Pílulas do Dia Seguinte
05/11/12 09:55Foi a melhor corrida do ano ou ainda estamos sob o impacto do que aconteceu ontem? Os GPs de Valencia, da China e do Canadá também foram ótimos, mas parece que muita gente esquece rápido do que passou. Enfim, é sintomático que essa discussão exista, sinal da bela temporada a que estamos assistindo. Abu Dhabi foi um GP memorável;
22ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, o carro imediatamente atrás de você é Alonso, 5 segundos atrás de você. Eu te manterei informado sobre a distância, eu te manterei informado sobre o ritmo.”
Raikkonen: “Não me encha o saco. Eu sei o que fazer.”
41ª volta
Engenheiro: “Ok, Kimi, continue aquecendo os quatro pneus.”
Raikkonen: “Sim, sim, sim, estou fazendo isso o tempo todo. Você não precisa ficar me lembrando toda hora.”
*
As respostas de Raikkonen pelo rádio foram um dos pontos altos da prova e, enquanto a FOM deixar, estão no Youtube…
Entram para a antologia pessoal do finlandês, ao lado da cena do picolé no GP da Malásia de 2009 e da resposta a Brundle no grid de Interlagos em 2006. Além de um baita piloto, o cara é uma figuraça. Ainda bem que voltou;
(Quando alguém vai fazer uma camiseta com a foto de Kimi e a frase: “I know what I’m doing”?);
Segundo Boullier, chefe da Lotus, o segredo para trabalhar com Raikkonen é justamente deixá-lo a vontade para trabalhar. Não perturbá-lo com detalhes insignificantes, compromissos com patrocinadores e mimimis em geral. Escrevi isso outro dia e repito hoje: não entendo como nenhuma equipe grande puxou o finlandês para 2013;
Outra da série “coisas inexplicáveis”: Kobayashi ainda sem vaga para o ano que vem. Ontem o japonês largou em 15º e terminou em 6º;
Hamilton, sobre Vettel: “A escalada dele foi incrível. Ele deve ser o piloto mais sortudo da F-1”. Dor de cotovelo pouca é bobagem;
Bruno: “Apanhei bastante neste final de semana. Cheguei na corrida com certo cansaço. Mas automobilismo é assim, tem que continuar lutando sempre, não desistir, e hoje valeu.” Ele largou em 14º e viu cinco pilotos à sua frente abandonarem. Terminou em oitavo. Ou seja, não foi nenhuma fantástica exibição de pilotagem, mas sempre ressalto que ficar na pista numa prova tão acidentada é, também, um mérito. Mas foi para o vinagre a ideia de terminar o ano à frente de Maldonado na classificação. Embora pontuando em mais provas que o venezuelano (9×4), foi o companheiro que conseguiu os dois melhores resultados do time no ano: a vitória na Espanha e a quinta posição ontem;
Ainda Bruno: independentemente da notificação de sua saída da Williams, gente que trabalha com ele ainda tenta assegurar a vaga na equipe para 2013. Executivos da P&G (Gillette), sua patrocinadora, estiveram em Abu Dhabi no final de semana e conversaram com a Williams. E não foi um papo de despedida;
Sobre Massa, largou em oitavo e terminou em sétimo. Tivesse chegado entre Alonso e Vettel, seria festejado. Não foi caso;
Kubica vai disputar duas provas importantes até o fim do ano, ao volante de um Citroen C4 WRC: o Rali de Como e o Rali du Var. Ou seja, ele não está morto ou incapacitado como muita gente acreditava. Vamos ficar de olho.
O melhor de tudo foi na intrevista da vitoria…:
Coulthard: Kimi, qual é a emoção que vc está sentindo?
Kimi: Nenhuma! (lol) Não realmente, nada demais
2.a pergunta:
Coulthard: Insistiu em perguntar da emoção…
Kimi: Bom, vou festejar a noite inteira e amanhã vou acordar me sentindo muito mal, assim vou lembrar como me senti ao ganhar e vou ver qual é a emoção.
Sobre o radio do Kimi, me recordo uma passagem lá pelos idos dos anos 80 na equipe Brabham, chefiada por um certo Bernie Ecllestone tendo como piloto um tal de Nelson Piquet.
A discusão era se fariam o setup de um jeito ou de outro.
No final da discusão ficou-se com a decisão sugerida pelo Piquet.
Mas ela não funcionou e a Brabham perdeu a corrida.
Na entrevista apos o GP o Bernie disse :
Este negocio de democracia demais só atrapalha. Da proxima vez vai ser do meu jeito.
Quanto ao Vettel apesar de largar em ultimo e chegar em terceiro, há controversias tambem. O fato é que ele só teve que batalhar para ultrapassar dois carros competitivos. O do Grosjean e o do Button. O resto ele ganhou com o safety car. Muito sortudo mesmo.
Diferente do Sena no Japão em 88. Errou a largada, caiu pra ultimo e na quinta volta já estava nos calcanhares do Prost.
Ou de Nelson Piquet no gp de monaco em 1987 que largou em ultimo e chegou em segundo, isso sim é que é um grande piloto, chegou apenas atras de Ayrton senna que não teve trabalho nenhum em vencer.
A melhor notícia está nas ultimas linhas. Eu tinha muita simpatia pelo Kubica!
Pois é, no principio do ano, algum demente da Lotus o chamou de mimado por causa de um volante e ainda assemelhou o volante a um pirulito, “DAMOS 6 PIRULITOS E A CRIANÇA NÃO SATISFEITA QUER OUTRO!!!”
Pois bem, acho que agora quem chupou o pirulito foi este sujeito que acha que a equipe é grande e que ele Raikkonen é como os outros meia boca que rodaram por lá.
Agora as conversas do rádio poderia ter sido assim:
PIT: Raikonen, você precisa entrar nos boxes.
KR: Entro se eu quiser, você não manda em mim, sou livre aqui na Lotus.
PIT: Mas Kimi, você precisa porque os pneus estão se desgastando.
KR: Puts, cara chato!!! Eu sei o que estou fazendo porra, não me enche o saco!!!
PIT: Ok, desculpa chefe.
Tempos mais tarde…
PIT: Kimi, você pode falar no momento?
PIT: Desculpa te encomodar… você me dá permissão?
KR: Chora mala!!!!
PIT: VocÊ precisa aquecer os pneus, precisa aquecê-los.
KR: AHHH era só o que me faltava, o chato, pede sua mãe pra trazer o fogão aqui miseravel!!!!
PIT: Mas Kimi, você precisa aquecê-los para não perder desempenho.
KR: Ô filho duma égua, eu não perco nada, eu só acho!!!!
PIT:… Mas… mas… mas não deixa de fazer isto não please!!!!
KR: Jovem, leva a mau não, mas tem televisão aí?
PIT: Como assim?
KR: Cacete viu, tem televisão aí?
PIT: Tem sim chefe.
KR: Então anta, olha o que eu estou fazendo, estou ziguizaguiando para deixar os pneus quentinhos pra você. Você consegue fazer isto?
PIT: Ah sim, consigo.
KR: Então aproveita e veja meu dedo do meio pra você corno!!!
PIT: Ok chefe, positivo e operante.
Minutos mais tarde…
PIT: Pode vir para o pit?
KR: Vou não.
PIT: Vem que no lugar do isotonico tem vodka!!!
KR: Guenta aí, tô indo.
PIT: OK.
KR: A propósito, só ganho a corrida se o chamapgne tiver álcool, caso contrário vou lá não.
PIT: Fica frio chefe, a gente dá um jeito.
Depois da troca feita…
KR: Agora não enche mais o raio do meu saco. Só quero falar com você no final da prova.
PIT> Ok chefinho.
KR: “Cacete, da próxima corrida peço pra tirarem o rádio”
… e assim o ICE MAN partiu pra vitória!!!!!!
DALHE KIMI!!!!
Texto de PHILIPE SPEED no blog do Victor Martins, que é muito massa a colocação dele.
Camiseta
http://www.ausmotive.com/2012/11/06/leave-me-alone-i-know-what-im-doing.html
O maior problema do Bruno e grande número de incidentes que estivera envolvido:
Austrália: Ricciardo e Bruno se tocam na 1º volta. Obrigando-o a ir ao box.
Malásia: apesar do 6º lugar, rodou na 1º volta e teve de voltar aos boxes, provavelmente, poderia ter alcançado uma melhor colocação.
China: Massa e Bruno se tocam.
Bahrain: Bruno abandonou.
Espanha: Vitória de Maldonado e Schumacher bate em Bruno.
Canadá: Bruno destrói o carro no treino.
Europa: Punido com um drive through.
Inglaterra: No treino, Bruno danifica o carro.
Alemanha: Incidente com Grosjean na 1ª volta. Obrigando-o a um pit-stop.
Itália: Bruno e Di Resta se tocam.
Singapura: No treino, Bruno bate no muro .
Japão: Punido com drive through.
Abu Dhabi: Acidente com Hulkenberg.
Kamui Kobayashi fez uma grande corrida, mesmo com problemas na embreagem e no Kers, conseguiu o 6º.
Eu compraria uma camiseta com a frase: I was having a shit. O cara é sem mimimi como todos deveriam ser.
Pois é, tambem não entendo como nehuma das grandes puxou o Kimi. Para mim, seria muito mais negócio para a Mclaren ter ele do que o Perez. O mesmo vale para a Mercedes. O Hamilton é um grande piloto, muito rápido, mas o Kimi faz menos cagada que ele e é tão rápido quanto.
É interessante Fabio, pro Bruno você fez as contas dos que abandonaram e pro Cobayashi não. Impressionante, esqueceu que bruno foi tocado e perdeu varias possições, Santo de casa não faz milagres, não é?
Boa colocação! A corrida do Bruno foi bem mais atribulada! Sua corrida foi muito boa, talvez se não fosse tocado chegaria junto com seu companheiro que largou em 3° e não teria esse resultado as custas de abandonos, como foi destacado, já que disputava boas posições quando foi arremeçado para fora da pista! Excelente corrida do Bruno, e modesto resultado, f1 é assim as vezes!
Ué, não entendi Fábio Seixas!? Pra você o Kobayashi foi fantástico e merecia um lugar na F1, citando que largou em 15º e chegou em 8º. E o Bruno que largou em 14º e ainda chegou em 8º, após ter sido jogado para último, não fez nada demais???
Também não entendi!!!!
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– APENAS 1 PALPITEIRO VENCE NO GP DOS EMIRADOS
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
– POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS ABRE 10 PONTOS PARA LUCIANO HENRIQUES, MAS A DISPUTA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO CONTINUA ACIRRADA
A) GP dos Emirados – 37 participantes (31+6[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP dos Emirados:
1) Räikkönen;
2) Alonso;
3) Vettel
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 75 pontos;
2º) Carlos (Pouso Alegre/MG) – 60;
3º) Racing Fan, Ricardo, Bruz, Pietro Pecorari (Brescia/IT), Arthur[G], Regis Br.Rock[G] e Gustavo AB[G] – todos com 40 pontos;
10º) João, Celso SP (SP) e Rita[G] – 35;
13º) Binho – 25;
14º) Antonio Ribeiro e Felipe – 10;
16º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Adoniram, Mileto Neto, Paulo–AM (Manaus/AM), Adilson, Émerson Neves (Guarujá/SP), Bipolar, Luiz Caco, Matheus, Paulo Andriolo, Pablo, “Vamos Falar Sério”[G] e Ramiro Marote[G] (Santos/SP) – todos com 5;
30º) André de Itu (Itu/SP), Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Luiz Fiorese, Luciano Henriques (Santo André/SP), Tiago Nunes, Fausto Barreto Ferreira da Silva, Rafael Soares Pinto e Roberto – 0 (zero).
Curiosidades:
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
Fábio Seixas e Luciano Henriques continuam dividindo a liderança pela média de pontos, agora empatados com 29 pontos. Bruz teve um desempenho sensacional e subiu para 3º, com 28 pontos. Já Matheus caiu para 4º, com 27. Os quatro continuam no páreo para conquistar o nosso campeonato dos palpiteiros.
POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS ABRE 10 PONTOS PARA LUCIANO HENRIQUES, MAS A DISPUTA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO CONTINUA ACIRRADA
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a liderança (530 pontos) e a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) aumentou para 10 pontos, porque o LH zerou a pontuação no GP dos Emirados. O Bruz é o novo 3º colocado, tendo marcado 40 pontos. A diferença do líder para o terceiro colocado, que no GP anterior estava em 50 pontos, caiu para 30.
Faltam apenas dois GP’s e serão 200 pontos em jogo.
Diferentemente do campeonato de pilotos, onde apenas Vettel e Alonso disputam o título, no nosso campeonato, na matemática, nada menos do que 9 palpiteiros teem condições de levar o caneco, deixando claro que as probabilidades a partir do sexto colocado ficam bastante reduzidas.
No capricho galera, porque se perdermos para o FS, a situação vai ficar feia pra nós.
Estatísticas:
– No GP dos Emirados em 2011 tivemos 4 (sic) palpiteiros. Neste ano foram 31, já descontando os 6 que palpitaram nos dois “posts” pós grid, entre eles este escrivinhador. O crescimento foi de inacreditáveis 675% sobre o ano anterior;
– Nos 18 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 94 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 156 participantes, número 66% maior, já excluído dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– Apenas 2 (Carlos, de Pouso Alegre/MG e Binho) dos 37 palpiteiros (5%) cravaram o Räikkönen como vencedor do GP dos Emirados. Por outro lado, a grande maioria (76%), apostou no Hamilton. “Faiô!”;
– 11 palpiteiros (30%) acertaram o 2º colocado (Alonso);
– Também 2 palpiteiros (5%) – [Racing Fan e Niko Duarte, de Porto Alegre/RS] acertaram o 3º colocado (Vettel).
B) Classificação Temporada 2012 – 18 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 29;
3º) Bruz – 28;
4º) Matheus – 27;
5º) Luiz Caco – 23;
6º) Antonio Ribeiro – 21;
7º) Gislene Passos – 20;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 19;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo–AM (Manaus/AM) e Paulo Andriolo – 18;
13º) Pablo – 16;
14º) Celso SP (SP) e Rita – 15;
16º) Arthur Bodstein – 14;
17º) Mileto Neto e Fernando Melotti Constâncio – 13;
19º) Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
20º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Fabiano, André de Itu (Itu/SP) e Racing Fan – 8;
24º) Bipolar e Marcelo Bombardelli – 6;
26º) Tiago Nunes, Dennis (Umuarama/PR) e Zé – 4;
29º) Mendes e Rodrigo – 3;
31º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 530;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 520;
3º) Bruz – 500 (subiu 1 posição);
4º) Matheus – 480 (caiu 1 posição);
5º) Luiz Caco – 410;
6º) Antonio Ribeiro – 385;
7º) Gislene Passos – 360;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) e Pietro Pecorari –novo integrante do TOP 10– (Brescia/IT) – 345;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 325 (caiu 1 posição)
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 4 palpites nos 18 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP dos EUA, dia 18/11, às 17h00 pelo horário de Brasília. O que será que a Globo fará hein? Futebol ou F1?
Campeonato de Palpiteiros???? Wtf!!!
É, o Kimi ganhou de mim respeito absoluto. Pelo seu desempenho no campeonato e também pela sua vitória em Yas Marina.
No Sabado foi “Hamilton, o impossivel”. No domingo achei que o titulo do texto do Fabio seria “Vettel, o impossivel”.
Sair em ultimo, passar um monte de gente, voltar pra ultimo e chegar ao podio, aquilo foi impossivel!
OBS: Grosjean tem que ser demitido! Schumacher no lugar dele, ja! kkk.
Sorry pelo teclado norte americano.
Cabe ressaltar que Kamui Kobayashi estava com problemas na embreagem e no KERS de sua sauber.
Ótima corrida do japonês.
Retificação: “Frustração”
O choronso deveria chorar menos e pilotar mais. Ele chora o tempo todo para justificar com antecipação sua frustação e incompetência… Quando vence, o mério é dele. É milagre feito por ele… Quando perde, culpa da equipe (menos dele)… Ele deveria ser piloto de Safety car… Ninguém teria autorização para ultrapassá-lo…
Achei um pouco injusto o comentário sobre a atuação do Bruno Senna. Apesar de ter largado em 14º, ele foi tocado logo na primeira curva e acabou ficando em último; ainda assim conseguir chegar em 8º com esse carro da Willians é um grande feito.
Kobayashi teve menos problemas que Senna e não vi nenhuma referência a 5 abandonos no comentário sobre sua atuação.
Verdade Renato…
Aliás vejo o Fabio sendo injusto com o Bruno desde o inicio da temporada…
O cara teve problemas no KERS no sabado, largou la atras, foi tocado, passou um monte de gente, chegou ao quinto posto, foi pros boxes e a Williams ainda estragou o pit stop dele que foi de 6.3, senão com certeza ele teria passado o Maldonado…
Com relação aos cinco abandonos, não so o Kobayashi foi ajudado por isso mas o proprio Maldonado que estava em oitavo antes do Grosjean aprontar mais uma…
Aliás, como é que a Lotus vai justificar o Grosjean caso renovem com ele para o ano que vem..???
Ele será Crash Test Dummie ??? Como pode ser tão atrapalhado…
E o Massa e o Webber, como podem ter emprego ainda…???