A conquista do respeito
09/11/12 03:00Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…
Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.
Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.
E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.
Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.
Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.
Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.
A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.
Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.
Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.
A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.
Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi
Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.
Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.
Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Texto fabuloso! Parabens!
Não dá para não pensar que, caso ele não tivesse tido a enorme sorte do Safety Car, não teria passado do 7º lugar. Em que pese o respeito teoricamente adquirido segundo sua visão, a meu ver suas trocentas poles já o credenciavam para isso e, a bem da verdade, é fácil sair do fundo do pelotão tendo um carro muito mais equilibrado e forte como a Red Bull, indiscutivelmente o melhor carro do ano, do que um mediano para fraco como a Ferrari – Felipe que o diga. Repito o que disse várias vezes neste espaço: Vettel já provou algumas vezes que é diferenciado e espetacularmente rápido. Mas não que é um “gênio”, um cara que tem a capacidade de fazer com um equipamento nitidamente inferior o que já vimos Senna fazer, Prost, Piquet, Mansell e que Alonso fez durante 80% desta temporada. Decerto sua corrida de recuperação foi espetacular, mas reafirmo: o piloto do ano é Alonso que, pelo que fez com uma Ferrari que é no máximo a 3ª força do campeonato, é próximo de um milagre. Prova disso está no vice de construtores que ele está praticamente dando sozinho à equipe, colocando-a à frente de McLaren e Lotus, em que pese a recuperação de Felipe nas 5 últimas corridas.
cito o Vettel em meu comentário anterior
SENNA NÃO PRECISOU DE 2 SAFETY-CAR!!!
Quem de importante o Vettel REALMENTE ultrapassou? O grande JASON BUTTON????? hahahahahaha só pode ser piada…
Concordo Plenamente
Sem querer polemizar (ou desmerecer o feito de Senna), mas lembrando que em 1988 a McLaren tinha o melhor carro, disparado. Tanto que em 2 corridas a dupla Senna-Prost colocaram 1 volta no 3o lugar e em outras 7 corridas colocaram pelo menos 50 seg de vantagem sobre o 3o lugar.
Verdade, em 2008 a F-1 se resumia a dois carros e uma equipe. O restante andava a “passos de tartaruga”.
Errei…1988…
O Senna não precisou de DRS e Kers também, eram outros tempos,… em que o piloto era mais importante que a aerodinâmica, … e me desculpe, o Senna é incomparável… ele foi único. Assim como Nelson Piquet, Prost, Emerson… pilotos em cadeiras elétricas, que tinham taleto e coragem.
Lembro de Prost na Ferrari. O que ele conseguiu naquele ano de 1990 também foi qualquer coisa.
O Fábio não estava fazendo comparações e sim, descrições de algumas situações de recuperação. Poxa, se o pesssoal mal sabe ler um texto, estamos perdidos.
Obrigado, João Paulo. Tem dia que é difícil…
Abs
realmente mostrou ser um grande piloto, ainda quero ver ele com um equipamento um pouco inferior e ver o que ele extrai do carro, o que mais me chamou a atenção foi a manobra pra cima do Button, não é qualquer piloto que se arriscaria naquela situação.
A primeira vitória dele, em uma Toro Rosso. Você não viu?
sim claro, me referi assim, eles disputar um campeonato com um carro não tão bom entende? os grandes conseguem extrair mais do carro, quero ver isto dele, e acredito que ele possa fazer
Ganhar com a Toro Rosso não serve?
Maldonado tambem venceu com uma Williams de meio de grid,e isso não faz dele nenhum genio…A vitoria do Vettel pela Toro-Rosso foi circuntancial,era uma corrida na chuva.
O Senna repetiu o feito em Suzuka/89, mas o Balestre lhe surrupiou o título mundial!
Fábio, você sabe se a Globo, ou um de seus Sportvs irão passar o GP das Amércias domingo que vem??????
Não sei.
Abs
Voce está enganado, a MacLaren largou na 1a fila e, desde então os dois pilotos duelaram a corrida toda. Caso queria confirmar, procure no youtube, se não encontrar tenho um compacto de uns 40min gravados.
Quando digo “repetiu o feito” me refiro a recuperação na corrida, já que ele ficou um bom tempo parado, teve que dar uma volta lenta e perdeu tempo nos boxes, para aí sim voltar e ganhar a corrida! Abs.
Excelente post, concordo com suas observções e confesso que presenciei praticamente todas destas atuações, com excessão a de 83, e confesso que me coloco no grupo que desconfiava do talento do Vettel, a corrida foi toda dele com louvor, sem desmerecer a belissíma vitoria do Kimi.
São por esses motivos que ainda assisto a F1 caso contrário já teria deixado de assitir este esporte cheio de mimimi (né Alonso).
Xiii, Fábio, prevejo uma enxurrada de argumentos pífios dos “intendidus” das manhãs sobre esse texto.
Sobre este, lembro você que no mesmo GP de Suzuka, o Alonso também fez uma corridaça naquele dia, ofuscado pelo Raikkonen, mas digna de entrar neste hall de recuperações.
Você lembra?
Poxa Fábio….ajuda aí vai….
Muito bom Post Fábio… como leitor fiel de seu blog, este post estaria entre os melhores (na minha humilde opinião, claro) … Ótimas colocações, Ótimas lembranças… Ótima conclusão… Parabéns.
Certissimo o seu comentário.Como digo não temos no momento piloto brasileiro a altura,vamos torcer para que depois de tanta enrrolação da Willianso Bruno possa ir para uma equipe nem que seja inferior e tente mostrar agora o seu valor.
Correto Fabio, más a algumas corridas atrás onde a RBR não tinha um carro tão competitivo, ele vettel fazia o que? era mais um no grid, agora que o projetista deve ter achado outra falha no regulamento, ele é diferenciado? essa corrida de vettel e sua superação só aconteceu devido a sorte, caso contrario a historia teria sido outra.
E sabemos é de conhecimento que a RED BULL adora ganhar no tapetão ou seja achar erros no regulamento e se aproveitar desses erros para desenvolver os carros e vencer os adversarios, acho Alonso e Hamilton bem superior a vettel.
Bem, se ele está na frente do Alonso, acredito que nessa fase onde ele “não fez nada”, ele acumulou pontos que podem dar o terceiro mundial para ele, não?
Também acho que o desempenho do Vettel em Abu Dhabi tenha atingido forte o Alonso. Ele com certeza imaginava que poderia retomar a liderança do campeonato mas viu o alemãozinho da show. A expressão dele depois da corrida foi de desolação. Acho que até o espanhol deve ter percebido quão foda o Vettel é. Ninguém faz pole e vence corrida com uma Toro Rosso por pura sorte.
Simplesmente Vettri !
Lembrando que nesse GP de Long Beach de 1983, além da impressionante recuperação do Watson, teve também a fantástica prova do Niki Lauda que largou em 23º e chegou em 2º.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Prêmio_do_Oeste_dos_Estados_Unidos_de_1983_(Fórmula_1)
Realmente foi uma corrida que provou e muito o talento do Vettel.
Fábio, a Pirelli promete mudanças nos pneus para a próxima temporada, com isso as equipes/carros terão que se adaptar novamente, você acha que corremos o risco de ter outro começo de mundial como o desse ano, ou seja, bem equilibrado? Eu adoraria que sim.
Bem nessa…
Fábio Seixas Vettel não fez nada demais.
Esqueceu do Safety car?
Vc é um BABACA!
Chato cheio do seu Blog
Sou assinante Uol/Folha e tenho que pagar para ler babaquices.
FABIO SEIXAS PEDE PARA SAIR
ASNO
ENCHE O SACO
VA TOMA NO CU SEU FILHO DA PUTA
ASNO
FILHA DA PUTA
PEDE PARA SAIR ASNO
Quanta educação…
De que adianta ser considerada a 6º economia mundial se tem certos aspectos em que o cidadão não evolui…
O título do Post tem tudo haver: “A conquista do respeito”.
Pra quê aceitar um comentário desses Fábio? É isso que ele quer: aparecer. Meu Deus…
Pra vocês verem o tipo de coisa que aparece aqui.
Nossa, como o Fabio Seixas é um DITADOR, fiquei mesmo com pena do pobre Paulo André que é obrigado a ler esse blog, coitado. Nunca assinarei a Folha desse jeito, não quero que me façam um implante cerebral e me obriguem a ler um blog tão “ruim” como este.
Bobeiras à parte, sou muito elitista por ser contra “gentalha” votar e dar opiniões? (considerando que para mim o termo “gentalha” independe da classe social)
O que dizer de pessoas assim? Não imagino uma pessoa (?!?) assim ser uma pessoa bem sucedida. Estava comentando esses dias que pessoas como essa são a praga da internet. Verdadeiros frustados cuja presença ou ausência não fariam diferença no mundo. E dado a importância que a internet tem no mundo, pessoas assim são a praga do mundo. Fábio, conheço seu trabalho, e não sei quem é Paulo André. E isso não fará diferença. Ele não é, nem será ninguém. Não imagino alguém que tenha peso no destino do mundo, se comportando assim.
Credo…
Nooooffffffaaaaaaaaaaaaaaa.
A grosseria e imbecilidade humana não tem limites…Tenha educação e vá procurar um blog mais compativel com seu jeitinho estúpido de ser.
Humm valente voce hein..rs..se é tão valente assim..para xingar e ofender e é assinante da Uol, coloca seu mail no aberto..rs..duvido..rs..
De resto, agradeça ao Fábio por deixar seu comentário ser publicado, querendo ou não voce deve ao Fabio isto..rs..
Melhor ainda..rs..crie um Blog com o título:
“SOU COMO PESSOA, AQUILO QUE ESCREVO”
Tem coragem??rs..
Texto interessante, o alemão mandou bem, mas a do Senna foi mais especial por fazer o carro pegar no tranco e ter adversários à sua altura (tanto no braço qt no motor). Fábio, vc lembra de alguma corrida de reabilitação do Schumacher?
fabio vc pode me responder uma pergunta? quantas ultrapasagens o vettel fez tirando os abandonos e as entradas do safety car?
Não fiz as contas.
Abs
Apenas as nanicas,O COMPANHEIRO DE EQUIPE(que tentou por diversas vezes DESCARADAMENTE causar mais bandeiras amarelas) e Jason Button.
sabe que isso me passou pela cabeça…
quando vi o webber jogando o carro daquele jeito pra cima do massa, logo lembrei do nelsinho/alonsogate.
independente de abandono, ele fez uma corrida fantastica
campeao, tbm conta com sorte de campeao
veja o massa, tbm deveria ganhar e se beneficiar com abandonos, e oq aconteceu? e olha que a rodada q ele deu nem foi tao prejudicial assim pq ele nao foi pro final da fila
Tesc tesc, o fator sorte falou bem alto, não se esqueça disso…foram no mínimo 7 quebras mais duas interrompidas na prova…aliado ao foguete que man sebas tinha nas mãos…por isso chegou aonde chegou….certamente, Hamilton e Alonso fariam igual, se não melhor.
esqueceu de Piquet, em Paul Ricard, nao me lembro de 86 ou 87. Caiu para ultimo logo depois da largada, porque teve de ir ao box desobstruir as tomadas de ar e chegou em segundo, numa corrida genial.
Alonso é muito forte mentalmente … tem braço mas principalmente te cabeça. Pela TV ele era a ‘cara da derrota’ na salinha antes do pódio … Isso é a tal da confiança abalada…
Caro Fabio Seixas: Sou admirador do seu blog ! e esta matéria relembrando fatos que marcaram as corridas , vem a confirmar que tua visão vai além da emoção , vc trata com naturalidade os efeitos que causam emoção aos fãs F1 . Os grandes pilotos sempre fazem o espetaculo , parecer mais desafiante do que o normal. Esta é a diferença entre o piloto e o mega piloto “destacado” , onde nas mais diversas situações , o equilibrio e a razão afloram verdadeiros (mágicos) seres comuns com um toque de superação a adrenalina e o controle da situação , criam no piloto um “Q” a mais , e promovem um espetaculo a parte . Com todo o respeito , apenas gostaria de colocar Bruno Senna , neste rol dos que merecem estar na lista da conquista de respeito. A corrida em Abu Dhabi , onde
sofreu batida e caiu para ultimo , teve uma bela recuperação , merecendo pois
ser lembrado: motivo saga dos ultimos anos , vai ficar , não vai ficar , em fim mostrou nesta 2 metade do campeonato um amadurecimento a nível dos grandes pilotos , fez ao longo do ano varias ultrapassagens que merecem ser lembradas , este é meu comentario para os mais esquecidos no pelotão dos iniciantes! ainda mais pelo sobrenome famoso do nosso grande Ayrton Senna ,abs
E tem quem ainda duvide. Memória curta… Além de ter vencido a primeira quando corria pela Toro Rosso (e quase ter repetido o feito um pouco antes, na mesma temporada, quando foi atingido por uma barbeiragem) o Alemãozinho vem quebrando recorde atrás de recorde.
Uns dizem que é a sorte de ter um dos maiores gênios por trás dos carros da F1, esses só esquecem que ele só está lá por mérito.
Se vencer esse campeonato será, sem dúvida, por merecimento. O título estará em ótimas mãos.
Vettel é muito melhor que Alonso.
Sim, acredito. Um terceiro lugar já foi o suficiente para derrubar a opinião de Alonso e de outros também, dentro ou fora do circo. Acho que, bem se dizer, quase todos os pilotos em que estão na ponta em uma fase, passam por uma aprovação dessas ou similar. Neste caso do Vettel aí… um terceiro já é o suficiente. O cara saiu em último!
Ok, penúltimo. Tem que ver que o De La Rosa oferecia um perigo para ele também. ;P
Caramba Fábio, você estava inspirado hein!!! Excelente post!!
Continuo desconfiando do talento do vettel.
Idem.
Caro Fábio,
Esse é o seu melhor texto do ano.
Abraços,
Sergio.