Programe-se
31/10/12 09:55Estive nos Emirados Árabes duas vezes. Duas viagens marcantes.
A primeira, em 2004. Eu estava saindo do Bahrein, depois do primeiro GP da F-1 no mundo árabe, e por questão de logística tive de passar um dia em Dubai.
A Marie Palio, então responsável pelas viagens na Folha, me alertou que tinha reservado um hotel para mim, que não tinha muito ideia do que seria, mas que parecia bem simples.
É, pros padrões dos Emirados era um hotel bem simples… Tinha só 16 piscinas. DEZESSEIS!
Foi uma bela segunda-feira de folga…
A segunda vez foi em janeiro deste ano, a convite da Pirelli, para o lançamento dos pneus para esta temporada.
Novamente, um belo hotel: o Yas Marina, aquela estrutura branca, sensacional, que fica sobre um trecho da pista.
Mas a experiência marcante, para o resto da pista, aconteceu num espaço muito mais apertado do que aquele vasto quarto. Um cockpit de F-1.
Sim, dei três voltas na pista, num F-1 de dois lugares conduzido pelo Di Grassi.
E não tenho vergonha de dizer: foi a coisa mais apavorante que fiz na vida, superando o dia em que participei de um imprudente mergulho numa caverna em Abrolhos.
Difícil dizer o que foi mais impressionante: a aceleração na reta, que em alguns momentos me fez temer perder o capacete, ou as freadas tardias, que me faziam jurar que iríamos parar lá na montanha-russa.
Dois colegas não aguentaram. Um brasileiro sentiu-se mal antes mesmo de o motor ser acionado, claustrofobia, e abortou a experiência. Um argentino encarou as três voltas mas saiu do carro vomitando e precisou de atendimento médico.
Em resumo: não é para humanos normais. É para gente que passou a vida se preparando para o negócio.
Foi didático, altamente didático, para alguém que escreve sobre o tema há alguns anos. Deu-me uma dimensão mais real do que é estar num carro de F-1.
O relato completo daquele 26 de janeiro está neste post. E há cenas nesta edição do Pit Stop, aqui.
Mas, enfim, vamos ao objetivo deste post. Segue a programação do GP de Abu Dhabi, antepenúltima etapa do Mundial de F-1, no horário de Brasília:
sexta-feira
7h-8h30: 1º treino livre
11h-12h30: 2º treino livre
sábado
8h-9h: 3º treino livre
11h: treino classificatório
domingo
11h: GP de Abu Dhabi, 55 voltas
quem vai narrar é luiz roberto de novo? se for para colocar outro bota pelo menos o sergio maurício que narra a maioria dos treinos na sportv ou até mesmo o cleber machado. o luiz roberto consegue transformar qualquer coisa emocionante num velório, triste, não passa emoção nenhuma.
Fábio, não tem a ver com o post, mas vc já ficou sabendo da última do Zanardi?
http://www.testosteronasports.blog.br/2012/10/31/mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi
Blá blá blá blá…..! E comentar a próxima corrida que é bom nada, voce parece o motorista do taxi, personagem do filme “Apertem o cinto que o piloto sumiu”. Blá blá blá blá…..Abs
Fabio, surgiu ao novo no padock sobre como ficará a vida do bruno no proximo ano?
fabio, oce nao tem cara de quem acelera uma caranga de verdade!por isso ficou se borrando todo…ou nao?
Abu Dahbi 2011 não traz boas lembranças para a RB. É verdade que um ano nunca é igual a outro. A RB venceu em 2010 em Abu Dahbi.
A Ferrari rende muito melhor quando usa os pneus duros, e em Abu Dhabi os carros só vão calçar medios e macios. As características técnicas da pista de Yas Marina, de certa forma, se assemelha com as do Bahrein e lá a Ferrari não foi muito bem, num periodo deste campeonato em que a Ferrari ainda venceu umas corridinhas caidas no colo. Acho dificil a Ferrari não enfrentar muitas dificuldades nesta corrida de Abu Dhabi. Todos os pilotos que correm com motor Ferrari tem adiado de forma um pouco estranha a estreia do 8º motor, com exceção para Kobi. O japonês o fez no Japão e teve uma ótima corrida. Perez quando estreou o 7º e não foi brilhante como Kobi. As séries devem ser diferentes, é claro, e portanto acho que a hesitação da Ferrari é porque esta já sabe a sorte que vai ter com o seu último motor.
Visto do alto o circuito parece um revólver e isso não é uma boa imagem para a F1.
A Mclaren teria uma grande chance de vitória se não fosse este período de baixa auto estima que a equipe passa desde a confirmação da saída de Hamilton. Acho que o pessoal está contando os dias para as férias. Esse mudança de Hamilton foi um murro no estômago para o pessoal das boxes.
A Lotus foi bem no Bahrein e tem chances de fazer bonito em A Dhabi. A vitória já são outros 500, mas pode ter podio de Raikonnen.
É por coisas dessas que eu critico pouco Barrichelo e Massa. Parabéns pela experiência. Que inveja.
Parece que Hulckenbeg vai para a Sauber. Uma sequência inacreditável de boas decisões tomadas por esta equipe da Suiça. A Sauber vai no bom caminho.
Dizem que a Toro Rosso renovou com os seus dois atuais pilotos. Vai no caminho contrário da Sauber. Uma sequencia inacreditável de péssimas decisões. Nem dá para acreditar que RB e TR são equipes irmãs. Ainda tinha esperança de ver Razia na TR este ano. Era uma opção muito melhor que Ricciardo.
Se for confirmado o Pessimodonado na Willians, Grosjean na Lotus (porque marcou 90 pontos até aqui), e agora já tendo Vergne e Ricciardo na TR, as barangas kamikases estão todas em pista em 2013. Parece que as equipes de F1, de uns tempos para cá, criaram departamentos de RH para contratarem pilotos, só que ao invés de contratarem os melhores ou com mais potencial, contratam segundo uma lógica do custo mais baixo. Sempre houve pilotos que compravam lugares, isso é natural, mas estreou-se uma nova era na F1, a era dos pilotos funcionários com cartão de ponto. Só acho que a RB começa a ficar com o tempo meio curto para substituir Webber, ou será que pensa em Vergne ou Ricciardo? A F1 tem vindo a destruir sistematicamente as carreiras de diversos pilotos de qualidade. Corremos o risco de assistirmos uma F1 num futuro breve de pilotos muito fracos. Se é que, de certa forma, já não estamos nesta época, mas parece que a coisa vai piorar. A volta de Raikonnen foi uma boa notícia, mas outros pilotos nunca tiveram chances.
Pra quem passou a vida vindo de todas as categorias menos potentes e chega a F1, não deve ser tão “chocante” a diferença de aceleração.
Quero ver ter coragem de fazer uma experiência dessas em Spa-Francochamps. rsrsrs
E pensar que os caras fazem tempos com centésimos e milésimos de segundo de diferença, isso é que mostra as feras que são. Não dá prá falar mal deles não, mesmo os mais “lentos”. Pena que o massa foi colocado embaixo do tacão do bancão espanhos e do chorão asturiano. Na minha opinião, só tem uma chance do Massa disputar o título:- se ele começar na frente do espanhol logo nas duas ou tres primeiras corridas do ano. Será que essa hipótese poderia acontecer na real? Qual sua opinião, Fábio? E parabéns por ter encarado a voltinha no bólido – deve ser demais…
Sobre o GP dos EUA o que sei até agora é que a Globo estava querendo transmitir somente o compacto após o Fantastico devido o horário do GP (por volta das 17:00hs) coincidir com uma das últimas rodadas do brasileirão.
Fabio,
se fosse o Farfus que estivesse guiando o F1, você gritaria “Devagar, Ninhooooo”?
Hahahaha. Não chegaria a tanto…
Abs
Fabio,agora voce viu como é andar num carro de Formula1.E ainda tem gente que fala que é moleza.Ficam criticando os pilotos.
Fábio, pelo jeito esse ano vc não vai em outra viagem. Fala a verdade: a saudade bateu?
Não. Já viajei demais.
Abs
Então na próxima me deixa ir no seu lugar. Tem jeito?
Legal!
Já sei, o brasileiro amarelão e claustrofóbico foi o Flávio Gomes!
Não. Ele não estava lá.
Abs
Imagina, o cara tá acostumado a andar de Lada e DKW. F1 pra ele é ficnhinha.
http://www.research-racing.de/mp4-98t6.htm
Eu te invejo. Eu tenho tendência a vomitar, acho que vomitaria dentro do capacete, ainda na pista. O Mika Hakkinen levou a esposa para andar num MP4/98T de cockpit duplo. Ele foi lançado em Adelaide (1998), e o danado do finlandês andou com a esposa no asfalto e depois no gelo também….hahaha. Não sei se o MP4/98T tinha alguma semelhança com o MP4/13, que foi campeão naquele ano, pois o peso extra e o cockpit duplo muda totalmente o carro.
Fábio,
Já há uma definição da TV para o GP dos EUA?
Abraço
Não que eu saiba.
Abs
da globo pode se esperar tudo!q morram.
Tive a oportunidade de dar 2 voltas num Fórmula (como passageiro) em Nürburgring.
O mais engracado é que ganhei o passeio numa promocao de uma marca de café (aqui na Alemanha).
Quando vejo brasileiros chamando piloto de F1 de “bracao” ou coisas do tipo, fico desapontado com tanta ignorancia (no sentido de falta de conhecimento).
Olá Fábio. A Sauber já anunciou um dos pilotos para 2013,será Nico. Com isso ainda há chance de Bruno conseguir vaga em alguma equipe média?.
Há, mas o funil está ficando cada vez mais estreito…
Abs
Vidão hein! As motos de 1000 de rua saem na frente de um F1 em aceleração (148km de 1a. marcha), e perdem pouco de final 300km, mas o problema do F1 é sua velocidade em curvas.
Engano seu:
YAMAHA R1 0 A 100: 2,8 SEG.
F1 O A 100: 2,2 SEG.
Xiii, então a minha GSXR 1000 tá envenenada e eu não sabia! Tem que ter culhão velho, a bicha é bruta! Para sua informação, a R1 é uma buesta!
Quer por pra andar? 😉
as pessoas compensam a falta de cm com o excesso de cv.
Batalha dos EGOS!
Nao sao as hayabusas e ninja 1300 quem mais aceleram?
tirando do papel e indo pra realidade:
http://mazzeosgarage.blogspot.com.br/2012/02/0-300-kmh-em-um-formula-1.html
0 a 300 em 583 metros e 12,1s !!!!!
Fábio, você soube disso: “Alonso é convencido a não tuitar contra Ferrari, diz jornal”?
Será que o Choronso está de volta? Ele é muito mal perdedor, embora seja um grande piloto.
Qual sua opinião a respeito de Alonso nesse sentido?
Não duvide de nada que venha do Chorolonso, se em tramoia com Briattore jogaram o Nelsinho no muro para voltar ao podiun, se disse que o Adrian é seu unico rival desmerecendo seu propio engenheiro, nem precisa twitar, a Ferrari topa qualquer parada com pilotos de ponta para fazer seu jogo, alias adora contratar pilotos prontos, campeões e cheios de vicios, duvido que chegue no fim do seu contrato com a Ferrari.
Francenelson, eu acho que ele esta com toda a razão em reclamar. Mas não há muito o que fazer, pois o F2012B é um remendo do mal nascido F2012A, aliás quanto a isto, temo que bater palmas para o trabalho de recuperação na temporada do projetista da Ferrari Nikolas Tombazis.
Bom dia Fabio e a todos, lendo a reportagem de Stefano Domenicali onde reconhece a superioridade dos carros da RBR e por fim uma declaração de Alonso dizendo ter 100% de certeza que vai ser o proximo campeão do mundo, me fez lembrar a historia de um menino que ganhou uma lata cheia de esterco e saiu gritando feliz da vida, GANHEI UM CAVALO, GANHEI UM CAVALO…..
Fabio, e aquelas fotos do andamento das obras do GP dos USA, tem novas para postar nao?
Abraço
Não.
Mais apavorante deve ser estar no carro com o Grosjean numa largada.
kkkkkkkkkkkkkkk….. ao o cara vai sair todo kgd!… kkkkkkkkkkkk…. Isso se ele sobreviver ao acidente…. kkkkkkkkkkkk
Hehehehehehehe Boa! Muito boa!! 😀
Fabio, ninguem tem comentado o assunto! Você por acaso sabe por que a cobertura da Globo esta sendo do Brasil? Toda equipe, ( Luciano, Reginaldo Leme e etc.. ) não estão indo para o GPs ( falta de verbas)$$$$$
Não sei.
Abs
a F1 não está sendo mais rentavel, há quem diga que a stock esta mais rentavel do que a F1… Abs…
Quem tá no lucro é a Band e o Panico com o personagem FELIPE PASSA. Rssss
Esta rentavel,sim.Globo ja fechou TODAS as cotas de patrocinio da F1 para 2013.
Falo na questão da audiência, audiência baixa o preço das cotas tendem a cair e estão caindo, a Globo pode já ter fechado as cotas, mas não nos preços que esperavam! Abs
Simples, a F1 n é mais prioridade pra Globo, o q importa agora é o UFC. Basta se atentar pq o mala do Galvão n narra mais corridas, só lutas e os jogos principais. Sem brasileiro de destaque na categoria a F1 fica em segundo plano pra emissora.
é isso ai! tomará que a Record compre os direitos da F!
olha o galvão narra formula 1 sim e muitas corridas eles estiveram nas pistas inclusive com imagem do luciano e do reginaldo fazendo entrevista e mostrando os carros alguerm nao anda assistindo direito estas corrias da f-1
Cara, no inicio da temporada o Galvao disse q todas as provas seriam cobertas in loco
foi quando ainda apresentou a nova camera e mais tempo para Mariana
Acredito q as corridas narradas pelo Galvão, sao in loco sim
Fábio, reparou que o desenho da pista de Abu Dhabi lembra uma arma.
Abraço
GPzinho bem meia-boca, mas Vettel deve adorar e Alonso ter pesadelos com Petrov kkkkkkk
E isso ai kkkkkk
quem será o próximo pesadelo de Alonsete?????? kkkkk
RARARARARA
Deve dar pesadelo mesmo. A tensão q deve ter dado na hora… de algo escapando.
O Hamilton atrás do Vettel aqui no Brasil 2008 tb não teve nervos de jogar o carro pra cima e arriscar piorar ainda mais a coisa.
Mas se acontecer de novo com o Alonso tenho certeza que ele joga o carro pra cima pra tentar.
Não tinha lido esse relato, Fábio! A gente vê os pilotos na pista e não tem a real dimensão do que está acontecendo ali, da preparação que eles precisam para conseguir encarar isso. Fiquei bastante impressionada com o brasileiro que teve crise de claustrofobia, nunca tinha me passado pela cabeça como esse ponto também precisa ser trabalhado antes de entrar em um carro desses!
Existem pouquissimas coisas na vida da qual sinto inveja,essa sua volta em um F1 é uma delas.
É, eu também adoraria dar uma volta num desses… mas é certeza que eu vomitaria ou desmaiaria (ou os dois) na primeira curva, hahahahaha.
Eu também! Imaginou uma mulher dirigindo um carro F1!
Se um dia eu tiver uma fillha vou coloca-la num Kart! rsrsrs$$$$$$$$
Já houveram algumas.
A última perdeu um olho em um acidente a três meses.
Tirou as palavras da minha goela
em interlagos, já andei em alguns carros, todos de GT, ferrari modena, BMW M3, stock car, Cayene, numa marea turbo (meteu 220 na reta oposta) e por último num uno rsrs (no uno foi sensacional, 4 no carro e um piloto no volante, qualquer curva parecia que iamos morrer rs)
Já é impressionante e deliciosa a sensação de velocidade, principalmente freadas e entradas de curva, fico imaginando num F1 que o freio é “escroto” no bom sentido, acho que o Fábio vai concordar com o adjetivo rs
Cara, vc tem razão… A sensação de velocidade é diretamente proporcional a tipo/segurança/potencia do carro.
Claro que alguns extrapolam, mas dá pra tirar base pelo que você sentiu sim.