Plantar e colher
16/11/12 03:00Há algo em comum entre Alonso e Vettel. E não é o talento, o estilo arrojado, o fato de entrarem na estreante pista de Austin, neste final de semana, na luta pelo Mundial.
Está lá atrás. Na gênese. No início de carreira na F-1.
Ambos foram descobertos por seus mecenas em campeonatos de base e conduzidos à F-1 com planejamento cuidadoso: em equipes pequenas, para ganhar experiência e um dia subirem para times maiores. Sem atropelo e, principalmente, sem pressão.
Alonso foi colocado na F-3000 por Briatore. Fez um campeonato apagado, mas mesmo assim subiu para a F-1, em 2001, pela Minardi. Em 2002 tornou-se piloto de testes da Renault e, em 2003, foi alçado a titular. Em 2004 conseguiu quatro pódios e em 2005 foi campeão, o que repetiu no ano seguinte.
Vettel caiu nas graças da Red Bull e foi levado por ela ao posto de piloto de testes da BMW, em 2006. Em 2007, a empresa de energético o colocou na Toro Rosso –sucessora da Minardi, diga-se, outra coincidência. Em 2008, conquistou a única vitória da história da escuderia. Em 2009, foi promovido para a Red Bull e ganhou quatro corridas. Nos últimos dois Mundiais, batata: ergueu o título.
Repito a palavra lá do começo: planejamento.
Fez toda a diferença. E ajuda a explicar o fato de Alonso e Vettel estarem disputando, agora, o recorde de tricampeão mais jovem da F-1. Vira e mexe, alguém pergunta o porquê de brasileiros tão promissores na base não terem vingado no topo.
Pizzonia e Zonta, para citar os dois casos mais clamorosos, fizeram tudo direitinho na base. Ganharam títulos, superaram marcas históricas, chamaram a atenção de gente graúda no automobilismo.
Mas entraram pela porta errada na hora errada.
Deu no que (não) deu.
Não, planejamento não é tudo, não é garantia de sucesso. A própria Red Bull sabe bem: vem tentando há anos replicar a fórmula em sujeitos como Speed, Alguersuari, Bourdais, Ricciardo e Buemi e quebrando a cara.
Mas a falta de um projeto bem pensado é quase sempre um atalho para o fracasso.
Ah, sim, alguém pode lembrar de Massa, cuja preparação foi bem parecida com as de Vettel e Alonso. É a exceção que confirma a regra.
SUCESSÃO
No final de semana em que perdeu um de seus grandes pilotos, Casey Stoner, agora aposentado, a MotoGP viu surgir um candidato a próximo astro.
Já campeão da Moto2, Marc Márquez largou em 33º e último em Valencia, passou 11 na primeira volta e venceu a prova com a derradeira ultrapassagem na penúltima volta. Com pista molhada.
Anotem este nome.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
“F1 está ladeira abaixo. A começar pelos pilotos sem carisma. Não existem mais Herois…”
Se a F1 está ladeira abaixo, o que vc esta fazendo aqui comentando sobre esse esporte? Faz o seguinte TELEGUIADO-DA-GLOBO, ao invés de assistir a CHATÍSSIMA F-1 atual, acompanhe o espetacular UFC com seus gladiadores do terceiro milênio. Nesse esporte(segundo o Galvão), o que não faltam são HERÓIS para torcedores irem ao delírio(mas será que o Arnaldo iria ao delírio se os lutadores brazucas estivessem em baixa, só tomando surra?).
Teleguiado, você não gosta do ESPORTE F-1, gosta apenas de ver brasileiro vencendo, quando ele não vence…vc fica nessa PUT…CHORADEIRA!!! O esporte Formula 1 tem culpa do Brasil virar as costas a seus pilotos de base? Palmas para a Alemanha que investiu forte em seus pilotos de base depois da era Schumacher, o resultado esta aí na pista com Vettel tentando o terceiro título seguido. O alemão pode até não levar, mas ele sempre vai estar na briga pelos próximos dez anos. Até lá o que o Brasil vai fazer para mudar a situação RIDÍCULA nas categorias de base(monoposto) no país? Pode apostar, não vão fazer merd…nenhuma! Vindo de um país onde a Educação esta burra, a Saúde doente e a Segurança com muito medo…Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho(cada povo tem o que merece). Vamos cair na real, Brasil só investe em futebol, o resto que se dane(vive de fase…quando resultado não vem, adeus esporte no país. Basta lembrar do boxe, basquete, tênis, Moto-GP e a atual Formula 1).
Vídeo de teleguiado da Globo:
http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg
Torcedor verde-amarelo é um idiota, não consegue curtir um esporte-como-todo, se não tive um “herói-local” pra torcer. Oras, o que não falta no Brasil torcedor de piloto espanhol, alemão e inglês, e se o mesmo perde uma corrida(vira um bicho de raiva)…adeus fim de semana!
Será que na Alemanha, os torcedores pensam que a F-1 esta ladeira abaixo? Será que na Alemanha pilotos como: Alonso, Vettel e Hamilton não tem carisma? Será que na Alemanha, os torcedores estão órfãos de heróis?
Para Schumacher, Vettel será o número um da F-1 na Alemanha:
“Acho que Sebastian será o campeão. E a longo prazo deverá ser o Senhor Fórmula 1 na Alemanha”
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/para-schumacher-vettel-sera-o-numero-1-da-f-1-na-alemanha/
Agora, imeginem se Vettel fosse brasileiro, Galvão ia eleger o rapaz como novo fenômeno da Formula 1:
“Suas conquistas com menos de 100 provas já superam feras como A.Senna e M.Schumacher”
Obrigado ao colega pela ótima resposta, mesmo não sabendo seu nome, valeu ler cada palavra.
Aos “teleguiados” um sonoro “chuuuupa”.
Entre 2007 e 2009 a audiência da F1 caiu na Alemanha.
Após Fernando Alonso surgir como campeão em 2005 e 2006, a F1 passou a ter popularidade na Espanha.
E se você acha que a imprensa especializada na europa é muito melhor, lembre-se de como os profissionais espanhóis e ingleses trataram o confronto entre Alonso e Hamilton em 2007.
É um saco esse papinho de que brasileiro é isso e gringo é aquilo.
Boa noite Fábio seixas,
Uma observação: Lembro de uma pergunta que você havia respondido para um visitante aqui no Blog, que Bernie Eclestone tinha o poder de determinar quem era o piloto que poderia ter acesso e sucesso na F-1. E muitos sabem que atualmente na F-1, a influência do chefe na categoria top do automobilismo mundial é significativa. E funciona quase que num voto de Minerva.
Mas afinal. O que determina um piloto de F-1 a conseguir se firmar na categoria?
Talento
F1 está ladeira abaixo. A começar pelos pilotos sem carisma. Não existem mais Herois…São todos uns boizinhos que dão nojo só de olhar a maneira como falam. Eu adorava a F1 não perdia por nada, mas hoje os vencedores são determinados não por sua competencia dentro da pista mas devidos a fatores extra pista. Se bobear ate eu posso ser campeão nesta categoria, desde que traga muito dinheiro diretamente ou atravês do marketing.
Grato.
Acho que vc tem uma opinião muito errada! Essa de quem ganha é quem leva mais dinheiro é coisa de torcedor frustrado por ver aquele pra quem ele torce levar couro na pista! A F1 sempre foi assim, tem lugar garantido quem tem competência e quem tem dinheiro (tb precisa ter competência pra arrumar patrocínio)! Schumacher começou na F1 pela Mercedes comprando uma vaga pra ele na Jordan em 1991 e veja o que deu!
F1 ladeira abaixo ? O bolso do Bernie nega essa teoria. Nao há mais heróis? Kimi é um herói. Até vc poderia ser campeao por lá? Torceria por voce.
Fábio,
Mesmo se Alonso conseguir ser o tricampeão mais jovem da história da F-1, Vettel terá mais 6 anos pra conseguir quebrar esse recorde. Alonso tem 30 anos e Vettel tem 24 anos.
boa tarde Fábio.
Em relação ao Pizzônia e ao Zonta, traduzindo o “entraram pela porta errada na hora errada” é o mesmo que “não ser apadrinhado pela pessoa certa + falta de sorte”?
Abraços!
Pode ser. Mas eu tiraria a parte da sorte.
Abs
Entre os dois bicampeões há sim, muitas coincidências, mas também diferenças, a mais visível delas é saber perder, o Vettel já mostrou isso, enquanto o Malonso Chatonso Choronso das Astúrias… bom deixa pra lá, mas ver esse piloto dizer que o concorrente dele é o projetista da RBR é de revoltar qualquer torcedor da F1!!! Que Vettel seja o tricampeão, já é mais do que merecido!!!
Além de tudo isto que você disse, o que diferencia estes 02 pilotos dos que podem concorrer com eles é a vontade de ser campeão/vencedor (não estou sendo demagógico) e, principalmente a seriedade destes 02 pilotos. E digo seriedade no sentido mais literal da palavra, parecendo ser “chorão”,”briguento” e “mesquinho” algumas vezes.
Portanto, não é à toa que estão disputando o título deste ano, e são favoritos para disputar o título do ano que vem também.
Fabio,
Sempre leio teus textos e considero na minha humilde opinião a maioria muito bons. Mas nesse deve ter faltado inspiração, ou foi somente para encher liguiça, sei lá o quê.
Essa história de começo de começo planejado é balela. O Hamilton nunca pilotou por equipe pequena na F1 e foi campeão no segundo ano de McLaren, sendo que brigou brigou pelo título logo no ano de estréia. O Massa, o Barrichello por exemplo começaram em equipes pequenas depois subiram para equipes grandes e nunca foram campeões. O que faz um piloto ser campeão são suas qualidades e não o planejamento como você menciona.
Oi Fabio so queria uma opiniao sincera. Sera q Razia tem potencial? Para ser campeão?
Abs
Depende da porta de entrada na F-1.
Abs
Esse é o problema… no momento a porta mais fácil é a da Force Índia… mas precisa de bons patrocinadores… Será que ele consegue Fábio?
Se o Razia for campeão de F-1 o America-RJ será campeão Brasiliero, da Libertadores e Mundial!!!!
O Razia tem talento!
Eu creio que se ele estivesse no futuro em uma Red Bull ou uma MacLaren não é impossível…
É por causa de criticas como a sua que há tantos anos não vemos um campeão mundial brasileiro, sendo que talentosos pilotos é o que não falta…
“É por causa de criticas como a sua que há tantos anos não vemos um campeão mundial brasileiro” então os caras não andam em função das minhas críticas…hehe
Quarta temporada de GP2, para ser vice-campeão…. ruim ele não é, mas também não é bom o suficiente para vencer um campeonato na F-1
“sendo que talentosos pilotos é o que não falta…” Concordo, inclusive muito mais talentosos que o Razia
Se me permitir, eu acho sempre muito complicado o uso da palavra “se”, mas certamente “se” não tivessemos perdido o melhor piloto de todos os tempos, Ayrtom Senna, o sobrinho não seria impedido pela familia se começar e teria começada bem cedo, com todo suporte finaceiro, que poucos poderiam contar, ajuda, preparo, etc…, teria passado pelas melhores equipes nas categorias de base, com os melhoras carros e seria colocado na F1 de forma completamente diferente, mesmo assim, acho estar fazendo um bom trabalho, me parece rapido e constante nas corridas faltando encontrar e se acertar nas classificações. Sem o “se” nem podemos ter certeza da sua permanencia na F1, mas torço pela oportunidade e pode ser na Willians mesmo, mas hoje na F1 para quem não entrou pela porta certa na hora certa, precisa muito mais do talento finaceiro que qualquer outro, já que na minha opinião todos que lá estão, certamente sabem guiar um carro de F1, e ao contrario do que tanto se fala em pilotos que vazem a diferença, eu não vejo dessa forma, hoje o carro faz e muita diferença, qualquer um no carro certo na hora certa ganha a corrida, vimos Sergio Perez dar um calor enorme em Chorolonso, Maldonado ganhar corrida e muitos outros que sempre estavam no pelotão da merda se destacar quando o carro se encaixou de maneira certa no circuito, repito, não existe bobo na F1, quem não tira 100% do carro que tem comparado pela telemetria não fica, não permanece e não vai ter mais chance, mas so as equipes sabe qual é o 100% de cada carro, a renovação do Felipe Massa so veio porque a Ferrari sabe a carroça que ele teve nas mãos, e afirmo que nunca houve tanta diferença entre Rubinho e Massa com seus parceiros, como o comparativo de Massa e Alonso, mas como a Ferrari precisa fazer o Alonso campeão, vale tudo, até mensagens combinada no rádio, Felipe o Alonso esta mais rapido que você ou Felipe não precisa andar tão perto do Alonso, ” se ” o Felipe tivesse ficado com a taça em 2008, tudo seria diferente.
Fábio, atrevo-me a fazer uma correção. Marc Marquez encerrou a primeira volta em 11°. Ou seja, ultrapassou 22 pilotos. Ou a moto dele era diferente das demais, como dizem por ai, ou trata-se de um super-humano. Abs
Esse Fábio é uma piada, nem reproduzir uma notícia faz direito … e outra, Marc Márquez já mostrou a que veio faz dois anos … dizer “anotem esse nome” agora é chover no molhado !!!
Você acha que todo mundo que lê jornal acompanha a Moto2, é isso?
O cara(Luíz) acha que pode acha que é o sabe tudo e pode sair criticando profissionais especializados… Por que não cria um blog para ele…?
Se o cara é uma piada,oque faz voce aqui comentando no blog dele?
a pizzonia e zonta acrescente Luca de grassi,diziam q esse cara era mt bom….mas axo q ate esse ja era.ohh Brasil veih
Tem razão, o Di Grassi sempre se destacou nas categorias que passou… o problema é o tal do patrocinio… se as empresas brasileiras ajudassem mais…
Mesmo sabendo que vc vai apagar meu post, pois o nosso país nao é democratico, NÉEE..vou continuar a deixar meus posts
So nao concordo com uma coisa que vc escreveu, que Alonso fez um campeonato apagado na F-3000, fazia suas besteiras nas largadas, mas sempre se mostrou muito rapido, diferente!!
E essa historia de planejamento é meio papo furado, Piquet era mecanico e acabou como o melhor brasileiro na F1 se nao fosse a Rede Globo elevar o grande piloto Ayrton Senna ao patamar de DEUS, de insuperavel, coisa que nao era verdade. Michael Schumacher era piloto de Turismo ate ser levado a SPA pra subistituir o títular da Benneton e é o maior piloto de todos os tempos, nos numeros, como diz aquele chato da GLOBO e em potencial tbm.
Ve se nao apaga esse meu post tbm.
Se eu alguma vez apaguei algum post seu é porque você passou do limite da falta de educação.
Abs
Tem razao
Piquet não era um mecânico que virou piloto. Era um piloto sempre curioso que, paralelamente, metia a mão nos carros, por gosto, por prazer em primeiro lugar.
Piquet era um gênio
Fabio Seixas: sou fã da f1 desde o tempo que Emerson foi campeão mundial,daí vieram Nelson Piquet tri , Ayrton Senna tri campeão. Hoje o automobilismo nacional está a desejar um novo idolo: temos B.Senna,Luiz Razia,Di Graci e Felipe Nars, a federação de automobilista deveria apostar em novos talentos fazendo a formação de base , apesar que talento já nasce com o piloto , i é , uma estrutura para o esporte a motor não seria de uma balela qualquer , apenas investiria numa estrutura já pronta como Stock car , insentivando novos pilotos e dando uma estrutura maior , em belo incremento no Kart também seria uma forma ideal para polir novos pilotos , uma vez que o Brasil é seleiro de talentos e apaixonado por carros de corrida , quem sabe um dia isto será realidade vamos torcer por isto abs
Fábio,
Você tocou em um ponto que venho falando faz muito tempo! Os pilotos brasileiros dependem do próprio dinheiro, no caso mesmo do Zonta e do Pizzonia que colocaram milhões do próprio bolso para chegar perto da F-1. No Brasil para chegar perto de lá é necessário ter no bolso milhões de dólares, Alonso e Vettel não dependeram disso e chagaram em função do talento; talento este que muitos brasileiros tem mas não tem grana no bolso para ao menos chegar perto da F-1 e mostrar o que podem fazer. Sei de muitos caras muito, mas muito mais talentosos que o Bruno e que deveriam ter a grana do Eike e da Gillete mas não tem; caras que se tivessem o Maldonado pela frente colocariam ele no bolso e neste momento do ano estariam cortejados por equipes de ponta e voltaríamos a ter domingos mais felizes(inclusive para a Rede Globo)
Como você disse planejamento é muito importante, mas deveria ser direcionado a quem tem talento e não a quem é sobrinho ou rico; Alonso e Vettel são exemplos disso, tenho certeza que enfrentaram endinheirados menos talentosos nas categorias de base mas tiveram o apoio certo. É muito difícil ser um piloto de F-1 vencedor, talento é fundamental para isso e aqui só vale a grana.
Em tempo, Alonso venceu em Spa pela F-3000 quando era estreante com um carro não tão competitivo
abraço
Porém, no “fato de Alonso e Vettel estarem disputando, agora, o recorde de tricampeão mais jovem da F-1”, existe também uma grande diferença que distancia, e muito, entre si, cada um dos pilotos aqui citados: Alonso tem 31 anos, está na F1 há 12 anos, já poderia ser, no mínimo, tetracampeão (perdeu um título mole em 2007; outro em 2010). Já Vettel, tem apenas 25 anos, tem menos de 6 anos de F1, e já está disputando o 3º título consecutivo… Sem falar do comportamento emocional de cada um dos competidores: Alonso age como se tivesse 25, e Vettel como se tivesse 31…
Fabio.
As pessoas sempre comparam as qualidades de Vettel e de Alonso (tendendo sempre para o lado do espanhol). Concordo que eles tiveram caminhos parecidos, são bicampeões de F1, estão disputando o título ponto a ponto este ano e por aí vai. Porém, a comparação para por aí. Concordo que Alonso é mais técnico, frio e sabedor dos atalhos estratégicos para avançar em uma corrida. Porém, o cara está na F1 desde 2001 (7 anos a mais que o alemão) e com 196 GPs disputados (quase o dobro de Vettel). Fico imaginando quando o Vettel atingir esse nível de maturidade do Espanhol. Ninguém vai segurá-lo!
Como sempre digo.Tudo é questão de sorte.Em todos os campos sempre tem aqueles que surgem do nada.Assim como tem gosto para tudo.Cantores,atores,pilotos etc.Caiu na simpatia e teve sorte,pronto.
Reconheço o talento de ambos os pilotos. ALOSO E VETTEL são de fato excelentes piloto. Devemos considerar entretanto que o bicampeonato de ALONSO foi conquistado nada menos contra o heptacampeão Schumacher e a grande equipe da época a FERRARI. Não que isso desmereça a a conquista de VETTEL que não tem nada a ver com isso. Mas a RED BULL é disparadamente a melhor equipe e e tem o melhor carro nos últimos três anos. Se ALONSO estivesse guiando no lugar de VETTEL certamente alcançaria mais três campeonatos, já se o alemão estivesse no lugar do espanhol na FERRARI nos últimos três anos, certamente não teria o mesmo êxito. ALONSO é o melhor piloto da atualidade, sem nenhuma dúvida.
sR. Antônio Luiz Júnior,
O Sr. teve colocações perfeitas e verdadeiras, sobre os fatos. Sendo o Sr. do sexo masculino pode emitir qualquer opinião, sem ser muito Contestado. No meu caso ocorre o contrário, sendo uma mulher,
fico limitada a dar minha opinião pois, em se tratando de F1 , a opinião de qualquer mulher é vista de uma maneira Machista,portanto Preconceituosa. Obrigada
Eloisa, fiquei muito feliz com suas palavras e principalmente com a comunhão de pensamentos. Não se sinta desmerecida pelo fato de ser mulher. De fato, tem alguns machistas que se manifestam no site contra mulheres. Simplesmente não dê ouvido a eles e continue emitindo sua opinião. Quase sempre quando faço algum comentário na coluna de Fábio Seixas , também sou alvo de críticas. Mas jamais deixarei de emitir minha opinião. Faça o mesmo e seja muito bem vinda.
Sr. Antônio Luiz Júnior.
Saiba que o Sr. é uma pessoa extremamente educada . Certamente deu -me mais força para continuar , com meus pitacos, sobre a F1. Obrigada Eloisa
O alonso teve o convite de ser um piloto da RBR nao foi porque nâo quis
Desculpa, um dos títulos do Alonso foi sobre o Kimi, não sobre o Schumacher. Se for contar que o alemão estava na pista, então 3 ou 4 títulos do Schumacher foram conquistados sobre o Alonso. E o grande carro dessa época era mesmo a Renault, não a Ferrari.
Abraços
Um foi sobre o Kimi e o outro sobre o Schumi…
Isso é uma discussao sem fim. Cada um tem sua opiniao sobre quem é o melhor piloto da atualidade. Eu concordo que Alonso era o melhor até o retorno do Kimi. Agora, nao mais.
O Kimi também está fazendo proezas com o carro mediano da Lotus!
Xará, o Cholonso tomou um banho de um estreante! Ele não correria na Red Bull com Vettel porque é um piloto egocêntrico medroso, depois do trauma na McLaren e da surra que levou do Hamilton, pilotar em outra equipe com bom piloto nem pensar, pois a chance de levar outra surra é enorme e desmascarar de vez esta tese de “melhor piloto da atualidade”. Aquela história do Vettel na Ferrari pode até acontecer mas eu acho impossível porque nem o Cholonso aceitaria outro grande piloto como companheiro de equipe nem o Vettel é tão burro de deixar a melhor equipe por uma Ferrari com Cholonso, sabendo quem eles são.
Agora, vamos imaginar. Imaginem se na corrida passada a situação do Vettel fosse do Cholonso e vice-versa e ele fizesse o que o Vettel fez. Dez anos de elogios dos torcedores do Cholonso. O Fábio Seixas, então, morreria do coração!
Então, menos gente, muito menos.
nossa Fabio achei esse um dos textos mais legais que li no seu blog até hoje, a lembrança do caso do Pizzonia e do Zonta foi mt importante, especialmente no caso do Zonta que na minha opinião realmente demosntrou nas categorias de base ser um piloto com condições de ir mt bem na F1
Esses dois cidadãos brasileiros citados até hoje nem sei o que eles foram fazer na F1.
Na verdade tudo é uma questão de sorte e saber se adaptar bem a F1, veja o Alonsito não ganhou nada na F 3000, foi para a F1 e se deu bem… Claro que com as maracutaias do seu mentor! No mano a mano, dentro do regulamento quero ver! Prova que ele só tá onde está hoje (pontos) foi por causa de caos nos GPs…. Abs…
Cholonso e Briatore! Seria esta a explicação do mesmo também ser conhecido por Dick Vigarista Jr.?
Afinal, Britatore também foi mentor do outro Dick Vigarista. Coincidência também?
Lembre-se de Abu Dhabi 2010, Fábio. Cholonso não passou nem pelo Petrov e você o acha o “melhor” piloto da atualidade. Menos, Fábio, muito, muito menos. Isso sem falar das temporadas apagadas na Benneton, exceto Singapura 2008, que acredito que você sabe foi como ele ganhou, né? Dica: não foi “no braço”.
Se o carro da Ferrari deste ano fosse tão ruim como vocês, torcedores do Cholonso tanto alardeiam, porque o mesmo não ganhou tantas corridas na Benneton? O homi não faz a diferença?
Então, a “coincidência” que vejo entre Vettel e o Cholonso é que ambos são pilotos de F1, bem como todos os pilotos começam na base e vão subindo os degraus de acordo com o desempenho. As histórias de Vettel e Cholonso são parecidas, assim como de todos os pilotos. Só mudam os personagens e os cenários. Mas o caráter dos dois são completamente diferentes, viu?
Perfeita análise, chará. Alonso é muito bom com um carro bom nas mãos… Alonso está em 2º lugar no mundial de piloto, tendo nas mãos o 2º melhor carro do mundial de construtores (embora para mim, em rítimo de corrida, o melhor carro do grig)… Já o Raikkonem, por exemplo, está em 3º no mundial de pilotos, tendo nas mãos 4º melhor carro do mundial de construtores… Portanto, se Alonso tivesse mesmo algo de extraordinário ele estaria em 1º lugar na tabela de pilotos…
Desculpe amigo, mas sua fundamentação é muito frágil. O ALONSO liderou o campeonato no início dirigindo a carroça que a FERRARI iniciou o ano. Que o carro evoluiu, não temos a menor dúvida. Mas não reconhecer o seu talento extraordinário, é apenas uma opinião de torcedor. Basta verificar quantos dos pontos que a FERRAI conquistou foram conquistador por ele. 245 contra 95 de Felipe Massa. RAIKKONEN sem dúvida é um excelente piloto. Reconheçamos apenas o carro da LOTUS além de muito consistente é muito rápido, desde o início do campeonato. Desmerecer FERNANDO ALONSO pelos motivos colocados não é uma opinião racional, mas de um torcedor anti-ALONSO. Desculpe-me a franqueza.
Minha fundamentação é fraca? Você diz que o Cholonso dirige uma carroça e foi líder boa parte do campeonato com uma carroça nem campeonato bem equilibrado e num esporte altamente competitivo? E a minha fundamentação foi fraca?
Repito minha pergunta: se o Cholonso é tão bom e a Ferrari é tão ruim, como ele não venceu com a carroça da Renault, exceto Singapura? Você sabe como ele venceu aquela corrida? Dica: não foi no “braço”!
Também vou dizer que você vê nele este “talento extraordinário” é apenas uma opinião de torcedor. O cara esteve envolvido em todas as últimas tramóias da F1 dos últimos anos. Pra você, vencer vale de qualquer maneira? Sem falar na ética, se um sujeito sabe que é o melhor, não precisa de ajuda externa não, se confia no seu taco, nem tem medo do seu companheiro como maior concorrente.
Creditem o que quiserem a FERNANDO ALONSO, mal caráter, Dick Vigarista, marrento. Só me façam um favor, desconhecer o seu talento é o mesmo que tapar o sol com a peneira. Tivemos vários na F!, como, PIQUET, SCHUMACHER, o próprio SENNA. Independente que qualquer coisa, sempre foram muito talentosos. A punição aplicada a VETTEL na última corrida é porque é um menino “muito ingênuo”… Conversa pra boi dormir…
Briatore é aquele do Piquet? Ah, só para saber…
Aliás, figura boa é o Ron Dennis, não é? Parceiro de Senna e Prost…
Bom, prefiro ler coisas assim do que ter que ler em Braille….
Fábio você acha que se não tivéssemos perdido o Senna, o Bruno teria sido melhor trabalhado e poderia ser um destes hoje? Não acho que ele seja fantastico, mas eu vejo um certo talento e arrojo nele, contudo ele foi mal conduzido na carreira, faltou planejamento. E você o que diz?
Vamos mudar a pergunta?
Se não tivessemos “perdido´´ o Senna,quem seria o Schumacher hoje?
– NO MAXIMO DOS MAXIMOS UM BI-CAMPEÃO.
SE minha mãe fosse homem, seria meu pai….
Se sua mãe fosse homem vc não existiria criatura! Pensa antes de escrever!
Provavelmente Schumacher teria perdido o primeiro título, como ele mesmo já disse em entrevistas. E faz sentido, considerando a disputa acirrada que teve contra Hill.
Os outros 6 títulos, é só especulação. Afinal, ele teria ido para a Ferrari? O trio Schumacher-Todt-Brawn teria se reunido?
Considerando a batalha árdua contra Senna, talvez o próprio Schumacher poderia ter morrido na corrida seguinte. Não teria sido campeão uma única vez.
Ou: com Senna em cena, a troca de cadeiras poderia mudar os pilotos em atividade e Hakkinnen poderia não ter ganho os dois títulos contra Schumacher, fazendo do alemão um octa-campeão.
Não tenho a mínima ideia de onde você possa ter tirado esse “máximo dos máximos”.
Muito bem colocado…
Quanto ao “maximo dos maximos´´ eu quis dizer Na melhor das hipoteses.