Pílulas do Dia Seguinte
05/11/12 09:55Foi a melhor corrida do ano ou ainda estamos sob o impacto do que aconteceu ontem? Os GPs de Valencia, da China e do Canadá também foram ótimos, mas parece que muita gente esquece rápido do que passou. Enfim, é sintomático que essa discussão exista, sinal da bela temporada a que estamos assistindo. Abu Dhabi foi um GP memorável;
22ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, o carro imediatamente atrás de você é Alonso, 5 segundos atrás de você. Eu te manterei informado sobre a distância, eu te manterei informado sobre o ritmo.”
Raikkonen: “Não me encha o saco. Eu sei o que fazer.”
41ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, continue aquecendo os quatro pneus.”
Raikkonen: “Sim, sim, sim, estou fazendo isso o tempo todo. Você não precisa ficar me lembrando toda hora.”
*
As respostas de Raikkonen pelo rádio foram um dos pontos altos da prova e, enquanto a FOM deixar, estão no Youtube…
Entram para a antologia pessoal do finlandês, ao lado da cena do picolé no GP da Malásia de 2009 e da resposta a Brundle no grid de Interlagos em 2006. Além de um baita piloto, o cara é uma figuraça. Ainda bem que voltou;
(Quando alguém vai fazer uma camiseta com a foto de Kimi e a frase: “I know what I’m doing”?);
Segundo Boullier, chefe da Lotus, o segredo para trabalhar com Raikkonen é justamente deixá-lo a vontade para trabalhar. Não perturbá-lo com detalhes insignificantes, compromissos com patrocinadores e mimimis em geral. Escrevi isso outro dia e repito hoje: não entendo como nenhuma equipe grande puxou o finlandês para 2013;
Outra da série “coisas inexplicáveis”: Kobayashi ainda sem vaga para o ano que vem. Ontem o japonês largou em 15º e terminou em 6º;
Hamilton, sobre Vettel: “A escalada dele foi incrível. Ele deve ser o piloto mais sortudo da F-1”. Dor de cotovelo pouca é bobagem;
Bruno: “Apanhei bastante neste final de semana. Cheguei na corrida com certo cansaço. Mas automobilismo é assim, tem que continuar lutando sempre, não desistir, e hoje valeu.” Ele largou em 14º e viu cinco pilotos à sua frente abandonarem. Terminou em oitavo. Ou seja, não foi nenhuma fantástica exibição de pilotagem, mas sempre ressalto que ficar na pista numa prova tão acidentada é, também, um mérito. Mas foi para o vinagre a ideia de terminar o ano à frente de Maldonado na classificação. Embora pontuando em mais provas que o venezuelano (9×4), foi o companheiro que conseguiu os dois melhores resultados do time no ano: a vitória na Espanha e a quinta posição ontem;
Ainda Bruno: independentemente da notificação de sua saída da Williams, gente que trabalha com ele ainda tenta assegurar a vaga na equipe para 2013. Executivos da P&G (Gillette), sua patrocinadora, estiveram em Abu Dhabi no final de semana e conversaram com a Williams. E não foi um papo de despedida;
Sobre Massa, largou em oitavo e terminou em sétimo. Tivesse chegado entre Alonso e Vettel, seria festejado. Não foi caso;
Kubica vai disputar duas provas importantes até o fim do ano, ao volante de um Citroen C4 WRC: o Rali de Como e o Rali du Var. Ou seja, ele não está morto ou incapacitado como muita gente acreditava. Vamos ficar de olho.
Quando se dizia que o Malonso estava com uma mão na taça escrevi aqui que o campeonato estava mais aberto do que nunca. Hamilton tinha tudo para levar o título mas a MacLaren falhou miseravelmente. Então acontece a arrancada espetacular de Sebastian Vettel. É o virtual tricampeão a não ser que aconteça um desastre. Basta chegar na frente do Malonso das Astúrias, o que não é difícil nas atuais circunstâncias. Já este tem de superar, além o alemão, Hamilton, Raikkonen e algum outro azarão. Tarefa das mais difíceis. Se não ganhar pelo menos um dos 2 últimos GPs, já era.
O Kimi é um cara fora de série, sujeito do bem e avesso a politicagem e maracutaias da F-1, uma cara de vida simples(classe média baixa na Finlândia – o pai dele era tratorista!!!) que nasceu com um talento imensurável para dominar um carro de corrida tanto que sua primeira prova na F-1 foi apenas sua vigésima terceira prova de monoposto! (Isso é quase inimaginável!). Tem uma habilidade de levar o caro ao limite sem desgastá-lo, pilota de forma suave sempre com o carro um pouco dianteiro.
É com os amigos e com algumas(digo muitas) doses que ele comemora suas vitórias, quando levou a sério a F-1 fez bonito(como esta fazendo agora).
Fábio, ninguém puxou ele para 2013, mas já tentaram e estão tentando(principalmente a RedBull por indicação do Newey); porém o que segura ele lá é justamente o conforto e a falta de “encheção de saco” que é correr por um time que tecnicamente não é favorito ou de ponta. “Deixe-me em paz” e ”eu sei o que estou fazendo” essas frases ditas por ele refletem bem o que ele é e sua personalidade; essa é a forma certa de trabalhar com ele(normalmente é assim que se trabalha com pessoas muito talentosas); faça isso e será bem sucedido na parceria com este Finlandês, que se tivesse sangue latino seria o Nelsão do novo século! A F-1 agradeçe a Kimi Raikkonen!
“Hamilton, sobre Vettel: “A escalada dele foi incrível. Ele deve ser o piloto mais sortudo da F-1″. Dor de cotovelo pouca é bobagem;”
O Hamilton não está errado. O Vettel tem a sorte de estar no lugar certo e na hora certa. Há 3 temporadas seguidas ele tem nas mãos um carro extraordinário. Sendo um bom piloto como é, não faz mais do que a obrigação de conquistar o que conquista.
E na corrida de ontem, ele foi muito bem realmente. Mas foi muito ajudado por vários fatores também, principalmente os 2 safetycars que entraram em horas oportunas pra ele.
Mas isso o fanboy não admite não é?!
Quando ele não tem um carro meio segundo mais rápido que os outros, normalmente não faz muita coisa. Nada de impressionante. Mas é sim um bom piloto, sem dúvidas.
Fiz as contas. Foram 23 ultrapassagens e 9 ganhos de posições por pit-stop ou acidentes, sem contar com o caso do Pedro de La Rosa. Impressionante. Muito mais trabalho do que sorte… e que carro maravilhoso, Webber estava passando fácil o P. Maldonado se não tovesse vacilado, mas, afinal, Webber não é nenhum fenômeno, apenas um piloto regular…
Engraçado muitos aqui malharem o Bruno Senna por está na F1 só por causa do nome e dos seus patrocinadores fortes. Muitos aqui falam que o Bruno Senna está apenas na F1 por causa do dinheiro, e defendem pilotos aí como Perez, Maldonado, Petrov e etc… Mas esquecem que eles também levam patrocinadores fortes de seus países. Vocês acham que o Alonso não levou um caminhão de dinheiro para Ferrari com o Santander? Todos pilotos hoje na F1 levam alguma coisa para está dirigindo qualquer carro, em que uns levam mais e outros levam menos. Bruno Senna está apenas na primeira temporada completa em um carro competitivo que marque pontos, pois ano passado correu apenas 8 corridas pela Lotus e eles mesmo falaram que colocaram o Bruno lá por que não desenvolveriam mais o carro, uma vez que não tinha chance de ser ultrapassado no mundial e não passariam mais ninguém (Palavras do Gerard Lopez sócio da equipe Lotus). Logo malhar ele agora por que o Maldonado está ganhando dele no quesito largadas é muita sacanagem, pois se fosse assim o Massa, Button, Raikkonen, Webber devem ser escaldados como o Bruno Senna, pois eles também tomam pau do companheiro e ninguém aqui abre a boca para falarem nada. Bruno pontuou em 9 corridas de 18 e o Maldonado em 4, logo ele teve uma vitória o que conta muito, mas o Brasileiro se mostrou muito mais regular e com ritmo de corrida muito maior e ninguém fala isso ou respeita. Kamui Kobayashi estreou pela Toyota 2009 fazendo duas corridas finais, mas em temporada completa foi em 2010 pela Sauber e fez 32 pontos. Nico Hulkenberg estreou pela Williams em 2010 e fez 22 pontos. Pastor Maldonado estreou em 2011 pela Williams e fez 1 ponto. Paul Di Resta estreou em 2011 pela Force India e fez 27 pontos. Sergio Perez estreou em 2011 pela Sauber e fez 8 pontos. Bruno Senna tem até agora 30 pontos faltando duas corridas para acabar a temporada e muitos aqui estão falando que ele está fazendo uma péssima temporada… É brincadeira o que certas pessoas que não entendem de nada e só sabem criticar falam a respeito do que não sabem. O mau do Brasileiros e alguns idiotas é não valorizar os nossos atletas e sim o dos outros, o que é uma pena! Por isso que o Brasil está a muitos e muitos anos sem ganhar nada na F1, pois aqui eles não são valorizados pelos próprios conterraneos. Vai ver se na Venezuela, México e Japão o povo fala mau dos seus. O Brasileiro acha que está na F1 é facil, que pilotar um F1 é facil e bla bla bla… Fittipaldi, Piquet e Senna se foram e não voltam mais, em que os tempos hoje são outros, os caras são passado e fizeram muito pelo país, no qual quem é torcedor hoje de verdade e acompanha a F1 tem que torcer para o Bruno Senna e o Felipe Massa que estão representando o país la fora e não para os gringos… Ou será que alguns acham que eles lá torcem para os Brasileiros? Uma ova, eles torcem para os deles! Só que aqui muitos não vêem isso, o que é uma pena.
Ricardo,
Entendo sua posição de torcedor, uma vez estado lá vamos torcer para o Brasileiro; ok mas vamos as verdades. Tem caras muito, mas muito melhores do que o Bruno e que pararam por falta de grana. O Alonso não precisa da grana do Santander, o Bruno precisa da grana do Eike. O Perez e Maldonado são melhores que o Bruno. Acho que a galera exagera mas sendo realistas o que os pilotos do Brasil fazem hoje é quase muito pouco perto do os outros que fizeram no passado, o problema é que tem caras aqui com muito potencial e que não tem oportunidade. Acho que se quiser torcer tem que torcer mesmo mas fazendo uma comparação é quase o mesmo que torcer para a seleção brasileira de futebol com um cara mais o menos no ataque, lembrando do que já foi a seleção no passado e sabendo que o Neymar não foi convocado, entende?
É que o nosso glorioso autor deste blog esqueceu-se de que o Bruno com essa corrida ele saiu também das ultimas posições uma vez que logo na largada foi atingido, outra que no pit ele perdeu quase 7 segundos parado, quando um pit normal leva em torno de 2,5 a 3 segundos…. E mesmo assin chegou em 8º, assim como o Vettel que fez uma bela corrida também não deixou de ser beneficiado pelas batidas e safty-car.
Mas quando é um brasileiro, mas, mas, mas… ninguém mais tem interesse em pilotos brasileiros, e agradecemos isso aos senhores Massachelos…. Um grande desfavor que eles fizeram a nós torcedores da F1…. Abs..
Cara, quanta besteira. Eu assisto F1 pq eu gosto de corrida, e não pra ficar torcendo pra piloto brasileiro.
Na boa, na F1 ja é difícil o cara ganhar uma segunda chance, o Bruno já teve uma segunda e uma terceira, e sinceramente pelo que ele vem apresentando esse ano, não seria nenhum absurdo se a Williams optasse por dispensá-lo.
Amigo, sugiro vc montar um blog….isso não é um comentário é uma máteria pô!
Bruno Senna está na sua terceira temporada. E tem patrocínio por causa do nome, enquanto a maioria conquistou o patrocínio devido a seus resultados. Maldonado foi campeão da GP2 e Bruno campeão do quê? Eu torço para que o automobilismo seja interessante, se mantenha como esporte independente de haja brasileiros ou não.
Me desculpe, mas o Maldonado ganhou a GP2 depois de 4 anos correndo por lá… Bruno venceu em sua 1a temporada e foi vice na segunda, alias, vice de um cara que corria de GP2/F3000 a pelo menos 7 anos e ja tinha andado de F1 e FCart/Indy…
Maldonado e Perez estrearam por Sauber/Williams, Di Resta pela Force India, Bruno “estreeou” por uma carroça chamada Campos Meta que virou Hispania antes da temporada começar…
Essa é a primeira temporada completa de verdade do Bruno e ele tem sido rápido em corrida e constante nos pontos, e se tomou pau nas posições de largada de Maldonado, nas de chegada ele supera o venezuelano com a mesma distancia… por favor, analises imparciais gente…
A F1 estava precisando de um cara autêntico como o Kimi, fala o que pensa e nem liga. Aquelas entrevistas comandadas pelas assessorias são sonolentas, os pilotos parecem marionetes.
por isso que ele não ficou na Ferrari!
O Hamilton não tem dor de cotovelo em relação ao Vettel, até pq ele anda muito mais q o alemão, ele tem é inveja do Alonso e do Vettel por ver que andar bem e ser ótimo piloto não significa nada, o importante é ter sorte e seu carro não quebrar.
Uma pena o Hamilton ser castigado o ano inteiro e não estar disputando (ou mesmo liderando) o campeonato pq o carro não deixa. Se isso não for motivo pra cutucar os adversários eu não sei o q seria motivo.
O Alonso q tem a maior sorte do mundo chora, o Hamilton tem muito mais direito de chorar q o espanhol.
Ah pára!
O cara sempre teve carro de ponta, desde a estréia na categoria. Só foi campeão em 2008 pq tudo conspirou a favor, mesmo com ele fazendo um monte de m.e.r.d.a, especialmente nas últimas provas.
Veremos o Hamilton tirando leite de pedra na Mercedes…
Perfeito seu comentário, Mauricio!
Me diga um piloto que foi campeão na F1 sem ter o melhor carro.
Isso não existe. Isso é automobilismo, sobretudo isso é Fórmula 1. Sempre houveram as diferenças de chassis e motores. Os campeões sempre tiveram os melhores carros no geral!
O Hamilton em 2008 só não chegou ao Brasil já campeão porque foi ridiculamente punido em algumas ocasiões. Coisa que o Massa não foi. Lembra do Massa jogando o seu carro contro o do Hamilton e fazendo o inglês cair pra últimas posições? O brasileiro foi punido? Não!
As cagadas que o Hamilton fez e que lhe custaram o título foi em 2007 e não em 2008. No ano em questão ele foi o campeão merecidíssmo.
Acrescento mais alguns dados, Mauricio.
O Hamilton corre de velotrol na Mclaren desde bebê e, até a presente data, somente ganhou um campeonato, em 2008, no Brasil (sendo, inclusive, ultrapassado pelo Vettel com carro bem inferior), com uma ajuda um tanto esquisita do Timo Glock, que fez tempo de stock car, na última volta (o mais esquisito é que Jarno Trulli, companheiro de equipe, fez o mesmo tempo).
Além disso, Hamilton teve quatro vitórias (que deveriam ser anuladas, em respeito, no mínimo, à ética) em 2007 (Alonso teve 03), com a famigerada ajuda da espionagem.
Fora isso, se Vettel tem ajuda do melhor projetista da F1, e Hamilton diz que sabe disso, por que não trocou de equipe, ou, ainda, por que a melhor equipe, com o melhor projetista, não o procurou?
Não refuto a condição de o Hamilton ser realmente bem rápido, mas ele, proporcionamente, perde do Vettel, já que sempre teve carro veloz e não é bicampeão, nem ganhou corrida com carro ruim, como o alemão, com Toro Rosso.
Para terminar, quando alguém é bom em qualquer ramo, não precisa ser deselegante com um colega de profissão, tentando minimizar os seus feitos.
O problema é que Hamilton é mimado, invejoso e não aceita alguém mais novo conseguir mais.
Isso é tão simples e óbvio de analisar, que não requer maiores ilações.
o meu para de falar bobagem, até parece torcedor de futebol palpitando o que não sabe ou não quer ver, 2009 deu Button com um carro imbatível e 2010, 2011 Vettel e ninguém segurava a red bul, 2012 o projetista encontrou o pulo do gato e a turma esta ficando a milhas do Seb, acho que o Hamilton marcou em 2007, fora isso fez o possível
Falando assim parece q o Vettel foi campeão com carroça né?
O único ponto q digo é esse: por competência esse ano, Hamilton merecia tá junto com Alonso e Vettel, ou melhor q eles, mas a má sorte do inglês e a extrema sorte dos outros dois não deixou, não tem nada a ver com Alonso e Vettel serem melhores.
Lembro como se fosse ontem, as criticas do Barrichello quando Kimi entrou na F1… falando que foi irresponsabilidade e que o cara ia fazer cagadas tcs tcs tcs http://www.autosport.com/news/atlasf1-report.php/id/15
Alex lembrei de outra dessa época, perguntaram para o Schumacher o que achava de Kimi entrando na F-1 ainda muito jovem. J.Villeneuve também criticou a entrada de Kimi na F-1.
Edição especial revista Carro: Guia da Formula um 2001, página 22:
Kimi Raikkonen é um piloto de F-1 que não havia disputado mais que 23 provas? O que acha Schumacher?
_Não há regras. Se for talentoso, porque não? Eu vi Kimi em Mugello e ele tem talento. Ele é rápido e não acaba na cx de brita a cada 15 minutos. É a mesma situação de Button. Raikkonen tem 21 anos, já tivemos pilotos jovens começando. Eu mesmo quando comecei tinha 22 anos, e eu afirmei que estava pronto pra F-1 logo depois do meu primeiro ano no Grupo C.
Como vc explica essa adaptação tão rápida dos pilotos jovens?
_Eles estão mais preparados que antes, hoje a gente utiliza a telemetria já no kart. A gente se forma mais cedo. As Formulas de promoção também são mais profissionais. A Formula Renault atual pode ser comparada com a Formula 3 antiga.
*Pior que Nelson Piquet uma vez comentou que Nelsinho chegava a F-1 mais preparado quando ele entrou em sua época.
“O que Nelsinho pilotou só em testes, na minha época era coisa inimaginável. Ele chega muito mais bem preparado quando cheguei a F-1?
Pra todos verem como não tem como comparar épocas, chega ser surreal…
Ops…errei na hora de fechar “aspas”, apertei o botão de interrogação! Corrigindo:
“O que Nelsinho pilotou só em testes, na minha época era coisa inimaginável. Ele chega muito mais bem preparado quando cheguei a F-1″
HILÁRIO MESMO FOI MASSA DIZER QUE É MELHOR QUE O BARRICHELO…RSRS!!! NÃO PASSA DE UM INÚTIL QUE SÓ TROUXE PREJUÍZO A EQUIPE, PALAVRAS DE ITALIANOS, SAUDADES DO RUBINHO QUE ACERTAVAOS CARROS PARA O DEPRIMENTE E APOSENTADO “SCHUMISSO” SER CAMPEÃO
Mais um que acredita no mito do acertador de carros.
Se for assim, então que vá trabalhar acertando carros e deixe quem sabe pilotar sentar no cockpit.
( 2 )
Gostaria de ver Bruno mais um ano na F1, mas não na Caterham. Pode ser na Williams ou na Force India.
Apesar de que estou duvidando no crescimento tecnico da Force India para 2013. A crise bateu.
Outro que fará falta se não voltar em 2013 será Kamui.
Por sorete ainda teremos Kimi, Perez, Maldonado e Grojean para animar as corridas.
Camisetas Retrô da Formula 1:
http://www.stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx
esqueçam o Bruno Senna. ele corre de sobrenome, não tem qualidade mínima para estar no grid. é um dos 3 mais fracos dos que estão pilotando. é tão difícil ver isso? só porque sou brasileiro também tenho que endeusar o cara? vocÊs vão muito na onda do galvão. por essas e outras temos os políticos que temos.
É???? E o Mario com o vai?
Fábio, Acha que Senna se renovar com a Williams, poderá ser com uma cláusula de desempenho principalmente em classificações? Em corridas ele é sempre consistente mas não consegue acompanhar Maldonado nas classificações e claramente não é por culpa do carro. E acha que depois de mais uma corrida atrapalhada do Grosjean justamente depois do Boullier dizer que está avaliando o francês depois do gancho que ele levou, pode abrir uma vaga na Lotus?
Quase morri de rir quando o Galvao falou que o Massa se assustou com o Webber, que ridiculo…piloto de F1 assustado, só no Brasil mesmo…Se os 2 estão dividindo a curva até uma anta saberia que o outro poderia voltar ao lado ou na frente, agora ” assustar ” foi demais…é deprimente ver o merda ambulante e a narração ridicula…
Anderson, Felipe ficou com tanto medo do Webber que soltou as mãos do volante e colocou na frente do capacete, por isso rodou!
Esse Galvão chega ser bizarro! E ele metendo o pau no Kimi antes da largada?
“Prepare seu coração porque o bicho vai pegar, o Alonso vai pra cima, ele vai largar atrás do Raikkonen QUE NÃO É ESSE FENÔMENO DE LARGADA”
Na largada Raikkonen ganha duas posições e cala a boca de balde-maldosa do Galvão, pula do quarto lugar pra segundo.
CALA BOCA GALVÃO, FORA DA GLOBO, FORA DA F-1!!!
Ainda bem que só vejo imagens da TV e ouço rádio, assim não preciso ouvir essas besteiras que o Galvão fala.
Tu tah certo.
kkkk.. realmente foi^cômico.
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Kimi tem “marketing” natural…
Querer comparar desempenho de Bruno e Kobayashi por apenas uma prova é uma piada, Kobayashi tirou o máximo do carro e conseguiu ótimos resultados em 2012: 6º,5º,4º,3º,6º. Já o sobrinho fez apenas: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre pilotos de Sauber, Williams e F.India).
Os pachecos torcem por Bruno na F.India em 2013, mas esqueceram que lá tem Di Resta na equipe. Na Williams o sobrinho já toma surra com Maldonado, imagina ao lado de Di Resta. Pachecada esta se iludindo, muito dos resultados dessa F.India é graças a dupla de pilotos. Bruno podia tirar mais dessa boa Williams, mas não consegue.
Batalha de Grid: Maldonado 14×4 Bruno(no relógio esta 16×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, nas outras(MON/ITA), dependeu de punições de Pastor pra largar a frente). Batalha pelo “Q3″ Maldonado 11×1 Bruno(Pastor se classificou entre os seis primeiros em 6 oportunidades. Cadê Galvão e R.Leme nessa hora para destacar batalha de Grid?). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno.
Colocação atual no Mundial:
14º)Maldonado,43 pontos.
16º)Bruno,30 pontos.
Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez conseguiu durante o ano; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º. Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º. Maldonado fez pole, venceu um GP mais um 5º lugar(isso porque teve problemas no KERS em ABU), em classificações sempre surpeendeu. Também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade, coisa que vem fazendo desde Monza.(se o carro não quebra em Cingapura, e não tem furo de pneu na India, Maldonado ia fazer mais pontos). Pastor merece pelo menos o benefício da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificação às vezes até assusta!
Já Bruno Senna(no geral) é o que tem os piores resultados, em classificação chega ser coisa medonha! O máximo que Bruno fez após 18 provas foi: 6º,7º,7º(de 8º a 10º não conta é obrigação). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofre em classificações e provas.
Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se “enroscou” várias vezes em 2012: AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2), muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu.
O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(no link abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de “eterno ano de aprendizagem”, ou ficar culpando sempre o Bottas. Bruno teve 18 classificações e provas pra mostrar serviço(fora as oito corridas na Renault em 2011). Oportunidades o sobrinho teve em 2011/12, faltou mostrar serviço pra segurar a vaga na base do talento. Injustiça é o que esta acontecendo com Kobayashi, até pódio ele fez esse ano.
Promessas das categorias de base:
http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta
http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
Pachecada metem o pau em piloto “pagante”, mas sorte que existe isso no mundial, senão Bruno nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante(muitas vezes ele conseguiu apoio porque é muito bom, caso recente de Perez, leva crédito). Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples.
O que Bruno conseguiu nas categorias de base em quatro temporadas completas? Em time de ponta na F-3 e GP2 era para ser campeão!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
Lembrando que, J.Villeneuve também começou tarde no automobilismo por causa da morte do pai. Foi fazer carreira no Japão e USA, ficou longe do oba-oba do sobrenome famoso, logo se destacou na Indy e conseguiu vaga em time de ponta na Williams para 1996.
E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor(falo de investimentos, oba-oba de boca somos campeões), Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho. Se conformem, Brasil apenas participa do mundial da F-1. Palmas para a Alemanha que investiu de verdade em seus pilotos de base(monoposto), o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg…fora o Sutil que pode voltar pela F.india.
Dono da Force India admite que pode promover retorno de Sutil
http://espn.estadao.com.br/noticia/289965_dono-da-force-india-admite-que-pode-promover-retorno-de-sutil
Rapaz, só pela diferença de experiência dos dos pilotos acima citados por você… O Bruno deve ser sim muito bom piloto… Tendo praticamente a metade das milhas de seus concorrentes ele já faz o que faz… Imagina se tivesse a mesma carga que os outros… Mas na vida sempre vão existir urubus como você… Bruno precisa se achar urgente em classificações, mas em corrida ele esta bem sim, quanto ao Maldonado é sabido por todos que tem muita velocidade… Mas pouca cabeça e merece estar onde esta sim… Bruno vai continuar e calar urubus iguais a você…. Você deve ser um cara frustrado…
lol
Cadê o Mario?
Sim, se Maldonado tá ansioso leva ele nun psiquiatra e manda tomar Rivotril, ele vai ficar calminho, eu tomo e toda a ansiedade vai embora! kkkkkk
Hummm..sei não..rs..mas este tipo de comparativos sempre para cima do Bruno eu já ví..e muitas vezes aqui no Blog, acho que voce é o Marcelo que vivia fazendo este tipo de comparativo. Adota o Maldonado logo e leva ele para sua casa…rs.Contrate ele como motorista particular..Tem coragem para isto???
Duvido muito.
Primeiro que essa conversa de Williiams “boa”, ou “bem-nascida” (como se fosse cavalo…) é lorota. Alguém aqui é engenheiro de F1, ou está lá, dentro das equipes técnicas das equipes, para dizer isso de um carro que não mostra desempenho? Simples: dobrem os pontos do colombiano, como se a dupla fosse dois Maldonados (queridinho dos hostis ao Bruno…). Pois a Williams continuaria atrás da Force India e teria apenas 2/3 dos pontos da Sauber. Ou seja, não faz diferença de fato. O carro é uma bomba, que encaixa em alguns circuitos. A vitória em Valencia, no aniversário do Frank, é coisa até agora sem explicação.
Segundo que em uma F1 sem treinos particulares e pneus de difícil leitura para projetistas e pilotos, perder 1h30 de treino toda sexta, como acontece com o Bruno, faz uma diferença enorme na classificação de sábado.
Terceiro que o formato da classificação permite, às vezes, uma distorsão no grid. Maldonado foi décimo no Q1, 3 décimos à frente de Bruno. No Q3 acabou lá na frente, devido às estratégias de acerto para a corrida e um ou outro erro de um piloto de ponta. Mesmo assim, esta não foi a tônica do campeonato. Na maioria das vezes que largou na frente, o colombiano estava duas ou três posições adiante de Bruno. Já em corrida, Bruno mostra muito mais maturidade que Maldonado. Em Abu Dhabi o colombiano quase pôs tudo a perder, novamente, em uma briga que não era dele, com Webber. Deu tudo certo, mas bater roda brigando com uma RBR, que normalmente está ali de passagem, não é sinal de inteligência.
Maldonado pode ser um pouco mais rápido que Bruno nos treinos? Sim. Mas não podemos desconsiderar os fatores acima. Nem Maldonado mostrou ser um fenômeno, como querem alguns, nem Bruno está dirigindo abaixo do equipamento que tem.
Finalmente, queria entender a frustração pessoal desta gente que entra aqui para malhar o Bruno, ou mesmo o Massa. O de cima deste comentário gastou teclado pacas para isso… Vai saber… Inveja do sobrenome? Inveja da grana ou da fama? Simples cornice? Esta gente precisa de analista… Urgente!
Marcelo,
O problema é que o Bruno é ruim para estar na F-1, ta lá pelo nome; diga-se sobrenome. O Maldonado não tem nada de excepcional e por isso mesmo deveria ser obrigação de qualquer piloto que quer estar na F-1 por competência superá-lo. Carro nasce, igual cavalo, ruim sim! A concepção teórica e o efeito prático são diferentes, não fosse isso não seria necessário um túnel de vento, e carro bomba não ganha corrida.
Se critica é corniçe, inveja ou frustração fica difícil analisar, de forma concreta, qualquer coisa; vamos nos ater a elementos e fazer análises concretas. Quem é bom na F-1 não tem justificativas de isso ou aquilo, senta, acelera e se impõe e o Bruno ta longe disso
Fernando,
Discordo. Bruno não é ruim para a F1. Ele hoje está na média dos seus companheiros de grid, exceto os campeões que disputam a ponta. Com direito a treinar na sexta inteira, certamente teria largado mais à frente (e nesse grid, estar três ou quatro posições à frente faz uma diferença enorme no desenrolar da corrida), na média, e teria marcado mais pontos, estando junto ou à frente do Maldonado.
O que disse sobre ser “bem-nascido”, quando se fala de cavalos (conheço um pouco do assunto, assim como de automobilismo…) há a filiação, o físico e o histórico de desenvolvimento que alguém com um pouco de afinidade no assunto pode dizer se é uma boa cria ou não (embora o resultado só se conhecerá nas pistas). Já sobre carros de F1 e suas características de engenharia, diria sem medo de errar que 100% dos comentaristas aqui são incapazes de, ao assistir corridas em 20 fins-de-semana no ano, dizer qual carro é “bem-nascido” ou não, exceto aos, claro!, que disputam a ponta (ninguém precisa se gênio ou conhecer de aerodinâmica para saber que a RBR é um carro vencedor). E quanto à Williams, os resultados dizem por si: tivesse dois Maldonados, continuaria atrás da Force India no campeonato. A corrida de Valencia está para lá de fora da curva – muito para lá! – para ser considerada prova de algo (para mim é evidência de carro fora do regulamento…). Você fala de “concepção teórica” e “túnel de vento”. Alguém aqui teve acesso aos dados dos ensaios da Williams? Se tivesse, saberia interpretá-los? E compará-los com os concorrentes? E quanto à concepção técnica dos projetistas. Alguém aqui tem a cara-de-pau de dizer qual ângulo da ponta da asa dianteira de um F1 faz o quê no desempenho do carro? Oras… A idéia por trás desta louvação de alguns comentaristas sobre a Williams 2012 (uma carroça pelos resultados do ano…) é só desprestigiar Bruno, como se o carro não andasse por causa dele (nessas horas, todo o tempo que Maldonado anda para trás do meio é esquecido, ficando só os poucos lampejos de duas ou três provas…).
Já sobre as críticas, uma coisa é ter olhar crítico, outra é malhar sistematicamente o cara, como se ele fosse uma aberração no grid, o que, convenhamos, está longe de ser.
No mínimo, há que se respeitar um cara que anda no meio do grid mesmo tendo começado a carreira quando muitos já estavam na F1. Se o sobrenome ajuda, ótimo! O cara está lá, batalhando seu caminho sem lamber as botas de ninguém. Tem gente que tem sobrenome e ainda assim acaba enlameado ao participar de marmeladas ridículas em prol do vizinho de garagem, não é?
A culpa de Bruno? Não ser um campeão de F1? Pois é… Exceto 3 brasileiros, todos os outros, pilotos ou não, carregam a mesma culpa. Sendo que a maioria dos críticos jamais sentou em um kart de indoor com motor de batedeira, que fosse…
Marcelo,
O Bruno é fraco comparado ao potencial de outros brasileiros; tem outros que mereciam muito mais estar lá. Quanto a forma de crítica concordo com você, tem muita gente aqui que não entende nada e coloca emoção nas críticas e aí aparece um monte de asneiras, algumas até muito engraçadas!
De cavalos eu não entendo nada, mas de carro entendo um pouco, e conheci bem de perto alguns projetos da F-1; concordo que tem muito jornalista, quase 100%, que não entende NADA de engenharia automobilística. Carro nasce bom ou ruim mesmo, na hora de projetar um carro o grupo de engenheiros segue alguns conceitos que levarão à base do carro; se houver erro de projeto nesse momento é muito difícil reverter isso durante o ano. Talvez as voltas mais tensas de um piloto de F-1 sejam as primeiras de um carro novo; em poucas voltas é possível verificar se os conceitos usados deram certo e se o carro tem potencial. A Williams é um carro bom, mas acho que tanto o Maldonado como o Bruno( o pior do 3) e o Bottas não tem capacidade de desenvolver o carro nem competência para leva-lo ao limite, são todos pilotos muito pagantes; acho por exemplo que o Di grassi, que não é excepcional, faria um trabalho muito melhor que os 3 na Williams.
abraço
Pra mim, essa é a mais antológica do Kimi:
http://www.youtube.com/watch?v=RBD_OBuNapY
Kimi é mais que um piloto excepcional, é uma figura única! A Fórmula 1 precisa de gente assim!
Vettel está de parabéns, é um excelente piloto, muito rápido, competente, mas sob meu critério ainda falta ao alemãozinho provar que é capaz de fazer algo espetacular num carro que não seja o atual RB8, carro do outro mundo.
Fica apenas um desafio “simples” para o alemãozinho: que tal o ir para a Ferrari e fazer tudo aquilo que faz hoje na RBR?
Que tal uma STR na chuva? E mais, o que o xoronso fez com aquela Renault dos últimos anos de F1? Ganhou em Singapura né? Kkkkk quando Alonso ganhou? Sempre que teve o melhor carro… Baita piloto sem duvidas, mas se supervaloriza muito também…
Isso é tudo que você conhece da carreira de Vettel e Alonso? rs
A pole e vitória do Vettel com uma STR foi igual a todas as poles e vitórias de pilotos com carros medianos: circunstancial.
Não quer dizer muita coisa, não. Apenas que soube aproveitar as circunstancias favoráveis.
Se ele for para a Ferrari ele fará exatamente isso… e irá calar a boca de um monte de invejosos!
Reconheço o talento de Vettel, ele é muito bom, mas no meu ponto de vista ainda não posso considerá-lo o piloto mais completo, como Alonso é atualmente.
Uma coisa é vencer corridas com um carro perfeito, outra é vencer corridas com um carro que não permite tal feito, coisa que Alonso vem fazendo na medida de possível.
Outra coisa: onde você leu a palavra “invejosos”? Não coloquei esta palavra em meu comentário, muito menos dei margem para essa interpretação. Torço para que ele seja capaz de fazer na Ferrari o que Fernando faz hoje. Se o fizer, reconhecerei publicamente que Vettel é o melhor.
se o kimi tivesse voltado numa equipe de ponta (ferrari, mclaren ou red bull), tinha tudo pra ter ganho o campeonato. ando em sérias dúvidas se o melhor piloto da atualidade é mesmo o alonso.
e sobre o koba: talvez tenha menos talento que o peres, mas é um piloto sempre muito certeiro na pilotagem, consegue ser agressivo sem lambanças (lembro apenas de uma corrida (singapura, ano passado?) em que ele perdeu umas três posições por ter errado na dose da agressividade), sabe poupar equipamento quando preciso. também entendo como ele não tem vaga pro ano que vem (em uma boa equipe), inclusive pro lugar do massa, que já fez o que tinha que fazer na f-1, pelo visto, e deveria se aposentar, ser companheiro do barrichelo, sei lá.
O Koba este ano fez strike no Button na Coreia. Acho que o cara se apagou um pouco com a competencia do Perez. Pra fora, igual que Bruno, Massa, Webber, os dois da STR, Shumi e as treis nanicas com tudo.
competência do peres também não: o cara tem braço, mas falta saber se segurar na vontade de ultrapassagens: esta foi ao menos a segunda vez que ele perde uma corrida em que tinha tudo para estar entre os 5 primeiros. no fundo, o presidente da ferrari está correto quando disse que ele não está suficientemente maduro – mas não acho isso justificativa suficiente para perder o garoto, até porque de maduro, o massa já está um pouco passado.
Com relação ao Kimi, é um oásis de sinceridade num deserto de máscaras. Pilota demais e é autêntico. Que não saia da F1 tão cedo!
Bruno Senna: na largada foi tocado por um Force India e caiu para a 19ª posição. No pit stop, a Williams cometeu um pequeno erro e ele perdeu, tranquilamente, uns 3 segundos. Só pelo tempo perdido nos boxes, teria condições de ter chegado em 6º. Se não tivesse sido atingido na largada, poderia ter chegado em 5º.
Kimi Räikkönen mudou muito. Era o cara mais sério e o mais introspectivo da F-1. Quando vencia um Grand Prix de F-1, comportava se muito formalmente, frio, sem emoção e nenhuma expressão. Essa sua personalidade lhe valeu o apelido de homem de gelo.
E agora, o finlandês esta mais à vontade na F-1. Nas entrevistas está com um ar mais cômico. E nas fotos, vez ou outra está sorrindo.
Máscara?
Será que o finlandês encontrou alguma e se transformou no tal do Máskara?
Ou será o efeito pró – álcool?
Se…se….se….se… Bruno na sempre no Se e no Quase
Para Kimi Räikkönen é o seguinte:
Pergunta idiota. Tolerância zero!
Três questões que mereceriam uma resposta:
3) O problema do Kobayashi ficar sem equipe pro ano que vem, se deve à falta de um patrocinador forte para financiar sua carreira. São os mesmos recursos financeiros que mantém a carreira de outros pilotos F-1: Maldonado, Grosjean, Perez, Petrov, Hulk… E numa entrevista recente, o japonês declarou que: “Na F-1, se dá mais valor a um piloto com muito dinheiro, do que um piloto com muito talento”. É a F-1 de Bernie Eclestone.
2) Bruno Senna ainda não sabe se continua na Williams. Mesmo apresentando um trabalho razoavelmente competente, o brasileiro não sabe se continuará até mesmo na F-1. E a concorrência no mercado de pilotos é muito acirrada.
1) Nos tempos da F-1, a categoria top do automobilismo mundial recente, nunca teve um piloto de F-1 com coragem, atitude e garra. Esse tipo de personalidade só existia nos pilotos das décadas de 50/ 60/ 70/ 80 e 90. Se lembram de James Hunt? E kimi Räikkönen é desse tipo de piloto que não leva desaforo pra casa
Só corrigindo:
“Kimi Räikkönen é o tipo do piloto que não leva desaforo pra casa”. E Ponto.
Não sou fluente em inglês mas tenho um conhecimento bem razoável, o Kimi não disse para o engenheiro não encher o saco dele, disse “Just live me alone” que no português seria “Me deixe em paz”. Bom foi o que entendi.
Eu sei o que significa. Mas nem sempre a tradução literal é a melhor.
Abs
Na verdade se fosse para fazer tradução “on the foot of the letter” seria “Só me deixe sozinho”, e não “Me deixe em paz” (ou “Leave me in peace”, on the foot of the letter…). Que nada, foi um sonoro “NÃO ME ENCHE O SACO, NÃO SOU IDIOTA!” mesmo… Kimi Indelicado, o impagável!
“leave”…
Diferença entre “versão” e “tradução literal”
Na F1 atual existem poucos pilotos. O resto é guiador de carro.
FAbio e demais colegas,
O Bruno vai ficar na Wiliams.
AMEM!
Precisa sim melhorar no qualify, mas pelo ritmo apresentado nas corridas, merece permanecer na Williams. Ou em último caso, ir para a Force India.
Ele é bom…na briga de patrocinadores ….
Boa!
para fazer o que? continuar a levar 0,3s do cara? foi isso que ele falou no sabado, que ja sabe que leva 0,3s do Pastor….entao vai continuar pagando para que? ser 2° piloto da Willians e escudeiro do Pastor nao é brincadeira nao….estamos na epoca dos guiadores de carros, como disse um amigo acima.
Pastor tem um ano a mais de casa amigo, pastor no primeiro ano, não foi nem sombra dique esta sendo nesse tampouco foi metade do que o Bruno esta sendo em seu primeiro ano na Equipe!!
Só ratificando o comentário do Thiago, ano passado o Pastor fez 1, isso mesmo, 1 misero ponto!!! esse ano o bruno esta em sua primeira temporada completa com um carro competitivo, e já fez 30 pontos!!!Isso pq ele não faz o 1° treino livre na sexta, e isso atrapalha sim o seu desempenho!!!
Não estou falando que Bruno é melhor que Pastor (ate pq Pastor é um piloto extremamente veloz!!!), mas Bruno não é um piloto de se jogar fora!!!
Acho Bruno competente, e se tiver oportunidade de fazer mais uma temporada na Willians pode sim conseguir igualar ou ate superar o desempenho do Pastor!!!!
Maldonado no primeiro ano tomou pau do segundinho! Tanto o Maldonado quanto o Hulkenberg tomaram pau…
Só os fora de serie é que chegam e já vem dizendo pro que vieram…
Amém!
Fabio o que aconteceu com a MacLaren do Hamilton estou até agora sem saber? é a quarta vez seguida que o carro dar problema. Por acaso a MacLaren esta em decadencia.
Não é a toa que o Hamilton resolveu trocar de equipe, não é a primeira vez que ele estava liderando e o carro quebra “misteriosamente”.
Prevejo um 2013 frustrante para Sérgio Pérez se ele não procurar ajuda psicológica urgentemente. Desde que assinou com a McLaren, está tendo um desempenho bem abaixo do esperado.
Provavelmente alguém na McLaren deve estar pensando: “por que não contratamos Raikkonen em vez de Pérez?”
Tambem pensei a mesma coisa em relação a McLaren não ter chamado o Kimi,mas a diferença é que:
Perez paga pra correr (atraves da Telmex) e Kimi RECEBE para correr.
E o principal patrocinador de Woking (Vodafone) só vai ate o fim desse ano.
Retificando o seu comentário: Perez e Kimi PAGAM pra corrrer!!! Pois o Kimi esta na Lotus graças a Unilever (Clear/Rexona).
Kimi piloto pagante! Essa é a melhor do ano!
Prevejo um 2013 frustrante para Bruno Senna, se ele não procurar ajuda na macumba urgentemente… Desde que assinou com a Williams, está tendo um desempenho bem abaixo do esperado.
Provavelmente alguém na Williams deve estar pensando: “por que não contratamos Hulkenberg de volta em vez de Bruno?”
Pq não joga na mega sena amigo? Com tantas “previsões”
pit stop de amanhã promete, depois da corrida de ontem o fábio vai tem muito que falar, não vejo a hora. aliás e o kimmi eim fábio, u show a parte largou bem demais e segurou o rojão, levando em conta o estado dos pneus, abraço…
Caros,
É bem verdade que não somos obrigados a aceitar e ter a mesma opinião, seja ela do Fabio ou de qualquer outro que postar sua opinião aqui. Nos treinos que antecederam a corrida, dava por certo a vitória do Hamilton e isso estava acontecendo bem, o Inglês teve um bom ritmo e por uma infelicidade seu carro parou, realmente uma pena, ia colocar ainda mais fogo na disputa. Agora de sábado para domingo fiquei pensando, nossa como o Alonso é sortudo, com a desclassificação do Vettel, o espanhol tinha a possibilidade de diminuir ou ate mesmo passar o Alemão no mundial, porem isso foi por água abaixo depois de tantas lambanças. Tenho que ressaltar que realmente o Vettel andou bem porem foi ajudado com tantos SC, ruim para o Alonso que viu pelo retrovisor seu algoz ficar bem próximo. Agora não queria comparar Bruno e Koba, ou ate mesmo Perez com Maldonado, porem fica bem claro que o colombiano e o mexicano andam melhor do que o Bruno, e isso não é difícil. Infelizmente o Bruno esta tão pressionado que tudo da errado pra ele, parece época do Rubens quando seu companheiro era o Schumi, mas acho que pra ele andar de Turismo será melhor.
Falar o que do Massa? Prefiro não comentar, ganhou uma posição, já esta de bom tamanho uma vez que não conseguiu fazer o jogo de equipe que a Ferrari tanto presa.
Portanto, acredito que o vencedor mereceu, Kimi vem andando bem desde o inicio do ano, em alguns momentos problemas, erros etc etc etc como acontece com qualquer outro piloto, mas deveria estar num posto melhor do que na Lotus.
Eu ainda acredito ou é torcida minha no campeonato do Alonso, acho que o espanhol tem mais braço que o Vettel porem um carro inferior.
Grande abraço!
Meu Deus, como comparar pilotos de equipes diferentes? O Koba esta com um carro muito bom na mão a varias temporadas, o perez chegou já com um belo carro… O Bruno não é nenhum gênio, mas também não é nem sombra de duvidas o que a urubusada pinta… Com relação a sua pressão imagina se não afeta… Pela pouca experiência é sim muito bom piloto… Para os críticos… Tentem jogar no ps3 ou no xbox360 o F1 2012 no modo difícil largando de 13, 14 e ficar longe das confusões? Ficadica…
Finalmente um aleitura correta sobre o “alemõazinho”… SC vários… reduziu vários segundos.. Ai fica fácil.
Lembro como se fosse ontem, as criticas do Barrichello quando Kimi entrou na F1… falando que foi irresponsabilidade e que o cara ia fazer cagadas tcs tcs tcs http://www.autosport.com/news/atlasf1-report.php/id/15
pro alonso ver que não é só com o newey que ele está brigando, acho que o wettel deu a resposta na pista.
Apesar de grande número de abandonos, tem que se levar em conta quantas ultrapassagens o Vettel teve de realizar, NA PISTA. E para ultrapassar, NA PISTA, a sorte não é tudo; vale o carro e, principalmente, o talento. E sem maracutaias ou bandeiras azuis (que fim levaram as bandeiras azuis??? Ainda valem, Fábio?) E Kobayashi, apesar de ser talentoso, lembra muito o David Coulthard japonês!
bandeira azul é dada quando um retardatário, que não está disputando aquela posição, se recusa a dar passagem para o carro que vem atrás. Quando você larga em último ninguém é retardatário e ninguém é obrigado a te dar passagem não cabendo bandeira azul. Não existe bandeira azul, por exemplo, para o décimo oitavo dar passagem para o décimo nono, seja ele quem for.