Pílulas do Dia Seguinte
05/11/12 09:55Foi a melhor corrida do ano ou ainda estamos sob o impacto do que aconteceu ontem? Os GPs de Valencia, da China e do Canadá também foram ótimos, mas parece que muita gente esquece rápido do que passou. Enfim, é sintomático que essa discussão exista, sinal da bela temporada a que estamos assistindo. Abu Dhabi foi um GP memorável;
22ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, o carro imediatamente atrás de você é Alonso, 5 segundos atrás de você. Eu te manterei informado sobre a distância, eu te manterei informado sobre o ritmo.”
Raikkonen: “Não me encha o saco. Eu sei o que fazer.”
41ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, continue aquecendo os quatro pneus.”
Raikkonen: “Sim, sim, sim, estou fazendo isso o tempo todo. Você não precisa ficar me lembrando toda hora.”
*
As respostas de Raikkonen pelo rádio foram um dos pontos altos da prova e, enquanto a FOM deixar, estão no Youtube…
Entram para a antologia pessoal do finlandês, ao lado da cena do picolé no GP da Malásia de 2009 e da resposta a Brundle no grid de Interlagos em 2006. Além de um baita piloto, o cara é uma figuraça. Ainda bem que voltou;
(Quando alguém vai fazer uma camiseta com a foto de Kimi e a frase: “I know what I’m doing”?);
Segundo Boullier, chefe da Lotus, o segredo para trabalhar com Raikkonen é justamente deixá-lo a vontade para trabalhar. Não perturbá-lo com detalhes insignificantes, compromissos com patrocinadores e mimimis em geral. Escrevi isso outro dia e repito hoje: não entendo como nenhuma equipe grande puxou o finlandês para 2013;
Outra da série “coisas inexplicáveis”: Kobayashi ainda sem vaga para o ano que vem. Ontem o japonês largou em 15º e terminou em 6º;
Hamilton, sobre Vettel: “A escalada dele foi incrível. Ele deve ser o piloto mais sortudo da F-1”. Dor de cotovelo pouca é bobagem;
Bruno: “Apanhei bastante neste final de semana. Cheguei na corrida com certo cansaço. Mas automobilismo é assim, tem que continuar lutando sempre, não desistir, e hoje valeu.” Ele largou em 14º e viu cinco pilotos à sua frente abandonarem. Terminou em oitavo. Ou seja, não foi nenhuma fantástica exibição de pilotagem, mas sempre ressalto que ficar na pista numa prova tão acidentada é, também, um mérito. Mas foi para o vinagre a ideia de terminar o ano à frente de Maldonado na classificação. Embora pontuando em mais provas que o venezuelano (9×4), foi o companheiro que conseguiu os dois melhores resultados do time no ano: a vitória na Espanha e a quinta posição ontem;
Ainda Bruno: independentemente da notificação de sua saída da Williams, gente que trabalha com ele ainda tenta assegurar a vaga na equipe para 2013. Executivos da P&G (Gillette), sua patrocinadora, estiveram em Abu Dhabi no final de semana e conversaram com a Williams. E não foi um papo de despedida;
Sobre Massa, largou em oitavo e terminou em sétimo. Tivesse chegado entre Alonso e Vettel, seria festejado. Não foi caso;
Kubica vai disputar duas provas importantes até o fim do ano, ao volante de um Citroen C4 WRC: o Rali de Como e o Rali du Var. Ou seja, ele não está morto ou incapacitado como muita gente acreditava. Vamos ficar de olho.
Ola Fabio, concordo com vc, o Kimi esta nos “top 4” pilotos do Grid, e ainda esta muito comico durante os bate papos da equipe, 10 pra ele. Agora o Massa é uma piada. Sob a otica da Ferrari, ele é um inutil, colocaram ele pra falar bobagens do Vettel antes da corrida, e o Alemão fez uma corrida de genio. Como escudeiro do Alonso, acho que ele não entendeu direito as provaveis ordens da equipe e atacou o Weber, a Red Bull errada rsrsrsrsrs…. , o Vettel ainda estava mais atras, detonou os pneus com aquela rodada de um assustado pseudo piloto, e entrou nos boxes enquando o Vettel passava em disparada. O cara é um inutil total, nem pra ajudar o Alonso ele serve, juro que não entendo como a Ferrari mantem um piloto desses na pista. Com certeza as equipes concorrentes do Alonso, agradecem tamanha burrice da ferrari na escolha do fiel escudeiro.
Náo sei se isso acontece só comigo, mas o Bruno é o único piloto do grid que eu não consigo chamar pelo sobrenome.
Ele não vai ficar com essa vaga da Williams, a não ser que o Bottas seja realmente um piloto ruim ou ainda não preparado prá assumir esse cockpit.
Quando ao Maldonado, dá o show que os patrocinadores esperam e merece essa vaga, mesmo sendo irregular e maluco. Ou talvez mereça a vaga justamente por ser irregular e maluco.
Tem mais uma perola de entrevista do Kimi e do Vettel. Essa foi ontem na entrevista apois a corrida para o David Coulthard. Vale a pena
http://www.youtube.com/watch?v=FAC9BVBY81M
O comentário do Hamilton, mesmo se não tivesse sido feito em tom de brincadeira, foi uma grande verdade para esta prova. O Vettel só com acidentes, rodadas, etc, ganhou umas 8 posições. Somado a isso, as toro rosso abriram para que ele passasse, além dos dois safety cars que o ajudaram muito.
Dor de cotovelo detected.
Não me lembro de ter visto um pódio com os semblantes dos pilotos tão sérios, para dizer o mínimo. Kimi comemorou sem sorrir, Alonso com uma imensa cara de bunda, desconfortável com Vettel em terceiro, e este, entre feliz por chegar ao pódio e “deslocado” por estar no andar inferior.
Pô, torcer tudo bem, mas fazer do Blog um fã clube do Vettel, acho não muito ético. FS é da turma do esquizofrênico GB e do bobão do RL, tenta exaltar os feitos de Vettel e Alonso e minimizar os feitos do Hamilton. Sabem por quê? Não admitem que um inglês tenha mais torcida que qualquer outro brasileiro. Isso que é dor de cotovelo.
Se não tiver camisa, que vire pelo menos um meme rs. Merece. O “ok” do eng. depois da segunda patada é o melhor hauauuaha.
Fábio, Vettel caiu para último pela segunda vez ainda no primeiro trecho da prova. E só conseguiu aquele nível de recuperação por causa dos safety cars. Claro que ele contou com inteligência na estratégia e sua competência de gênio. Mas é claro também que ele deu sorte – e não foi uma vez só . Ele caiu pra último 2 vezes, mas teve em seu benefício 2 safety cars em momentos mais que oportunos para ele. Cair para último com todos os carros colados e ainda na 14ª volta não me parece tão mal quanto você faz soar. Lendo a declaração inteira do Hamilton, ele destacou muito o desempenho de Vettel. Não percebi o tom de dor de cotovelo, não. Analise melhor o contexto. Dá pra sentir o quão empolgado você é por Vettel, e entendo isso, mas também não entendi esse comentário a respeito do piloto inglês. Abs
Você ainda lembra de Kubika? Esquece ele na formula 1.Quem tem dois braços não tá indo bem.Imagina quem só tem um e está longe da F?
sim Vettel teve sorte e o carro de segurança o ajudou, ou será que vi outra corrida?
Sim, vc viu outra corrida. Se o SC não tivesse entrado, o Vettel tivesse tirado essa diferença com o Butto de igual meneira, pq estava com pneus novos e macios. De fato eu acho que até o SC atrapalhou o bom aquecimento dos pneus.
O Button não foi muito esperto, se ele tivesse facilitado a vida do Vettel, o alemão poderia ter ultrapassado Alonso, se isso acontecesse a Ferrari teria marcado 3 pontos a menos, o próprio Button poderia ter se beneficiado da disputa, poderia até mesmo ter um enrosco entre eles.
Quanto a Vettel, não acho que exista sorte, tudo é calculado, depois da última troca ele não pode demonstrar o seu ritmo pq estava imediatamente atrás do Button, mas se o PC não tivesse entrado ele tiraria a diferença da mesma forma.
O dono do Blog, torcedor do Vettel, ficou incomodado com as palavras do Hamilton.
Com 02 safety car, vários carros abandonando e 03 carros para ajudar (o de Wabber e as HTR’s). Realmente é muito sortudo o alemão.
e a Pérola do Kimi na conferencia de prensa?? O cara foi interpelado pelo Khodr Rawi, sobre se tinha sido especial ganhar a primeira com a LOTUS desde a última vitoria da equipe com Ayrton Senna.
e sem rusgas na lingua ele disse:
“Não creio que tenha ninguem dessa equipe agora. É apenas um nome. Esta é a mesma equipe que teve Fernando, apenas o nome é diferente. É um nome genial com bom pasado, mas eu corro para a equipe seja qual seja seu nome. Pode representar algo bacana para alguns mas para mim não significa nada.”
hahahahahahahaha LOL
Esse Kimi é uma merda desmancha prazeres mesmo. Notem que na resposta não mencionou Ayrton nem Lotus. O pior é que fala a verdade, e a Lotus de hoje é mesmo a Renault de ontem. e nem sequer estão recebendo un tostão do fabricante Lotus, apenas fazem uso de um nome lendario e fazem propaganda de gratis. Se vamos falar a verdade, o Kimi sabe que corre para o grupo Genii, que por sinal, atraveza fortes problemas económicos.
Ave Kimi
Dor de cotovelo? hamilton mentiu? vettel teve competência, mas também teve MUITA sorte. Se não rolasse os acidentes ele não chegaria nunca em terceiro. Tinha que passar boa parte dos pilotos. Coloque aí na conta Hamilton, Massa, Webber, Grojean, Rosberg…
Hamilton ganharia a corrida no mole.
Sem contar as toro rosso e o Webber saindo da frente quando vettel se aproximava.
O Hamilton diz o que todo mundo acha: que o Vettel deve uma sorte danada em Abu Dabhi e vc vem dizer que é dor de cotovelo?? O Bruno fica em ultimo lugar e chega em oitavo e vc diz que não fez nada de mais ??
Menos Fábio Seixas, muito menos…
Cair duas vezes pra último lugar é sorte danada?
Pular de 12 para 2 sem ultrapassar ninguem é o que para você?
E ois saft car não é sorte não? E os cinco carros que quebraram na frente do Bruno, não quebraram na frente do Vettel não?
Fábio Seixas, você entende muito de formula1, sai a parte de torcedor do Vetel, entra o comentárista com todo meu respeito!
Mas o carro que o Vettel tem!Nem o companheiro dele tem! Ele poderia ir tres vezes para o final da fila que que ele chegaria entre os 6 e setimo lugar. Agora com as ocorrencia das batidas e mais a quebra do Lewis ele chegaria com certeza no podio!E se tivesse mais uma volta ele chegaria em primeiro!
No primeiro acidente Vetel estava a mais de 20s do lider, apos a saida do Safety car Vetel estava a 9s! Com o carro que ele tem! Dificil não pontuar! Ele teve sim muito.. sorte com as batitas! E a dormida do Button! Outro detalhe o Hamilton com dor de cotovelo do Vettel é ruim!!!
Oi Fábio. Nesta concordo com o Marcus. A sorte não foi cair para último, mesmo pq não foi por culpa dele. Mas o Bruno não saiu simplesmente em 14o e chegou em 8o somente aguardando os outros abandonarem. Ele estava em 14o, caiu para último, recuperou-se e por aí vai. Por isso, teve méritos.
menos Fábio
O Koba tb não teve cinco abandonos a sua frente?
se não tivessem os acidentes e abandonos ele não chegaria onde chegou, assim teve sorte. a posição dele seria 7º ou 8º
Ter a entrada do safety car por duas vezes durante a prova, fazendo com o piloto alemão se aproximasse dos ponteiros não é sorte não? Assim como a do Raikonen, que em condições normais não ultrapassaria o Hamilton nunca, ou seja, outro lance de sorte, de estar no lugar certo na hora certa. Se isso não for sorte, então eu não sei o que é.
Foi estrategia muito bem feita pela RBR, na ultima volta do Safety Car que eles pararam, volto em ultimo com asa nova e jogos de pneus novos também.
Se ele não tivesse parado com o Safety Car acredito eu que ele não chegava entre os cincos.
Depende.Se todos os competidores ainda continuassem na corrida,não é sorte danada.Mas,com alguns fora do jogo,é sorte.
Caro Fabio Seixas, gosto do seu blog e dos seus comentários, mas vc me e sempre tendencioso para o lado do Vettel. O que o Hamilton disse é verdade sim. A maioria das pessoas sabem que tanto ele quanto Alonso são superiores a ele. Dispondo do mesmo equipamento, Vettel estaria em terceiro no mundial de pilotos atras de Alonso e Hamilton, disparados os melhores da F1 da atualidade. Por favor faça seus comentarios imparcialmente e com uma análise mais correta sobre os pilotos. Abracos
eu coloco ele pelo menos em quarto, se não for mais baixo no ranking… o Kimi também é mais piloto que ele. algupem já viu por exemplo o hamilton, kimi ou alonso errar como o vettel quando perseguido pelo button?
quem ele ultrapassou nessa corrida? HTR, Marussia e o button. o resto bateu na frente dele ou abriu passagem acintosamente, como foi o caso da toro rosso. o cara quase bate no muro externo de tanto abrir pro carro do queridinho do Marko passar.
Fábio Seixas, estou com vc! O Vettel é bom demais e o Hamilton ficou com dor de cotovelo.
Ahahaha…Certamente há leitores que não assistem as corridas, mas, vem a este blog escrever suas bobagens. Que piada !!
As Alonsetes e Helmintonetes estão chorando a toa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Injustiça sua dizer que Kobayashi fez grande corrida ao sair de 14.o para 6.o e não dizer o mesmo do Bruno Senna que saiu de 15.o para 8.o, sendo que ainda foi tocado por Rosberg, caindo para a última posição e conseguindo ficar em 5.o durante a corrida e terminado em 8.o. Se não é gênio, é muito competente com piloto, o Bruno Senna.
Concordo! E completo: ainda foi prejudicado no seu pit-stop (mais de 9 seg de parada!!)
Errei novamente: é difícil.
Corrigindo: é extremamente difício estar numa categoria de ponta como é a Fórmula 1. Os pilotos brasileiros merecem um pouquinho mais de consideração não somente de você mas de todos os críticos de plantão.
Difícil é escrever certo 🙂
Fábio: as críticas que você faz aos brasileiros são tão ácidas! Quando estamos na torcida é natural que a gente se exalte um pouco, até mesmo xingue quando os pilotos por quem a gente torce tem um desempenho ruim ou medíocre. Com a cabeça fria a coisa muda de figura. É extramente difício estar uma categoria de ponto como é a Fórmula 1. Os pilotos brasileiros não são excepcionais, mas são bons sim e merecem um pouquinho mais de consideração não de você mas de todos os críticos de plantão.
Eu tambem percebo uma certa“antipatia´´da imprensa brasileira em relação ao Bruno.
Sério que este foi seu único comentário sobre o Hamilton após a corrida? O cara dominou o final de semana, ganharia a corrida fácil… e você pega uma brincadeira (ele falou rindo) ao final de uma entrevista pra dizer uma bobagem dessas? Nada sobre a confiabilidade da Mclaren? Nessas horas eu me pergunto porque ainda visito (visitava) seu blog… é muito fanatismo pelo Vettel e pouca informação relevante.
Comentário pertinente.E não foi só Hamilton que falou isso, basta ver as entrevistas de Button, Whitmarsh ,Alonso.Mas deixa para lá tão todos com invejinha do Vettel-piloto do outro mundo.
A pista é incrivelmente horrorosa em todos os sentidos, pode ter gente que goste de arquitetura e design, eu gosto de corridas. Pareceu-me que estávamos dentro de um computador, vendo uma corrida digital, um traçado boçal! Uma lástima! Que venha o clímax de Interlagos para nos reerguer destes marasmos tecnológicos e comerciais.
Fábio e a Lotus será que ainda procura outro piloto? parece haver dúvidas com o atual companheiro de Kimi!
Acho que o Bruno teve boa corrida sim, ele ficou na p22 antes da primeira volta. Perdeu 6 segundos nos boxes, era para ter chegado em p6, se o pit fosse normal.
Maldonado largando nas primeiras filhas e o Bruno em 14o. sem comentários!
Massa reeditando os seus piores dias!
Alonso competente ao extremo, como sempre!
Vettel é o super homem, com um super carro, imune a posições de largadas, erros de pilotagem e batidas, descomunal!
Webber tomou “pirol”, o que aconteceu com sua cabeça?
Fábio, bom dia. Os pilotos da Mercedes ficaram experts em entrar na traseira do carro que vai a frente. Primeiro foi Schumacher com Grosjean, duas corridas atrás, e ontem, foi Rosberg, ensinando ao Shumacher como se faz: tem que sair voando, se não perde a graça. Bom deixando as brincadeiras de lado, quando o Schumacher bateu na traseira do Grosjean, freando tudo o que podia, todo mundo desceu o cacete: o cara tá velho, 41 anos, não tem os mesmos reflexos, falaram um monte. Como consequencia, perda de dez posições no grid na corrida seguinte. ok. Ontem Nico Rosberg, nem freou, atropelou o carro a sua frente. Muito bem, Rosberg tem a metade da idade do Schumacher. Mas e os tais reflexos, deve ser a metade dos do Schumacher. O acidente de ontem felizmente saiu de graça, pois poderia ter resultados desastrosos. Ninguém vai descer o cacete nele? Se o Sghumi está com reflexos mais lentos, o que dizer do Rosberg? ausência total de reflexos. E aí? Vai ter punição?? Ou acidente de corrida?? Seria esse o típico caso de “dois pesos e duas medidas” Muito estranho isso. O que voce pensa disso? Um forte abraço.
Fã boy do Schumacher detected… Você assistiu à mesma corrida que todo mundo ontem?? Rosberg foi uma vítima desses carros do fundão que não têm a menor condição de estar na mesma pista que os carros de ponta. O que aconteceu ontem foi uma fatalidade no meio de uma curva, onde o piloto indiano praticamente parou no meio de uma curva de alta velocidade por problemas mecânicos. Poderia ser o piloto que fosse no lugar do Rosberg que o resultado seria o mesmo. O Schumacher estará fazendo um favor ao abandonar a F1 pela segunda vez, deixando de ocupar o lugar de um novo talento.
A bem da verdade factual: “Bruno saiu em 14º, caiu para último na primeira curva após ser abalroado por uma Force India, e viu cinco pilotos à sua frente abandonarem”, seria o correto.
Falar em Kubica na F-1 só se for para comentarista ou fiscal, pilotando duvido.
Fábio, seria este piloto destinado a vaga do Massa em 2014??? Todos sabemos do bom relacionamento do Kubica com Ferrari e com Alonso. Para mim é de se pensar.
O comentário sobre o Bruno não foi muito coerente. Não acho ele um grande piloto, o Maldonado é melhor. Mas vc não citou que o Hulkenberg atropelou o Bruno na largada e ele foi parar no fim do grid, junto com o Vettel.
Fábio, o que deixa frustado são as atuações do Massa. Sempre achei ele um piloto com potencial para ser Campeão Mundial (não foi por detalhe), longe de ser um Alonso. Como é que pode fazer corridas tão buracráticas, tão sem vontade de estar ali, disputando de verdade, brigando por posições. O que se vê é um piloto que não gana de vencer, não consegue passar ninguém, só é ultrapassado. Ontem dos pilotos que terminaram a prova foi o que menos ganhou posições (uma, sendo que muita gente abandonou). Triste fim, para quem já deu alegrias ao torcedor.