Vettel, imbatível, é pole
17/11/12 17:11No momento da decisão, um domínio inédito neste ano.
Pela primeira vez na temporada, um piloto dominou todos os treinos livres e todos os três blocos da sessão classificatória.
E o nome dele é Vettel.
Imbatível em Austin, o alemão cravou hoje sua 36ª pole na carreira, a sexta na temporada. E viu Alonso, seu rival na luta pelo título, ficar pra trás: sai apenas em oitavo.
O sábado em Austin começou como terminou a sexta. Vettel foi o mais rápido no terceiro e último treino livre, com 0s258 sobre o segundo colocado, Hamilton. Maldonado foi o terceiro, seguido por Alonso, Rosberg, Massa, Webber… Bruno foi o 11º.
O treino classificatório aconteceu com clima ameno, 21ºC no ar, 32ºC no asfalto.
No Q1, quando normalmente há mudanças lá na frente, Vettel fez questão de manter a ponta: 1min36s558, exato 0s500 sobre Hamilton.
Webber foi o terceiro. Logo atrás, Grosjean, Bruno, Maldonado, Button e Massa.
Os cortados foram os de sempre: Ricciardo, Glock, Pic, Petrov, Kovalainen, De la Rosa e Karthikeyan.
O Q2 começou com Raikkonen na frente, mas por pouco tempo. É… Vettel não deu moleza.
O alemão mandou 1min35s796, 0s502 melhor que Webber. Massa passou num ótimo terceiro lugar. Hamilton foi o quarto. Fechando o top 10, Grosjean, Maldonado, Hulkenberg, Schumacher, Alonso e Raikkonen.
Bruno foi o primeiro dos cortados, em 11º e a 0s2 da zona de corte. Depois dele, Button. Di Resta, Vergne, Pérez, Kobayashi e Rosberg.
“O carro está muito competitivo. Vou pra corrida com boa esperança, tentando manter o carro intacto na primeira curva porque tem muita possibilidade de acidente lá”, disse o brasileiro da Williams à TV Globo.
E veio o Q3. Hamilton até ensaiou uma aproximação mas, nos instantes finais, Vettel cravou 1min35s657, com 0s109 sobre o inglês.
A segunda fila terá Webber e Raikkonen. A terceira, Schumacher e Massa _que andaram se estranhando pela pista hoje. Logo atrás, Hulkenberg e Alonso. Grosjean e Maldonado foram a quinta fila _haja coração, amigo.
Se Vettel e Alonso terminarem nas posições de largada, o Mundial acaba em Austin.
Acho que a decisão fica pro Brasil: o alemão deve vencer, mas o normal é que Alonso ganhe posições na corrida.
De qualquer forma, seria apenas uma questão matemática, uma formalidade. Em Austin, Vettel deve colocar nove dedos na taça.
Pessoal a globo não vai apresentar ao vivo a corrida,só no sport tv,vamos informar atraves de facebook,email,twiter o resultado da prova,para o tape das 23 horas ninguém assistir.
Semana que vem em interlagos vamos boicotar os patrocinadores da F1.
Fábio, vc acha que o Rubinho foi lá para tentar uma vaga na Sauber, pedindo ajuda a Ferrari q fornece motores para ela?
Caro Fabio, olhando a prova de qualificação, acho q você também viu realmente as RBR’s estão superiores com uma surpresa de Hamilton, não McLAREN, visto que Button não tem estilo para os tipos de pneus escolhidos muito duros temperatura muito baixa ecom isso dificil de aquecer para quem não tem estilo agressivo, por isso Massa, pasmem, foi melhor que Alonso, Schumacher melhor que Rosberg.
Outra como a pista é realmente “virgem” quem largar do lado sujo pode patinar muito o que vai dar uma baita confusão antes da subida e da primeira curva que concordo com o Senna vai ter muita colisão.
Um comentário aqui que li está certo melhor olhar bem para a 5ª fila pode dar muita confusão esses dois.
Sabemos que o Alonso ja tem uma posição ganha a frente pois o Massa tem que abrir o campeonato está em jogo não pensem que o Massa ira pra cima ele tentara manter posição e ceder o lugar para o Alonso.
Agora em condições naturais de temperatura e pressão como se diz Vettel ganha mas a corrida ainda nem começões e como ele mesmo disse “… nem marcamos pontos ainda…”, por isso vamos ter uma corrida emocionante pela situação de largada.
Pena realmente a Rede Globo não transmitir mas pela primeira vez teremos a chance de assistir ao vivo uma corrida sem o Galvão puxando saco de uns e esculhambando outros e não deixando as pessoas que entendem falarem.
O que mais me impressionou foi o publico na corrida. Praticamente lotado e era apenas treino classificatorio. A pista é muito boa e deu pra ver que os pilotos tinham que pilotar mesmo e nao somente guiar. Austin veio pra ficar!
Falaram tanto dessa pista, e não vi nada de excepcional nela…
Que falta de planejamento da F1! Querer conquistar a América e colocar a corrida na hora da corrida final da Nascar! É pedir para não ter fãs nos Estados Unidos, já que quem gosta de automobilismo nos EUA assiste Nascar.
Hummm..não sei não. Vibrações esquisitas para este GP de Austin: Massa andando mais que Alonso, Alonso muito quieto e a Ferrari com um certo ar de mistério, como se estivesse escondendo algo. Será que um “rolo” entre Massa e Vettel em qualquer parte da corrida, ou um “rolo” qualquer na corrida por parte de outro, não tiram ou atrasam o Vettel na corrida e Alonso vem lá de trás “no sapatinho” e ganha ou se coloca bem na corrida e impede Vettel de ser cmapeão hoje?? Não sei, mas..rs..o Pai Dinéh aqui achou o treino estranho, com a Ferrari e seus pilotos passivos e calmos demais com suas colocações, como se soubessem que está tudo sob controle e que “algo” vai ocorrer hoje.
Previsões e especulações a parte, não estou acusando ninguém de nada, mas que as “vibrações” estão “esquisitas” no ambiente da Ferrari..estão sim…
Vamos ver o que ocorre na corrida, mas adianto logo que estarei “muito” atento, até mesmo pensando que para dar uma
impressão de que a F1 está extremamente competitiva, a FIA faça de “tudo” (até com apoio…rs..não digo de quem) para que a “decisão” venha para o GP de Interlagos. Caso não ocorra nada de estranho, faço um “Mea Culpa” após a corrida..gargalhadas.
Que momento “sui generis”! Vettel será tricampeão, e a Globo não irá transmitir isso… logo no momento mais crucial!
O alemão está de parabéns! Não sou muito fã dele, mas reconheço sua capacidade, arrojo, o boa praça que ele é no meio em que está. Certamente merece ser campeão.
Quanto a Alonso, apesar de o espanhol ser o melhor da atualidade, nem sempre dá para fazer milagres, a não ser que coisas sobrenaturais aconteçam amanhã. Resta-lhe a sensação de dever mais que cumprido, pois o espanhol guiou seu caminhãozinho vermelho de uma forma como ninguém faria, nem mesmo Vettel e Hamilton seriam capazes.
Aliás, tô ansioso para ver Vettel na Ferrari. Será que o alemão será capaz de fazer o mesmo que faz hoje na RBR? É uma boa pergunta, e a resposta virá quando ele estiver lá, certamente.
Amanhã estaremos todos diante da telinha da Sportv, e quem não tiver este canal em sua TV, assista pela internet. Tem um monte de sites que transmitem a emissora, mesmo que de forma pirata. Não percam a coroação de Vettel em Austin.
Curti demais essa pista de Austin. As subidas e descidas me fazem lembrar do circuito de Zeltweg, na Áustria (embora o traçado seja bem diferente). Aliás, esse grande prêmio da Áustria nunca deveria ter saído do calendário.
O Galvão Bueno não sabe nada dos astros de Hollywood. O Vettel está com a mão no TRI, e só perde para ele mesmo. Por culpa do erro tático da Ferrari, o Alonso vai ter que remar contra uma correnteza bem forte, e ainda torcer por uma combinação de resultados a seu favor.
Podemos sintetizar a classificatória para o GP de Austin assim: Vettel, Hamilton, Webber, Raikkonen, “Sapateiro”, Massa, Hulkenberg e Grosjean were faster than Malonso.
Esse blogueiro fica torcendo descaradamente para o Vettel.
É fácil quantificar o favoritismo de Vethel , com o melhor carro , a pole , etc. Difícil é admitir a lei de Murphi que continua em vigor!
Por mais que o Alonso se esforce acho que esse campeonato é do Vettel!!!
Acho tb que isso prova muito que a Ferrari nao tinha um carro bom no inicio do campeonato e que os resultados a epocA eram pura sorte!!
Considerando que o alonso eh sempre 3 décimos mais rápido que o massa, podemos dizer que ele poderia largar em quarto? E que ele fez uma volta 7 décimos mais lenta do que poderia? Ehhhh…. Sentar no tomate na reta final não deve ser bacana.
O que a ferrari fez no carro do Massa, no Q3… detonaram o camarada, ele estava muito bem no Q1 e Q2!!!
Quantos anos o Vettel tem na fórmula 1? pois bem;tem dois títulos como o (arrogante Alonso) então podemos dizer que ele é melhor que o (arrogante Alonso). Tudo é uma questão de ver as coisas como elas são. Avante Vettel!
Felipe Massa falando que vai largar do lado sujo da pista chega a ser hilário. Não precisa de desculpa esfarrapada! Vai deixar o Bobonso passar fácil e vem com essa famigerada pérola. Sou torceder do Vettel desde criança, mas algo me diz que esse título será do Alonso. Está muito confiante e tem virado médium, ultimamente, tendo sensações estranhas. Não creio em tática para perturbar o Vettel, pois este já demonstrou que é concentrado e erra pouco. Sou capaz de apostar que o carro do Vettel quebra amanhã (também tenho o direito de fazer previsões=conjecturas, suposições). Espero estar errado.
Se eu não me engano, sendo a trigézima sétima pole do Vettel, neste treino classificatório deu para ver nitidamente a diferença que é um bom piloto, com um carro bom e ainda por cima um carro muito bem acertado. Não só pela sua cor meio que coincidente, mas a Red Bull de Vettel me parecia uma Williams de Prost neste treino de Austin. Já o Alonso parece que tecnicamente, ele “babaus”. “Babaus” na corrida e no campeonato. Já Maldonado se classificou bem! Ficou em décimo com uma Williams que me parecia não estar muito bem acertada, meio que saindo de frente. Mas para o marketing entre os bastidores, bom para o Bruno, que ficou em décimo primeiro e não tem feito nenhum fiasco nos treinos mais para o fim deste ano. Se Frank Williams pensar com o coração, pode ser que Bruno fique na Williams no ano que vem. Mas não sei se vai dar. Todo mundo sabe o porquê. Talvez até o Bruno, eu disse talvez, fique de fora no ano que vem ganhando o prêmio consolação de ser um piloto reserva de uma equipe. Mas, espero que não. Eu como brasileiro só quero o bem para ele. Até para ele nos dar possíveis alegrias futuramente.
😛
…e volto a dizer: continua achando grande parte da Europa uma porcaria. 😀
ops… continuo
A turma da globo não consegue engolir mais um campeão alemão na F1.
quando alonso encostar na cadelinha ele nao demora nem meia volta pra passar, nem vai precisar do ” fernando is faster than you”.gostei da pista, muito bacana em principio.
Caro Gilles, nao concordo com a maneira como você se referiu ao segundo piloto da Ferrari, se for assim todos os segundos pilotos das outras equipes deveriam assinar seus contratos com Pet Shops? Pega leve.
Fábio, esse negocio da Folha exigir cadastro para acessar seu blog precisa ser resolvido, tentei me cadastrar sem sucesso, o link nao funcionou, quero expressar meu descontentamento nao só com a Folha mas com você também, se for assim nao acessarei mais seu blog, abs Mário
Será??? muita corrida pela frente Alonsomania
Nem vai precisar. A Ferrari acaba de “trocar” a caixa de câmbio do Fumassa.
Srs o mínimo que o chato do Galvão tem que ter pelo Schumacher é respeito. Afinal quantos títulos o os seus filhos, e o Massa tem na F1?
Respeito porque??? O Dick Vigarista paga as contas dele?? Lava as cuecas dele??? Lá fora eles nos respeitam??? Com certeza não, então, desça a lenha no alemão, Galvão!!!
Deve ter sim respeito, pois o Michael é sete vezes campeão da maior categoria de monopostos do mundo. O Galvão como narrador deveria (coisa que nunca foi) ser imparcial, não prejudicar para os telespectadores menos favorecidos de uso de massa cefálica (aparentemente muitos que chamam o Schumacher de Dick Vigarista por exemplo) não serem influenciados por fatos que nunca foram provados como verdadeiros.
“Lá fora” é muito abrangente, e a Alemanha não é famposa por descer lenha em ninguém. No mais, de Dick Vigarista todo campeão tem/teve um pouco.
Cara, você é o resultado perfeito das transmissões do Galvão. Agora vejo porque a Globo nos trata como idiotas… isso funciona!!
patéticas suas palavras carlos
Patéticos são vcs, nunca gostei do cara, concordo sim que de Dick Vigarista todos têm um pouco, mas o alemão sempre foi o mestre da falcatrua, nunca gostei dele e nem de seu estilo de pilotagem, deu resultado porque tinha a maior equipe ao seu lado, o único campeonato que ele ganhou na “moral”, foi o de 95, o resto, foi na mão grande ou na equipe-dependência, Ah!!! Carlos Ribeiro, se vc se sente um idiota só por assistir a globo, então porque a assiste, reserve a sua ignorância à sua insignificância e reafirmo o que disse, desça a lenha no alemão, Galvão!!!
Galvão dança conforme a música, quando o Schumacher dominava tudo, ele babava o ovo do sujeito
mais um capacho! Ai meu Deus….
Passados esses dois primeiros dias na pista de Austin e todas as imagens vistas nos 3 treinos livres e na qualificação, começo a ficar com a impressão de que o circuito ficou muito modesto no que toca às suas infraestruturas envolventes. Faltou alguma ambição e, para os padrões americanos, faltou uma certa falta de modéstia para construir alguns prédios mais ousados do ponto de vista arquitetônico. Há edifícios que aparentam uma simplicidade um bocado exagerada. Os tempos são de crise é certo, mas um investimento desta envergadura exigia um pouco mais de ousadia. Aquela torre parece espetacular à primeira vista, mas também carece de algum refinamento. Londres fez uma torre mais ousada para as Olimpíadas. Há uma ou outra infraestrutura que ficou legal, mas no geral me parece tudo muito “pobrezinho” para os padrões americanos. A impressão que fica é que os organizadores tiveram o pensamento de que se não der certo ficaria mais barato fechar a loja e mudar de endereço mais uma vez. No geral, a pista de Austin e suas infraestruturas não me impressionaram. Não sei se é por termos tido o GP de Abu Dhabi há poucos dias atrás onde tudo era muito espetacular, mas a impressão ficou. Dizem que a primeira impressão é que fica. O certo é que houve um enorme esforço para atrair um caminhão de famosos. Comida VIP preparada por Gordon Ramsay, diretores de cinema, atores, George Lucas, cowboys de araque, etc. Parecida o Kodak Theatre em noite de Oscar. Tudo nos trinques. Gostei de ver o Fittipaldi no corpo técnico de comissários. Um boa lembrança por parte dos organizadores. Gostaria de lembrar e prestar homenagem, com este modesto comentário, aos dois pilotos mortos durante os treinos para o GP de Macau. Luis Carreira e Phillip Yau.
É que americano vai lá para ver corrida, não arquitetura…
e num é???
Concordo. O grosso do público de automobilismo americano é o típico “redneck”. Vai lá pra acampar, fazer churrasco e tomar cerveja. Tá se lixando pra prédios bonitinhos. Quer ver o pau quebrar na pista e é isso aí.
Concordo plenamente com você, OJR. A F1 tem mais glamour, pompa, ostentação, dinheiro… Mas paixão por velocidade “pura” está mesmo com os americanos. Lá eles endeusam a velocidade, vide o templo da velocidade de Indianápolis… Na F1 quem são endeusados são os pilotos… Americano já nasce com a velocidade no sangue…
OJR:Americanos nós tambem somos,quem nasce nos EUA é estadunidense.
Bem observado, mas digamos que é uma questão de hábito… e não fere o meu orgulho americano tb… rs
kkkk
modesto comentário? deste tamanho? affff….
E americano não é bobo como os árabes que têm que ficar mostrando: “Olha como eu tenho dinheiro!”
Cara, na boa…acho que você deve ir lá pro Casa&Decoração, algo assim.
Circuito muito bom e nego criticando a arquitetura dos prédios…fala sério.
Racing Fan, seu comentário esta bem escrito. Sua narrativa demonstra, até um certo ponto, ter rítmo, que dá para se ter uma tênue noção espacial de início e fim. No tocante ao conteúdo da matéria, há um devaneio… um pouco deslocado da realidade. Concordo plenamente, com o fato: “O consumo do norte-americano é cerca de 75% do PIB dos EUA, e o PIB da economia dos EUA representa algo próximo de 25% do PIB mundial.” Por isso, dentro da ambição que gera o megalomaníaco padrão de consumo da sociedade norte-americana, por ser tempos de crise (como “Racing Fan” também afirma), surgiu um projeto com um conteúdo excepcional (haja vista os comentários dos pilotos), embalado por uma estrutura de apoio simples e funcional, do ponto de vista técnico. Esse autódromo mostra uma altíssima taxa de racionalidade empresarial, pela forma como foi projetado e construído, levando-se em conta a delicada situação por que passa a economia dos Estados Unidos da América.
Lendo os seus comentários, dá para perceber que são escritos por alguém que possui um excelente nível sociocultural.
Achei também, fora de contexto, a comparação entre a ousadia e a beleza arquitetônica entre a torre, que foi construída em Londres, quando das Olimpíadas (devido à magnitude do evento), e a torre, que compõe a estrutura arquitetônica do autódromo recém construído.
Racing Fan, desculpe-me, pois sei que estou aquém de onde deveria, para tecer críticas sobre seus comentários, mas na próxima, dê vida aos adereços, sem no entanto, esquecer o tema do enredo. Abcs.
A arquitetura é bem vista nas cidades nos EUA e em paises desenvolvidos, ao contrario de paises em desenvolvimento como o Brasil, e de paises que precisam de auto afirmação e mostrar suas maravilhas by petroleo, como os emirados Arabes … o foco ali é a corrida, e o seu charme será o bom e velho Texas …
Mas americano não é bobo, é o primeiro ano da corrida, e se vengar, logo terá investimentos em redor do autodromo.
É questão de opinião. Acho Abu-Dabhi uma exagero, cheio de luxo e, o mais importante, o traçado da pista, horrível. Prefiro um bom circuito, com uma pista desafiadora e com infraestrutura suficiente para receber bem o público do que suntuosos prédios, com mármore, detalhes em ouro e outras extravagâncias e com uma pista ruim.
OJR. Espero que você esteja certo. O problema todo está no modelo atual do fim de semana da F1. A F1 tenta vender o pacote do fim de semana todo e tem um preço bastante elevado mesmo para o americano médio. Ficar na sexta-feira das 13:00 às 18:30 (varia de acordo com o fuso horário) quando acontece o P1 e P2, num circuito com pouco mais do que fazer do que ficar nas bancadas sentados, ir a um banheiro, comer qualquer coisa e volta para as bancadas, sem ter grandes opções de diversão no longo intervalo entre o P1 e o P2 me parece difícil de atrair público nos anos seguintes. No sábado me parece que a coisa é parecida. O público vem em maior número, o que exige uma chegada mais cedo ao circuito. Ficar das 13:00 às 20:00 limitado às bancadas e pouco mais me parece receita para o fracasso de um circuito nos próximos anos. Em relação à F1, os americanos não são propriamente tiffosis italianos em Monza. Mesmo em outras categorias há uma série de eventos paralelos. Em Indianapolis há várias atrações, até um museu existe. O COTA está numa zona meio desabitada, relativamente longe de um centro urbano. Sem estas infraestruturas circundantes dentro do complexo vai ser difícil que o circuito seja bem sucedido. Dentro dos EUA e em áreas fora do esporte automóvel tem havido uma percepção de que a espetacularidade da arquitetura também faz parte do business attractiveness. Parques de diversão são cada vez mais complexos e atraentes ao olhar. Teatros, salas de espetáculos. Veja o Disney concert hall. O público vai ver os espetáculos, mas a arquitetura exerce um papel fundamental no chamariz para aquele endereço e não para outros. A própria Indy tem tentado colocar suas corridas em centros urbanos onde o conjunto de infraestruturas próximas ofereça vantagens ao público que passa horas para ver as provas. Acho que é por essa razão que a própria F1 tem quase certa uma prova em Nova Jérsia, com pano de fundo Manhantan. Não se consegue atrair a classe média atual apenas com ronco do motor e uma corrida com ultrapassagens a custa de DRS (F1) e bandeiras amarelas inventadas por causa de uma suposta lata de refrigerante, um papel de embrulho do hot dog, e etc (Indy e Nascar). Pensou eu.
Compreendo o ponto de vista, mas haja vista que a categoria não é tão popular por lá no momento, esta primeira prova em Austin trará ‘feedback’ para eventuais melhorias pontuais e justas para este novo público. Melhor do que torrar uma grana imensa em uma estrutura que poderia ficar subutilizada na sequência, até porque nem se sabe se a F1 ‘pegará’ por lá desta vez.
sim, vc então prefere cingapura, abu dab, monaco, entre outros que são sem graça e emoção de uma corrida de verdade? Vc prefere desfile de carros de F1? Bacana a sua opinião e o seu gosto, mas quem gosta de F1 de verdade quer ver ultrapassagens, pega, disputa e etc… abs…
A melhor parte da classificação foi o Galvão dizendo sobre Michael Fassbender: “esse é o ator Michael Fassbender, ele não tão famoso assim, participou de um filme do Tarantino”. What a hell of a joke! kkkkkkkkkk
Não é mesmo. Eu não sabia quem era
Então você acabou de descobrir que não é o centro do planeta Dr.!
Acho q o Vettel coloca os dez dedos na taça em Austin e vai ergue-la no Brasil. A corrida promete ser interessante, com muitas ultrapassagens e o Vettel fazendo uma corrida separada dos demais.
Se fosse o Lula a colocar 9 dedos na taça, ela já era dele… hauhauha
boa!!! hehehehe
Sensacional, rs.
poderia ser maneta se aposentou não é?
Muito boa!!!
Excelente!!!!
Quem já percebeu o quanto Galvão Bueno tá denegrindo a imagem de Schumacher??? Acho q quem gosta de f1 já percebeu, mas o pior nem é isso, é dizer que Schumacher está sem noção, agora pergunto, se Schumacher tá sem noção, o que podemos dizer de Massa e Bruno??? Lamentável.
Adivinha quem é que está sem noção? O próprio Galvão; se o mesmo tivesse noção das coisas, já teria aposentado.
Viúva , amigo… Viúva. Até hoje ele não engole os recordes que o Schumi papou do Senna.
Inventar essa história de que ele foi sumariamente demitido e ficou buscando vaga é no mínimo antijornalistico.
Parabens pra Austin, fizeram uma pista memoravel, espero que a corrida seja assim tambem, linda, alegre e divertida.
Mas que previsvel ver o dono do blog elogiar vettel, que provou ter o carro mais veloz. Depois o proprio diz que não distorce, tipica hipocrisia.
Eu distorci? Ele não foi o mais rápido?
o pole tinha o carro mais lento?eh a segunda prova da gp2?
Quanta revolta!!
E vc queria que ele elogiasse quem??? O De la Rosa???
Mas a idéia e o objetivo do treino oficial não é ter um carro rápido e fazer a pole ? Rs.
A Red Bull tem um ótimo carro, mas o Vettel faz a diferença, contra alonso, webber
Talento se mostra na corrida e também em treinos classificatórios, pois, e o Vettel mostrou muito no ultimo GP, se orinte rapaz , rsrsrs.
Ninguém consegue um Tri campeonato sem ter talento.
E o Rubinho eim???? Foi chorar no colo do Montezollo, dizendo que consegue ser um capacho melhor do que o Massa! e pior que é verdade!!!
Concordo com vc bipolar, Rubinho tem que voltar pra casa , e deixar de ser ridículo a F1 de hoje são para pilotos jovens com alto reflexo mais uma exigencia para ter sucesso.