Hamilton vence, decisão será no Brasil
18/11/12 18:40A decisão ficou para Interlagos.
Hamilton venceu o GP dos EUA, Vettel ficou em segundo, Alonso foi o terceiro.
Com isso, a folga do alemão no Mundial subiu de 10 para 13 pontos. Só uma tragédia tira o título de suas mãos na corrida do domingo que vem. (Mas tragédias acontecem.)
Um GP que começou mal antes mesmo da largada.
Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.
Não, não infrigiu o regulamento. Mas foi malandra. E malandragem, tirando aquela da turma de sapato branco da Lapa, nunca é legal.
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Webber e Hamilton. Alonso foi bem e pulou de sétimo para quarto.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Schumacher, Hulkenberg, Raikkonen, Grosjean, Di Resta e Massa.
Na segunda volta, Grosjean respirou fundo e passou Raikkonen e Schumacher.
Na terceira, Hamilton tentou passar Webber, mas acabou na área de escape. Tudo bem. Na volta seguinte, tentou de novo e conseguiu: assumiu a vice-liderança.
Na sétima volta, Grosjean rodou. Massa passou Schumacher e ganhou a posição do francês, subindo para oitavo.
Lá na frente, Vettel não conseguia escapar. Na décima volta, a folga para Hamilton era de 1s5 na décima volta.
Na 11ª, Massa abriu a asa e passou Di Resta: sétimo.
Na 13ª, um dos grandes momentos da prova: Raikkonen mergulhou na sequência de S e passou Hulkenberg para assumir a quinta colocação.
E coube a Kobayashi abrir os pits, na 14ª volta. Schumacher parou na seguinte, quando Massa deixou Hulkenberg para trás e reassumiu, enfim, o sexto lugar que ele e a Ferrari jogaram no lixo.
Na 17ª volta, a sorte voltou a sorrir para Alonso: Webber abandonou, com um problema no Kers. O espanhol subiu para terceiro. “Você é quinto. Neste ritmo, pode chegar ao pódio”, disse o engenheiro da Ferrari para Massa.
Hamilton e Alonso entraram nos boxes na 20ª volta _e a Ferrari se embananou para trocar o pneu traseiro direito do espanhol. Na 21ª, Vettel entrou. Na 25ª, Raikkonen _e a Lotus também errou no traseiro direito, devolvendo a Alonso o tempo que ele havia perdido. Na 27ª, foi a vez de Massa entrar.
E Hamilton resolveu apertar Vettel. Na 33ª, estava a 1s2. Na seguinte, a 0s6.
Button só entrou nos boxes na 36ª volta, devolvendo normalidade à classificação. O top 10, então: Vettel, Hamilton, Alonso, Raikkonen, Massa, Grosjean, Button, Hulkenberg, Bruno e Maldonado.
Massa também resolveu partir pra cima de Raikkonen. E deu certo. Na 40ª volta, se deu melhor após uma briga acirrada com o finlandês. Quarto colocado.
E Hamilton ia chegando, chegando… E chegou. Na 42ª, abriu a asa, jogou o carro pra direita e fez a ultrapassagem da vitória pouco antes da curva 12.
Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.
O top 10 final: Hamilton, Vettel, Alonso, Massa, Button, Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg, Maldonado e Bruno.
A tabela mostra agora 273 pontos para Vettel contra 260 de Alonso. Caso abandone em Interlagos, o alemão de que torcer para o rival não ir ao pódio.
A tarefa de Alonso é a seguinte: precisa obrigatoriamente chegar ao pódio para sonhar com o título. Se vencer, será campeão se Vetter chegar no máximo em quinto. Se for segundo, torcerá para o alemão não passar de oitavo. E, se for terceiro, para o rival ficar no máximo em décimo.
Em resumo: Vettel corre por um quarto lugar.
O Mundial de Construtores acabou. Com o segundo lugar de Vettel, a equipe foi a 440 pontos e não pode mais ser alcançada por ninguém. Tricampeã.
(Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?)
A várias temporadas eu venho falando que muitas vezes quando se tem corridas que mais parecem procissões na F-1 se deve mais ao fato das pistas modernas serem como são do que aos carros ou ao regulamento. Principalmente depois das mudanças de 2009.
Durante mais de uma década a FIA impôs uma cartilha rigorosa para construção de novos circuitos onde a regra principal era só uma: segurança. Ok.. bonito. Mas a FIA finalmente aprendeu que segurança se faz com “soft walls”, área de escape adequada e aderente, carros seguros, etc. e não com curvas de raio curto, retas limitadas, circuitos planos, etc. O resultado é uma pista como essa nova de Austin que se viu hoje… uma pista fantástica, encantadora, que proporcionou um GP excelente.
Agora para concluir fica evidente que das duas uma, ou eu sou um gênio ou só agora a FIA/F-1 acordou que o espetáculo vem antes do dinheiro, pois sem espetáculo não tem público, e sem público não tem dinheiro. Fico com a segunda opção, não sou presunçoso.
Só para atestar a minha tese: Perguntem a Jackie Stewart, Nick Lauda, Emerson Fittipaldi, Alain Prost e até mesmo para o Piquet (nosso tri-campeão) quem são os Top 3 em Pilotos hoje da F-1 ? Eu duvido que algum deles colocará o Vettel como melhor que Hamilton e Alonso…………
Sinceramente, nao sei o porquê o espanto da “marmelada” da Ferrari. Muita gente não se lembra no primeiro “título” do bebê chorão a RBR quando a escuderia ‘assassinou’ o campeonato do Webber para beneficiar o Bebê chorão ? Aquilo foi escandaloso, a preferência era antes mesmo de matematicamente o Webber nao mais ter cha6ces de brigar pelo título e não foi uma vez como no fatídico GP da Austria o que a Ferrari fez com o Rubinho. E muitos enaltecem o Bebê chorão da RBR como “grande Piloto” mas se esquecem das 4, 5 ou 6 primeiras corridas onde a RBR estava meio perdida e não tinha o melhor carro o Bebê chorão chegou a fazer inúmeras lambanças, andar atrás do Webber e chegar a brigar com Karthkeyan. Sinceramente como Piloto com P maiúsculo vejo Alonso, Hamilton, Raikkonen e Button em terceiro empatados aí eu colocaria o Bebê chorão. Ahh por que ele é bi-campeão ? e poderá ser tri no Domingo ? 2 Explicações: Uma escuderia que trabalha pra ele e Adrian Newey o melhor projetista da F-1 atual e há uns 20 anos.
Eu discordo de você: o que a Red Bull fez em 2010 foi o contrário de escândalo, foi uma lição de esportividade. Em vez de pedir a Vettel, primeiro em Interlagos, para deixar Webber, segundo, passar (assim o australiano chegaria a Abu Dhabi, etapa final, apenas um ponto atrás de Alonso), a equipe não deu a ordem e deixou eles competirem entre si. Justificou: não faz jogo de equipe, principalmente quando os dois pilotos ainda têm chance de levar o título. Em Abu Dhabi Vettel ganhou e ficou com o título. Se a Red Bull tivesse dado a ordem para a troca de posições em Interlagos, o título teria ficado com Alonso.
Ok. Disputa adiada para a próxima corrida. Legal! Achei que Hamilton mereceu a vitória. Até porque aos meus olhos ele fez a mais bela ultrapassagem do ano. A ultrapassagem em cima do Vettel na disputa pelo primeiro lugar. Também critico o Galvão Bueno em parte, mas cresci assistindo Fórmula 1 sendo narrado por ele. Inclusive na época em que a Fórmula 1 era narrada por telefone. Mas me parece que depois de Galvão começar a caducar, ele ainda contorna a situação e sabe chegar a algumas conclusões visionárias em que poucos locutores de corrida perceberiam. Tudo bem. E daí vc pergunta: E…? E daí que desta vez pelo menos o Galvão teve razão em falar mais para o final da corrida em que Felipe passou uma mensagem subliminar interpretada como se dissesse: “Eu quero mostrar que se eu estivesse em condições de igualdade na Ferrari, eu ultrapassaria Alonso”. Beleza, acredito. Mas pessoalmente não posso afirmar aqui com convicção até porque não tenho dados suficientes para afirmar. Mas creio sim e ultimamente até não foi a primeira vez que vi isso este ano e acredito que Felipe não está morto. Não para o campeonato, claro, mas não está morto para a Fórmula 1 um si. Já o Bruno Senna teve uma corrida satisfatória no meu ponto de vista. Andou em oitavo, nono, terminou em décimo ficando aquela história: Poxa, vc poderia ter terminado em oitavo. Mas é porque o telespectador (torcedor) sempre que mais mesmo. Mas menos mal, largou em décimo e terminou em décimo. Foi uma corrida sem défiti para Bruno, pena que o “paizão” do Bottas é acionista da Williams, daí a coisa complica. O rival dele na equipe é o bottas que não está correndo e não o Maldonado que está correndo e que tem uma posição mais previligiada dentro da equipe. Mas, como na Fórmula 1 cada movimento feito até com os braços é marketing, o fato é que acredito que no fundo o Bruno está fazendo a sua campanha de marketing pessoal não para permanecer na Williams, mas sim para mostrar para outras equipes, que ele é capaz de ser um piloto titular no ano que vem. E espero que consiga.
Gente foi assim com Barrichello , nao seria diferente com Massa.Nao podemos esquecer que este business is about money. E o grande patrocinador da Ferrari e um banco espanhol.Para Senna como Emerson e Piquet terem sido campeoes e por que eram talentosos.Senna por exemplo sofreu na mao do presidente da Fia o frances Balestre.Mas como era talentoso o frances nao pode impedir os titulos do brasileiro. Massa e um bom piloto,teve sua cance em 2008 ,agora acho que passou seu tempo.Nao se esquecam F1 foi feita para euripeus serem campeoes.Mas de veaz em quan do aparece um talento sul americano, pelo menos naquela epoca em que o dinheiro nao falava tanto.Hoje o que manda e o dinheiro. portanto as chances da america do sul e se surgir um grande talento para vencermos,coisa que acho muito dificil nos proximos 5 anos , visto que la estao Vettel e Hamilton.
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“Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.”
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quem se jogou no lixo foi aquele que “ACEITOU DE TUDO” para continuar piloto da Ferrari.
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Esta lá porque assim o quis……merece em DOBRO o que recebe.
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Nova categoria de piloto … D4.
Falamos algumas coisas aqui, mas independentemente de qualquer coisa, incrível o que fez Alonso – levou para o Brasil a decisão com chances reais de título, ainda que pequenas. Alguma dúvida sobre quem é o melhor do ano?
Se chegarem os dois carros as chances são claríssimas em favor de Vettel. Mesmo Alonso vencendo, basta-lhe um 4º lugar. Não é difícil conseguir. Porém o carro da Red Bull não é confiável. Houve problema com os dois carros nos treinos livres e o carro de Webber quebrou na corrida. Na minha opinião, reside aí a preocupação de Vettel e a esperança de Alonso.
O Vettel já tem o campeonato na mão e só perde para ele mesmo, ou em uma Bizarrice. O Fernando Alonso já fez mais um jogo de equipe com Massa fazendo ele perder cinco posições no grid. É, talvez a única chance de Alonso é fazer o Massa bater no Vettel, e aí ele partiria em busca de um terceiro lugar para ser campeão. Será que o subalterno do Massa aceitaria?
Comentário do Lito: “Interlagos é um circuito que favorece à Ferrari”, alguém me diz que F1 ele assiste que não sabe que nos últimos 3 anos deu RBR e a Ferrari não vence em Interlagos desde a fatídica corrida de 2008 com o Massa. Outro dado interessante é que o Alonso nunca venceu em SP. O que a Ferrari fez hoje, para mim, ultrapassou o limite do jogo de equipe. Foi ridículo e se houver alguma justiça na F1 esse timeco não fará o campeão de pilotos.
Fábio, uma dúvida: se o Alonso ficar em terceiro e o Vettel ficar em nono, o espanhol faria 15 pontos e chegaria a 275 e o alemão faria dois pontos, igualando os 275. Nesse caso, a vantagem não seria do Vettel por ele ter vitórias a mais?
Abraços
Nada contra o Alonso, nem o Massa, nem nada, obviamente que a decisão da Ferrari não foi legal, foi sujo e tudo mais. Mas, aposto que se fosse o contrário (Massa no lugar do Alonso) esse pessoalzinho estaria achando tudo muito certo, etc e tal! A F-1 é um esporte de equipe, e isso foi jogo de equipe, simples assim.
Existe algo que, sempre, deixa-me incomodado, quando escuto, ou leio, atualmente, sobre a Fórmula 1. É uma afirmação, proferida por profissionais da mídia, ex-pilotos de Fórmula 1 e por outros: “Fernando Alonso é o melhor piloto de Fórmula 1 da atualidade.” Dá-me ojeriza, essa cantilena, pois falta nesse homem: “caráter”; qualidade extremamente necessária na formação de um campeão, não só de Fórmula 1, mas de qualquer modalidade esportiva. Quando ouço essa ladainha, soando como se não fosse uma melopeia, cheia de verdadeiras mentiras, lembro-me da famosa frase, atribuída ao Ministro da Propaganda de Adolfo Hitler: “Uma mentira dita cem vezes acaba virando verdade”.
Mais uma vez, vejo Fernando Alonso envolvido em um fato lamentável, justamente, na corrida inaugural de um circuito, que provalvemente é um dos mais técnicos, dentre aqueles que compõe as arenas de embates do “circo da Fórmula 1”. Infelizmente, esse fato desonroso entrou para a história.
Os dirigentes da equipe Ferrari (leia-se: Luca Cordero di Montezemolo), tentam, por todas maneiras, ganhar o campeonato de pilotos de 2010. Não importando, se para isso, seja necessário a tomada de decisões antiéticas, que deixam no ar o odor característico, que define uma trapaça.
Durante os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Hungria de 2009, Felipe Massa acidentou-se e só voltou às competições, no Grande Prêmio do Bahrain, em março de 2010. Nessa, que foi a primeira prova que disputou após o acidente, logrou um belo segundo lugar. Na prova seguinte, o Grande Prêmio da Austrália, mais uma vez, conseguiu um pódio chegando em terceiro lugar. Na sequência, disputou o Grande Prêmio da Malásia, chegou em sétimo e alcançou a liderança do campeonato daquele ano. Depois disso, começaram os problemas de Felipe Massa dentro da equipe Ferrari. Duas polêmicas, aconteceram: A primeira foi no Grande Prêmio da China, quando depois de uma entrada do Safety car na pista, Felipe Massa foi ultrapassado por Fernando Alonso na entrada dos boxes e a segunda, foi no Grande Prêmio da Alemanha, quando estava liderando a corrida, na volta 21, e Fernando Alonso em contato com o box, reclamou: “this is ridiculous”. Naquela altura da corrida, sabia ele, que seria um pouco difícil ultrapassar Felipe Massa. Na volta 47, veio o tiro de misericórdia, que detonou as pretensões de vitória de Felipe Massa: “Ok, so, Fernando is faster than you. Can you confirme you understood that message?”. Essa mensagem soou como uma ameaça. Duas voltas depois de permitir a ultrapassagem, escutou: “Good lad. Just stick with it now. Sorry.”.
A partir desta corrida, Felipe Massa sofreu uma queda vertiginosa no seu rendimento dentro das pistas. Ficou comprovado, com aquela ordem de equipe, que Felipe Alonso conseguira da equipe Ferrari, o que não obtera da equipe Mclaren, mesmo sob ameaça de delatar para a FIA o caso de espionagem(A equipe se beneficiara de informações obtidas da equipe Ferrari por espionagem). Certamente Fernando Alonso esteve envolvido na publicação dos e-mails. Graças a delação de Fernando Alonso, a equipe Mclaren, que fora campeã com 218, foi desclassificada e a equipe Ferrari foi proclamada campeã com 204 pontos. Esse fato deixa em aberto a possibilidade de existir famosa dívida de gratidão.
Depois de muitos tropeços, Felipe Massa, que vinha apresentando uma risível performance nas provas que disputava, a partir do Grande Prêmio da Bélgica, passa a demonstrar um rendimento seguro e, em termos técnicos, bastante consistente. No Grande Prêmio da Coreia deste ano, estava mais rápido que Fernando Alonso. Quando a diferença entre ambos caiu abaixo de um segundo, veio a ordem via rádio: “you’re too close to Fernando, drop off.”. Acho que essa ordem tinha como objetivo evitar que o melhor piloto da atualidade ficasse assustado com a proximidade do carro de Felipe Massa, e acabasse sofrendo um grave acidente de corrida. Certamente Felipe Massa está usando um equipamento inferior ao usado por Fernando Alonso.
Inesperadamente, nos treinos de classificação do Grande Prêmio de Austin, Felipe Massa, inquestionavelmente, foi melhor que Fernando Alonso. Inesperadamente? Sera?
Conforme o gride de largada, tanto Felipe Massa quanto Fernando Alonso largariam no lado sujo da pista. Para resolver o problema, entra em cena os dirigentes da Ferrari, que, recebendo uma inexplicável ajuda de Felipe Massa, agem como estelionatários, e dão um golpe sujo e desprovido de ética: abrem o lacre da caixa de câmbio do carro de Felipe Massa. Resultado: Felipe Massa recebe punição; perde 5 posições. Fernando Alonso ganha uma posição; larga no lado limpo da pista. É… meu estômago… meu estômago… estou com ância de vomito. Quanta sujeira! Pior; ainda arranjo tempo para me deleitar com toda essa podridão. Ah! E Felipe Massa? Felipe Massa!? Felipe Massa…: “É difícil encontrar um piloto como eu”. Abcs.
que poha de comentário é esse irmao.
que diabos é isooo
Fabio Seixas, semana que vem vc pode mandar todo mundo se lascar quando o Vettel for campeão. Mas, por hora, CHUUUUPAAAAA!
O Alonso com essa Red Bull teria dado uma volta no Hamilton. Quero ver amanha no seu comentário vc admitir que a atitude da Ferrari foi a mais inteligente possível. hahahahha
Abraço
Chupa novamente!
O correto é “por ora”. Sobre sua falta de educação, sem comentários.
Espero que a torcida não gaste saliva com insultos a Ferrari, pois não merece nem isso.
Lembro da minha primeira aula de educação física a 22 anos atrás quando meu professor explicava que a F-1 naquela época era esporte. Passado esse tempo, hoje eu chego a conclusão que ela é um circo de artistas onde o interesse comercial está acima do desporto, como toda e qualquer modalidade esportiva. por isso vivemos hoje a nostalgia dos feitos daquela época, lamentável.
Quer saber…”que a Ferrari se lasque”….ótima essa !
Bom, agora no Brasil, a Ferrari pede ao Massa pra ter brio, e fazer a pole em seu país… Só que quando o Vettel for tentar passar, não deixe, mesmo que “tenha” que bater… KKKKK
Há quem ainda torça para o Massa. Como torciam para o Barrichello. Pilotos como eles querem ganhar dinheiro e não títulos. Por que torcer por eles? Torcer para que ganhem mais dinheiro? É, porque torcer por conquistas desses caras é uma estultice. Em tempo: nada contra que se ganhe dinheiro. Mas, no esporte, que mexe com paixões e emoções, ganhar dinheiro deve ser uma conseqüência e não um fim. Sobre Alonso, trata-se naturalmente de um cafajeste, mas ao menos corre para vencer e não ludibriar torcedores tolos e incautos.
Realmente a pressão cai pesadamente sobre os ombros de Vettel. Ele sabe que com um descuido pode acabar entregando o titulo nas mãos de Alonso. De repente uma chuva torrencial ou uma quebra repentina em Interlagos que é a terra da Ferrari. Nada mais merecido. Alonso com um carro muito inferior em relação aos ponteiros já tirou tanto leite de pedra que daria pra suprir as necessidades da África por um ano. O que isso nos permite concluir é que as chances de título para o espanhol beiram os 100 por cento óbvio!
A Ferrari é a equipe mais nojenta do grid, sempre foi, pena que o Massa esteja nela, ele é um bom piloto que podia esta se dando muito bem como o Kimi na Lotus. Esse papo que tem um carro inferior é papo furado, tem um carro inferior apenas à RBR.
Se o Alonso pilotasse pra Red Bull teria sido Tri campeão há muito tempo
Se o Fernando Alonso fosse piloto da Red Bull já teria ganho o título a muito tempo Viva ALonsooooo……
Este título tem que ser do Vettel, pois esta conquistando os pontos na pista, e não na forma como faz o Alonso e a Ferrari. E espero que o esforço do Massa seja reconhecido.
Fabio, gostei muito da corrida hoje e também dos comentãrista da sportv.
O Hamilton hoje parecia que estava correndo em casa! Brincou na pista!
Como diz o Racionais 123 nem me viu na neblina, Hamilton Espetacular hoje, o Vettel nem viu a ultrapassagem. Ficou tão atordoado que nem conseguia sair do carro no fim da corrida.Caramba acho que o Vettel tem problemas com o kartikian não e´primeira vez que ele reclama do cara. Hamilton conseguiu vencer o melhor carro e projetista disparados da F1 atual. Pilotou com maestria, agora chora Mclaren por deixar um piloto feito esse escapar.Ah e a um tal de Alex que disse que o Hamilton favoreceu o Alonso. Só uma coisa o Hamilton não é obrigado à favorecer o Vettel. Ele que continue lutando pelo campeonato e o Hamilton só se divertindo agora que o carro melhorou vai deixar as vitórias escaparem. Ah tá viu.
Por essas e outras que eu não acompanho mais nenhum esporte. Já fui muito em estádios e autódromos. Hoje prefiro gastar o dinheiro em viagens ou com as “Brimas”.
Hoje todos os esportes são descaradamente manipulados. Só o que importa é o lucro dos empresários. Meu dinheiro eles não veêm mais.
O Alonso parece a seleção argentina: admiro pela qualidade e, por isso, às vezes até tento torcer a favor, mas sempre me dão motivos para terminar torcendo contra.
Hamilton o rei da América!
Que corridaça de Lewis , andou a corrida toda no limite , um verdadeiro show de pilotagem onde bateu o foguete de Vettel.
Nas voltas após a ultrapassagem em Vettel passou a administrar com maestria a vantagem acima de um segundo sem dar chance dele se aproximar para poder abrir a asa .
Sem dúvida uma exibição cinematográfica, digna de aplausos de Vettel após a bandeirada ainda no carro.Pena o casamento Lewis Mclaren ter chegado ao fim .
Aí Fábio na boa o título do post deveria ser Hamilton o rei da América !
Abs
Tudo bem que trocar câmbio e perder 5 posições está na regra, mas a punição não deveria parar por aí! O que a Ferrari fez foi antidesportivo e deveria ser punida por este motivo (não sei se existe esta regra na F1 ou na FIA, mas é uma lei do esporte), sendo que ela mesma admitiu que fez isto intencionalmente para se posicionar melhor no grid (tanto que só rompeu o lacre do cambio).
Só que o que aconteceu de fato foi que a Ferrari, sem real necessidade, prejudicou outros pilotos que iriam largar do lado limpo da pista e não largaram.
Imaginem agora que o Massa estivesse largando uma posição à frente de Vettel (4o. por exemplo, e o Vettel em 5o. com Alonso em 6o.) e a mesma postura da Ferrari fosse adotada. O Vettel ganharia uma posição, mas que não compensaria por conta da diferença dos lados (comprovada pela ótima largada do Alonso, que de sétimo foi para quarto).
Agora, vocês acham que a RBR ficaria de bico fechado com isso? Com certeza não e com certeza se manifestaria perante a FIA.
Acho que todas as equipes deveriam se manifestar quanto à conduta da Ferrari, que em minha opinião, deveria ser desclassificada do GP de Austin. Palhaçada isto.
Vamos resumir a corrida e falar o que realmente importa para os brasileiros…este Massa além de ruim é o que eu já disse outras vezes aqui, não passa de um canalha…