Raikkonen vence, Vettel e Alonso brilham
04/11/12 12:57A vitória foi de Raikkonen. Merecida por tudo o que fez neste ano. Naquele rodízio de vitórias no começo do ano, ficou faltando a dele.
Mas o nome do GP de Abu Dhabi foi Vettel.
O alemão saiu em último, ganhou posições, caiu para último de novo e terminou em terceiro. Desempenho de campeão, calando muita gente que bradava que ele só se dá bem largando na frente.
Alonso também merece aplausos. Foi arrojado, foi consistente, foi inteligente. Largando em sexto, terminou em segundo.
Digno, mas talvez não o suficiente.
Porque o resultado de tudo isso para o Mundial é que a disputa pode ser fechada na próxima etapa, nos EUA, dia 18.
A matemática é simples. Hoje, 10 pontos separam os rivais. Se essa vantagem subir para 25, fim, de papo. Se Vettel vencer e Alonso ficar em quinto, a fatura está encerrada.
(Sim, sei o quanto isso é difícil e acredito em decisão no Brasil. Mas é emblemático que a matemática já dê essa possibilidade ao alemão.)
A 18ª etapa da temporada de 2012 foi uma bela corrida, que começou com um entardecer quente em Abu Dhabi: 29ºC no ar, 33ºC no asfalto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta. E Raikkonen brilhou. Não tomou conhecimento da concorrência e pulou de quarto para segundo. Alonso também foi bem: tomou a posição de Webber na chicane.
Um pouco mais atrás, confusão: Bruno e Hulkenberg se tocaram, e o alemão abandonou.
Ainda mais atrás, lá no fundão, Vettel passou Grosjean e Di Resta e ganhou as posições de Hulkenberg e De la Rosa _que teve problemas ainda no grid e também partiu dos boxes.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Raikkonen, Maldonado, Alonso, Webber, Button, Massa, Kobayashi, Pérez e Schumacher.
Veio então o rádio. “Sebastian, sua asa dianteira está danificada. Estamos prontos para recebê-lo. Você decide se quer parar ou não”, informou a Red Bull ao bicampeão. O motivo, um totó no pneu traseiro esquerdo de Bruno.
Vettel preferiu continuar na pista. Na quinta volta, já tinha deixado mais cinco para trás: Glock, Petrov, Bruno, Pic e Rosberg _este se tocou com Grosjean na largada, e ambos tiveram de passar pelos boxes. Era o 16º.
Virou uma corrida de um olho no peixe, outro no gato.
Lá na frente, Hamilton tinha 2s5 sobre Raikkonen na sexta volta, livrando-se do aperto inicial e começando a cravar voltas rápidas.
Lá atrás, Vettel já era o 14º.
Na nona volta, pancão. Batida feia entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão veio como uma vaca louca na traseira do HRT, bateu forte, decolou, passou raspando pela cabeça do indiano.
Barbeiragem grotesca do alemão, que não soube lidar com um carro tão lento à sua frente.
Safety car.
A disputa foi retomada na 14ª volta, e Vettel aproveitou para fazer seu pit stop e trocar pneus e bico. Caiu para 21º e último.
Hamilton manteve a ponta. Webber partiu pra cima de Alonso, mas não levou.
Recomeçou a escalada de Vettel. Na 15ª volta, passou De la Rosa e Di Resta. Na 16ª, Pic e Grosjean, numa manobra curiosa: ultrapassou o francês usando a faixa azul, devolveu a posição e daí passou de novo.
Na 17ª, após ganhar as posições de Petrov e Glock, já era o 15º.
Abu Dhabi, então, soltou um “ohhhh!”. Na 21ª volta, Hamilton apareceu se arrastando na pista, levando o carro para a grama, abandonando. A liderança caiu no colo de Raikkonen.
Alonso se animou. Quase que simultaneamente, pisou fundo e aproveitou-se de um errinho de Maldonado, assumindo a segunda posição.
Vettel? Era o 11º.
Na 23ª, Maldonado e Webber se estranharam. O australiano tentou uma ultrapassagem, os dois se tocaram, o veterano foi parar na área de escape. Incidente de corrida, na opinião deste blogueiro e dos comissários.
Na volta seguinte, Button tentou o mesmo e se deu melhor. Deixou o venezuelano para trás, assumiu o terceiro lugar.
O top 10 na 25ª volta, Raikkonen, Alonso, Button, Maldonado, Pérez, Massa, Webber, Kobayashi, Schumacher e Vettel.
Vettel? Passou Schumacher e, com a parada de Kobayashi, subiu para oitavo.
Massa tinha uma vida dura. Sem pneus, mas orientado pela Ferrari a ficar na pista, perdeu posição para Webber, bateu roda com o australiano e acabou rodando. Acabou indo para os boxes.
Vettel? Cravava a volta mais rápida da prova no momento, em sétimo lugar.
Começou então o corre-corre nos boxes, com todo mundo fazendo sua parada.
Vettel? Deve ter aberto um sorriso do tamanho do mundo dentro do capacete.
Porque, na 32ª volta, com o fim da janela de pits, ele era o segundo colocado. Sim, você leu direito. Depois de largar em último, ganhar posições, enfrentar o problema na asa e cair para último de novo… O alemão assumiu a vice-liderança da corrida!
A questão, então, passou a ser se os pneus de Vettel aguentariam ou não. A resposta definiria a corrida e mostraria a nova cara do campeonato.
Em termos de ritmo de prova, o alemão vinha mais lento que os outros ponteiros. Virava na casa de 1min46s9, enquanto Alonso fazia 1min46s4 e se aproximava volta a volta.
Na 35ª volta, o top 10: Raikkonen, Vettel, Alonso, Button, Grosjean, Di Resta, Pérez, Webber, Maldonado e Kobayashi.
Veio então a tal resposta. A Red Bull chamou Vettel para os boxes. Foi bem: no ritmo em que ele estava, o prejuízo de um pit seria menor.
Com pneus macios, voltou em quarto, atrás de Button.
E abriu outro sorrisão: na 39ª volta, Grosjean e Pérez bateram e levaram Webber junto. Francês e australiano abandonaram. Veio o safety car, juntando todo o pelotão.
Prova reiniciada na 43ª volta, faltando 12 para o fim. Era o momento da decisão.
Vettel, de pneus novinhos em folha. partiu para cima de Button. Foi duro. Brigou, brigou… E passou, a três voltas do fim.
O top 10 na linha de chegada: Raikkonen, Alonso, Vettel, Button, Maldonado, Kobayashi, Massa, Bruno, Di Resta e Ricciardo.
Com o resultado, a diferença de Vettel para Alonso caiu de 13 para 10 pontos: 255 a 245. Raikkonen tem 198.
No Mundial de Construtores, a Red Bull foi para 422 contra 340 da Ferrari. Ainda não fechou o tri, mas vai fechar.
Será um belo fim de campeonato, entre dois bicampeões que estão dando aula de pilotagem. Sorte a nossa.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– APENAS 1 PALPITEIRO VENCE NO GP DOS EMIRADOS
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
– POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS ABRE 10 PONTOS PARA LUCIANO HENRIQUES, MAS A DISPUTA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO CONTINUA ACIRRADA
A) GP dos Emirados – 37 participantes (31+6[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP dos Emirados:
1) Räikkönen;
2) Alonso;
3) Vettel
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 75 pontos;
2º) Carlos (Pouso Alegre/MG) – 60;
3º) Racing Fan, Ricardo, Bruz, Pietro Pecorari (Brescia/IT), Arthur[G], Regis Br.Rock[G] e Gustavo AB[G] – todos com 40 pontos;
10º) João, Celso SP (SP) e Rita[G] – 35;
13º) Binho – 25;
14º) Antonio Ribeiro e Felipe – 10;
16º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Adoniram, Mileto Neto, Paulo–AM (Manaus/AM), Adilson, Émerson Neves (Guarujá/SP), Bipolar, Luiz Caco, Matheus, Paulo Andriolo, Pablo, “Vamos Falar Sério”[G] e Ramiro Marote[G] (Santos/SP) – todos com 5;
30º) André de Itu (Itu/SP), Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Luiz Fiorese, Luciano Henriques (Santo André/SP), Tiago Nunes, Fausto Barreto Ferreira da Silva, Rafael Soares Pinto e Roberto – 0 (zero).
Curiosidades:
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM EMPATADOS NA LIDERANÇA
Fábio Seixas e Luciano Henriques continuam dividindo a liderança pela média de pontos, agora empatados com 29 pontos. Bruz teve um desempenho sensacional e subiu para 3º, com 28 pontos. Já Matheus caiu para 4º, com 27. Os quatro continuam no páreo para conquistar o nosso campeonato dos palpiteiros.
POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS ABRE 10 PONTOS PARA LUCIANO HENRIQUES, MAS A DISPUTA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO CONTINUA ACIRRADA
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a liderança (530 pontos) e a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) aumentou para 10 pontos, porque o LH zerou a pontuação no GP dos Emirados. O Bruz é o novo 3º colocado, tendo marcado 40 pontos. A diferença do líder para o terceiro colocado, que no GP anterior estava em 50 pontos, caiu para 30.
Faltam apenas dois GP’s e serão 200 pontos em jogo.
Diferentemente do campeonato de pilotos, onde apenas Vettel e Alonso disputam o título, no nosso campeonato, na matemática, nada menos do que 9 palpiteiros teem condições de levar o caneco, deixando claro que as probabilidades a partir do sexto colocado ficam bastante reduzidas.
No capricho galera, porque se perdermos para o FS, a situação vai ficar feia pra nós.
Estatísticas:
– No GP dos Emirados em 2011 tivemos 4 (sic) palpiteiros. Neste ano foram 31, já descontando os 6 que palpitaram nos dois “posts” pós grid, entre eles este escrivinhador. O crescimento foi de inacreditáveis 675% sobre o ano anterior;
– Nos 18 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 94 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 156 participantes, número 66% maior, já excluído dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– Apenas 2 (Carlos, de Pouso Alegre/MG e Binho) dos 37 palpiteiros (5%) cravaram o Räikkönen como vencedor do GP dos Emirados. Por outro lado, a grande maioria (76%), apostou no Hamilton. “Faiô!”;
– 11 palpiteiros (30%) acertaram o 2º colocado (Alonso);
– Também 2 palpiteiros (5%) – [Racing Fan e Niko Duarte, de Porto Alegre/RS] acertaram o 3º colocado (Vettel).
B) Classificação Temporada 2012 – 18 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 29;
3º) Bruz – 28;
4º) Matheus – 27;
5º) Luiz Caco – 23;
6º) Antonio Ribeiro – 21;
7º) Gislene Passos – 20;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 19;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP), Paulo–AM (Manaus/AM) e Paulo Andriolo – 18;
13º) Pablo – 16;
14º) Celso SP (SP) e Rita – 15;
16º) Arthur Bodstein – 14;
17º) Mileto Neto e Fernando Melotti Constâncio – 13;
19º) Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
20º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Fabiano, André de Itu (Itu/SP) e Racing Fan – 8;
24º) Bipolar e Marcelo Bombardelli – 6;
26º) Tiago Nunes, Dennis (Umuarama/PR) e Zé – 4;
29º) Mendes e Rodrigo – 3;
31º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 530;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 520;
3º) Bruz – 500 (subiu 1 posição);
4º) Matheus – 480 (caiu 1 posição);
5º) Luiz Caco – 410;
6º) Antonio Ribeiro – 385;
7º) Gislene Passos – 360;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) e Pietro Pecorari –novo integrante do TOP 10– (Brescia/IT) – 345;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 325 (caiu 1 posição)
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 4 palpites nos 18 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP dos EUA, dia 18/11, às 17h00 pelo horário de Brasília. O que será que a Globo fará hein? Futebol ou F1?
Fabio, não concordo com a forma como você minimizou o desempenho de Bruno Senna. Ele, sim, largou em 14o., mas foi tocado por Hulkenberg, caindo para último e tendo que remar muito para chegar a disputar os pontos. Não fosse o toque do alemão da Force India e o pit stop de mais de 6 seg é provável que estivesse conseguido uma ou duas posições melhores. Adversários tiveram contratempos, mas ele não ficou simplesmente rodando esperando outros caírem fora. Inclusive, seu ritmo de prova foi melhor que o de Maldonado.
Pena eu nao me lembrar quem foi o autor da fantastica frase “eh incrivel: quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho”. Atuacao brilhante do alemao; subiu muito no meu conceito (e tenho certeza q a minha opiniao sempre foi a maior preocupacao da vida dele). Mixed feelings; essa corrida merecia ter tido 4 vencedores: Kimi, Alonso, Vettel e Hamilton. 4 atuacoes brilhantes
Por favor, troquem a foto do Fábio alí em cima por uma do Vettel.. Ou pelo menos assuma que as postagens são extremamente favoráveis ao alemãozinho que não aceita perder.. Alonso campeão 2012! Hamilton campeão 2013!
Fantástica corrida do Kimi. O Ice man, com aquele “carrinho” da Lotus, tem feito cinco vezes mais vantagem do que Alonso com o carro da Ferrari…
Vettel foi perfeito. Para quem diz que ele só faz boa prova quando larga da frente, até agora deve estar com a língua queimada… Não fosse Button ter “ajudado” a Ferrari, segurando o carro da Red Bull, Vettel teria conseguido chegar em 2º…
Eu só fico imaginando se fosse o Schumacher que tivesse feito uma barbeiragem dessas do Rosberg. Seria tipo “Nossa Senhora de Guadalupe, como é que deixam esse homem completamente gagá correr de F1?”. Aliás, que ridículo Galvão Bueno (só ele) enxergando algum problema com o Karthikeyan pra justificar o acidente, barbeiragem terrível do Rosberg!
se voce aind anao percebeu ou se informou: ele freio forte porque quebrou a dirrecao dele. rosberg nao tem como saber que ele vai freiar ai………………….
Acho muita graça nos comentários de “Ah, mas Fulano deu sorte, foi beneficiado pelo abandono de Ciclano”… Então, o título do Senna de 91 é “menor” pois foi conquistado em cima de um abandono do Mansell em Suzuka? Fála sério… Incidentes FAZEM PARTE da corrida… o que interessa é o resultado final! Se Neguinho abandona, é óbvio que quem termina a corrida ainda tem mérito.
acho q ngm aqui comentou, mas q baita susto nós levamos qdo o vetel estava aquecendo os pneus durante o safety car e acelerou demais e quase bateu no carro da frente
na camera de frentedá impressao que ele bate no guard-rail
ufa !
No sábado a sorte sorriu para Alonso, mas no domingo foi pra cama com Vettel.
Bom dia Fabio, você tem como publicar a tabela de motores de cada equipe para esse final de campeonato.
Eu sempre digo que não tem bobo guiando carro de F1, e com a variação de 8 vencedores nesse campeonato, fico mais convencido disso, tudo depende do comportamento de cada carro em cada circuito,graças as novas regras. Sou contra Alonso e Ferrari assumido, mas acho melhor o Vettel resolver essa parada na proxima, não podemos esquecer que em interlagos sempre chove e vira loteria, e dar sorte para o azar não é bom não, vai saber qual estrela vai brilhar mais ou quem tem mais credito no fator sorte.
Na atual temporada existem três pilotos e são os três que lideram. Destes três o que mais me surpreende é o Raikkonen, passou dois anos fora da fórmula 1 e com todas as mudanças que ocorreram, voltou com um carro visivelmente inferior, sem potência, media aerodinâmica, a equipe ainda mediana e consegue pilotar em alto nível e ser o terceiro colocado da temporada. Essa vitória foi merecida e olha que já faz tempo que ele merecia.
Caro Fabio Seixas: Minha humilde opinião , aponta como um campeonato mais bem disputado dos ultimos 5 anos .
Grandes modificações , e desafios para os engenheiros , e mecanicos. Imagina trocar os pneus em 2,30s , é uma verdadeira aula de auto-controle , tempo de parada e execução são fantasticas né?
Agora vamos tentar ver o lado real da história , será que teremos apenas um brazuca na F1? Di Grassi , Razia , Bruno Senna , qual deles terá oportunidade em 2013 ? Di Grassi sabe tudo sobre pneu pirelli é uma grande vantagem . Razia foi vice gp2 no time e Horne da Red Bull b .
Bruno Senna , se comportou como um bom piloto, tirou da cartola ensinemento
do seu tio Ayrton Senna , a maneira como ele piloto em chuva, entrada nas curvas de alta , retoma d aceleração e por ultimo arrojo nas pistas :coreia , china , japão Spa ,espanha , no tutal marcou ponto em 9 corridas . Esta sendo observado por uma galera diferente , quem sabe a sorte não aparece ainda
O Vettel contou com varios segundos que o Safety Car tirou pra ele. Foi por box pela segunda vez, mas o SC livrou a cara dele de novo. Menos!!! O Malonso foi o grande cara da corrida.
Não concordo Washington, ele entrou quando era segundo e bem na frente do Alonso. Saiu em quarto a uns 13 segundos do Button. Com pneus novos e macios, ele chegaria igual nas próximas voltas mesmo sem safety car, e olha lá se não tivesse chegado e pasado os dois de uma en vez de ficar atras do Button por tantas voltas. No regime de corrida normal em vez de ficar atras do Safety car, os pneus teriam alcanzado melhor performance.
Não entendo como querem destruir a corridaça do cara. Acho que en vez de sorte, mais bem o cara esteve lutando contra ela o fim de semana todo.
O Vettel queimou a língua de muitos com esse GP, mas principalmente a do Alonso, que ainda insiste nesse papo de melhor carro pra diminuir o talento da concorrência, mas o mais triste de tudo, é ver o Hamilton entrar de carona nessa caravana de pouca vergonha que viraram as declarações do El Choronso, dizer que o alemão foi sortudo foi o ápice da malandragem, largar dos boxes, passar uma cambada, cair pra último e passar tudo outra vez, terminar colado nos líderes com duas paradas, isso é puramente sorte? Se alguém concorda com isso, meu conceito de sorte deve ser revisto. Por mais que a mídia tente argumentar, foi um trabalho brilhante, experiente e frio de um verdadeiro moleque das pistas, e digo que provavelmente o Vettel de 3 anos atrás nem teria terminado essa corrida, teria sim se afobado e se pegado com um Grosjean da vida pelo meio do caminho, está de parabéns, deixou sua marca na temporada e na história da categoria, torço por ele, e principalmente por um vice eterno do Alonso na Ferrari, não pelo piloto que é, o cara detona, mas pela pessoa medíocre que vem demonstrando ser.
Falou tudo.
Todos tecem elogios a Alonso, mas Vettel pilotou tanto quanto ele nessa temporada.
Concordo com tudo, Carlos. Parabéns pelo comentário brilhante!
Muito bom comentário. Concordo.
também concordo !!!!!!