Raikkonen vence, Vettel e Alonso brilham
04/11/12 12:57A vitória foi de Raikkonen. Merecida por tudo o que fez neste ano. Naquele rodízio de vitórias no começo do ano, ficou faltando a dele.
Mas o nome do GP de Abu Dhabi foi Vettel.
O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.
Alonso também merece aplausos. Foi arrojado, foi consistente, foi inteligente. Largando em sexto, terminou em segundo.
Digno, mas talvez não o suficiente.
Porque o resultado de tudo isso para o Mundial é que a disputa pode ser fechada na próxima etapa, nos EUA, dia 18.
A matemática é simples. Hoje, 10 pontos separam os rivais. Se essa vantagem subir para 25, fim, de papo. Se Vettel vencer e Alonso ficar em quinto, a fatura está encerrada.
(Sim, sei o quanto isso é difícil e acredito em decisão no Brasil. Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão.)
A 18ª etapa da temporada de 2012 foi uma bela corrida, que começou com um entardecer quente em Abu Dhabi: 29ºC no ar, 33ºC no asfalto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta. E Raikkonen brilhou. Não tomou conhecimento da concorrência e pulou de quarto para segundo. Alonso também foi bem: tomou a posição de Webber na chicane.
Um pouco mais atrás, confusão: Bruno e Hulkenberg se tocaram, e o alemão abandonou.
Ainda mais atrás, lá no fundão, Vettel passou Grosjean e Di Resta e ganhou as posições de Hulkenberg e De la Rosa _que teve problemas ainda no grid e também partiu dos boxes.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Alonso, Webber, Button, Massa, Kobayashi, Pérez e Schumacher.
Veio então o rádio. “Sebastian, sua asa dianteira está danificada. Estamos prontos para recebê-lo. Você decide se quer parar ou não”, informou a Red Bull ao bicampeão. O motivo, um totó no pneu traseiro esquerdo de Bruno.
Vettel preferiu continuar na pista. Na quinta volta, já tinha deixado mais cinco para trás: Glock, Petrov, Bruno, Pic e Rosberg _este se tocou com Grosjean na largada, e ambos tiveram de passar pelos boxes. Era o 16º.
Virou uma corrida de um olho no peixe, outro no gato.
Lá na frente, Hamilton tinha 2s5 sobre Raikkonen na sexta volta, livrando-se do aperto inicial e começando a cravar voltas rápidas.
Lá atrás, Vettel já era o 14º.
Na nona volta, pancão. Batida feia entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão veio como uma vaca louca na traseira do HRT, bateu forte, decolou, passou raspando pela cabeça do indiano.
Barbeiragem grotesca do alemão, que não soube lidar com um carro tão lento à sua frente.
Safety car.
A disputa foi retomada na 14ª volta, e Vettel aproveitou para fazer seu pit stop e trocar pneus e bico. Caiu para 21º e último.
Hamilton manteve a ponta. Webber partiu pra cima de Alonso, mas não levou.
Recomeçou a escalada de Vettel. Na 15ª volta, passou De la Rosa e Di Resta. Na 16ª, Pic e Grosjean, numa manobra curiosa: ultrapassou o francês usando a faixa azul, devolveu a posição e daí passou de novo.
Na 17ª, após ganhar as posições de Petrov e Glock, já era o 15º.
Abu Dhabi, então, soltou um “ohhhh!”. Na 21ª volta, Hamilton apareceu se arrastando na pista, levando o carro para a grama, abandonando. A liderança caiu no colo de Raikkonen.
Alonso se animou. Quase que simultaneamente, pisou fundo e aproveitou-se de um errinho de Maldonado, assumindo a segunda posição.
Vettel? Era o 11º.
Na 23ª, Maldonado e Webber se estranharam. O australiano tentou uma ultrapassagem, os dois se tocaram, o veterano foi parar na área de escape. Incidente de corrida, na opinião deste blogueiro e dos comissários.
Na volta seguinte, Button tentou o mesmo e se deu melhor. Deixou o venezuelano para trás, assumiu o terceiro lugar.
O top 10 na 25ª volta, Raikkonen, Alonso, Button, Maldonado, Pérez, Massa, Webber, Kobayashi, Schumacher e Vettel.
Vettel? Passou Schumacher e, com a parada de Kobayashi, subiu para oitavo.
Massa tinha uma vida dura. Sem pneus, mas orientado pela Ferrari a ficar na pista, perdeu posição para Webber, bateu roda com o australiano e acabou rodando. Acabou indo para os boxes.
Vettel? Cravava a volta mais rápida da prova no momento, em sétimo lugar.
Começou então o corre-corre nos boxes, com todo mundo fazendo sua parada.
Vettel? Deve ter aberto um sorriso do tamanho do mundo dentro do capacete.
Porque, na 32ª volta, com o fim da janela de pits, ele era o segundo colocado. Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!
A questão, então, passou a ser se os pneus de Vettel aguentariam ou não. A resposta definiria a corrida e mostraria a nova cara do campeonato.
Em termos de ritmo de prova, o alemão vinha mais lento que os outros ponteiros. Virava na casa de 1min46s9, enquanto Alonso fazia 1min46s4 e se aproximava volta a volta.
Na 35ª volta, o top 10: Raikkonen, Vettel, Alonso, Button, Grosjean, Di Resta, Pérez, Webber, Maldonado e Kobayashi.
Veio então a tal resposta. A Red Bull chamou Vettel para os boxes. Foi bem: no ritmo em que ele estava, o prejuízo de um pit seria menor.
Com pneus macios, voltou em quarto, atrás de Button.
E abriu outro sorrisão: na 39ª volta, Grosjean e Pérez bateram e levaram Webber junto. Francês e australiano abandonaram. Veio o safety car, juntando todo o pelotão.
Prova reiniciada na 43ª volta, faltando 12 para o fim. Era o momento da decisão.
Vettel, de pneus novinhos em folha. partiu para cima de Button. Foi duro. Brigou, brigou… E passou, a três voltas do fim.
O top 10 na linha de chegada: Raikkonen, Alonso, Vettel, Button, Maldonado, Kobayashi, Massa, Bruno, Di Resta e Ricciardo.
Com o resultado, a diferença de Vettel para Alonso caiu de 13 para 10 pontos: 255 a 245. Raikkonen tem 198.
No Mundial de Construtores, a Red Bull foi para 422 contra 340 da Ferrari. Ainda não fechou o tri, mas vai fechar.
Será um belo fim de campeonato, entre dois bicampeões que estão dando aula de pilotagem. Sorte a nossa.
A manchete é Raikkonen brilhante,Alonso e Vettel também….
Olá Fabio… adoro todos os comentários na sua transmissão pela Band, o pessoal se diverte com as respostas do Kimi pelo Rádio, ele sempre foi maravilhoso e apaixonante, que bom que voltou … sem ele a F1 estava muito chata.
Ice Kiss (Com sabor de vitória)
Fabio, bom dia
como pode ter sido considerada legal a ultrapassagem do Vettel sobre o Grosjean?
O Vettel estava na parte azul da pista.
a manobra do Alemao, nao foi a mesma que ele foi punido contra no Button esse ano no Canada?
abraços
Não dá pra entender os comissários…
Opa. Ele devolveu a posição e passou de novo.
Pelo menos foi o que eu ouvi pela CBN.
Na próxima vou ouvir pela Band.
Pelo que eu entendi, a equipe falou para ele devolver a posição antes de vir a ser punido. Ele devolveu e passou de novo.
Quem merece o campeonato é o Vettel, pelo que tem pilotado. O Alonso é um piloto excelente, mas a soberba, a arrogância e a choradeira tiram-lhe totalmente o respeito de que poderia desfrutar entre torcedores e em seu próprio meio. Não é à toa que é tão antipatizado principalmente entre os pilotos e pelos profissionais das equipes por onde passou. Fábio, não sei se você concorda, mas o melhor piloto desta temporada foi o Kimi, não só pela vitória de ontem mas pelo que pilotou em todo o campeonato. Abs.
Todo grande piloto tem um dose extra de arrogância. A questão é saber lidar com ela. Não sei qual seu ídolo na F-1 mas em 1992 e 1993, um grande piloto, muito arrogante, chorou durante ambas as temporadas. Engraçado, poucas pessoas se lembram disso. Tudo depende de quem é, se é alguém pelo qual simpatizamos, nem teçemos tais comentários mas se alguém pelo qual se nutre desprezo e antipatia, nossa, sai “tiro para tudo que é lado”.
Uma grande corrida. Eu, pessoalmente, achava um pouco remota, não impossível, uma vitória do finlandês Kimi Raikkonen. Acho ele merecedor da vitória. E por sinal, me parece que foi a primeira vez que a Lotus ganha uma corrida. Uma corrida que dá para se dizer que foi “quase” um festival de pancadaria e não um festival de pancadaria em definitivo, eu, já disse aqui, não tenho nada contra o Webber, principalmente como pessoa, mas me parece que às vezes ele é um pouco cabeça fraca nas pistas. Assim, não correspondendo muito como ele é como pessoa. E quem demorou a fazer “jus ao pai” desde que entrou na Fórmula 1 de fato, foi o Rosberg, que no fim, posso falar em tom de gozação até porque não aconteceu nada sério no fim, nem com ele e principalmente com o indiano Karthikeyan. Já o Vettel, fez uma corrida de campeão… sei lá… acho que bicampeão, futuro campeão, futuro tricampeão, saindo dos boxes e chegando em terceiro. Isso sim que é uma corrida de aprovação!!! E agora, público dividido, opiniões alheias diferentes, quem merece??? Por, mim… não sou espanhol nem alemão. E parabéns ao Bruno pela sua corrida satisfatória. Parecia que não ia ser assim. Parecia que ia ser pior mesmo e pena o Massa. Mas deixa assim… e depois de um GP em um circuito quase feito de cristal como Yas Marina, a expectativa é agora como será o de Austin. O Yas Marina é um que não pode sair tão cedo do calendário, sem querer causar conflito de opiniões aqui. Realmente, sinto falta de Detroit por exemplo, mas deixa pra lá. Só sei que só faltava mesmo uma vitória de Haikkonen, que matematicamente analisando, o cervejeiro merecia uma vitória. E o azarado mesmo foi o Hamilton…. de novo!!! É, de novo, e me parece que foi culpa da McLaren. Até estou me convencendo que no fim não é só a Ferrari que erra, pois até a Red Bull fez uma lambança na troca de pneus do Vettel. Mas no fim mesmo, o “lambança man” desta corrida foi o Webber, sendo ironicamente desta vez, a vítima, o Maldonado. E o Grosgean “de novo” viu a corrida terminar dos boxes. Mas achei uma das melhores corridas do ano. Muito legal. Muito legal mesmo.
…e a aprovação para Vettel também inclui o fato de ele não ter perdido a paciência, se afobado e batido em alguém, na sua corrida de recuperação.
…e é bem nessas: sobre a vitória do Raikkonen, depois do rodízio, só faltava a dele.
Vettel bateu no Senna e quebrou um pedaço da asa no início da corrida.Depois bateu a asa da frente denovo na placa de DRS e teve que entrar para os boxes.
Aé cara! Tinha me esquecido que ele tinha batido no Senna. Não é fácil mesmo um cara agir com a maturidade que exige aquela situação, sem cometer um erro grotesco, sabe? Não estou defendendo o Vettel. Só estou defendendo que qualquer um pode passar por aquilo. Você pode até tirar a febre em um game de corrida (os de hoje, claro) e ver que ficar naquela situação ééé brabo. O cara se é bom recupera, mas se talvez fosse um Hamilton das vida, nada contra o Hamilton, pelo contrário, mas acho que a história não seria bem assim. Abs.
…talvez ele teria batido ou rodado. E depois abandonado.
A corrida foi como muitos já disseram, fantástica.
Mas eu vi muita gente facilitando as ultrapassagens do Vettel, inclusive uma digna de investigação da Toro Rosso equipe satélite da Red Bull que abriu “descaradamente” para Vettel passar.
Você no lugar deles teria motivos para dificultar?
O Kimi Raikkonen teve sua vitória pessoal com sabor de campeonato, segurando o endiabrado Alonso. Já o Fernando Alonso pisou fundo no acelerador o tempo todo, disputando freada no roda a roda com os adversários, mas chegou em segundo ficando sem há vitória e o que é pior viu Vettel chegar loga atrás em terceiro, e só conseguindo arrancar três pontos do alemão. O Alonso vai ter que partir para o tudo ou nada para cima do Alemão, e ainda contar com a ajuda dos Santos e Demônios. O Sebastian Vettel conseguiu driblar sua adversidade largando em último dos boxes, quebrando o aerofólio, voltando lá para trás de novo e contando com a ajuda do Pace Car, mas o seu terceiro lugar acabou com um sabor de vitória só perdendo três pontos para o Alonso e ficando com uma vantagem de dez pontos na liderança. O Vettel nesse momento do campeonato, com dez pontos na frente, tem que fazer o dele vigiando o Alonso e sem se afobar como o Halmilton em 2007 que jogou o campeonato fora. O Felipe Massa e o Bruno Senna foram salvos no final da corrida pelo Strike do Sergio Pérez chegando em sétimo e oitavo respectivamente.
seixas, tu és muito fãzoca do vettel, barrabás… e esse “porque” que vc escreve no começo dos paráragrafos é detestável!!
Porque na verdade você é chato pacas e meio inútil nos comentários
cada comentário rsrs
“Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão”.
Sempre que houver dois disputando um campeonato a penúltima prova terá possibilidade matemática de finalizar o campeonato para um dos lados.
Oi Fábio.
Muito bom seu relato da corrida que, a propósito, foi muito boa.
Só não concordo com vocês quanto à batida do Rosberg ter sido “barbeiragem” dele, pois o carro da frente teve um problema mecânico e desacelerou numa curva que é feita acelerando.
Ou seja, ele não poderia prever que o carro da frente teria uma grande diminuição de velocidade – além, é claro do referido carro ter se mantido na trajetória da curva.
No mais, grande corrida para quem gosta de automobilismo com o Vettel sendo brilhante e o mala do Alonso também.
Abs
É, Fábio, de novo comemorou cedo demais, não foi? Vettel ainda tem 10 pontos de vantagem e não fosse a burrada da RB na classificação quem sabe a fatura não estaria liquidada…
Juntamente com muitos aqui, acho que não foi barbeiragem do Nico. Talvez você é daqueles que seguem a máxima “bateu na traseira, tá errado”! Aqui é corrida. Ok, os pilotos são profissionais, mas a 200Km/h são 55 metros em 1 segundo, véi. Até seu Cholonso bateria!
Não acho que o seu Cholonso fez grande corrida. E provo: o Webber largou mal, Maldonado foi ultrapassado por todos, inclusive pelo Button. O que o Cholonso fez demais?
Vettel sim, deu show. Sair dos boxes quer dizer que ele só sai depois do último passar. Se ele saisse no grid, poderia passar na primeira curva em 20°, por exemplo. Poderia ter batido também! Muitos aqui falam da sorte dele e tal mas se esquecem que ele teve a asa quebrada e não fosse isso poderia passar o Cholonso. Outros torcedores do Cholonso se vangloriam que ele quase não passa o Button e se esquecem que o Cholonso não conseguiu passar o Petrov. Fácil, né, passar neste circuito?
Quase ninguem aqui sabe mas nem sempre o que consegue maior velocidade tem o melhor tempo de volta. Vejam em http://www.formula1.com/results/season/2012/881/7178/speed_trap.html as velocidades das Red Bull! São as últimas! Webber fez “apenas” 311.2Km/h enquanto o Cholonso teve 319.7Km/h, sendo o 7° mais rápido. Agora, para acabar com esta balela que o carro do Cholonso é ruim e tudo que o chorãozinho faz é “no braço”. O mais veloz foi Maldonado, com 325.8Km/h. Menos pressão aerodinâmica, mais rápido nas retas e mais lento nas curvas. Mesmo assim, fez o 4° tempo, 3 a frente do “melhor piloto” atualidade (kkk)! O pole, Hamilton, teve apenas 313.7Km/h de velocidade máxima. Ou seja, pelos setups dos carros da McLaren e RB, eles tinham tempos excelentes mas para ultrapassar a coisa mudava totalmente de figura. Lembrem que essas velocidades são com asas abertas, pois na classificação pode usar a asa móvel em qualquer lugar.
Outra coisa: o que a Ferrari e a Lotus tem de ruim é o DRS. Se nos treinos são ruins e nas corridas são bons, logicamente a única diferença da corrida para a classificação é que na corrida só abrem as asas quem tem alguém na frente a menos de 1 segundo e só pode abrir a asa em determinado treço, enquanto no treino pode abrir em toda reta. Como eles não viram isso ainda não sei, mas as vezes as coisas estão na cara e nós não vemos.
Eu espero que Hamilton tenha boa estrutura na Mercedes e que se dê muito bem com Ross Brawn, pois a McLaren…
Gostei muito desta corrida que mostrou muitas coisas, como o talento do Hamilton e do Vettel, como o Button e o Webber são pilotos medíocres e como o Cholonso é sortudo. Nada mais que do que sortudo! (se é tão “no braço”, por que não ganhou um monte de corridas na Renault em 2008/2009? Singapura também mostrou quem o Cholonso é.)
Alonso pode dizer que está lutando apenas contra Adrian?
Hoje, sem dúvida e mais uma vez, Vettel mostrou que tem braço, uma excelente equipe e muita, muita sorte.
A cara do espanhol no pódio era de quem tinha que voltar atrás no que disse na semana passada.
Acho o Alonso execelente, mas ser só piloto não o torna campeão; digo porque ele consegue colocar o carro no limite e depois coloca na cabeça e corre mais que o carro (rsrsrsrsrs). Mas conversa demais, colocando pressão de bicampeão, e acaba passando uma imagem de TAPETÂO nos seus feitos. Então, torço para o outro bicampeão, pos não tá precisando de nada disso para lutar pelo tri. Avante Sebastian Vettel.
Alonso pode dizer que está lutando apenas contra Adrian?
Hoje, sem dúvida e mais uma vez, Vettel mostrou que tem braço, uma excelente equipe e muita, muita sorte.
A cara do espanhol no pódio era de quem tinha que voltar atrás no que disse na semana passada.
Acho o Alonso execelente, mas ser só piloto não o torna campeão; digo porque ele consegue colocar o carro no limite e depois coloca na cabeça e corre mais que o carro (rsrsrsrsrs). Mas conversa demais, colocando pressão de bicampeão, mas acaba passando uma imagem de TAPETÂO nos seus feitos. Então, torço para o outro bicampeão, pos não tá precisando de nada disso para lutar pelo tri. Avante Sebastian Vettel.
E Massa voltou ao normal…
Virou manobrista de luxo…. Só esperar que já já tá na stock como o Rubinho.
Uma coisa me chamou a atenção no final da corrida: o relacionamento dos pilotos. Pouco antes de ir ao pódio, quando os pilotos se refrescam e vestem os badulaques dos patrocinadores, Vettel e Raikkonen conversavam animadamente enquanto Alonso era solenemente ignorado pela dupla. Em certo momento, o alemão e o finlandês ficaram de costas para o espanhol, desprezando-o claramente. Posso estar enganado, mas parece que Alonso não é lá muito bem visto pelos colegas. Pra falar a verdade, também não vou com a cara dele. Não gosto de quem quer vencer a qualquer custo. Mas reconheço: é um dos melhores que eu vi em meus 40 anos de F-1. Alonso merece ao menos mais um título, mas tomara que dê Vettel…
“Não gosto de quem quer vencer a qualquer custo”….essa sua frase fez-me lembrar do Senna, que também era assim, vencer, vencer, vencer, não importa de que jeito. Titus, as pessoas são diferentes, mas em se tratando de F-1, a ciumeira e vaidades pessoais são extrapoladas. Infelizmente!!!
Fábio, quero saber como podemos assistir o GP dos Estados unidos se for confirmado que a Globo não o transmitirá em função do Futebol. Mesmo que seja a narração em inglês, sabe de algum site? Parabéns pelo Blog.
Desde já agradeço a atenção. Abraços
Ainda estou aguardando uma decisão da emissora.
Abs
Nossa, ok, o Vettel fez uma boa corrida. Mas sair de último e chegar na posição que chegou foi fruto de estratégia e sorte. Além da combinação carro+piloto.
Ele é muito bom, não dá para negar, mas se tivesse feito a mesma estratégia que todo mundo, tinha chego em 6 ou 7. Se tivesse uma Williams, tinha chego em 8, como chegou o Senna.
Não vi nada mágico ali, só um bom piloto, com um excelente carro e com uma ótima estratégia.
Mas corridas são assim mesmo, por vezes se recebe uma “lufada de sorte” quando não se comete erro algum, quando as decisões são tomadas nos momentos certos. Mas uma coisa, o Vettel pilotou como um verdadeiro campeão, isso não se pode negar. Raikkonen e Alonso também fizeram uma ótima prova ontem. Pena que alguns pilotos tiveram um azar danado como Hamilton e Maldonado (não se esqueçam que ele teve problema com o Kers); o Bruno também fez uma ótima corrida mostrando que essa Williams “nasceu” muito bem.
Fábio. Uma pergunta simples: Com Vettel (ao que tudo indica) indo pra Ferrari, o contrato de Webber acabando ano que vem e em caso do Raikkönen fazer uma temporada igualmente boa no próximo ano, você acha que há chance do finlândes ir pra Red Bull em 2014? Vagas haverá.
Amigos,
Mais uma vez não me foi possível apresentar o resultado do nosso Campeonato dos Palpiteiros neste domingo.
Peço que aceitem as minhas desculpas e a promessa de que amanhã, segunda, 5/11, farei a publicação nos posts costumeiros.
Abraço a todos!
Queria ver Bruno correr mais um ano, mas acho que será difícil.
Camisetas Retrô da Formula 1:
http://stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx
Fico muito feliz por Kimi e a Lotus terem retornado às vitórias.
Kimi é gênio. Dá um belo tempero à Fórmula 1 por ser fora do padrão.
Acho que Massa já nasceu assustado. Faltou raça quando rodou no susto.
Camisetas Retrô da Fórmula 1:
http://stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx
Está ridículo o trabalho do Galvão Bueno na Globo.
E o Felipe Massa parece aquele cara que não tem dinheiro para comprar uma Ferrari e fica puxando o saco de um amigo proprietário do bólido para dar umas voltas….
E o Fernando Alonso que se exploda, porque vigarista não merece os louros…
E a Globo e o Galvão fica puxando o saco do vigarista que fudeu o Nelsinho e o Massa…
Tenha dó Galvão Bueno.
O Brasil tá de saco cheio de macunaímas…
Gostaria que eu refrescasse a sua memória com um dos maiores vigaristas da F-1? Deixa sua “dor de cotovelo” de lado e aprecie as corridas. Voce não tem nada a ver com a vida e o destino dos pilotos. Cada um faz o que quer, como quer, conforme o que acha que é bom para si próprio.
Mas que merda é essa que escreveu. Va dá ordem pra sua cadelinha.
Hoje o Alonso se deu conta de que não está lutando apenas contra Newey.
Ele sempre soube disso. O que o cara fala é que não se deve levar em conta. Ele é apenas Marketing pessoal
hoje a corrida foi uma das melhores da temporada temos os 2 melhores pilotos atualmente disputando o titulo,se a mclaren nao quebrasse tanto o hamilton estaria brigando tambem,o alonso sem sombras de duvidas é um piloto sensacional ele é o melhor da temporada ,voces podem até falar que a ferrari não é tão ruim assim mas se lembre que ele so ta disputando o titulo por causa do belissimo começo de ano quando ate venceu com aquela carroça da ferrari que era pior do que o carro da sauber,mercedes,lotus,rbr,mclaren
o vettel tambem tambem fez uma grande corrida acho que ele teve muita sorte no segundo safety car porque ele parou uma ou duas voltas antes do safety car acontecer e com isso ele tava com pneus macios novos enquanto todo mundo a estava com o pneus medios ja usado parece que a rbr percebeu que iria dar merda quando ela viu grosjean,di resta,webber e perez ela percebeu q iria da merda e com isso parou antes do safety car.Se vettel nao tivesse parado ele iria ficar muito longe de todo mundo mas isso nao tira seus meritos da grande corrida que fez até porque piloto campeão tem que ser rapido,arrojado e sempre ter um pouquinho de sorte.
o gp de austin vai ser muito imprevisivel ate porque é um circuito novo e que ninguem conheçe eu vou torcer pelo o alonso pra ele tirar mas pontos eu não gosto do modo dele fora da pista mas nao tem como não dizer que ele é um pilotasso o vettel é o piloto mais eficiente em uma volta,o alonso é o piloto mais eficiente na corrida,nao me lembro de uma corrida q ele tenha largado numa posiçao e tivesse chegado abaixo dessa posição e o hamilton é o piloto mais rapido da f-1 mas ele nao é o mais eficiente e quando ele é eficiente ele consegue a pole so que a mclaren nao ajuda porque ela so quebra se ele estivesse na disputa eu torceria para ele
so pra constar ano que vem a mclaren não vai ir bem porque button nao tem estilo de campeao nao é arrojado ja o perez é arrojado so que ele é arrojado até demais
Concordo plenamente com você Débora.
A equipe muda a relação de marchas pra poder ganhar velocidade nas retas , larga dos boxes pra não se envolver em acidentes , mexe na asa do carro , mexe na suspensão , quer dizer que punição é essa ?
Queria ver ele largar com o carro sem essas alterações.
O grande prejudicado , Alonso.
Sabe, os regulamentos da F-1 são tão confusos que nem eu entendo; geralmente são feitos quando há um enorme domínio de determinada equipe e/ou piloto Nunca concordei com esse tal de “parque fechado”. Acho que os carros poderiam ser “afinados” até antes de sair dos boxes para se alinharem no grid. E estando no grid, nem aqueles cobertores deveriam ser usados.
Até o começo do ano eu achava o Vettel um piloto bastante rápido, mas um pouco emocional e não tão maduro. Revi alguns conceitos sobre ele nesta corrida. Se ele levar o tri (já estou torcendo) vai ser merecido.
Gostaria de fazer outras considerações:
Como tem gente que cai no Marketing pessoal do malonso. Notem que ele sempre chega no lucro nas corridas. Se tivesse ficado em 3,4,5 ou 6 teria o mesmo discurso. Essa foi uma posição melhor que o carro poderia dar. Em outras palavras ele privatiza as vitórias e socializa as derrotas. O que tem de positivo vem dele e o que tem de negativo vem do carro. Bobagem. A Ferrari do malonso ( a do massa é defasada uma atualização) é um dos melhores carros do grid. Briga de igual para igual com qualquer carro ali e deixa a maioria deles, como as Maclarens, para tras. Qual outro piloto do grid faz coisa parecida? Talvez o pastor maldonado.
Desdenha da capacidade da propria equipe que trabalha para ele. Por isso ele é o malonso e não o Alonso. Alem de desdenhar da capacidade dos outros pilotos. Quem é bom de verdade não faz isso. Simplesmente mostra o que sabe fazer e quase sempre valoriza os outros competidores.
O outro ponto é alguém lembra de alguma equipe que o malonso tenha trabalhado que não tenha tido nenhuma confusão, desconfiança, atritos e demissões por causas escusas? Que tenham trabalhado como um time de dois pilotos?
Minhas considerações:
1) Vettel e a Red Bull brilhantes . Mais 5 voltas o Vettel passava o malonso e acabava com a festa. Não adiantou deixar o menino em último. Muito boa resposta para quem acha que o malonso compete apena com o Newey. O Vettel calou a boca do malonso, do massa e das malonsetes de plantão. Parece que o título vem no Brasil mas tenho até medo do que pode acontecer até lá. A F1 segue um mistério para mim.
2) MacLarens mais um vez deprimentes. Para quem tinha o melhor carro do fim de semana eles foram uma vergonha. O Button discreto e o Hamilto quebrou pela segunda vez quando liderava a prova. Um vergonha para uma equipe que sonha em brigar pelo título. Nenhuma confiabilidade. Estão virando café com leite.
3) O malonso até que tentou demonstra algum entusiasmo no podium mas claramente sem graça. Nem ajudando. Na salinha pré podium deu para ver os Vettel e o Raikkonen conversando enquanto o mala não se mistura. Se o Vettel largasse em 3º tinha certamente chegado na frente dele. Muito provavelmente tinha ganhado essa.
4) O Grosjean tinha que ser banido da F1. O cara ainda vai matar alguém. Ele consegue fazer mais lambança que os piores pilotos do grid. Lamentável
5) Hoje pela primeira vez assisti pela globo e ouvi pela CBN. A transmissão pela CBN não é perfeita e os comentários do Burti fazem falta mas só de não ouvir o mala do galvão bueno vale muito a pena. RECOMENDO FORTEMENTE
6) Raikkonen brilhante.
Que corrida, hein!?
Talvez, a melhor de toda a temporada de 2012.
É tanto assunto, que dava até para escrever um livro. Mas, tô sem tempo. Ok?
Até mais. Valeu.
Fábio, olha que legal isso. Video 360 no cockpit de um F1. Dá pra controlar a camera 360 graus e olhar pro lado que você quiser.
http://meiobit.com/110679/vdeo-em-360-graus-isso-mesmo-e-fantstico/
É só clicar no video e arrastar pros lados!!!! Posta isso no blog!!!! Aquele abraço e sucesso