A conquista do respeito
09/11/12 03:00Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…
Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.
Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.
E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.
Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.
Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.
Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.
A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.
Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.
Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.
A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.
Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi
Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.
Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.
Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Post totalmente passional escrito por um fanboy. So não sei se do Vettel o dos loiros (Kimi e compania). Muitos menos o único adversário que impôs alguma resistência foi o Grojean quem via a corrida viu como termino resto foi no poder do RB8 e graças ou carro de segurança.
ESSE JORNALISTA FALOU NO PIT STOP DE Nº 235 QUE O VETTEL GANHOU OS DOIS ULTIMOS CAMPEONATOS COM OS PÉS NAS COSTAS. VOCÊS ESPERAM QUE ELE DIGA O QUE. O PIOR É QUE ELE NÃO ASSUME QUE É TORCEDOR. ISSO É QUE DOI.
Conquista de respeito, tenha dó meu caro, você esta menoscabado com o Senna; Shumi; Alonso; Hamilton e até mesmo com Kimi e Button. o Vettel vem a três anos consecutivos pilotanto o melhor carro da F1, só agora ele conseguiu fazer uma corrida de meia recuperação e você tem a cara lavada de ressalta-lo. francamente seja menos torcedor e mais reporte. RESPEITO SUA OPINIÃO MAS VOCÊ É UM REPORTE.
Cada corrida com suas nuances; o Vetel não faria o que fez; sem as entradas do Safety Car!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos ter ciência nos comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A vitória de Senna em 88 foi mágica! O adversário era ninguém menos que Prost, correndo sozinho na frente (quando sempre foi muito rápido…), com carros iguais, valendo o primeiro título mundial para o então desafiante brasileiro. Não teve SC, não teve estratégia diferente de pit stop ou escolha diferente de pneus. Ambos largaram com o que tinham de melhor e, antes da metade da corrida, Senna espreme sua McLaren entre a de Prost e o muro dos boxes para assumir a ponta, deixando o francês para trás, impotente. Acho que, por isso tudo, esta recuperação foi única!
Olá Fábio, a respeito da ultima frase deste post, queria dizer que como fala uma certa propaganda: pra tudo neste mundo existe um tal de cartão de crédito, mas ver o Malonso com aquela cara não tem preço… KKKKKKKKKKK!!!!!!
José Luis, o que a Ferrari tem de inferior são aquelas “pecinhas” que vão atrás do volante…
Jim Clark em Monza (1967). Largou na pole, na 14º giro teve que trocar um pneu e perdeu mais de uma volta com relação aos líderes. Voltou e dirigiu como um capeta, quebrando recorde atrás de recorde do circuito, chegando a igualar o tempo da pole. Retomou a liderança, mas infelizmente o carro teve um problema na última volta e ele não pode vencer.
Acho que faltou Jenson Button no canadá, que foi brilhante naquele GP.
O Vettel sem dúvida é um bom piloto. Mas ainda acredito que ele está apenas entre os cinco melhores do grid.
Que o Vettel tem talento tem, agora por favor, um pouco de racionalidade também não faz mal a ninguem, foram 2 safety cars.
(1 safety car), vettel parou e foi pra ultimo? sim…mas ninguem parou, ou seja, foi pra ultimo com pneus novos colado em muitos adversários de pneus velhos… além de passar na pista quem tiha pneu velho, ainda passou quando os mesmos fizeram pitstop, ou seja, deu pulo do gato.
(2 safety car) simplesmente ele parou 1 volta antes do safety car! tirou um prejuizo de + de 20 segundos pro button em 1 volta! e ainda tinha o brinde que tava de pneus novos!
Foram 2 golpes de sorte, imagina se numa corrida o Ricciardo para 2 vezes e depois de cada parada ocorre um safety car e ninguem para pra trocar pneu em 1 delas? garanto que ele chega em 4 ou 5, visto que o Vettel só nao chegou no Alonso pq n tinha velocidade de reta pra passar o Button e perdeu mto tempo.
Não é desmerecer, so to falando de 2 fatos raríssimos de se acontecer na f1 que ajudam qualquer piloto.
E sobre a ferrari não ser ruim, alguem me explica como largar em 6 e 7 e sempre chegar em 2 ou 3? quantos pilotos fazem isso TODA corrida? é so reparar que toda toda corrida o alonso em até 2 voltas passa 2 caras no mínimo, e isso faz a diferença no resultado final da corrida.
GP da europa – 4 ultrapassagens em 3 CURVAS
GP de monza – 4 ultrapassagens em 1 volta
GP da india – passou 2 mclaren
2 Qualify na chuva – 2 poles (quando no seco era 6 ou 7)
Concordo com o Burti, são esses pequenos fatos no começo de cada corrida que so o alonso faz que ainda o mantém vivo no campeonato, se ganhar é 90% dele e 10% da ferrada.
Fábio, esqueceu do Button no Canadá no ano passado!!! Ficou em último diversas vezes na prova e venceu!
Para mim Vettel conquistou o respeito muito antes dessa prova. Ele venceu em Monza com uma STR. Ele andou na frente com a mesma equipe em outras corridas.
Quando teve carro superior não desperdiçou oportunidades e venceu sempre.
Ainda acredito que não está no mesmo nível de Hamilton e Alonso, mas juntos formam um trio de grandes pilotos da F1. Raikkonen fica em quarto, junto com Button.
Nesse campeonato Alonso só ganha, se Vettel for mal nas duas corridas que faltam, mas mesmo assim foi um ano bacana.
Mas acredito que ano que vem teremos de 4 a 5 equipes brigando pelo título, que será muito legal. Essa nova F1 (2010-hoje) está sensacional.
Abraços e parabéns pelo comentário!
Uma vez perdi o metrô na Carioca. Subi as escadas e fui correndo pela Rio Branco, pegando o vácuo de vários pedestres. Devo ter ultrapassado umas 100 pessoas. Consegui chegar na Uruguaiana e o metrô chegou logo em seguida, uns 30 segundos depois. Tudo isso sem Safety-Car.
vai me desculpar , mas o vettel soh se torna bom piloto e faz suas “magicas” qd o adrian newey inventa alguma forma de “burlar” o regulamento e fazer algo que sempre se suspeita , porque todas vezes que aparentemente teve carro igual aos de hamilton e alonso ele sempre perde
Gostei muito do artigo. Sem desmerecer ninguém. Hoje é difícil alguém que elogie os feitos humanos. Uma pena que continuemos com a mesmo obsessão pela vitória e não pela beleza do processo.
Pois é. Mas muita gente acha que elogiar um piloto significa automaticamente desmerecer outros. É triste.
Abs
Fábio. Tudo bem entendo sua empolgação…
Mas acredito que há um pouco de exagero… Assim como ele teve azar e caiu pro fundão na por um toque… ele teve uma incrivel sorte com o safety car… caso contrário seu resultado seria uma fração do que foi… então, por favor, menos… E não estou tirando mérito dele… ninguem que tem a chance de se sagrar tricampeão mundial é normal… Mas até o momento ele não demonstrou a genialidade de outros tantos… Mas acho que ainda demonstrará… Grande abraço.
Fabio, eu seus arquivo, memórias, etc.. você sabe de algum piloto, na F1 moderna, que foi campeão sem o melhor carro? Eu nao me lembro de ninguém campeão sem o melhor carro, mas você é o especialista..
Abs,
Ae Fabio, vc se parece com esse personagem aqui ó, do desenho family guy! http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/fe/Glenn_Quagmire.png
Eu coloco nessa lista duas corridas do Piquet em 87 onde teve o pneu furado e caiu para a última posição e em ambas chegou em segundo. Só não venceu pq o Mansel era o piloto da outra Willians. Isso com certeza foi decisivo para o Tri conquistado naquele ano.
Vish, complicado isso heim…. de todos os exemplos os “bons” venceram. Vettel foi misero 3º lugar, ajudado por 2 safety cars, q reuniu o grid.. affeee.
Depois diz que não é torcedor, olha aonde ele quer colocar o Vettel!!! O pior é que nenhum outro piloto teve esse destaque no post, apos quase uma semana da corrida. Da lhe torcedor.
Fábio, quando os comentários passam dos 170, vc ainda os lê ??? rs
Leio. Todos.
Abs
Eu citaria um caso esse ano ainda, sei que não foi uma recuperação de ir lá pra trás mas foi algo lindo de se ver: Grande Prêmio do Canadá.
Hamilton ,lider, para nos boxes a menos de 20 voltas do fim, vai parar em terceiro, e faz essas voltas perfeitas, ultrapassando novamente todos e voltando a liderar a corrida.
Agora virou moda falar que o Vettel so fez o que fez por causa do safet car, por isso e por aquilo. E que ele só ganhou os campeonatos porque tinha o melhor carro. Vamos esclarecer para os curiosos que formula 1 é composta por carro ( que envolve equipe, projetista, pit stop ) e piloto. Um não funciona sem o outro. Eu sou fâ do Ayrton, acompanhei a carreira dele inteira, mas foi um cara que só ganhou campeonato com carro bom. Com carro ruim ganhava 2, 3 corridas e terminava em 2 ou 3 no campeonato ( lotus e mc laren 92 e 93 ). Normal, assim como faz hoje O hakkinen, o Alonso e tantos outros. E para aqueles que já se esqueceram o Ayrton, com um carro ruim dava mais piti que o Alonso. Lembrem-se da temporada 93 onde ele assinava com a Mc Laren por corrida, pois queria precionar o Ron Dennis a melhorar o carro. É engraçado essa puxação de saco com o Alonso. Me lembra muito o Prost. Claro que era um piloto dos mais completos, mas ambos ficaram conhecidos por ter muuuuuuuuuuita sorte na pista. Ficam falando que o Vettel só chegou em 3º porque teve safet car. E o Alonso? Só chegou em 2º porque o Hamiltons saiu, e porque o Webber fez lambança, e porque o massa não existe, e etc… Só vêem o que ajuda os outros. O que ajuda o espanholzinho não existe. Desculpe, mas falta de carater não substitui talento, schumaquer e alonso sempre estarão no lado negro da formula 1. Prefiro ver um Madonado campeão por sorte do que um Malonso por mérito. Vamos ter dignidade em tudo, acima de nossas paixões.
Até quando as pessoas vão continuar a acreditar que o carro da Ferrari é inferior ???
O Carro da Ferrari é inferior. Maclaren e RedBull estão a frente.
Impressionante como as pessoas caem no mkt pessoal do alonso.
Até colocarem um piloto de verdade no lugar do Massa….kkkkkkk.
Me venho fazendo essa pergunta a muuuito tempo.
Até quando as pessoas vão continuar a acreditar que o carro da Ferrari é superior ???
concordo com vc…FERRARI tem um carro tão bom como o da RED BULL …talvez até melhor..haja visto q nunca deixou o alonso na mão nenhuma vez.
essepessoal ainda coloca meia na janelinha esperando Papai Noel! rssrsrsr
Comento aquí, porque no site da Folha os trogloditas-censores que estão de plantão, resolveram classificar meus comentários com um “perfil bloqueado” e portanto impedindo de publicar minha opinião. Já se foi o tempo da Folha “de rabo preso com o leitor”. Hoje, ela ameaça você com prisão.
O que acontece é que ao Alonso não é dado, internamente, um competidor. O Massa está alí apenas como coadjuvante do Campeonato de Marcas. Já na RedBull o negócio é muito disputado. Então o Vettel está sempre alerta e não se descuida nunca, que atrás vem gente da qualidade de M. Webber. Enquanto esta situação perdurar, a Ferrari e seus pilotos estarão sempre patinando em areia movediça. O dia que Alonso e Massa disputarem uma curva lado a lado, a Ferrari voltará a ser campeã juntamente com um de seus pilotos. O resto é conversa prá boi dormir!
É o único carro que não quebrou até agora. Só ficou de fora porque se envolveu em acidente por estar largando no meio do grid. Ninguém fala que o Alonso é ruim na classificação.
Boa!!
Não sei de onde os comentaristas de F1 tiram isso.
Desde Mônaco a Ferrari se mostra bastante competitiva.
A equipe trocou tudo no carro dele; ajustou tudo; mudou o câmbio e a relação de marchas para ganhar velocidade; modificou a suspensão; colocou o bico móvel para ajustar a asa dianteira; teve o Webber para bater em todo mundo e limpar o grid; contou com 2 entradas do safety car; tem um baita dum piloto…terceiro lugar foi pouco.
Tinha que vencer a corrida. Deixe de ser ôba…ôba…meu! Se é Felipe Massa que tivesse feito o que fez Webber, ele estaria sendo execrado. Se fosse a Ferrari a mudar tudo, ela seria criticada; se utilizasse o bico flexível, seria desclassificada por vocês. Acorda meu! A gente tem que ler tudo sim, mas… péra lá! Caldeirão também tem tampa!
Menas! Menas! Please.
Tem mais uma coisa: quando Vettel saiu da Toro Rosso para a Red Bull, estava sendo assediado por várias equipes, e fez uma aposta correta (apostou em Newey, sabia que a equipe tinha grana, etc), mas na época não sei se lembram mas a Red Bull era uma grande m. Eu mesmo, torcedor dele, pensei: “Burro! Por que fez isso?! Por que não foi para uma equipe boa?!”. A Red Bull cresceu foi depois da entrada do Vettel. Isso faz parte de um grande piloto também, como foi com Schumacher/Ferrari.
As pessoas não querem ver, mas o campeonato deste ano, em função do equilíbrio, privilegiou claramente os PILOTOS com mais braço, em detrimento do EQUIPAMENTO. Se o carro do negão não tivesse quebrado tanto, também estaria na disputa. Basta ver que Kimi está na frente dos segundos pilotos das primeiras equipes (que são claramente inferiores tecnicamente aos respectivos primeiros pilotos). Ou seja, não tem o menor amparo na realidade os comentários na linha de que “Vettel só ganha e só fez essa recuperação porque tem o melhor carro.”.
concordo,
Bruno, resumindo tudo o que voce disse: o Kimi, o Vettel e o “negão” são mais pilotos que o Choronso Malonso Chatonso das Asturias…
Concordo. Mas só tenho uma crítica em relação ao seu comentário. Voce cita:
Vettel e Shumacher pelo nome…mas
por que cita “negão” e não Hamilton??
Fica estranho rapaz…ajeita isto aí.
O mundo era tão melhor antes do policiamento do “politicamente correto”…
Chamo-o de ‘negão’ porque gosto muito dele, assim como costumo chamar o Vettel de ‘Tião’. Já com os que não tenho apreço como pilotos, chamo-os pelo nome: Button, Massa, Webber…
Não sou o tipo “politicamente correto”, pois em tudo que tem “política” citado é sujo. Seguindo a sua linha, chame então 0 Hamilton no lugar de “negão” apenas,
…”Miltão”. Se voce fose negro entenderia que “negão” fica meio pejorativo e ninguém precisa ser “politicamente correto” para enxergar isto. Mas como explicou ao seu modo em relação ao Hamilton..ok..foi bom…, pois agora fica
mais “claro”.
O melhor comentário do ano. Parabéns!!
Vettel tao bom quanto ou melhor q Alonso e festeja / vibra !
Dizer que Vettel é ‘tão bom quanto’ é quase uma Heresia. Agora, dizer que é melhor, é um sacrilégio. Por favor…piedade.
Desculpa a pergunta fora do tópico, gostaria de contar com a ajuda de vocês já que eu não consegui uma resposta em pesquisa na internet.
Quais são as cincos corridas que Bruno treina em todos os treinos, lembro só de quatro: Austrália, Canada, Cingapura e Austin. Qual é a outra corrida?
Vlw..
O Bruno soh corre nas corridas de rua!!! O resto o Bottas assume o primeiro treino… agora eh soh buscar qual!
Só nos circuitos de rua. Da sua lista deve estar faltando só Mônaco.
São as corridas consideradas “circuitos de rua´´,Austim não esta nessa lista,mas voce se esqueceu de Mônaco.
Mônaco.
Brasil!
Tomara que esse finlandês – que é marketing puro – seja o maior fracasso da história da Fórmula 1. Por sinal, o Ricciardo entrou na Fórmula 1 com credenciais de futuro Vettel e não fez nada de brilhante até hoje !
O Vettel é um talento nato, assim como o Kimi. O Alonso sempre diz que não tem carro e seus fãs dizem que ele tira leite de pedra. Bem, pelo que vimos na última corrida ele tirava 0.6s por volta do KR e hoje em dia, com a tecnologia embarcada, é impossível tirar isso no braço, tem que ter carro, uma Ferrari muito equilibrada, que não quebra e que o Alonso diz que é muito inferior à RBR de Vettel que é boa de curva mas não de reta como a Ferrari
Eu concordo quando você diz que a Ferrari não é TÃO inferior a RedBull, mas, de qualquer forma, é um carro sim, inferior. Eu diria que de 3 a 4 décimos de segundo. Em algumas provas, 5 décimos. Ja é alguma coisa. Eu diria que o Alonso nem esta tirando leite de pedra. Ele ja esta tirando é Toddy!
Outra grande corrida de recuperação histórica foi de Schumacher, em 1995, no grande premio da Bélgica, largou em décimo sexto, parou três vezes nos boxes e ganhou a corrida. Sobre Vettel, é excelente piloto e fez uma corrida incrível. Alonso é grander piloto, mas um invejoso…
…invejoso e chorão, faltou dizer. rs