Hamilton vence, decisão será no Brasil
18/11/12 18:40A decisão ficou para Interlagos.
Hamilton venceu o GP dos EUA, Vettel ficou em segundo, Alonso foi o terceiro.
Com isso, a folga do alemão no Mundial subiu de 10 para 13 pontos. Só uma tragédia tira o título de suas mãos na corrida do domingo que vem. (Mas tragédias acontecem.)
Um GP que começou mal antes mesmo da largada.
Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.
Não, não infrigiu o regulamento. Mas foi malandra. E malandragem, tirando aquela da turma de sapato branco da Lapa, nunca é legal.
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Webber e Hamilton. Alonso foi bem e pulou de sétimo para quarto.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Schumacher, Hulkenberg, Raikkonen, Grosjean, Di Resta e Massa.
Na segunda volta, Grosjean respirou fundo e passou Raikkonen e Schumacher.
Na terceira, Hamilton tentou passar Webber, mas acabou na área de escape. Tudo bem. Na volta seguinte, tentou de novo e conseguiu: assumiu a vice-liderança.
Na sétima volta, Grosjean rodou. Massa passou Schumacher e ganhou a posição do francês, subindo para oitavo.
Lá na frente, Vettel não conseguia escapar. Na décima volta, a folga para Hamilton era de 1s5 na décima volta.
Na 11ª, Massa abriu a asa e passou Di Resta: sétimo.
Na 13ª, um dos grandes momentos da prova: Raikkonen mergulhou na sequência de S e passou Hulkenberg para assumir a quinta colocação.
E coube a Kobayashi abrir os pits, na 14ª volta. Schumacher parou na seguinte, quando Massa deixou Hulkenberg para trás e reassumiu, enfim, o sexto lugar que ele e a Ferrari jogaram no lixo.
Na 17ª volta, a sorte voltou a sorrir para Alonso: Webber abandonou, com um problema no Kers. O espanhol subiu para terceiro. “Você é quinto. Neste ritmo, pode chegar ao pódio”, disse o engenheiro da Ferrari para Massa.
Hamilton e Alonso entraram nos boxes na 20ª volta _e a Ferrari se embananou para trocar o pneu traseiro direito do espanhol. Na 21ª, Vettel entrou. Na 25ª, Raikkonen _e a Lotus também errou no traseiro direito, devolvendo a Alonso o tempo que ele havia perdido. Na 27ª, foi a vez de Massa entrar.
E Hamilton resolveu apertar Vettel. Na 33ª, estava a 1s2. Na seguinte, a 0s6.
Button só entrou nos boxes na 36ª volta, devolvendo normalidade à classificação. O top 10, então: Vettel, Hamilton, Alonso, Raikkonen, Massa, Grosjean, Button, Hulkenberg, Bruno e Maldonado.
Massa também resolveu partir pra cima de Raikkonen. E deu certo. Na 40ª volta, se deu melhor após uma briga acirrada com o finlandês. Quarto colocado.
E Hamilton ia chegando, chegando… E chegou. Na 42ª, abriu a asa, jogou o carro pra direita e fez a ultrapassagem da vitória pouco antes da curva 12.
Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.
O top 10 final: Hamilton, Vettel, Alonso, Massa, Button, Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg, Maldonado e Bruno.
A tabela mostra agora 273 pontos para Vettel contra 260 de Alonso. Caso abandone em Interlagos, o alemão de que torcer para o rival não ir ao pódio.
A tarefa de Alonso é a seguinte: precisa obrigatoriamente chegar ao pódio para sonhar com o título. Se vencer, será campeão se Vetter chegar no máximo em quinto. Se for segundo, torcerá para o alemão não passar de oitavo. E, se for terceiro, para o rival ficar no máximo em décimo.
Em resumo: Vettel corre por um quarto lugar.
O Mundial de Construtores acabou. Com o segundo lugar de Vettel, a equipe foi a 440 pontos e não pode mais ser alcançada por ninguém. Tricampeã.
(Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?)
Ou seja, a ideia da Ferrari de mexer no câmbio dificilmente seria aceita por outro comparsa do Alonso. Felipe, sai dessa e deixa a Ferrari procurar outro pupilo para lhe servir de comparsa, a F1 agradece.
corridaça ! muitas ultrapassagems, Vetel teve que conter o impeto, Hamilton nao tinha nada a perder e baixou o sapato pra ver si a Maclata aguenta, Alonso deu uma arrancada e ficou so na urucubaca , torcendo pro Vetel misturar as tintas com o Hamilton, Massa pelo menos agora parece que retomou o ritmo dos pilotos de ponta e chegaria no podium hoje nao fosse a maracutaia da caixa de cambio, coisa de Ferrari, Bruno senna cada vez mais constante andou bem e merece com certeza continuar , agora é Brasil !!!!!!!!!
Bruno cada vez mais constante sim, sempre largando em 10o e chegando em 10o constantemente, mesmo com as constantes quebras e abandonos de pilotos à sua frente e ainda com o estabanado constante (hoje menos) companheiro de equipe chegando a sua frente …..
Não vejo essa polêmica toda na troca do câmbio. A FERRARI trouxe atualizações, provavelmente só pro carro de Alonso. Tá na cara que não funcionou direito e aparentemente eles mudaram algo entre o Q2 e Q3 que não deu certo, apenas piorou o carro. Como o carro fica no parque fechado, dançou e o prejuízo vai pra corrida. Agora como a FERRARI que é cobrada publicamente por não conseguir atualizar seus carros, adimitir que as atualizações só funcionam pra trás??? Quanto a “manobra da troca do câmbio”, a RED BULL faria a mesma coisa, só que duvido que adimitia que teria quebraso só o lacre. É feio, desesperado … é, mas faz parte. A a SPORTV foi pior que a globo, confundindo pilotos e pontos de abertura da ASA móvel. Ainda quisseram insinuar que os americanos não veriam com bons olhos a questão da mudança do câmbio. O esporte a motor dos EUA está cheio disso, alguém viu a final da NASCAR TRUCK SERIES??? E valeu!!! O cara ganhou espremendo o outro no muro pra não ser ultrapassado. Nos EUA isso vale, sem dor na conciência ou falso moralismo.
A Reb Bull poderia ter feito a mesma coisa. “Quebrado” o câmbio do Webber para fazer o Alonso largar em sexto, no lado sujo da pista, que era justamente o que ele e a Ferrari não queriam. Não fez! Como nunca fez nada antidesportivo.
Assisti o finalzinho da corrida aqui http://atdhenet.tv/ pela sky sports. Se vocês conhecem um site melhor publiquem aí, por favor. Pena que só encontrei faz pouco tempo. Dizem que a corrida vai ser transmitida depois do Fantástico. Não sei.
Assisti por aqui: http://www.rojadirecta.me/.
Muito estável e narrado em espanhol!
A equipe vigarista dos pilotos vigaristas (Alonso e Massa) aprontou mais uma e a FIA faz de conta que não vê a trapaça.
Se fosse a Red Bull ou a Mc Laren seriam punidas com a desclassificação dos pilotos e a perda dos pontos.
Era por isso que o vigarista do Alonso “estava com a estranha sensação de que iria diminuir a diferença para o Vettel”, como disse ontem.
Mas não diminuiu, aumentou. Bem feito. Só ganha se o maldito alternador do RB8 quebrar.
Ver a corrida pelo canal pago me fez ter uma saudade …do Galvão…como pode dois senis falando asneiras ao mesmo tempo. Memória ruim por falação de bobagens, prefiro o velho Bueno.
Olha, os caras falaram muita bobagem.
E aí, torcida brasileira, ninguém vai de vermelho em Interlagos, certo??
Para a pachecada, a questão deveria ser: “Alguém vai a Interlagos??”
Para quem realmente gosta do ESPORTE, tanto faz quem está lá na frente, desde que a disputa seja boa!!
A alguns anos comprei uma camisa da Ferrari. Alguém sabe se ela aceita devolução por defeito? A camisa tem o defeito de não poder ser limpa.
Fabio, quer dizer que vc nao defende o Massa pq ele nao é brasileiro? hahahahahah
Tem que printar esta perola que aquele cara postou no twitter, que vc rebateu e afirmando/ironizando que ele é chines. EU ri muito aqui
hahhaahahahhahaha
Nada mais justo do que a Ferrari usar essa REGRA da Formula 1 para beneficiar o Alonso mesmo. Acho engraçado, a RBR durante muito tempo ficou procurando brecha no regulamento para fazer um carro muito superior ao das outras equipes… a Ferrari não pode beneficiar o seu piloto fazendo o mesmo?
Brasileiro não consegue admitir perder em nenhum esporte… quando torce pra um time, ele é o melhor e os outros são uns bostas. Quando o outro time ganha : “Roubaram, aprontaram…”
Já que é assim que se torce aqui no Brasil, lá vai : TOMARA QUE O VETTEL ABANDONE NA CORRIDA DO BRASIL E A RED BULL SE LASQUE.
Falei bem, não? Pareço até um “jornalista esportivo”…
Você esta defendendo a Lei de Gerson… O que eh abominável.
Para de falar besteira rapaz…A regra a que voce se refere é aplicada se o cambio estivesse REALMENTE COM PROBLEMAS.
O carro do Massa não tinha NENHUM problema,ou seja,a FIARRARI MAIS UMA VEZ TRAPACEOU.
O correto era aquela merda da FIA ter feito a ferrari provar que havia algum defeito.
Ou seja: sem defeito/troca de cambio=sem punição.
Se a RBR consegue encontrar brechas no regulamento para fazer um carro melhor, palmas para eles, que são criativos e inteligentes. Afinal, a competição é carro + piloto, não apenas piloto. Carro é até mais.
Já a Ferrari prejudicou não apenas seu próprio piloto, mas os que vinham atrás e largariam do lado limpo da pista. Tiveram de passar para o lado sujo. Não era uma questão de posição de largada, pois esta posição o Massa daria para o Alonso na pista, como sabemos. Era uma questão de lado da pista.
Concordo. Fosse um brasileiro, ou mesmo Vettel contra Alonso (desafeto de muitos por aqui) e a coisa seria muito diferente. Achei a medida normal, tratando-se de equipe.
Isso aí!
A galera chora demais aqui!
Se Vettel ganhasse o tal FS estamparia os seguintes títulos: Vettel sensacional; Vettel lindo; Vettel maravilhoso; Vettel gênio etc. No entanto, ganhou Hamilton e o título ficou desse jeito aí, insosso, a cara dos textos de seu FS.
Fabio, muda o título para não deixar o leitor frustrado. Sugiro: “O Negao detonou!”
“Insosso”, mas você lê…
Hamilton acabou de mostrar mais uma vez que: juntamente com Choronso, vettel, kimi, Button, “Felipe Massa… isso mesmo, porque eu axo o Massa um Grande piloto, Webber… São os caras que proporcionam momentos de grande adrenalina na formula… não vejo a F11 sem esses personagens, logico que cada um a sua moda… por isso mesmo que venha a decisão para sampa que nós estamos esperando….
Bruno Senna fez uma corrida pífia! Ficou a corrida toda na frente do Maldonado e atrás do Hulkenberg e não tentou ataca-lo nenhuma vez sequer. Logo o Maldonado jogou o carro em cima dele e o passou sem maiores problemas e quase que passou também o Hulkeberg… Se tivesse mais umas 3 a 4 voltas, ele conseguiria o que o Bruno Senna ficou a corrida toda sem se decidir se atacava um carro mais lento ou não. O Alonso depois fala que anda competindo contra o Adrian Newey e não contra o Vettel kkkk, em a que a Ferrari troca o câmbio do companheiro que largaria a sua frente para este largar do lado limpo… Isso ele não fala né!!! O titulo tem que ir mesmo para quem merece realmente e não para uma pessoa que usa de todas as artimanhas e bula algumas regras do regulamento para poder vencer, o que é o caso da Ferrari e do Alonso. Será se a proibição do DRS em todos os cantos do circuito no treino foi realmente da FIA ou da Ferrari por ter um carro inferior nos treinos e na corrida é até melhorzinho?
Nenhuma sujeira Fabio – é do jogo. Foi genial a quebra do lacre e a decisão deu super certo. E Massa fez um corridão de qualquer forma – não iria além de 4o de qualquer forma.
Vou tentar entrar com uma faixa “elogiando´´bastante a ferrari e o Massa semana que vem la no Gezão.
Fantástica vitória do Lewis Hamilton!!!
Cadê o alemãozinho tão superior que levaria essa corrida fácil, segundo alguns pseudo-jornalistas?!
E a “criança”, segundo o Villeneuve, foi chorar por causa do DRS, como se ele não se beneficiasse também desse sistema quando necessário… tsk, tsk, tsk.
Eh McLaren… se o carro fosse tão confiável quanto a RBR e a Ferrari e a equipe não fizesse as besterias que fez nos pits, o inglês estaria disputando este título com grandes possibilidades de ganhá-lo.
Como, infelizmente, não é o caso, o Vettel será o campeão aqui no Brasil.
Hamilton espetacular VITORIA incrível em cima do melhor carro da F1, pela primeira vez na vida concordo com o Alonso se a McLaren não desse tanto defeito o Lewis já teria sido campeão e estranho um piloto com quatro vitorias ser o quinto no campeonato. E o Massa queria tento o emprego agora toma KKKKKKKKKKKKKKKKK.
Danilo e Daniel,
Imagino que em suas profissões vocês contrariam a chefia, gerência, direitoria e presidência fazendo somente o que querem e acham correto.
Por que para achar que o Massa tem poder de contrariar, somente isso explica.
Só gente independente e bem sucedida aqui.
A corrida do MASSA foi muito boa.
Acabei refletindo, Fábio Seixas. Fiquei com pena do Vettel no pódio. É um cara muito simples e humilde. Sem desmerecer a vitória do Miltinho, mas ele estava perdidão, no pódio, perto dos invejosos Hamilton e Alonso. É impressionante como Hamilton e Alonso viraram os melhores amigos. Talvez tenham se lembrado das vitórias arrumadas em 2007, quando estavam na Mclaren, sob um belo trabalho de espionagem. Hamilton e Alonso mostraram o caráter, com risos de vigaristas. Eles vão fazer de tudo para impedir o tricampeonato do Vettel. Ainda bem que o alemão tem muito braço.
Alex, tente compreender a dupla Alonso-Hamilton. Deve ser muito difícil pro trintão espanhol ver o menino de 25 anos com a mão no terceiro título consecutivo. Vettel está destruindo os sonhos de glória de Alonso, a sua chance de entrar para a história no rol dos cinco, talvez três maiores da Fórmula 1. Compreensível.
O Hamilton então, coitado. Surgiu batendo na primeira temporada o então festejado Alonso, o melhor de todos em atividade à época, uma vez que o Schumacher havia se aposentado. E o que fez, desde então? Ganhou um título que ninguém considera como grande coisa, uma vez que foi conquistado por causa das trapalhadas da Ferrari, e não dos erros de Felipe.
Deve ser difícil para esses dois ex-inimigos serem massacrados pelo menino alemão. Ainda mais sendo este garoto de uma equipe que leva o nome de uma fabricante de bebidas, e não de carros superesportivos.
Não apenas difícil, mas humilhante. E a reação à humilhação é sempre o ataque. Acabaram tornando-se “amigos”, né? Fazer o que? Quem melhor que o Alonso para escutar as lamúrias do Hamilton, e vice-versa?
Mas deixem-os atacar. O tal do alemão não dá bola para isso não. Joguinho psicológico é a essência da inveja. Cai nele quem é fraco, e o menino tem uma força mental assustadora para sua idade.
Perfeito o seu comentário, Rafa! O Hamilton e o Alonso, além de frustrados, são dois invejosos. Eles não vão suportar presenciar o Vettel tricampeão.
Bem rememorado, sem dizer que o “príncipe” não fala com o Vettel, será que ele fez o quê contra ele, ficou comn a namorada-esposa dele como nos anos 80?Ridículo esse espanholzinho sem caráter e seu companheiro de equipe também, que foi comido pela pressão psicológica do Choronso, quem não lembra dos primeiros treinos do espanhol pela equipe, ele comia poeira do brasileiro sem dignidade.
Acho que mais uma vez a Ferrari suja o esporte! Quem ama o automobilismo gosta de ver disputas na pista. Aqueles que endossam a atitude da Ferrari gostaria de lembrar que na Red Bull e McLaren o segundo piloto raramente ajuda o companheiro. O que dizer da atitude de romper o lacre para fazer um piloto ganhar posições na largada.
Torço contra a Ferrari e Fernando Alonso. Essa dupla representa o jogo sujo para o esporte. Se eles vencerem significa que vale a pena a ganhar na base da marmelada!
Verdade. Afora isso, pontos conquistados na pista foram tirados do Vettel. Mas ele eh tão bom que vai ganhar contra toda essa máfia.
A Ferrari foi mal, muito mal. Massa fez mais uma boa corrida. Mas o grande destaque negativo foi a transmissão do Sportv. Falaram um monte de bobagem.
so os idiotas pra achar que a rbr nao faz jogo de equipe pra favorecer o vettel a unica diferensa e que ela faz tudo na moita ea ferrari nao.
Fabio, Faltou falar um pouco mais da pista e da corrida.. foi uma das melhores do ano não?
Daniel, pare de hipocrisia meu amigo… se seu chefe manda você fazer vc faz e ponto… HIPOCRISIA LIXO!
Corridinha chata, mais um autódromo Tikson de ser!
Agora na real, não sei se Vettel leva essa, Interlagos é uma incógnita e se chover vai haver o caos e no caos Alonso é bunda grande!
Parabéns Felipe!!! Você é a maior vergonha esportiva do Brasil!!!
pura verdade!
Concordo! Mas realmente ele voltou a andar rapido e fez uma boa corrida, acho q merecia um minimo elogio por hj, se reabilitou parcialmente…
não é o segundo ,pra chegar no Rubinho ainda falta muito
kkkk!
Não é não, cara. Não diga isso por favor. Massa fez uma linda corrida hoje. O que acontece (felizmente ou infezlimente) é que a F1 é uma competição de equipes e não de pilotos (quanto muito países). Em quanto piloto da equipe Ferrari ele fez muito por merecer a empresa que ele trabalha. Você trabalha para alguma empresa? Se fizer isso, entende o que eu estou dizendo. Vai lá Felippe !
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Ou seja, a ideia de mexer no câmbio partiu do próprio Massa. Sendo assim, de fato nunca existiu um piloto como ele.
Hahahahahaha, morri de rir, isso mesmo.
Onde que essa declaração do Massa permite concluir que a idéia foi dele mesmo?
A conta é mais simples: Basta um 4º lugar pro Vettel que a fatura está liquidada.
E o Alonso nao pode pensar em chegar abaixo de 3º lugar…
Fabio,voce não acha que a FIA novamente bancou a mãezona da ferrari?
Veja só,se ela não trocou o cambio,apenas rompeu o lacre do Massa(sem trocadilho hehehe) a FIA poderia nao ter feito o Massa perder as posições.
Tá louco? Se o que determina a troca é justamente o lacre…
Oque eu quis dizer é que FIA nao deveria permitir esse tipo de atitude deliberada para ganahr vantagem.
Quando digo que o Lito Cavalcanti fala muita asneira muitos dizem que o cara sabe de tudo… Por favor me respondam, de onde ele concluiu que interlagos é a terra da Ferrari… até onde me lembro desde a drastica mudança no regulamento (aerodinamica dos carros) em 2009, só deu Red Bull, e com consideravel vantagem… Por favor alguém deve remediar o cara, gardenal já não faz mais efeito no velhote não…
Esses comentaristas da SporTV conseguem ser piores que o Galvão, o que é uma gigantesca proeza. (Na globo pelo menos tem o Reginaldo e o Burti, que valem a pena ouvir, também…)
amigo é como eu escrevi, o problema é a chuva que é tipica nesta época do ano, e se houver chuva sabemos que pode haver o caos e nisso Alonso é um bunda grande! Abs…
Burti?????? kkkkkkkkkkk… esse cara é piada! Não conseguiu ser piloto e teve que mudar de profissão! kkkkkkk
E o Sergio? Sera q ninguem podia avisar a ele q aquele tempo q aparece é em relacao ao piloto da frente??? Disse repetidas vezes a diferenca de tempo errada, amadorismo total. Infelizmente tenho q adimitir q Galvao e Reginaldo sao melhores q essa dupla…
Parabens ao Hamilton mostrou o baita piloto q é!
Mas continuo afirmando fatura liquidada p Sebastian…
Bom p o GP do Brasil! Ate la. Abs
Ps: pela primeira vez acertei os tres primeiros colocados, rs…
E o mais espantoso: segundo ele, Lito Cavalcanti, a “pressão sobe em relação a Vettel”!! Vejamos: há duas provas atrás Vettel tina 13 pontos de Alonso; faltando uma mantém os mesmos 13 pontos. Alonso só tem uma prova apenas para superar – se igualar perderia – os 13 pontos de desvantagem e, conforme o dito cujo, a pressão sobe é para Vettel!!? Não há alguma coisa que não bate aí?
Ele fala bobagem demais mesmo. Desde o começo da prova ficava insistindo: “O pneu do fulano acabou! O pneu do cicrano tá um bagaço!”… Que isso! Essa pista não consumia pneu nenhum! Tanto que todos só pararam uma vez, e porque eram obrigados. Faltava era grip justamente pela pista ser lisa demais e não consumir pneu.
Fora que não entendia os rádios direito, e ao invés de ter humildade de falar que não entendeu, inventava.
Burti faz falta demais.
Tenho a mesma opinião: o Lito tem falado muita coisa errada. Que ele conhece a fórmula 1 não há dúvida, mas ultimamente parece estar em outro mundo.