Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A conquista do respeito

Por Folha
09/11/12 03:00

Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…

Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.

Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.

E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.

Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.

Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.

Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.

A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.

Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.

Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.

A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.

Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi

Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.

Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.

Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Lucas comentou em 09/11/12 at 13:57

    Óbvio que o que ele fez foi fantastico. Mas o carro ajuda. Alguém se lembra que, ano passado, o Webber largou lá atrás também e chegou no pódio? Isso torna Webber genial? E não lembro do Fábio ter feito um post especialmente para esta corrida do Webber.

  2. debora comentou em 09/11/12 at 13:40

    Vettel não derrubou ninguem e sim o Carro RBR que ele tem nas mão sim derrubou!

    • Eduardo comentou em 09/11/12 at 16:27

      Agora vc foi simplista Débora. Um carro bom, alem de precisar de um bom piloto, também é bom graças a interação do piloto com a equipe.

    • João Paulo comentou em 09/11/12 at 16:35

      Calma, não é pra tanto. Vettel tem seu mérito. Só não podemos ficar achando que o cara é um gênio. Ele ainda não bateu um companheiro a sua altura. Fazendo uma comparação, alguem aqui tem dúvida que tanto o Alonso quanto o Hamilton nessa RedBull, ja teriam acabado com o campeonato? Eu não tenho dúvidas.

    • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:05

      Se fosse assim, pra quê pagar piloto? Quanto você acha que o Vettel e o Weber ganha?
      Prosseguindo: vamos tirar os títulos dos campeões que tinham os melhores carros (vai sumir muito título aí).
      Não tem jeito, F1 é carro e piloto, veja o caso do Lewis, tem piloto, mas não carro.
      O que importa é o conjunto.

  3. debora comentou em 09/11/12 at 13:39

    Fábio, não concordo com você acho que o Vettel conseguiu estar no lugar certo na hora certa! Tem o melhor carro hoje da F!.. E concordo com o Alonso o Hamilton é o melhor do Grid Hoje, que pena que os numeros e as conquista não falam isso. Por motivo de problemas na McLaren processos de mudanças dentro da equipe e não com o piloto. Mesmo com tudo isso a sua pilotagem não teve nenhum prejuizo a parte dele ele o fez… Eu não vejo a hora de começar 2013, para ver o que os criticos principalmente do Brasil vão falar do Lewis….

  4. renatohk comentou em 09/11/12 at 13:38

    O blogueiro perdeu a vergonha, agora vestiu a carapuça de fanboy de uma vez por todas mm.
    E inclusive vem deletando posts contrários às suas posições e à alegada superioridade técnica do seu amado piloto, Féttel.
    A verdade – que não é minha, é a verdade dos fatos – é uma só:
    1- foi favorecido em detrimento do colega de equipe em 2010 e 2011 pra ser campeão,
    2- sempre teve o melhor carro esse ano, a RBR estava escondendo o jogo evidentemente, pra dar mais graça à disputa;
    3- nunca, mas nunca na vida, correu ao lado de um grande piloto, como kimi, alonso ou hamilton;
    4- e não o fez pq não vai fazê-lo, não tem coragem;
    5- não fez mais do q a obrigação em Abu Dhabi, pois pilotava um foguete, ao passo que os outros pilotam carroças niveladas por baixo;
    6-o “gênio”, que na verdade é um bebê chorão, deve tudo, absolutamente tudo o q tem e conquistou, à Adrian Newey;
    7- eu rezo pra que um dia ele vá de fato dividir a Ferrari com o Alonso, rsrsrs
    8- e por fim e mais importante: o brasileiro gosta do Féttel pq ele é inofensivo, não tem personalidade, tem aquela cara de bebêzão que não faz mal a ninguém, então a situação fica mais palatável, mais fácil, pros nossos torcedores pachecos e viúvas do defunto.

    • renatohk comentou em 09/11/12 at 15:35

      obrigado por não deletar mais esse comentário revoltado da minha parte!

    • David comentou em 09/11/12 at 16:07

      Pelo tom do seu comentário da pra ver o quanto vc “entende de F1” e da sua maturidade, querendo mostrar com argumentos discutíveis que vc é o único que sabe, viu e manja do riscado. Acho que muitos colegas aqui deram risada do seu post “fatídico”. hahaha.

    • Alex Freitas comentou em 09/11/12 at 17:13

      Concordo muito com você ele só é um bom piloto com um bom carro. O Fabio Seixas, mesmo acha o Button bom piloto e o Vettel é repetição do Button em 2009. Não é nenhum genio com atualmente Alonso e Hamilton.

    • André V. comentou em 09/11/12 at 19:41

      Meu caro, se o Seixas tivesse recusado este comentário, ele teria lhe prestado um enorme favor.

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 22:46

      Conhece muito! Aposto que se trata de mais uma alonsete revoltada. Vettel neles!

    • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:26

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
      Você fala nada com nada. É apenas um anti-Vettel.
      Nunca vi tanta baboseira.
      Alonso teve disputa igual com Hamilton na Mclaren e perdeu. Pelo que sei bebê chorão foi o espanhol em 2010 reclamando do Petrov, porque o russo tava defendendo a posição; ou quando pediu para Ferrari mandar Massa sair da frente. Weber foi desfavorecido quando? Disputa título desde quando chegou na RBR, até meado deste ano estava à frente do alemão, mas não foi forte para continuar na disputa. A principal baboseira: RBR escondendo jogo. (rsrsrsrsrsrs), você não tem noção do quanto de dinheiro tem em jogo.
      Você sita Kimi como excelente e Massa como defunto, o brasileiro colocou ele no bolso por dois anos. E volto a dizer Weber disputa título desde quando chegou na RBR.
      E se você sita Senna como defunto, não somos só nós brasileiros que achamos ele o melhor, mas o mundo e grandes pilotos como o Alonso, Lewis, Michael, Prost, Emerson, Lauda, Berger, Damon, Vettel, Mika Hakinen etc. (sitei algum não campeão).
      Espero ter colaborado para iluminar a escuridão que existe entre tu e a realidade.
      Um abraço!

    • DC comentou em 10/11/12 at 11:02

      Quanta asneira.

    • Thiago basílio comentou em 11/11/12 at 1:53

      Cara rachei litros. Pura verdade.O Féttel deve ser o piloto com mais marketing na F-1.Deviam perguntar pro Di Resta se o Féttel é tudo isso mesmo.

  5. thiagoST comentou em 09/11/12 at 13:20

    bom,corrida atípica…só isso

    • Wilson comentou em 09/11/12 at 14:23

      Esse negócio de Alson e Vetel ja ta enchendo as paciencia, vamos analisar apenas um numero:

      Treinos Calssificatório

      Abu Dabi
      Sebastian Vettel Red Bull 1’41″073
      Fernando Alonso Ferrari 1’41″582

      India
      Sebastian Vettel Red Bull 1’25″283
      Fernando Alonso Ferrari 1’25″773

      Alemanha
      Fernando Alonso Ferrari 1’40″621
      Sebastian Vettel Red Bull 1’41″026

      essas 3 comparações dizem matematicamente que ter melhor carro seria ter uma diferença de de 4 centésimos de segundo, vocês sabem o que é isso? Piscar o olho demora muito mais, numeros são numeros,não existe esse negocio de RED BULL ter melhor carro exorbitantemente superior, hoje a tecnologia desses carros é identica, agora se fossemos colocar
      Hulkenberg Force India 1’42″019 para Abu Dabi, parem com essa besteira, imaginem o cara ter que pilotar um carro a 300 km/h e ter q ser mais rápido em centésimos ou até mesmo milésimos de segundo. Talento – Carro?, decidam.

      • David comentou em 09/11/12 at 14:59

        Vc precisa de mais alguns anos acompanhando F1 sem tomar partido.

      • Alex Freitas comentou em 09/11/12 at 17:15

        Wilson agora analisa os carros!!!

      • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:30

        Gostei Wilson. Você foi muito feliz na sua coocação.

  6. Rogatti comentou em 09/11/12 at 13:19

    –
    –
    Sr. Fabio Seixas.
    –
    Seus últimos SEIS comentários são recorrentes….. sempre procurando enfatizar o “feito” do Vettel.
    –
    Ok, ele tem seus méritos e o carro “certo”… ponto.. passa a régua… próximo fato relevante….
    –
    ah sim o prefeito do RJ prometeu tirar a F1 de SP.

    • Rafael comentou em 09/11/12 at 14:14

      Esqueçe amigão, o Fabio tem uma quedinha pelo alemãozinho de olhos claros e sorriso facil… kkkkkkkkkk

      • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:32

        Eu não entendo, Fábio vem apostando no espanhol desde o início do ano. Chegou sitar até Weber como suposto adversário do espanhol. Leiam mais este blog, para depois criticá-lo.

    • Alex comentou em 09/11/12 at 14:34

      Nao curto o Vettel, mas se for pelo seu raciocinio, o Shumacher só venceu pelo extraordinário carro que tinha nas mãos. quando teve carro ruim levou surra do companheiro…

      • João Paulo comentou em 09/11/12 at 16:38

        E não foi sso? O mérito do Shumacher foi um só: pegou o desafio de desenvolver uma Ferrari que estava longe de ser um carro campeão e, quando a desenvolveu, não teve pra ninguem. É um grande mérito, porem, nem um companheiro de equipe o Shumacker precisou enfrentar. E, convenhamos: o cara é o maior vigarista da história da fórmula 1 né?

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 14:40

      Comentário de alguém que procura disfarçar a dor de cotovelo. Mas ok, cada um tem sua opinião.

    • J Fernando comentou em 09/11/12 at 14:41

      Rsrs…
      Sr. Rogatti, o blog é do Fábio Seixas e ele comenta o que quiser…

  7. Alexandre comentou em 09/11/12 at 13:08

    Pessoal, chega de conversa fiada. O Vettel já é bi-campeão mundial, prestes a se tornar tri e alguém ainda tem dúvidas que é um baita piloto e mais “cara limpa” do que o Alonso?

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 14:42

      Alguns são teimosos contumazes mesmo, contra esses não há remédio e sempre afrontam o bom sendo. O tempo não vai demovê-los da ideia fixa, mas vai fazê-los se calar… ou então vão morrer de ódio.

    • João Paulo comentou em 09/11/12 at 16:40

      Eu não tenho dúvida nenhuma. O Vettel é um baita piloto. Mas, Alonso e Hamilton são gênios.

  8. Michel comentou em 09/11/12 at 12:45

    Aos críticos: Se Vettel fosse brasileiro diriam que ele é gênio, espetacular! Vejam Vettel pelo que ele já fez e pelo que ele ainda pode fazer, acredito que daqui a 3, 4 anos ninguém mais questionará seu talento, pois ele já terá igualado marcas obtidas por mitos!

  9. Misael comentou em 09/11/12 at 12:37

    Prezado Fabio,

    Que Vettel é um grande piloto todo mundo sabe.. agora não vamos nos esquecer que na corrida em questão, tivemos 02 safety cars na pista o que ajudou muito o alemão, se não fosse porisso duvido muito que que chegasse em 8º.

    Misael -SP

    • José Diego comentou em 09/11/12 at 13:11

      Ele chegou em terceiro…
      E outra, imprevistos ocorrem em praticamente todas as corridas, e nem por isso devemos desvalorizar o feito de Vettel.

    • renatohk comentou em 09/11/12 at 13:43

      Falou tudo Misael, isso aí, e todas as outras intercorrências – como o Webber destribuindo pancada pra todo lado – isso aí não interessa pro blogueiro, pq agora, nesse exato momento, ele tem uma missão: PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE UM ÍDOLO.
      Bem, com um piloto excelente (sim, ele é excelente, um baita piloto mesmo), com os caminhões de grana da RBull, e com Adrian Newey, essa missão de criar ídolos é fácil.
      Tenho dó do Webber, q teve um título furtado em 2010, e tinha um carro sem o difusor soprado em 2011, o cara é um verme, frustrado, rsrsrs, tipo Massa.

      Ah, e pra fechar, Alonso põe o Féttel no bolso!!!

      • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 14:45

        O Vettel já colocou o Alonso no bolso. Campeão tri seguido… e vai ter muito mais. Os anti pira.

      • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:47

        E Weber bateu em alguém que está disputando título?
        A Ferrari tem também um excelente piloto, caminhões de dinheiro e os melhores mecânicos.
        O Weber perdeu o título em 2010 por falta de sorte e ele mesmo confessou depois que se contundiu numa corrida de bicicleta, e não lembro da RBR mandar o australiano dar pasagem para o Sebastian.
        Não diga o que não sabe.

    • renatohk comentou em 09/11/12 at 14:04

      a propósito, vc é o Misael Bispo dos Santos, aquele que zerou a Mércia Nakashima?

      • Fuinha comentou em 11/11/12 at 8:16

        idiota

    • Zé Afonso comentou em 10/11/12 at 9:40

      Concordo. Ajudou não só ele como o espanhol.
      E me diga um campeão que não teve sorte? Seja em qualquer esporte.
      Diga-se de passagem, o Alonso é o cara mais sortudo que já vi.

  10. André Felipe comentou em 09/11/12 at 12:29

    Vettel é muito bom piloto, pelo que fez em 2008 pela pequena Toro Rosso não me deixam dúvidas.

    Não o comparo a Alonso que acredito ser muito mais completo. Em relação a Hamilton, os próximos 2 anos vão nos dizer, pois sempre teve um carro no mínimo mediano em mãos e em 2009 levou temporão da Brawn e da RBR.

  11. Pedro comentou em 09/11/12 at 12:19

    Caramba… que paixão exacerbada desse jornalista para com o Vettel hein?!

    O alemão é muito bom realmente, mas longe de ser um fora de série, apesar do tricampeonato. Sim, o tri já está garantido.

    Esses três títulos são frutos do extraordinário carro que ele tem em mãos e pelo fato de ter como companheiro um piloto apenas mediano.

    Com um carro desses e um companheiro mediano, ele tem mais do que a obrigação de ficar com os títulos.

    Na corrida de recuperação, ele foi bem sim, mas foi muito ajudado pelas circunstancias da corrida, como os 2 safety cars que entraram em momentos oportunos pra ele e das batidas que tiraram do caminho mais carros que ele teria que ultrapasssar.

    Ser fã é uma coisa, sair da realidade é outra bem diferente.

    • Diangeles comentou em 09/11/12 at 13:47

      Comentário estranho este. Todos os grandes pilotos da F1 tiveram grandes carros para serem campeões. Inclusive o Senna que pilotou, na minha opinião, o melhor carro de F1 de todos os tempos, o McLaren Turbo. Quanto a ser um fora de série, só o tempo dirá. Acho que ele caminha a passos largos para tal.

    • gunnar strube comentou em 09/11/12 at 13:49

      “com um carro desses ” O piloto tem sim uma participação muito grande no desenvolvimento de um carro junto com projetistas, engenheiros e mecanicos !!!! Se o carro não estava tão bem no começo do ano e passou a ter resultados ótimos tem a colaboração sim do Vettel, se conseguiu adaptar o carro a sua forma de pilotagem faz dele um piloto acima da média !!! Quanto a enaltecer um piloto como ele sempre faz tambem com o Alonso e sim ser fã, mas de pilotos que fazem diferenças nas corridas, tornando um esporte muito mais interessante !!!

  12. Armando Mari de Camargo comentou em 09/11/12 at 12:11

    O Vettel tem culpa por ser piloto da Red Bull e não da Marussia, Minardi e afins ?
    O carro, bom, ajuda, mas o talento do piloto, é o que faz a diferença no final.

    • Bruno comentou em 09/11/12 at 13:57

      Quando venceu em Ímola com uma Toro Rosso então…

      E vocês falam como se a Red Bull fosse o melhor carro disparado, o que obviamente não é.

      • David comentou em 09/11/12 at 14:56

        Monza, em 2008. E pelo seu jeito precisa se informar mais, ele tem um dos melhores conjuntos sim é so olhar o domínio em alguns circuitos!

      • Rafael comentou em 10/11/12 at 0:32

        O cara venceu em Imola?? Quando?? Por favor né… acorda pra vida e se informe antes de comentar aqui…

  13. Edgard Manzini de Campos comentou em 09/11/12 at 12:02

    Pessoal,

    Vettel é um ótimo piloto, mas acho que o carro ainda faz muita diferença. Com uma Ferrari ou com uma Lotus ele não faria o que Alonso e Raikkonen tem feito.

    Abraços.

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 09/11/12 at 14:23

      Vencer corrida como o Raikkonen ele fez com a Toro Rosso… Memória seletiva.

  14. Juvencio comentou em 09/11/12 at 11:58

    A meu ver o carro continua fazendo a diferença. Agora ver uma Ferrari no estado em que está disputando o campeonato palmo a palmo com a Redbull , isso sim se deve a pilotagem e nada mais! Alonso é um gigante.

    • João Paulo comentou em 09/11/12 at 13:12

      Verdade.

    • leila costa comentou em 09/11/12 at 14:10

      Se for para ser tendencioso, será pertinente lembrar como a imprensa espanhola analisou toda a corrida para constatar (fato, aliás, indesmentível) que Vettel fez apenas três ultrapassagens reais: Kovalainen, Grosjean e Button. Vergne, em particular, e a outra Toro Rosso, abriram vergonhosamente para o team do chef. No mais, houve a ajuda questionável de Webber e seu strike na frente de seu primeiro piloto. Enfim… Isso para dizer como Alonso é ENORME ao aguentar anos a fio não receber do mundo o que mereceria pelo seu talento não fabricado por essas narrativas jornalísticas que empesteiam esse mundo decadente de hoje.

      • João Paulo comentou em 09/11/12 at 16:24

        (…) que empesteiam esse mundo decadente de hoje (…) quase me lembou Dostoievski.

    • joakineto comentou em 09/11/12 at 15:04

      Este ano o RBR8 já deixou Vettel na mão duas vezes, se não fosse isso ele já era Campeão. Mesmo motivo pelo qual Hamilton também está fora da disputa.
      E o carro de Alonso já quebrou? NUNCA, este ano! E este é apenas menos de meio segundo mais lento nas classificações e tem ritmo igual ao RBR8 em corridas!

    • Eduardo comentou em 09/11/12 at 16:35

      Mais um que cai no papinho do malonso da ferrari ruim que ele faz andar mas que ela pode

  15. Joao M. comentou em 09/11/12 at 11:55

    Quais outros pilotos tiveram safety car em suas provas… São circunstâncias bem diferentes.

  16. Nilton comentou em 09/11/12 at 11:53

    Vários abandonos, Bandeiras amarelas que beneficiaram o cara amplamente.
    Toro Rosso abrindo de forma grotesca num Lance e no outro chamando para o Box para não atrapalhar, Nanicas não contam.
    A corrida dele não chega nem perto das que vc citou ai em cima, muito menos amigo.

  17. Pedro Simoes comentou em 09/11/12 at 11:49

    Não vi nada de extraordinário. Como dito pelo proprio blogueiro já aconteceu em outras oportunidades e sem SC. Não é questionar o talento do Vettel, mas ele ganhou de presente o título de 2010 (já que a RBR preferiu ele campeão ao Webber), 2011 foi tipo Schumacher na Ferrari. Esse ano não tenho nada a falar do Campeonato, mas com companheiro de equipe sempre pronto a ajudar é mais fácil.

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 14:48

      Muita gente ainda vai ficar com azia com tanto fel… hehehehhe

  18. Jeff Olegário comentou em 09/11/12 at 11:40

    Vettel fez um campeonato de gente grande, quando a RBR estava sem rendimento, ele tirou leite de pedra e continuou pontuando fazendo excelentes corridas…. A fisionomia de Alonso no podio de Abu Dhabi, realmente foi a que de não sabe realmente o que fazer mais!

  19. Evaldo comentou em 09/11/12 at 11:31

    Concordo totalmente com vc, foi uma corrida memoravel, do Vettel e sua recuperação na corrida e consequentemente o quase tri campeonato, e o Kimi magistral, se colocando nos “top 4” dos pilotos em atividade. Terminar esse campeonato em terceiro com a lotus, é infinitamente melhor do que em segundo com uma ferrari

    • Vamos Falar Serio comentou em 10/11/12 at 4:42

      Concordo!

  20. Gerson comentou em 09/11/12 at 11:20

    Boa!

  21. RUBONE comentou em 09/11/12 at 11:20

    Fabio,hoje o melhor piloto é Alonso. Veja por exemplo o que acontece com o Button.Só foi campeão porque teve um bom carro e o Barrica titubeou.Teve ou não sorte.O massa só não foi campeão porque outro brasileiro tirou dele o titulo e ele não não teve peito para lutar pelom que era dele.

    • renatohk comentou em 09/11/12 at 13:45

      hahahhahahah, o fábio acha que engana a galera com essa cantilena pró Féttel, rsrsrs
      todo mundo, simplesmente td mundo que aparenta entender e acompanhar minimamente o circo, diz em uníssono: ALONSO é melhor piloto!!!
      hahahhahahahhahahahhahahah

      • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 15:05

        Uma risada de alguém que está morrendo de inveja… hahahahahaha

  22. RUBONE comentou em 09/11/12 at 11:16

    Fabio,hoje o melhor piloto é Alonso.

  23. Carlos comentou em 09/11/12 at 11:13

    Vettel deu sorte das batidas que tiveram na primeira volta e da entrada dos 2 safety car, se não fosse isso , não passaria de uma sétima ou oitava colocação, corrida boa fizeram os outros citados aí que passaram no braço, por fim vettel é tão bom, mas tão bom que sofreu para passar o button usando pneus novos e não conseguiu passar o alonso

  24. Eduardo comentou em 09/11/12 at 11:13

    A corrida do Vettel foi sensacional mesmo. Concordo com o Fabio, corridas de recuperação de algum piloto são sempre uma prova de competência. Em uma pista de difícil ultrapassagem com essa melhor ainda.

    Difícil para os adoradores do malonso, que eu carinhosamente chamo de malonsetes, admitir algum bom piloto fora o mala. Os caras acham ele um gênio. Francamente.

    Alonso esta longe se ser um gênio. Um cara que gasta o verbo falando de si mesmo não tem postura de gênio. Quem é bom não fala nada, apenas mostra como o Raikkonen. Sem contar os escândalos que esteve envolvido durante toda a sua carreira.

    A Ferrari tem sim um bom carro. Não caiam no marketing pessoal do alonso que sempre fica com os créditos das vitórias e deposita os fracassos no carro que dirige. Não sei como um Ego tão grande pode caber no cockpit de F1

    A verdade é que as comparações são inevitavelmente pessoais. Ninguém tem dados suficientes para comparar um piloto como o outro e saber quem é o melhor.

    • Isneiqui comentou em 09/11/12 at 13:42

      Concordo 100%. Tá difícil ver gente sensata, tá cheio de malonsete aqui!

      • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 15:06

        As Alonsetes estão nervosas e agressivas. Não querem ver o óbvio.

  25. Justo Veríssimo comentou em 09/11/12 at 11:10

    Fábio
    Concordo plenamente com sua coluna. Li todos os comentários dela e podemos ver que a rivalidade Vettel X Alonso não é somente nas pistas, mas também nos comentários. A única forma de derimirmos essa dúvida seria colocando os dois para correr com carros iguais, da mesma equipe e isto o Montezemolo já disse que não dá, pois colocar dois “galos” no mesmo poleiro…. Mas tem um fator moral que favorece o Vettel. Ele é uma pessoa simples, humilde, com jeitão ainda de adolescente, totalmente oposto ao arrogante Alonso. No pódio o Alonso evitou sorrir e cumprimentar o Vettel. Estava de cara amarrada, demostrando inconformismo com a oportunidade que lhe escapou de alcancar o rival substancialmente.

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 15:08

      Você falou bem, não irão correr pela mesma equipe nunca. Então, o único parâmetro que resta são vitórias e títulos… o Vettel dá um banho!

  26. Eduardo Vaz comentou em 09/11/12 at 11:00

    Não sei por que o Fábio Seixas tem essa tara por pilotos alemães.
    No outro post falou que era dor de cotovelo o Hamilton ter dito que o Vettel era o piloto mais sortudo da F1. Mentira? O alemão foi ajudado pelos dois safety cars.
    Outra coisa: o Vettel, largando pelos boxes, teve a opção de ter o carro ajustado pelos mecânicos, enquanto os outros carros estavam sob toque de recolher. O próprio Christian Horner falou que eles aumentaram relação de marchas, entre outras coisas, para dar mais velocidade final e ajudar o Vettel a realizar ultrapassagens.
    Fábio, aprenda um pouco com a BBC. Do your research!
    O cara fez uma bela corrida, mas longe de ser excepcional.

    • José Angelo comentou em 09/11/12 at 11:16

      Você é tolo ou só se finge?? Se fosse tão bom largar dos boxes para poder fazer as mudanças no carro, qualquer um poderia fazer o mesmo, inclusive o pole-position. Nunca é vantagem largar dos boxes e se o regulamento permite não há nada de errado. Em várias categorias o safety-car é utilizado, sempre da mesma forma. Vários pilotos já tiveram sorte ou azar com a influência deles.

      E se o Fábio exulta os pilotos alemães, é porque nos últimos anos eles têm feito por merecer, assim como os brasileiros faziam por merecer na década de 80/90 (Piquet e Senna). Mas ele lembrou da corrida do Senna no Japão/88 e do Barrichello na Alemanha/2000, mas não citou por exemplo Schumacher na Bélgica/95 quando largou em 16º e segurou Hill com um carro melhor e pneus slick na chuva.

      Seja mais imparcial e “do YOUR research”.

    • Carlos comentou em 09/11/12 at 11:20

      O engraçado é que ninguém se lembra do que Vettel fez numa Toro Rosso no GP de Monza de 2008, não desqualifique tão jovem e competente piloto!

      • David comentou em 09/11/12 at 14:53

        Peraí, em Monza 2008 as equipes Ferrari e Mclaren erraram na classificação e Hamilton e Massa sofreram na corrida por isso. Sem tira os meritos de Vettel mas essa além de competência foi sorte!

    • Anastacio Braga comentou em 09/11/12 at 11:54

      Esta é a sua opinião pessoal, como acima está expressa a do Fábio Seixas, conforme inclusive ele colocou no texto. Mas eu concordo inteiramente com ele: corrida sensacional do Vettel, de campeão mesmo. E olhe que eu nunca gostei do outro alemão que agora de fato vai se aposentar, assim não tem nada a ve com a nacionalidade do piloto.

    • Eduardo Pantoja comentou em 09/11/12 at 12:25

      Realmente, largar dos boxes é melhor e torna a vida do piloto mais fácil… Ouvi dizer que todas as equipes vão fazer isso agora, já estão até pensando no problema que vai ser, tudo em fila indiana!

    • Carlos Ribeiro comentou em 09/11/12 at 15:10

      Um comentário desses só pode ser resultado de cegueira provocada pelo fel e pela inveja. Quanta falta de inteligência!

  27. RENE FERNANDES comentou em 09/11/12 at 10:47

    Não negando o talento do Vettel, mas gostaria de ver ele com essa mesma desenvoltura em um carro menos evoluido….As minhas poucas reservas em relação ao Tião, são referentes a escola de pilotagem. Gostava mais quando os talentos eram moldados na pista, na ralação dos boxes e não piloto de escola e simulador. A bagagem vinha do sofrimento e da capacidade de se descobrir e desenvolver. O mundo de hoje é de estatisticas e simulações.(Obs. o comentário sobre um certo indivíduo foi colocado no lugar certo, desconsidere esse postado isoladamente) Abs!

  28. Thiago Bianchi da Rocha comentou em 09/11/12 at 10:43

    Fábio, tudo bem?
    Primeiro comentário meu em seu blog, o que é uma sacanagem minha pq sempre te acompanho.
    Ótima coluna, das melhores. Só gostaria de fazer uma emenda aos pilotos que conquistaram resultados impressionantes em corridas de recuperação – Button, no Canadá ano passado; ocupou a última posição, foi punido, fez um pit stop a mais que os outros carros da frente e passou o Vettel na última volta. Concorda comigo?
    Forte abraço.

  29. Alberto comentou em 09/11/12 at 10:41

    Coloquei este texto no último Pitstop do Fábio, mas parece que se encaixa bem para este post também! Segue:
    Muito interessante toda essa “ briga” da galera aqui no blog pra saber quem é melhor, o debate fica muito entre Alonso, Hamilton e Vettel. Temos o prazer de ver 3 pilotaços e coloco ainda o Raikkonem nesse time; qualquer um desses com um carro melhor fica imbatível e estamos vendo isso este ano, quando um carro se destaca é pole e vitória. Acho particularmente o Alonso mais completo, mesmo assim cada um é melhor em um quesito – Velocidade na classificação: Hamilton e Vetel; Chuva – Hamilton e Vetel; Ritmo de corrida: Alonso e Raikkonen; Estratégia de campeonato: Alonso e Raikkonen; Ultrapassagens – Alonso, Raikkonen e Vetel…. Enfim posso dizer milhares de quesitos e todos estarão bem cotados, o que os faz pilotos acima da média, sei que muitos aqui podem discordar em um ou outro quesito mas acredito que todos concordam que temos hoje uma F-1 com caras muito bons e que fazem um grande show a cada domingo. Pena que não temos brasileiros nessa qualidade na F-1, insisto que temos sim mas não chegam nem perto da F-1 por falta de grana, lembro do tempo em que dois dos melhores eram brasileiros… mas para quem gosta mesmo de carro de corrida não importa muito a nacionalidade o que é bom mesmo é ver esses caras fora de série na pista!

  30. marcio comentou em 09/11/12 at 10:36

    Vettel é muito bom. Piloto quando tem chance de ganhar corridas ou campeonatos não deixa passar. E esse rapaz pode ganhar três vezes seguidas, como um cara desse não é bom quanto o outro? A Verdade é que Alonso não sabe perder. E Hamilton também é grande piloto mais não tem a mesma consistência ou seja, erra bem mais que os dois.

    • David comentou em 09/11/12 at 14:20

      Ano passado concordo, este ano não! Hamilton só não esta na disputa do título por erros da equipe. Não da pra esquecer os problemas que ele teve nos boxes nas primeiras 6 corridas quando a Mclaren errou 8 vezes nos pits do Hamilton. Depois vieram ass quebras em diversas corridas. Acho que temos 4 pilotos de alto nivel mas na minha opinião só 1 completo e é o Alonso. Abraço a todos!

      • Anthony comentou em 10/11/12 at 0:33

        Falou e disse! Uma pena a falta de confiabilidade da mclaren e os erros da equipe. Tinham um carro muito veloz, mas deixaram o hamilton a peh demais! Nao fosse isso, tava tudo embolado la na frentre. Das 4 equipes de ponta (ok, a lotus nao eh de ponta, mas ta na ponta por causa do kimi…) foi de longe a q deu mais mancada. E nao da nem pra dizer q o Hamilton q forcou a barra, pq houve varias quebras qdo Lewis vinha fazendo corridas tranquilas, em velocidade de cruzeiro mesmo… Acho q ele vai andar bem mais pra tras na mercedes ano q vem (tomara q nao!), mas entendo q tenha ficado de saco cheio…

      • Rafael comentou em 10/11/12 at 20:01

        concordo plenamente

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).