Pílulas do Dia Seguinte
19/11/12 10:43Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos), um vídeo antigo que ajudou a batizar esse pensamento tão tacanho e que, infelizmente, é uma praga no Brasil…
Massa, à imprensa brasileira, após a prova: “A corrida foi como uma vitória, por tudo aquilo que aconteceu na largada. Hoje de manhã, não estava feliz. Não existe piloto que fique feliz após entregar cinco posições no grid. Sem dúvida, estava chateado, mas fiz pelo bem da equipe. Tudo que o time quer é lutar com o Fernando até o final para tentar ser campeão. Talvez seja difícil achar outro piloto que aceitaria o que eu fiz. E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional. Ultrapassei todos os pilotos que estavam à minha frente e só superei um na largada. A corrida de hoje foi a melhor do ano, junto com Japão e Coreia”;
É, ele repetiu a história de que é difícil achar um piloto como ele. Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente;
E a McLaren? A Red Bull é campeã dos Construtores, disputa o Mundial de Pilotos com a Ferrari… Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27. E, claro, é preciso aplaudir o desempenho de Hamilton. O inglês está obviamente determinado a encerrar em alta sua história na equipe. Talvez por saber que, na Mercedes, vai ser uma dureza lutar por poles e vitórias;
Vettel nega estar preocupado com as quebras no alternador do RB8. “Não é uma boa notícia, mas conseguimos administrar isso nas últimas corridas, então será fácil achar uma solução para o problema.” Você acreditou? Nem eu. Em Austin, com Webber, a equipe registrou o terceiro abandono no ano por conta do mesmo problema. Em Interlagos, se Vettel abandonar e Alonso for ao pódio, o título é do espanhol;
Que Ecclestone e os promotores americanos continuem se entendendo. Que o chefão da F-1 não faça com Austin o que já fez em outros circuitos, aumentando taxas, exigências, garantias… Porque, no meio do Texas, o automobilismo ganhou um belíssimo e empolgante palco;
Kubica obteve no fim de semana sua primeira vitória com o Citroen C4. Foi no Rali de Como, na Itália. Seu próximo desafio é o Rali do Var, na Riviera Francesa, que contará com ex-pilotos do WRC. Este blog continua na torcida por sua recuperação.
Fábio,
adoro sua coluna e mais ainda os comentários…
acho muita ingenuidade essas discussões, à partir do momento que a FIA “legalizou” o jogo de equipe o que esperar dela? ou quando teve a pena tão branda para o episódio do Nelsinho e Briatore?
acho que o Schumacher e o Alonso são excelentes pilotos mas não os considero ídolos pois para isso falta o lado de jogar limpo (coisas que nenhum dos dois o fazem quando submetem equipe e segundos pilotos a correrem para que eles vençam).
acho que a fórmula 1 de antigamente era muito mais bonita e divertida, com pilotos de verdade (hoje tem tanta tecnologia que fica difícil – veja exemplo do Schumi com um carro médio – quão bom realmente ele é???)
não fiquei surpreso com a atitude da ferrari e do massa, afinal se vale tudo (espionagem, testar os limites das regras, parar o carro para ter combustível para verificação, etc….) é a única chance deles ainda terem chance de título…..
será que vamos ter episódio neste ano e quem sabe no ano que vem estilo Prost e Senna???
kkkkkk
seria engraçado, mas eu torço pelo bem, pelo Vettel ganhar o tricampeonato, afinal acho que ele merece…..
o que acha Fábio?
abraços
Senhores, concordo em parte com as diversas críticas feitas ao Felipe Massa. Mas vamos a questão e a um dos objetivos desse blog: “Analise da Corrida e Performance de cada Piloto e Equipe”.
Eu não vi em nenhum comentário, inclusive do próprio dono do blog, uma análise da corrida do Felipe!? Saiu de 11 e chegou em 04 ou vocês não viram a corrida que eu vi? Ele não fez uma boa pilotagem? Ele não mereceu a posição? Pelo que tenho visto é mais fácil criticar. Abraços a todos.
Fabio, gostaria de ver o Massa na Sauber!Longe da Ferrari!!!
Desta vez Hamilton deixou bem claro a sua capacidade num carro competitivo e para mim é melhor piloto da atualidade. Achava que Alonso merecia ganhar o título pelo que fez na primeira metade do campeonato mais jamais deveria aceitar um recurso desses, se ele é bom deveria tirar a diferencia no braço já vi Airton fazer isso e ao propio Hamilton tirarem a diferença no braço. Por que não Alonso?
Estou com nojo da Ferrari e com vergonha do Felipe Capacho Massa… AO TRI VETTEL!!!!!!
” E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional”
Isso foi dito pelo próprio Massa. A primeira parte ele têm razão pois se ele não fizesse a Ferrari rasgaria o seu contrato e ele ficaria a pé, então foi pelo bem dele mesmo. Quanto a chegar em 4º, o piloto desse naipe só pode achar isso sensacional mesmo, mas esquece que por trás de sua atitude ele está envergonhando os brasileiros, deixando-se fazer o que querem com ele para o bem da(o) “equipe” -enteda-se aí “do Alonso”. Que decadência dos nossos representantes na F1 depois de tanta glória.
Só para diferenciar dos demais comentarios a respeito da Ferrari vou falar sobre os demais.
Bruno vacilou grandão, ficou a tempos atras do Hulkemberg e não achou a ultrapassagem, Maldonado tava longe pra la dos 7seg veio tirando, tirando, tirando. E ainda assim, quando chegou não atacou de prima. Bruno queria oq? Que ele ficasse la calminho atras? Vacilou, n tomou atitude que deveria o Maldonado foi la e tomou e o passou.
Alias, ainda sobre a Williams conseguiu se recuperar seu desempenho que perdeu na virada do semestre agora no fim.
Hulk não me parece que fez uma boa escolha ao ir pra Sauber, por exemplo, agora no segundo semestre a Force India acumula mais pontos do que a Sauber.
Koba me surpriende negativamente pois já são seguidos GPs que não só não vai bem, como se aproxima do Perez, quando ele não vai bem, não vai bem MESMO. Fica dificil só com o podio no Japão brigar por algo ficando no fundo do grid.
Fábio, não tenho motivo para decepção com o Massa. Segundo piloto é segundo piloto. Além disso , quem leva patrocínio para a Ferrari é o Alonso. E mais, o Massa renovou por mais 1 ano como segundo piloto. Ele deveria não ter renovado, ao invés de ficar reclamando.
abraços
Não penso que Hamilton terá grandes dificuldades na Mercedez. A razão do insucesso da equipe alemã é que o carro atual não foi bem explorado nem por Shumacher(razões de natureza etária) e nem por Rosberg que não é muito firme. Uma das qualidades de Hamilton é explorar o carro até os limites , fazendo saltar aos olhos da equipe as deficiencias a serem corrigidas. Além disso ele é um tremendo motivador para o time elogiando quando for o caso ou metendo o pau quando as coisas não dão certo. O inconformismo do inglês deve acender o brio da turma.
Próxima corrida o Massinha carimba a traseira do Vettel e tira ele da corrida, “pelo bem da equipe”…
A Ferrari é uma vergonha, assim como seus pilotos, na verdade o perfiu de piloto que a Ferrari gosta é bem claro, um vigarista e um acomodado, pra não dizer outra coisa. E a FIA, boa parte da imprensa e alguns torcedores já naturalizam as baixarias da Ferrari. Hoje assisto a f1, mas fico até meio constrangido que pessoas bem informadas que não gostam do esporte (f1) saibam que acompanho, não nego mas…
Tem muita gente que esquece que isto é um blog, ou seja, um lugar que expressa a opinião do dono dele.
Eu não condeno a Ferrari, até pq ela sabe o piloto que tem. O que não dá é o pessoal querer mudar a opinião do blogueiro.
Nível D4? Os dois (Massa e Barrichelo) Venceram 22 corridas e são nível D4?
Brasileiro não sabe respeitar o que os pilotos fazem, estes dias chorei revendo Barrichelo vencer Alemanha em 2000, é pouco? Sim, mas voce pode contar nos dedos quem já fizeram igual.
Pra mim Massa vai voltar a ser o grande piloto que foi e com certeza é.
Estive um pouco por fora das noticias no final de semana, mas, essa é a forma que o Massa trabalha, deste modo mantéu seu emprego, sem mais. Até torço por vitoria brasileira. Contudo há algum tempo, torço pelo Hamilton. Sua forma de pilotar é muito mais interessante.
Fábio, não concordo muito com a certeza de que o Hamilton terá um carro ruim, a mercedes já abandonou esse carro a meses, muitos meses, o carro está em total decadência, devem está trabalhando muito para o ano que vem, como foi em 2009. Acredito que virão muito forte.
Agora é a vez do Bruno Senna abrir a boca e tomar uma tamancada do Maldonado: “A ultrapassagem, sim, foi no limite, mas dentro da regra. Se eu não o ultrapassasse, ele também tentaria passar o Hulkenberg, pois já estava 20 voltas atrás e não tinha feito nada. Eu tinha que tentar, essa era a ordem que eu tinha da equipe. Ele ficou irritado, mas eu não tinha outra opção”. Esses pilotos brasileiros estão me dando vergonha!
Infelizmente entramos na questão do legal e do moral. É Legal pelo regulamento mas Imoral pela falta de esportividade. Quanto a Massa, tudo por uns milhões a mais no bolso.
Fábio e amigos, que lindo o circuito do Texas, curvas empolgantes, pontos de ultrapassagem, pista larga, tudo para enriquecer o espetáculo. Nada de firulas fora das pistas como obras de arte da arquitetura, mas um circuito como nenhum outro. Espetacular, que o Ecclestone não arrume confusão com os americanos e mantenham o circuito no calendário.
–
–
o Sr. Fábio Seixas deve estar no mundo de OZ…ou se nega a ver o óbvio.
–
o que ocorre com o Sr Massa é fruto da INCOMPETÊNCIA do mesmo de não estar no mesmo nível do PILOTO Alonso ..ou seja.. ter chances matemáticas de levar o título.
–
Quer tratamento igual…….esteja no mesmo nível… senão submeta-se… ou caia fora….
–
Pilotos nível “D4” … Barrichelo .. Massa…
–
Lembro muito bem da atitude do Webber quando a RBS tentou o transformar em “D4″….
Quem se nega a ver o óbvio é o senhor. Ou a pesquisar o que escrevi.
Já disse centenas de vezes que Alonso é o melhor piloto de atualidade e que era claro que Massa se tornaria segundo piloto ali.
Mas em outras equipe, segundos pilotos não se prestam a serviços como os que a Ferrari promove. Ou o senhor não enxerga esta obviedade?
Caro fabio eu acho qeu isso e um conj de situaçoes o massa ou qualquer piloto da atualidade sem excessao faria o mesmo, primeiro pela falta de talento e segundo qualquer vaga hj tem que ser comprada coisa que nenhum piloto esta conseguindo apoio financeiro, veja o razia tem talento mas nao tem muita grana para comprar uma vaga e fica penando para tentar entrar em uma equipe pequena, acho que é momento de se rever a estrutura e nao so criticar esse ou aquele piloto , claro que o senna , piquet, fitipaldi nao fariam isso nao se submeteriam a isso mas era outra epoca outros tempos , assistam o filme do senna em uma corrida do japao , ele ficou em primeiro na largada e mudaram as marcaçoes no grid de laragada fazendo ele sair do lado sujo da pista e ele saiu nem por isso foi chamado de omisso , que jogue a primeira pedra quem nao engoliu muitooooooo sapo onde trabalha o massa se sujeitou a isso para nao ter que guiar uma HRT ano que vem pois é a unica vaga que resta
Alonso melhor piloto da atualidade? Por que o “melhor piloto da atualidade” aceitaria tal manobra? Se o cara é bom, ele faz chover. Fábio vc entende muito de automobilismo, mas já não se pode considerar o Alonso o melhor, com Vettel perto de um tricampeonato, Hamilton pilotando nesse nível (inclusive derrotando o espanhol na Mclaren) e Raikkonen muito bem no mundial com um carro inferior a própria Ferrari e sendo consistente.
Respeito sua opinião, mas entendo que piloto de verdade não precisa dessas manobras.
Perde seu tempo não Fábio. Cada um enxerga o que quer…
Caro Fábio me desculpa, mas discordo no tocante que Alonso seja o melhor da atualidade! Abs..
O Alonso só consegue vitórias e títulos na base da mutretagem. Bem disse o Withmarsh que lá ele não conseguiu nada na McLaren porque lá não trabalham dessa forma. (Obviamente, fora das pistas, não podemos nos esquecer do caso Spygate…)
Caro Fabio, apesar do tom carregado, tenho que concordar com o Rogatti. Berger na McLaren, Patrese na Williams, D. Hill na Williams, e por ai vai. D4 e D4 em qualquer equipe e qualquer era da F1. Obviamente, como torcedor brasileiro doi que os D4 de hoje sejam brasileiros e por isso entendo porque o Sr pega tao pesado com o Massinha. Grande abraco
Cara, você tem saco para guentar esses babacas desinformados.
Fábio, você é um reporter respeitado, estudioso, interessado em passar informação aos seus leitores. Leio seu blog quase que diariamente e, a única coisa que acho desnecessária, é você responder alguns idiotas. A internet é uma dádiva, mas também tem seus problemas. Limite é um deles. Quando li sua resposta deu vontade de escrever embaixo “chuuupa, otário!”, mas não é o canal para isso. Abraço.
Olá Fábio, realmente você tem toda razão! Para quem assistiu Nelson Piquet brigar contra a equipe Willians e Nigel Mansel, e, ser campeão; para quem viu Ayrton Senna ser contratado como segundo piloto da Maclaren e ser campeão,em cima de um Alain Prost, estamos presenciando a mediocridade óbvia do segundo piloto da “ferrari”!
Sensacional Fábio, não vejo o Grosjean “abrindo as pernas” para o Kimi, não vejo o Button fazer o mesmo para o Hamilton, não vejo Kobayashi para o Perez, não vejo WEBBER para VETTEL, ou seja os “meninos” de hoje estão “engessados” na teoria ferrarista do ANTIDESPORTIVISMO. Aliás nem naquelas equipes de F2 que correm na F1 eu vejo isso, cite-se Cartenham, e as outras duas que nem lembro o nome.
Rogatti, é lamentavel que vc não tenha observado a atitude de Lucas de Montezemolo que é Ferrari pode tudo pq, paga um bom salário. E a escolha do comendador é que : há apoio para o melhor piloto da casa , recorda em 2010 quando Massa recebeu a ordem dizendo que Alonso estava mais rapido que ele aí Vettel foi Campeão mundial . em 2011 o gênio de Adrian Newels apenas colocou o bicampeonato nas mãos de Vettel com o tal difusor soprado e Jean Toddy proibiu mais uma vez ,para o ao 2012 ,Toddy o maior diretor da ferrari 5 vezes campeão mudial com schumacher. Agora Ferrari vem em 2012 , mais uma vez superar as estatistica e forçam uma abertura do cambio da Ferrari de Massa , para beneficiar Alonsofalcatruagem , que chegou em 3º lugar em Austin Texas, o maximo que a Ferrari conseguiu nas ultimas 5 provas , pois bem é apenas uma ajuda ,ah não fique surpreso porque o Vettel tem tudo para se sagrar tricampeão na terra de Ayrton Senna e Nelson Piquet seria uma bela respostas para estes que fazem de tudo para manchar o esporte automobilismo . Webber é um piloto mediano assim como Massa , só que esta num carro de igual condições que Vettel, não dá para tirar como referencia , pelo fato de ser limitado e não conseguir trabalhar com alguém superior assim como Felipe Massa que está a léguas do talento de Alonso entendeu? abs
Podia dormir sem essa hein
Tomi na testa!
Rogatti, se Choronso é tão bom porque precisou do Massa??? é porque tomou um couro de Massa no EUA?? se liga esse espanhol é so enganação!
Infelizente o comportamento de Massa já era previsível… penso que um Hamilton jamais aceitaria tal situação o que mais me entristece no final desse campeonato é concordar com Fábio Seixas: dificilmente, no próximo ano, Hamilton lutará por poles e vitórias. Quem perde é o automobilismo, quem sofre os fãs, inclusive eu, mas HAmilton escolheu assim.
Analucia, acredito que o Lewis não sofrerá!A Mercedes tem um trunfo nas mãos o primeiro Tem o melhor piloto do grid hoje, e detalhe que ela deve estar escondendo alguma coisa. Vamos esperar e aguardar!!!!!E daqui tres anos ele esta McLaren novamente! É só um acerto de contas de Mercedes e McLaren! rsrsrsr
Mas Alonso queria fazer isso mesmo com Hamilton na Maclarem.
Isso é amor. Ah, que…
Senhorita, o Kimi ja fez isso para o Massa, esqueceu ou não sabia?
O que o Massa fez ou a Ferrari fez, esta correto, foi melhor para a equipe e é a equipe que paga a ele. voce faria igual.
Cara isso é um desrespeito tão grande com o espectador, com o consumidor, com o torcedor, com os patrocinadores, com os demais competidores, com um campeonato tão legal como esse que não se via a tempos… com as regras do campeonato… com a FIA que fica com nariz de palhaço… com a história do comendador Enzo… com a história da F1… com a história da própria Ferrari…
Esse tipo de atitude é tão vergonhoso…
Desde que começou a era Schumacher é catarrada atrás de catarrada… é um mar de podridão… primeiro eles foram responsáveis por criar a maior farsa estatística da história do esporte…
E parece que jamais estão satisfeitos estes malditos carcamanos… eles estão acabando com a F1… com a credibilidade da categoria… que graças as pataquadas do Dick Vigarista e seus amigos é quase zero…
Quando alguém vai tomar uma atitude…??? Quando será que a FIA que parece mais FIArrari como dizem lá fora, vai fazer alguma coisa…??? Quando…???
O comendador deve tá se revirando no caixão, amaldiçoando a Todt, Montezemolo, Domenicalli, Schumacher, Alonso… enfim… como é triste ver isso… esse mar de merda vermelha…
Espero que a justiça seja feita… que Vettel possa vencer e torço pro Alonso ir ao pódio só pra ver a cara de bunda dele… por toda a ficha corrida desse sujeito… Cingapuragate e td mais… ele já conquistou demais… por mais capacitado que seja… chega pra ele… pra ele já tá bom…
Desrespeito é ver o campeonato brasileiro, cercado de pilantras por todos os lados, resultados manipulados, arbitragens duvidosas, dirigentes ricos e clubes deficitários, interesses pessoais em primeiro lugar.. O futebol, como esporte, acabou faz muito tempo. Sinceramente, não acho a F-1 pior que o futebol por aqui. Como voce não concorda com o artifício da Ferrari (eu também não concordo) mas, ao pé do regulamento, ela foi punida, com a violação do lacre. Há muias coisas também que eu considero incorretas, como o piloto não sair para a classificação no Q3, como poder fazer alterações no carro em determinadas circunstâncias enquanto os pilotos do Q3 não podem alterar os acertos de seus carros. O maior problema é que existem ‘n’ regras e, com isso, se permite acharem brechas. Pode ter sido antiético, antidesportivo, mas não infringiu a regra. Infelizmente é assim.
Lembrando que o Comendadore possuia 4 ou 5 pilotos sob contratos, pq era apenas loucos ao volante, substituiveis facilmente na mesma velocidade que morriam na pista.
O importante era ter o motor mais potente e com consumo menor que o resto.
Acho que deveríamos nos envergonhar mesmo. Somos a único povo do mundo que achou a decisão da Ferrari correta… Alias, deveríamos ter queimado Nelson Piquet na fogueira .
Só devemos aceitar pilotos e equipes da escola mimiMiss Brasil de pilotos. Que pedem licença para ultrapassar e só disputam o titulo pela paz mundial…
hahahahahahaha lei do Gerson foi brincadeira ein! Acho que o Schumacher ssé Brasileiro então. #mimimi do ano!
Tem muita gente escrevendo que se está na regra, então é válido. Há aí um grande erro, porque quebrar o lacre deliberadamente não está na regra. O que a Ferrari fez foi dar uma brasileirada na corrrida, bem coisa de nossa cultura tacanha de aproveitadores de brechas. Fábio, você acertou em cheio na lembrança do “levar vantagem”, que é bem coisa nossa e que tem gente por aqui que enche o peito de orgulho prá falar quando usa…veja-se Brasília…..terra dos Gérsons. Se fosse o contrário, uma manobra nojenta dessa prá ajudar o Massa, eu ficaria com vergonha….abraços.
Qual será o próximo passo da Ferrari, mandar o Massa bater em Vettel na largada em Interlagos? Outro brasileiro já vez esse papel para o mesmo Alonso vencer em Singapura. Ô vergonha…
Da Ferrari pode-se esperar qualquer coisa. Não duvido nada que aconteça.
Fábio, a Ferrari como equipe fez o certo, não esconde nada de ninguém, e de no minimo se estranhar a Red Bull melhorar o carro nas últimas 6 corridas e virar um foguete, ou você acha que eles estão seguindo as regras corretamente …. Se burlam regulamentos, mesmo não constando nada nos regulamentos que os proibam é algo tão feio como a jogada da Ferrari com o Massa. E Hamilton venceu o Vettel no BRAÇO, não soou fã do Hamilton mas ele é melhor que o Vettel, até por que a Red Bull fez boa parte das melhores voltas com o Vettel, então como você me explica que a Mclaren está mais equilibrada sendo que quebrou bastante e em corridas andou até para trás ????? …. Discordo totalmente de você, Hamilton venceu e vence Vettel por que tem mais braço, tem uma pilotagem mais linda, agressiva e melhor controle dos carros que pilota. E olha que nem sou fã do Hamilton …. rsrsrsrs
Engraçado Fábio falar que a Mclaren tem o carro mais equilibrado com Hamilton tendo cinco defeitos mecânicos consecutivos de Cingapura até Abu Dhabi(Cingapura-quebra de cx de câmbio,Japão-quebra de suspensão traseira, Coréia do Sul-quebra de barra estabilizadora traseira,India- defeito na troca de marchas do volante e Abu Dhabi- quebra da bomba de combustível) sem contabilizar ainda as quebras de janson Button(Itália-bomba de combustível).E ,ainda por cima, logo no Gp em que a Red Bull confirma sua superioridade sendo campeã dos construtores com antecedência.Basta lembrar que a Mclaren tem a melhor dupla de pilotos, se o carro fosse o mais equilibrado a Red Bull não teria nem chances de ganhar o título de construtores.
“Jenson”
ÉTICA. Eita palavrinha que ninguém conhece ou só usa e bate no peito quando interessa.
Tenho vergonha de ser brasileiro.
Cara, que forcada de barra para tentar justificar a calhordice da Ferrari. Outra coisa, qualquer telespectador com mediana inteligência viu que o carro da McLaren estava sobrando ontem.
Deve ser por isso que RBR com vettel fez a melhor volta da corrida com Vettel baixando em quase 0,5s a melhor volta do hamilton.
A Ferrari não é só uma equipe de F-1. É uma empresa propriamente dita, que capitaliza somente seus interesses e prioridades.
Alonso é o executivo titular dessa empresa que tem como objetivo, garantir o lucro e sucesso da firma. E Massa, não passa de um mero ajudante de ordens do chefe executivo, que tem por obrigação, acatar as ordens de seus chefes.
Infelizmente, é assim que funciona.
Que eu saiba, todas as empresas buscam somente os seus interesses e prioridades. Voce colocaria sua “mão no fogo” por defender a ética de alguma equipe? Eu não!!
Sr. Régis Br. Rock, Vossa Senhoria sabe, por acaso, o que significa Blá Blá Blá! Blá Blá Blá! Blá Blá Blá!? Não? Que pena…Então…Ah! deixa para lá…
Ola Fabio, não tem mais o que falar do Felipe, uma decepção atras da outra…mas hj vc falou numa pequena frase o que é ser Felipe Massa: “Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente”
Parabens por definir tão bem uma pessoa.
Também concordo com esta definição.
escrupulos – vc tem ou nao tem. nao existem pessoas “mais ou menos escrupulosas” . caso contrario , tirem o nome de esporte da F1 e passa a ser vale tudo. torcer por um time nao significa que vc tem que ter a moral flexivel, e principalmente temos que lembrar que o personagem da tramoia é sempre o mesmo
Fábio, será que existe muita diferença entre o que o Nelsinho fez para o Alonso e o que o Massa fez?
Aliás isso responde a pergunta que o Massa fez: O Nelsinho Piquet.
E verdade hein… dizem por ai que o Massa nao fala com o mini Piquet pq fala q perdeu o titulo no Cingapuragate… bem… agora sim Massa voce pode falar o q de qm mesmo…???
Concordo em genero, numero e grau. Massa não tem moral pra falar de ninguém na F1. Sinceramente é uma pena que a Ferrari renovou com ele por que possivelmente teremos o nome do Brasil associado a outras imoralidades desportivas. Fora Massa vc não tem moral.
O puritanismo de Fabio Seixas chega a ser comovente. Não li uma linha sequer se manifestando contra a RBR em aproveitar as brechas do regulamento, que de fato, é falho e permissivo. Na última corrida depois que o “excepcional” Vettel largou dos boxes (beneficiando-se claramente de reconfigurar o carro, trocar a suspensão, alterar a relação de marchas) recebeu apenas elogios pela belíssima corrida de recuperação (com duas entradas de safety car na pista) como se o fator “muita sorte” não estivesse presente. Não vejo nada de diferente no que a FERAI fez no final de semana. Se é certo ou errado, são outros quinhentos. mudem o regulamento. Enquanto houver brechas, não tenha dúvida alguma que serão utilizadas sempre que necessário. Pede pro Massa agradecer por ter ficado na Ferrari, inclusive ao Alonso, que sempre se manifestou favorável a sua permanência. ficar dando entrevista como vítima depois da corrida, não vai levá-lo a lugar algum. Lembre-se de 2008, você também foi ajudado por um companheiro de equipe na mesma FERRARI. Como voc~e mesmo diz Fábio Seixas, vamos deixar de mi, mi, mi…
A RBR não deixou o carro do Vettel com pouco combustivel de proposito para que o alemãozinho largasse dos boxes e pudesse fazer todos esses ajustes que voce citou.A ferrari mecheu no lacre do cambio P.R.O.P.O.S.I.T.A.V.E.L.M.E.N.T.E. Deu para perceber a diferença ou voce quer que eu desenhe?
Cara, esse blog é caso perdido. Total falta de coerência. Ano passado Jason Button estava sendo considerado o Alain Prost da nova geração porque terminou o ano a frente de Hamilton. Hamilton foi “colocado no bolso”. Esse ano poucas linhas sobre o novo Prost e depois de ouvir a ladainha que o “alemãozinho” (para os íntimos) sempre dá show com o gênio Adrian Newey (que é verdade) agora eu leio que a Mclaren é o melhor carro e Hamilton recebe parabéns. Detalhe: agora ele está comprometido porque o blogueiro imagina que o “mercenário” está aproveitando o que pode em termos de vitórias porque ele sabe que na mercedes o importante é o dinheiro. Isso o blogueiro sugeriu covardemente colocando uma charge, nada depreciativa segundo ele, para estimular a discussão acerca dos motivos do piloto para a troca. Tem outros blogs aqui no Uol escritos por apaixonados por velocidade e talento e não por blogueiros apaixonados por pilotos e marcas. Eu só passo aqui para ler análises de corrida quando Hamilton destroi em uma corrida e ver as mal traçadas linhas sugerindo qualquer outro fator para suas vitórias que não o reconhecido talento do piloto. As vezes eu acho que o Fábio é ex-mulher de Hamilton que não recebeu nada no divórcio e tem que analisar o trabalho do marido posando de imparcial. ahahah
Ah vá, você manja mesmo de F1 hein?
Então reconfigurar o carro é vantagem? O cara treinou o fim de semana inteiro visando um acerto de carro, antes da largada altera essa configuração devido a posição que irá largar, e ainda tem vantagem? kkkk
sim eh vantagem , ja que largando de traz ele faria ultrapassagens isso muda no estilo de pilotagem , suspensao , marchas etc
Outro que manja de F1, kkkk
Gostei, vc disse tudo, as regras que prejudicam os pilotos, parece no meu entender pelos jornalistas brasileiros e por alguns torcedores só se aplicam aos pilotos brasileiros, a regra lá são pra todos, acho engraçado uma coisa, cada equipe luta por milhões de dolares, massa é um simples detalhe…caiam na real, acho deprimente certos comentários.
Sr. Antônio Luiz Junior, desculpe-me, mas gostaria de frisar que o Sr. esqueceu de um pequeno detalhe: Mark Webber não foi prejudicado pelo recurso usado pela equipe Red Bull, que segundo seu comentário, foi antidesportivo… Abcs.
Enxergo de uma maneira completamente diferente. Brechas no regulamento não tem a ver com ética ou comportamento. É a interpretação técnica que alguém viu e outros não. Hoje é a RBR, outrora foi a Brawn com o escapamento, depois foi a McLaren com o duto, e por aí vai. Se a regra não especifica não tem como falarmos que é errado. Agora com relação ao caso agora. Bom, meu conceito de equipe é bem diferente da visão Ferrarista. Equipe interpreto, no caso da F1, como o bem para um todo. Então o mesmo foco de desenvolvimento, a mesma liberdade de escolher estratégias independente se vai ou não favorecer piloto A ou B, deve existir. Só o fato de escolher 1º e 2º piloto já acho errado. O estímulo de uma competição interna é uma coisa que só acrescenta se tratado de forma coerente. Dito isso o mínimo que se pode até entender é o favorecimento do chamado 1º piloto no desenvolvimento e estratégias e SÓ. Se passar disso se torna um absurdo comportamental. Para ir direto ao ponto. A Ferrari chegou numa situação que teve que consertar a INCOMPETÊNCIA do Alonso de ficar à frente do denominado 2º piloto. Não só dessa vez mas parece praxe que prejudicar o trabalho do preterido piloto é coisa comum!! O cara não tem, e nunca terá, a mínima chance de disputar nada sem permissão da Ferrari, coisa que é implícito em qualquer esporte, a livre competição!! Não basta favorecer o cara, tem que espezinhar o outro!! Será que o povo cai nessa historinha da Ferrari de “equipe”?? A equipe é Massa + Alonso + Ferrari. Só que na verdade é só Ferrari + Alonso. Se quer determinar quem é 1º e 2º piloto eu até entendo mas não aceito. Porém, não bastando favorecimento descarado tem que prejudicar deliberadamente o serviço do piloto para favorecer o companheiro? Extrapolou!!
Primeiro comentario coherente que eu li nesse blog. Porque niguem fala como os toro rosso deixaram o vettel passar (com muita facilidade) na anterior corrida. Eles competem con 4 carros na equipe, dois da red bull e dois da toro rosso, isso sim é ilegal e imoral. A F1 é cada vez mais um esporte de equipe e o que nao entender isso ficara atrasado. Tudo evolui.
Tenho certeza que o Vettel não preferiu largar dos boxes para poder reconfigurar o acerto do carro, até porque ele foi punido!
Com a Ferrari foi diferente, ela puniu o piloto seu que estava melhor no grid de largada, para beneficiar o outro.
Reprovar essa atitude não é puritanismo, e sim discernimento de identificar situações diferentes, ocorridas por circunstâncias e razões diferentes.
E olha que não precisa ser muito inteligente pra ver isso.
preferiu largar dos boxes sim , pra mudar a configuraçao pra melhorara em ultrapassagens , pq o normal seria largar no fim do grid como o hamilton na espanha