Hamilton vence, decisão será no Brasil
18/11/12 18:40A decisão ficou para Interlagos.
Hamilton venceu o GP dos EUA, Vettel ficou em segundo, Alonso foi o terceiro.
Com isso, a folga do alemão no Mundial subiu de 10 para 13 pontos. Só uma tragédia tira o título de suas mãos na corrida do domingo que vem. (Mas tragédias acontecem.)
Um GP que começou mal antes mesmo da largada.
Porque a Ferrari fez sujeira. Pegou o trabalho do Massa no sábado, sua boa sexta colocação no grid, e jogou no lixo. No lixo.
Não, não infrigiu o regulamento. Mas foi malandra. E malandragem, tirando aquela da turma de sapato branco da Lapa, nunca é legal.
“É difícil encontrar um piloto como eu”, disse Massa, no grid. Deixo para vocês interpretarem como quiserem.
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Webber e Hamilton. Alonso foi bem e pulou de sétimo para quarto.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Schumacher, Hulkenberg, Raikkonen, Grosjean, Di Resta e Massa.
Na segunda volta, Grosjean respirou fundo e passou Raikkonen e Schumacher.
Na terceira, Hamilton tentou passar Webber, mas acabou na área de escape. Tudo bem. Na volta seguinte, tentou de novo e conseguiu: assumiu a vice-liderança.
Na sétima volta, Grosjean rodou. Massa passou Schumacher e ganhou a posição do francês, subindo para oitavo.
Lá na frente, Vettel não conseguia escapar. Na décima volta, a folga para Hamilton era de 1s5 na décima volta.
Na 11ª, Massa abriu a asa e passou Di Resta: sétimo.
Na 13ª, um dos grandes momentos da prova: Raikkonen mergulhou na sequência de S e passou Hulkenberg para assumir a quinta colocação.
E coube a Kobayashi abrir os pits, na 14ª volta. Schumacher parou na seguinte, quando Massa deixou Hulkenberg para trás e reassumiu, enfim, o sexto lugar que ele e a Ferrari jogaram no lixo.
Na 17ª volta, a sorte voltou a sorrir para Alonso: Webber abandonou, com um problema no Kers. O espanhol subiu para terceiro. “Você é quinto. Neste ritmo, pode chegar ao pódio”, disse o engenheiro da Ferrari para Massa.
Hamilton e Alonso entraram nos boxes na 20ª volta _e a Ferrari se embananou para trocar o pneu traseiro direito do espanhol. Na 21ª, Vettel entrou. Na 25ª, Raikkonen _e a Lotus também errou no traseiro direito, devolvendo a Alonso o tempo que ele havia perdido. Na 27ª, foi a vez de Massa entrar.
E Hamilton resolveu apertar Vettel. Na 33ª, estava a 1s2. Na seguinte, a 0s6.
Button só entrou nos boxes na 36ª volta, devolvendo normalidade à classificação. O top 10, então: Vettel, Hamilton, Alonso, Raikkonen, Massa, Grosjean, Button, Hulkenberg, Bruno e Maldonado.
Massa também resolveu partir pra cima de Raikkonen. E deu certo. Na 40ª volta, se deu melhor após uma briga acirrada com o finlandês. Quarto colocado.
E Hamilton ia chegando, chegando… E chegou. Na 42ª, abriu a asa, jogou o carro pra direita e fez a ultrapassagem da vitória pouco antes da curva 12.
Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.
O top 10 final: Hamilton, Vettel, Alonso, Massa, Button, Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg, Maldonado e Bruno.
A tabela mostra agora 273 pontos para Vettel contra 260 de Alonso. Caso abandone em Interlagos, o alemão de que torcer para o rival não ir ao pódio.
A tarefa de Alonso é a seguinte: precisa obrigatoriamente chegar ao pódio para sonhar com o título. Se vencer, será campeão se Vetter chegar no máximo em quinto. Se for segundo, torcerá para o alemão não passar de oitavo. E, se for terceiro, para o rival ficar no máximo em décimo.
Em resumo: Vettel corre por um quarto lugar.
O Mundial de Construtores acabou. Com o segundo lugar de Vettel, a equipe foi a 440 pontos e não pode mais ser alcançada por ninguém. Tricampeã.
(Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?)
O pessoal fica discutindo migalhas !!!
Os fatos que chegam a nós (pela televisão e noticiários) não representam nada, comparado ao que acontece nos bastidores…
Em seu recente livro, Bernie Ecclestone relata que nenhuma equipe de Fórmula 1 tem, teve ou terá ética.
Fabio,
Qual a diferença entre o que o Massa aceitou fazer e o que o Nelsinho aceitou? Apesar de não ser contra a regra, é imoral feri os principios da dispuata esportiva. Massa esqueceu que uma armação desta pode ter feito ele perder a grande e certamente a unica chance da vida de ser campeão mundial. Lamentavel os exemplos de hoje.
Não achei nada errado e nem desleal, eles correm pela equipe, no caso a Ferrari. Se o Red não fez o mesmo foi porque não quis, esta na regra… E regra é regra como diria Arnaldo C. Coelho. Cada um joga com cartas que tem e nesse caso a Ferrari usou as cartas certas, ético ou não estavam dentro do regulamento. Quanto ao Massa, ele faz parte da equipe e fez o seu papel, se ele não tem chances de ganhar o campeonato e o Alonso tem, então tem mesmo que ajudar, ele fez o certo, trabalha para a equipe e cumpriu ordens dos chefes dentro da regra. Quem não se lembra de Prost batendo em Senna na primeira volta para ganhar o campeonato, porque sabia que Senna o venceria. Acorda galera… anti-ético é são esses corruptos que levam nosso dinheiro todo dia. Alias o que dizer do Campeonato perdido pelo Massa no Brasil, aquela deixada de ultrapassagem para o Hamilton foi muito ética… E feio ou não ele é campeão mundial. Torço para que vença o melhor, a melhor estratégia, porque a F1 de hoje esta longe de ser aquela dos tempos em que ganhava quem era piloto realmente e não marionetes que apenas sentam nesses carros totalmente controlados por computadores e seus engenheiros.
Opinião é como nádegas, cada um tem a sua. Na minha modesta opinião Massa fez o que tinha que ser feito, isto é, ajudar a equipe a tentar consegui algum resultado na prova. O que, infelizmente, ele não conseguiu fazer a temporada inteira, depois fez uma corrida brilhante! Seu único erro é não ter guardado para si a sua insatisfação ao fazê- lo. Dessa vez, pelo menos, a imprensa italiana não o chamou de ïnutile”. Quanto ao ano de 2.013, é outra história!!
“É dificil achar um piloto como eu” Isso é ridiculo Felipe assa. Para quem ja teve Ayrton Senna, Nelson Piquet, e outros, é uma VERGONHA! Imagine, se um desses dois, aceitariam uma palhaçada dessas.. O certo é “É dificil achar um piloto tão BOBO que ACEITE esse tipo de coisa”
Vergonhoso.
Se você tem condições de adquirir um carro da Ferrari, não o faça, Compre uma Mclaren e dirija bebendo um Red Bull. Se pode comprar um carro da Fiat…por que nao comprar um fusca ano 1967? Pessoal, vamos iniciar uma campanha, a nível mundial, para moralizar as corridas de “Fórmula 1”. Vamos fazer uma faxina, jogando fora esse lixo (leia-se equipe Ferrari), inclusive, o que esta escondido embaixo do tapete. Atenção! Vamos usar as redes de relacionamento.
Fábio
Gostaria de saber sua opinião. Tenho observado que o Massa, começou a reagir nos últimos 5 grandes prêmios e tem conseguido dar mais voltas rápidas que o próprio a Alonso. Voce acha que em 2013 ele mudará seu comportamento subserviente e começará a se impor na equipe, uma vez que tem mostrado que quando deixam anda igual ou mais que o Alonso???
Não vai mudar nada em 2013.
Abs
O principal patrocínio da Ferrari é espanhol. Alonso não está na Ferrari somente por ser um grande piloto, mas pq leva caminhões de dólares aos cofres do cavalinho.
Lamentável um piloto da qualidade dele se submeter a uma situação dessa, jogando a carreira no lixo!!!
Falam que a F1 não tem ética, mas a RedBull tinha a mesma possibilidade de trocar o cambio do Webber e realinhar as posições do grid, (pois aì remudaria a posição das Ferraris) e não o fez.
Não o fez porque é mais equipe que a Ferrari e por isso será tricampeã de pilotos no próximo domingo. Acho que é por isso que Seb realmente não quer ir pra Ferrari, por conhecer os meios com a qual a equipe do cavalino rampante trabalha…. Já quanto a Felipe: pobre coitado, pois com a sua própria declaração (“é dificil achar piloto no grid como eu”) foi ambíguo e se colocou mais pra baixo ainda.
E o espanhol fez a mesma coisa com o Nelsinho. Cabe lembrar que naquela corrida a Ferrari jogou o título do Massa no lixo quando errou o Pit para reabastecimento.
O Felipe Massa está certinho, é praticamente impossível encontrar outro piloto como ele, que possa se sujeitar a este tipo de humilhação pública com tamanha facilidade, assim como é difícil encontrar uma equipe tão antidesportiva como a Ferrari e um piloto tão safado como o Alonso, eu só tento imaginar que brilho vai ter esse campeonato para os italianos sendo conquistado à base de tantas atitudes vergonhosas, um time inteiro suando a camisa e dando o sangue pra entregar um ótimo carro, um segundo piloto sendo chicoteado em praça pública pra ceder mais espaço ainda pra um espanhol arrogante e cheio dos xiliques, isso é bonito pra alguém? Não, acredito que não seja bonito pra ninguém, trabalhar em equipe é uma coisa, mas colocar as mãos na lama pra isso é outra coisa bem oposta, não vejo significado algum nesse troféu senão mais injenção monstruosa de vaidade no ego destrutivo do Alonso, e sendo neutro, na minha opinião, o Vettel, até mesmo pelo moleque que é, merece muito mais levantar o dedo indicador no final dessa temporada.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– 4 “PALPITEIROS” DISPUTAM O TÍTULO DE 2012
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
– POR PONTOS ABSOLUTOS, A DIFERENÇA DE FÁBIO SEIXAS PARA LUCIANO HENRIQUES CAI PARA 5 PONTOS
A) GP dos EUA – 25 participantes (23+2[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP dos EUA:
1) Hamilton;
2) Vettel;
3) Alonso
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Tiago Nunes, Amiigo, Pablo, Adilson e Pietro Pecorari[G] (Brescia/IT) – todos com 60 pontos;
6º) Paulo Andriolo – 45;
7º) Sérgio Zampieri – 40;
8º) Renato – 30;
9º) Antonio Ribeiro, Ramiro Marote (Santos/SP), Luciano Henriques (Santo André/SP), Daniel, Paulo–AM (Manaus/AM), Gislene Passos, Anderson Wagner, Bipolar, Racing Fan, Matheus, Luiz Caco e “Vamos Falar Sério”[G] – todos com 10 pontos;
21º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Bruz, Antonio M e Paulo Wist – 5;
25º) Celso SP (SP) – 0 (zero).
Curiosidades:
4 “PALPITEIROS” DISPUTAM O TÍTULO DE 2012
Cumpridas 19 das 20 etapas do nosso “Campeonato dos Palpiteiros”, rumamos para a última delas com 4 palpiteiros em condições de tornar-se o campeão. São eles, o Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), o Luciano Henriques (Santo André), o Bruz e o Matheus, sendo que os dois primeiros (FS e LH) estão “pau-a-pau” na pontuação. Aguardemos, pois o “bicho vai pegar”.
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
Fábio Seixas e Luciano Henriques continuam dividindo a liderança pela média de pontos, agora empatados com 28 pontos. Bruz continua em 3º, com 27 pontos e Matheus em 4º, com 26 pontos.
POR PONTOS ABSOLUTOS, A DIFERENÇA DE FÁBIO SEIXAS PARA LUCIANO HENRIQUES CAI PARA 5 PONTOS
Na classificação por pontos absolutos o FS continua na liderança (535 pontos) e a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) caiu para 5 pontos. O Bruz é 3º colocado, com 505 pontos e o Matheus está com 490. A diferença do líder para o quarto colocado é de apenas 45 pontos.
A título de esclarecimento, não foram computados os palpites do Émerson Neves (Guarujá/SP) e do Regis Br.Rock, por terem sido indicados após o horário previsto para o início do GP dos EUA, conforme determina o regulamento do nosso campeonato.
Estatísticas:
– Nos 19 GP’s de 2011, tivemos um total de 104 palpiteiros participando. Neste ano e usando o mesmo comparativo, já atingimos 160 participantes, número 54% maior, já excluídos dessa conta os 35 que palpitaram exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 6 dos 25 palpiteiros (24%) cravaram o Hamilton como vencedor do GP dos EUA. Desta feita, a grande maioria (72%), apostou no Vettel;
– 5 palpiteiros (20%) acertaram o 2º colocado (Vettel);
– Apenas 2 palpiteiros (8%) – [Paulo Andriolo e Sérgio Zampieri] acertaram o 3º colocado (Alonso).
B) Classificação Temporada 2012 – 19 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
3º) Bruz – 27;
4º) Matheus – 26;
5º) Luiz Caco – 22;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Antonio Ribeiro – 21;
8º) Gislene Passos e Paulo Andriolo – 19;
10º) João Arthur (Curitiba/PR), Pablo e Ramiro Marote (Santos/SP) – 18;
13º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 17;
14º) Celso SP (SP) e Rita – 14;
16º) Arthur Bodstein – 13;
17º) Mileto Neto e Fernando Melotti Constâncio – 12;
19º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Racing Fan – 8;
22º) Fabiano e André de Itu (Itu/SP) – 7;
24º) Bipolar e Tiago Nunes – 6;
26º) Marcelo Bombardelli – 5;
27º) Dennis (Umuarama/PR) – 4;
28º) Zé, Mendes e Rodrigo – 3;
31º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 535;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 530;
3º) Bruz – 505;
4º) Matheus – 490;
5º) Luiz Caco – 420;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 405 (subiu 2 posições);
7º) Antonio Ribeiro – 395 (caiu 1 posição);
8º) Gislene Passos – 370 (caiu 1 posição);
9º) Paulo Andriolo – 360 (novo integrante do TOP 10);
10º) Pablo – 350 (novo integrante do TOP 10).
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 4 palpites nos 19 GP’s disputados.
Abraço a todos e até domingo que vem (25/11), quando teremos o GP do Brasil, em Interlagos, o último da temporada.
Realmente e graças a DEUS não existe piloto igual ao Massa. se eu tivesse comprado ingresso pro GP Brasil, com certeza iria devolver e pedir meu dinheiro de volta
Se esse incidente da Ferrari com Felipe Massa largando lá trás, favorecendo o piloto espanhol, tivesse ocorrido aqui no Grand Prix do Brasil. Os torcedores pensariam duas vezes antes de comprar ingressos para o próximo Grand Prix do Brasil de 2013.
A Ferrari acha bonita ser suja. E que era suja eu já sabia.
Fábio, a reclamação do Vettel após ser ultrapassado pelo Hamilton, não confirma o que Villeneuve disse: “Ele é uma criança chorona”.
Sim, foi chororô.
rsrsrs… O villeneuve não sabe nem o que faz com a careca dele…. o canadense é um falastrão…
Se considerarmos que o nome “FERRARI”, “ALONSO” e “SANTANDER” são marcas, uma atitude como esta apenas serve para denegrir. Mesmo que ganhe o campeonato no Brasil, as máculas estarão sempre visíveis. Como aconteceu com Schumacher.
felizmente alguem concorda comigo que shumacher nunca foi o que dizem!
Se alguém aqui leu o livro de Bernie Ecclestone sabe que não existe ética na F-1 em nenhuma equipe. O jogo é pesado mesmo. Senna ganhou um título jogando o carro em cima de Prost. Foi falta de ética? Claro que foi. Alguém está se importando? Não, e nunca esteve. Não há nada errado na atitude da Ferrari. Ela quer vencer e ponto final. Quanto à Massa, respeito não vem por decreto, precisa ser conquistado, coisa que não aconteceu. A torcida pode reclamar o que quiser. O jogo é esse e todos conhecem as regras.
Fabio, o que aconteceu naquela decisão de 1990 lembra – em parte – o ocorrido ontem. Ballestre, então presidente da FIA, deu o lado emborrachado para Prost largar, quando Senna era o pole position. Ayrton já havia sido prejudicado pela FIA na decisão do ano anterior, quando retornou regularmente – em posição de perigo – para a corrida e a venceu, mas foi punido pelo chefão conterrâneo de Alain. Ayrton, então, resolveu dar uma resposta àquelas ações anti-éticas e perniciosas, o fazendo tresloucadamente por não encontrar no sistema qualquer possibilidade de critério justo. A Ferrari deveria – sim – ter sido punida, por conduta antidesportiva, haja vista ter perpetrado uma fraude, com o intuito de levar vantagem e prejudicar outros competidores (e o fato de ser confessa não a isenta de ser fraude).
ASSIM É QUE AGENTE VER O QUANTO VC LER NOSSAS POSTAGEM (Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato?) EU FALAI ISSO EM MUITAS POSTAGEM NO SEU BLOG.
Fábio, creio que não seria absurdo mas veja se tem sentido:
– esporte que movimenta muito dinheiro chama muita corrupção!
Como exemplo, o box, quando os dirigentes faziam e desfaziam com o imbatível Mike Tyson com altas somas de grana desviadas do otário, que só tinha músculos e não dominava sua grana, era ridículo assistir algumas lutas de faz de conta. Futebol é outro exemplo. A FIFA/NIKE, na copa da França que na época estava em convulsão social, precisava do título para acalmar a nação e o Brasil, com um time super entrosado, tetra-campeão, podendo ser penta, podendo causar um conformismo, leia-se “desinteresse” no torcedor mundial, se prestou ao favor de “vender” o título à França, com garantias de vencer a próxima copa [do Japão e Coreia do Sul que sete anos antes do evento estava avaliada em 7 bilhões de dólares pagos pelos dois países à FIFA], inventando uma estória mal esclarecida que começou com a convulsão de Ronaldão.
E o que isso tem ver com a F1?
O Capital Manda!!!
Não seria o caso da FIA/FOM garantir uma superaudiência para o próximo GP, fazer uma das Red Bulls sair da frente do Alonso e juntar os dois rivais, através da telemetria ou comandos remotos, por acordos entre as partes, (uma permite uso de algo irregular e a outra aceita e se impõe um prejuízo controlado) para dar vida, digo audiência, leia-se milhares de dólares à FIA/FOM, através de um campeonato acirrado até a última prova?
Pra quem tem poder de mando, não iria assistir uma movimentação de tal magnitude e aceitar que seus eventos fossem perdendo interesse, sem “atuar”, mesmo que de forma escusa, garantindo espetáculo e entertenimento a milhões de telespectadores no mundo. Caso contrário seria muito desinteressante e de baixa audiência se a RBR largasse em 1º e 2º em Abu Dhaby, fechasse em 1º e 2º, ganhasse o campeonato por antecipação e as corridas subsequentes seriam meros giros sem maiores expectativas.
Devo estar exagerando?
Esse cara é muito torcedor, veja o que ele fala. “”Vettel até tentou ficar por perto para tentar o troco, mas não conseguiu. Teria muito a perder, diga-se. Ficou em segundo, cruzando a 0s6 do inglês.”” e ainda tem mais (Antes de ir, uma reflexão: quem diria que Hamilton seria o grande apoio para Alonso neste final de campeonato? EU COMO O SEU LEITOR JÁ POSTEI ISSO!!!
Blogueiro, vc cometeu um pequeno erro:
Se o Choronso chegar em terceiro, Vettel terá que ser décimo…Aí ficaria 275 á 274 á favor do Choronso…
Caso Vettel chegue em nono como vc disse, os dois empatariam em 275 pontos…mas aí o alemão batata ganharia por ter mais vitórias na temporada…Correto ???
Você tem razão. Já arrumei lá. Obrigado!
Abs
Quanto mimimi…
Achei inteligente e absolutamente válida a tática alternativa da Ferrari para diminuir o prejuízo de Alonso na largada. Meus parabéns ao time italiano por finalmente assumir tal estratégia abertamente e pelo melhor resultado possível alcaçado ontem.
Agora, fico perplexo mesmo é com a ingenuidade e, por que não dizer, babaquice da pachecada, incluindo boa parte da imprensa, díga-se. Sim, porque fosse o inverso, seria legítima e “natural” a postura da Ferrari.
Talvez para esse pessoal, o GP americano deva ser realizado em Orlando, com o Mickey dando a quadriculada para uma dobradinha de patetas brasileiros…rs
Mimimi…mimimi…mimimi…
lamentável seu comentário…
Lamentável. Mas essa falta de ética é normal para os brasileiros, não é? Somos (ainda) o país do jeitinho, do levar vantagem em tudo…
Onde há fumaça há fogo. Onde há Fernando Alonso há trapaça. Pensavamos que a batida proposital do Nelsinho Piquet para beneficiar Alonso, era obra de Flavio Briatore e agora nos deparamos com o rompimento do lacre do motor do carro de Felipe Massa para que? Para beneficiar Alonso! Stefano Domenicali tenta-se justificar, protegendo seu piloto nº 1, assim como Briatore tb fez naquela época. Mas é inegável que em ambas trapaças estava lá o inocente Alonso. É decepcionante vermos a F1 chegar a este ponto e ainda mais decepcionante vermos os pilotos brasileiros (sic) serem capachos deste espanhol.
Todo mundo criticando o Felipe e a Ferrari mas no mundo real, TODOS fariam a mesma coisa. O objetivo é vencer. Se esta dentro da regra, vale. O Felipe é um funcionário, MUITO BEM PAGO, para colocar a Ferrari na frente. Não só a dele, mas a outra tmb. Nós, humanos normais, trabalhadores num mundo de verdade, acatamos decisões vindo de cima sem nenhum questionamento. Ou alguem aqui bate de frente quando ordens vem de cima? Quando vc tem bocas pra alimentar e contas pra pagar, o correto é acatar. E não me venham com hipocrisia… quem fala muito são os que mais engolem sapo, aceitam ordens e ficam quietinhos. Falar é muito fácil, quero ver botar a carreira em jogo por querer defender, em vão, o que se acha mais correto.
E acho que o Felipe merece mais respeito das pessoas. Se ele está na F1 até hj, não é a toa. Ou o piloto trás muito dinheiro com patrocínio ou o cara é bom mesmo. Rubinho é um caso desses. Recordista de GPs e o povo metendo o pau nele. “Ah… mas ele só chegava atrás do Schummacher” vão dizer… e quem chegava na frente dele? Nem o Senna chegava sempre. Um abraço, Fábio.
Pra eles a formula 1 é um negocio…mas pra nos torcedores é um esporte…e pra quem torce, isso tudo é uma palhaçada que só serve para afastar novos torcedores…
Belissimo!
Sr. Fabio Seixas, seu grande problema é ser um torcedor, esqucendo-se que é jornalista e deveria ser, no mínimo, imparcial.
As publicações dos leitores não são lamentáveis e merecem respeito.
Quem não reconhece a importancia que a Ferrari tem na Fórmula 1 não entende nada de corridas.
Postou a “lei de Gerson”, sendo que ela foi criada por brasileiros que gostam de levar vantagem em tudo, os mesmos que acham que todo mundo é sujo e vigarista. Os mesmos que não fazem nada contra seus políticos “limpos e honestos”.
Outro dia vi uma frase nesses comentários
que gostei: “TORCEDORES FANÁTICOS POR FUTEBOL, NÃO COMENTEM FÓRMULA 1, PELO AMOR DE DEUS”.
Outro dia fiz um comentário do sr. Fabio Seixas que não foi publicado. Tenho certeza que este também não será publicado, pois costuma-se retalhar a verdade e publicar lixo e palavrões.
Não sou criança. Assisti todos as corridas de Fórmula 1 desde 1969. Nessa época provavelmente o senhor Fabio Seixas nem tinha nascido.
Mais respeito, sr. Fabio. O senhor não é o dono da verdade.
Se meu trabalho fosse um motivo de alegria para milhões de brasileiros eu não aceitaria “essas ordens de cima”. O cara representa um país, não uma scuderia (pelo menos deveria ser assim). O Massa foi um tremendo covarde, tem sido assim, um covarde desde que entrou na ferrari.
Se meu “chefe” me diz: O Alonso está mais rápido que você! Eu digo: Porque ele não me passou ainda?.
O Rubinho é outro covarde. Deixou isso acontecer com ele mais de uma vez. Em um dos casos parou quase em cima da linha de chegada. Se tivesse ganho, era um herói nacional, mas não, cedeu e continua sendo lembrado como um piloto medíocre, um covarde.
Dinheiro nenhum no mundo deve comprar a dignidade de um homem. Principalmente se essa dignidade vier acompanhada da atenção de brasileiros torcendo por ela.
Já que você citou o Ayrton, realmente ele não ganhava sempre, mas nunca se vendeu. Ele era um Brasileiro de verdade e sempre brigou pelo título, brigava até com um “companheiro de equipe” consagrado como o Prost.
Massa e Rubinho, brasileiros com inglês fluente e português intermediário.
Podem escrever aí : Vettel tem que tomar muito cuidado para um carro vermelho não atropelá-lo aqui no Brasil, para que o outro vermelho seja Campeão ! E o pior de tudo, pelo que já vimos, é que temos certeza que o motorista do Alonso vai se prestar a este papel de lambe botas !!! Vergonha !
Felipe Massa de Manobra! E pensar que grandes pilotos como Senna, Villeneuve e outros até menos famosos morreram tentando VENCER, lutando para ser CAMPEÕES. E agora temos os Barrichelos, Massas e Piquet Jrs da vida para dizer que o importante é a equipe. Vergonha!
Proponho que a disputa não seja mais de pilotos, mas apenas de equipes. Cada corrida seria disputada por apenas um carro por equipe, com substituições ilimitadas, como no basquete e outros esportes coletivos. O carro está mal? Entra outro no lugar. Furou o pneu? Substitui. Acho que seria menos ridículo do que o que vem acontecendo hoje em dia.
Esse jeitinho canalha de ser da Ferrari é o que me afasta de gostar do jumentinho rampante…
Todos falam da Ferrari e do Alonso, mas que tal falar da RBR e do Vettel?
Acho muito estranho que depois que o Hamilton passou o Vettel não conseguiu abrir vantagem significativa e no final o Vettel ainda cravou a melhor volta da prova!
Pelo visto a pressão para levar a disputa para a última prova do campeonato foi maior que a qualidade do RBR.
Rainer, só você achou estranho. Veja, que o Webber já tinha abandonado por problemas mecânicos e seria burrice do Vettel forçar o ritmo de corrida e acabar com um carro quebrado e, pelo menos, 8 pts atrás do Alonso (que seria 2o com o abandono do alemão). Ou, pior, forçar uma ultrapassagem no Hamilton e acabar com uma batida entre os dois e mais uma vitória do Alonso. Como dizem: mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Me engana que eu gosto
Não…. o correto é manera que o caneco é teu
Mesmo se o Vettel ganhasse, o campeonato seria resolvido aqui no Brasil, já que o Vettel não conseguiria abrir 25 ou mais pontos de vantagem sobre o Alonso, que – talvez você não saiba – chegou em terceiro.
Bom dia, Fábio.
Não sei se você conhece o Massa pessoalmente, mas o cara tem que ser muito imbecil para, depois de tudo o que a Ferrari fez com ele, declarar que é difícil encontrar um piloto como ele…. poxa, claro que é difícil,….qualquer piloto + ou – não aceitaria de boca fechada as atrocidades que a Ferrari faz com ele.
O cara já não corre mais por dinheiro, é milionário, pega sua balaclava e vai p/ outra equipe onde possa prosperar. Me parece um piloto extremamente acomodado e só está esperando os anos passarem para aposentar como o piloto que mais correu pela Ferrari. E pronto, esse vai ser seu maior orgulho. É por esse cara que eu acordo cedo e torço aos domingos… lamentável!!
Só acho que ele cometeu um erro: Piloto igual a ela tem um monte: Colthard, Berger, Kovallainen, Barichello… Agora, igual a um Vettel, Alonso, Hamilton… Aí é mais díficil…
Bem, no final, acho que o título de 2008 fez justiça a um piloto de verdade…
Prezados Fabio Seixase leitora Adriana.
Sou um cara que estuda F1 a muitos anos. Também não gosto do estilo do jornalista Fábio Seixas e de como expõe seu conhecimento, mas pelos anos que tenho lendo isso, é indiscutível que este jornalista é sério e um estudioso de automobilismo e tem conhecimento do que fala. Concordo com ele em relação a Ferrari que é uma sujeira, o que é cacterística desta equipe, que tradicionalmente sempre foi equipe de um piloto só, e continuará sendo. E como disse o prórpio Fabio seixas no anuncio de renovação do Massa, teremos mais um ano de segundo piloto. E em 2014 massinha tá fora da Ferrari.
Fábio Seixas faça o favor de parar de dizer que a Ferrari fez sujeira…..
Não se lembra na corrida de Abu Dahbi Massa não fez absulatamente nada para ajudar Alonso?
Em vez de cercar Vettel, brigou com a Red Bull errada e roda fato amplamente criticado pela imprensa italiana. Massa apenas redimiu da corrida passada tanto é que não estava com um pingo de remorso.
Sujeira? Se fosse o Pedro de La Rosa não estaria nem ligando né seu Fábio Seixas?
Bom dia Fabio
A Ferrari foi totalmente anti- ética,para favorecer o Alonso,grande piloto sim, mas totalmente sem carater, é lamentavel esse tipo de atitude. Quando Alonso este na Maclaren pediu para que o engenheiro o favorecesse em relação ao Hamilton e recebeu um sonoro NÃO, então não terminou seu contrato de dois anos e voltou para a Renault, ja a Ferrari faz este tipo de jogo sujo e tem leitor que ainda acha que é legal…é Fabio os afins se atrai.
Abs