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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Mudanças à vista

Por Fábio Seixas
16/11/12 13:09

Whiting chamou ontem a imprensa para um bate-papo em Austin.

Uma chance importante de ouvir o homem que comanda os finais de semana de GPs.

(Uma pena que, na mesma hora, existia uma corrida a pé pela pista, e muitos repórteres escolheram privilegiar este evento.)

Enfim…

Algumas mudanças foram anunciadas. Algumas possíveis novidades, sugeridas.

A partir do ano que vem, estará vetado o uso do DRS, a asa traseira móvel, fora da zona delimitada nos treinos livres e na sessão classificatória.

O objetivo é claro: segundo Whiting, muitos pilotos vinham abusando da asa nas saídas de curva, no limite da segurança.

Haverá, ainda, mais rigor nos testes de flexibilidade das asas dianteiras, com pesos aplicados em diferentes áreas da peça.

Whiting fez questão de afastar rumores sobre ilegalidade da Red Bull nesse item, aliás: “A asa não é mais flexível do que a de outros carros”.

A FIA, diz, ainda estuda um sistema de pontuação das infrações dos pilotos. Algo que motoristas no Brasil conhecem bem.

Assim, a cada punição/erro/lambança, os pilotos iriam acumulando pontos. A partir de um limite, seriam suspensos de GPs.

Segundo essa ideia, até atrasos nos briefings com a FIA valeriam “pontos na carteira”. A proposta deve ser melhor discutida com os chefes de equipe em Interlagos.

Por fim, a FIA também deve deixar mais claro, no regulamento, quais são os “motivos de força maior” que podem ser usados pelas equipes para que um piloto não leve o carro de volta aos boxes após o treino classificatório.

Já deu confusão neste ano, Hamilton e Vettel que o digam…

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Comentários

  1. Alex Xavier comentou em 17/11/12 at 4:39

    No meu ponto de vista, o sistema de pontuação cola.

  2. Regis Br.Rock comentou em 16/11/12 at 19:28

    O que!? Se esse regulamento dos pontos na carteira dos pilotos por excessos e infrações vingar. Nem Maldonado e tampouco Grosjean, conseguirão disputar os outros 19 Grand Prix’s da temporada de F-1 de 2013. Pois na primeira corrida, a pontuação vai para mais de mil pontos!

  3. Andre Juliano comentou em 16/11/12 at 19:11

    Caro Fábio, responde ai, se essa tal regra dos pontos fosse válida em 1979, quantos pontos vc acha que Gilles Viileneuve e Rene Arnoux iriam receber “na carteira” depois do célebre duelo em Dijon? Provavelmente seriam banidos da Formula 1. Abraço.

  4. Marcelo comentou em 16/11/12 at 19:06

    deviam era diminuir o numero de botões no volante… chega a ser ridículo…daqui a pouco o patrocinador vai exigir que o cara twuite de dentro do cockpit em plena corrida.

    • marcos comentou em 17/11/12 at 21:44

      essa foi boa kkk

  5. Arnaldo Leme comentou em 16/11/12 at 17:54

    Senhores!A audiencia caiu no mundo inteiro. Pilotos ruins, circuitos sem emoção, tecnologia limitada devido a crise economica, apenas 3 equipes de ponta…
    A F1 JÁ ERA… TEM que se reiventar…

  6. bipolar comentou em 16/11/12 at 17:48

    estou assistindo o treino e que pista mais tikson, a ladeira de descida tinha que ser no inicio da reta para os carros chegarem no final reta em velocidade máxima e não ao contrário.
    Eu acho que esse Tikson tem medo de velocidade!

  7. bipolar comentou em 16/11/12 at 17:33

    Foram bater em Alonso das Asturias, onde praticamente lhe tiraram o titulo, ai meu amigo a FIA não deixa barato! rerererere….

  8. Christian comentou em 16/11/12 at 16:38

    Os pilotos que lá estão são recém-habilitados? Alguém questiona a capacidade, arrojo, técnica, perícia e talento de caras como Vettel, Hamilton, Alonso, até mesmo dos outros que não são tão talentosos assim? Até o “pior” deles é mais profissional e capacitado do que nós, simples motoristas.

    Perigoso seria se eu estivesse guiando um carro de Fórmula 1 a quase 300 por hora.

    • bipolar comentou em 16/11/12 at 17:35

      vc fala por vc.

      • Alessandro-Palmeirense comentou em 16/11/12 at 19:28

        Ahan… Afinal, fora ele, todo mundo nesse blog já teve essa experiência, não?

        • bipolar comentou em 16/11/12 at 23:04

          Olá! Amigão eu já dirigi tudo quanto é tipo de ônibus, caminhão e carreta e era de pé em baixo, F1 é brinquedinho de criança! hehehehehe

  9. Murilo Rodrigues comentou em 16/11/12 at 16:16

    Mais regras? Como se já não bastasse esses pseudo-circuitos “tilkestone” que invadiram a F-1 ( e incluo as péssimas reformas em Hockenheim e silverstone ), essa ridícula regrinha da asa móvel, agora vai ter “pontuação na carteira”? Claro que o baixinho inglês tem muita responsabilidade sobre o sucesso da F-1 mas a idade já chegou a ele e seus comandados. Esta na hora de “passar o bastão”. ou então, como disse um visitante do blog, melhor correr em simulador. Uma dica, leiam a revista Car and Driver deste mes, há uma pequena mas interessante reportagem sobre os circuitos do H. Tilke, falando que há tantas regrinhas para se fazer uma pista que todas elas acabaram ficando iguais. Isso em nome da segurança. O que não entendem é que viver já é um risco, só não sabemos quando e como virá; é claro que temos que minimizar mas nao há garantias de que será 100% efetivo. E como disse, certa vez, o Nelson Piquet, após o trágico fim de semana em Ímola, “é impossível ter 100% de segurança num esporte perigoso como a F-1”.

    • Daniel Carvalho comentou em 16/11/12 at 16:31

      Concordo que existem circuitos que não permitem ultrapassagens e as mudanças nas regras têm mudado isso. Veja o exemplo de Abu Dhabi que a dois anos o Alonso perdeu o título preso atrás do Petrov e este ano o Vetel largou dos boxes e chegou em terceiro. As regras são importantes para evitar que um piloto faça algo impensado que jogue fora a corrida de outro piloto, como o fez o Jean-Louis Paul Schlesser que no GP da Itália de 1988 tirou o Senna de uma corrida na qual a vitória era certa.

      • Murilo Rodrigues comentou em 16/11/12 at 17:34

        Senna foi afobado, o Berger estava a mais de 4 seg atrás, bastava ele fazer a chicane atrás do Schessler e fazer a ultrapassagem na grande curva; os 4 seg eram suficientes para o Senna vencer a corrida. Jogar a culpa no piloto francês foi mais cômodo para a Globo e para os torcedores do piloto brasileiro. E mais, eu vi a corrida inteira.

      • Arnaldo Leme comentou em 16/11/12 at 17:57

        Comparação idiota. Vettel somente conseguiu ultrapassar devido a superioridade da RBR. Seria o mesmo que uma BMW ultrapassando vários FIAT Unos…

      • Andre Juliano comentou em 16/11/12 at 19:07

        Penultima volta do GP da Itália. Senna estava com quilometros de vantagem sobre Berger (2o colocado). Mesmo assim, entra por fora na chicane e quer ultrapassar o piloto da Williams, que chega a colocar duas rodas fora da pista. E vc diz que Schlesser cometeu “um gesto impensado”?? Por onde vc queria que Schlesser passasse? Menos fanatismo, por favor…

      • Alessandro-Palmeirense comentou em 16/11/12 at 19:31

        Só esqueceu que na ocasião do Alonso, não tinha asa. E a superioridade da Ferrari sobre a então Lótus, não era tanta quanto a da RBR para a maioria dos carros que ele passou.

    • Daniel Carvalho comentou em 16/11/12 at 16:32

      Se você não sabe, veja o que ocorreu no GP da Itália de 1988: http://www.youtube.com/watch?v=S9HU9-QHIYM

  10. ANDRE DE ITU comentou em 16/11/12 at 15:52

    O Massa ja declarou que estara pronto para assumir os pontos do Alonso em sua “carteira´´,tudo obvio,em nome da equipe.

    • sdfr comentou em 16/11/12 at 16:39

      kkkk. boa!

      • Ventreschi comentou em 16/11/12 at 18:20

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • bipolar comentou em 16/11/12 at 17:40

      e se tiver multa ele também paga! rsrsrsrs

    • INÚTIL comentou em 17/11/12 at 10:35

      Boa demais Andre..rindo de rolar aqui, imaginando isto, sinceramente não paro de rir. Valeu demais o comentário, este vai para “favoritos” com certeza.
      Gargalhadas.

  11. Bruno Brito comentou em 16/11/12 at 15:42

    Não acho que estas regras diminuem o esporte, só acho que outras idéias mais criativas deveriam ser adotadas, como por exemplo, um terceiro carro das equipes apenas com pilotos locais dos Gps… (isso seria legal e já foi adotado anteriormente, ajudaria a revelar talentos)

  12. Juvencio comentou em 16/11/12 at 15:18

    São tantas as regrinhas que os pilotos em breve terão que correr com uma versão do manual no painel de instrumentos.

  13. Arnaldo Leme comentou em 16/11/12 at 15:13

    Senhores!
    A F1 não tem futuro. Precisam reiventar> Vejam que os indices de audiencia despencaram nos ultimos 10 anos. Pilotos sem graça, circuitos sem graças que não permitem ultrapassagens… Ainda bem que temos alguns iludidos como David e Saibro…
    Alguem alem destes dois ainda acordam no meio da madrugada para assistir uma corrida?

    • ANDRE DE ITU comentou em 16/11/12 at 15:51

      Eu sempre acordei,acordo e SEMPRE ACORDAREI a qualquer hora da madrugada para ver a F1.

    • Fernando comentou em 16/11/12 at 15:55

      EU!

      A audiência diminuiu aqui no Brasil, pergunte se na Alemanha e na Espanha diminuiu!

    • David comentou em 16/11/12 at 16:19

      Os amigos que gostam de F1 de verdade assistem, ja os que só gostam quando tem brasileiro ganhando, reclama de tudo quando não há nenhum disputando! Só no Brasil a F1 ta chata, vai ver no resto do mundo, espanha, alemanha, inglaterra, finlandia e por aí vai.

    • bipolar comentou em 16/11/12 at 17:43

      depois que inventaram gravadores digitais, acordar pra que? Isso não me pertence mais! rsrsrs

    • Emerson Fernando comentou em 16/11/12 at 18:24

      A Formula 1 está quebrando recordes de audiência na Europa.
      E se tem uma coisa que eu adoro é assistir corrida de madrugada. Só eu, a sala e a TV.

  14. Francisco comentou em 16/11/12 at 15:10

    Talvez o ideal fosse os GP’s passarem a ser feitos em simuladores virtuais para assim aumentar a segurança para os pilotos… 😀

    • bipolar comentou em 16/11/12 at 17:44

      não dá ideia não! rsrsrsrs

  15. Celso SP comentou em 16/11/12 at 14:31

    Será que um piloto poderá assumir os pontos de outros ou estourar os pontos e continuar “dirigindo”, como também conhecemos no Brasil?

    Já que querem punir tudo e todos, seria bom eles darem uma olhada naquela babaquice do piloto que, estando no Q3, prefere não ir a pista para poder escolher os pneus.

  16. Flavio Costa comentou em 16/11/12 at 14:24

    A F1 está virando um esporte de maricas, cheia de regrinhas, mimimis, frescuras, etc…como era boa a fase romântica, sem tantos negócios, com pistas e pilotos de verdade, não meros bebês chorões, com dirigentes incompetentes…já era.

    • Fernando comentou em 16/11/12 at 14:42

      E um monte de mortes?

      • Francisco comentou em 16/11/12 at 15:16

        Nenhum piloto de F1 entrou para a categoria por falta de opçóes de vida, trata-se de uma escolha livre e consciente aceitar ou não aceitar os riscos de um determinado desporto. O que interessa é que a segurança não comprometa a qualidade desportiva das provas e penso que esse limite já foi há muito tempo ultrapassado na F1.

        • Fernando comentou em 16/11/12 at 15:57

          Vc não diria isso se o Grosgean tivesse arrancado a cabeça do Alonso em Spa

          • Francisco comentou em 16/11/12 at 23:53

            Eu entendo o que quer dizer, mas nesse caso, por exemplo, será que faz sentido introduzir um cockpit fechado num carro de F1? Ou mesmo guarda-lamas nas rodas traseiras como aconteceu com a F-Indy? Penso que isso iria alterar radicalmente o conceito de carro de F1 e descaracterizar a modalidade. Um piloto de F1 corre alguns riscos, é verdade, mas um trabalhador da construção, nos dias de hoje, corre riscos muito maiores em troco de um salário muitas vezes ridículo. Talvez alguns riscos tenham simplesmente de ser aceites em nome do interesse desportivo.

      • Flavio Costa comentou em 16/11/12 at 16:31

        Era mais emocionante…a morte faz parte num esporte de risco…basta estar vivo.

        • Emerson Fernando comentou em 16/11/12 at 18:27

          A Formula 1 continua sendo um esporte emocionante sem precisar matar seus atletas.
          Segundo Jackie Stewart, essa é a temporada mais emocionante de todos os tempos. E quem sou eu para duvidar dele…

  17. Daniel comentou em 16/11/12 at 14:13

    Coitado do Grojean….

    • Daniel Carvalho comentou em 16/11/12 at 16:08

      O problema dos erros do Romain Grosjean é que na GP2, diferente da Fórmula 1 vale tudo. Na GP2 é necessário haver regras similares a da F1. Veja o que ocorreu nos treinos oficiais do P de Mônaco do ano passado da GP2: http://www.youtube.com/watch?v=rm2BMM71S14 . A GP2 parece aquele brinquedo de carrinho de bate-bate. Um absurdo!

  18. Arnaldo Leme comentou em 16/11/12 at 14:04

    F1 está ladeira abaixo. A começar pelos pilotos sem carisma. Não existem mais Herois…São todos uns boizinhos que dão nojo só de olhar a maneira como falam. Eu adorava a F1 não perdia por nada, mas hoje os vencedores são determinados não por sua competencia dentro da pista mas devidos a fatores extra pista. Se bobear ate eu posso ser campeão nesta categoria, desde que traga muito dinheiro diretamente ou atravês do marketing. Espero que vc tenha coragem de publicar meu comentário e não o bloqueie como das outras vezes.
    Grato.

    • David comentou em 16/11/12 at 14:19

      Acho que vc tem uma opinião muito errada! Essa de quem ganha é quem leva mais dinheiro é coisa de torcedor frustrado por ver aquele pra quem ele torce levar couro na pista! A F1 sempre foi assim, tem lugar garantido quem tem competência e quem tem dinheiro (tb precisa ter competência pra arrumar patrocínio)! Schumacher começou na F1 pela Mercedes comprando uma vaga pra ele na Jordan em 1991 e veja o que deu!

    • Saibro comentou em 16/11/12 at 14:22

      Mais uma viúva do Galvão. Só porque não tem brasileiro, não quer dizer que a F1 não tem heróis. Leia jornais espanhóis e italianos e verá como Alonso é idolatrado. Idem Vetel e Schumi na Alemanha.

      Ná época de “heróis” que você diz, a Maclarem em um único ano só não fez dobradinha em uma prova. Sem considerar ainda, que em todas as corridas, os dois 1ºs davam 1 volta nos demais. Hoje os carros são muito mais próximos (à exceção de 3 equipes).

      Infelizmente hoje não temos brasileiros na ponta, mas F1 continua a melhor categoria do automobilismo.

      • Arnaldo Leme comentou em 16/11/12 at 15:09

        Senhores!
        A F1 não tem futuro. Precisam reiventar> Vejam que os indices de audiencia despencaram nos ultimos 10 anos. Pilotos sem graça, circuitos sem graças que não permitem ultrapassagens… Ainda bem que temos alguns iludidos como David e Saibro…
        Alguem alem destes dois ainda acordam no meio da madrugada para assistir uma corrida?

        • liszt dutra comentou em 16/11/12 at 17:02

          Mudança nas regras não é reinventar. Larga de ser sempre do contra.

      • Daniel comentou em 16/11/12 at 16:00

        Primeiramente, regras (regulamento) são importantes para evitar que um piloto passe dos limites e coloque outros em risco, além de evitar que alguma equipe leve alguma vantagem desleal sobre a outra. Também serve para se poder avaliar a qualidade dos pilotos. Sem regras teríamos, com certeza, mais pilotos mortos na F1 depois de Senna, como tem ocorrido em diversas categorias de esporte a motor pelo mundo.
        Segundo, quem diz que a Fórmula 1 não tem futuro é porque não gosta do esporte e deve estar vibrando pelo fato da Rede Globo preferir passar o jogo no qual o Palmeiras provavelmente vai ser rebaixado a passar ao vivo o GP dos EUA, aonde o Vetel tem chances de se sagrar tricampeão. No Brasil tem caído a audiência da F1 porque as pessoas que só curtem um esporte se tem um brasileiro na ponta não estão assistindo. Só quem realmente gosta de F1 é que está acompanhando as provas e, inclusive, acorda sim, de madrugada para assistir os GPs da Ásia. Ah, diferente do show da Lady Gaga, aonde foi vendido em todo o Brasil pouco mais da metade dos ingressos, os ingressos para o GP do Brasil estão acabando, isso significa algo, não?

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 16/11/12 at 14:44

      Ok, então diz um campeão que pagou pela sua vaga… Não tem, não é?

      • David comentou em 16/11/12 at 14:56

        Ninguem paga pra correr na F1, vc esta errado! O que ocorre é que o piloto leva o patrocínio que alem de colocar dinheiro na equipe paga parte de seu salário (em alguns casos o patrocinador paga o salario integral)! Pelo seu raciocínio, o Schumacher pagou pela sua vaga na Jordan! Gente precisa acordar e parar de falar inverdades que outros propagandeiam!

        • Fernando comentou em 16/11/12 at 15:59

          Tem pilotos que levam patrocínio, tem patrocinãdores que procuram os pilotos, simples assim

          • David comentou em 16/11/12 at 16:17

            Até pra ter patrocínio tem de ter competência, simples assim!

        • Alessandro-Palmeirense comentou em 16/11/12 at 17:15

          Desculpa, não respondeu a questão: Qual campeão pagou para correr. Cite um nome.

      • Emerson Fernando comentou em 16/11/12 at 18:29

        Fernando Alonso só entrou na Minardi devido ao seu patrocínio da Telefônica, que carrega até hoje.
        Digamos que Alonso é o melhor piloto pagante do mundo.

        • Alessandro-Palmeirense comentou em 16/11/12 at 19:33

          Se ele tem salário, como é que é pagante?
          Acho que estão confundindo as coisas. Patrocínio pessoal é uma coisa. Isso Senna tinha, Prost, Schumacher…..
          Outra coisa, é a compra de assento… Se eu não me engano, apenas 3 pilotos hoje não recebem salário, e estão nas nanicas.

    • Fernando comentou em 16/11/12 at 14:46

      Com muita grana, andar de F-1 até vc consegue, mesmo o Bruno conseguiu.
      Mas vencer na F-1, se não for talentoso não vai conseguir

  19. Leonardo comentou em 16/11/12 at 14:01

    Ou seja a asa maleável ao extremo da RedBull é legal?

    • Daniel comentou em 16/11/12 at 16:03

      É tão legal que o Vetel vai ser campeão com ela.

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