Hamilton vence, decisão será no Brasil
18/11/12 18:40A decisão ficou para Interlagos.
Hamilton venceu o GP dos EUA, Vettel ficou em segundo, Alonso foi o terceiro.
Com isso, a folga do alemão no Mundial subiu de 10 para 13 pontos. Só uma tragédia tira o título de suas mãos na corrida do domingo que vem. (Mas tragédias acontecem.)
Um GP que começou mal antes mesmo da largada.
Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.
Não, não infrigiu o regulamento. Mas foi malandra. E malandragem, tirando aquela da turma de sapato branco da Lapa, nunca é legal.
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Webber e Hamilton. Alonso foi bem e pulou de sétimo para quarto.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Schumacher, Hulkenberg, Raikkonen, Grosjean, Di Resta e Massa.
Na segunda volta, Grosjean respirou fundo e passou Raikkonen e Schumacher.
Na terceira, Hamilton tentou passar Webber, mas acabou na área de escape. Tudo bem. Na volta seguinte, tentou de novo e conseguiu: assumiu a vice-liderança.
Na sétima volta, Grosjean rodou. Massa passou Schumacher e ganhou a posição do francês, subindo para oitavo.
Lá na frente, Vettel não conseguia escapar. Na décima volta, a folga para Hamilton era de 1s5 na décima volta.
Na 11ª, Massa abriu a asa e passou Di Resta: sétimo.
Na 13ª, um dos grandes momentos da prova: Raikkonen mergulhou na sequência de S e passou Hulkenberg para assumir a quinta colocação.
E coube a Kobayashi abrir os pits, na 14ª volta. Schumacher parou na seguinte, quando Massa deixou Hulkenberg para trás e reassumiu, enfim, o sexto lugar que ele e a Ferrari jogaram no lixo.
Na 17ª volta, a sorte voltou a sorrir para Alonso: Webber abandonou, com um problema no Kers. O espanhol subiu para terceiro. “Você é quinto. Neste ritmo, pode chegar ao pódio”, disse o engenheiro da Ferrari para Massa.
Hamilton e Alonso entraram nos boxes na 20ª volta _e a Ferrari se embananou para trocar o pneu traseiro direito do espanhol. Na 21ª, Vettel entrou. Na 25ª, Raikkonen _e a Lotus também errou no traseiro direito, devolvendo a Alonso o tempo que ele havia perdido. Na 27ª, foi a vez de Massa entrar.
E Hamilton resolveu apertar Vettel. Na 33ª, estava a 1s2. Na seguinte, a 0s6.
Button só entrou nos boxes na 36ª volta, devolvendo normalidade à classificação. O top 10, então: Vettel, Hamilton, Alonso, Raikkonen, Massa, Grosjean, Button, Hulkenberg, Bruno e Maldonado.
Massa também resolveu partir pra cima de Raikkonen. E deu certo. Na 40ª volta, se deu melhor após uma briga acirrada com o finlandês. Quarto colocado.
E Hamilton ia chegando, chegando… E chegou. Na 42ª, abriu a asa, jogou o carro pra direita e fez a ultrapassagem da vitória pouco antes da curva 12.
Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.
O top 10 final: Hamilton, Vettel, Alonso, Massa, Button, Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg, Maldonado e Bruno.
A tabela mostra agora 273 pontos para Vettel contra 260 de Alonso. Caso abandone em Interlagos, o alemão de que torcer para o rival não ir ao pódio.
A tarefa de Alonso é a seguinte: precisa obrigatoriamente chegar ao pódio para sonhar com o título. Se vencer, será campeão se Vetter chegar no máximo em quinto. Se for segundo, torcerá para o alemão não passar de oitavo. E, se for terceiro, para o rival ficar no máximo em décimo.
Em resumo: Vettel corre por um quarto lugar.
O Mundial de Construtores acabou. Com o segundo lugar de Vettel, a equipe foi a 440 pontos e não pode mais ser alcançada por ninguém. Tricampeã.
(Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?)
Daqui a 20 ou 30 anos, do que se lembrarão os torcedores do massa. Do quase título em 2008 ou da vergonha de hoje ? Jogo de equipe até é aceitável em finais de campeonato, mas não desta forma. Se o Alonso fosse bom não precisaria expor a equipe a essas situações ridículas. Brasileiro que é brasileiro deve vaiar essa equipe aqui no Brasil e extender faixas desmoralizando-a. Essa ferrari deveria ter vergonha na cara e nem pisar no solo brasileiro. Quanto a Globo, se tivesse respeito por seus espectadores liberaria a transmissão para uma outra rede.
Não foi a primeira e não será a última vez que Massa é humilhado pela Ferrari. O pior é que ele próprio se colocou nesta condição…
O Alonso tem muitos amigos secretos no grid, entre eles Hamilton. Bem ao contrario Vethel só tem um amigo certo na pista : Button. O outro é o companheiro de equipe (Weber) que cumpre o protocolo. O GP Brasil tem dois inconvenientes para Vethel 1) costuma chover nos treinos ou na corrida, 2) terá que pilotar com cuidado para não sair da corrida e colocar tudo a perder.
O interessante e que nao houve um so comentario da Ferrari agradecendo o Felippe Massa.
Ou seja, lhe deram mais um ano de sobrevida na Ferrari para ser o segundo piloto da equipe. Estrategia sordida e ate acho que na pista o Alonso chegaria no terceiro lugar de qualquer forma.
Agora fica aqui mais uma prova para os detratores do Vettel, o cara é simpático, tem carisma, bateu palmas para o Lewis, porque soube que o inglês fez algo muito bom, ambos correram com a faca nos dentes o tempo inteiro, andaram forte a prova inteira com pouquíssimos erros.
Vettel mostrou respeito pela vitória maiúscula do Lewis, e o que faz o choronso??? Não cumprimenta ninguém, destrata o Vettel é rancoroso e político, sempre foi assim, Alonso definitivamente é o descendente direto do PROST, um tipo de piloto que joga sujo nos bastidores.
E claro, manda e desmanda nos companheiros de equipe, mas foi derrotado pelo brilhante Lewis, isso ele nunca mais vai apagar, levou pau de um estreante.
Acabei de ler a malandragem. Abrir o câmbio de um carro somente para perder 05 posições e colocar o número 1 (Fernando Alonso) uma posiçâo à frente e do lado limpo da pista sem o devido merecimento. E ainda tem gente que acha que o dito cujo é o melhor piloto da atualidade. Será??????
sobre massa: um empregado reconhecido pela ferrari, para ser usado e abusado..
e ser bem pago por isso, morar em monaco, andar de jatinho particular, de ferrari e maseratti, de ficar em madonna de campiglio para a abertura do ano da ferrari…..
e tem gente sofrendo porque ele aceitou ser abusado… =)
pessoal um aviso: o idiota não é só ele! são vocês também por se importar com alguém assim….
ou vocês acham que ele se importará com vocês quando vocês precisarem de educação, saúde, dinheiro, etc???
façam como eu: se tiverem filhos, curtam seus filhos…. caso não tenham, vão surfar ou pescar !! =)
otima semana a todos!
Será que o Alonso vai mandar o Massa bater no Vettel no Brasil? Eu não duvido de mais nada.
Fabio, tamanha é a falta de escrúpulos da Ferrari para fazer de Alonso o campeão que não me surpreenderia se em Interlagos o Massa fosse instruído a forçar um acidente sobre o Vettel para tirá-lo da corrida em favor do Alonsso. Caso iso ocorra haveria alguma regra para punir o Alonso?
A marmelada da ferrarinha, ( mais uma ) não foi somente para que o roubonso largasse uma posição a frente, foi também para que tanto ele como o felipe passa largassem no lado limpo e emborrachado da pista.
Equipezinha que envergonha qualquer um.
Schumi foi ridiculo nesse GP, qualquer um que chegava nele passava, um fim triste para um dos melhores pilotos que já existiram.
Ah Fabio, nesta altura do campeonato, e com o início pífio do Massa, é irrelevante a posição de largada dele. O que interessa para ele é o desempenho dele frente ao Alonso e ter a confiança da Ferrari. A impressão do início do campeonato é de que o Massa não dá nem pro cheiro. A situação mudou, e esta corrida é exemplo.
Com este episódio o Massa perde uma oportunidade de pódio mas 1) ele faz o filme com a Ferrari, 2) mostra novamente que pode andar mais que o Alonso por determinadas vezes e 3) perde apenas os pontos formais deste eventual pódio pois a auto-confiança da corrida fica toda com ele. Ou seja, ele ganha créditos — moral e como piloto — para iniciar 2013 com a primeira metade de 2012 apagada.
Ps. Fora ficar a impressão que o Alonso ganhou pontos com o Massa ‘deixando’ ele ganhar e ainda assim ele não ganhou. E se o Alonso ganhar então, haverá méritos do Massa — assim como com o Raikkonen.
No pódio hoje estavam os melhores pilotos do Grid.
Fábio, o Hamilton não está sendo apoio de ninguém neste campeonato, muito menos do infeliz do Alonso!
Ele simplesmente é um excelente piloto, onde uma vitória vale muito mais em seu currículo! Torço muito por ele na Mercedes!!!!
Hamilton é muito mais piloto que Schumacher, ontem hoje e sempre!
A Ferrari inaugura nova etapa do JÁQUÊ, já que instruir seu segundo piloto a ceder posição em corrida ao primeiro piloto, se tornou aceito por todos, que tal derrubá-lo cinco posições no Grid de forma deliberada???
Já que deixar seu companheiro de equipe passar não lhe destroi mais a moral nem a motivação, destruir seu trabalho no qualifying tampouco deveria!
Vejo a manobra da Ferrari questionável do ponto de vista moral, fosse da FIA acabava com essa marmelada agora e Vettel já era campeão hoje.
Vejam a integridade moral, Maldonado e Senna, parabéns!!!
Que nojo!!! A Ferrari não muda… há anos!!!
O Rubens ao menos se mostrava indignado (mas continuava lá). O Massa nem isso mostra. É culpado também, em aceitar esse povo cagando na cabeça dele, chamando ele de lixo!!!! Por que, pra mim, isso é equivalente.
E se a situação chegou nesse ponto (e a tendencia é piorar, sempre) é porque ele é pequeno! Não se impõe. Não é competitivo. É conivente! Defendê-lo???? Jamais! Aceitar esse nojo da Ferreri? Menos ainda!! Indignação.
Saudades de brasileiros com colhoes, como Piquet pai (porque o filho era até mais merda que o Massa, nesse aspecto) e Ayrton. Mas também, só eram boca-dura porque tinham moral pra isso, eram campeões. Não eram uns merdas.
A Ferrari mancha toda uma categoria.
Que o Alonso, motivo de muitas falcatruas (se não o mentor, obviamente ele concorda plenamente), vá a merda! Mesmo sendo o melhor braço do grid. Mas talvez tenha o pior caráter. Schumacher não era diferente, senhores. Inclusive, acho ridículo quando babam seus 7 títulos. Arram… com Irvine e Rubens correndo pra ele… queria ver ele na F1 antiga, de Senna e Prost. Com companheiro de equipe competidor, não conivente às suas falcatruas. Foi ótimo piloto, mas não gênio. Jamais!
Lixo!
PS: Fábio, gostei de tu expressar sua torcida pro abandono no post anterior. Estamos contigo.
Abraço!
Isso que a ferrarinha faz, deixa qualquer desportista enojado, embrulha o estômago da (nausea). O felipe tá na dele 3 milhoes de dolares por ano… fala oque!!!
H.A.M – WHAT?
Turma de São Paulo…..
Armem uma “homenagem” para a Ferrari e claro para os kids malvadeza e malandragem em Interlagos……eles estão merecendo há muitos anos…..
engraçado qd a RBR fura o regulamento e da uma super vantagem ao vettel vc nao torce contra neh fabio , mesmo qd as mudanças no newel sao proibidas e constatadas que dao uma vantagem desproporcional , bom assim como alonso tb acho que depois dele o melhor eh hamilton , o vettel soh vai bem com fraucatruas no carro
Acho desnecessário discutir-se o que o Massa faz ou deixam fazer com ele, já sabemos que isso é definitivo e, embora estejamos carentes, só nos resta olhar para algum futuro piloto de F1.
Quem paga o Alonso??? É o Santander?? Pois bem, no mundo, digo Planeta terra o unico lugar que este banco teve lucro, foi aqui, Brasil, portanto quem paga o aloncio somos nós. A fiat só ganha aqui, então brasiles boicotam o que vem dos carcamanos, são muito sujos. Criam vergonha na cara!!!
A Ferrari vai mandar o Massa bater no Vettel, no Brasil, alguem duvida? È claro que dificilmente o Massa vai chegar perto do Vettel…
Infelizmente a maioria dos brasileiros q acompanham a Formula 1, torcem pela Ferrari…
A FIAT, dona da Ferrari, não só trapaseia na corrida. É muito grave porque corrompe a essência do esporte. Em nenhuma outra equipe existe essa tramóia. É MENTIRA do Galvão e da Globo (que mudaram de opinião, repentinamente) que essa sacanagem que a Ferrari (FIAT) comete. O Massa é um pseudo jogador. É um funcionário a serviço do Alonso na área de disputa. Depois, deve secar seu suor e limpar sua bundinha. Massa é um BOSTA!
A indignação é porque o beneficiando não é brasileiro. Se compra vaga como Bruno Senna ou se fizessem isso com o Berger, na época do tio, diriam sim que é “boa e velha malandragem brasileira” de quem gosta de levar vantagem em tudo, do “jeitinho” e não se fala mais nisso. Ah, e antes de comparar co Barrichello não custa lembrar que da forma como entregou a corrida, e foi uma e não várias em uma mesma temporada, deixou claro o que acontecia e não foram poucas as vezes que disputou com Shumacker posições com ele, bem diferente do que ocorre hoje em dia, com “script” feito antes da prova e cheia de diálogos e atitudes camufladas e ainda, deixou a equipe por conta própria quando ainda faltava uma temporada para terminar contrato …..
O americano, que assiste corridas, não gosta nada do que a ferrari aprontou hoje.
Aí galera,
Eu acho q a FIA deveria aplicar uma multa pesada na Ferrari, mas como o presidente é ex-empregado dela… nao dará em nada e é por isso q a Ferrari e o Alonso armam todo tipo sujeira. Outra coisa: eu duvido q o Piquet pai (nao é o Nelsinho) aceitaria uma condicao dessa. Até pq se ele fosse um frouxo nao teria sido campeao em 1987 pela Williams. Tanto é verdade q ele mandou o Patrick Head, q queria a todo custo fazer o Mansell compeao, -VÁ COMER TOMATE CRU! Alias, a Williams tem pilotos antagonicos: um é rapido mas inconsistente e o outro é consistente mas lento e os carros sao bons, poderia terminar bem mais a frente, falta piloto, como ela é uma equipe de aluguel possivelmente ficará com os dois.
Pessoal..me desculpem o tamanho do texto, fui escrevendo e quando postei é que ví que ficou grande demais.
Minhas desculpas ao Fábio e a todos.