Pílulas do Dia Seguinte
05/11/12 09:55Foi a melhor corrida do ano ou ainda estamos sob o impacto do que aconteceu ontem? Os GPs de Valencia, da China e do Canadá também foram ótimos, mas parece que muita gente esquece rápido do que passou. Enfim, é sintomático que essa discussão exista, sinal da bela temporada a que estamos assistindo. Abu Dhabi foi um GP memorável;
22ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, o carro imediatamente atrás de você é Alonso, 5 segundos atrás de você. Eu te manterei informado sobre a distância, eu te manterei informado sobre o ritmo.”
Raikkonen: “Não me encha o saco. Eu sei o que fazer.”
41ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, continue aquecendo os quatro pneus.”
Raikkonen: “Sim, sim, sim, estou fazendo isso o tempo todo. Você não precisa ficar me lembrando toda hora.”
*
As respostas de Raikkonen pelo rádio foram um dos pontos altos da prova e, enquanto a FOM deixar, estão no Youtube…
Entram para a antologia pessoal do finlandês, ao lado da cena do picolé no GP da Malásia de 2009 e da resposta a Brundle no grid de Interlagos em 2006. Além de um baita piloto, o cara é uma figuraça. Ainda bem que voltou;
(Quando alguém vai fazer uma camiseta com a foto de Kimi e a frase: “I know what I’m doing”?);
Segundo Boullier, chefe da Lotus, o segredo para trabalhar com Raikkonen é justamente deixá-lo a vontade para trabalhar. Não perturbá-lo com detalhes insignificantes, compromissos com patrocinadores e mimimis em geral. Escrevi isso outro dia e repito hoje: não entendo como nenhuma equipe grande puxou o finlandês para 2013;
Outra da série “coisas inexplicáveis”: Kobayashi ainda sem vaga para o ano que vem. Ontem o japonês largou em 15º e terminou em 6º;
Hamilton, sobre Vettel: “A escalada dele foi incrível. Ele deve ser o piloto mais sortudo da F-1”. Dor de cotovelo pouca é bobagem;
Bruno: “Apanhei bastante neste final de semana. Cheguei na corrida com certo cansaço. Mas automobilismo é assim, tem que continuar lutando sempre, não desistir, e hoje valeu.” Ele largou em 14º e viu cinco pilotos à sua frente abandonarem. Terminou em oitavo. Ou seja, não foi nenhuma fantástica exibição de pilotagem, mas sempre ressalto que ficar na pista numa prova tão acidentada é, também, um mérito. Mas foi para o vinagre a ideia de terminar o ano à frente de Maldonado na classificação. Embora pontuando em mais provas que o venezuelano (9×4), foi o companheiro que conseguiu os dois melhores resultados do time no ano: a vitória na Espanha e a quinta posição ontem;
Ainda Bruno: independentemente da notificação de sua saída da Williams, gente que trabalha com ele ainda tenta assegurar a vaga na equipe para 2013. Executivos da P&G (Gillette), sua patrocinadora, estiveram em Abu Dhabi no final de semana e conversaram com a Williams. E não foi um papo de despedida;
Sobre Massa, largou em oitavo e terminou em sétimo. Tivesse chegado entre Alonso e Vettel, seria festejado. Não foi caso;
Kubica vai disputar duas provas importantes até o fim do ano, ao volante de um Citroen C4 WRC: o Rali de Como e o Rali du Var. Ou seja, ele não está morto ou incapacitado como muita gente acreditava. Vamos ficar de olho.
Até hoje não entendo porque a imprensa e os blogueiros sempre atacam o Hamilton… A maioria dos meus amigos só acompanha a F1,por causa do estilo dele…Estranho isto…
Nao me leve a mal, mas voce e seus amigos so’ comecaram a acompanhar formula um depois de 2007.
Nem aqui na Inglaterra, nunca ouvi um Ingles dizendo isso. E olha que eles sao apaixonados pela F1 e adoram babar ovo nos pilotos britanicos.
Pelo contrario amigo…acompanho desde a época de Senna… Assiste a transmissão daqui do Brasil que vc vai ver do que estou falando…
Fábio,
Só porque o Hamilton fez um elogio ao Vettel é classificado de dor de cotovelo ou alguém discorda que a entrada do carro de segurança na pista também ajudou muito o Vettel.
Talvez por causa das atitudes incoerentes dele fora das pistas, quem acompanhou essa corrida sabe muito bem que o brutal desempenho de Vettel não teve muito haver com sorte e sim com vontade, braço e cabeça fria. E não me venham com essa de melhor carro, todos sabem que nesse GP (e em muitos outros) tudo estava bem equilibrado, a Ferrari só provou ser ruim em acerto para classificação, mas na corrida a coisa é bem diferente.
Hamilton e Alonso estão com uma tremenda inveja do Vettel, que é um cara íntegro, humilde e não fala mal de pessoa alguma, além de ser, proporcionalmente, mais vencedor do que eles. Espero que Vettel seja tri antes do Alonso.
Vettel , piloto humilde ??? Deve estar falando de outro piloto..
Bem, pelo menos no trato com os fãs, ele é muito mais humilde que os outros dois citados. Aliás, é um cara aparentemente bem legal.
Caramba, a corrida do Bruno foi boa sim.
Lembrando que na 1ª curva ele bateu e teve que remar muito pra chegar em 8º.
Já o Massa, bom, não há muito o que dizer, o fato é que o desgaste dos pneus foi determinante para a corrida dele, junte isso com uma rodada e no fim das contas até que foi um resultado positivo.
Muitas pessoas criticam tanto o Massa quanto o Bruno sem ao menos assistir à corrida.
Sugestão = koba e kimi na lótus ano que vem
Bom dia Fábio
Seu comentario está ótimo, me permita apenas uma ressalva com relação a nenhuma equipe grande ter puxado o Kimi, ele é sim um grande piloto,mas é um pessimo garoto propaganda e as equipes de formula um precisa disso,ele vende uma imagem muito ruim para as grandes empresas,como o mundo da formula um preciso de dinheiro, com o Kimi fica um pouco dificil.
Abs
A Lotus soube utilizar a imagem de Kimi como NENHUMA outra equipe fez! Eles não contavam com ele pra propagando x e y, mas conseguiram utilizar sua imagem agradando não só a seus fãs (de Kimi e da Lotus) como grande parte dos espectadores de F1. Acompanhe o Facebook oficial da Lotus, o Twitter ou o site da equipe e verá o que quero dizer…
Sintomático. Tá gostando dessa palavra hein Fábio.
Grande corrida ontem. Massa não fez a parte dele justamente na hora em que mais precisava.
Eu entendo porque as grandes não pegam ele. Querem alguém que seja “profissional”. Todos querem um Alonso, o Rei do mimimi.
Outra da série “coisas inexplicáveis” Kobayashi, não entendi essa Fabio, ele teve sorte na largada aonde todo mundo na sua frente se tocou e na segunda volta ele era oitavo, na frente do Perez que depois acabou passando ele. Pra mim foi uma corrida normal do japa.
ele correu sem kers…isso ajuda a explicar?
O problema de Hamilton é que, apesar de muito rápido, é um abobado completo. Já demonstrou isso diversas vezes. Não vai fazer na F1 mais do que fez até agora.
Sortudo é um piloto ser campeão comr o melhor carro do grid, tendo um zé-ruela como companheiro (Kovalainen), os dois melhores pilotos do grid fora de combate (Alonso se arrastando na Renault e Raikkonen com a cabeça mais no rali do que na F1) e ter como adversário direto um piloto mediano como Massa.
Infelismente não temos nenhum brasileiro para torcer.Sabemos que a critica faz parte da pessoa,mas o Massa é muito ruim.O Bruno é um piloto médio.Sabemos que a Willians é fraca,senão o Maldonado teria ficado entre os tres primeiros.O Vetel veio lá atras e quase ganha a corrida.Num traçado dificil de ultrapassar o que ele fez é de campeão.Não adiante falr que é sorte pois sem ela não somos nada,é só lutar.
Comentario do Hamilton, cheio de dor de cotovelo, sem duvida. Mas quase compreensivel: “eu largo na pole e meu carro me deixa na mao; o cara larga em ultimo e chega no podio???” deve ser dureza mesmo. Muito azar do britanico. Ou a mclaren ta sabotando ele… rsrsrs. Fez muito bem de ter ido pra mercedes; ontem a escuderia alema mostrou q tem um carro voador!!! (0 do nico…)
Bom, sobre Vettel, acho que Hamilton tem certa razão, mas o alemão fez por merecer seu lugar ontem – pilotou muito. Sobre Koba, não tem patrocinadores fortes (=dinheiro) embora seja um piloto excepcional. Mais uma prova de que, hoje, o que mais conta para as médias equipes é dinheiro, não quem pilota mais. Daí a gente ficar restrito aos mesmos nomes como Massa, Kovalainen e Rosberg, pilotos no máximo medianos, por muito tempo no grid.
“Largou em 14o, foi tocado, CAIU PARA O FIM DO GRID e chegou em 8o “… Isso faz alguma diferença…
Fábio faz algum tempo você postou que a F1 tava sem graça e que a moto gp tinha mais motivos para ser vista. Umas das soluções seria mais pilotos como Kimi? Afinal hoje todos se comporta como meros funcionários.
Diferenças nas asas dos carros de Massa e Alonso.
http://i1270.photobucket.com/albums/jj610/pomkerner/s1_19.jpg
Galvão Bueno:”tem mt gente q quer ser o pai da noticia”.
o q vc axou disso Fábio
o galvao contra-a
tacou
Dava pra escrever um livro com o tanto de besteira que Galvão Bueno falou nessa transmissão! Fico até decepcionada porque eu sempre defendo a figura, sempre digo que vale a pena escutar umas pérolas em troca de ver a corrida com alguém que entende do assunto e que até que as pérolas são divertidas e tals. Mas esse fim de semana foi uma lástima, pelamor. Schumacher implorou vaga na Sauber?? Ferrari em nenhum momento procurou mais ninguém pra vaga do Massa?? Ah vá! Sinceramente, têm certos momentos em que Reginaldo e Burti tinham obrigação de retrucar o Galvão.
O B. Senna largou em 14º, tudo bem, mas foi tocado logo na primeira curva e caiu para último. Quanto aos 5 pilotos abandonarem toda corrida vários abandonam e nem sempre ele consegue chegar entre os 10. Ele fez uma boa corrida.
Não concordo com sua colocação em relação ao Bruno Senna, pois parece que não assistiu a corrida.
Está certo que ele largou em 14° e que 5 carros a frente dele abandonaram, mas se esqueceu de um pequeno detalhe, onde logo na largada ele foi tocado pelo Hulkenberg, ou seja, ele 14° dele, acavou virando um 22°.
Quando for comentar, comenta com mais profundidade, e nao uma coisa vaga.
Discordo em partes sobre a análise da corrida do Bruno,chegou a estar em último fez ultrapassagens e foi premiado com o merecido oitavo lugar.
Não é nenhum gênio porém merece uma vaga no grid de 2013.
Kimi é a exceção numa F-1 que, há muito tempo, tem doutrinado seus pilotos a seguirem a “cartilha ecclestoniana” de como se comportar, tirando a personalidade única de cada um e transformando-os em robos.
o hamilton é um dos poucos q faria o q o vettel fez…dor de cotovelo…o cara deixou de ganhar 2 corridas no mínimo por quebras do carro…pára de encher o saco..eo massa q tem dor de cotovelo e não tem braço e vcs ficam perdendo tempo com ele….a ferrari tem q se foder por manter um piloto médio como ele
Só quebraram carros na frente do Senna…Do Koba não né…
O mérito do Koba é maior sim, matemática simples: 9 posições de 15° pra 6°, 6 posições de 14° pra 8°. Com os 5 abandonos citados, restam 4 posições que o japonês de alguma maneira arranjou e uma só pro Bruno.
O Bruno levou um toque, caiu pra último. O Koba não.
No começo eu achava que era puro marketing esse jeitão bravo do Kimi,agora tenho certeza que o cara é mala,mau humorado,pau d’agua,tudo isso,ou seja,é meu atual idolo na formula 1 atual.GO KIMI
Eu preferiria uma camiseta assim com a cara do Kimi: “Where were you in 9-11?” “I was having a shit”
Aprova foi boa não pelas belas ultrapassagens, mais a beleza se viu pela falta de pontos e locais para ultrapassagens e com isso o desespero foi tomando conta dos pilotos que precisavam passar a qualquer custo.
Prova é que o Vettel deu baita sorte que o piloto a sua frente era o Button, pois se fosse um Grojean ou Maldonado a história hoje era outra.
Fábio, a corrida realmente foi uma das melhores do ano. Mas já há alguma previsão de como devemos fazer para assistir ao GP do EUA? Com tudo que aconteceu ontem, a corrida promete e não estou a fim de ver compactos globais.
Kimi é hilário. Kubica é outro que merece voltar.
Fábio e o pastelão de ontem do Massa?
A imprensa italina furiosa com Massa.
Por aqui as críticas para o Massa sempre suaves. Não dá para entender….
Paulo André, acho que está certíssimo.
Não fosse a renovação com a Ferrari, não teríamos nenhum piloto na próxima temporada, já que acho que Senna não fica.
A unica critica que podemos fazer sobre o Massa é pela nossa visão de torcedores, nem ele e nem Barrichello iam ter chances, Massa ainda teve uma contra Kimi, por ele não estar nem a.i mas a Ferrari não faz campeão, ela contrata pronto e sempre tem um segundo piloto para ajudar, a opção de trabalhar e renovar com a Ferrari, cabe sempre a eles onde vão receber mais pelo seu trabalho, agora a imprensa italiana fazer criticas diante das declarações feitas pela propia Ferrari, que o Massa não vai ter o mesmo carro por conta de tempo nas inovações, não cabe, eu preferia ele e o Rubinho na época em qualquer outra equipe, mas quem pode escolher onde cada um vai trabalhar não é.
Fábio, sobre o Kubica, cheguei a imaginar que o “grande anúncio” que a Caterham prometia para hoje teria algo a ver com o polonês.
Fabio, enviei um e-mail para você, depois dê uma olhada, abraço.