro Alonso ir ao pódio como perdedor e ver a cara de bunda dele ou o carro pifar na última volta… dúvida cruel…
Buona notte Fabio, ormai era chiaro che tutti i commentatori di mercato medio sono indignati con l’atteggiamento di Ferrari, peggio la mancanza di carattere di Felipe Massa, peccato, abbiamo avuto qui il tifo per lui, Rubinho ha fatto parte di quel fallo anche giocare contro la volontà e nel corso del contratto, ma era comunque un uomo tutti intermedimostrare al mondo che non era d’accordo con tutto questo, ma a rinnovo del contratto per fornire questo tipo di carta, né dovrebbe cadere il GP del Brasile, non si è al servizio di una patria, nessuno ti ha aiutato a ottenere là, ma se un giorno la Senna di Ayrton issato la bandiera del vostro paese, si dovrebbe ‘Massa’ shove it in the assSe poteva e aveva la forza per promuovere qualcosa di così poco, ho suggerito che tutti coloro che sono stati presso l’autodromo e aveva un cappello o una t-shirt della Ferrari, ha preso per essere gettata nel mezzo della pista durante il giro, si effettua la Ferrari e la Fia per capire che qui non è la casa della suocera. Voglio consigli?, si sforza di fare il tempo migliore che Alonso, siete mandato di Dick e dovrà essere sottoposto all’ennesima farsa, non farlo davanti ci si prega di eliminare la bandiera del Brasile dall’auto e casco ha ancora il coraggio di usare, non la lunghezza, la testa giù e sento vergogna, non per la mancanza di un risultato, ma la mancanza di carattere.
Boa noite Fabio, agora ficou claro que todos os comentaristas do meio automobilistico se indignaram com a atitude da Ferrari, pior que isso a falta de carater do Felipe Massa, pena, tivemos aqui torcendo tanto por ele, O Rubinho tambem fez parte desse jogo sujo, contra vontade e durante contrato, mas mesmo assim foi HOMEM de um dia diate de todos, mostrar para o mundo que não concordava com nada disso, mas renovar o contrato para se prestar a esse tipo de papel, nem devia largar no GP do Brasil, você não esta a serviço de uma Pátria, ninguem te ajudou a chegar lá, mas se um dia o Ayrton Senna levantou a bandeira do seu pais, você ” Massa ” devia enfiar ela no rabo, se podesse e tivesse força para promover algo em tão puco tempo, eu sugeria que todos que fossem ao autodromo e tivesse um boné ou uma camiseta da Ferrari, levasse para que fosse jogada no meio da pista durante a volta de apresentação, fazendo você a Ferrari e a Fia entender que aqui não é a casa da sogra. Quer um conselho?, não se esforce para fazer tempo melhor que Alonso, você é pau mandado e vai ter que se sujeitar a mais uma palhaçada, não faça isso na nossa frente por favor, apague a bandeira do Brasil do seu carro e do capacete se ainda tem coragem de usar, não comprimente o publico, ande de cabeça baixa e sinta vergonha, não pela falta de rsultado, mas pela falta de carater.
Fabio, você vai estar em Interlagos todo os dias ?Não tem um cracha para mim?rsrsrs Pode ser de ajudante de alguma coisa!é o meu sonho estar lá!
desculpa tira o não da frente!
Tem um cracha para mim? rsrsrsr
abs
1. Sim. 2. Não 🙂
Uffa, tudo que tenho dito sobre a Ferrari durante todo ano nesse espaço democratico, foi sacramentado, muito bom ouvir de você Fabio o verdadeiro comportamento anti esportivo da Ferrari, tenho nojo dessas atitudes, de quem planeja, de quem se aproveita e de quem se submete, mas não concordo ainda em você dizer que Alonso é um baita piloto, na minha opinião é sujo e porco. Tenho certeza que se o Massa fosse argentino e a ultima prova fosse em Boenos Aires, tanto o Massa como Alonso iam ter que largar com os carros com as rodas para cima, a Ferrari ta merecendo uma lição do povo brasileiro, Fia tambem ta precisando de uma lição , toda má fé tem que ser punida sempre.
Vinicius, temos que separar duas coisas: uma é o maucaratismo e chororosismo do Alonso, com o que todos concordam, até quem torce por ele. Outra é o reconhecimento de que ele é um ótimo piloto. Tem talento, tem braço, não dá prá negar. Só que ele mesmo se encarrega de manchar esse talento e sua história com as atitudes nojentas que tem, desde a época da Renault e da McLaren, agora piorada coisa porque somada à atitude totalmente aintiesportiva da Ferrari.
Nao conseguir abrir no iPad por aqui pelo blog… Entrei pelo site do uol.com.br e funcionou… Fica a dica.
Fábio, vc acha que a Red Bull utilizar uma nova especificação de alternador no GP Brasil, como anunciado ( vi no autosport) ñ é arriscado demais, já que ñ tem muita quilometragem?
Sinto cheiro de problema…
Corrigindo o comment: “Não consegui…”