A conquista do respeito
09/11/12 03:00Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…
Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.
Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.
E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.
Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.
Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.
Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.
A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.
Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.
Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.
A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.
Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi
Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.
Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.
Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Só pra aliviar um pouco..
http://www.youtube.com/watch?v=2eGqtip8RSw
O quinto episódio é este aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=9CjLTUryXxk
Com uma “discreta” indireta em algum alemão…
E um Lewis afirmando que um bom piloto ganha com qualquer carro.. rsrs
Muito Legal o Tooned!!
Excelente texto.
Uma vitoria legal tb foi do Nigel Mansell em 1989 em Hungaroring (sim, naquela pista travada)….
Mas a coluna fechou com chave de ouro quando diz: “Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial”
Como diria alguem que conheço: SEM MAIS.
Parabens pela coluna, Fabio.
Abs,
Me desculpe Fabio mas vou discordar. (estou sem acento). Essa corrida teve muita facilidade para o Vettel fazer o que fez. Eh um grandioso piloto sim, mas esta corrida nao conta muito. 02 SC, quebras dos adversarios, Massa rodando na pista, 03 pilotos que nao contam pois sao todos da mesma equipe….enfim…ainda acho que Alonso na Malasia teve mais merito, por tanta mudanca climatica na prova e saindo de tras tambem.
Sr.Fábio Seixas,
Concordo com o seu comentário, em termos
foi ilustrativo porém, o Sr.se esqueceu de comentar o seguinte….. O próprio piloto disse……Que a Entrada do Safety car, tem a
responsabilidade no Pódio Obtido…… Ora,
se esse fato não tivesse ocorrido o Sr, acredita que o P. Alemão teria conseguido a
sua terceira colocação. Na minha modesta opinião, e concordando com a maioria de
alguns dos grande entendidos nessa matéria F1. seria quase que impossível.Sendo assim, no G.P de Abu Dhabi, a Sorte esteve ao Lado do Grande
Piloto S. Vettel. Obrigada
A grosseria e imbecilidade humana não tem limites…Tenha educação e vá procurar um blog mais compativel com seu jeitinho estúpido de ser.
Fábio,
Você não acharia também digno de nota Monaco 2006? Schumacher saiu em último e chegou em quinto. Estamos falando de ultrapassar em Monaco…
Excelente coluna, parabéns!!! Sou muito fã do alemãozinho!!!
Ótima coluna, Fábio. Deu gosto de ler. Não é sempre que a gente se empolga lendo uma coluna de jornal… parabéns.
Vale lembrar também a espetacular vitória de Button no GP do Canadá de 2011. Pela maratona de 4 horas. Por ter parado no box 6 vezes. Por estar em último na metade da corrida. Por fazer Vettel, o rei da temporada, cometer o seu único erro do ano na última volta. Corridaça!
O cara foi o melhor do dia já que ele teria um grande prejuizo não pontuando, quanto quem é melhor é bla,bla,bla.
Os que foram citados pelo blogueiro são todos fora de serie inclusive Vetel(Basta olhar para a anta do Weber).Fábio vc apenas citou sua preferência e isso é um direito de cada um certo?
Selou o destino do Mundial???
Virou Mãe Diná Fábio? Lembre-se que são 10 pontos apenas e que do outro lado tem um tal de Fernando Alonso.
Não tem nada decidido!
Acho que o Fábio exagerou um pouco em colocar o Vetel no nível das conquistas dos outros, sinceramente dentro das circunstancias da corrida, se ele tivesse vencido aí sim.
Fábio, você não concorda que existem temporadas onde as combinações carro-piloto-equipe-sorte podem variar muito e favorecer determinado piloto, e, neste caso, às vezes ele pode parecer muito melhor que os outros, como o Alonso, por ex.?
Imagina o Vettel com a experiência do Alonso. Abç
Fábio, gostei mais de lembrar das histórias de corridas históricas. Lembro do GP de Montreal 2011, corridaça do Button com vitória na última volta. Lembram? Ok, esta corrida é bem recente. Alguém lembra de alguma outra corrida empolgante para tirarmos a ferrugem da memória?
O Alonso é polêmico. Acho ele meio mafioso, manipulador, até politiqueiro. Mas é impressionante o que ele faz com esse carro da Ferrari. Há tempos que não sentia emoção assistindo a F1. Merece ser o campeão pelo notável esforço e CAPACIDADE que o cara tem. Sou a favor do talento vencer. Talento, talento e talento.
Mesmo que Vettel consiga mais títulos que ele nos próximos anos, pela equipe em que está, não consigo enxergar o alemão como um piloto melhor que esse espanhol, de forma alguma!
Na minha opinião, a superação de Alonso é tão magnifica, que ao sagrar-se campeão em um ano como esse, lembraria um pouco da F1 antiga, que o piloto fazia a diferença. Acho que é o que falta na F1.
O Vettel é um campeão, a cada GP percebemos, mas quando vejo o olhar dos dois, o do Alemão ainda falta algo. O do Alonso, arrepia.
Ps. Raikkonen é outro digno de elogios, assim como o Kubica, dois grandes do clube que faz a diferença. Tomara que o polonês possa voltar a F1, mesmo sabendo que isso seja um solho.
Excelente comentário!
Na ‘fórmula 1 antiga’ que conheci normalmente havia um só carro… as Mclaren numa ópoca e as Williams em outra. Era obrigação de um dos pilotos delas ganharem o campeonato. E nem por isso havia um monte de gente imbecil bradando que o piloto ganhou com o melhor carro.
Báááá….2 safty cars. Provou pro blogueiro a pras Vettetes!
Nossa, mas quanta babação de ovo. O cara tem um carro muito melhor, 2 safety cars para ajudar e um companheiro de equipe abalroando todo mundo na frente para ajudar. Sem contar as STR desacelerando para passar. Ridículo! Fábio Seixas está “in love”.
E o Webber estava caçando provocar o safty e conseguiu na 3a. tentativa …
Qualquer semelhança com Alonso/Cingapura não é mera coincidência …
Pois é, recuperou tudo e mais um pouco nos safeyy cars..
O cotovelo está doendo? Chora na cama, onde é mais quente.
Excelente coluna, Fábio! Deu gosto de ler, bastante justo com o Vettel e com os demais.
E não se estresse com os que falam injustamente que está sendo ‘torcedor’, na verdade torcedores cegos são eles. Eu sou e sempre fui, desde a Toro Rosso, torcedor do Vettel, mas não sou cego a ponto de não ver que, embora ambos sejam de altíssimo nível, talvez Alonso esteja ainda um pouco à frente (não analisando velocidade pura, mas no geral, até sobre saber se impor, etc).
Concordo com vc Fabio Seixas. Agora, posso mudar um pouco o foco da materia??? não acha que deveriam dar um pouco mais de foco para a nascar??? Piquet e Paludo estão fazendo um bom trabalho na categoria e nossa imprensa nem divulga…. o que acontece??? ABRAÇOS.
Acontece que essa me*da é chata pra caramba e aqui no Brasil ninguem da bola pra essa categoria.
Boa Andre, aquilo não é corrida é MMA em circuitos ovais. Pode tudo..”toco”, ‘toques propositais” e etc. Mas tudo dentro destas regras como o próprio brasileiro que comenta as corridas na Fox fala. Ele diz abertamente que é um “esporte de contato”…ora, se for assim é um ‘derby” de demolição e sinto que os milhares que assistem ao vivo lá, estão sempre esperando um ‘Big One”. Esta é a sensação que a Nascar dá, pelo pouco que aguento ver naquelas corridas.
Resumindo, é um espetáculo patético que se chama Nascar, mas que na verdade é uma sucessão de bandeiras amarelas com batidas normais e muitas outras que não são normais, dando direito aos pilotos dizerem que são “agressivos” e não que são “sujos” ao dar toques, totós e outros piores. Enfim, uma boa m….!!!!
Acompanho o blogueiro, 88 foi fantástica!
Pela primeira vez na minha vida eu concordo contigo. O Vettel é um pilotasso. Acredito que hoje, apenas o Alonso está a sua frente (lembrando que duas vitorias dele foram na sorte este ano), mas, o espanhol fica para traz, na minha opinião, pela falta de carater. Já o Hamilton é um falastrão.
Acho, Fábio, que Kimi também é merecedor de alguns elogios, porque o cara é muito bom, mas bom mesmo.
Abs.
Foi um show de pilotagem mesmo.
Mas eu acho que a vitória do Alonso em Valência foi mais brilhante que essa corrida do Vettel.
Tá brincando né??? Alonso ganhou aquela prova no abandono de quem???
Não podemos esquecer que em Valência a vitória do Alonso lhe caiu no colo, fator sorte, pois o Vettel quebrou
Mas e o que teve de batidas e abandonos facilitando a vida do Vettel?
Enfim, você fazer a corrida correta ajuda bastante num grande resultado……assim fez o Alonso e assim fez o Vettel.
Bom Dia a Todos!
A corrida de recuperação feita pelo Vettel foi admirável,mas a entrada do Carro de segurança no começo da corrida o ajudou bastante,pois quando entrou no Box e voltou na última colocação ficaram todos juntos e já no reinício da corrida ultrapasou uns quatros carros seguidos.Se tivesse feito a troca do bico em circunstâncias normais,com a corrida em andamento ,teria voltado à pista em ultimo,mas teria perdido muitos segundos e demoraria a chegar a zona de pontuação,por isso que acredito a entrada do carro de segurança no início da Corrida ajudou muito ao Vettel,pois assim a equipe pôde resolver o problema do bico do Carro ,mudar a estratégia e recolocá-lo na corrida,mas ressalto que a corrida feita pelo Vettel foi excelente.
A cara de Alonso dizia assim: O que é que esse cara tá fazendo aqui? Ele não largou dos boxes? Depois o rádio me informou que ele caiu de novo para ultimo?! Não estou entendendo! Eu pensava que o que fazia esse carro ser de outro mundo era apenas o Adrean!
Mas eu sou o melhor! Mas eu sou o maior! Mas eu sou o mais gostoso! Mais eu sou o cara! Mas eu sou Fernandinho! Mas eu sou o 1º Piloto da F1! Mas eu sou o queridinho da FIA! Mas eu sou espanhol! Mas eu sou… eu sou… eu sou…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente colocação, boas lembranças na coluna. Quando as corridas ajudam, as colunas ficam melhores . Sobre Vettel este ano já fez corridas notáveis. Monâco foi uma delas, ficou no Q2 no sábado e domingo foi pra frente em uma corrida “alonsiana”. Teve safety car no domingo? Teve. Foi culpa dele? Não. Então parem de mimimi. Ele fez ultrapassagens, coisa que o Alonso não fez em 2010 por exemplo.
Sobre corridas de recuperação? Zanardi na CART em 97 ou 98, GP de Cleveland. Venceu depois de punições e fazer 24 vezes a melhor volta da corrida. Nunca tinha visto algo assim.
Texto chatinho e pueril, valeu pelas cinco últimas linhas, mas até ai eu descordo. Vettel mostrou que cresce muitíssimo na hora H, mas isto desde 2010 já sabemos.
“Descordo”…
mais um do fã clube cor de rosalonso!kkkkk
Kkkkkkkkkk boa Fábio! Escrever “descordo” é bem pior do que seria um texto pueril
Vettel cresce na hora“H´´???? HUM…boiola…
André de Itu, se você prefere hora H com este contexto?
Fabio Seixas: quero dar minha opinião sobre o efeito deste teu blog. Simples e objetivo , razão na qual gostei deste teu comentário como tantos outros . Os bons pilotos fazem do limão uma limonada certo
o diferencial são arrojo talento um bom carro , alias o genio Adrian Newels é um monstro com aquela mania de perfeição supera a km os demais engenheiros , eu assiti ele na garagem observando RB 8 , como se perguntasse ? onde posso mexer para melhorar? No domingo foi aquele corridaço de Vettel, saiu em ultimo e no meio da corrida esta entre os melhores da atualidade abs
Eu diria que eu concordo com 80% da sua coluna, mas quanto comparar Vetell aos pilotos citados, me desculpe. As condições que o fizeram chegar em que ele chegou em terceiro foram amplamente favoráveis. Menos Fábio Seixas. Provavelmente será o mais jovem campeão do mundo sim, com talento evidentemente e sem dúvida o melhor carro e a melhor equipe por três anos consecutivos. O grande piloto desta temporada chama-se Fernando Alonso, gostem ou não de sua cara azeda, ou amarrada, como queiram. Acho sinceramente, que esta tese que você como jornalista tenta defender, tem uma preferência escancarada, apenas para não usar a palavra “imparcial”…
Talvez você seja novo por aqui. Eu já escrevi várias vezes que considero Alonso o melhor piloto da atualidade e o que fez o trabalho mais brilhante nesta temporada. Ou seja, concordamos. Mas discordar, meu caro, não indica que o outro é parcial. O problema é que conviver com opiniões contrárias parece ser difícil…
É apenas mais um destes comentaristas que aparece pro aqui que é Rosalonsista! kkkkkk
Falou a Vettete!!! Rsrs…vou lançar o apelido!
Pra mim quem torce para o “Galonso” ou torceu pelo Dick Vigarista Schumacher nos tempos de Ferrari é torcedor anti patriota, que nunca torceu pro Barrichelo ou pro Massa. Porém como o Fabio disse; o Alonso é sim um piloto superior como o Sebastião tb é !!! Abs a todos.
kkkkkkkkkkkk… o o nome do cara mamao! kkkkkkkkkkkkkk….. deve ser vascaino ou corintiano! kkkkkkkkkkk……
gosta de torcer pro mal…. kkkkkkkk
Sr. Fábio Seixas
Condordo com o seu Comentário plenamente …… O problema é conviver com opiniões contrárias, ou divergentes realmente eu posso dizê-lo por experiência
própria . É muito difícil verdadeiramente.
Ah, faltou falar da expressão de Alonso. Poucos perceberam isso, mas o Galvão notou (embora tenha confundido as coisas): pouco depois de subir no pódio e receber seu troféu, Alonso virou para sua equipe deu um grito “vamos”, cerrou o punho e em seguida sinalizou com os dedos “ainda faltam 2 corridas, ainda dá, vamos!” (que o Galvão confundiu com comemoração pelo 2º lugar). Ele está motivadíssimo e realmente a coisa ainda está aberta.
Sensacional Fabio,suas palavras refletem bem a realidade desse mundial e de outros que se passaram.Foi muito feliz no seu comentário e dessa forma como Vettel consegue mais respeito ainda daqueles que vivem te criticando.Parabéns
Rosalonso!
Fábio,
Acho que nestas mais antigas não havia o safety car, que favoreceu o Vettel.
Sr, Reinaldo ,
o Comentário, acredito foi sobre o último.GP, em Abu Dhabi, e não sobre antigas corridas pois, essas ele as venceu sem muita concorrência, melhor dizendo com muita facilidade pois, é um Grande Piloto. Obrigada.l
Outra coisa: independentemente do tri de Vettel, Alonso ainda deve ser considerado um piloto indiscutivelmente melhor. Números e um carro superior mascaram e relativizam certas coisas. Além disso, ainda bem que é assim, a graça está justamente no fato do melhor piloto do grid estar numa equipe nitidamente inferior às duas outras concorrentes, talvez empatada com a Lotus, embora esta seja muito mais consistente.
quem te disse que a Ferrari é inferior! Pode ser, até na classificação, mas em corrida não! Abs
Basta olhar o ritmo de corrida com McLaren, Lotus e a Red Bull. Veja o que Felipe conseguiu na corrida. Ela está em um nível abaixo de McLaren, dois da Red Bull e emparelhada com a Lotus – algumas vezes até pior.