Hamilton vence, decisão será no Brasil
18/11/12 18:40A decisão ficou para Interlagos.
Hamilton venceu o GP dos EUA, Vettel ficou em segundo, Alonso foi o terceiro.
Com isso, a folga do alemão no Mundial subiu de 10 para 13 pontos. Só uma tragédia tira o título de suas mãos na corrida do domingo que vem. (Mas tragédias acontecem.)
Um GP que começou mal antes mesmo da largada.
Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.
Não, não infrigiu o regulamento. Mas foi malandra. E malandragem, tirando aquela da turma de sapato branco da Lapa, nunca é legal.
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Webber e Hamilton. Alonso foi bem e pulou de sétimo para quarto.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Schumacher, Hulkenberg, Raikkonen, Grosjean, Di Resta e Massa.
Na segunda volta, Grosjean respirou fundo e passou Raikkonen e Schumacher.
Na terceira, Hamilton tentou passar Webber, mas acabou na área de escape. Tudo bem. Na volta seguinte, tentou de novo e conseguiu: assumiu a vice-liderança.
Na sétima volta, Grosjean rodou. Massa passou Schumacher e ganhou a posição do francês, subindo para oitavo.
Lá na frente, Vettel não conseguia escapar. Na décima volta, a folga para Hamilton era de 1s5 na décima volta.
Na 11ª, Massa abriu a asa e passou Di Resta: sétimo.
Na 13ª, um dos grandes momentos da prova: Raikkonen mergulhou na sequência de S e passou Hulkenberg para assumir a quinta colocação.
E coube a Kobayashi abrir os pits, na 14ª volta. Schumacher parou na seguinte, quando Massa deixou Hulkenberg para trás e reassumiu, enfim, o sexto lugar que ele e a Ferrari jogaram no lixo.
Na 17ª volta, a sorte voltou a sorrir para Alonso: Webber abandonou, com um problema no Kers. O espanhol subiu para terceiro. “Você é quinto. Neste ritmo, pode chegar ao pódio”, disse o engenheiro da Ferrari para Massa.
Hamilton e Alonso entraram nos boxes na 20ª volta _e a Ferrari se embananou para trocar o pneu traseiro direito do espanhol. Na 21ª, Vettel entrou. Na 25ª, Raikkonen _e a Lotus também errou no traseiro direito, devolvendo a Alonso o tempo que ele havia perdido. Na 27ª, foi a vez de Massa entrar.
E Hamilton resolveu apertar Vettel. Na 33ª, estava a 1s2. Na seguinte, a 0s6.
Button só entrou nos boxes na 36ª volta, devolvendo normalidade à classificação. O top 10, então: Vettel, Hamilton, Alonso, Raikkonen, Massa, Grosjean, Button, Hulkenberg, Bruno e Maldonado.
Massa também resolveu partir pra cima de Raikkonen. E deu certo. Na 40ª volta, se deu melhor após uma briga acirrada com o finlandês. Quarto colocado.
E Hamilton ia chegando, chegando… E chegou. Na 42ª, abriu a asa, jogou o carro pra direita e fez a ultrapassagem da vitória pouco antes da curva 12.
Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.
O top 10 final: Hamilton, Vettel, Alonso, Massa, Button, Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg, Maldonado e Bruno.
A tabela mostra agora 273 pontos para Vettel contra 260 de Alonso. Caso abandone em Interlagos, o alemão de que torcer para o rival não ir ao pódio.
A tarefa de Alonso é a seguinte: precisa obrigatoriamente chegar ao pódio para sonhar com o título. Se vencer, será campeão se Vetter chegar no máximo em quinto. Se for segundo, torcerá para o alemão não passar de oitavo. E, se for terceiro, para o rival ficar no máximo em décimo.
Em resumo: Vettel corre por um quarto lugar.
O Mundial de Construtores acabou. Com o segundo lugar de Vettel, a equipe foi a 440 pontos e não pode mais ser alcançada por ninguém. Tricampeã.
(Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?)
Vamos vaiar essa equipe ferrari e seus petralhas… Interlagos vamos mostrar a Ferrari o quanto estamos decepcionados com ele e com Massa aquela forte e sonora vaias…
Seria ótimo, mas dúvido que ocorra, mas seria muito interessante, só acho que já naturalizou. Com ajuda da mídia esportiva todos agora acham essa sacanagem normal. Como já disse antes, desta vez o jogo de equipe interferiu na vida de muitos pilotos, não foi apenas uma troca entre os dois imbecis, muitos sairam da parte limpa para largar na suja.
Tiraram apenas o lacre da caixa,não trocaram o câmbio….LAMETAVEL!
Caro Fábio,
Sinceramente não sei quem é mais desprezível, se o MASSA ou a FERRARI(FERRAMASSA).
Concordo. É nojento. E a declaração do Massa de uma infelicidade gritante.
Infelizmente por onde o Alonso passa deixa um rastro de marmelada e atitudes suspeitas e todo companheiro de equipe tem que fazer concessões e jogo sujo para poder deixá-lo vencer.Não conseguiu se impor na Maclaren,pois bateu de frente com o Hamilton e acabou denunciando a própria equipe depois de uma relação conturbada.Conseguiu êxito na Renault,tendo o Nelsinho como boi de Piranha,forjando um acidente,beneficiando diretamente o Alonso e agora na Ferrari encontrou lugar fértil para impor sua vontade e o sacrificado da vez é o cordato Felipe Massa.Vou torcer para o Vettel,pois a prática da Ferrari extrapola o jogo de equipe e beira a deslealdade esportiva com a idéia de vencer a qualquer custo.
bem Fábio
agora só falta a cereja do bolo, Massa vir com a missão de tirar Vettel da corrida, depois de ontem não dúvido, eu torci pela Ferrari e por Alonso nos ultimos anos, mas ontem passaram do limite aceitável, sou Vettel desde de criancinha, outra coisa espero que outras equipes acordem e não deixem que essas atitudes da Ferrari se perpetuem, ou eles acham que não resvala neles também? afinal essa credibilidade ou falta dela,afeta a F1 como um todo
Sr. Fábio Seixas,
Em uma equipe em que o Piloto não possua o melhor carro e desde que, agindo de acordo com as normais legais estabelecidas pela F.1, o jogo de equipes sempre prevaleceu, e cada escudeira tem suas normas internas. Sendo assim, o piloto que não obteve o seu melhor resultado ao longo das corridas,e dependendo do S.Adotado
pela equipe será o segundo Piloto. No tocante ao P.Felipe Massa,se durante o Ano não conseguiu marcar o maior´número de pontos pela Ferrari, caberá a ele ajudar ao Primeiro Piloto, uma vez que ao Renovar o seu Contrato até o final de 2013,tinha Ciência e Aprovou as Regras estabelecidas por sua equipe. Desse modo, não consigo entender , o fato pelo qual o Piloto é tão
crucificado , uma vez que agiu segundo a sua vontade.
Obrigada.
Acho extranho as pessoas falarem de jogo sujo na F1 sempre condenando a Ferrari. A verdade é que jogo sempre foi assim. O duelo Senna- Prost apenas para exemplificar , foi marcado por sacanagens explicitas de ambos . O que mudou foi o regulamento e a severidade dos fiscais de prova. Se por alguma coincidencia Vethel e Massa ou até mesmo Hamilton disputarem posição em Interlagos , não se escandalizem se os dois forem parar na caixa de brita!
Tenho medo do que a Ferrari possa fazer no GP do Brasil, uma equipe que tem um piloto sem escrúpulos e sendo ele Espanhol, povo com DNA genocida, Vettel, corre risco de morte !
O que a Ferrari tem em comum com o PT, além da cor vermelha ?
Sujeira…Sujeira…Sijeira !!!!!
Meu Deus, a postura do sr. Massa beira o ridículo… Para ser bem sincero já torci por ele… Mas em outra época…
Época essa que até o seu andar era diferente… De cabeça erguida… Falando com a firmeza de quem pilotava em alto nível… De quem dividia freadas e curvas com qualquer um até com esse palhação que todos inclusive eu já achei o melhor piloto… Muito engraçado como cada equipe tem o seu perfil de piloto… O palhação não se criou na Mclaren… Não tem perfil para uma EQUIPE com apelo de COMPETIÇÃO ao melhor estilo BRUCE MCLAREN… E foi parar onde? Óbvio… Ferrari… Que sempre teve esse perfil… No caso do MASSITA (em alusão a uma fabrica de massas que existe aqui em SC) ele com perdão da expressão peidou na farofa… Não teve e não tem embora seja horrível de admitir competência para liderar uma equipe… Não tem liderança… Não tem a firmeza de cobrar uma equipe por resultados… Por cagadas… Sempre o bom menino… Lugar de bom menino é em qualquer lugar… Menos na F1… Sem mais… Deplorável… Deprimente a situção do MASSITA… Os seus discursos já beiram o ridículo… Ele ainda tem fã clube? Se sim, não por muito tempo… Engraçado ver esse bo_ta rastejante por essa Equipe ridícula… Vencedora porém ridícula… SALVE LOTUS, MCLAREN, REDBULL, SAUBER, WILLIAMS, FORCE ÍNDIA… Pela COMPETÊNCIA e pelo COMPROMISSO com o ESPORTE… A BAIXO LIXOS ITALIANOS… QUE PELAS ATITUDES DEVEM TER TIDO AULAS COM OS POLÍTICOS BRASILEIROS….
LAMENTÁVEL!!! Dá vontade de vomitar. A começar pela transmissão que foi substituida pelo ibope(índices de audiência) Tantos e Tantos pontos.Ley de Medios é o que falta aqui. Hahaha!!!
Mais uma vez a Ferrari faz vergonha com seu jogo de equipe, o pior é que o público e a imprensa, já acha tudo muito natural, já naturalizou a pouca vergonha, e neste caso não interfiriu apenas na vida deles, mas na vida daqueles que foram jogados para parte suja da pista. Que vergonha F1, se alguém explicar o ocorrido para uma pessoa que não assiste o esporte, e perguntar o que acham, irão rir da sua cara e perguntar, você assiste isso?
Mais uma vez a Ferrari faz vergonha com seu jogo de equipe, o pior é que o público e a imprensa, já acha tudo muito natural, já naturalizou a pouca vergonha, e neste caso não interfiriu apenas na vida deles, mas na vida daqueles que foram jogados para parte suja da pista. Que vergonha F1, se alguém explicar o ocorrido para uma pessoa que não assiste o esporte, e perguntar o que acham, irão rir da sua cara e perguntar, você assiste isso.
Cadê os caras que falavam tão mal do Barrichello e colocavam o Massa como “baluarte do patriotismo”? O Massa conseguiu superar o Barrichello… Estão errados? Não sei. Estão fazendo o que quem lhes paga o salário manda. Quantos fazem isso todos os dias nos ambientes empresariais e governamentais? Concordo com a Maria Paula: “piloto-empregado”. No entanto, isso para mim é fraude e como tal deveria ser no mínimo repudiada por pessoas honestas. Meu repúdio é não assistir mais este lixo da fórmula 1.
Está na hora de vcs comentaristas de corrida começarem a falar desses “piloto” de m… que o Brasil ultimamente está tendo o desprazer de assistir e não é pq eles são ruins tecnicamente (e são) mas pelo fato de nenuhum ter PERSONALIDADE, CARATER SER HOMEM e não um monte de ratos sujeitos a lamber as botas de seus companheiros de equipe. ta na hora da impresa ser mais dura com essas “galinha” que se dizem pilotos. Que Saudades de Senna, Piquet duvido que esses dois se sujeitassem ao que se vê hoje (por dinheiro ou posição nehuma)
Sinto vergonha de um dia ter torcido pelo Massa.
Eu também. No final, o título do Hamilton foi até justo.
Qual a próxima da Ferrari? Mandar o Massa bater no Vettel de propósito?
não de ideia…. rsrsrs
Todo mundo esta fazendo as contas de quais posicoes Alonso e Vetel precisam terminar a corrida pra definir o campeao, no entando na Ferrari, as possibilidades devem ser outras……
Entao ja vai ficar combinado…..
Caso Massa large na ponta, Alonso em segundo e Vetel em terceiro… Massa deixa o Alonso passar, tambem diminui pro Vetel, quando ele for tentar a ultrapassagem, Massa fecha a porta, joga o carro pra cima dele e os dois abandonam, Alonso Campeao!!
Alonso em terceiro e Vetel em qualquer outra posicao, Massa entra no box e com tudo calculado, volta ‘a pista exatamente na frente do Vetel pra arrebentar a RBR dele, Alonso Campeao!!
E, Logico, no caso de um safety-car ajudar o Alonso de alguma maneira, Massa ira dar um jeitinho de provocar a entrada de um, e Alonso campeao!!
Como disse o Fabio, nao infrigiram o regulamento, so’ usaram a malandragem, que alias, sempre acompanha esse piloto mau-carater, que acha que o grid inteiro tem que trabalhar em funcao dele, lembram do desespero dele atraz do Petrov em Abu Dhabi em 2010?? Ridiculo!!
não de ideia! rsrsrs
A hipocrisia aqui reina solta. O que a RBR fez na corrida passada foi equivalente (e o regulamento falho também permitiu). Largar dos boxes e não no grid possibilitou a VETTEL mudar toda a configuração do carro, trocar suspensão, o que os outros pilotos não tiveram direito. Essa coisa de vincular somente a FERRARI como a equipe vigarista é ridículo. A F! hoje tornou-se algo tão comercial que qualquer brecha que o regulamento permita é aproveitado por todas as equipes. Não tenham nenhum dúvida de que se fosse o contrário, MASSA brigando pelo título e ALONSO sem chances, as decisões seriam idênticas. Lamento muito mais o regulamento permissivo, do que a “manobra” que os hipócritas condenam. Agora cá para nós, comparar Felipe Massa com Fernando Alonso como piloto, é muita brasilidade. Vejamos apenas quantos pontos cada um conquistou no campeonato e quantas vezes Alonso saiu na frente de Massa nas classificações. Vettel já é tricampeão em 2012, todos nós sabemos disso, mas com muito mais suor do que a RBR previa.
O bacana ou vc é idiota ou ta doido para sentar no colo do Alonso! Rapaz largar dos boxes em ultimo lugar nunca foi e nunca será vantagem, simples, quem larga no boxe tem pelo menos 20 carros para ultrapassar e como hoje 80% dos autódromos são Tikson é praticamente impossível ultrapassagens…
Pois é. Se fosse vantagem, todo mundo faria isso. Tem cada um…
Largar dos boxes quando se está em último pode ser comparado ao que a Ferrari fez? Você está de brincadeira, né? E a Red Bull por acaso prejudicou parte do grid, além de seu próprio piloto (no caso Webber, que não tinha nada a ver com a história), ao fazer isso?
O Flavio Briatore está na Ferrari ? Aonde há Alonso há fogo !
quem dúvida? rsrsrs
Fábio, para quem viu Emerson, Nelso e Ayrton para depois ver Barrichello, Piquezinho e Massa doi demais. Realmente falta base para este esporte no país, mas falta muita moral e educação mesmo. Hoje o que vale é o $$$$ mesmo, seja lá qual for a sua forma de se prostituir.
porque será que a Espanha não quer brasileiro por lá nem pintado a ouro? rs
Fábio: arriscaria dar uma explicação do porquê desta vez a Ferrari ter feito isto com o Massa para privilegiar o Alonso, ao invés de protagonizar uma ultrapassagem (de mentirinha) do Alonso sobre o Massa na pista, como aquela do “Fernando está mais rápido que vc.” ?
Para Alonso largar do lado limpo da pista.
Abs
Caro Galvão Bueno,
peço desculpas por todas as vezes que te xinguei assistindo F1 e todas as vezes que te critiquei arduamente. Não te poupei um só minuto. Hoje descobri que você é o maior narrador de F1 daquela emissora.
Ontem assistindo a corrida na SporTV estava com vergonha alheia daquele narrador (não quero nem saber o nome dele). Nunca escutei tanta asneira na minha vida.
Nunca imaginei que escreveria isso: “Fica Galvão!”. Com todas as loucura que GB fala, ele pelo menos consegue passar o que está acontecendo na corrida de forma ‘correta’ e coerente.
Thiago concordo contigo, ontem ouvi mais asneiras juntas numa única transmissão que todas que lembro do GB, a pérola quase aconteceu quando o narrador ía falar que o Andretti foi o único campeão americano de F1, alguem deve ter dado uma porrada no ombro dele..rsrs, quase que ele fala…a verdade é que poucos jornalistas esportivos entendem de F1, não só sabendo contextualizar os fatos como ter precisão histórica dos fatos.
deu saudades, o bom foi só porque não teve propaganda e o tempo de cobertura foi maior, outro ponto negativo foi que a transmissão não foi em HD…
Leva o Galvão pra vc entao
Sou seguidor de Formula 1 desde muito tempo, sou da era Fitipaldi. O que a Ferrari faz om massa fez com Rubinho e vai fazer qualquer brasileiro bom como o Filipe Massa.
Isso é uma grande sujeira, e o Alonso só esta onde esta porque foi ajudado pelo Massa, olha o Schumacher agora que não tem escudeiro não ganha nada. Reconheço que também são bons pilotos , mas sem ajuda dos companheiros não são nada, reprovo a atitude da Ferrari desde tempos anteriores o que vem fazendo com nossos brasileiros.
LAMENTÁVEL NÃO TERMOS UM CORREDOR BRASILEIRO PARA TORCER,PODERIA SER ATÉ UM PASTOR MAALDONADO,TORCER PELO MASSA NUNNNNNNNCA MAIS
Ridícula a atitude da Ferrari, de trocar o câmbio do massa só pra ajudar o Choronso…alias, porque será que o Massa decidiu renovar com a Ferrari? Ele adora mesmo ser o “empregadinho”…depois vem dizer blá blá blá…tomara que todos nós, que gostamos de F1, quando for no Brasil, a torcida em coro diga: Vergonha, Ferrari sem vergonha…
A Ferrari é uma equipe suja…não dá pra torcer pra uma equipe assim….torço pra que o Alonso não seja campeão…isso daria razão para a sujeirada…
A Ferrari alem de trapasseira, é pouco inteligente, com Massa mais rápido que o Alonso todo o final de semana, seria mais inteligente deixar o Massa chegar nos ponteiros e tentar segura-los, do que ter feito isso, para que Alonso depois pudesse chegar tambem. A mediocridade dela não tem limites, se o desempenho dela na f-1 é o melhor marketing para vender carros, a estratégia para chegar lá é muito burra, pois só arranham sua imagem!
Quanta besteira esse pessoal escreve sobre Fórmula 1. Comentários típicos de torcedores doentes por futebol, onde o fanatismo e regionalismo predominam totalmente sobre a razão. Mero despreparo e falta de conhecimento.
Agora, Folha de São Paulo, esse Fabio Seixas dizer que a Ferrari fez sujeira, é no mímimo uma atitude anti profissional. Nenhuma outra equipe trocou de câmbio esse ano? Outro dia ele colocou um comentário dizendo “querer ver a Ferrari se ferrar em Interlagos”… Vocês precisam mesmo de um comentarista desse nível? Não tem ninguém menos pior, ou pelo menos, alguém um pouco mais profissional? Se em Interlagos o Hamilton e Vettel baterem seus carros, vão dizer que a Ferrari comprou o Hamilton para fazer “sujeira”…
E outra: A Red Bull, quando utiliza brechas no regulamento, é genial, enquanto que a Ferrari é suja??? Faça-me o favor.
Ele não trocou de câmbio. Tirar o lacre e não trocar o câmbio, cara leitora, é inédito. E uma SUJEIRA.
Abs
Hunt contou com o trauma de Lauda, e hoje é filme.
Ir ao limite do regulamento, passa-lo um pouco, fazer o que não estava previsto, são coisas que fazem o automobilismo o que ele é.
Assim como bater no rival na última prova para ser campeão, troca de posição entre companheiros, a pole position mais incrível, a corrida de recuperação, o acidente, a batalha psicológica nas garagens, a ultrapassagem, a morte.
Talvez seja a moral inglesa, a dos mimimis, hoje tão incrustrada aqui, graças ao Senna, que o faça ser contra todo tipo de manobra.
Essa Adriana assistiu qual corrida?