A conquista do respeito
09/11/12 03:00Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…
Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.
Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.
E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.
Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.
Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.
Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.
A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.
Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.
Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.
A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.
Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi
Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.
Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.
Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Avalio que o ¨feito¨do Vettel foi importante somente porque praticamente selou o destino do campeonato. Nesta prova em questão, ele contou com muitos abandonos e erros de pilotagem a sua frente, além dos dois safety cars. Só com os acidentes e erros, ele ganhou umas 10 posições. Sem tudo isso e principalmente sem o kers, mesmo sendo um grande piloto, ele jamais conseguiria.
O Vettel é muito talentoso, campeão e tudo, mas não foi nessa prova que mostrou toda essa competência que você escreve ai. Ele deu foi muita sorte ! Não fosse as bandeiras amarelas chegaria em décimo lugar.
Outra clássia é aquela do Schumacher na Bélgica (1995?), que ele largou em 16º, foi passando todo mundo e segurou o Damon Hill com pneus slick na chuva!
Muito tem se falado de que ainda Vettel foi ajudado por dois SC y pq sairam comcorrentes em dois acidentes. Vejamos então:
1° SC, Vettel estava em 13, graças a velocidade baixa quase teve um acidente e quebrou o bico, apos o final do SC estava de último de novo. [FALSO].
2° SC, Vettel estava em 4, a 13 seg do Button quem brigaba com Alonso falatando 20 voltas pra o final. Vettel com pneus macios novos, e os outros dois com Medios usado. Alguiem duvida de que Vettel não tivesse alcansado eles (e de repente pasado os dois)?
Os acidentes: Simples, os acidentes sempre ocorreram com gente que estava atras do Vettel.[Mais duas vezes FALSO]
E encima de tudo isso, o cara leva tudo na brincadeira e sem grilos nem trcadilhos para andar explicando nada.
Vcs imaginam o barraco se fosse o carro do Alonso que tivese ficado sem gasopa?
Fabio,
Assisti a corrida duas vezes, uma pela BBC e outra pela Sky e discordo da tua opiniao. O Vettel foi muito sortudo. Sim largou dos boxes com um acerto para corrida e nao para classificacao (marchas mais longas), pneus zerados. Chegou nos ‘retardatalhos’ e tocou. Quebrou a asa e deu muita sorte pois quando voltou aos boxes teve um safety car que eliminou qualquer recuperacao de lugares necessaria em termos de tempo. Claro teriam posicoes a serem ganhas mas estas foram os ‘retardatalhos’ os mesmos que qualquer um ultrapassaria e as toro rossos que ate sairam da pista para deixar o Vettel passar. E os outros? Foram para os boxes enquanto Vettel ficou na pista por causa do safety car. O mesmo ocorreu quando Vettel esticou a vida dos pneus e nao deu outra teve que ir para os boxes trocar para os macios (os mais rapidos). Voltou e os 20 segundos que tinha atras dos outros carros a sua frente com pneus duros (os lentos) foram tirados por um segundo safety car. Vettel entao tinha entao nao mais de meia duzia de carros a frente, com pneus mais usados e mais lentos. A unica coisa que eu realmente tiro o chapeu para ele foi a ultrapassagem no Button. Ou entao esta ultrapassagem e vai ser largo assim sabe la aonde. 2 safety cars no colo? Vettel e’ bom, nao tenho duvida mas muita gente le somente os numeros e nao os fatos.
Jamais vou desmerecer o feito nem o excepcional talento de Vettel
Porém tenho que reconhecer que os 6 últimos carros do grid não são dignos de F1
Ele passou dois destes numa reta só Se estivessem os seis enfileirados, teria-os passado também
Reconheço que foi uma bela corrida sim, de um grandioso talento, também
Mas enalteço duas provas não citadas na matéria O maior show de piloagem e circuntâncias de Senna em Donington Park 1993 e o maior show em pista seca (e uma das maiores demonstrações de superioridade que vi), que foi a última prova de Schumacher no Brasil em sua primeira aposentadoria
Com carros infinitamente mais equalizados como os do atual grid, Schumacher teria aplicado 1 volta em praticamente todos, inclusive em Massa, o vencedor da prova, se tivesse aquela tocada sem o problema do furo do pneu na largada
Vale lembrar que tínhamos na pista nomes como o campeão Alonso e Raikonnen, além do promissor Kubica
Não consigo ficar deslumbrado com a corrida de Vettel, infelizmente Feito maior foi ter vencido com uma STR, na minha opinião
Venceu a prova seguinte, em Cingapura, depois fez pole, melhor volta e venceu no Japão. Apenas uma semana depois, ganhou o GP da Coreia do Sul e ontem conquistou o quarto triunfo consecutivo, algo inédito na carreira.
pooo teve o acidente na largada de cara, teve a batida do massa com o webber e teve safety car e momento que ajudou muito o Vettel…
Gostei muito do texto…
Mas ja estamos cansados destes rosalenistas como diz BIPOLAR toda hora. TODOS sabem q Alonso é um excelente piloto, o melhor em atividade na opiniao da maioria, inclusive a minha.
Mas so porque ele é bom NAO PODEM EXISTIR OUTROS????
Poxa o mais bacana de uns anos para ca foi o surgimento de Hamilton e Vettel, a F1 voltou a ter graça, realmente vcs preferiam a época de Schumi?? Quem concorria com ele?
Incluimos neste seleto grupo o homem de gelo p nao sermos injustos, queria muito ele na Mclaren p dar trabalho de verdade e digo mais queria Kubica tb neste bolo, uma grande perda p a nossa epoca, um baita piloto q com certeza seria campeão mundial.
O legal é a disputa, negar o talento de Vettel nao da mais, como o de Hamilton (fez pole desbancou as RBR q todos dizem ser o melhor carro disparado que nao concordo, entao pq Hamilton fez a pole?).
Viva a concorrencia, deixem o Blogueiro constatar um fato, mesmo ele sempre afirmando q Alonso é melhor.
Se alguém tinha dúvidas (até o Alonso) não tem como persistir. O cara concorrendo a título cresce nas horas certas e Vettel mostrou isso, um controle emocional fora de serie desde cedo, bem superior ao Hamilton. E atitude tambem nao falta, mesmo sendo Button quantos colocariam o carro por fora naquela condicao com varias batidas naquele ponto durante a corrida e mesmo sem a ultrapassagem continuaria à frente de Alonso no mundial.
SEM MAIS
Abs
vettel so chegou em 3ª pelo safety car , pois se nao fosse isso nao iria chegar tao na frente em uma pista tao dificil de passar
Ah se o Alonso fosse brasileiro ein Seixas…….
A coisa e bem simples :
Quem tem o melhor carro sempre tem obrigação de vencer todas as provas……
Sair em ultimo e chegar em 3 com um carro meio segundo mais rápido que todos e obrigação ………
P S: O que na Benetton do brigadores era falcatrua na RBR chama de genialidade ……
CURIOSO COMO VOCÊ IGNORA OS COMENTÁRIOS SOBRE A SUA IDROLATRIA A FÉTTEL E NÃO COMENTA NADA NO BLOG, NÃO É MESMO!
FÁBIO: VOCÊ E O REGINALDO LEME PODEM DAR AS MÃOS E COMEMORAR O TRICAMPEONATO DE “FÉTTEL”. É IMPRESSIONANTE COMO VC NÃO CONSEGUE DISFARÇAR!!!!!
Prost em 88 tinha um carro igual ao de Senna, mas o carro do francês tinha problemas no câmbio e ele não pode resistir ao ataque do piloto brasileiro. Mas isso não tira o mérito do Senna. Sorte tb faz parte da corrida.
Boa tarde Fábio Seixas,
De fato, é um quadro bem escrito e bastante explicativo do seu Post.
Primeiro. O que de muito extraordinário fez Vettel chegando em terceiro lugar no Grand Prix de Abu Dhabi, em comparação aos outros grandes pilotos que venceram corridas adversas. Sendo estes os pilotos que citou: Senna, Barrichello, Räikkönen e Watson?
Resposta. Eles não retornaram pela segunda vez para o último lugar e novamente retornando, chegando ao pódio. Entenderam? Não?
Segundo. Está bem, tá certo que Vettel não venceu a corrida… Mas, e se o alemão tivesse vencido? Com certeza, não seria celebrado como o maior piloto da F-1 atual, desbancando Alonso deste posto?
Terceiro e último. Sem dúvida nenhuma, Sebastian Vettel finalmente conseguiu se consolidar como um dos melhores pilotos da atualidade, e também, em comparação aos outros grandes pilotos do passado. Vettel estabeleceu de vez a sua supremacia na F-1… A não ser que outros excelentes pilotos da F-1 atua não deixem que isso aconteça: Fernando Alonso – que se aposenta em 2016 na Ferrari (será?) –
lutará sempre por títulos mundiais; Lewis Hamilton, o novo piloto da Mercedes. Se tiver um carro fora de série, lutará pelo título de 2013; Kimi Räikkönen, caso tenha uma Lotus pronta para lhe dar vitórias e chances para disputar o mundial de F-1 de 2013, poderá ser um dos candidatos certos para ganhar o título mundial.
Acho que é só isso…
Valeu galera. E que venha o Grand Prix dos EUA.
fabio, nem a globo nem a sportv vao transmitir ao vivo a etapa de austin da f1, existe alguma outra forma de se assistir ainda ao vivo?como serah a transmissao da band radio?grato.
Quem tem talento nessa história toda é adrian newey, ele sim merece o respeito porque se o vettel tivesse o mesmo carro do alonso ia ficar como o felipe massa, ganhar na fórmula 1 de hoje basta ter o melhor carro e pronto…
Gostaria de lembrar um detalhe ao Sr. blogueiro, mas antes disso, gostaria de tecer um comentário, que acho muito interessante.
Mais uma vez, observo alguém cometendo uma grande injustiça com Airton Senna da Silva. Dentre os pilotos, que hoje alinham em um grid de uma prova de Fórmula 1, nenhum deles, tem talento, que se equipare ao que Airton Senna da Silva tinha, quando estava disputando um grande prêmio, ao volante de seu Fórmula 1.
Posso dizer que existe um excepcional: Kimi Raikkonen. Abro um parêntese para dizer que fiquei de alma lavada, devido à maneira como ele reagiu às orientações do tal engenheiro…Engenheiro do que? Alguém sabe? Bom, deixa para lá! Kimi Raikkonen demonstrou todo o incomodo, que um profissional do seu nível sente, quando está sendo tratado como uma marionete. Ele mostrou para todos que assistiam o Grande Prêmio de Abu Dhabi, com duas frases curtas e objetivas: “Just leave me alone; I know what to do” e “Yes, Yes, Yes…I’m doing all the time. You don’t have to remind me”,`que não necessita do uso da telemetria para fazer o acerto do seu carro, assim como também, para saber o que está acontecendo com o seu fórmula 1, durante a disputa de um Grande Prêmio. Ele é excepcional, não só pelo talento, mas também, por ser muito veloz. O que para muitos, parece ser quase falta de responsabilidade, a maneira dele dirigir; é na realidade, a demonstração da segurança e da habilidade que um piloto de Fórmula 1 deve ter para fazer uma ultrapassagem, como aquela que ele fez sobre Michael Schumacher no Grande Prêmio da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, na famosa descida do trecho “Eau Rouge.
Há um outro que eu considero um piloto excelente: Fernando Alonso. Sobre esse, sinceramente, não tenho muito o que falar. Foi bicampeão, quando teve em mãos o melhor equipamento. Quando esteve na equipe Mclaren, no ano de 2007, não tendo condições de enfrentar Lewis Hamilton nas pistas, partiu para chantagem sobre Ron Denis, ameaçando-o com a entrega de e-mails para a FIA, que comprometeriam a Mclaren no escândalo da espionagem. Exigia ele, o status de primeiro piloto. Seria bom que todos, antes de tecer críticas sobre o comportamento de Felipe Massa dentro da equipe Ferrari, lembrassem do ano de 2007, de Fernando Alonso e da Mclaren. Não posso também dizer que um profissional é o melhor dentro do que faz, quando ele lança mão de artifícios sujos e desonestos, como foi o acidente de Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura de 2008, do qual ele se valeu para vencer a prova. Se ele é tão bom o quanto dizem, por que em todas as equipes que ele entra, sempre procura eliminar, aquele que, teoricamante, seria seu principal adversário, já que disponhe do mesmo equipamento? Acessem essa página na net, que vocês conhecerão um pouco mais sobre Fernando Alonso: http://grandprixweb.blogspot.jp/2007/09/alonso-mclaren-o-fim.html.
Lewis Hamilton é muito veloz e arrojado, mas muito inconstante. Mesmo assim, se nessa temporada, seu Mclaren não tivesse tido tantas panes, certamente, também, estaria disputando o título. Quanto à sua transferência para a equipe Mercedes, só o tempo dirá se agiu certo ou não.
Sebastian Vettel; ainda o considero, apenas, um piloto muito bom. Quando tem um equipamento igual ao dos outros, leva tempo e não consegue acompanhá-los. No Grande Prêmio de Abu Dhabe, foi ajudado pela superioridade do carro e, também, pelas duas entradas do safety car. Nesse Grande Prêmio, se existe alguém que mereça enaltecimento, esse é; Kimi Raikkonen, que venceu, pilotando um equipamento extremamente inferior ao equipamento de Fernando Alonso e ao equipamento de Sebastian Vettel.
Bem, antes de comentar a respeito do detalhe, gostaria de pedir desculpas ao Sr. Fábio Seixas e, também, gostaria de lhe dizer que o considero um excelente profissional.
Os detalhes são muitos, mas vou citar apenas um: em 1983 e em 1988, ainda, não havia o safety car. Portanto, nem John Watson, nem Airton Senna da Silva, foram ajudados por esse equipamento de segurança, já que o mesmo, foi introduzido nas corridas de Fórmula 1, a partir do ano de 2000.
Como considerações finais, posso dizer que Rubens Barrichello, quando disputou e venceu o Grande Prêmio da Alemanha de 2000, que foi disputado no circuito de Hockenheim, foi ajudado por uma invasão de pista e por uma entrada do safety car. Além disso, foi muito corajoso quando resolveu terminar a prova sem trocar os pneus slick, usado em pista seca, pelos pneus biscoito, usado em pista molhada. Evidentemente, depois disso, ele demonstrou ser excepcionalmente habilidoso para manter o carro na pista e levá-lo até ao final da prova, quando recebeu a bandeirada da vitória. Kimi Raikkonen, também, foi ajudado pela entrada do safety car. Para encerrar, tenho a necessidade de dizer que não estou querendo tirar o mérito da vitória de Rubens Barrichello, nem da vitória de Kimi Raikkonen e nem da vitória de Sebastian Vettel, mas, que estou querendo apenas mostrar o abismo que há entre o feito de Airton Senna da Silva e o feito dos outros pilotos, com exceção de John Watson, que foram mencionados na matéria. Airton Senna da Silva é uma lenda e como tal deve ser tratado. Entrem nesta página do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=_k057ztHj1Q&feature=related, e tirem suas conclusões. Abraços a todos.
Todo esse blablabla chato, redundante, metido a fanático especialista em Senna, e ainda escreve Ayrton com “i” várias vezes.. Não sabem nem como se escreve o nome do ídolo que ele defende.. assim é impossível começar uma conversa..
É difícil encontrar torcedores do Ayrton que sejam ao menos razoáveis nas argumentações….
A cara de Alonso no podium resumiu todo o sentimento do espanhol.
Não acreditava que o cara que largou dos boxes chegou em terceiro.
Devia pensar:
– Onde estava Massa que não segurou Vettel por algumas voltas?
Camisetas Retrô da Formula 1:
http://www.stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx
Para relembrar : duas corridas para terminar 2012, ok fica duas perguntas? 1ª Mac Laren não se precipitou em contratar Perez, não fez mais nada depois do contrato com M.Laren. 2ª Bruno Senna fez muitas corridas na William para ter o posto em 2013. Esta insistencia de Toto Wolf num piloto Bottas que só fez testes para atrapalhar Senna. Não será uma atrapalhada , e Franck Williams vai admitir tal desvaneio, e colocar mais uma vez a equipe em desvantagem? Um piloto F1 leva tres anos para ficar pronto, em 2013 é a vez de Bruno pode acreditar
não precisa ser expert , é só observar e acompanhar a evolução , será uma grande perda para Williams pode crer.
Voltando ao tema apenas foi incrivel a corrida Abu dabh , marcou a diferença entre pilotoss e “PILOTO” sim com maiúscula foi apenas a prova de que um novo herói está surgindo Vettel tem condições de ser um multi campeão esperem para ver este cidadão da velocidade até 2017 , a tendencia é pulverizar recordes pode acreditar. abs
Piquet, não me lembro em que ano, teve um pneu furado logo depois da largada, foi para os boxes e voltou em último, acho que foi em Michigan. Terminou em segundo, atrás de Senna. Em sua fantástica recuperação, na saída do túnel e antes da chicane, passou de uma só vez Mansell e Prost.
Em resposta ao Sr. Rene Fernandes,
Eu deveria tê-lo ignorado mas, não concordando com a sua postura devo dizer-lhe que o Sr. é um Mal Educado. Vivemos em uma Democracia , onde cada qual tem a
sua opinião, e devemos sempre respeita-la.
Caso o Sr. discorde da minha opinião, como a dos demais participantes argumente com a Educação , que esse BLOG merece. Aliás….O comentário feito é A CONQUISTA DO RESPEITO…. e quem não gosta de ser
respeitado………
Perfeito Fábio. Não sabia da história do Watson. E relembrar tudo que você falou foi ótimo. Mas o feito de Vettel é o principal. Semana antes, o espanhol e Massa duvidavam da pilotagem do alemão, tiveram como resposta o inesperado pódio do Seb. Alonso sem dúvida fez um ano excelente, mas o que me priva em torcer pra ele são esses comentários, a pouca modéstia etc.
Parabéns pelo post Fábio.
Excelente recuperação. Mas, temos que lembrar que as duas entradas do safety-car foram preponderantes para o resultado da corrida.
Quer um conselho? muda o nome do blog para, BLOG DO VETTEL, mas que puxação de saco cara? Que coisa chata, com o carro que ele tinha, 2 paralisações com safety car e vários acidentes ficou fácil, tinha é que ter ganho, nenhum carro fez resistência de fato ao -carro- vettel.
Excelente post, Fábio! Concordo plenamente!
Você Fábio Seixas tinha que citar o último pódio de Emerson Fittipaldi na F1 que largou em 24° e último e chegou em terceiro na primeira vitória de Nelson Piquet num Skol-Fittipaldi em Long Beach 1980. O Vettel é um cara de outro planeta e tem um grande parceiro, o mago Merlin da RBR Adrian Newey.
Fábio,
Quem sou eu para te sugerir algo, mas é sempre mas, então, diria para não contar que título ficará com o Vettel, pois se a RBR quebrar em Austin, acabou para ele.
Só para refrescar, o Kimi com um carro pior tirou o título de Hamilton e Alonso de na última corrida, além do Massa que foi campeão por alguns segundos e perdeu para o Hamilton.
Vai que né… vai saber…
Algo notável é ver que o webber, que tbem é bom piloto, largou na frente e chegou junto do vettel, mesmo torcendo sempre pela ferrari, dá gosto de ver como ele se destaca e deixa claro que ele vence não só pq o carro é bom, mas pq o conjunto é muito bom!
Fabio, lembro até hoje desse seu post aqui com a foto do Vettel e a cara de moleque dele (no sentido de garoto mesmo)
http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2007-07-29_2007-08-04.html
E de outro, antes dele entrar na F1, dizendo que ele já era alvo de disputa entre a BMW, pela qual correu antes da F1 e a Red Bull, que já era patrocinadora dele.
Vettel já é um dos grandes da F1 e pode se tornar um dos maiores.