Raikkonen vence, Vettel e Alonso brilham
04/11/12 12:57A vitória foi de Raikkonen. Merecida por tudo o que fez neste ano. Naquele rodízio de vitórias no começo do ano, ficou faltando a dele.
Mas o nome do GP de Abu Dhabi foi Vettel.
O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.
Alonso também merece aplausos. Foi arrojado, foi consistente, foi inteligente. Largando em sexto, terminou em segundo.
Digno, mas talvez não o suficiente.
Porque o resultado de tudo isso para o Mundial é que a disputa pode ser fechada na próxima etapa, nos EUA, dia 18.
A matemática é simples. Hoje, 10 pontos separam os rivais. Se essa vantagem subir para 25, fim, de papo. Se Vettel vencer e Alonso ficar em quinto, a fatura está encerrada.
(Sim, sei o quanto isso é difícil e acredito em decisão no Brasil. Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão.)
A 18ª etapa da temporada de 2012 foi uma bela corrida, que começou com um entardecer quente em Abu Dhabi: 29ºC no ar, 33ºC no asfalto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta. E Raikkonen brilhou. Não tomou conhecimento da concorrência e pulou de quarto para segundo. Alonso também foi bem: tomou a posição de Webber na chicane.
Um pouco mais atrás, confusão: Bruno e Hulkenberg se tocaram, e o alemão abandonou.
Ainda mais atrás, lá no fundão, Vettel passou Grosjean e Di Resta e ganhou as posições de Hulkenberg e De la Rosa _que teve problemas ainda no grid e também partiu dos boxes.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Alonso, Webber, Button, Massa, Kobayashi, Pérez e Schumacher.
Veio então o rádio. “Sebastian, sua asa dianteira está danificada. Estamos prontos para recebê-lo. Você decide se quer parar ou não”, informou a Red Bull ao bicampeão. O motivo, um totó no pneu traseiro esquerdo de Bruno.
Vettel preferiu continuar na pista. Na quinta volta, já tinha deixado mais cinco para trás: Glock, Petrov, Bruno, Pic e Rosberg _este se tocou com Grosjean na largada, e ambos tiveram de passar pelos boxes. Era o 16º.
Virou uma corrida de um olho no peixe, outro no gato.
Lá na frente, Hamilton tinha 2s5 sobre Raikkonen na sexta volta, livrando-se do aperto inicial e começando a cravar voltas rápidas.
Lá atrás, Vettel já era o 14º.
Na nona volta, pancão. Batida feia entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão veio como uma vaca louca na traseira do HRT, bateu forte, decolou, passou raspando pela cabeça do indiano.
Barbeiragem grotesca do alemão, que não soube lidar com um carro tão lento à sua frente.
Safety car.
A disputa foi retomada na 14ª volta, e Vettel aproveitou para fazer seu pit stop e trocar pneus e bico. Caiu para 21º e último.
Hamilton manteve a ponta. Webber partiu pra cima de Alonso, mas não levou.
Recomeçou a escalada de Vettel. Na 15ª volta, passou De la Rosa e Di Resta. Na 16ª, Pic e Grosjean, numa manobra curiosa: ultrapassou o francês usando a faixa azul, devolveu a posição e daí passou de novo.
Na 17ª, após ganhar as posições de Petrov e Glock, já era o 15º.
Abu Dhabi, então, soltou um “ohhhh!”. Na 21ª volta, Hamilton apareceu se arrastando na pista, levando o carro para a grama, abandonando. A liderança caiu no colo de Raikkonen.
Alonso se animou. Quase que simultaneamente, pisou fundo e aproveitou-se de um errinho de Maldonado, assumindo a segunda posição.
Vettel? Era o 11º.
Na 23ª, Maldonado e Webber se estranharam. O australiano tentou uma ultrapassagem, os dois se tocaram, o veterano foi parar na área de escape. Incidente de corrida, na opinião deste blogueiro e dos comissários.
Na volta seguinte, Button tentou o mesmo e se deu melhor. Deixou o venezuelano para trás, assumiu o terceiro lugar.
O top 10 na 25ª volta, Raikkonen, Alonso, Button, Maldonado, Pérez, Massa, Webber, Kobayashi, Schumacher e Vettel.
Vettel? Passou Schumacher e, com a parada de Kobayashi, subiu para oitavo.
Massa tinha uma vida dura. Sem pneus, mas orientado pela Ferrari a ficar na pista, perdeu posição para Webber, bateu roda com o australiano e acabou rodando. Acabou indo para os boxes.
Vettel? Cravava a volta mais rápida da prova no momento, em sétimo lugar.
Começou então o corre-corre nos boxes, com todo mundo fazendo sua parada.
Vettel? Deve ter aberto um sorriso do tamanho do mundo dentro do capacete.
Porque, na 32ª volta, com o fim da janela de pits, ele era o segundo colocado. Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!
A questão, então, passou a ser se os pneus de Vettel aguentariam ou não. A resposta definiria a corrida e mostraria a nova cara do campeonato.
Em termos de ritmo de prova, o alemão vinha mais lento que os outros ponteiros. Virava na casa de 1min46s9, enquanto Alonso fazia 1min46s4 e se aproximava volta a volta.
Na 35ª volta, o top 10: Raikkonen, Vettel, Alonso, Button, Grosjean, Di Resta, Pérez, Webber, Maldonado e Kobayashi.
Veio então a tal resposta. A Red Bull chamou Vettel para os boxes. Foi bem: no ritmo em que ele estava, o prejuízo de um pit seria menor.
Com pneus macios, voltou em quarto, atrás de Button.
E abriu outro sorrisão: na 39ª volta, Grosjean e Pérez bateram e levaram Webber junto. Francês e australiano abandonaram. Veio o safety car, juntando todo o pelotão.
Prova reiniciada na 43ª volta, faltando 12 para o fim. Era o momento da decisão.
Vettel, de pneus novinhos em folha. partiu para cima de Button. Foi duro. Brigou, brigou… E passou, a três voltas do fim.
O top 10 na linha de chegada: Raikkonen, Alonso, Vettel, Button, Maldonado, Kobayashi, Massa, Bruno, Di Resta e Ricciardo.
Com o resultado, a diferença de Vettel para Alonso caiu de 13 para 10 pontos: 255 a 245. Raikkonen tem 198.
No Mundial de Construtores, a Red Bull foi para 422 contra 340 da Ferrari. Ainda não fechou o tri, mas vai fechar.
Será um belo fim de campeonato, entre dois bicampeões que estão dando aula de pilotagem. Sorte a nossa.
O nome da prova foi Alonso, melhor piloto da atualidade, com um carro nitidamente inferior, consegue este grande resultado. Boa prova do Vetell, percebe-se como o seu carro é muito superior. Uma pena o Hamilton, com certeza ganharia esta.
O Pérez pode ser bom, mas deve ter muita grana do Slim nessa ida dele para a mclaren…
Fábio, só pra lembrar: eu e diversos outros aqui dissemos que você não deveria ter cravado que o Alonso estava com uma mão no caneco lá atrás, e depois não deveria ter dito que o campeonato já era praticamente do Vettel. Tudo pode acontecer, haja vista a corrida de hoje. Até acho que o Tião leva, torço para isso, e até apostaria dinheiro nisso, mas afirmar qualquer coisa já é excesso.
Eu acho o Alonso um porre e mesmo assim o acho um baita piloto. Mas não acho que ele tenha brilhado hoje. Fez o feijão com arroz.
Finalmente, Kimi Räikkönen venceu um Grand Prix nessa temporada. E já era uma questão de tempo para que acontecesse esse triunfo do finlandês.
Nessa hora, Michael Schumacher deve estar sofrendo uma baita dor de cotovelo. E era esse desempenho que o alemão tanto sonhava quando teve o seu retorno na F-1. Mas, que não deu certo.
E com esse triunfo de Räikkönen, a Lotus terá que dar ao finlandês, um carro muito competitivo para disputar o campeonato de 2013. E tenham certeza disso, a F-1 ganhou mais um grande piloto.
Desde que assisto F1 (2000), a Mclaren é o time que mais quebra na liderança de uma prova. Inumeras vezes vez isso com Kimi, e agora com Hamilton. Por falta de confiabilidade já perderam muitos campeonatos.
Pessoal,
Todos falam da vaga da Force Indian, como uma possibilidade para o Bruno Senna, mas e as vagas da Sauber (Kobayashi) ainda não está fechada, certo? e a vaga da Lotus (Grosjean) será que vão mantê-lo com tantos erros? O que vcs acham, há alguma possibilidade dele ir pra algumas destas escuderias?? abç
Fábio,
Quem é esse tal de Sebastian Vettel? De que planeta esse cara veio? Será que todo esse talento se deve a essa espaçonave chamada RBR?
Se tudo se devesse à RBR ele não teria, largando dos boxes, ultrapassado o companheiro Weber, que largou em segundo…
Beleza Fabio,foi com certeza melhor corrida do ano ver a Lotus vencer denovo é muito bom quem sabe ano de 2013 volte a lutar por titulo faria um bem geral para todo mundo,vale a pena comentar quanto ao Kimmi venceu de forma convicente e aos seus comentarios com equipe via radio forão ilarios e que diferença do Massa que cá para nós não ajuda a equipe em nada se assustou com Webber e na minha opinião rodou de bobo e saiu reclamando é pessoal temos um novo RB nas desculpas mas uma coisa eles até são parecidos não andam nada e o Vettel que corrida foi no fundão duas vezes e ao final chegar em terceiro grande corrida,bem Alonso deu a velha sorte que le é peculiar chegou aonde dava já que seu companheiro de equipe não consegue fechar a porta uma unica vez se o Alonso quer ser campeão não espere nada do Massa poque pode ter umas 50 corridas no ano que o Vettel vai ultrapassalo em 49,99 é o que acho valeu Fabio.
O pior que aconteceu hoje para Alonso, foi o missil na autoconfiança dele, causado porque o cara que largou de último, chego logo atrás e estava tambem no podium. Foi impagavel essa imagem do chorão quando estavam na antesala do podium, com um Vettel feliz e sorridente com o Kimi, em quanto o espanhol amargava sua desafortuna. Pode falar que o vaso esta meio cheio, mas de que tem um furo, tem.
Fábio, gostaria de saber sua opinião. Além do pachequismo e patriotismo exacerbado do Galvão, a torcida para que a decisão do campeonato ocorra no Brasil pode também ser desculpa para justificar uma eventual não transmissão da corrida dos EUA?
A Mc Larem esté enfrentando problemas de motores. Todos com no minimo 2 corridas encima. A relação escolhida para Hamilton era mais veloz que a de Button, por isso o motor não aguentou. Todos os propulsores Mercedes estão na mesma condição de uso, por isso as fases de Mercedes e Force India tambem são ruins. Quem tem melhores motores são os que usam Ferrari. Alonso estava com motor novo hoje, e ainda tem o da Belgica que não foi além da largada.
“SÓ PRA DESCONTRAIR” – “ENQUANTO ALONSO LUTAVA COMO UM SAMURAI LÁ NO PELOTÃO DA FRENTE, FUMASSA BRINCAVA LÁ TRÁS, DANDO ZERINHOS NA PISTA. EITA VIDA BOA SÔ!”
Nunca sei se a principal função do jornalismo, relegado aos meios de massa, é contar os acontecimentos ou construir ídolos de barro.
Faltou mencionar a barbeiragem do Vettel durante um dos safety car. Ele acertou em cheio uma daquelas placas com a distancia para a curva e acabou de detonar a asa dianteira.
Desculpe se alguém já mencionou e eu não vi.
Marketing pessoal é tudo na F1.
Façamos um pequeno exercício mental. Invertamos as posições de Fernando e Sebastian.
Fernando larga em último, faz algumas ultrapassagens, quebra a asa, vai pros boxes, volta prá última posição… chega em terceiro.
Sebastian larga bem, ganha posição, faz uma corrida consistente e realiza algumas ultrapassagens. Chega em segundo.
O mundo diria que Fernando é melhor que o Fangio. Mas como se trata do Sebastian, a culpa é do Newey…
As alterações que foram feitas no carro de Vettel depois da RBR ter sido punida é um verdadeiro absurdo, beneficiando claramente o infrator. Poder reconfigurar o acerto do carro em função de um erro causada pela própria equipe. Sem dúvida alguma Vettel é um piloto competente e muito rápido, mas foi altamente beneficiado com a decisão. Não teria chegado em terceiro sem o novo acerto e obviamente a presença do safety car em duas oportunidades.teve muita sorte e uma providencial ajuda do regulamento mal feito: dois pesos e duas medidas.
Kimi Räikkönen finalmente conseguiu a sua primeira vitória desde que retornou a F-1 nessa temporada. O finlandês provou porque é um campeão mundial de F-1, consagrando se um dos melhores pilotos da atualidade, depois de duas temporadas ausente fora da categoria.
E Michael Schumacher? Deve estar sentindo uma baita dor de cotovelo.
Depois que viu Räikkönen vencendo o Grand Prix de Abu Dhabi. O alemão quando retornou a F-1 em 2010, sonhava em vencer corridas e até mesmo, voltar à concorrer por um título mundial. Não deu certo. Será que depois desse exemplar triunfo do finlandês, fará com que o alemão reflita sobre o seu futuro no automobilismo mundial?
Fabio, essa historia do tio Frank gosta do trabalho do Bruno.
Será que a questão politica também vai pega na Williams, com o Toto e tio Frank. O que você acha disso
“Barbeiragem grotesca do alemão”. respeito sua opiniao, mas para achar isto vejo que nunca pilotou acima de 60 KM/h> Seu Blog é bacana mas de vez em quando fala cada besteira… Vc estava lá ou viu pela televisão?
Aí galera!
Eu li muita gente criticando a narraçao pela televisao aberta mas digo que não somos obrigados assistir e ouvir pela tv! Há varias emissora de radio com otimos narradores – a Band com comentarios do super Fabio Seixas, a Jovem Pan com o mestre Carsughi, tem tbm a CBN parece com o Itiberê e deve ter outras e a gente pode muito bem ouvir pelo radinho, note, tablet, etc. Eu ja faço isso ha muito tempo e me sinto bem. A proposito voces sabem quando ele (o babão) irá se aposentar ou ficará até 2014? Vixe maria!!!
Fabio esse tipo de corrida que nós gostamos,ainda bem que não houve acidente fatal.A verdade é que já pintou o campeão deste ano.Quando o piloto é bom dá tudo certo.So que a final será no Brasil.
1) GB é insuportavelmente chato, arrogante e só fala asneiras 2) os comentários do GB indicam que Bruno Senna está fora da Williams 3) Raikkonen sensacional, inclusive nas respostas ao seu engenheiro…: “sim, sim… sei o que fazer com os pneus… me deixe em paz…” kkkkkk gênio! 4) Vettel e Alonso são grandes pilotos…
Quero só ver a globo escolher entre um jogo de futebole e um GP que pode decidir um campeonato de F1 , será um total desrespeito com o publico fiel da F1 , que já nao é tão grande ! quanto a corrida , o Vetel mostrou que tem muita personalidade em toda a corrida , mais principalmente na ultrapassagem do Button, e nessa brincadeira ele vai levar a melhor pela terceira vez emcima do espanhol, no mais muintos incidentes causados pela falta de pontos de ultrapassagem num belissimo circuito , mais que nesse sentido deixa a desejar , e fico tambem muito triste si o Brunno nao continuar no proximo ano acho ele melhor que muitos pilotos do meio do grid e tem mostrado muita maturidade nas corridas , so falta si arriscar mais nas voltas lançadas, hoje fez o dever de casa mais uma vez , abs
Fábio,
Quem é esse tal de Sebastian Vettel?
O alemão é de outro planeta? Ou toda essa pilotagem se deve a essa espaçonave chamada RBR?
Ainda está para nascer um cara mais bem largador que o Webber.
Sebastian Vettel foi simplesmente fantástico na corrida de hoje. Tendo o melhor carro ou não, pilotou como um verdadeiro campeão, qualquer um dos dois que for o vencedor, o título estará em boas mãos, apesar de não gostar muito das vigarices do Alonso. Azar de quem se submete a elas.
Incrivel, nem com Vettel saindo em ultimo Massa consegue ajudar Alonso E depois não quer ser comparado com Barichelo
Todos dizem, principalmente o impagável Galvão, que o Alonso tem sorte. Pois é, hoje ficou visível que não é bem assim.
O 3º lugar do Vettel; não suporto esse blefe, deve-se a desistência de:
Hamilton, Grosjean, Webber e Rosberg.
Vá ter sorte assim lá na …
Fez grandes ultrapassagens. Pois é, ultrapassou o Bruno, que é um cone, o Pic, O Dela Rosa e o Petrov. Uau!!!!!!!!!!!!
Quem é que tem sorte, ou melhor, se não ultrapassar esses caras, é melhor encostar o carro e ir pra casa.
Ultrapassagem mesmo foi sobre o Button.
O que eu quero dizer é que foi uma corrida atípica, com tantos problemas; 2 safety cars e várias desistencias que nunca ocorrem.
Numa corrida normal o pilantra do Vettel chegaria em 7º, talvez 8º lugar.
Outra coisa, o Alonso só esta onde esta porque malfadadamente ( onde está a sorte do Alonso?), foi tirado de duas provas, ou seja de cincoenta pontos possíveis, que ele fizesse vinte e cinco. Como seria a pontuação hoje?
E com um bônus: a Ferrari não tem aerodinâmica. Tem velocidade, mas só velocidade não ganha corrida. O outro quesito que é piloto, a Ferrari tem de sobra.
Restam duas provas e acho dificil tirar dez pontos de diferença, mas assim como o Alonso se ferrou em duas delas, marcado zero pontos, quem sabe.
Piloto
Cara, vc não assistiu à corrida. A única desistência que beneficiou o Vettel foi a do Hamilton. Os outros que você mencionou já tinham ficado pra trás quando abandonaram. Ele ultrapassou na pista o Grosjean, o Webber e o Rosberg, além do Button no final. Alguns, como o Massa, ele ultrapassou durante o pit.
Realmente Alonso é o melhor piloto do grid, mas dessa vez temos que aplaudir a prova de Vettel. Sempre exaltamos a capacidade do espanhol de aproveitar as oportunidades que a corrida lhe mostra, e hoje Vettel fez exatamente o mesmo. Andou forte, foi agressivo quando precisou, devolveu posição inteligentemente e chegou num fantástico 3o lugar.
Quem venha Austin, mas acho que o título é da Alemanha (humilde opinião).