Programe-se
14/11/12 10:09Já falei bastante sobre o circuito, vou parar de elogiar para não dar zica.
Sobre Austin, nada a declarar: morei nos EUA, viajei muito por lá na época da cobertura da Indy, mas nunca pisei na cidade.
Escrevo, então, sobre o GP dos EUA de 2001. Memorável, embora por motivos não esportivos.
Houve quem defendesse o cancelamento da prova. O país, afinal, ainda estava em choque 20 dias após os ataques do 11 de Setembro.
Ecclestone deu seus telefonemas, Tony George assumiu uma postura de “ninguém vai nos derrubar”, e a corrida aconteceu.
Mas o clima estava tenso, estranho. Não apenas pela segurança reforçada, mas também pelo desejo dos fãs de exaltar patriotismo o tempo todo, alguns até com certa agressividade contra forasteiros.
(Houve uma ocasião em que o Flavio Gomes e eu tivemos de nos refugiar num shopping, perseguidos por um cara numa camionete após uma discussão banal de trânsito.)
Enfim, a corrida correu bem, não houve grande sustos. Hakkinen venceu e a F-1 voou de lá, com certo alívio, para o encerramento da temporada em Suzuka.
Fast forward. Vamos à programação do GP dos EUA de 2012, no horário de Brasília.
sexta
13h-14h30: 1º treino livre
17h-18h30: 2º treino livre
sábado
13h-14h: 3º treino livre
16h: treino classificatório
domingo
17h: GP dos EUA, 56 voltas
Dizem que Austin é considerada a melhor cidade americana para se viver no momento. Será que a pista será uma das melhores do mundo.?
A Pirelli disse ontem que o melhor é ter dois pit stops durante a corrida devido a elevada abrasividade da pista. Esse detalhe pode estragar um pouco uma corrida que poderia ser fantástica. Parece que, apesar das curvas largas, muitas zonas de ultrapassagem e retas bem rápidas, a corrida parece que vai ser decidida com estratégia de pneus e pit stops rápidos. Não sei se a pista de Austin é areia demais para a F1 atual. A cidade de Austin parece ter se transformado nos últimos 20 anos numa cidade bastante cosmopolita que atraiu gente de todos os cantos do mundo, principalmente da Europa, mas a meu ver não me parece suficiente para que haja mesmo interesse neste circuito no futuro. No primeiro ano, com o concreto cheirando a novo, a curiosidade pode trazer público, mas acho que a escolha por Austin me parece um pouco otimista demais. A única que seria capaz de encher aquilo seria a Nascar, ou quem sabe a F1 esteja inaugurando um nova fase, que seria corridas apenas para a televisão.
É que no Texas e no Arizona, eles não são muitos de forasteiros mesmo. Principalmente em relação aos imigrantes. Nem todos os lugares nos EUA são assim. Mas nestes estados sim. Lá, na maioria das vezes, vc sendo correto vc é bem aceito. Ah, e de preferência falando inglês.
…”Lá”, se referindo à outros estados e não os mensionados.
ops “mencionados”.
Caro Fabio,
gostaria de sugerir a você (tendo em vista as últimas notícias sobre o GP dos EUA) que complemente o seu post, logo abaixo dos horários de treinos, classificação e corrida, que a prova será transmitida ao vivo pelo canal fechado SportV, tal como definido pela Venus Platinada — sem deixar de mencionar, claro, que o melhor é deixar a tevê sem som e ligar o rádio na BandNews FM para ouvir vc e toda a turma que realmente entende do riscado.
Forte abraço e… bom trabalho do
Claudio Lessa
Fabio, qual a possibilidade do Rubens guiar um F1 novamente?
Nenhuma.
Abs
E QUE TODOS DIGAM: “AMÉM.” rsrsrsrsrsrsrsrs
Graças ao bom Deus!
É, pois é. Mas também!
Não acredito que ainda tem gente falando de Barrichello na F1…
Cheeeeeeegaaaaaa!!!
Dá um desconto Flávio. Que tal “praticamente nenhuma”?
Abs
Flávio?
Rubens Barrichello nunca mais na F1, e chega desse cara que agora está chorando na Stock Car Brasil. Preste atenção no Luiz Razia e Felipe Nasr. Há o Felipe Massa depois da Ferrari se despede. O Bruno Senna vai tentar dar uma choradinha na Williams pela vaga, mas vai ser difícil.
Há sim, ele está em contacto inclusive com as nanicas….
E na Willians há quem esteja com saudades dele…
Sr Fábio Seixas,
Fiquei mais triste em Saber , que no Intitulado Circuito das Américas, em Austin nos EUA e, que esse circuito favorece a quem
tem um melhor carro. Como, não é o caso do meu Piloto Preferido, sei que ele não terá chances nenhuma de vencer lá.Lamento por ele pois, sempre foi um lutador.Certamente.o P Alemão S.Vettel, sairá vitorioso, além do que ele também é merecedor do título. (Está a um passo do seu Tricampeonato ). Obrigada Elo.
Seria estranho se o circuito favorecesse os piores carros.
Mulheres!!!! rsrsrsrs…
Boa tarde Fábio. Li em algum lugar que Jules Bianchi fez testes aerodinamicos com a Ferrari, visando as duas últimas corridas. Mas, como assim?? Isso não é proíbido????
Outra coisa… tb passo raiva com essa história da globo não transmitir a corrida. Infelizmente, somos uns otários (assim que me sinto) e não podemos fazer nada. Vontade de nunca mais acompanhar F1 pelos canais da Globo (globosat, globo.com e o escambau)… quem sabe larguem o osso para quem realmente respeite o consumidor (se é que exista alguma emissora assim).
Abraço!
Testes aerodinâmicos tem uma cota no ano. Acredito que a Ferrari esteja usando a cota.
A Ferrari ainda tinha um dia ou alguns dias permitidos para testes. Deixaram pra usar no final da temporada. É mais ou menos isso.
O Massa vai andar bem nesta pista. É anti-horária(como ele gosta) e a F2012 é boa para curvas rápidas. Acho que briga pelo pódio…
Boa tarde, Fábio.
Nenhum pitaco acerca da Globo e a não transmissão?
Cheguei aqui ansioso pelo seu parecer sempre coerente. Abraço.
É uma escolha difícil. Este é um blog de automobilismo, mas precisamos entender que a Globo não é uma “emissora de automobilismo”. Tem outros eventos, e a decisão que tomou é compreensível.
De qualquer forma, acho que a Globo saiu-se bem ao mandar a transmissão pro Sportv. É uma alternativa melhor do que o VT ou a exibição em “janelinha” na tela do futebol.
Abs
Pra variar, com coerência, hehe.
Obrigado pelo pitaco, abraço.
Mas para aqueles que não tem acesso a essa emissora? Pena que a Globo prefira a um campeonato decido a uma decisão na F1. Uma pena!
Não é assim só, tem vários problemas de agendamento que privilegiam o futebol e com razão, ele dá bem mais audiência q a F1.
E eu por exemplo, q acompanho todas as corridas de F1, devo admitir que vou assistir o jogo do SPFC no domingo às 17h, por mais q não haja disputa de verdade.
Uma pena chocar o horário e eu ter de escolher, mas o SPFC tá um nível acima.
Fábio,
Alguma novidade no mercado de pilotos?
Razia ou B. Senna?
Abc.
Por ora, nada.
Abs
Fabio essa corrida o bruno senna faz os três treinos não é, já que não é circuito permanente?
É permanente.
Abs
Maldito pais de um esporte só.Louvo a Deus para que na copa de 2014 o Brasil tome o maior chocalate de sua historia futebolistica,de preferencia contra a Argentina.
Se for contra a Argentina, será necessariamente na final. Se isso acontecer acaba o mundo. Presidente da República é deposto, revoluções se espalham, etc…
Seria o fim do Brasil como conhecemos, hehehe.
eu tbem ! todavia acho q somos os unicos
kkkkkkk
Concordo totalmente André, se possível 4×0 p/ Messi, já encheu o saco essa Globo ter privilégios puxando o saco do governo e suas exclusividades, depois transmite se ela quiser ou faz mal feito como sempre. O Ministério das Comunicações em Brasília devia por o projeto de transmissões esportivas, culturais, etc, sempre em no mínimo 02emissoras simultâneas, só assim p/ poder valer a “Concorrência” na prática.
Apenas 01emissora é ridículo devia tomar uma multa muiiiiiiiiito pesada ou melhor ainda perder o direito de transmissão automaticamente.
Rubinho estava chegando em Hakkinen, e provavelmente iria ultrapassá-lo, a poucas voltas do fim, mas quebrou, lembra?
Ele tinha feito uma corridaça, ultrapassando vários pilotos. Fiquei muito triste.
A Globo.com deve disponibilizar a transmissão do Sportv. É só clicar e conferir.
Desculpe, mas essa informação não procede.
Abs
Fábio, para quem não tem Sportv, pode tentar achar a transmissão da corrida em http://www.rojadirecta.me/
Abs.
Caros amigos,
Segue mais dois links:
http://www.thefirstrow.eu/watch/112960/1/watch-sky-sports-f1.html
http://www.vipboxsports.eu/motorsports/95559/1/sky-f1–live-stream-online.html
Valeu pelos links.
Ainda bem que eu tenho Tv por assinatura e a minha é em HD! uiui! rsrsrsrs
–
–
ao menos não brandou que estava indo para Miami ver pela TV…kkkk
–
cada um que aparece…. prosac triplo hj…guri de ap….rs
Andar junto com FG nos EUA é encrenca na certa. Foi sorte tua escapar com vida. Pelo menos o mundo poderia ter se livrado do anão comunista xiita. lol
Apoiado Sr. Marcelo. o Sr. FG é um comunista que gosta que automobilismo.
É o mesmo que um fazendeiro vegetariano ou então um indígena que quer Unimed – afinal eles têm todas as curas na floresta.
Socialismo do FG é bom porque é com o dinheiro alheio, o dele ninguém mete a mão. Ele se acha um josé dirceu, ou seja, ele é comunista até o limite da própria riqueza.
Socialismo só existe se for com o dinheiro dos outros…..
Como a Margaret Thatcher disse: “o scialismo acaba quando acaba o dinheiro de quem está pagando a conta”.
Ou Roberto Campos, o socialismo e melhor nas intenções, o capitalismo nos resultados.
Fabio, não foi o Hakkinen quem venceu o GP dos EUA de 2001? A última vitória da carreira dele, se não me falha a memória…
Foi isso mesmo. Lapso meu. Obrigado por avisar.
Abs
Bom dia Fábio.
A Globo ainda não anunciou nada em seu site tampouco na TV. Essa informação que o sportv transmitirá é quente msm?
É.
O auspicioso vice-campeonato mundial conquistado por Nelson Piquet em 1980 fez com que a Rede Globo movesse céus e terras para reaver os direitos de transmissão da Fórmula 1 e desde o ano de 1981 até o recente GP de Abu Dabi são decorridas 534 provas em 31 anos e oito meses de transmissões ininterruptas e foi graças a essa cultura estabelecida, e também ao surgimento de uma geração primorosa onde os brasileiros se faziam protagonistas e mediam forças com os melhores pilotos do mundo, que nós adquirimos o hábito de torcer pelo esporte das quatro rodas com um fervor digno do que se via nas pistas. É certo que a Rede Globo não inventou a Fórmula 1, mas soube como captar as emoções do esporte, ademais, nos longos 24 anos em que o futebol nos sonegou uma Copa do Mundo foram os oito títulos mundiais da Fórmula 1 que mantiveram o Brasil no topo do esporte mundial e mesmo após a morte de Ayrton Senna os fãs do automobilismo no Brasil, embora nossos pilotos sejam hoje meros figurantes, mantêm o apego à categoria.
Embora eu tenha aversão ao ufanismo dissoluto do narrador Galvão Bueno durante as provas e tenha a impressão de que a Globo se abstém de criticar devidamente o desempenho dos pilotos brasileiros, tinha a impressão de que, a exemplo do que fez às vésperas dos dois turnos das eleições municipais, a emissora pudesse manter a transmissão da prova em Austin e a seguir exibir o jogo que lhe cabe no campeonato brasileiro, mas qual não foi (e ainda é) a minha surpresa ao constatar que, enquanto escrevo este texto, a grade de programação global de sábado e domingo ainda não está posta e se avoluma o alarido segundo o qual, em TV aberta, eu e milhões de fãs brasileiros de Fórmula 1 ficaremos sem a transmissão do evento durante o fim de semana. Reconhecer os méritos da Rede Globo é uma coisa, mas daí os pedantes dirigentes esportivos da emissora acharem que, por uma obediência cega, eu concordo com a supressão de uma prova de Fórmula 1 por conta de um jogo de futebol, já é demais. Pelo poder que tem, a emissora poderia sim exibir os dois eventos, ou será que ninguém foi capaz de antever o “choque de horários”?
Como se não bastasse o absurdo de ficar sem a prova de Austin vejo a Globo decair em seu conceito ao praticar uma política demente de autocensura, pois nada se fala sobre uma prova que, importante por si mesma, ainda pode decidir o campeonato de 2012. Minha sensação de revolta só aumenta e para piorar não foram poucos os casos que a emissora torceu, retorceu e distorceu a tabela do Brasileirão apenas para ter o que mostrar aos fãs do futebol e agora essa emissora tão poderosa é incapaz de encaixar a exibição de uma prova de Fórmula 1? Quantos dias e horários de jogos a Globo mudou ao seu bel prazer?
Vivemos num país onde impera a ditadura do futebol e com a supressão da prova em Austin a Globo dará mostras que só atende à sua própria conveniência e que parvos como eu nada podem fazer para mudar isso, nada podem fazer para assistir o que gostariam. Sem o GP dos EUA estaremos cobertos pelo manto espesso da arrogância global sabendo que a emissora é poderosa o bastante para exibir os dois eventos no domingo. Desgraçadamente o Sr. Bernie Ecclestone não parece vigoroso a ponto de exigir o cumprimento do que foi gravado em pedra. Nem todos sabem, mas a reestreia da Rede Globo na Fórmula 1 foi imersa em soberba, pois para não interromper “Os Trapalhões” e o “Fantástico” a exibição do GP de Long Beach (sempre nos EUA!) que começaria às 19h (horário de Brasília) de 15 de março de 1981 foi reduzida a três boletins de dez minutos exibidos às sete e dez, oito e cinco e oito e meia da noite. Rememorar tal fato não é agradável para mim, mas embora eu compreenda (embora não goste) a política de “exceções plausíveis” na não transmissão de algumas provas de Fórmula 1 não é cabível neste caso.
A prova belga de 2004 não foi ao vivo por conta da decisão do ouro olímpico no voleibol masculino em Atenas, o fiasco dos seis carros em Indianápolis em 2005 foi coberto pela Copa das Confederações num jogo entre Brasil e México, o GP da Espanha de 2007 foi cortado por conta da visita do papa e no ano de 2010 o atraso em razão de fortes chuvas levou o GP do Canadá para as calendas. Tudo isso eu sei e, ainda que relutante, posso entender as razões dos cortes, mas considerando que houve tempo e condições para se evitar o choque de horários nada justifica a supressão do GP dos EUA de 2012. Aliás, de tão revoltado e furioso que estou, quero saber se em 17 de novembro de 2013 terei cassado o meu direito de assistir a prova em Austin, ou melhor: gostaria de saber se algum dia eu verei esta prova ao vivo. Tudo bem que sou um reles e anônimo telespectador, mas tenho (ou tinha) cá meus direitos. Não sou daqueles que injetam passionalidade nas acerbas críticas que a Rede Record faz à Globo, todavia não transmitir o GP dos EUA de 2012 demonstra cabalmente que certas críticas têm razão de ser.
Maldita seja a letargia essa que institucionalizou a ditadura das transmissões de futebol!
Carlos Alberto Alves de Carvalho – Teresina/PI
Mandou bem pra car*lho,Carlos Alberto.
Perfeito!
Cara… Assina alguma TV que tem SporTV na grade. Para de sofrer por isso.
Esse tipo de indignação é ridículo. É óbvio que o futebol dá muito mais retorno que a F1 aqui no Brasil e a emissora, sendo uma empresa que visa lucros, vai sempre optar pelo melhor resultado. Qualquer empresa séria atuaria da mesma forma. Além disso, a tal “ditadura” do futebol que você diz não é criada pela emissora, e sim pelos interesses dos seus telespectadores. Cada um escolhe o que quer assistir. Se a maioria quer assistir ao futebol… Eu também não tenho nenhuma simpatia pela rede globo e sempre odiei as mudanças de data do futebol. Mas acho muito bacana por parte da emissora colocar essa transmissão da F1 num canal alternativo. Melhor do que nada.
Caro Carlos, você deve ser meu contemporâneo pois pelos detalhes que narra imagino que as idades sejam próximas. Sugiro que seu protesto , além do belo e incisivo texto, seja através da “não compra” de produtos de patrocínio do futebol da Globo. Foi o que eu disse à minha gerente do Itaú quando mudei para o Santander, foi o que eu disse para o atendente da Vivo quando mudei para a TIM. Parei de tomar a Brahma pelos mesmos motivos. Imagine se 100 mil insatisfeitos fizessem esse caminho, se a ditadura e soberba dos executivos subsistiriam perante a mão pesada dos anunciantes pressionando para não serem tomadas medidas que desagradem a quem assiste a TV. Acho que as cabeças que desejamos iriam rolar e alguma coisa aconteceria. Infelizmente o telespectador não sabe o poder que tem.
Forte abraço e parabéns pelo texto.
Obrigado Luiz, e a propósito: tenho um cartão Itaú e não uso.
Parabéns!
Coisas da Globo, aliás, como sempre, desrrespeitando o telespectador e pouco ligando para isso pois o que importa mesmo é o dinheiro. É a mesma coisa que estar fazendo sexo e na hora do climax alguma coisa acontece e a coisa vai pro brejo. Corrida que pode definir o campeão da temporada e só passa pra quem tem TV paga, ou seja, 2% da população. Uma piada, enquanto isso vão passar jogo do Parmerinha, que já caiu e só uns tontos acham que não e nem a torcida está interessada mais e isso pode ser comprovado quem viu o jogo lá em Prudente, interiorzão, onde um time desse e o Fluminense, campeão, foram jogar e tinha uma torcidinha de nada, com o estádio quase vazio. Um vexame.
Olá Fábio!
Se não me engano foi o Mika Hakkinen quem venceu essa corrida em 2001. Lembro que o Barrichello estava tirando a diferença e seu motor estourou há algumas voltas do final. Abraços!
Pra quem não tem SportTV (meu caso, que só gosto mesmo é da F1 na TV)
Tem algum jeito de assistir ao vivo pela internet ?
entra na comunidade da f1 no orkut la eles sempre postam link Streaming com sport tv para assistir eu posta la tb abraços
tenta por esse site http://www.rojadirecta.me/
vc deve conseguir assistir.
Bom dia, Fábio.
Queria saber se a BandNews vai transmitir a corrida ao vivo no domingo.
Não sei ainda.
Abs
O blogueiro e Flavio Gomes na sessão #oquefizemosemindianapolis, seria comparável ao #oquefizemosemimola?
Nada a ver com o nova pista dos USA, só que a declaração que Villeneve deu no site, aponta Sebastian Vettel como criançola, fato mostra que o bicampeão Vettel tem 24 anos , e tem sua personalidade de acordo com a faixa etaria,. o que me indiguina é Villeneve não ter conseguido além de ser campeão de F1 , não dando direito a ele de criticar
quem quer que seja, Julie V. deve ficar só asisstindo e ficar calado para não enrolar o caldo, se ele é fã de Alonso tudo bem , só o errado é julgar um piloto arrojado como Sebastian Vettel. Alonso tem muita experiencia e joga tudo a seu favor , porque vc não relembrou a batalha de Alonso x Hamilton que não se submeteu a capricho de Domdicklevavantagem Fernando, simples personalidade forte onde o boneca sentiu ultrajado….
Dá uma bitoca no Vettel…
Quem é Villeneve? Não conheço, depois de 1993, onde tivemos o ultimo verdadeiro campeão de F1, não vi nada até 2007. Neste período só tivemos trambiques e armações, além é claro de cabeças de bagre e até por isso o sr. Rubens conseguiu se manter tanto anos na F1.
Sim quanto as declarações deste cidadão que tem o nome parecido com o de bairro chique, é pura inveja de um piloto que com pouco anos de idades e tempo de F1 vem detonando tudo e sem trambiques, armações, e sem a protetoria da FIA.
Tirando Vettel, Coba, Talvez Perez e Kimi, o resto é tudo saco e propaganda, e que na verdade só estão ai pelo dinheiro que levam. Enquanto pilotos como o próprio Lucas (piloto excelente, rápido e inteligente), estão fora da F1 e não só o Lucas outros bons pilotos que não tem dinheiro, mas tem muito talento. Abs
Hamilton e Alonso só estão na F1 pelo dinheiro que levam?!
Vê-se que você entende muito do assunto hein… Francamente, seria melhor ficar quietinho ao invés de digitar bobagens.
Ser fã de alguém é uma coisa, falar bobagens dos adversários desse seu ídolo é no mínimo infantil.
A Globo parece que definiu que não transmitirá a corrida ao vivo, preferindo ao jogo Flamengo e Palmeiras. Eu, como a imensa maioria dos brasileiros, não sou assinante de TV paga, portanto, perderei a corrida. Quanto ao futebol, poderá ser visto o mesmo jogo na Globo e na Band, como sempre ocorre aliás. Isso é um total desrespeito àqueles que acompanham a Fórmula 1 e não poderão assistir à uma corrida decisiva.
Para aqueles que não concordam com essa atitude da emissora há uma forma de pressioná-los. É através do boicote aos patrocinadores do Brasileirão na Globo. São eles: Itaú, Sundown, Brahma, Vivo, Coca-Cola e Volkswagen. A ameaça de boicote sobre os patrocinadores do Domingão do Faustão e do BBB fez com que essas pressionassem a Globo a conter abusos e baixarias nesses programas. De minha parte, na medida do possível, evitarei produtos dessas marcas. É a única forma, que vejo, para protestar contra esse descaso da emissora.
Amigo, hoje em dia temos muitos bares que possuem o SPORTV, pode ter certeza que a procura por estes lugares vai ser grande, fica a dica e ainda aproveita e toma uma cervejinha.
A globo deveria abrir o sinal da sportv p/
todas as operadoras , já que não vai
passar ao vivo …..
vai abrir, o SPORTV vai passar o treino classificatorio e a corrida ao vivo.
Já abriu….vai ser lá mesmo a transmissão.
Quem diria, a imbatível dupla Fabio Gomes e Flavio Seixas ao vivo em “A morte pede carona”. Eu, hein…
E vamos a Austin, pena que não vou poder ver ao vivo, devo (eu e milhões de paulistanos) estar na estrada na volta do feriado, mas a expectativa é das melhores.
Transmissão ao vivo da corrida somente pelo canal pago Sportv…
Quem não é assinante, que se dane ou assista ao jogo que pode culminar no rebaixamento do Palmeiras.
Padrão Globo de qualidade, fazer o quê.
Eu gosto muito dos narradores e do Lito Cavalcanti, entretanto a transmissão do Sport TV é consideravelmente mais pobre em dados da pista!
Iaii, a globo ja passo a programação? Vai ser jogo ou F1??
Abrs
Respostas, aqui: http://tazio.uol.com.br/f1/globo-encerra-dilema-e-anuncia-que-nao-vai-transmitir-gp-dos-eua
Esse site do tazio esta com virus segundo o Chrome.
“O website a seguir contém malware!
O Google Chrome bloqueou o acesso a tazio.uol.com.br agora”
Mas só nessa noticia que acontece o virus
Ta certo, obrigado.