Raikkonen vence, Vettel e Alonso brilham
04/11/12 12:57A vitória foi de Raikkonen. Merecida por tudo o que fez neste ano. Naquele rodízio de vitórias no começo do ano, ficou faltando a dele.
Mas o nome do GP de Abu Dhabi foi Vettel.
O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.
Alonso também merece aplausos. Foi arrojado, foi consistente, foi inteligente. Largando em sexto, terminou em segundo.
Digno, mas talvez não o suficiente.
Porque o resultado de tudo isso para o Mundial é que a disputa pode ser fechada na próxima etapa, nos EUA, dia 18.
A matemática é simples. Hoje, 10 pontos separam os rivais. Se essa vantagem subir para 25, fim, de papo. Se Vettel vencer e Alonso ficar em quinto, a fatura está encerrada.
(Sim, sei o quanto isso é difícil e acredito em decisão no Brasil. Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão.)
A 18ª etapa da temporada de 2012 foi uma bela corrida, que começou com um entardecer quente em Abu Dhabi: 29ºC no ar, 33ºC no asfalto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta. E Raikkonen brilhou. Não tomou conhecimento da concorrência e pulou de quarto para segundo. Alonso também foi bem: tomou a posição de Webber na chicane.
Um pouco mais atrás, confusão: Bruno e Hulkenberg se tocaram, e o alemão abandonou.
Ainda mais atrás, lá no fundão, Vettel passou Grosjean e Di Resta e ganhou as posições de Hulkenberg e De la Rosa _que teve problemas ainda no grid e também partiu dos boxes.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Alonso, Webber, Button, Massa, Kobayashi, Pérez e Schumacher.
Veio então o rádio. “Sebastian, sua asa dianteira está danificada. Estamos prontos para recebê-lo. Você decide se quer parar ou não”, informou a Red Bull ao bicampeão. O motivo, um totó no pneu traseiro esquerdo de Bruno.
Vettel preferiu continuar na pista. Na quinta volta, já tinha deixado mais cinco para trás: Glock, Petrov, Bruno, Pic e Rosberg _este se tocou com Grosjean na largada, e ambos tiveram de passar pelos boxes. Era o 16º.
Virou uma corrida de um olho no peixe, outro no gato.
Lá na frente, Hamilton tinha 2s5 sobre Raikkonen na sexta volta, livrando-se do aperto inicial e começando a cravar voltas rápidas.
Lá atrás, Vettel já era o 14º.
Na nona volta, pancão. Batida feia entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão veio como uma vaca louca na traseira do HRT, bateu forte, decolou, passou raspando pela cabeça do indiano.
Barbeiragem grotesca do alemão, que não soube lidar com um carro tão lento à sua frente.
Safety car.
A disputa foi retomada na 14ª volta, e Vettel aproveitou para fazer seu pit stop e trocar pneus e bico. Caiu para 21º e último.
Hamilton manteve a ponta. Webber partiu pra cima de Alonso, mas não levou.
Recomeçou a escalada de Vettel. Na 15ª volta, passou De la Rosa e Di Resta. Na 16ª, Pic e Grosjean, numa manobra curiosa: ultrapassou o francês usando a faixa azul, devolveu a posição e daí passou de novo.
Na 17ª, após ganhar as posições de Petrov e Glock, já era o 15º.
Abu Dhabi, então, soltou um “ohhhh!”. Na 21ª volta, Hamilton apareceu se arrastando na pista, levando o carro para a grama, abandonando. A liderança caiu no colo de Raikkonen.
Alonso se animou. Quase que simultaneamente, pisou fundo e aproveitou-se de um errinho de Maldonado, assumindo a segunda posição.
Vettel? Era o 11º.
Na 23ª, Maldonado e Webber se estranharam. O australiano tentou uma ultrapassagem, os dois se tocaram, o veterano foi parar na área de escape. Incidente de corrida, na opinião deste blogueiro e dos comissários.
Na volta seguinte, Button tentou o mesmo e se deu melhor. Deixou o venezuelano para trás, assumiu o terceiro lugar.
O top 10 na 25ª volta, Raikkonen, Alonso, Button, Maldonado, Pérez, Massa, Webber, Kobayashi, Schumacher e Vettel.
Vettel? Passou Schumacher e, com a parada de Kobayashi, subiu para oitavo.
Massa tinha uma vida dura. Sem pneus, mas orientado pela Ferrari a ficar na pista, perdeu posição para Webber, bateu roda com o australiano e acabou rodando. Acabou indo para os boxes.
Vettel? Cravava a volta mais rápida da prova no momento, em sétimo lugar.
Começou então o corre-corre nos boxes, com todo mundo fazendo sua parada.
Vettel? Deve ter aberto um sorriso do tamanho do mundo dentro do capacete.
Porque, na 32ª volta, com o fim da janela de pits, ele era o segundo colocado. Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!
A questão, então, passou a ser se os pneus de Vettel aguentariam ou não. A resposta definiria a corrida e mostraria a nova cara do campeonato.
Em termos de ritmo de prova, o alemão vinha mais lento que os outros ponteiros. Virava na casa de 1min46s9, enquanto Alonso fazia 1min46s4 e se aproximava volta a volta.
Na 35ª volta, o top 10: Raikkonen, Vettel, Alonso, Button, Grosjean, Di Resta, Pérez, Webber, Maldonado e Kobayashi.
Veio então a tal resposta. A Red Bull chamou Vettel para os boxes. Foi bem: no ritmo em que ele estava, o prejuízo de um pit seria menor.
Com pneus macios, voltou em quarto, atrás de Button.
E abriu outro sorrisão: na 39ª volta, Grosjean e Pérez bateram e levaram Webber junto. Francês e australiano abandonaram. Veio o safety car, juntando todo o pelotão.
Prova reiniciada na 43ª volta, faltando 12 para o fim. Era o momento da decisão.
Vettel, de pneus novinhos em folha. partiu para cima de Button. Foi duro. Brigou, brigou… E passou, a três voltas do fim.
O top 10 na linha de chegada: Raikkonen, Alonso, Vettel, Button, Maldonado, Kobayashi, Massa, Bruno, Di Resta e Ricciardo.
Com o resultado, a diferença de Vettel para Alonso caiu de 13 para 10 pontos: 255 a 245. Raikkonen tem 198.
No Mundial de Construtores, a Red Bull foi para 422 contra 340 da Ferrari. Ainda não fechou o tri, mas vai fechar.
Será um belo fim de campeonato, entre dois bicampeões que estão dando aula de pilotagem. Sorte a nossa.
Inicialmente quero saber porque o caro blogueiro não usou a palavra sorte para o vettel?…palavra que costumeiramente usa para ALONSO!!será que é do mesmo time do narrador-torcedor do galvão bueno,que reiteradas veses vibra quando vettel se da bem e alonso se ferra?ontem deu gargalhada quando maldonado superou alonso e hoje vibrou quando vettel superou button … e mais comentou que seria normal webber deixar vettel passar… já quando massa fez isso com alonso na Alemanha,até hoje ele tem raiva do fantástico ALONSO.Mas fábio ,O ALONSO teve sorte hoje?se o VETTEL tivesse pilotando uma ferrari faria o que ALONSO faz?responda com toda a inteligencia que vc tem!!!!abraços e alonso tá é certo..ele luta é contra o projetista da RBR e não com sebastian vettel
Tá com dor no cotovelo? Passa gelol que passa!
fabio, antes de criticar rosberg deveria saber que aconteceu !!!!!
Karthikeyan: freiou forte porque quebrou a direccao dele. isso numa curva onde ainda pisar fundo. como Rosberg ira saber disso ?
se voce ta na porta mala colado de carro na frente numa rua de 100 no Brasil e o cara da frente freiar na reta, voce fez “Barbeiragem grotesca” de bater na traseira dele ? e ja imaginu que um formula 1 freiar commais de 4g ?
q me chamaou atencao foi o comentario de fabio seixas”terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente”agora calou de que forma?!pq nao fez nada demais nada de expressivo…teve 2 safety car a favor e detalhe bem na hr mais propicia possivel a favor dele passou apenas consideravelmente button na pista e msm assim com pneus macios e novos contra usados e medios de button e ai pergunto que ele fez demais …é comico o fato de ter chegado em terceiro so pode ter sido o fator que fez esse tal comentario fez corrida discreta nada de extraordinario embora resultado foi extraordinario para o campeonato é alonso ta perdido teve td chance de tira pontos e nao deu…hamilton coitado sempre q tem a corrida nao maos as circunstancias adversas sempre a tiram oq alondo em tido de sorte hamilton tem tido de azar…o campeonato foi tao equilibrador ate momento q tds tinha carros de mesmo nivel…
Concordo plenamente.
O que Vettl fez hoje foi bárbaro, porém Webber já fez parecido, o que mostra do quanto o carro da RBR faz diferença.
Mas a cada dia que passa Alonso mostra que é o melhor piloto desta geração. Ninguém faria o que ele fez na penúltima e nesta corrida com o carro que ele tem.
o que fez a diferença hoje foram os 2 safety car e as lambanças do pessoal do pelotão intermediário, no mais de bom mesmo só a ultrapassagem sobre o maníaco da primeira volta e sobre o button
Corrida sensacional e com muitas alternativas. Uma pena que a possibilidade de sair o campeão na proxima etapa seja consideravel. Pior ainda porque a corrida será no mesmo horário do Campeonato Brasileiro e não será transmitida ao vivo e na integra pois no Brasil há APENAS uma emissora que detém os direitos de transmissão e para ela o futebol dá mais audiência.
“Com certeza, será uma grande festa hoje. Amanhã, quando estivermos nos sentindo mal por causa da festa de hoje, talvez percebamos o que aconteceu”.
Com certeza, Raikkonen é o James Hunt da F1 moderna… Esse cara não devia estar fora da F1 nunca!
Melhor comentário!
Quem brilhou foi o Massa e sua entrevista ao Jormal espanhol! Volto a repetir:- “Sao as fezes se comparando ao escremento!” .
Se Vetel passa antes Button poderia chegar e até passar Alonso.
Galvão Bueno chamando Schumacher de deprimente, mais deprimente são os cometários de narrado que se acha à cima de todos; mais quando os pilotos brasileiros sempre tem um desculpa os erros são dos outros, Massa fez o certo Webber que errou
Hulkenberg é o maluco Senna estava no lugar certo atá quando teremos que aturar esse cara lamentável esse comentários parcial. ATÉ QUANDO MEU!!!
Bela corrida, sem dúvida. Ainda mais a do Vettel. Se não fosse o bico, que forçou a primeira parada, poderia ter até ganho a corrida, com a pouca diferença entre os três primeiros. Mas o fato mais interessante – e talvez esclarecedora -é de que, antes de entrarem no pódio, Raikkonen e Vettel ficavam á vontade, trocando opiniões, ao passo que Alonso ficava na dele…. Então, em 2014, quem vai querer ser o outro piloto da Ferrari? Vettel, nem pensar, acho que mesmo com o dobro do salário do Alonso, não corre, a não ser que tenha a prioridade… Quem vai ser o escudeiro do Alosno, ops, digo, segundo piloto da Ferrari em 2014? A Ferrari, ao proteger o Alonso, acaba perdendo, pois afasta os pilotos com mais talento, pro medo de desempenharem papel secundário. Só se for para fazer um belo pé-de-meia, como está fazendo Massa, e, anteriormente, Barichello…
Nossa deveria colocar uma roupa de chefe da RBR e ir para os boxes na corrida do Brasil , so o Vettel correu e o Massa (que é um piloto ruim) rodou depois de bater no webber ou ele voltar de forma doida na frente dele e forçar a rodada? O Peres fez igual e foi punido.
Rarberagem do Rosberg ???? Não acredito que um reporter experiente fale uma besteira grande desta, o carro do indiano do nada diminuiu a velocidade e é impossivel na velocidade que vinham num trecho em curva ter desviado.
Vc ja dirigiu um carro, acho que não para falar que aquilo foi barberagem.
a direccao do japones quebrou e ele freiou forte para nao bater, como rosberg ira saber isso ? barberagem do rosberg?
Boa a análise, só dois comentários:
. Sobre ser emblemático que Vettel possa encerrar a fatura na próxima corrida, na realidade o campeonato está é muito apertado, competitivo, e matematicamente SEMPRE, em qualquer circunstância, um piloto poderá encerrar o campeonato na penúltima corrida, ou seja, não há absolutamente nada de especial nisso. Especial é que, depois de disputados 450 pontos, apenas 10 (~2%) separem o primeiro do segundo.
. Sobre Rosberg, não acho que foi culpa dele, pilotos estão sempre correndo colado no da frente esperando que ele corra dentro de uma normalidade. Com uma desaceleração brusca de quem vai na frente, não acho justo culpá-lo, ainda mais com palavras tão fortes.
No mais, show de Vettel. Do grid atual, acredito que só ele, Alonso, e talvez Hamilton conseguiriam tal façanha.
Button já fez isso ano passado, Webber tambem esse ano ou em 2011, não lembro ao certo.
Comentário equilibrado. Muito bom.
Fábio, somente um comentário sobre a Williams. Muitas pessoas criticam o Maldonado, dizem que ele está lá só pelo dinheiro que leva e ao mesmo tempo falam bem do Bruno, mas sejamos sinceros, o Maldonado está alguns degraus acima do Bruno, você não concorda?
Só uma pergunta quantos carros ficou fora da corrida que estava na frente do Vettel e depois que ele foi pra o boxe?
E dizem que só um piloto tem sorte vai entender. E mais entre as voltas 19 e 22 uma toro rosso abre para o Vettel passar é só 1 comentario.
Assim como o objetivo no futebol é fazer gol, na F1 o objetivo é pilotar seu carro o mais rápido possível, para ganhar ou manter posições; portanto, é a somatória de qualidade do carro e do piloto que definirão os resultados. Um ótimo piloto só compensa em parte a falta de carro. Não acredito nessa se “carregar nas costas”; isso é autopromoção, que alguns pilotos fazem e a mídia “compra”. O jornalista tem razão em colocar que a soma Vettel/Red Bull é muito mais eficiente que Alonso/Ferrari. E o Alonso não é esse “herói” todo não. Ninguém faz milagre e ninguém “tira leite de pedra”!
Sr. Fabio Seixas,
Hoje quero parabenizar o piloto alemão Sebastian Vettel, pois realizou uma prova irrepreensível. Porém, o brilho do piloto Fernando Alonso não se apagou, nem se apagará.
obrigada
Engracado alguem falar que Hamilton fez errado em sair da Mclaren,futura willians.
Minhas considerações:
1) Vettel e a Red Bull brilhantes . Mais 5 voltas o Vettel passava o malonso e acabava com a festa. Não adiantou deixar o menino em último. Muito boa resposta para quem acha que o malonso compete apena com o Newey. O Vettel calou a boca do malonso, do massa e das malonsetes de plantão. Parece que o título vem no Brasil mas tenho até medo do que pode acontecer até lá. A F1 segue um mistério para mim.
2) MacLarens mais um vez deprimentes. Para quem tinha o melhor carro do fim de semana eles foram uma vergonha. O Button discreto e o Hamilto quebrou pela segunda vez quando liderava a prova. Um vergonha para uma equipe que sonha em brigar pelo título. Nenhuma confiabilidade. Estão virando café com leite.
3) O malonso até que tentou demonstra algum entusiasmo no podium mas claramente sem graça. Nem ajudando. Na salinha pré podium deu para ver os Vettel e o Raikkonen conversando enquanto o mala não se mistura. Se o Vettel largasse em 3º tinha certamente chegado na frente dele. Muito provavelmente tinha ganhado essa.
4) O Grosjean tinha que ser banido da F1. O cara ainda vai matar alguém. Ele consegue fazer mais lambança que os piores pilotos do grid. Lamentável
5) Hoje pela primeira vez assisti pela globo e ouvi pela CBN. A transmissão pela CBN não é perfeita e os comentários do Burti fazem falta mas só de não ouvir o mala do galvão bueno vale muito a pena. RECOMENDO FORTEMENTE
Assista pela Bandnews.
Eduardo, concordo com os comentários, tirando o do Grosjean, que me pareceu que não teve culpa nessa, a culpa foi do Perez, tanto que foi punido.
Sobre o Galvão, já que não ouviu, veja só essa pérola: na penúltima volta, o Tião tinha acabado de passar o Button, e acabara de fazer a melhor volta da prova, e GB solta: “Vettel está acomodado com o terceiro lugar…” O cara fez a volta mais rápida! Acomodado?! Afff…
Cara, que pilotaço é esse Vettel? Como algum invejoso pode criticar esse cara, que fez uma corrida animal na chuva com um péssimo carro em 2008 (Lembram?), que já é bicampeão e hoje cai para ultimo lugar DUAS VEZES, ultrapassa vários pilotos e ainda chega em segundo? Pára, o cara é bom mesmo. Teve um pouquinho de sorte pelos Safety Car e também pelos abandonos, e também tem um excelente carro. Só que hoje o fator piloto foi o que mais contou. Dê o mesmo carro para Maldonado ou Grosjean para ver se faz a mesma coisa.
Menções Honrosas,
Vettel- largou em ultimo, mais umas cinco voltas venceria e pra mim hoje ele venceu o campeonato..
Alonso-Não há duvidas ele ó melhor piloto da atualidade nota dez.
Raikkonen- Venceu hoje sobre presão com um carro mediano e por ser o Terceiro do campeonato merece uma medalha de ouro.
Menções horrorosas , vai p/ a equipe MacLarem , por sabotar o carro do hamilton depois que ele anunciou sua saida , sempre o carro dele quebra muito suspeito se ele não vencer nos usa e no brasil vai ser fato consumado..
O resto é só blablabla.
Odeio o Galvão Bueno só pra fechar kkk
Felipe Massa volta a ficar num incolor, inodor e in…tudo 7º lugar.
Senna faz, na média, uma boa corrida, mas desta vez fez uma ou outra barbeiragem. Continuo achando um erro se Frank Williams não alinhar Pessimodonada e Senna em 2013.
A Lotus parece ter tido um feito histórico, mas na verdade Raikonnen só herda uma vitória que não estava a seu alcance, primeiro porque Vettel larga da box, Webber é um barbeiro incorrigível, e Hamilton foi novamente traido pelo Mclaren. Não acreditava numa vitória da Lotus este ano, mas ela aconteceu. A vitória não disfarça as limitações do carro. Continuo com a opinião de que a equipe não tem muito futuro na F1.
A Mclaren não consegue escapar do clima de fim de festa e depressão causados pela saída de Hamilton para a Mercedes. O defeito no carro de Hamilton pode vir já de uma certa negligência vinda deste clima na equipe. Button não está a altura do carro e talvez nem esteja a altura da F1. O ano de 2013 será um fiasco para a equipe de Woking. Button e Perez são dois pilotos muito fracos.
Grosjean só deve continuar na F1 porque tem 90 pontos, mas ainda há uma esperança de saia e entre Valsechi para o seu lugar.
Não sei como a Toro Rosso renovou com Vergne e Ricciardo. Razia era uma opção melhor.
A Caterham começa a evoluir. Nos treinos livres chegou a ficar a apenas 0,3s de um TR. Hoje Kovaleinen geriu bem uma corrida e fez um 13º bem merecido.
Vettel fez o 3º lugar também bem merecido, mas Button atrapalhou, com todo o direito que tinha, uma luta entre Alonso e Vettel na pista hoje. Cada vez mais tenho certeza de que Vettel é o melhor piloto da atualidade.
Maldonado sobrevive às suas próprias barbeiragens.
Kobi ajuda a Sauber a se aproximar da Mercedes no mundial de construtores.
E a Mercedes GP se mantém na sua trajetoria de decadência graças a um Ross Brawn em fim de carreira. Só a Mercedes ainda não percebeu. Schumi já não tem mesmo os reflexos que tinha, mas a equipe é mais responsável pelos seus resultados do que seus reflexos.
O que faz a Toro Rosso na F1?
Tambem acho que o carro do alonso em 2007 tambem ja tinha esta negligencia por parte da equipe.
Toro Rosso serve para sair da frente quando Vettel se aproxima.
Se hoje eu tivesse impor pilotos para as equipes no ano que vem, colocaria Kimi na Red junto com Vettel ( o monossilábico ao lado do falante ) e colocaria Massa e Weber na lótus (sorry, Mr Chapman -rs ).
Fábio, acho eu, na minha humilde opinião, que Rosberg foi pego de surpresa com a falha no motor do Karthikeyan, por isso não teve tempo de pensar em frear no meio de uma curva rápida. Sei que Rosberg não é um piloto excepcional, mas não foi culpa dele. E Mark Weber fazendo lambanças o tempo todo tentando ultrapassar por fora, fez duas vezes, uma com Maldonado e outra com Massa. Acabou punido pelo acaso, quando Perez voltou de uma vez pra cima de Grosjean que não soube ou não aliviou o pé e acertou dois carros de uma só vez….
Justo, porque Weber estava perdido desde a largada, quando foi mal e perdeu muitas posições.
Olha… o que vem acontecendo com o Hamilton não é normal. De inicio fui contra a troca de equipe dele, mas agora, percebo que o carro da Mclaren vem deixando ele na mão diversas vezes esse ano. Se o carro ajudasse mais, o Hamilton com toda certeza seria campeão.
Concordo Pedro !! O Lewis Hamilton já merecia ser bicampeão, mas a McLaren vem tirando dele o direito de disputa. O Alonso deixou de marcar pontos apenas em duas provas, mas foi por batida, não por que o carro falhou …. pense se o Vettel tivesse quebrado em duas das provas que liderou do começo ao fim, o Alonso já era campeão. O Lewis fez certo em sair da McLaren …. espero que a Mercedes faça um carro bom para o Hamilton, pois um piloto do nível desse garoto, merece muito mais !!
O Raikkonen mereceu esta vitoria, so nao entendi o MALdanado passar uma corrida toda sem fazer uma besteira isso é qse um milagre rsss
galvão hj foi sensacional na transmissão a melhor de muito tempo o ápice envolvendo perez,grosjean e webber e di resta,1,2 e 3 hj o grosjean caprichou nas batidas nam aguentei de tanta dar gargalhada em casa,atento sem roquidão e sem ufanismo,pode dizer o que quer e concordo mais ele é o melhor narrador do Brasil. dar um up! quem concorda.
Um piloto FANTÁSTICO que passa despercebido pela mídia, talvez por conta do seu temperamento, é Raikkonen.
O campeonato que ele vem fazendo com a Lotus é ESPETACULAR. Vitória merecidíssima. Imagina ele com um carro mais competitivo? PARABÉNS ao Iceman.
Alguém aí vai dizer que o Rosberg tá velho ? Precisando de óculos ou coisa do tipo ?
Grosjean e Perez bateram e sobrou para o Webber. Como o mexicano virou queridinho do jornalista-blogueiro o retorno à pista como uma vaca louca não é citado. Caso a manobra do quindim fosse do prórprio Grosjean, do Maldonado ou do Koba o Fábio iria fazer um comentário crucificador.
Mais um inimputável na Fórmula 1. Erra prá c… mas o patrocínio é forte.
Antes que eu me esqueça, o tapetão da mafiosa não funcionou. Os capos de Turim se ferrari. Fernando Lloroso, o príncipe das lamúrias, reduziu em apenas 3 pontos a diferença. Chupa Alonso!
Corridassa do Vettel, como você sita no blog tá provado que merece levar o caneco de Campeão, Alonso é guerreiro mas não acredito em uma virada, acho que sobrará para alguém na Ferrari no final do ano………