Pílulas do Dia Seguinte
19/11/12 10:43Nos comentários no blog e no Twitter, muita gente defendendo a Ferrari na linha do “pelo título vale tudo”. Para esses (até porque muitos devem ser jovenzinhos), um vídeo antigo que ajudou a batizar esse pensamento tão tacanho e que, infelizmente, é uma praga no Brasil…
Massa, à imprensa brasileira, após a prova: “A corrida foi como uma vitória, por tudo aquilo que aconteceu na largada. Hoje de manhã, não estava feliz. Não existe piloto que fique feliz após entregar cinco posições no grid. Sem dúvida, estava chateado, mas fiz pelo bem da equipe. Tudo que o time quer é lutar com o Fernando até o final para tentar ser campeão. Talvez seja difícil achar outro piloto que aceitaria o que eu fiz. E fiz até pelo meu bem, porque largar de 11º e chegar em quarto foi sensacional. Ultrapassei todos os pilotos que estavam à minha frente e só superei um na largada. A corrida de hoje foi a melhor do ano, junto com Japão e Coreia”;
É, ele repetiu a história de que é difícil achar um piloto como ele. Para este blogueiro, já virou um carimbo para sua carreira. Infelizmente;
E a McLaren? A Red Bull é campeã dos Construtores, disputa o Mundial de Pilotos com a Ferrari… Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27. E, claro, é preciso aplaudir o desempenho de Hamilton. O inglês está obviamente determinado a encerrar em alta sua história na equipe. Talvez por saber que, na Mercedes, vai ser uma dureza lutar por poles e vitórias;
Vettel nega estar preocupado com as quebras no alternador do RB8. “Não é uma boa notícia, mas conseguimos administrar isso nas últimas corridas, então será fácil achar uma solução para o problema.” Você acreditou? Nem eu. Em Austin, com Webber, a equipe registrou o terceiro abandono no ano por conta do mesmo problema. Em Interlagos, se Vettel abandonar e Alonso for ao pódio, o título é do espanhol;
Que Ecclestone e os promotores americanos continuem se entendendo. Que o chefão da F-1 não faça com Austin o que já fez em outros circuitos, aumentando taxas, exigências, garantias… Porque, no meio do Texas, o automobilismo ganhou um belíssimo e empolgante palco;
Kubica obteve no fim de semana sua primeira vitória com o Citroen C4. Foi no Rali de Como, na Itália. Seu próximo desafio é o Rali do Var, na Riviera Francesa, que contará com ex-pilotos do WRC. Este blog continua na torcida por sua recuperação.
Fábio,
Infelizmente a atitude do Massa apenas expõe um costume típico dos políticos brasileiros e de nossa cultura do famoso jeitinho brasileiro pra tudo! Mostra o caráter da Ferrari que sempre usou de falcatruas na F1. Também de Alonso, que mais uma vez mostra do que é capaz para ganhar a qualquer custo. Que a F1 não é esporte todos já sabemos, mas cada vez mais este espetáculo torna-se sujo e afundado na lama do que há de pior no mundo. Apesar das inovações e belezas tecnológicas que apresenta. Lamentável, ultrapassam todos os limites da ética, moral e esportividade.
Voce tem certeza, em sua afirmativa, de que a Ferrari sempre usou de falcatruas? Por acaso voce vem acompanhando a F-1 desde 1950 e testemunhou, em todos os anos, que a Ferrari usou este expediente? Francamente, pára de falar da boca para fora” e comente coisas mais sensatas.
Caro Murilo Rodrigues,
Realmente você deve tá certo. A Ferrari sempre jogou limpo e é um exemplo de ética, lisura e esportividade desde 1950. Brincadeira…
Jean, não conseguiu responder….melhor seria ter ficado quieto.
Olha aí… Não sabia que a Ferrari era brasileira… Essa generalização, viu…
Caro Alessandro-Palmeirense,
Onde eu disse que a Ferrari é brasileira? Onde generalizei?
O problema é a sua dificuldade em interpretação de texto e leitura.
Fábio, qual o impacto de Austin para o futuro do Bruno Senna? Qual a consequência da ultrapassagem do Maldonado no final da corrida? Foi uma corrida satisfatória a dele?
Foi uma corrida fraca dele, na minha opinião.
Abs
Para mim a ultrapassagem foi mais em função da briga do Bruno com o Hulk do que mérito do Maldonado. Sem contar que o toque com o Button fez ele perder outra posição.
Bruno vacilou, vinha bem, com o ritmo bem superior ao de Maldonado, mas perdeu uma eternidade atrás do Hulk. E quando tentou ultrapassar, chegou até a colocar o carro na frente, mas deu uma escapadinha, ficou mais de 1s atrás e logo depois foi ultrapassado por Maldonado sem poder usar a asa para se proteger. Ele chegou a ter 7,2 seg de vantagem para o Maldonado, mas ficou atrás do Hulk e a diferença dissipou em poucas voltas.
Essa foi a única corrida boa do Massa. Manchada pela perda de 5 posições.
No Japão metade do pessoal da frente abandonou (ALO included). Na Coréa ele usava um escapamento novo (tipo RedBull) que funcionou!, mas a imprensa nada falou (não sei você FS).
Se Massa quer algo nesta equipe, ele tem que tomar atitude de campeão. Fazer algo do tipo que Alonso fez na China no ano passado, os dois entravam no box e o espanhol o ultrapassou na entrada.
Todo campeão tem seu momento sacana (uma fechada a mais, negar ordem da equipe, brigar com companheiro de equipe, etc;). Massa ainda não teve o dele.
Na Ferrari tem 2 vagas, uma de piloto e outra de escudeiro. O Massa ja garantiu a dele.
A Ferrari agiu com o regulamento de ‘baixo do braço’. Você está sendo parcial, Fabio. Para mim foi estratégico. Eu achei sensacional para falar a verdade. E vamos ser sinceros! Foi mais um jogo de equipe. E deu certo. Claro que Massa ficou chateado. Ele vem evoluindo e, pela primeira vez, ficou à frente de Alonso. Mas se fosse ele o beneficiado também iria gostar. Ou você quer me dizer que, no começo do ano, quando Christian Horner pediu para Webber segurar o ritmo e não tentar ultrapassar Vettel não foi jogo de equipe? E não estou aqui dizendo aqui que ‘vale tudo’. Não, não vale. O ato é discutível mas não desonesto. E relaxe, Vettel é excelente piloto, com ritmo de corrida muito bom, além de ser muito rápido e que, se não acontecer um desastre, vai ser campeão em Interlagos. Detallhe, não sou ferrarista. Sou fã da McLaren por conta do nosso inesquecível Ayrton Senna e fiquei muito feliz pela vitória de Hamilton ontem. Abraços!
tomara que Vettel acerte o Alonso na largada! kkkkk… correr com regulamento debaixo do braço! hehehehehe… abs..
Bipolar, né? O próprio nome diz tudo. Sem comentários.
Fabio concordo, com alguns comentário e principalmente do Ricardo (11:30) ele falou tudo! Estou achando estranho o Massa reclamar por concerteza está no contrato dele que ele é segundo piloto e que tem que ajudar a equipe!A mesma coisa acontece na RBR com Vettel e Webber! A unica equipe de ponta que não tem isso é McLaren por que o Hamilton não deixou, mostrou que ele tem capacidade… E detalhe ele deu Show ontem, tirou no braço aquela vitoria!Deixou o Vettel vendo poeira… E detalhe o carro da McLaren não era superior ao da RBR pois o Hamilton não conseguiu abrir!O legal foi ver o Button tomar mais uma do Lewis!
Outra coisa para o Lewis desde os treinos nem parecia que a pista era nova! E digo mais vai ser dificil segurar o Hamilton aqui no Brasil, ele não tem nada a perder o bicho vai pegar!
Concordo com sua opinião a respeito, aliás, todas as equipes agem como regulamento “embaixo do braço”. Não existe equipe 100% ética, todas procuram o melhor para si mesma. E mais, todas procuram brechas no regulamento para se beneficiarem.
Cara, se isso para você não é desonestidade, você não sabe o que é ser honesto, ou usa da famosa “honestidade relativa”, muito comum em camaras municipais, congressos…
Alessandro-Palmeirense, que nome sugestivo. O teu time entrou um dia desses com uma ação pedindo a anulação do jogo contra o Internacional. É discutível também já que no regulamento da FIFA existe algo dizendo que ‘não pode haver influência externa’ que influencie no resultado de um jogo. Apesar de TODO MUNDO saber que foi com a mão o suposto gol de empate do Palmeiras, ainda assim ele entrou com a ação já que o regulamento o permitia fazer isso. Ganhar a ação é uma outra conversa mas os advogados do teu time tinham o direito de tentar anular a partida. Foram desonestos? Não, não foram. Querido, argumente que o regulamento tem falhas mas não questione caráter de ninguém. 🙂
1999–Malasia..Schumacher cede para Irvine, 2006– China..Fisichella para Alonso, 2007–Brasil..Massa para Raikkonen, 2008–China.. Raikkonen para Massa…e assim vai…etc etc etc…jogo de equipe é parte da F1
é ai que eu questiono a validade de um campeonato de pilotos… devia ser apenas o de equipes. Pois passa a ser um jogo de duplas assim como no tenis.
Vejo muita gente compactuando com o “jogo de equipe” dizendo que Tudo bem privilegiar um piloto deixando o “companheiro” passar… (eu nao concordo) nessa mesma linha não deveria ser problema usar o regulamento com foi usado pela ferrari nas ultimas 2 corridas. Em breve teremos no pit-wall um ADVOGADO com o regulamento na mão ao lado do engenheiro (com um controle remoto na mão). Honestamente, decretou-se o FIM DO MUNDIAL DE PILOTOS, e a manutenção do mundial de equipes. OK, se essa for a evolução da F1, que seja assim, mas que seja extinta a pontuação individual.
Fico intrigado com algumas opiniões que falam que tanto Alonso quanto Vettel merecem o título pelo grande campeonato. Aí caras falam que Alonso consegue tirar o impossível do carro e que Vettel só está ganhando por que tem o melhor carro. Só que existe uma diferença aqui. Quantos pontos Alonso ganhou por conta de seu companheiro deixar-se ultrapassar? E Vettel ganhou quantos pontos por Webber deixar ultrapassá-lo? Infelizmente o Lewis está fora da disputa pela quebradeira da Maclaren. Sendo assim que vença Vettel pq merece mais do que o outro piloto que tá sempre sendo beneficiado pelo companheiro.
Na verdade Alonso corre com dois carros….
Rsrsrs
e não é? rsrsrsrs
O que a Ferrari fez foi absurdo e defender essa atitude é ainda mais absurdo!
Ao manipular a posição de largada de seus pilotos, a Ferrari também alterou a posição de largada de outros pilotos. Quem largaria do lado mais limpo teve que largar do lado mais sujo. E ai? O que dizem disto?!
Se a Ferrari não mandasse na FIA e se a FIA não fosse tão medíocre, isso mereceria uma punição exemplar.
Uma coisa é manipular as condições de seus próprios pilotos, outra bem diferente é alterar as condições dos pilotos das outras equipes. Absurdo!!!
Não sou grande fã do Vettel, apesar de achá-lo um piloto muito bom, mas mais do que nunca torcerei para ele ser o campeão.
bem falado o correto era ou desclassificação dos dois ou irem para a ultima fila.
Ela usou o regulamento, o que há de errado nisso? Se voce fosse dono de uma equipe e estivesse na mesma situação, tenho ceretza de que usaria todos os meios, ainda que sejam anti-éticos ou anti-esportivos, mas legais, para dar qualquer vantagem à sua equipe. Deixe de ser hipócrita.
Pedro, esse foi o melhor comentario do Blog. A ferrari so quebrou o lacre do cambio do Massa para beneficiar o Alonso, mas fazendo isso prejudicou outros pilotos e equipes.
Nesse caso, ao meu ver, valeria uma reclamacao dos prejudicados, so nao entendo por que isso nao aconteceu.
Fabio, voce poderia por favor comentar esse episodio do ponto de vista do regulamento? Todo mundo sabia que foi somente uma quebra de lacre.
Abs, Mario
Concordo com seu raciocínio e vou além. Há algumas provas atrás, Hamilton foi punido por parar o carro na pista, por não ter combustível para ir até o final no treino. Largou de último, punição merecida para mim. Mais tarde, Vettel seria punido pelo mesmo motivo. Pois bem, há 3 provas atrás, Massa fez a mesma coisa, só que durante a corrida, o que foi seguido por Rosberg também. Não caberia punição ao brasileiro e para o ale.. finlan… Ah, para o Rosberg?
Pior do que o Massa ter aceitado tamanha humilhação, é a declaração do mesmo dizendo que “- é difícil achar um piloto como ele”. Meu, o Massa esta precisando tomar remédios! Eu entendi assim: “- É difícil achar um piloto que aceite ser humilhado, ultrajado, tratado como lixo e capacho de seu companherio de equipe como eu”. Com todo respeito as prostitutas, trabalhadoras honestas, mas considero o Massa a ‘prostituta’ da fórmula 1. É como o PMDB na política. Sinceramente, tenho quase certeza que ocorre´ra algum tipo de protesto em Interlagos e estou torcendo pra isso. O Massa merece uma grande vaia. A Ferrari merece um grande vaia. E eu, que era um defensor de Fernando Alonso, um puta piloto, vou torcer com todas as minhas forças para que ele se FODA! (desculpem a força da expressão, mas é exatamente essa palavra que esta expressando todo meu sentimento em relação a essa equipe e seus pilotos). Que Vettel seja o campeão.
rapaz te apoio quanto ao protesto, mas inclua ai o seu pilotinho alonsinho…
Concordo contigo Fábio!
É por essas e outras coisas que o Brasil ainda é o que é. Enquanto acharmos que esta atitude é normal seremos sempre isso que somos hoje. No esporte, na vida, no trabalho e principalmente na família…valores é tudo….tem coisas que não tem como abrir mão… dignidade, honestidade, caráter são inegociáveis.
Dinheiro, creio que não seja mais problema para o massa….e a F1 não é a ultima cereja do bolo….tem muitas categorias que proporcionam ao piloto o prazer em dirigir…Montoya é um ex. deu uma banana e se mandou para EU e está feliz e fazendo o q gosta… Não entendo que “amor” é esse que leva o sujeito a se sujeitar a isso…barrica e agora o zacarias!!!! Os caras não são mais iniciantes que se sujeitam a tudo e a todos. Penso assim e respeito que não concorda…mas que a coisa tá feia, tá!!!!
Tais pessoas que apoiam essa burla da Ferrari são as mesmas que reclamam do cenário político brasileiro. Vai demorar para que tenhamos vergonha de fatos como esses, porque nós o replicamos diariamente, triste e trágico.
Não é questão de apoiar mas é um recurso válido, está no regulamento. Quanto mais regras, maior a possibilidade de se encontrar brechas, basta ver o nosso código penal, cheio de regrinhas que apenas proporcionam postergar quaisquer ações.
O Gerson não merece este rótulo !!!
Concordo. Mas ficou a marca.
Fabio, surgiu algo novo neste final de semana em relação ao Bruno para 2013 onde ele tem mais chances?
Ele fica na F-1 no ano que vem.
Hum…Afirmação categorica de quem ja esta sabendo de algo,hein Fabio!
CONTE NOS!!!
Fala mais por favor, rs…
É dificil achar um piloto como eu, CRETINO, FALTA DE VERGONHA NA CARA, VENDIDO, BUNDA MOLE, ETC…é, com tantos adjetivos assim realmente é dificil achar alguem…
Pior que ele se equivocou… Igual a ele tem um monte… Díficil é ter um Hamilton, Vettel, Alonso…
Gargalhadas..muitas..valeu Anderson, completou a frase do Massa com perfeição..gargalhadas e digo mais, se usarmos todos os adjetivos possíveis para o Massa, não sobrará espaço para postar mais nada..Valeu!!!!!
Olá Fábio. Acompanho a formula 1 há, pelo menos, 25 anos…
Entendo jogo de equipe e, claro, que o Massa tivesse entregado na pista, ou num pit stop, a posição pro Alonso. Olhando a tabela de classificação, não dá pra negar isso.
Mas, causar de proposito uma punição para que Massa perdesse 5 posições, alterando o grid para outros tantos pilotos e favorecer o Alonso…
Não me recordo de nada parecido (sendo defendido pela equipe como o certo a fazer).
Você (ou alguém aqui) se lembra disso? Da equipe causar uma punição a um piloto próprio pra beneficiar o outro?
Pra mim, é o típico caso da ação que pode até ser legal, mas fere a moral e o próprio espírito esportivo (já que mexeu com diversos outros pilotos).
Tem precedente?!
Só me lembro de um caso de um piloto alemão que bateu de propósito em um muro para favorecer um piloto espanhol… Mas não lembro quem são esses pilotos…
Bom… A verdade é q a essa altura do campeonato o jogo de equipe é totalmente normal, até porque o Massa não tem mais pretensão nenhuma no campeonato, e o Alonso briga pelo titulo, ponto… O problema é q a ferrari faz umas coisas completamente desnecessarias, q só servem pra jogar o publico contra a equipe de Maranello (se bem q eles estão cagando e andando pra isso hehehe), essa troca de cambio do Massa foi só mais uma dessas atitudes, assim como a prova q o Barrica teve q ceder a vitoria pro Shummacher depois de ter feito um trabalho incrivel todo o final de semana e por aí vai… essa troca de cambio do Felipe alem de ter sido desnecessaria me pareceu ate um pouco de burrice e falta de visão, visto q o Massa se saiu melhor q o Alonso todo o final de semana, e a desvantagem de quem largou do lado sujo da pista nem foi tão grande assim, deixava o Brasileiro largar em sexto mesmo pra ver o q acontecia, quem sabe talvez ele não tivesse até mais chances de incomodar os ponteiros ou roubar alguns pontos preciosos, porque acho q vettel em 3° e Alonso em 4°, seria melhor do 2° e 3°, no caso do Felipe não conseguir nada era só ceder a posição para o Alonso, ja q a essa altura do campeonato como eu disse é totalmente compreensivel e normal, mas… cada 1 sabe onde amarra seu burro
James, o mais hilário foi ler no post anterior, um comentário, em que seu autor disse que nunca mais compraria qualquer produto da Ferrari. E será que tal autor teria dinheiro suficiente para comprar? Infelizmente, há muitos comentários passionais, típicas de torcedor de futebol.
Sempre me perguntei o que poderia acontecer se o Massa estivesse, por exemplo, em 3o. lugar. E o Alonso em 5o, 6o, por exemplo.
Será que viria uma ordem para o Massa deixar o 4o, passar e, depois, claro, deixar o Alonso passar, para que o Alonso chegasse em 4o., pelo menos, e, assim, 2 pontos a mais, ainda que isso custasse muitos pontos para a equipe e para o Massa.
Acho que minha pergunta foi respondida…
Tinha essa mesma dúvida..
ISSO MESMO!
F I A – FERRARI INTERNACIONAL ASSISTANCE
Bom dia Fábio e aos companheiros de blog.
Realmente o que o Felipe fez(concordou) é muito triste, ele não precisa disso, tem dinheiro suficiente para sustentar até os seus bisnetos. Se sujeitar a isso pela equipe é muito baixo. Se fosse em outro esporte, como o ciclismo que tem várias equipes e dentro destas equipes tem as pessoas definidas para ganhar e as pessoas para ir na frente para quebrar a resistência do vento. O Felipe tenta ludibriar a todos falando em vitórias e título, mas a verdade que enquanto estiver na Ferrari com o Alonso ele será somente “um quebrador de vento”.
Uma coisa, se seu chefe ( supendo que voce seja um empregado ), te der uma ordem para fazer determinada coisa, contrária a seus princípios, voce acataria tal ordem ou esperaria ser demitido por justa causa?
A ética da Ferrari é a mesma de Vito Corleone. Afinal são apenas negócios.
O Felipe Massa lembra o ex-chanceler da antiga URSS, Andrei Gromyko. Segundo Khrushchev se mandassem ele arriar as calças e sentar num bloco de gelo o faria sem discutir.
Até agora, a imprensa especializada em automobilismo, não deixou claro se o cambio foi trocado ou se apenas foi rompido o lacre. Cada um fala uma coisa.
Gostaria de saber o que realmente aconteceu.
A equipe só rompeu o lacre, e a imprensa especializada divulgou bem isso. Talvez você não tenha prestado atenção.
Abs
Olha gostei da corrida! O americano, que tem sua cultura sobre rodas, fez a parte dele. É para ficarmos perguntando: Onde foi que erramos e porque não conseguimos mudar…..Festa bonita, um público fantásttico, circuito impecavel. Profissa demais….Só a Ferrari para dar uma emporcalhada…Parece uma empresa de telefonia de duas letras que se especializa em achar brechas legais do que melhorar sua qualificação. Essa postura da equipe Ferrari respinga na imagem dos carros fabricados pela Ferrari. A associação entre as duas coisas é inevitável…Voce é bom por méritos construidos ou é esperto e oportunista???
Os momentos de glória do Brasil na F1 parecem mesmo distantes …Emerson,Piquet,Senna. Torçamos pra que uma nova geração de pilotos consiga melhorar essa situação de segundo piloto de equipe.
Eu entendo essa revolta pelo que a Ferrari fez, mas acho que eles tao fazendo certo.
Um exemplo parecido mas de outro esporte aconteceu nas quartas de final da Copa da Africa, quando o Suarez do Uruguai meteu a mao na bola pra evitar o gol de Gana, ele foi expulso e nao jogou a semi-final, Gana perdeu o pênalti e o jogo. Mas foi tudo legal.
Deixa de sere burri cara! Que comparação absurda! Foi marcado penalty e o Soares foi expulso. Houve punição para ambos.
E não puniram o Massa e a Ferrari com 5 posições no grid? Pra mim foi a mesma coisa! Ou você acha que o Suarez não foi um canalha fazendo o que ele fez?
Fábio, você é reporter, deveria ser profissional e respeitar a opinião dos outros. O que te credencia a chamar de jovenzinhos quem discorda de sua opinião!?
Eu disse que “muitos” são jovenzinhos. Leia com mais atenção.
Escreva melhor.
Concordo plenamente. Este pensamento “gersiano” se tornou uma praga. O futuro é negro.
Fábio,
O que acha da declaraçãode Alonso sobre Hamilton?
Excetuando a cutucada em Vettel, a temporada de Hamilton, considerando a enormidade das vezes em que o carro o deixou na mao, não foi excelente?
” Mas o carro mais equilibrado da categoria, hoje, é o MP27.”
Aí você está desmerecendo o Hamilton! Você é a única pessoa a dizer que a Mclaren tem o carro mais equilibrado. Bobagem! Mesmo em Austin a Red Bull tinha o melhor carro, vide os treinos de sexta e a classificação. Mas na corrida o Hamilton desbancou o Vettel no braço! 100% dos méritos para ele! Matou a pau!
Eu disse na frase seguinte que ele merece aplausos e você vem me acusar de desmerecer o cara?
Não leve ao pé da letra. Quando eu digo desmerecer, não é que você não tenha dado nenhum crédito à ele, mas sim que não tenha dado na proporção merecida. Mas isso é na minha opinião particular e respeito a sua.
Só acho que ele não tinha o melhor carro, vide a soberania que o Vettel teve em todo FDS, exceto na corrida. Então o Hamilton mostrou algo extraordinário ao meu ver! Abraço!
Você disse isso sim, mas anteriormente falou que a MP27 é o melhor carro, o que se deduz que foi o carro que ganhou. Fabio, a vitoria do Hamilton foi tão no braço que ele não conseguiu abrir grande vantagem. Acho até que você poderia não falar sobre essa referencia, afinal é inveridica basta ver todos os treinos de classificação.
Fabio,voces da imprensa tem que “dosar´´o tipos de perguntas que fazem aos pilotos,temendo no futuro uma possivel repressalia?Tipo: fazer uma pergunta que deixa o piloto constrangido e no futuro a equipe não te dar mais acessos,ou não te chamar mais para eventos?Isso existe???ABS.
Tem gente que faz isso. Muita gente. São os chamados “repórteres amiguinhos”. Eu nunca fiz. Alguns pilotos entendem, outros não. Não me importo. Só devo satisfação ao meu leitor.
Abs
Parabens,uma pena que os outros não pensem como voce.
Isso aí! Isso é respeito!
O Rubens Barrichello, se importou com seus comentarios?
Boa Andre de Itu, boa Fábio Seixas e boa João Paulo. Ler isto dos três faz bem aos olhos e a mente, pois vejo respeito, sinceridade e caráter em voces. Me junto aos três (sem desmerecer outros que não citei) por afinidade e também por agir e pensar de forma semelhante.
Valeu e muito!!!
Fiquei muito triste com a atitude do F. Massa.
Que carlhordisse! Nossos brasileiros nunca tiverão respeito dentro de uma ferrari, sempre pensam em sí mesmos ($$$).
Ferrari? se tivesse ($$$), nunca compraria uma.
(…) Calhordice.
Se fosse ao contrário (como o Senna fez na sua carreira), você estaria vangloriando ele, e nem aí para a atitude do piloto que ocuparia o papel do Massa, para de hipocrisia.
Então feche a sua conta no Banco Santander, pare de abastecer nos postos Shell e pare de fumar o cigarrinho da M….
´Tiverão` foi de doer em colega!
Seria melhor ter deixado o carlhordisse .
(quem disse?) Carlhor.
Ah, mas você tem dinheiro para um energético, não tem? heheh
Energetico e coisa de VI*DO…homem que é homem coloca no MAXIMO gelo no whisky.
KKKKK!!! gelo no whisky, só se não ficar mexendo com o dedinho!! O negócio é cauboy mesmo!!Eu não entendo esse barato do energético se a galera tem que misturar com goró….
Caro Rene,não conhece a gerção COXINHA ???? HAHAHAHHA