Pílulas do Dia Seguinte
19/11/12 10:43Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos), um vídeo antigo que ajudou a batizar esse pensamento tão tacanho e que, infelizmente, é uma praga no Brasil…
Massa, à imprensa brasileira, após a prova: “A corrida foi como uma vitória, por tudo aquilo que aconteceu na largada. Hoje de manhã, não estava feliz. Não existe piloto que fique feliz após entregar cinco posições no grid. Sem dúvida, estava chateado, mas fiz pelo bem da equipe. Tudo que o time quer é lutar com o Fernando até o final para tentar ser campeão. Talvez seja difícil achar outro piloto que aceitaria o que eu fiz. E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional. Ultrapassei todos os pilotos que estavam à minha frente e só superei um na largada. A corrida de hoje foi a melhor do ano, junto com Japão e Coreia”;
É, ele repetiu a história de que é difícil achar um piloto como ele. Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente;
E a McLaren? A Red Bull é campeã dos Construtores, disputa o Mundial de Pilotos com a Ferrari… Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27. E, claro, é preciso aplaudir o desempenho de Hamilton. O inglês está obviamente determinado a encerrar em alta sua história na equipe. Talvez por saber que, na Mercedes, vai ser uma dureza lutar por poles e vitórias;
Vettel nega estar preocupado com as quebras no alternador do RB8. “Não é uma boa notícia, mas conseguimos administrar isso nas últimas corridas, então será fácil achar uma solução para o problema.” Você acreditou? Nem eu. Em Austin, com Webber, a equipe registrou o terceiro abandono no ano por conta do mesmo problema. Em Interlagos, se Vettel abandonar e Alonso for ao pódio, o título é do espanhol;
Que Ecclestone e os promotores americanos continuem se entendendo. Que o chefão da F-1 não faça com Austin o que já fez em outros circuitos, aumentando taxas, exigências, garantias… Porque, no meio do Texas, o automobilismo ganhou um belíssimo e empolgante palco;
Kubica obteve no fim de semana sua primeira vitória com o Citroen C4. Foi no Rali de Como, na Itália. Seu próximo desafio é o Rali do Var, na Riviera Francesa, que contará com ex-pilotos do WRC. Este blog continua na torcida por sua recuperação.
Houve uma época, há uns 35 anos no mínimo, em que as pessoas precisaram entender que a F1 era tb um negócio. Hoje, precisamos começar a entender que a F1 é tb um esporte.
Eu acho que os defensores da ferrari não entenderam a nossa indignação com essa escuderia. Não estamos chateados porque o Massa for prejudicado, mas pela falta de ética, falta de escrúpulos da ferrari. O que ela fez é legal mas é imoral,é a lei do vale tudo, e não prejudicou apenas o Massa mas outros pilotos, que não tinham nada a ver com o caso e foram obrigados a largar do lado sujo da pista por causa de mais uma sujeira dessa equipe ridícula. Eu espero que as pessoas que irão ao gp Brasil dêem uma sonora vaia na ferrari (ferrugem), no alonso e no ma$$a de manobra.
Pois é… graças a pilotos como ele que possivelmente apenas os que possuem tv por assinatura poderão assistir ao GPs num futuro bem próximo. Que decadência!
Ahn, e esse povo que diz que a Ferrari teve razão em mais uma sujeira é também o mesmo povo que defende punição pros mensaleiros… vai ser hipócrita assim lá em Austin com a Ferrari!!!
Nunca fui muito fã do Fábio, mas sempre o achei um cara que escreve bem e cumpre o que se propõe. Para mim está totalmente certo e é incrível como a Ferrari e o Alonso diminuem o sucesso da Red bull e do Vettel… faz essas pataquadas e o fruto do sucesso não é a competência nem de um e nem de outro e sim do Newey… O Massa para mim é argentino e merece estar no time que está… pensar que ele cornetou o Nelsinho e o Rubinho, no entanto hoje faz pior… Parabéns Fábio…
“Dick Vigaristas” versus pilotos “limpos”. Fiz um levantamento rápido, apenas com os pilotos que vi correr, e descobri que a maioria dos campeões joga limpo. A eles: Vettel, Button, Hamilton, Raikkonen, Hakkinen, Villeneuve, Hill, Mansell, Rosberg, Andretti, Jones, Scheckter, Fittipaldi, Lauda, Hunt, Stewart. Agora, os sacanas: Alonso, Schumacher, Prost, Senna, Piquet. Resultado: Dick Vigaristas 5 – Limpos 16. Na soma dos títulos, os vigaristas têm 19 e os limpos, 23 – Schumacher, com seus 7 títulos, deu fôlego para os safos. Enfim, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser filho da puta para ser campeão mundial de Fórmula 1.
O Massa teve o ano inteiro para correr, superar o companheiro, enfim, mostrar a que veio. Não o fez. Tanto que corria o risco de não estar lá no ano que vem. Ele não está correndo de graça, recebe um salário muito bom pra fazer o que está fazendo. Mas ano que vem tem a chance de fazer boas corridas e esperar por uma ajuda do Alonso no fim do ano……Se não quiserem que seja assim é simples, basta ter equipes com um piloto só. E já não é de hoje que o blogueiro tenta desqualificar previamente os pensamentos contrários com termos desnecessários, como o “tacanho” do texto.
Insisto… O Massa se dizia “feliz”, quando assinou com a Ferrari, para 2013… Como dizia meu saudoso pai: “Agora vai chorar na cama que é lugar quente”… Não gosto da postura da Ferrari. Pra mim sempre foi uma postura covarde. Mas tão covarde quanto, é a postura de brasilleiros como Massa e Barrichelo… Covarde e mercenária… Há discussão no fato de eles serem mercenários? Há…. Todos nós nos sujeitaríamos às mesmas mezelas, em troca das suas contas bancárias… Mas não dá pra negar que essa é uma atitude mercenária..
É fácil encontrar um piloto como Massa: Barrichelo.
O Sr. Blogueiro, com a faca entre os dentes, afirma que Fernando Alonso é o melhor piloto de Fórmula 1 da atualidade. Então, se ele é o melhor, como se explica a surra que levou de Felipe Massa, no Grande Prêmio dos EUA? Por qual razão, o Sr. Blogueiro acha que um piloto que lança mão de trapaças, como essa do GP de Austin, para conseguir um título é o melhor do mundo? Baseado no que, o Sr. Blogueiro afirma que o equipamento da Ferrari é inferior aos equipamentos da Red Bull e da Mclaren? Mesmo os fatos mostrando o abismo que há entre o tratamento dispensado a Fernando Alonso e o dado a Felipe Massa dentro da equipe Ferrari, o Sr. Blogueiro sempre tece comentários deixando transparecer que os equipamentos que eles usam são iguais. Por que?
Não estou querendo dizer que o Sr. Coadune com tamanha cafajestice(o rompimento do lacre da caixa de marchas), pois, isso ficou bem explícito na matéria que escreveu; mas sim, questionando-o sobre fatos, que só os que administram a sujeira existente na Ferrari, arraigadamente, são sabedores. Sr. Fábio Seixas; desculpe-me o teor da missiva. O sentido do mesmo, passa longe de querer lançar dúvidas a respeito da sua capacidade profissional. Abcs.
Baseado na temporada toda, não em apenas um GP. Respondido?
Fabio, entendo bem o seu sentimento e compartilho (com relação a Ferrari), mas me ponho também na posição do Massa. O que ele mais pode fazer senão seguir as diretrizes da Ferrari, afinal, ele é funcionário dessa escuderia. Ele poderia aproveitar o momento de incerteza e simplesmente não renovar, mas seria o mesmo que abrir mão da F1, pois naquele momento, não havia mais vagas competitivas em aberto. Poxa, entendo o lado dele e acredito que ele foi muito profissional com relação aos seu contratante, apesar de não ter sido esportivamente correto (e diga-se de passagem, fez uma ela corrida).
Nesse texto do Fábio, queria quie vcs observassem o q ele escreve, que hamilton tem que fazer hj pq se depender da Mercedes vai ficar sem pole e sem vitórias, legal ler isso, assim eu8 não posso criticar Schumacher, ele voltou com gás e poderia ter feito melçhor, só não fez pq a mercedes não estava à altura, que bom qu8e foi um especialista em f1 que admitiu isso, fico feliz.
Tanto vcs jornalistas como torcedores brasileiros, acho hipocrisia, não gosto do massa mas amo amo a ferrari e defendo o trabalho de equipe, afinal quem vai perder são eles e não nós, quando Senna era vivo e em todas as equipes que ele passou, foi beneficiado pelos companheiros de equipe, inclusive pelo Berber, os outros eu até achava normal pq eram ruins na pista, mas berger era um bom piloto, e foi ofusacado pela equipe para beneficiar Senna, acho engraçado, se fosse o conbtrário, Alonso ajudar Massa, vcs não falariam nada, por isso acho hipocrisia.
Alonso já precisou de ajuda do Nelsinho Piquet (naquela batida da Benneton), do Massa duas vezes (deixou passar e essa palhaçada de agora).
O Senna nunca precisou disso e foi campeão com uma McLaren inferior a todos os outros.
Pergunto-me se Alonso é tão bom quanto se diz.
Caro jornalista, todos sabem que você não gosta do Hamilton e é fã do Vettel. Isso é um direito seu, lógico. Apenas tente ser mais imparcial.
Dizer que o carro da McLaren é o mais equilibrado, para com isso tentar diminuir as capacidades do Hamilton, é complicado hein.
É justamente por culpa da falta de equilíbrio e de confiabilidade do carro ao longo do ano que o Hamilton não está na briga pelo título.
E para encerrar: O Hamilton ganhou essa corrida no BRAÇO! Coisa que ele tem mais do que o Vettel, que é um bom piloto, mas tem um foguete nas mãos ha 3 temporadas seguidas.
E não venham falar daquela vitória do Vettel com uma STR. Outros pilotos também ganharam com carros medianos, que era o caso daquela STR, e nem por isso foram um “fora de série”. São vitórias circunstanciais apenas.
No mais, por tudo que a Ferrari vem fazendo, que o Vettel fique com o título novamente. A equipe vermelha não merece! E espero que o vice de construtores fique com a McLaren.
Estou com nojo da Ferrari e com vergonha do Felipe Capacho Massa… Aliás este por sinal disse que não é fácil achar um piloto como ele, realmente ele tem razão, um bundão idiota e subserviente como o Massa não se acha em qualquer esquina!!! QUE VETTEL SEJA TRICAMPEÃO, porque depois desta marmelada que a Ferrari aprontou, a RBR mais do que merecia o título de construtores e o Vettel merece mil vezes mais o título que o “grande” Malonso Chatonso Choronso das Astúrias!!!
O Massa aceitou acabar com a carreira dele por acreditar não haver vida após a Ferrari.
Tanto Alonso quanto a Ferrari minaram a autoestima que antes existia. Pois devemos lembrar em 2008 e 2009 ele brigava de igual com seu companheiro de equipe. Claro não se tratava de Alonso. Haikonen joga limpo, não é vaidoso e gosta realmente é de competir na pista, além de uns birinigths.
Alonso ao chegar na equipe já impôs seu ritmo, sua liderança e pressão psicológia no recem acidentado Massa.
Foi questão pouco tempo para dizer quem manda.
E agora, quais equipes de ponta querem um Sr. Massa?
Eu só sei de uma coisa, o Sebastian Vettel será tricampeão! E merecido. Pois pela terceira vez não precisou de jogo de equipe e nem prejudicar o companheiro de equipe para se beneficiar, conseguiu tudo na raça, no talento. Já o Alonso, o bonzão da F1, precisa de alguns artifícios para se dar bem, até mesmo prejudicar o trabalho do companheiro de equipe. Haja vista o episódio de Cingapura, em 2008, lembram? Em que seu companheiro teve de bater de propósito para que “o grande piloto da F1” vencesse, pois se não fosse isso, não conseguiria… Vettel, você é um grande piloto, será tricampeão de talento e moral.
Gente, o que acontece é que existe uma clausula contratual (desde 2010) que determina que o Massa não pode chegar à frente do “Dick Vigarista” Alonso. Para renovar o contrato para 2013, foi incluído um adendo ao contrato que determina que o Massa também não pode se classificar à frente deste Vigarista, no grid de largada. Não se esqueçam que este Alonso Vigarista, quis forçar a McLaren a dar tratamento diferenciado entre ele e o Lewis Hamilton e como não teve, foi embora. Só discordo do Massa quando ele diz que “não é fácil achar piloto como ele”… É sim, Massa! Muito fácil!!! Se tu não quiser mais a vaga de “capacho”, na Ferrari, avisa o Rubinho que ele pega a tua vaga correndo. Já foi capacho do vigarista do Schumacher, porque não aceitaria ser capacho do vigarista substituto?!?!?!?!
Acho que você deveria ser mais coerente ou menos hipócrita. Lembro muito bem quando o Massa oi aí e pessoalmente, o tratamento e os comentários eram bem diferentes.
É fácil falar. Aposto que você já fez coisa pior pra conseguir um cargo ou um aumento.
Caro FS, você esperava que Massa tivesse outro procedimento ou que daria uma entrevista diferente da que deu? Lamentavel!!! FS quem alem de ti, você tenta enganar? a MP27 não é, melhor que RBR, mas existe um piloto sentado nela que faz a diferença, e como bem disse o Alonso se não fosse as quebras ele já teria varrido o campeonto. O Alonso reconheceu que do nivel dele na atual F1 só tem o LEWIS.
Fábio,
Você acha realmente que neste domingo se, por uma conjunção de fatores, o Webber estiver na frente do Vetel e for necessário deixa-lo passar para ganhar o campeonato isso não irá acontecer???
O mais triste é ver milhares de pessoas gritando o nome desse cidadão.
só falta agora, pelo o bem da equipe Ferrari e Alonso, Massa bater em Vettel no GP do Brasil.
Penso que está a haver um certo exagero em torno disto. A atitude da ferrari, a meu ver, não foi condenável nem reduziu um piloto à eterna condição de escudeiro. Qualquer piloto matematicamente afastado do título aceitaria com naturalidade esta decisão da equipa em prol do colega que luta pelo campeonato. Esse mesmo piloto, no ano seguinte, se puder ganhar, ganha! O significado desta decisão é meramente conjuntural. Não vejo grande sentido em comparar o estatuto de felipe na equipa com o estatuto que tinha barrichello, isto é, um contrato que o obrigava a ser segundo piloto.
Foi um tremendo erro da Ferrari jogar no lixo 05 posições de Massa. Puro imediatismo. Ao fim da corrida, o Massa chegou em 04º lugar. Talvez ele tivesse sido mais util largando mesmo à frente de Alonso, pois teria chance de pular bem a frente e atrapalhar o Vettel para depois entregar uma melhor posição para o Alonso, quem sabe dividindo uma curva com o Vettel e os dois caindo fora da pista. Resumindo, considerando quarto lugar do Massa mesmo depois da artimanha, ficou claro que a Ferrari fez besteira, na sua intenção de ajudar o Alonso, mais atrapalhou que ajudou. Agora, o Massa se prestar a esse serviço é que é vergonhoso.
Já falei e vou falar denovo!!
Alonso Campeão 2012!!
Hamilton Campeão 2013!!
Vai negão!!
A corrida de Hamilton foi realmente excepcional. O piloto inglês, mesmo quando esteve atrás de Vettel, manteve sempre o controle da corrida. Foi o jogo do gato e do rato. Hamilton levou Vettel ao erro quase que em todas as voltas pelo menos em uma das curvas do circuito. Teve o “feito” de levar Vettel ao erro até mesmo no ponto onde o RB era claramente favorito que eram os Esses. Hamilton manteve o sangue frio e foi capaz de fazer Vettel desgastar mais os pneus do que ele, e aí só foi escolher o momento certo para a ultrapassagem. Impressionante e surpreendentemente perfeito. Na verdade essa deveria ser a luta pelo campeonato mais justa que deveríamos estar vendo neste fim de temporada. Infelizmente a Mclaren se perdeu com toda aquela traumática negociação do contrato de Hamilton. Acho que a equipe se achava a última garrafa de água no deserto e que Hamilton não iria dizer não, principalmente para a Mercedes GP. Foi um duro golpe entre a equipe técnica. Pelo menos parte disto passou, a poeira parece ter baixado um pouco e acho que encontraram alguma motivação em tentar bater a Ferrari no mundial de construtores, o que seria muito bom, na minha modesta opinião, porque este Ferrari ficar em 2º no mundial de construtores é um exagero brutal. Realmente o Mclaren é mesmo o melhor carro do campeonato. Foi brilhantemente construido. É melhor desde o início da temporada. Um pecado e um disperdício histórico um carro tão bom não ter conseguido dar o título de pilotos a seu piloto. Faltou alguma modéstia a Withmarsh. Essa falta de modéstia gerou, a meu ver, uma certa falta de rigor nos mínimos detalhes. Talvez tenham sido estas distrações que causaram o abandono em Singapura, que a meu ver foi o momento em que a Mclaren perdeu os campeonatos. Estranho é ver que toda a vez que Ron Dennis aparece nas boxes com maior envolvimento, Hamilton rende mais. Seu pai e Ron Dennis têm uma grande e positiva influência sobre o piloto inglês. Dá arrepios pensar em ver Alonso campeão do mundo tendo apenas até agora 3 vitórias que lhe cairam no colo graças a uma sére de acontecimentos durante as corridas muito longe do normal. A Ferrari não vence a 9 corridas. Nunca mais esteve perto de uma vitória. O melhor que fez foi perder para um Lotus em Abu Dhabi que é evidentemente um carro com problemas. novamente com uma sequência de acontecimentos muito longe do normal. Abandono de Hamilton, Vettel largando das boxes, Webber com dificuldades no Kers. Este ano Alonso foi o campeão do mimimi. Só atacou os que eram mais fracos em pista. Nunca correu o mínimo risco, nem sequer o risco “obrigatório” para um piloto F1, nem o risco de ultrapassagens, nem nas questões mais técnicas. Dá arrepios essa mínima diferença de 13 pontos apenas, principalmente depois da tática da caixa de marchas de ontem.
Engraçado com um fato tem visões tão diferentes. o ser humano é mesno engraçado e imprevisivel. por isto que temos que ter uma justiça atuante, senão teriamos ladrões de galinha na cadeira elétrica e serial killers em centro de recuperação e reintrodução ao mercado de trabalho. prefiro me ater ao video postado. nunca tinha visto. surreal imaginar uma propaganda conseguindo vender o “peixe”do cigarro com uma coisa boa…incrível…e afinal e velha e famosa lei de Gerson…”este é o meu Brasil, este é meu clube”…parafraseando uma propaganda de uma operadora de telefonia a rádio. Estas coisas de levar vantagem, dentre outras nao me impedem de ter um orgulho maior do Brasil. Da para ver bem o retrato do Brasil por esta pequena amostragem dos comentários, que tem uma boa camada que aprecia o tal “jeitinho” para tudo…
Que engraçado!
Quando o Nelsinho Piquet aceitou aquele jogo sujo para favorecer o Alonso, ele acabou sendo “crucificado”, mas qual a diferença daquela manobra para essa? (que ironia, ou coincidência, ou seja lá o que for, a favor do Alonso, novamente!)
Quem são os vilões?