Pílulas do Dia Seguinte
19/11/12 10:43Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos), um vídeo antigo que ajudou a batizar esse pensamento tão tacanho e que, infelizmente, é uma praga no Brasil…
Massa, à imprensa brasileira, após a prova: “A corrida foi como uma vitória, por tudo aquilo que aconteceu na largada. Hoje de manhã, não estava feliz. Não existe piloto que fique feliz após entregar cinco posições no grid. Sem dúvida, estava chateado, mas fiz pelo bem da equipe. Tudo que o time quer é lutar com o Fernando até o final para tentar ser campeão. Talvez seja difícil achar outro piloto que aceitaria o que eu fiz. E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional. Ultrapassei todos os pilotos que estavam à minha frente e só superei um na largada. A corrida de hoje foi a melhor do ano, junto com Japão e Coreia”;
É, ele repetiu a história de que é difícil achar um piloto como ele. Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente;
E a McLaren? A Red Bull é campeã dos Construtores, disputa o Mundial de Pilotos com a Ferrari… Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27. E, claro, é preciso aplaudir o desempenho de Hamilton. O inglês está obviamente determinado a encerrar em alta sua história na equipe. Talvez por saber que, na Mercedes, vai ser uma dureza lutar por poles e vitórias;
Vettel nega estar preocupado com as quebras no alternador do RB8. “Não é uma boa notícia, mas conseguimos administrar isso nas últimas corridas, então será fácil achar uma solução para o problema.” Você acreditou? Nem eu. Em Austin, com Webber, a equipe registrou o terceiro abandono no ano por conta do mesmo problema. Em Interlagos, se Vettel abandonar e Alonso for ao pódio, o título é do espanhol;
Que Ecclestone e os promotores americanos continuem se entendendo. Que o chefão da F-1 não faça com Austin o que já fez em outros circuitos, aumentando taxas, exigências, garantias… Porque, no meio do Texas, o automobilismo ganhou um belíssimo e empolgante palco;
Kubica obteve no fim de semana sua primeira vitória com o Citroen C4. Foi no Rali de Como, na Itália. Seu próximo desafio é o Rali do Var, na Riviera Francesa, que contará com ex-pilotos do WRC. Este blog continua na torcida por sua recuperação.
Muito Barrichello. Cada vez mais falando, quando deveria estar de boca fechada.
Eu não me admiro com a quantidade de pessoas defendendo a indefensável Ferrari e o senhor Cholonso, que pelo jeito deixará de ser Dick Vigarista Jr. para Dick Vigarista Senior, passando do maior vigarista de todos os tempos, um certo alemão que dizem que ganhou 7 vezes o campeonato de F1. Também não me admiro das desculpas esfarrapadas (“a Red Bull também quebrou o regulamento” etc. como se o mapeamento do motor e o difusor fosse a coisa mais fácil do mundo para fazer, tal qual quebrar um lacre. É muita inocência ou muita cara-de-pau para tamanhas babaquices, para dizer que para vencer vale tudo, como se não ética, valores, honra etc. são besteiras quaisquer)
Não me admiro das asneiras e da falta de caráter porque tem muitas pessoas também que acham que os nazistas não fizeram nada demais, que as bombas atômicas fora necessárias, que acham que Fernandinho Beira-Mar é gente boa, que apóiam Lampião, Bush, Bin-Laden.
Então, todos tem o direito de pensar o que bem quiser. Podem dizer que o sol é azul, que as nuvens são de algodão, que a Terra é chata, que ninguém nunca foi à Lua… Só que nada disso é verdade e um dia elas vão descobrir.
A gente, que gosta de corrida de F1, quer ver ganhar aquele piloto que vence limpamente, não apenas chegar na frente, como fez o Vettel dizendo sobre o Hamilton, pelo rádio, sem manobras, truques, artimanhas, picaretagens, trambicagens ou qualquer coisa desonesta. Tem algum piloto que defende o Cholonso? Nem o Zacarias! seu capacho confesso.
Lembro de um GP de Mônaco (1992?) em que Senna segurou Mansell até o fim e Mansell disse que Senna em nenhum momento foi desonesto, foi uma luta limpa. São os adversários que atestam a integridade das pessoas, não seus puxa-sacos, lambe-botas e baba-ovos.
Quem pode falar de bem dos Dick Vigaristas, Jr e o emérito? (Por falar nele, se aquelas fechadas que ele deu fosse o Maldanado ou francês maluco será que seriam punidos? É claro que sim, mas como é o 7x “campeão”, tudo pode, até espremer até o fim da pista.)
Tem pilotos como o Vettel que reconhecem as qualidades dos outros e nele se inspiram, enquanto tem “pilotos” como o Cholonso que nem olham ou falam com os colegas, de tão grossos, mal-educados e estúpídos, que querem vencer a qualquer custo, mesmo que não seja limpo.
PS: Torço pelo Hamilton e, a bem da verdade, não fosse a sorte do Cholonso e das quebras das McLaren e Red Bull, quem deveria estar nesta reta final era Vettel x Hamilton, com o Cholonso em 5° ou 6°, disputando com Haikonnen, não fossem os fracos Webber e Button. Mas como o bicho é pra lá de sortudo…
Querido, pode expor sua opinião à vontade. Afinal de contas nossa constituição permite. Relaxe, a manobra não foi ilegal. Reclame com a FIA. Resolvida a questão.
Cá pra nós, Fabio, dentro do “vale tudo dentro das regras, mesmo na ausência de princípios”, se você fosse o Vettel, arriscaria uma ultrapassagem em F. Massa, caso o mesmo se arrastasse em sua frente?
Sim, arriscaria.
Não sou contra o jogo de equipe mas a Ferrari abusa
Sacanei o regulamento de F1 em todos os sentidos.
Tem nas laterais do carro patrocínio de cigarro coisa que é proibida a algum tempo.
Estava empolgado com o Alonso este ano porém a figarisse foi pesada
Que o título 2012 seja vermelho de RED BULL e Vettel
Fábio, boa tarde! Ando sumido aqui… Olha, quero te fazer uma pergunta, talvez já tenha sido escrito por aí, ou mesmo comentado aqui, mas queria tua opinião: quando ultrapassado por Hamilton, Vetel chiou algo no rádio que, parte não entendi, parte era passível de diversas interpretações. O que você entendeu daquele momento? Abraço…
Ele reclamou da manobra do inglês. Sem razão.
Abs
Fábio, é só deixar de lado o histrionismo de torcedor e reparar que o Hamilton joga o carro em direção à RBR e ao Vettel não sobra outra manobra senão evitar a batida. E quem tira o pé acaba ficando para trás. De fato, os alemães são mais ingenuos e educados que os mafiosos italianos. O inglês aí na parada, só fêz o papel de “levar vantagem”!
Eder, fique esperto, o Vettel reclamou da ameaça que representa o Hamilton em uma corrida, principalmente quando está a serviço de outra escuderia. Repare que sua manobra passou raspando a roda dianteira do carro de Vettel, muito perto de se tocarem e o alemão ficar fora do podium em Austin. Vettel sabe que os trapaceiros mafiosos de Maranello são à imagem e semelhança de seus políticos, como bem tem andado com a pulga atrás da orelha a “dama de aço” A. Merkel. Por isso, é criminoso se Massa atender a Ferrari e tirar Vettel da corrida de Interlagos para beneficiar o “Choronso”. Se é mesmo verdade o vaticinio de J. Stwart de que a Ferrari tem apenas um piloto, Massa já deveria saber que não é protagonista, mas simplesmente um coadjuvante, invejado por uns pelo salário, ridicularizado por outros pelo comportamento e condenados pela maioria pela sua passividade diante de tanta trapaça. É lamentável!
Nossa, quanta imaginação… Por que em 2010 não foi feito nada? Vettel venceu e foi campeão. Sério, poupe-me!!
Estive pensando nisso e me lembrei de um video muito interessante sobre a primeira vitória da equipe Jordan na F1. Foi em Spa em 1998, aquela corrida onde vários carros se bateram na largada. Damon Hill recebeu a liderança, porém Ralf Schumacher, seu então companheiro de equipe, se aproximava a cada volta, teria todas as condições de chegar e tentar ultrapassar. Eis que o engenheiro-chefe insistiu no rádio para que o Ralf mantivesse a distância, para não perder a dobradinha e manter o piloto inglês como o vitorioso. Depois de alguns momentos de hesitação e inconformismo, Ralf Schumacher aceitou.
É certo que muitas vezes cada um Luta com as armas que tem, e ao que me parece este é o lema utilizado pela Ferrari, não lhes tiro as razões mas, sempre dentro dos princípios da legalidade.Ao saber o Piloto F.Massa ao renovar o seu Contrato,assumiu
cumprir com as exigências impostas pela Equipe. Dessa forma, espero ansiosamente
que no próximo em 2013, ele o inicie na F1 conseguindo o maior número de G Prêmios ,e assim sendo poderá ter maiores chances de vir a ser o Primeiro Piloto da Escuderia pois, de nada vale ficar se lamentando depois de cada corrida. É na pista em que, cada Piloto deve demonstrar o seu Real valor. Obrigada
Lapso na falta da palavra…No próximo Ano em 2013. Desculpem.Obrigada.
Prezados me parece que a Ferrari tem uma história de long data com os “Dick Vigaristas”. Infelismente o mundo do vale tudo pela vitória é um contra senso aos bons princípios e que na Ferrari o jargão que diz o importante é competir não vale! Lá o importante é ganhar a qualquer preço! Isso é triste e me preocupa porque uma geração inteira crescendo assistindo esse vale tudo pela vitória. Fazer o que! Quero aproveitar e parabenizar o Blogueiro pelas propagandas vinculadas. Acho que é um alerta para todos. Quanto ao Massa infelismente se submeteu ao papel ridículo de que o que importa é o time! E os princípios!!!!! Quero ver o que ele vai dizer para o filho quando ele crescer????????
Fábio, espero que agora acabem com essa babaquice de que troca de câmbio, motor ou qualquer outra peça ou com ponente seja motivo para punição. Se querem limitar om orçamento, escrevam isso! Ninguém gasta mais que X por temporada. Pronto. Abriu-se mais uma varável para as “estratégias”.
NASCAR NA FOX E MUITO MELHOR
TRES CORRIDAS POR SEMANA SEM MARMELADA E SEM GALVAO BUENO
Pra uma marca que vende carros esportivos, e que tem o seu carro-chefe de propaganda na sua equipe de F-1, essa atitude é um tiro no pé, inclusive publicitariamente falando, já que a atitude SÓ não foi (d)esportiva.
Se a Ferrari perder esse título com certeza essa tática será considerada um tiro no pé!
BOM DIA.
O FELIPE MASSA É CAPACHO DA FERRARI. ASSIM COMO FOI O RUBINHO. SE FOSSE O NELSON PIQUET OU AYRTON SENNA, ISSO NÃO ACONTECERIA. ESSE CARAS SÓ ENVERGONHAM A TORCIDA BRASILEIRA.
ABS.
STEFANO.
Seixas,
Diante do que foi feito nos EUA, o que vc imagina que pode acontecer se… disse se… o inimaginável acontece e Massa faça a pole em Interlagos (ou faça tempo melhor…) e Alonso saia em 3°, 4º? A Ferrari usaria o mesmo remédio prá cima do nosso coitadinho???
Não duvido.
Abs
Pode até ser muita asneira eu comentando isso. Mas, se acontecesse exatamente esse jogo de equipe da Ferrari em Interlagos, aqui no Brasil. A corrida correria o sério risco de ser cancelada devido a muitos protestos e possíveis tumultos.
Calma, não é aquele tipo de protesto e tumultos típicos de alguns jogos de futebol que terminam em pancadaria. O público que assiste F-1 não chegam a esse ponto. E vale recordar daquele incidente do Grand Prix da Áustria em 2002. Quando Barrichello deixou Schumacher ultrapassar nos metros finais da linha de chegada. E esse evento triste e lamentável, havia mudado para sempre, a história da F-1.
Também não duvido. Estrategicamente existem as opções. Se Vettel largar em sétimo, por exemplo, vale a pena a manobra mais uma vez. Sacou?
Prova domingo será com CHUVA!
http://br.weather.com/weather/local/BRXX0232?x=4&y=15
e temperaturas baixas.
como apreciador da f1 esse tipo de atitude nao me agrada fosse o massa ou o kubica (que era pra estar no carro 2 da ferrari) mas causa mais polemica por ser outro brasileiro numa armaçao da ferrari o que tambem reflete o atua cenario do automibilismo brasileiro nao somos protagonistas nem na indy ne f3 inglesa nem em lugar algum o que temos sao pilotos cheios de dinheiro comprando vagas e servindo de capacho
Fabio, não sou fã numero 1 dos seus comentários, mas o fato de voce entrar na discussão já torna o blog muito melhor, diferentemente de outros blogueiros.
Ainda bem que não assisti à corrida. Cada vez mais fico satisfeito quando não posso assistir corridas de F-1. Acompanhei a categoria desde a época do Emerson mas agora a coisa está para lá de ruim. Não vejo outra equipe que faz o jogo que a Ferrari faz e ela ainda diz que está certa. Tem o piloto certo para o jogo deles porque o Sr. Fernando Alonso já mostrou que joga sujo sempre que pode levar vantagem e se não levar denuncia para a imprensa (na McLaren fez isto). Todas as equipes, e aí não tem vantagem de ninguém, jogam no limite do regulamento para o desenvolvimento do carro. Se a Ferrari, com o maior orçamento da F-1, não consegue fazer um carro que super RBR e McLaren (o pessoal só cita a RBR mas a McLaren andou muito bem ao longo do ano, só que perdeu o rumo do meio do campeonato para cá) é incompetência mesmo e aí eles precisam fazer todo tido de sujeira que acham permitido. A FIA protege e muito a Ferrari. Não tenham dúvida que se esta atitude fosse de outra equipe a FIA já teria aberto investigação e as coisas estariam bem tumultuadas. Alguém sabe dizer o nome do presidente da FIA e onde ele trabalhou até recentemente???? Ainda continuo sem entender quais os critérios e parâmetros foram utilizados para eleger o Sr. Fernando Alonso o melhor piloto da atualidade.
Esta situação me fez lembra do Piquet filho em Cingapura com devida proporção. O comentario de um amigo, sempre o Alonso está por perto quando se trata de levar vantagem. Ganhou um titulo porque o cia bateu a pedido, na Mclarem deu suas cacetadas tambem e agora na Ferrari. E chamam o o Schumi de Kid vigarista rsssss qual seria o apelido para o Alonso?
Fábio, veja:
“Foi por não fazermos coisas como esta que Fernando nos deixou”, disse Martin Whitmarsh da McLaren.
Nada mais precisa ser dito!
Exato.
Schumacher/Barrichello, Alonso/Massa…. Duas duplas que são a cara da Ferrari: 2 dick vigaristas, 2 bananas…
Olha, lendo o post do Seixas e os comentários, caiu minha ficha! Antes tarde do que nunca…
Veja se concordam ou se, mais uma vez, é só “viagem” minha:
– jogo de equipe sempre existiu, às vezes mais discretamente, outras vezes de forma mais descarada.
– “segundo” pilotos sempre existiram, mas vale observar que resistências sempre apareceram em um ou outro cara menos – desculpem-me o termo – “bundão” ou que soubesse valorizar melhor seu talento
Isso tudo pra chegar na conclusão de que:
– Alonso (que eu considero um baita piloto), está claramente envolvido (de maneira muito, mas muito profunda) com 2 das piores (senão as piores) sujeiras da Fórmula 1 nos últimos tempos, a batida proposital de Cingapura e a “troca” do câmbio de Massa em Austin. Será mesmo que ele não tem nada a ver com isso, além do fato de ser o beneficiado em ambos os casos?
Pra mim, ficou muito claro agora que, além de ser um grandíssimo piloto quando se fala das habilidades que tem dentro do carro na pista, é um tremendo vigarista, pensador do mal ou qualquer coisa do tipo. Briatore caiu como um patinho (mesmo sendo raposa velha) e a Ferrari vai pelo mesmo caminho.
Abraço!
Vc esqueceu de citar aquele esquema de espionagem q envolveu Ferrari e McLaren, e por “coincidência” o Alonso estava na Mclaren na época…
Fábio, meu chara! Sou solidário com a passividade do Massa, não na linha do “pelo título vale tudo”, mas porque o brasileiro sabia de todas essas condições ao assinar o contrato com a escuderia, e principalmente, porque quem, em sã conciência, descumpriria uma ordem da ferrari, provavelmente prevista em contrato, e arriscaria perder um salário anual de U$ 8.000.000 e uma vida pra lá de confortável em Mônaco? E de quebra teria que disputar uma vaga na toro rosso ganhando “míseros” meio milhâo de dólares por ano? Jack Stewart disse uma vez a Barrichello: ” A ferrari é uma equipe de um piloto só”. Qualquer um que vá pilotar o carro de maranello como segundo piloto, sabe e concorda com as condições impostas.
O único crédito que o Felipe Massa vai ter na Ferrari é o de melhor servente subalterno. Só falta a Ferrari agora mandar o Massa bater no Vettel para o ciclo tático da equipe ficar completo esse ano.
A Ferrari está certa em fazer o que fez. Errado está o Massa em ter aceito a situação.
Fábio, perdão.
Mas acho que a Red Bull é mais carro que a Mclaren. É só olhar o desempenho de Webber e Button. Acho Button mais piloto e está andando bem atrás. Acho que Hamilton mostrou um talento formidável na corrida e superou Vetterl. Hamilton ganhou com menos carro e essa me parece ser a verdade. Fez trajetória diferente onde podia, usou a pista diferente e deu um pouco de sorte. Mas andou mais que as duas Red Bulls e mereceu a vitória no braço.
Os melhores pilotos da F1 são Alonso, Hamilton e Vettel. É de cada um a opinião da ordem, mas eles são os três melhores. E nesse final de semana Hamilton mostrou porque não pode ser deixado fora desse trio.
Se não tivesse quebrado 3 vezes quando liderava, hoje seria líder do campeonato.
Abraços.
O que a Ferrari fez pode até não ser ético, mas é legal, na medida em que, se não está previsto na lei, não há pena possível!
“malditos carcamanos” diz o brasileiro, mestiço.
hahhhahahha, o Fabinho tá falando q os MP são melhor q os RB, só pq o Hamilton deu um baile no bebê chorão, hahahahhaa
Poxa blogueiro, tenha vergonha na cara rapaz!
Daqui a pouco vai ter no quadro de ponto em Maranello com foto do Massa com os dizeres: Funcionário do Mês, igual ao do McDonnalds.
Pra ser ainda mais rebaixado – se é que ainda é possível -, Massa deve cumprir ordem da Ferrari e tirar Vettel da pista, se bem que será difícil, pois ele só vê o alemão de perto quando leva volta….
Piloto covarde e sem dignidade. Criticou publicamente NPiquet Jr e tem feito coisas piores, é um hipócrita. Troque a bandeira brasileira pela italiana, o sr. não nos representa. Deve haver um grande protesto em Interlagos no domingo. Massa: vergonha do Brasil. Ferrari: vergonha da F1. Piloto medíocre, se transformou em uma escória. É capaz de jogar o carro em cima do Vettel para favorecer o pilantra espanhol.
Infelismente, as provas de hoje estão afastando um numero grande de fãs , porcausa destas atutides que fazem parte de um minoria , se for assim que se determine no inicio do ano quem pode ser campeão , e o talento e o esporte fica longe de ter graça, ou será que um dia teremos enfim um campeonato digno de pagar pelo canal esporte , e outras consequencia . Do jeito que vai poucos irão investir em canal fechado , porque não vale apena , estas atitudes já batem como uma armação , sem falar na ponição dada ao Vettel em imola , tentando jogar Alonso na liderança , só que em quatro provas Vettel venceu todas e a Ferrari desabou , será por capricho ou justiça , afinal a ferrari fez um carro sem muitas opções , e ficou no meio do caminho , e a Red Bull cresceu nas mãos de Adrian genio da engenharia faz por talento só isso