Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Raikkonen vence, Vettel e Alonso brilham

Por Fábio Seixas
04/11/12 12:57

A vitória foi de Raikkonen. Merecida por tudo o que fez neste ano. Naquele rodízio de vitórias no começo do ano, ficou faltando a dele.

Raikkonen comemora, sob aplausos de Vettel (Luca Bruno/AP)


 

Mas o nome do GP de Abu Dhabi foi Vettel.

O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.

Alonso também merece aplausos. Foi arrojado, foi consistente, foi inteligente. Largando em sexto, terminou em segundo.

Digno, mas talvez não o suficiente.

Porque o resultado de tudo isso para o Mundial é que a disputa pode ser fechada na próxima etapa, nos EUA, dia 18.

A matemática é simples. Hoje, 10 pontos separam os rivais. Se essa vantagem subir para 25, fim, de papo. Se Vettel vencer e Alonso ficar em quinto, a fatura está encerrada.

(Sim, sei o quanto isso é difícil e acredito em decisão no Brasil. Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão.)

A 18ª etapa da temporada de 2012 foi uma bela corrida, que começou com um entardecer quente em Abu Dhabi: 29ºC no ar, 33ºC no asfalto.

Na largada, Hamilton manteve a ponta. E Raikkonen brilhou. Não tomou conhecimento da concorrência e pulou de quarto para segundo. Alonso também foi bem: tomou a posição de Webber na chicane.

Um pouco mais atrás, confusão: Bruno e Hulkenberg se tocaram, e o alemão abandonou.

Ainda mais atrás, lá no fundão, Vettel passou Grosjean e Di Resta e ganhou as posições de Hulkenberg e De la Rosa _que teve problemas ainda no grid e também partiu dos boxes.

O top 10 na primeira volta, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Alonso, Webber, Button, Massa, Kobayashi, Pérez e Schumacher.

Veio então o rádio. “Sebastian, sua asa dianteira está danificada. Estamos prontos para recebê-lo. Você decide se quer parar ou não”, informou a Red Bull ao bicampeão. O motivo, um totó no pneu traseiro esquerdo de Bruno.

Vettel preferiu continuar na pista. Na quinta volta, já tinha deixado mais cinco para trás: Glock, Petrov, Bruno, Pic e Rosberg _este se tocou com Grosjean na largada, e ambos tiveram de passar pelos boxes. Era o 16º.

Virou uma corrida de um olho no peixe, outro no gato.

Lá na frente, Hamilton tinha 2s5 sobre Raikkonen na sexta volta, livrando-se do aperto inicial e começando a cravar voltas rápidas.

Lá atrás, Vettel já era o 14º.

Na nona volta, pancão. Batida feia entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão veio como uma vaca louca na traseira do HRT, bateu forte, decolou, passou raspando pela cabeça do indiano.

Barbeiragem grotesca do alemão, que não soube lidar com um carro tão lento à sua frente.

Safety car.

A disputa foi retomada na 14ª volta, e Vettel aproveitou para fazer seu pit stop e trocar pneus e bico. Caiu para 21º e último.

Hamilton manteve a ponta. Webber partiu pra cima de Alonso, mas não levou.

Recomeçou a escalada de Vettel. Na 15ª volta, passou De la Rosa e Di Resta. Na 16ª, Pic e Grosjean, numa manobra curiosa: ultrapassou o francês usando a faixa azul, devolveu a posição e daí passou de novo.

Na 17ª, após ganhar as posições de Petrov e Glock, já era o 15º.

Abu Dhabi, então, soltou um “ohhhh!”. Na 21ª volta, Hamilton apareceu se arrastando na pista, levando o carro para a grama, abandonando. A liderança caiu no colo de Raikkonen.

Alonso se animou. Quase que simultaneamente, pisou fundo e aproveitou-se de um errinho de Maldonado, assumindo a segunda posição.

Vettel? Era o 11º.

Na 23ª, Maldonado e Webber se estranharam. O australiano tentou uma ultrapassagem, os dois se tocaram, o veterano foi parar na área de escape. Incidente de corrida, na opinião deste blogueiro e dos comissários.

Na volta seguinte, Button tentou o mesmo e se deu melhor. Deixou o venezuelano para trás, assumiu o terceiro lugar.

O top 10 na 25ª volta, Raikkonen, Alonso, Button, Maldonado, Pérez, Massa, Webber, Kobayashi, Schumacher e Vettel.

Vettel? Passou Schumacher e, com a parada de Kobayashi, subiu para oitavo.

Massa tinha uma vida dura. Sem pneus, mas orientado pela Ferrari a ficar na pista, perdeu posição para Webber, bateu roda com o australiano e acabou rodando. Acabou indo para os boxes.

Vettel? Cravava a volta mais rápida da prova no momento, em sétimo lugar.

Começou então o corre-corre nos boxes, com todo mundo fazendo sua parada.

Vettel? Deve ter aberto um sorriso do tamanho do mundo dentro do capacete.

Porque, na 32ª volta, com o fim da janela de pits, ele era o segundo colocado. Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!

A questão, então, passou a ser se os pneus de Vettel aguentariam ou não. A resposta definiria a corrida e mostraria a nova cara do campeonato.

Em termos de ritmo de prova, o alemão vinha mais lento que os outros ponteiros. Virava na casa de 1min46s9, enquanto Alonso fazia 1min46s4 e se aproximava volta a volta.

Na 35ª volta, o top 10: Raikkonen, Vettel, Alonso, Button, Grosjean, Di Resta, Pérez, Webber, Maldonado e Kobayashi.

Veio então a tal resposta. A Red Bull chamou Vettel para os boxes. Foi bem: no ritmo em que ele estava, o prejuízo de um pit seria menor.

Com pneus macios, voltou em quarto, atrás de Button.

E abriu outro sorrisão: na 39ª volta, Grosjean e Pérez bateram e levaram Webber junto. Francês e australiano abandonaram. Veio o safety car, juntando todo o pelotão.

Prova reiniciada na 43ª volta, faltando 12 para o fim. Era o momento da decisão.

Vettel, de pneus novinhos em folha. partiu para cima de Button. Foi duro. Brigou, brigou… E passou, a três voltas do fim.

O top 10 na linha de chegada: Raikkonen, Alonso, Vettel, Button, Maldonado, Kobayashi, Massa, Bruno, Di Resta e Ricciardo.

Com o resultado, a diferença de Vettel para Alonso caiu de 13 para 10 pontos: 255 a 245. Raikkonen tem 198.

No Mundial de Construtores, a Red Bull foi para 422 contra 340 da Ferrari. Ainda não fechou o tri, mas vai fechar.

Será um belo fim de campeonato, entre dois bicampeões que estão dando aula de pilotagem. Sorte a nossa.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcelo comentou em 04/11/12 at 13:28

    o Kobayashi saiu de 17 para 6 com uma Sauber !!!

  2. Andre Visalli comentou em 04/11/12 at 13:28

    Acho Alonso um piloto fantástico, apesar de sortudo, sabe tirar o máximo de seu equipamento, mas é arrogante e antipático. Já o Vettel é o cara, mais maduro, ótimo piloto, simpático e com um futuro promissor. Será brevemente piloto na Ferrari, e aí talvez supere seu compatriota Schumacher. Quanto ao Massa, falta-lhe garra, e não é fácil estar a sombra do Alonso, ele suga tudo da equipe em detrimento do Massa. A Ferrari nunca quis que ele fosse destaque no time, jogou fora um campeonato ganho com erros que nem equipes menores cometeriam, para mim Massa é injustiçado.

  3. Lucas Martins comentou em 04/11/12 at 13:27

    Fabio o senninha ta mais perto de acertar com a force india ou com a caterham? Abs

    • Fábio Seixas comentou em 04/11/12 at 15:06

      Ainda há chances na Williams. Depois, Force India é a primeira opção.
      Abs

  4. Zehdiguedys comentou em 04/11/12 at 13:26

    Hoje Vettel teve “sorte de Alonso” em relação ao safety car, mas é inegável que também teve a competência do mesmo Alonso ao galgar todas as posições possíveis.
    Uma ótima corrida! Creio que a melhor neste circuito.

  5. Ronaldo comentou em 04/11/12 at 13:24

    Tiago concordo em numero genero e grau! a equipre renovou com ele pq e interessante ter um piloto capacho que nao busca nada a nao se agradar a equipe e o companheiro (Alonso).

  6. Marcelo comentou em 04/11/12 at 13:24

    Alonso e Vettel, estilo: Veloz, preciso e cerebral…o tíítulo vai estar em boas mãos com qualquer um.

    Como o Galvão falou merda esse final de semana, deus que me livre…

  7. José Luis Nogueira comentou em 04/11/12 at 13:23

    “O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.”….esse comentário resume tudo e mostra quem será o tricampeão esse ano….e tudo isso será em Interlagos e eu vou estar, no setor G, para ver o Vettel rasgar a reta….

  8. Antônio Luiz Júnior comentou em 04/11/12 at 13:23

    O que dizer de Felipe Massa? É lamentável como é um piloto tão fraco ainda renova com a FERRARI. Sem nenhuma ajuda do “companheiro” de equipe e com um carro muito inferior ao da RED BULL, é muito difícil para Alonso ganhar o campeonato sozinho. Tem muito braço, inteligência e estratégia, sem dúvida o melhor piloto da atualidade. Parabéns também para a merecida vitória de RAIKKONEN. Pena que a FERRARi não o tenha contratado para o ano que vem, formaria uma dupla fantástica ao lado do espanhol.

  9. bipolar comentou em 04/11/12 at 13:22

    O maior vencedor foi Vettel, duas vezes em ultimo colocado e chega em terceiro!
    vettel rumo ao tri campeonato, a cara de Alonso na ante-sala e no pódio já dizia tudo!
    Ao entregarem o trofeu para o chefe da Lotus Alonso faz um gesto com a boca como se tivesse desaprovando aquela vitória de Kimi e da Lotus…

  10. Douglas comentou em 04/11/12 at 13:22

    Depois da caca que a RBR fez nos treinos, Vettel correu como um verdadeiro campeão e diminuiu ao máximo o prejuízo que poderia ter ao final dessa corrida. Ridícula a torcida do Galvão para o Alonso ao longo do GP, o cara ainda tentou desmerecer o feito do Vettel dizendo que Alonso tinha obtido um lucro já que diminuiu para 3 pontos… Lucro? Alonso podia ter terminado essa etapa a frente de Vettel, depois da punição quem lucrou ao final da prova foi Vettel, falando em final de prova o que era aquela gritaria euforica do Galvao pró Alonso nas últimas voltas… “Lá Vem Alonso, Lá vem Alonso… mas quem veio foi o Vettel que passou o Button… Lembrou os tempos do “Lá vem Shummi, Lá vem Shummi… próxima corrida irei assistir no mudo, pois narrar com imparcialidade não faz parte do malão bueno.

    • Rogerio comentou em 04/11/12 at 19:08

      Concordo com você. A torcida do Galvão era pra que Alonso conseguisse mais pontos para diminuir a diferença e trazer a decisão para o Brasil, pra que o GP de Interlagos tenha mais “emoção”.
      Galvão como comentarista e sua falta de imparcialidade é lamentável.

    • Carlos Ribeiro comentou em 04/11/12 at 22:41

      Douglas, e tem alguns ‘inteligentes’ aqui que dizem que o Galvão Bueno torce contra o Alonso. O cara ficou com voz de velório quando o Vettel passou o Button.

  11. leila costa comentou em 04/11/12 at 13:21

    A frase do jornalista: “Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!” Sabe-se que um blog é do registro do pessoal, do não profissional. Contudo, é interessante observar como anos e anos em contato com as “rímicas” de uma corrida de carros não conseguem fazer com que o espectador brasileiro médio (como, aliás, o espanhol médio, um neófito)avalie esse esporte com alguma parcimônia.

  12. José Luis Nogueira comentou em 04/11/12 at 13:21

    Eu acho que está na hora de parar com esse “blá blá bla” que a Ferrari não tem carro etc. Tudo bem que o Alonso é um grande piloto, mas se fosse verdade que o carro é inferior aos outros, ele não estaria brigando de igual para igual nessa últimas corridas. Foi vendida essa idéia e todo mundo comprou. A Ferrari tem o segundo melhor carro do grid atualmente. Parem com essa babaquice.

    • Eduardo comentou em 04/11/12 at 16:28

      Concordo plenamente. Ta todo mundo caindo no Mkt pessoal do espanhol mau caráter.

  13. Jean comentou em 04/11/12 at 13:20

    Corrida maravilhosa! E ainda tem gente que nega o imenso talento do Vetel… E, Fábio: parabéns pela sua competência: mal acaba a corrida e já está aqui o seu post, você é o recordista de poles positions entre os blogueiros da F1.

  14. ACMPN comentou em 04/11/12 at 13:20

    Dá gosto de ver alguém como o Vetel pilotando… o cara larga em último, chega em terceiro e em momento algum ouvi choradeira. Com todo respeito ao Alonso, esse sim tem carisma de campeão.

  15. Franco comentou em 04/11/12 at 13:20

    Vettel provou que tem braço e cabeça….

  16. Naufel comentou em 04/11/12 at 13:18

    O Kimi é o cara! Ficar fora da f1 por vontade própria, voltar competitivo, ganhar uma corrida com a lotus que não era nada e ainda estar em terceiro no campeonato… O cara não dá desculpas, ele é o que é…
    Melhor corredor da atualidade!!!!!

  17. Thiago Basílio comentou em 04/11/12 at 13:17

    Mclaren querendo bater o recorde de equipe que mais erra com um piloto consecutivamente, já são 5 erros em sequência: Singapura quebra da cx de câmbio(Hamilton liderando a corrida com folgas), japão(quebra de suspensão traseira), Índia( defeito no volante, que é trocado no pit stop) e finalmente agora quebra em Abu Dhabi( novamente Hamilton liderando com um “pé nas costas” a corrida).Realmente a Mclaren não merece o Hamilton , tão merecendo no máximo o Perez( o qual também só comete erros).

    • Thiago Basílio comentou em 04/11/12 at 13:19

      Esqueci quebra da barra estabilizadora traseira(Córeia do Sul).

      • Jose Vieira comentou em 04/11/12 at 16:42

        Sem falar nos paradas para troca de pneu, o combustível em Barcelona. as duas trocas de cambio. e muita boa vontade para com o Jason. com isso o Hamilton fez 7 poles mais só largo na frente em 5 corridas nisso se vai de 80 a 100 pontos e so fazer as conta e ver onde ele deveria estar.

  18. Anderson comentou em 04/11/12 at 13:17

    Belo texto Fabio, eu não concordo sobre sua opinião sobre o Rosberg. A HRT perdeu potencia com problemas no motor, pra mim o Rosberg não teve culpa.
    Vlw.

  19. Danilo Oliveira comentou em 04/11/12 at 13:16

    Fábio

    Não quero ser o “chato da matemática”, mas já sendo, a não ser que os dois pilotos cheguem a penúltima etapa totalmente empatados, inclusive nos critérios de desempate, sempre o campeonato chegará a penúltima etapa podendo ser decidido nela, com o líder vencendo e o segundo colocado abandonando. A matemática diz isso, mas também acho que fica pro Brasil.

    Abraços.

  20. fernando julio barbosa comentou em 04/11/12 at 13:14

    Boa tarde Fábio seixas, em minha mente eu vi Colin chapman, jogando o boné pro alto como ele fazia nos anos 70.

  21. Felipe Brait comentou em 04/11/12 at 13:13

    Fabio. Você não mencionou que a ultrapassagem de Vettel foi uma senhora ultrapassagem. Dois pilotos que seguiram bem o roteiro de “play hard, but play fair”!

  22. Kobayashi Fan comentou em 04/11/12 at 13:12

    Bela corrida do Vettel, largando dos boxes e chegando em terceiro.

    Räikkönen finalmente teve seu dia de sorte e conseguiu a vitória.

    A McLaren precisa se benzer.

    O Salsicha aprontou de novo e ficou por isso mesmo, se o carro fosse vermelho a coisa seria outra.

    Kobayashi fez corrida discreta, pouco apareceu na tv mas conseguiu uma ótima sexta colocação.

    Esperava um Maldonado mais agressivo bringando lá na frente mas valeu pelo quinto lugar.

  23. claudio ribeiro comentou em 04/11/12 at 13:11

    Corridaça! O Vettel calou os “especialistas televisivos”, Alonso é um grande piloto, mas não se pode desconsiderar um piloto como Vettel: não é bi-campeão por sorte apenas. É só lembrar que na parada das férias da F1 era o quarto no mundial e hoje lidera! É difícil assistir as corridas na F1, é um festival de bobagens e torcidas saindo da boca de quem deveria informar apenas.
    A decisão vai ficar pro Brasil, mas tende a ser favorável pro Vettel.

  24. Jose Vieira comentou em 04/11/12 at 13:09

    O Hamilton faz e muito bem em sair da McLaren como você fica no time que comete erros quebras e todo tipo de falha possível Le tomando de 80 a 110 pontos na temporada se campeão assim e muito difícil.
    Sobre o resto da temporada vai ser um duelo entre a sorte do espanhol e a competência da RDR.
    #chateado com a McLaren.

  25. Pedro Paulo comentou em 04/11/12 at 13:08

    É o Alonso que dá aula de pilotagem. Vettel se beneficia do melhor carro. Presta atenção , Fábio.

  26. Michel comentou em 04/11/12 at 13:08

    O Hamilton fez certo em sair da Maclaren pois seu carro só quebra! Merecida vitória do Raikkonen. Todos deram umas boas goladas na champanghne afinal O Kimi comandou!rsss

  27. washington comentou em 04/11/12 at 13:05

    “fartura”não… FATURA mesmo!

  28. Ricardo comentou em 04/11/12 at 13:05

    A largada ruim do Webber foi ruim mesmo, ou uma tática para ficar na frente do Alonso e segurar ele mais tempo?

  29. washington comentou em 04/11/12 at 13:04

    Um bravo ao Safety Car!!!! Vettel se prepara que a fartura da Mercedes vai chegar.

  30. Tiago comentou em 04/11/12 at 13:00

    Fábio,

    Sem contar ultrapassagem por quebra e por abastecimento, penso que o vettel passou mais hoje do que o Massa o ano todo…

    Uma vergonha que a Ferrari renove com alguém com tão baixa qualidade.

    • Jeff Olegário comentou em 04/11/12 at 13:15

      bobagem!!! o foco da ferrari mais do que nunca esta no carro do Alonso! Massa não é melhor que Alonso, mas esta voltando a suas melhores performances!

    • ANDRE DE ITU comentou em 04/11/12 at 13:17

      F1 não tem mais abastecimento durante as corridas.

    • Jean Santana comentou em 04/11/12 at 13:19

      E ia colocar quem no lugar? o povo que gostar de falar mal …….

    • Renoir Bayer comentou em 04/11/12 at 13:43

      É verdade kkkkkkkkkkk o Alonso sempre anda para frente kkkkkkk o “nosso” massa de modelar kkkkkkk anda sempre para trás kkkkkkk só marcou pontos porque teve um monte de porradas na corrida kkkkkk onde ele iria terminar de Ferrari se a metade destes carros ficassem na pista??????? Kkkkkkk medíocre este cara kkkkkkkk agora esta falando que fez mais que o pé de chinelo kkkkkkk mais medíocre ainda kkkkkk teve uma grande oportunidade de ganhar um campeonato e perdeu kkkkkkk já que o alemão pilantra já tinha ido pescar kkkkkkk o kimi nao tinha a mesma força do pilantra kkkkkk botou a culpa no Pique Jr e agora é amigo do Alonso kkkkkkk que falou que nao sabia da marmelada kkkkkkk é o maior culpado da perda do Massa de modelar kkkkkkk abraço

      • Valter Franco da Rocha Filho comentou em 04/11/12 at 15:09

        kkkkkk Renoir vc é um tremendo babaca kkkkkkkk

        • Mario Zampol - Shanghai/China comentou em 04/11/12 at 21:21

          Deixa ele Valter kkkkkkkk, prefiro ele que o Gavião kkkkkk

      • Rodrigo comentou em 04/11/12 at 18:59

        Sério que esse monte de “kkkkkk” significa que você acha o que escreve engraçado?

      • INÚTIL comentou em 05/11/12 at 0:45

        Bayer, voce definitivamente merece o apelido de “HIENA HISTÉRICA” com o
        seus ataques de “KKKKKKKK” em cada
        parte das frases. Se acha engraçado,
        mas de engraçado não tem nada.
        Seu lugar é no programa “Pânico”, lá
        sim voce poderia se juntar a um monte
        de tipos… “SEM NOÇÃO”.

    • Abner Gomes comentou em 04/11/12 at 14:05

      DESAPEGA…que gente besta, comenta sobre o que o Fábio escreveu e pronto…viram o que os pilotinhos do meio do pelotão que vcs tanto defendem fizeram de asneiras hoje na corrida( hulk, Perez, Grosjean, Vergne, Di resta, Rosberg…) affff, pelo menos o Massa leva a Ferrari dele até o final e não fica dando despeza para a equipe como estes que citei…coitada da Maclaren no ano que vem, vai terminar todas as corridas somente com um carro (Button!)…e o Hamilton hein, já esta treinando para não chegar entre os primeiros, q fase.
      Excelente corrida dos ponteiros Raikkonen, Alonso e Vettel.

    • Alexandre/Iraí-RS comentou em 04/11/12 at 14:05

      Pois é. Me pergunto por que motivo eles não vão até a sua casa lhe oferecer um contrato. Acho que você deve fazer muito mais não é?

    • Daniel comentou em 04/11/12 at 14:47

      Cara, seu comentário não tem na haver com a matéria! Se o cara esta na F1 deve ter um motivo né? Brasileiro é assim mesmo, se o piloto não for um Senna ou um Piquet e naõ ganhar tudo, não PRESTA….

    • Valter Franco da Rocha Filho comentou em 04/11/12 at 15:06

      Por favor, enumere alguem melhor que pudesse ficar no ligar dele….quanta babaquisse ou babaquice!!!

    • Célio V. Ribeiro Filho comentou em 04/11/12 at 15:57

      Vergonha é ver ele posando de piloto, com uma atidude tão covarde e suberviente.
      E pior, estorvando os outros pilotos.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).