Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
31/10/12 09:55

Estive nos Emirados Árabes duas vezes. Duas viagens marcantes.

A primeira, em 2004. Eu estava saindo do Bahrein, depois do primeiro GP da F-1 no mundo árabe, e por questão de logística tive de passar um dia em Dubai.

A Marie Palio, então responsável pelas viagens na Folha, me alertou que tinha reservado um hotel para mim, que não tinha muito ideia do que seria, mas que parecia bem simples.

É, pros padrões dos Emirados era um hotel bem simples… Tinha só 16 piscinas. DEZESSEIS!

Foi uma bela segunda-feira de folga…

A segunda vez foi em janeiro deste ano, a convite da Pirelli, para o lançamento dos pneus para esta temporada.

Novamente, um belo hotel: o Yas Marina, aquela estrutura branca, sensacional, que fica sobre um trecho da pista.

Mas a experiência marcante, para o resto da pista, aconteceu num espaço muito mais apertado do que aquele vasto quarto. Um cockpit de F-1.

Sim, dei três voltas na pista, num F-1 de dois lugares conduzido pelo Di Grassi.

E não tenho vergonha de dizer: foi a coisa mais apavorante que fiz na vida, superando o dia em que participei de um imprudente mergulho numa caverna em Abrolhos.

Difícil dizer o que foi mais impressionante: a aceleração na reta, que em alguns momentos me fez temer perder o capacete, ou as freadas tardias, que me faziam jurar que iríamos parar lá na montanha-russa.

Dois colegas não aguentaram. Um brasileiro sentiu-se mal antes mesmo de o motor ser acionado, claustrofobia, e abortou a experiência. Um argentino encarou as três voltas mas saiu do carro vomitando e precisou de atendimento médico.

Em resumo: não é para humanos normais. É para gente que passou a vida se preparando para o negócio.

Foi didático, altamente didático, para alguém que escreve sobre o tema há alguns anos. Deu-me uma dimensão mais real do que é estar num carro de F-1. 

O relato completo daquele 26 de janeiro está neste post. E há cenas nesta edição do Pit Stop, aqui.

Mas, enfim, vamos ao objetivo deste post. Segue a programação do GP de Abu Dhabi, antepenúltima etapa do Mundial de F-1, no horário de Brasília:

sexta-feira
7h-8h30: 1º treino livre
11h-12h30: 2º treino livre

sábado
8h-9h: 3º treino livre
11h: treino classificatório

domingo
11h: GP de Abu Dhabi, 55 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. sandro karam comentou em 31/10/12 at 21:17

    quem vai narrar é luiz roberto de novo? se for para colocar outro bota pelo menos o sergio maurício que narra a maioria dos treinos na sportv ou até mesmo o cleber machado. o luiz roberto consegue transformar qualquer coisa emocionante num velório, triste, não passa emoção nenhuma.

  2. Jeferson comentou em 31/10/12 at 21:13

    Fábio, não tem a ver com o post, mas vc já ficou sabendo da última do Zanardi?
    http://www.testosteronasports.blog.br/2012/10/31/mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi

  3. Ariovaldo Pereira comentou em 31/10/12 at 20:16

    Blá blá blá blá…..! E comentar a próxima corrida que é bom nada, voce parece o motorista do taxi, personagem do filme “Apertem o cinto que o piloto sumiu”. Blá blá blá blá…..Abs

  4. Luciano Campos comentou em 31/10/12 at 19:56

    Fabio, surgiu ao novo no padock sobre como ficará a vida do bruno no proximo ano?

  5. ricardo bahmed comentou em 31/10/12 at 19:44

    fabio, oce nao tem cara de quem acelera uma caranga de verdade!por isso ficou se borrando todo…ou nao?

  6. Racing F(r)an(kenstein) comentou em 31/10/12 at 19:16

    Abu Dahbi 2011 não traz boas lembranças para a RB. É verdade que um ano nunca é igual a outro. A RB venceu em 2010 em Abu Dahbi.
    A Ferrari rende muito melhor quando usa os pneus duros, e em Abu Dhabi os carros só vão calçar medios e macios. As características técnicas da pista de Yas Marina, de certa forma, se assemelha com as do Bahrein e lá a Ferrari não foi muito bem, num periodo deste campeonato em que a Ferrari ainda venceu umas corridinhas caidas no colo. Acho dificil a Ferrari não enfrentar muitas dificuldades nesta corrida de Abu Dhabi. Todos os pilotos que correm com motor Ferrari tem adiado de forma um pouco estranha a estreia do 8º motor, com exceção para Kobi. O japonês o fez no Japão e teve uma ótima corrida. Perez quando estreou o 7º e não foi brilhante como Kobi. As séries devem ser diferentes, é claro, e portanto acho que a hesitação da Ferrari é porque esta já sabe a sorte que vai ter com o seu último motor.
    Visto do alto o circuito parece um revólver e isso não é uma boa imagem para a F1.
    A Mclaren teria uma grande chance de vitória se não fosse este período de baixa auto estima que a equipe passa desde a confirmação da saída de Hamilton. Acho que o pessoal está contando os dias para as férias. Esse mudança de Hamilton foi um murro no estômago para o pessoal das boxes.
    A Lotus foi bem no Bahrein e tem chances de fazer bonito em A Dhabi. A vitória já são outros 500, mas pode ter podio de Raikonnen.

  7. Racing F(r)an(kenstein) comentou em 31/10/12 at 18:50

    É por coisas dessas que eu critico pouco Barrichelo e Massa. Parabéns pela experiência. Que inveja.
    Parece que Hulckenbeg vai para a Sauber. Uma sequência inacreditável de boas decisões tomadas por esta equipe da Suiça. A Sauber vai no bom caminho.
    Dizem que a Toro Rosso renovou com os seus dois atuais pilotos. Vai no caminho contrário da Sauber. Uma sequencia inacreditável de péssimas decisões. Nem dá para acreditar que RB e TR são equipes irmãs. Ainda tinha esperança de ver Razia na TR este ano. Era uma opção muito melhor que Ricciardo.
    Se for confirmado o Pessimodonado na Willians, Grosjean na Lotus (porque marcou 90 pontos até aqui), e agora já tendo Vergne e Ricciardo na TR, as barangas kamikases estão todas em pista em 2013. Parece que as equipes de F1, de uns tempos para cá, criaram departamentos de RH para contratarem pilotos, só que ao invés de contratarem os melhores ou com mais potencial, contratam segundo uma lógica do custo mais baixo. Sempre houve pilotos que compravam lugares, isso é natural, mas estreou-se uma nova era na F1, a era dos pilotos funcionários com cartão de ponto. Só acho que a RB começa a ficar com o tempo meio curto para substituir Webber, ou será que pensa em Vergne ou Ricciardo? A F1 tem vindo a destruir sistematicamente as carreiras de diversos pilotos de qualidade. Corremos o risco de assistirmos uma F1 num futuro breve de pilotos muito fracos. Se é que, de certa forma, já não estamos nesta época, mas parece que a coisa vai piorar. A volta de Raikonnen foi uma boa notícia, mas outros pilotos nunca tiveram chances.

  8. Mario comentou em 31/10/12 at 17:59

    Pra quem passou a vida vindo de todas as categorias menos potentes e chega a F1, não deve ser tão “chocante” a diferença de aceleração.

  9. Edson AS (SPFC) comentou em 31/10/12 at 17:36

    Quero ver ter coragem de fazer uma experiência dessas em Spa-Francochamps. rsrsrs

  10. Joe Davis comentou em 31/10/12 at 16:27

    E pensar que os caras fazem tempos com centésimos e milésimos de segundo de diferença, isso é que mostra as feras que são. Não dá prá falar mal deles não, mesmo os mais “lentos”. Pena que o massa foi colocado embaixo do tacão do bancão espanhos e do chorão asturiano. Na minha opinião, só tem uma chance do Massa disputar o título:- se ele começar na frente do espanhol logo nas duas ou tres primeiras corridas do ano. Será que essa hipótese poderia acontecer na real? Qual sua opinião, Fábio? E parabéns por ter encarado a voltinha no bólido – deve ser demais…

  11. Douglas Valin comentou em 31/10/12 at 16:11

    Sobre o GP dos EUA o que sei até agora é que a Globo estava querendo transmitir somente o compacto após o Fantastico devido o horário do GP (por volta das 17:00hs) coincidir com uma das últimas rodadas do brasileirão.

  12. Alejjandro comentou em 31/10/12 at 15:59

    Fabio,

    se fosse o Farfus que estivesse guiando o F1, você gritaria “Devagar, Ninhooooo”?

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 16:05

      Hahahaha. Não chegaria a tanto…
      Abs

  13. RUBONE comentou em 31/10/12 at 15:32

    Fabio,agora voce viu como é andar num carro de Formula1.E ainda tem gente que fala que é moleza.Ficam criticando os pilotos.

  14. Mauro comentou em 31/10/12 at 13:43

    Fábio, pelo jeito esse ano vc não vai em outra viagem. Fala a verdade: a saudade bateu?

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 13:57

      Não. Já viajei demais.
      Abs

      • Mauro comentou em 31/10/12 at 14:22

        Então na próxima me deixa ir no seu lugar. Tem jeito?

        • Paulo R. comentou em 31/10/12 at 22:25

          Legal!

  15. Douglas Ricardo comentou em 31/10/12 at 13:32

    Já sei, o brasileiro amarelão e claustrofóbico foi o Flávio Gomes!

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 13:56

      Não. Ele não estava lá.
      Abs

    • Mauricio comentou em 01/11/12 at 19:36

      Imagina, o cara tá acostumado a andar de Lada e DKW. F1 pra ele é ficnhinha.

  16. Samuel Pereira de Lima comentou em 31/10/12 at 13:16

    http://www.research-racing.de/mp4-98t6.htm

  17. Samuel Pereira de Lima comentou em 31/10/12 at 13:13

    Eu te invejo. Eu tenho tendência a vomitar, acho que vomitaria dentro do capacete, ainda na pista. O Mika Hakkinen levou a esposa para andar num MP4/98T de cockpit duplo. Ele foi lançado em Adelaide (1998), e o danado do finlandês andou com a esposa no asfalto e depois no gelo também….hahaha. Não sei se o MP4/98T tinha alguma semelhança com o MP4/13, que foi campeão naquele ano, pois o peso extra e o cockpit duplo muda totalmente o carro.

  18. Milton comentou em 31/10/12 at 12:49

    Fábio,

    Já há uma definição da TV para o GP dos EUA?

    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 13:56

      Não que eu saiba.
      Abs

      • ricardo bahmed comentou em 31/10/12 at 19:49

        da globo pode se esperar tudo!q morram.

  19. Andre Dias comentou em 31/10/12 at 12:47

    Tive a oportunidade de dar 2 voltas num Fórmula (como passageiro) em Nürburgring.
    O mais engracado é que ganhei o passeio numa promocao de uma marca de café (aqui na Alemanha).
    Quando vejo brasileiros chamando piloto de F1 de “bracao” ou coisas do tipo, fico desapontado com tanta ignorancia (no sentido de falta de conhecimento).

  20. Sérgio comentou em 31/10/12 at 12:11

    Olá Fábio. A Sauber já anunciou um dos pilotos para 2013,será Nico. Com isso ainda há chance de Bruno conseguir vaga em alguma equipe média?.

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 12:40

      Há, mas o funil está ficando cada vez mais estreito…
      Abs

  21. Nino comentou em 31/10/12 at 12:04

    Vidão hein! As motos de 1000 de rua saem na frente de um F1 em aceleração (148km de 1a. marcha), e perdem pouco de final 300km, mas o problema do F1 é sua velocidade em curvas.

    • ANDRE DE ITU comentou em 31/10/12 at 13:39

      Engano seu:
      YAMAHA R1 0 A 100: 2,8 SEG.
      F1 O A 100: 2,2 SEG.

      • Nino comentou em 31/10/12 at 15:42

        Xiii, então a minha GSXR 1000 tá envenenada e eu não sabia! Tem que ter culhão velho, a bicha é bruta! Para sua informação, a R1 é uma buesta!

        • ANDRE DE ITU comentou em 31/10/12 at 17:20

          Quer por pra andar? 😉

        • Fuinha comentou em 31/10/12 at 17:27

          as pessoas compensam a falta de cm com o excesso de cv.

        • Paulo R. comentou em 31/10/12 at 22:27

          Batalha dos EGOS!

        • Berndo comentou em 01/11/12 at 0:31

          Nao sao as hayabusas e ninja 1300 quem mais aceleram?

        • christiano comentou em 01/11/12 at 9:36

          tirando do papel e indo pra realidade:
          http://mazzeosgarage.blogspot.com.br/2012/02/0-300-kmh-em-um-formula-1.html

          0 a 300 em 583 metros e 12,1s !!!!!

  22. Francenelson comentou em 31/10/12 at 11:43

    Fábio, você soube disso: “Alonso é convencido a não tuitar contra Ferrari, diz jornal”?
    Será que o Choronso está de volta? Ele é muito mal perdedor, embora seja um grande piloto.
    Qual sua opinião a respeito de Alonso nesse sentido?

    • Vinicius Martinez comentou em 31/10/12 at 12:09

      Não duvide de nada que venha do Chorolonso, se em tramoia com Briattore jogaram o Nelsinho no muro para voltar ao podiun, se disse que o Adrian é seu unico rival desmerecendo seu propio engenheiro, nem precisa twitar, a Ferrari topa qualquer parada com pilotos de ponta para fazer seu jogo, alias adora contratar pilotos prontos, campeões e cheios de vicios, duvido que chegue no fim do seu contrato com a Ferrari.

    • Nino comentou em 31/10/12 at 12:13

      Francenelson, eu acho que ele esta com toda a razão em reclamar. Mas não há muito o que fazer, pois o F2012B é um remendo do mal nascido F2012A, aliás quanto a isto, temo que bater palmas para o trabalho de recuperação na temporada do projetista da Ferrari Nikolas Tombazis.

  23. Vinicius Martinez comentou em 31/10/12 at 11:37

    Bom dia Fabio e a todos, lendo a reportagem de Stefano Domenicali onde reconhece a superioridade dos carros da RBR e por fim uma declaração de Alonso dizendo ter 100% de certeza que vai ser o proximo campeão do mundo, me fez lembrar a historia de um menino que ganhou uma lata cheia de esterco e saiu gritando feliz da vida, GANHEI UM CAVALO, GANHEI UM CAVALO…..

  24. Gustavo Boscolo comentou em 31/10/12 at 11:20

    Fabio, e aquelas fotos do andamento das obras do GP dos USA, tem novas para postar nao?
    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 11:29

      Não.

  25. Sergio Pereira comentou em 31/10/12 at 11:19

    Mais apavorante deve ser estar no carro com o Grosjean numa largada.

    • bipolar comentou em 31/10/12 at 11:36

      kkkkkkkkkkkkkkk….. ao o cara vai sair todo kgd!… kkkkkkkkkkkk…. Isso se ele sobreviver ao acidente…. kkkkkkkkkkkk

    • Francenelson comentou em 31/10/12 at 11:38

      Hehehehehehehe Boa! Muito boa!! 😀

  26. debora comentou em 31/10/12 at 11:09

    Fabio, ninguem tem comentado o assunto! Você por acaso sabe por que a cobertura da Globo esta sendo do Brasil? Toda equipe, ( Luciano, Reginaldo Leme e etc.. ) não estão indo para o GPs ( falta de verbas)$$$$$

    • Fábio Seixas comentou em 31/10/12 at 11:22

      Não sei.
      Abs

    • bipolar comentou em 31/10/12 at 11:38

      a F1 não está sendo mais rentavel, há quem diga que a stock esta mais rentavel do que a F1… Abs…

      • Pedro Paulo comentou em 31/10/12 at 12:19

        Quem tá no lucro é a Band e o Panico com o personagem FELIPE PASSA. Rssss

      • ANDRE DE ITU comentou em 31/10/12 at 13:40

        Esta rentavel,sim.Globo ja fechou TODAS as cotas de patrocinio da F1 para 2013.

        • bipolar comentou em 31/10/12 at 19:44

          Falo na questão da audiência, audiência baixa o preço das cotas tendem a cair e estão caindo, a Globo pode já ter fechado as cotas, mas não nos preços que esperavam! Abs

    • Wagner Campos comentou em 31/10/12 at 13:54

      Simples, a F1 n é mais prioridade pra Globo, o q importa agora é o UFC. Basta se atentar pq o mala do Galvão n narra mais corridas, só lutas e os jogos principais. Sem brasileiro de destaque na categoria a F1 fica em segundo plano pra emissora.

      • bipolar comentou em 31/10/12 at 19:46

        é isso ai! tomará que a Record compre os direitos da F!

      • Paulo comentou em 01/11/12 at 19:01

        olha o galvão narra formula 1 sim e muitas corridas eles estiveram nas pistas inclusive com imagem do luciano e do reginaldo fazendo entrevista e mostrando os carros alguerm nao anda assistindo direito estas corrias da f-1

    • gustavo comentou em 01/11/12 at 9:28

      Cara, no inicio da temporada o Galvao disse q todas as provas seriam cobertas in loco
      foi quando ainda apresentou a nova camera e mais tempo para Mariana

      Acredito q as corridas narradas pelo Galvão, sao in loco sim

  27. JOÃO comentou em 31/10/12 at 11:07

    Fábio, reparou que o desenho da pista de Abu Dhabi lembra uma arma.
    Abraço

  28. Thiago Maia comentou em 31/10/12 at 10:42

    GPzinho bem meia-boca, mas Vettel deve adorar e Alonso ter pesadelos com Petrov kkkkkkk

    • Shiroya comentou em 31/10/12 at 11:04

      E isso ai kkkkkk

    • bipolar comentou em 31/10/12 at 11:42

      quem será o próximo pesadelo de Alonsete?????? kkkkk

    • Luciano comentou em 31/10/12 at 11:56

      RARARARARA

      Deve dar pesadelo mesmo. A tensão q deve ter dado na hora… de algo escapando.
      O Hamilton atrás do Vettel aqui no Brasil 2008 tb não teve nervos de jogar o carro pra cima e arriscar piorar ainda mais a coisa.
      Mas se acontecer de novo com o Alonso tenho certeza que ele joga o carro pra cima pra tentar.

  29. Amanda comentou em 31/10/12 at 10:23

    Não tinha lido esse relato, Fábio! A gente vê os pilotos na pista e não tem a real dimensão do que está acontecendo ali, da preparação que eles precisam para conseguir encarar isso. Fiquei bastante impressionada com o brasileiro que teve crise de claustrofobia, nunca tinha me passado pela cabeça como esse ponto também precisa ser trabalhado antes de entrar em um carro desses!

  30. ANDRE DE ITU comentou em 31/10/12 at 10:16

    Existem pouquissimas coisas na vida da qual sinto inveja,essa sua volta em um F1 é uma delas.

    • Gislene comentou em 31/10/12 at 10:54

      É, eu também adoraria dar uma volta num desses… mas é certeza que eu vomitaria ou desmaiaria (ou os dois) na primeira curva, hahahahaha.

    • debora comentou em 31/10/12 at 11:07

      Eu também! Imaginou uma mulher dirigindo um carro F1!
      Se um dia eu tiver uma fillha vou coloca-la num Kart! rsrsrs$$$$$$$$

      • José Augusto Rocha F° comentou em 31/10/12 at 11:45

        Já houveram algumas.

        • Nino comentou em 31/10/12 at 12:16

          A última perdeu um olho em um acidente a três meses.

          • Berndo comentou em 01/11/12 at 0:34

            Tirou as palavras da minha goela

    • christiano comentou em 31/10/12 at 11:39

      em interlagos, já andei em alguns carros, todos de GT, ferrari modena, BMW M3, stock car, Cayene, numa marea turbo (meteu 220 na reta oposta) e por último num uno rsrs (no uno foi sensacional, 4 no carro e um piloto no volante, qualquer curva parecia que iamos morrer rs)

      Já é impressionante e deliciosa a sensação de velocidade, principalmente freadas e entradas de curva, fico imaginando num F1 que o freio é “escroto” no bom sentido, acho que o Fábio vai concordar com o adjetivo rs

      • Paulo R. comentou em 31/10/12 at 22:31

        Cara, vc tem razão… A sensação de velocidade é diretamente proporcional a tipo/segurança/potencia do carro.

        Claro que alguns extrapolam, mas dá pra tirar base pelo que você sentiu sim.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).