Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
19/11/12 10:43

Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos), um vídeo antigo que ajudou a batizar esse pensamento tão tacanho e que, infelizmente, é uma praga no Brasil…


Massa, à imprensa brasileira, após a prova: “A corrida foi como uma vitória, por tudo aquilo que aconteceu na largada. Hoje de manhã, não estava feliz. Não existe piloto que fique feliz após entregar cinco posições no grid. Sem dúvida, estava chateado, mas fiz pelo bem da equipe. Tudo que o time quer é lutar com o Fernando até o final para tentar ser campeão. Talvez seja difícil achar outro piloto que aceitaria o que eu fiz.  E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional. Ultrapassei todos os pilotos que estavam à minha frente e só superei um na largada. A corrida de hoje foi a melhor do ano, junto com Japão e Coreia”;

É, ele repetiu a história de que é difícil achar um piloto como ele. Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente;

E a McLaren? A Red Bull é campeã dos Construtores, disputa o Mundial de Pilotos com a Ferrari… Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27. E, claro, é preciso aplaudir o desempenho de Hamilton. O inglês está obviamente determinado a encerrar em alta sua história na equipe. Talvez por saber que, na Mercedes, vai ser uma dureza lutar por poles e vitórias;

Vettel nega estar preocupado com as quebras no alternador do RB8. “Não é uma boa notícia, mas conseguimos administrar isso nas últimas corridas, então será fácil achar uma solução para o problema.” Você acreditou? Nem eu. Em Austin, com Webber, a equipe registrou o terceiro abandono no ano por conta do mesmo problema. Em Interlagos, se Vettel abandonar e Alonso for ao pódio, o título é do espanhol;

Que Ecclestone e os promotores americanos continuem se entendendo. Que o chefão da F-1 não faça com Austin o que já fez em outros circuitos, aumentando taxas, exigências, garantias… Porque, no meio do Texas, o automobilismo ganhou um belíssimo e empolgante palco;

Kubica obteve no fim de semana sua primeira vitória com o Citroen C4. Foi no Rali de Como, na Itália. Seu próximo desafio é o Rali do Var, na Riviera Francesa, que contará com ex-pilotos do WRC. Este blog continua na torcida por sua recuperação.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcio comentou em 19/11/12 at 15:09

    Vergonha é manipular resultado de forma ilícita. A Ferrari trabalhou em equipe para privilegiar o piloto que briga pelo título. A famosa “lei de Gérson” é aplicada em situações nas quais o errado é escondido ou faz-se uso de artifícios ilegais para se tirar vantagem em uma situação, caso da simulação de faltas no futebol, por exemplo. O que a Ferrari fez nem foi escondido nem ilegal, que eu saiba.

    • Fábio Seixas comentou em 19/11/12 at 15:11

      De onde você tirou que a “lei de Gérson” usa artifícios ilegais ou se refere apenas a atos ocultos? Ela está redigida em algum lugar? Que eu saiba, ela se refere a imoralidade, não a ilegalidade.
      Abs

      • Marcio comentou em 19/11/12 at 15:43

        Eu tirei do senso comum, afinal a lei foi “promulgada” pela propaganda. Ela normalmente é citada em atitudes sorrateiras, que passam despercebidas pela maioria das pessoas. Ao meu ver, não foi o caso da Ferrari. Mas democracia funciona assim, com opiniões divergentes e civilidade, graças a Deus.
        Um abraço.

    • Junior comentou em 19/11/12 at 15:44

      Mas não deixa de ser imoral e moral é coisa pra poucos hoje em dia pelo que vejo, mesmo em grandes negócios, já que é como todos falam da F-1.

  2. otavio comentou em 19/11/12 at 15:02

    engraçado vou bater na mesma tecla , a RED BULL tem direto suspeitas de que o carro esta fora do regulamento e td mundo acha o projetista um genio , mas pra mim isso tb eh trapacear , tb eh antietico procurar burlar o regulamento pra ter carro imbativel ,mas o dono do blog torce pro vettel dai fica dificil a imparcialidade neh, torço pra que quebre o vettel no brasil ganhe o hamilton e alonso campeao

    • Arnaldo Camargo comentou em 19/11/12 at 15:27

      É que mexeram com Felipe Massa o orgulho nacional…..

    • william comentou em 19/11/12 at 18:26

      Toda equipe quando está no auge sempre é atacada pelas concorrentes com suspeitas de violação do regulamento. A questão que importa é: Alguém tem alguma prova? Já quanto as atitudes da Ferrari serem antidesportivas a pergunta é: Alguém tem alguma dúvida?
      Causa estranheza coisas tão óbvias passarem despercebidas, a não ser que alguém seja um fanático pela Ferrari.

  3. Joe Davis comentou em 19/11/12 at 14:59

    Olá Fábio, fico com você e com aqueles que já comentaram a favor do jogo limpo. Também acho que o Alonso é um grande piloto, mas mancha suas qualidades com sua chorosidade e por sempre valer-se do jogo sujo. Uma pergunta: Fábio, você acha que se o Felipe iniciasse uma temporada à frente do espanhol, teria os mesmos privilégios que este último vem tendo ou o bancão espanhol faria a Ferrari derrubar o brasileiro?

    • Arnaldo Camargo comentou em 19/11/12 at 15:28

      O Massa não tem ritmo para disputar o título, de vez em quando faz uma boa corrida. Mas muito pouco para liderar uma equipe.

  4. Carlos comentou em 19/11/12 at 14:56

    O fim justifica os meios? Além da equipe, o que os pilotos tem a dizer? massa já o disse, basta ler nas entrelinhas e na sua postura. E o alonso? Na atual F1 qualquer toque em corrida, qualquer situação corriqueira é investigada e, algumas vezes ocorre a punição. Agora uma equipe, DELIBERADAMENTE, romper um selo da Fia, para acarretar uma punição a um dos seus pilotos, com o claro intuito de favorecer um outro piloto da mesma equipe é permitido. Aliás, foi até premiado, pois terminou a prova em terceiro. Oras, isso não mereceria uma investigação da organização da categoria? Uma pena, pois um autódromo interessante e uma corrida movimentada como a de Austin não mereciam ser maculados com mais uma tramóia da ferrari. Muito menos Vettel, que, além do excelente carro é um tremendo piloto.

  5. Wendel comentou em 19/11/12 at 14:53

    A Ferrari tem que perder sempre! Ela nao valoriza o esporte. E o Massa conseguiu ficar com um rotulo pior que o do Rubinho. Que todos os pilotos aprendam uma lição: ou na ferrari voce entra para ser o primeiro piloto ou vai afundar a carreira, nao tem meio termo.
    Sds,

  6. Robson Rodrigo comentou em 19/11/12 at 14:49

    Fabio boa tarde,

    Acredito que até no desafio de Kart, do próprio Massa, terá jogo de equipe p/ favorecer o Alonso rss..

    Fabio, Você tem informações sobre o limite de uso dos motores para Interlagos? (RBR / Ferrai com moteres novos ou usados)Acredito que o titulo está na mãos da confiabilidade da RBR

  7. Robson Rodrigo comentou em 19/11/12 at 14:42

    Coincidência ou não, Massa começou a ser rápido depois que não tinha a menor a chance de titulo, e também principalmente quando foi necessário ter uma carro de “apoio” ao Alonso no grupo da frente. Não estou defendendo o Massa, pelo contrario… (Lamentável). O Alonso era mesmo muito melhor que o Massa no começo da temporada, e agora (TOLICE) o Massa está melhor do que Alonso? Torço para que apareça outro Petrov em Interlagos rs… A Ferrari ainda quer um terceiro carro no grip…rsrs Hamilton é o grande nome da Formula 1 na minha humilde opinião…

  8. Alberto comentou em 19/11/12 at 14:36

    Parem com isso, deixem de choro. Isso é F-1 um negócio, um esporte também e acima de tudo uma competição, não é poesia bucólica. Quero ver se o Webber tirar o pé para o Vetel aqui no Brasil o que vocês vão dizer….. a sim aí pode né? Independente da estratégia é permitido beneficiar o companheiro de equipe e se pode qual é o problema? Ética? Será que o Newey é ético quando arruma “ brechas” no regulamento? Foi ético o Berger beneficiar o Senna? Foi ético o Kimi beneficiar o Felipe? Menos emoção e mais razão galera

    • Junior comentou em 19/11/12 at 15:42

      Então porque não deixar o Massa largar na frente e quando ele chegasse mandasse ele deixar passar, porque utilizar de um método tão feio para atingir seus objetivos, ainda não sou do lema OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.

      • Alberto comentou em 19/11/12 at 19:44

        Junior,
        O Massa perdeu posições não para o Alonso passar a frente e sim para o Alonso largar na parte mais limpa da pista, estratégia que se mostrou acertada.

  9. ANDRE DE ITU comentou em 19/11/12 at 14:34

    *GERAÇÃO

  10. marli comentou em 19/11/12 at 14:34

    AGORA VEJAMOS O SEGUINTE:

    E SE EM INTERLAGOS O MASSA TREINAR MELHOR QUE O ALONSO E SAIR NA FRENTE
    DELE, O QUE A FERRARI VAI FAZER?

    • Arnaldo Camargo comentou em 19/11/12 at 15:30

      O Alonso passa, com certeza

      • Alessandro comentou em 19/11/12 at 19:37

        Arnaldo, com que meios, isso que ela quer saber. Já tem alguma informação do paddock, ainda antes de armado???

  11. Junior comentou em 19/11/12 at 14:31

    Fabio, li muito comentários claro uns contra outros a favor da atitude da Ferrari quanto a esta “decisão tática” mas mesmo a regra permitindo foi uma coisa desonrosa ao nome de para com um desportista, se é que ainda podemos chama-lo assim, falo aqui do Felipe,
    empregado ou não fez o “EMPREGADO” largar atras em beneficio de outro em uma manobra duvidosa não no segmento técnico mas no segmento ético da palavra, visto que um CAMPEÃO (escrevo com caixa alta para enfatizar) não precisa de joguetes para vencer ou superar adversários precisa sim de equipamento que é uma coisa que esta equipe (agora me resguardo o direito de não pronunciar o nome por indignação) faça.
    Em relação a declaração do chefe desta equipe ele devia sim se envergonhar quando diz “… é meu estilo…” então ele é capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos inclusive ideias esdruxulas como a de um certo ex-chefe de equipe que causou um acidente e tirou o título da equipe deste que afirma que o fim justifica os meios.
    Conclamo a quem realmente é desportista e curte este esporte a ir ao autodromo de Interlagos com faixas de repudio a esta equipe bem como sem utilizarmos as cores da mesma para mostrar o que é automobilismo, vejam não estou pedindo para torcer contra ou a favor mas demonstrar o que significa este tipo de ato para o esporte.

  12. Cacau comentou em 19/11/12 at 14:30

    Felipe tem a agradecer Ferrari por ter renovado contrato por mais um ano, em 2012 Alonso fez 260 pontos Felipe 107 (142% á menos), nenhum outro companheiro de equipe foi pior!! Alonso largou 8 vezes Alonso contra 2 Felipe . Esperamos que e 2014, Felipe consiga largar e chegar na frente do Alonso na primeira metade do campeonado…. Depois da mola Felipe voltou diferente, todavia esta melhorando , devagar mas esta!

    • Alessandro comentou em 19/11/12 at 23:41

      Pelo amor, pelo menos tenha a honra de subtrair os pontos invertidos no mínimo em 02 corridas do campeonato. Teve outra vez que Felipe estava bem mais rápido que Alonso, porém como veio de trás e sem sacanagens da escuderia italiana, pode considerar o fato de o Alonso de Las Astu[c]ias ter terminado na frente. E considere que nesta última corrida o benefício foi ENORME por ter feito o espanhol largar no lado limpo da pista e ter avançado 04 posições só na largada (contando com a do Felipe).

  13. paulo comentou em 19/11/12 at 14:29

    O que me admira é uma equipe de ” alma pequena”, sim do ‘Tudo vale a pena…” mesmo, ainda tenha tantos seguidores. Não é de hoje que faz jogo sujo para vencer a qualquer custo, motivo que levou muitos outros construtores a abandonar o circuito.

  14. Fabio de Deus comentou em 19/11/12 at 14:22

    Vc está mesmo magoado pela jogada da Ferrari, hein, Seixas?? Não sei porque achou assim tão ruim, eles já fizeram coisas piores…

  15. AChillemi comentou em 19/11/12 at 14:19

    Fabio, vc acha que poderá haver alguma “ajuda” do Massa,tipo bater “sem querer” no Wettel ??
    Abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 19/11/12 at 14:20

      Acho que não. Mas já não duvido de nada…

      • AChillemi comentou em 19/11/12 at 14:39

        Verdade.Podemos esperar de tudo da Ferrari e do seu “bom menino” Massa.

      • marcos oliveira comentou em 19/11/12 at 14:50

        É Fábio….. Não duvide não amigo, do Alonso Dick Vigarista e da Ferrari tudo pode se esperar. O que eu ainda acho interessante, é o fato dos que se dizem conhecedores do esporte, insistirem que o Vettel tem o melhor carro. Ninguém explica como o melhor carro, consegue ser o penúltimo mais rápido em velocidade de reta ( E olha que as retas de Austin são longas ) perdendo por 12 kms. para o carro de Vergne o 1º da lista (Massa 6º, Alonso 11º, Hamilton 16º e Button 17 º. Vettel foi apenas o 23º, superando apenas Webber que foi o último. Fonte: Speed Trap) Alguém me explique o que é ser o melhor carro, visto que com a velocidade do Vergne, Vettel teria dado um banho de distância no Hamilton que só o ultrapassou por conta das aproximações de reta onde a MacLaren tinha visivelmente maior velocidade. Quem concorda?

        • debora comentou em 19/11/12 at 18:18

          Eu discordo com você! Em tudo! minha opinião!
          Ah, detalhe se você viu a corrida o Vettel não conseguiu se distancia de Lewis….Em nenhum momento da prova! E outra coisa o Lewis ia passar de qualquer forma o Vettel!!!

        • Thiago basílio comentou em 19/11/12 at 18:23

          Menor velocidade de reta, todavia a pista não se resume a retas, vç já procurou saber qual a velocidade da RBRs nas curvas.rsrsrs

        • bipolar comentou em 19/11/12 at 18:51

          eu concordo e já postei aqui que essa historinha do Alonso ganhar corrida com uma ferrarinha! É puro Marketing, a ferrari tem um carro muito bom, só não é melhor que Maclarem, mas esta de pé de igualdade com as RBRs, veja as corridas de Weber, veja o proprio Massa quando se encontrou e se adaptou ao carro, inclusive vem estando melhor que Alonso…
          Mais uma mentira da dupla dinâmica Alonso/ferrari

      • Paulo Lima Diniz comentou em 19/11/12 at 19:56

        Bater no Vebber ou no Wettel?

    • ANDRE DE ITU comentou em 19/11/12 at 14:27

      A ferrari só não usara essa tatica por um unico motivo:
      O Massa teria que estar proximo do Vettel…Coisa que so acontece quando ele toma uma volta do alemãozinho.

    • Junior comentou em 19/11/12 at 14:33

      SE o Dominicalli disse que “…esse é meu estilo…”, ou seja, os fins justificam os meios e o Massa disse que a Ferrari “…não encontraria um piloto como eu…” não duvido de nada.

    • Anderson comentou em 19/11/12 at 15:16

      O Vettel pode bater sem querer no Alonso, isso pode fazer parte da corrida. A regra pode ser seguida também por Webber, os dois poderiam bater no Alonso sem querer Hahahah O Alonso que se cuide na largada.

      • bipolar comentou em 19/11/12 at 18:53

        é! Alonsete!

  16. Emerson Neves.. comentou em 19/11/12 at 14:18

    Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos)

    Jovensinhos ? nem vc é da epoca deste comercial…

    Puxa vida Fabio Seixas vc é muito inocente.

    Grana, Money, dinheiro, cascalho…

    Pergunta guanto ganha o campeão de construtores ? e o piloto campeão…quanto leva?
    milhoes e milhoes certo..A ferrari acertou em cheio na sua extrategia de oitavo alonso pulou pra quarto e chegou em terceiro..Agora seja sincero e responda A ferrari errou??? Vc como chefe de equipe teria feito diferente?

  17. Christian comentou em 19/11/12 at 14:11

    É, como todos os latinos, nós, brasileiros somos muito passionais.

    Não será a última vez que a Ferrari aprontará das suas. Esse é o “modus operandi” dela. Nada do que ela fizer será considerado anormal para ela, e para evitar futuras desilusões típicas de passionalidade, acho melhor que evitem sentimentos passionais em seus textos ou comentários.

    Ainda vejo muita gente sentindo falta de Fittipaldi, Piquet, Senna (este já deve ter se revirado em seu túmulo de tanto ser citado), que a Fórmula 1 era isso e aquilo e agora é assim e assada. Esqueçam isso! É passado, não volta mais!

    É verdade, o que Massa aceitou fazer, nenhum outro piloto faria, mas ele já ajudou Raikkonen em 2007 e foi ajudado por este em 2008. A Ferrari ajuda quem estiver melhor.

    Pelo menos Massa está reencontrando sua melhor forma de pilotar. A corrida de ontem foi uma prova. O brasileiro andou à frente de Alonso durante todo o fim de semana e, junto a Button, foi o que mais posições ganhou na corrida (sete, ao todo), e pra mim, isto é o que mais importa. Se Massa puder ficar à frente de Alonso em 2013, podem ter certeza de que as atenções da Ferrari se voltam para ele. Esta é a filosofia de trabalho dela.

    • João Paulo comentou em 19/11/12 at 14:25

      HAHAHAHA…Masssa ficar a frente de Alonso em 2013? HAHAHAHA…primeiro, porque ele esta longe de ter essa competência. Segundo, porque o próprio Alonso jamis permitiria. O cara esta mandando na equipe! O próprio presidente da Ferrari chamou o Massa e ‘medíocre’, dizendo que na Ferrari não existe espaço para dois “leões’. A Ferrari nunca dará uma chance para o Massa enquanto Alonso estiver por lá. E pode apostar: Alonso jamais se submeteria a ajudar um companheiro de equipe. N~çao fez isso na Maclaren, vai fazer isso na Ferrari? O Cara é um ser-vergonha, mas tem culhões!

      • Christian comentou em 19/11/12 at 15:52

        Onde eu disse que Massa irá superar Alonso em 2013? Esqueceu a palavra “se”? Ela expressa a possibilidade de um evento acontecer, não a obrigatoriedade do mesmo.

        Outra coisa: não precisa ter pressa em me responder. A quantidade de palavras erradas e os erros no uso básico da pontuação tornam o seu texto muito ruim de ler.

        Ninguém é expert em língua portuguesa, mas sei que você pode melhorar o que escreve. Abs.

        • João Paulo comentou em 19/11/12 at 16:17

          HAHAHAHAHAHA

  18. Marcelo Pereira comentou em 19/11/12 at 14:06

    Acho que Alonso, como grande piloto que é, deveria ele sim, negar qualquer tipo de ajuda antidesportiva. Não é a primeira vez que é beneficiado por jogo sujo de equipe. Um campeão precisa, além de somar mais pontos que os demais, ter atitude de campeão, em outras palavras precisa “ser homem”. Alonso é um grande piloto, porém, não é homem, é o cara que venderia a mãe pra chegar na frente. Pra mim não serve, fico com Vettel, Hamilton, Button e outros que além de pilotos são esportistas.

    • PauloMarx comentou em 19/11/12 at 17:49

      Falta muito coisa para Alonso, Massa e Shumi chegarem a estatura de um homem como Andreas N. Lauda, que deixou de ser campeão por se recusar a correr debaixo de um diluvio no Japão, por nâo concordar com os riscos proprios e dos companheiros. E que foi melhor, pela geni das pistas: Ferrari

  19. André Felipe comentou em 19/11/12 at 14:05

    Ora pessoal Vettel e Webber tem o mesmo tratamento pela RBR ??

    Na Ferrari, o piloto que tiver mais chances a patir de agosto, setembro receberá apoio do outro piloto. Foi assim em 2008 com o próprio Massa, alguém por aqui reclamou ?

    • José Luis Nogueira comentou em 19/11/12 at 15:13

      Discordo de vc André. O Webber tem sim o mesmo tratamento que o Vettel na Red Bull. O problema alí é a diferença de talento entre ambos. Tanto é que em 2010 o Webber chegou com mais chances de conquistar o título e perdeu por conta própria. Sem essa de querer comparar Red Bull com Ferrari. Há muita diferença entre ambas.

      • washington comentou em 19/11/12 at 15:53

        Sim… O tratamento pessoal é igual o técnico NÃO!

      • Thiago basílio comentou em 19/11/12 at 18:29

        Lembro de 2010 a RBR em Silverstone ter tirado a asa dianteira nova do carro de Webber para colocá-la no de Vettel após Vettel ter danificado sua asa e correr com um chassi já utilizado por Vettel no Gp anterior.No final Webber levou a corrida e disse: “nada mal para um segundo piloto.”

    • José Carlos comentou em 19/11/12 at 15:23

      Claro que Webber tem o mesmo tratamento que Vettel; é pura coincidência ser o carro daquele a quebrar três vezes…

  20. Andre, Lisboa comentou em 19/11/12 at 14:01

    O que uma molada na testa nao faz meu Deus.
    R.I.P Massa
    R.I.H Ferrari/Alonso
    H.A.M Hamilton/Vettel/RBR.
    Se a alguns anos me dissessem que um fabricante de energéticos ia chegar a formula 1, criar um dos melhores carros do grid com peças dos outros, ser campeã 3 anos seguidos e ensinar o que é esportividade e fair play a todo mundo eu ia rir, hoje agradeço a Deus por viver nesta epoca e poder ver isso ao vivo para quem sabe, um dia, poder contar aos netos que EU VIVI EM UMA ÉPOCA EM QUE AINDA EXISTIA ESPORTISTAS DE VERDADE!

  21. Henrique comentou em 19/11/12 at 13:46

    O que a Ferrari fez realmente é permitido pelo regulamento. Político tem verba indenizatória, 14º e 15º salários passagem de avião, celular, gasolina, carro, tudo dentro da lei. A fica a pergunta: por que choram por causa das mamatas dos nossos representantes?

    • Douglas Celente comentou em 19/11/12 at 14:23

      Pois é. Tem gente que acha que esporte tem de ser considerado de maneira diferente.

      “Se encontrares o Direito em oposição à Justiça, luta pela Justiça!” (acho que é do Eduardo Couture).

  22. Osmar comentou em 19/11/12 at 13:33

    Olá Fabio….

    cara vejo a atitude da ferrari com vergonha,
    uma equipe que faz isso não merece jamais um titulo de um categoria tão importante como a formula 1….

    a ferrari merece desprezoo……

  23. Daniel Andrade comentou em 19/11/12 at 13:32

    Fabio…com todo o respeito, se existe alguma coisa tacanha que é uma praga no Brasil é procurar desculpas morais para insucessos. Tá na regra, tá valendo. Procure-se editar a regra ao invés de depender da boa-vontade dos jogadores – seja no esporte, seja na política. As outras equipes não reclamaram.

    Episódio me fez lembrar a defesa com a mão em cima da linha de Luis Soares na Copa contra Gana. Muita gente falou que ele estava roubando mas apenas usou o ultimo recurso disponivel. Foi punido por isso com o pênalty. É do esporte.

  24. fernando comentou em 19/11/12 at 13:31

    Fábio, com todo o respeito, somos obrigados a concordar com suas opiniões? Não temos direito ao contraditório?

    Abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 19/11/12 at 14:06

      Claro que têm. É só constatar o número de críticas que publico aqui. Mas também tenho o direito a tréplica quando acho que é o caso, não?
      Abs

      • washington comentou em 19/11/12 at 15:54

        Sim, tem o direito tb.

      • bipolar comentou em 19/11/12 at 18:57

        Fábio as vezes me chateio com vc, mas uma coisa não posso negar, vc é um cara democrático… abs..

  25. Enrico comentou em 19/11/12 at 13:31

    Parte da culpa da queda da audiência da F1 junto ao público brasileiro deve-se à atitudes como a do funcionário Felipe Massa (não, não devemos mais nos referir à ele como piloto). Felipe Massa, você realmente acha que serve de exemplo e motiva algum jovem brasileiro a seguir sua trajetória subserviente no automobilismo? Acha que com esta atitude subserviente tem alguma chance de cativar o público brasileiro? Um público que viu Emerson, Piquet e Senna? Tem alguma expectativa que você será querido ou bem quisto entre quem vê (ou via!) este negócio (não, F1 nunca foi esporte). É por estas e outras que não assisto mais F1 há uns 5 ou 6 anos. Só comentei para expressar minha revolta.

    • washington comentou em 19/11/12 at 15:55

      KARAKAS… kkkkk… funcionário é a melhor. Podiam montar uma foto com o funcionário do mês na FERRARI…kkkk

    • Murilo Rodrigues comentou em 19/11/12 at 16:06

      Enrico, se até poker está sendo considerdo esporte, por que voce acha que a F-1 nunca foi considerado esporte? Vamos parar com comentários passionais

    • Fernandes comentou em 20/11/12 at 4:12

      finalmente um comentario inteligente! Ficam reclamando ai, mas quem nunca abaixou a cabeça p chefe? e outra, melhor criticar o massa q eh pago pela ferrari do q nossos representantes q são pagos c nosso dinheiro.

      • Fernandes comentou em 20/11/12 at 4:18

        Minha conexão travou e meu comentario saiu como resposta no lugar errado. Para o comentario do Enrico eu so digo uma coisa. Ah se brasileiros cobrassem dos politicos da mesma forma q cobram os pilotos de F1 e jogadores de futebol !

  26. Vamos Falar Serio comentou em 19/11/12 at 13:29

    A minha opiniao é q nao podemos julgar a ferrari, ja estamos carecas de saber do q ela é capaz… O grande problema é q qd ela fez o massa tomar a punicao INTENCIONALMENTE ela prejudicou outros pilotos q estavam no lado limpo da pista… Se n foi punido agora por brecha, sera q n deveria ser tomada uma atitude p q isto n se repita? Passar na pista td bem, mas o prejuizo aos outros pilotos quem paga a conta???

  27. Rodrigo comentou em 19/11/12 at 13:25

    O Senna costumava dizer que era difícil ser brasileiro na F1. O Piquet também passou por momentos assim. Mas ambos tiveram honra o suficiente para não aceitarem, e calaram a boca dos dirigentes na pista.

    Falta testosterona na veia dessa rapaziada.

    • washington comentou em 19/11/12 at 15:57

      Pode crer… Ambos foram ciritcadas, mas não entregraram… Foram pra cima.

    • bipolar comentou em 19/11/12 at 18:59

      tinham aquilo roxo! kkkk

  28. Renato comentou em 19/11/12 at 13:24

    Fabio,

    Nao houve reclamacao por parte das outras equipes? Afinal, a regra nao esta la para beneficiar e se tornar um mecanismo de estrategia.

    Abs

  29. Marcelo comentou em 19/11/12 at 13:18

    Pois é..não tem piloto como o Massa na F1 atual..pois o Barrica já deixou a categoria e deixou seu substituto na Ferrari. Veja ao ponto em que chegamos….Tivemos Emerson, Piquet e A.Senna…e passamos de uma nação referencia mundial de formar pilotos campeões na categoria mais alta do automobilismo a formadores de pilotos “capachos” na mesma categoria.

    É…no Brasil tudo acaba em Pizza mesmo !!!!!! Viva la Ferrari !!!!

  30. Thiago Pomkerner comentou em 19/11/12 at 13:18

    Mudando de saco pra mala.. a foto do fim de semana pra mim é essa:

    http://on.fb.me/XVKR3h

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).