'Erro de todos'
02/11/12 03:00Em seminário sobre os Jogos de 2016, na última segunda, Eduardo Paes classificou de “erro de todos” a situação do automobilismo no Rio.
“Erro de todos”…
Difícil definir o que mais chama a atenção na frase.
Tem um quê de desfaçatez.
Na véspera, Jacarepaguá, único autódromo do mundo a receber F-1, Indy e Mundial de moto, morreu. Fez a última corrida de sua história.
Se a promessa da Prefeitura do Rio tivesse sido cumprida, esta seria uma coluna de saudosismo, mas também de celebração: falaria da festa de inauguração de Deodoro.
Não, não é bem assim.
O “novo autódromo”, na zona oeste da cidade, ainda não saiu do papel, apesar do acordo judicial firmado por Cesar Maia e a CBA lá em 2003 que rezava que o circuito só seria desativado quando um novo estivesse pronto.
Hoje, o terreno ainda é um matagal. E pior: com minas e granadas de mão não detonados, já que era usado desde os anos 50 para exercícios do Exército. É mole?
A prefeitura pode alegar que é tudo culpa da burocracia, dos impasses ambientais, do Ministério Público, do Ministério do Esporte…
Não são argumentos válidos. Nove anos é tempo suficiente para vencer esses obstáculos. Se houvesse alguma vontade política, claro –e Paes assumiu, em 2009, ciente desse pepino.
Arrependimento tardio?
Se for, é absurdo porque inútil. Homens e máquinas já estão destruindo o que sobrava do autódromo: aquele perigoso arremedo de uma das melhores pistas do mundo.
Mas não faltariam motivos para sê-lo. Tivesse dito não à sanha do COB e mandado a Olimpíada para uma área vazia do eixo Barra-Recreio-Jacarepaguá –o que não falta por lá–, a prefeitura não teria agora essa encrenca.
Por fim, embora a prefeitura –dona do ex-autódromo– seja a maior culpada por sua morte, Paes tem alguma razão em dividir o erro.
O COB erra ao sepultar um esporte em privilégio de outros. E o fato de o automobilismo não ser “olímpico” não me parece coincidência. Soa mais como maquiavelismo
E as autoridades automobilísticas brasileiras erraram ao não brigarem mais por um patrimônio como aquele. CBA e Faerj foram ingênuas ao aceitarem a fábula de Deodoro.
Esta coluna escreveu em 2008: “Esqueça a balela de que um novo autódromo será erguido no Rio. Se a cidade tivesse vontade de ter um autódromo, não destruiria uma joia como Jacarepaguá”.
Até que os primeiros carros acelerem por Deodoro, mantenho o escrito.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Estado não é para ser dono nem administrar autódromo. Pista de corrida tem que ser um negócio privado, como é nos EUA. O Estado no máximo dá incentivo se os investidores provarem que o dinheiro retorna em postos de trabalhos e arrecadação.
Temos que parar com isso. Automobilismo não é função do Estado. Vá com deus Jacarepaguá! Único problema nessa história é que o governo vai construir instalações olímpicas, o que também não é papel do Estado. Estado tem que se encarregar de que haja gente varrendo a rua, e nada mais.
Se faz tanta falta uma pista, parem de reclamar do Governo, da CBA ou COB. Ninguém tem que depender dessa gente para nada. Se organizem, convençam pessoas, comprem um terreno, façam a pista, cobrem entrada, é assim que funciona.
Rodrigo
Revoltante, muito lamentável… Se acontecesse lá nos Estados Unidos de os organizadores terem a estúpida idéia de demolirem Indyanápolis. O povo de lá sairia na porrada para impedir a destruição de um grande patrimônio histórico do automobilismo mundial. Infelizmente, aqui no Brasil…
Gosto d+ de automobilismo, mas não sei se autódromos teriam que ficar por conta da iniciativa privada.
Assim como os estádios de futebol deveriam.
Pois este esporte beneficiaria uma minoria de pessoas + favorecidas da população?
O investimento em outros esportes (que não futebol) seria menos custoso e favoreceria mais pessoas do que o esporte à motor?
Esta é uma dúvida que eu tenho.
Parabéns pela coluna, Fabio. Você disse tudo.
E o que mais revolta, além da atitude canalha da prefeitura e do COB foi ver os dirigentes do automobilismo assistirem a tudo sem fazer nada para impedir, o que não me tira o direito de pensar se também não embolsaram alguns trocados para ficarem quietos.
A maneira como “não fizeram nada” para impedir a destruição de Jacarepaguá me dá o direito de pensar assim.
Quanto a Deodoro, esquece. Essa pista nunca vai sair do papel. É quela velha brincadeira dos tempos de criança que dizia assim: “Enganei um burrinho com um pedaço de toucinho”.
A CBA acreditou em papai noel.
Um abraço, Fabio.
Nao sei bem o que dizer. Adoraria ter tido um bolsa kart na minha juventude, eu morria de vontade de correr mas meu pai nao tinha grana, ponto final. Fui trabalhar no mercado financeiro aqui no RJ pra ganhar bem, mas agora que posso ate comprar um par de karts, nao tenho tempo e sinto que a epoca de aprender passou. Automobilismo nao eh uma atividade rentavel salvo rarissimas excessoes. Ate na categora maxima ha equipes mal das pernas que aceitam pilotos pagantes. A realidade é que esse esporte eh pra gente rica. Mesmo no meu ambiente com altissima concentracao de multimilionarios, o esporte predominante nas conversas é o futebol. Sou o unico por lá a falar de F1, fora um saudosista da época do Senna que desistiu de assisti-la porque nao existem brasileiros com chances de titulo, coisa que a mim pouco interessa.
Dito isso, me faltam argumentos para defender a agora inviável revitalização de jacarepaguá ou a construção de Deodoro. Pra mim é triste pois acaba com minhas chances de aprender a correr de verdade quando eu puder comprar um carro o moto de corrida, mas sinto que pra cidade não vai fazer falta. Aqui não há a cultura paulista ou goianiense de automobilismo. O publico interessado em assistir nao tem o menor poder aquisitivo para sustentar a viabilidade economica deste empreendimento (a galera que mora no suburbio). O publico interessado em correr ate tem dinheiro, mas nao sao organizados ou numerosos suficiente para evitar o que aconteceu ou acelerar Deodoro. Resta a nós que queremos correr, arriscarmos em pegas pelas ruas e estradas daqui mesmo, na falta de outra alternativa para sentir a adrenalina da velocidade. Resta a nós que queremos assistir, ligar a TV no domingo e contentar-nos com as corridas televisionadas.
Único no mundo? E Indianápolis? Não sei se recebeu as três (Indy, F-1 e MotoGP) no mesmo ano, mas certamente recebeu a F-1 e recebe Indy e MotoGP…
Vc tem razão. Erro feio meu. O que não diminui Jacarepaguá.
Abs
Fábio, realmente um desperdício mas o ponto principal, na minha opinião, é que ninguém se importa realmente. As prioridades são outras. Os amantes do automobilismo reclamam mas também não se organizam para criar uma nova CBA ou coisa parecida…
Muitos aqui falam no lucro, mas eu penso que uma obra pública do zero tem um potencial muito maior de gerar “lucro” não é mesmo? O autódromo morreu quando o utilizaram para o Pan. O fechamento é consequência daquela decisão.
E quando é que algum repórter vai na presidência da CBA questionar o que eles vão fazer com relação ao descumprimento do acordo judicial com a Prefeitura do Rio?
Lamentável. E justo agora que o Rio está bombando. Seria a chance de trazer de volta a F1 pra cidade. Confesso que prefiro o traçado de Interlagos, mas convenhamos, o Rio é muito mais turística. E o espaço todo poderia ser melhor aproveitado, assim como fazem nos atuais circuitos da Austrália e Canadá: um grande parque público para os momentos sem GP. Só resta lamentar e chorar o dinheiro jogado fora. O nosso dinheiro.
Fábio, realmente era uma jóia, um belo autódromo, estive lá ainda garoto, do GP de 1989, ultimo da F1 em sua era carioca.
Mas convenhamos, um maravilhoso autódromo, mas não estava sendo ultilizado a um bom tempo para nada relevante, apenas para provas regionais, ali não tinha MotoGP, Indy (Preferiram a marginal tietê), e F1.
O descaso e a falta de interesse em se aproveitar o local é antigo, e acho que é melhor no local uma vila olimpica do que um autódromo abandonado.
Há tempo imaginava um GP do Rio, ou GP da américa Latina da F1 por ali, mas nada … nenhuma iniciativa.
Você não acha que se houvesse maior interesse na cidade e em quem a administra ela, Jacarepaguá teria provas de F1, Indy, quem sabe umas 500 milhas ou algo do tipo ? E assim seria mais dificil acabar com o local ?
Abraço
Na verdade não deveria nem ser cogitado a construção de outro, um povo que vive na miséria não pode aceitar esse desperdício de dinheiro público, o autódromo nunca poderia ser destruído, o problema, é que o verdadeiro motivo para esses mega eventos no Brasil ou em qualquer lugar no mudo (copa e olimpíada) é o lucro de alguns, muito lucro! O esporte e o povo sempre vêm por último, e assim, o esporte, quanto mais dinheiro envolve mais perde seu encanto.
É meu caro, o país está entregue a essa gente. Mas a culpa é nossa. O tal do Paes foi reeleito com quase 70% dos votos, e pra manter a tradição recente de demolições em nome de Copa do Mundo e Olimpíadas, em parceria com o Cabral, também reeleito, vai demolir uma escola municipal que surpreendentemente está entre as melhores do Brasil. É inacreditável como ainda se vota em certos políticos. O Governador fala da política de segurança como se tudo estivesse se resolvendo. MENTIRA. Estão empurrando a sujeira pra debaixo do tapete( nesse caso a Baixada Fluminense). Nada garante que depois de 2016 as coisas não voltem ao que era antes.
Vão fazer o mesmo com o estadio Celioo de Barros e o as piscinas do Julio Delamares
Fábio, é tão cínica esta história, que se não fosse verdadeira muita gente poderia pensar que tal tragédia é apenas invenção de um repórter vigarista.(conto-do-vigário). O que sobra ao repórter é investigar o que tem (nos bastidores) por trás desta negociata, envolvendo alguns milhões entre autoridades, dirigentes esportivos e capitães da TV (GB). De resto, logo logo, até em autmobilismo estaremos atrás da Argentina, que já tem o basquete, o futebol e Del Potro à nossa frente. Quando nossas autoridades terão juízo (e decência!) para respeitar o esporte, no Brasil? Ou pensam que todos nós não sabemos que Copa-2014 e Ol-2016 são eventos cujos resultados sociais serão pífios em comparação com as vantagens pessoais que eles vão se assenhorear?
Vendo esta situação aí no Rio, imagino o futuro do autodromo de Goiânia cercado por condomínios de luxo…
Lamentaval, mundo novo! Após morte de Ayrton Senna, o Brasil seleiro do esporte a motor , fica aquem de uma decisão esdruxula, sem finalidade pratica, como expliclar tal fator sem consequencia? área nobre , super valorizada, especulação imobiliária? descaso pela história do autodromo:onde
grandes pilotos fizeram história? agora um bando de irresponsáveis tanto governo rio ,cba, cob , tiraram corpo fora na decisão e responsábilidade , poi bem porque distruir um icone , que será realizado olimpiada em 2016 . Os imóveis terão com certeza um valor astronomico, alguém está levando um enorme lucro nesta estória , cabe ver e apurar tal transação . Afinal neste país ainda vale a Lei de Gerson , vantagem em tudo percebeu??? olho aberto antes que seja tarde . abs
Fabio Seixas,é lamentável mas eu não me espanto,pois vivemos num pais onde existem leis e não são acatadas,a politica do pão e circo,do faz de conta que vai priorizar educação,saúde,segurança não passa de um discurso de palanque.E de brinde,tv colorida para os indios,muitos feriados prolongados para os bacanas descerem a serra,carnaval para aumentar a rede de prostituição no pais e a novela e o futebol para brincar com os sentimentos das pessoas. Viva o Brasil.
é Fábio, e digo mais, por trás disso tudo rola muita grana, $$$$.
O erro é meu, reconheço.
Bom dia Fabio, fato é que o Brasil não tem mesmo cultura automobilistica, nunca se investiu no esporte e quem tentou de alguma forma se deu mal, Emersom com Coperçucar, Massa com uma categoria escola, me lembro quando corria nos anos 80 na categoria marcas, a Globo comprou o direito de transmissão e engavetou so para que ninguem podesse transmitir, não existe apoio, envestimento e muito menos interesse politico, não da lucro e muito menos oportunidade de desviar verbas, imagina a movimentação e liberação de verbas para se destruir um autodromo, em seguida com novas construções, sou paulista e fã do circuito de interlagos, mas é uma vergonha a apresentação da estrutura para o mundo, não tem mais espaço para se fazer alguma coisa apresentavel, jacarépagua unico no Brasil com possibilidade de uma enorme estrutura digna do que se faz no resto do mundo,mas com toda perseguição a corrupção, nada como uma obra monstruosa para se desviar verbas, o brasileiro um dia vai ter que aprender bater panela na rua e dar um basta.
O que esperar de um país onde prevalece a Educação burra, Saúde doente e Segurança com muito medo? No caso do Esporte, o mesmo de sempre, investimento forte vai tudo para o maldito “futibor”, o resto é tudo faz de conta! Se o esportista coloca medalha de ouro no peito é endeusado visando puramente o IBOPE, depois, se a nova geração deixar a desejar o esporte leva um chute no traseiro, é o caso da F-1.
Aqui no Brasil já confundiram democracia com bagunça e relaxo, resultado: Hoje somos um povo sem caráter, cheio de piriguetes com filhos que elas nem sabem quem é o pai, moleques deitando e rolando sem punição, bandidos fazendo de cadeia um spa, políticos chefiando quadrilhas, funk, belo, créu…mamãaaaaaeee, quero ir embora para a Alemanha!!!
No Brasil o que vale é criar heróis de gelo(Pelé, Senna, Ronaldo-Ronaldinho, Neymar, etc…), mas lá fora a mentalidade é completamente diferente, por isso são chamados de primeiro mundo. Aos “olhos” do planeta, somos um bando de orelhudos !
Brasil tem tudo que qualquer país deseja ter(riquezas naturais) e é de graça, porque não investe em educação, pesquisa, ensino de qualidade, qualificação? Segue exemplo dos EUA e Alemanha ou vou continuar tendo vergonha de ser brasileiro por somente ganhar o prêmio Nobel da corrupção?
Lista de escândalos políticos no Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_esc%C3%A2ndalos_pol%C3%ADticos_no_Brasil
Anos 70 – 02 casos;
Anos 80 – 03 casos;
Anos 90 – 15 casos;
Anos 2000 – 38 casos;
BRASIL TOMA VERGONHA NESSA CARA SAFADA!!!
Países que lideram prêmio Nobel(Física, Química, Medicina, Literatura, da Paz e Economia). 1) USA-337; 2) Inglaterra-116; 3) Alemanha-102; 4) França-65; 5) Suécia-30; 6) Rússia-27; 7) Suíça-26; 8) Canadá-21; 9) Itália e Japão-20; 10) Áustria e Holanda-19.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country
1) – A inteligência da Humanidade parece praticamente confinada ao Hemisfério Norte;
2) – Na América do Sul, além da Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia (com populações muito menores que a nossa) já tiveram Prêmios Nobel. Argentina tem 5: 2 de Medicina, 1 de Química, 2 da Paz; Chile tem 2 de Literatura; Venezuela tem 1 de Medicina; Colômbia 1 de Literatura.
3) – Mesmo a África, com todas suas limitações sociais, educacionais e extrema pobreza, já produziu 18 Prêmios Nobel (Egito – 4, Quênia – 1, Nigéria – 1, Gana – 1, Argélia – 2 e África do Sul – 9).
4) – E uma pergunta – evidente, inevitável, indiscutível – que não quer calar: “O que quase 200 milhões de brasileiros fazem com o “cérebro” que supostamente carregam em cima do pescoço?”
Brasil é conhecido pelos poucos investimentos em pesquisa e inovação e pelas condições precárias de educação, o Brasil não tem nenhum prêmio Nobel. Nações como Argélia, Bangladesh, Guatemala e Paquistão também já receberam Nobel.
Vamos continuar usando o pescoço apenas para carregar a cabeça, sem investimento, não tem como fazer a diferença!
Recentemente o jogador Viola saiu da cadeia e soltou a pérola: “Não matei, não roubei e não estuprei. Tenho bons serviços prestados no país”.
Obrigado Viola, o que você fez pelo Brasil realmente fez a DIFERENÇA perante outras nações. No país do FAZ DE CONTAS você realmente fez algo pelos trouxas! Vamos acordar minha gente, conquista no esporte é conquista pessoal, o povo não leva nada em troca, pura ilusão. Não é a toa que vivemos em um circo romano na base do pão e circo! “COME UM PÃOZINHO AÍ OTÁRIO E SE DIVIRTA COM A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS”.
Observem o USA, Alemanha e Inglaterra, eles investem em sua gente, o resultado é um país forte em todos os setores, se o automobilismo é forte é porque existe investimento, mas também muita paixão. Maioria no Brasil se lixa para o esporte a motor, mesmo quem acompanha a F-1 na maioria só RECLAMA! Então porque não troca a F-1 pelo UFC, pelo menos podem fazer festa com o Galvão no circo romano, com seus gladiadores do terceiro milênio.
Merecemos outro campeão na F-1, o que o Brasil fez nos últimos anos pra ter outro campeão mundial? Não fizemos absolutamente nada, basta ver as categorias de base(monoposto), que estão às moscas. Quando Bruno Senna chegou na F-1 achei uma piada-pronta, ele sequer venceu um campeonato na vida(imagina as chacotas dentro do circo). Só chegou a F-1 graças ao sobrenome e a grana dos patrocinadores, no final, foi perda de tempo e dinheiro jogado fora. O que Bruno fez no automobilismo não passou de uma aventura…
Estamos falando de um campeonato mundial, o piloto tem que chegar PREPARADO, não foi o caso de Bruno Senna, basta comparar as carreiras de base abaixo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta
http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
Os pachecos metem o pau em piloto “pagante”, mas sorte do sobrinho que existe isso, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante(muitas vezes ele conseguiu apoio porque é muito bom, leva crédito, caso de Hamilton e Vettel). Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço na F-1, logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante(Perez). Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
Não adianta meter o pau na Telmex, Santander ou PDVSA, é gente investindo em sua gente coisa mais normal do mundo! O que não é normal é um país não investir em sua gente, caso do Brasil…por isso Jacarepaguá morreu, Interlagos vai para o mesmo caminho!
Se você não esta satisfeito com a F-1 dos últimos anos, simples, mude de canal…melhor que ficar choramingando as pitangas nos Blogs. Se conforme, Brasil hoje só participa da F-1…eu acompanho a categoria pelo esporte que é, nunca carreguei nenhum trauma, muito pelo contrário, me divirto muito com os pilotos na pista.
…O importante é ser fevereiro
E ter carnaval pra gente sambar
O importante é ser fevereiro
E ter carnaval pra gente sambar…
BRASILLL SILLL SILLL SILLL!!!
E eu que sonhava que o Brasil poderia construir um autódromo, como os de Dubai e Cingapura. Aproveitando que aqui é o país do futebol e com o evento da copa do mundo, construr uma pista que entrasse dentro do estádio. Mas…
Muito legal o texto. Concordo plenamente. É um prazer elogiar este post. Obrigado.
Oi Fábio.
Seria instrutivo se alguém obtivesse uma cópia do termo do acordo firmado entre a CBA e o Município do RJ em 2003. O normal seria o estabelecimento de multa pelo descumprimento da obrigação, ou seria mais ingenuidade ainda por parte da CBA.
Fábio, essa noticia, que já era esperada, é de doer o coração, não só dos que gostam de automobilismo, mas de todos os brasileiros que estão assistindo a mais uma cagada daquelas pessoas que se dizem comprometidas com o esporte e que deveriam sim zelar por ele. Estamos de mãos atadas, e isso chama-se Democracia….. Que merda, e o pior de tudo vai ser a dor no bolso se um dia se construir outro autodromo, claro que as empreiteiras estão aplaudindo……e a nós sobrara a conta pra pagar……como sempre.
Grande abraço e continue fazendo esse trabalho fantástico, Mário.
Erro de todos nós. Também posso assinar assumindo a minha parcela de culpa. Somam-se a passividade dos aficionados que permaneceram calados; a indiferença dos patrocinadores que julgam suficiente seus investimentos ínfimos no esporte a motor nacional; a pouca ou nenhuma ação daqueles que tem seu ganha pão nesse tipo de atividade; a impassividade dos jornalista que ficam correndo atrás do vento das inutilidades; os engenheiros do setor que trocam suas dignidades por um salário do final do mês; e finalizando, os governantes que reinam nesse conjunto de desprezo. Parece-me que vivemos em uma situação pior que aquela relatada nas escrituras referente a cidade de Babilônia. Vendo os cometários dos leitores referente as notícias divulgadas do salão do automóvel, constatei que a maioria absoluta das pessoas somente criticam os aspectos do “design” dos veículos em exposição. Estamos como fariseus , falando de túmulos caiados, esquecendo do seu interior nojento, pois são assim os atuais veículos nacionais, verdadeiros túmulos caiados, esteticamente aceitáveis, mas a mecânica interior, a engenharia e outros aspectos escondidos sobre a pintura brilhante são, ao mínimo, repugnantes.
Fabio, não é do seu tempo, mas ver que a cidade que abrigou Trampolim do Diabo, Circuito da Gávea e Circuito da Barra, todos plenos de espectadores (eu incluso, garoto, nos ombros do meu padrinho) degustando Fiats Abarths, Berlinetas, Simcas, DKW’s (com direito a Malzonis) pilotados por gente como Bird Clemente e contemporâneos, é uma tristeza ver que a cidade que tanto talento tinha para o automobilismo ficará reduzida a pistas de Kart-indoor de aluguel (de terceira categoria, diga-se de passagem), porque seus políticos são absolutamente míopes… É de sentar na calçada e soluçar, mas o automobilismo carioca acaba de ser enterrado: R.I.P !!!
bom, fabio, deixemos os mortos e vamos aos vivos, aki em bh fizeram um autodromo no tal do mega space, parece ateh bastante bonzinho, um q de velopark mais chifrim, nao sei se jah leu algo a respeito.voce sabe se vai compor calendario nacional?dizem estar homologado pela cba, seria verdade?grato.
Triste, tragico e irreversivel. “Culpa de todos” SIM! De todos estes citados acima, mas principalmente culpa nossa, torcedores que ficamos olhando tudo isso acontecer. RIP Jacarepaguá
É burrice, grande burrice.
Vamos às contas:
Jogos Olímpicos, Panamericanos, Copa do Mundo, etc., acontecem quantas vezes?
Já um autódromo bem administrado injeta REGULARMENTE dinheiro para a cidade e em vários setores da economia local.
É lamentável que o padrão, a regra, seja que a falta de gestores de verdade na política brasileira.