Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
31/10/12 09:55

Estive nos Emirados Árabes duas vezes. Duas viagens marcantes.

A primeira, em 2004. Eu estava saindo do Bahrein, depois do primeiro GP da F-1 no mundo árabe, e por questão de logística tive de passar um dia em Dubai.

A Marie Palio, então responsável pelas viagens na Folha, me alertou que tinha reservado um hotel para mim, que não tinha muito ideia do que seria, mas que parecia bem simples.

É, pros padrões dos Emirados era um hotel bem simples… Tinha só 16 piscinas. DEZESSEIS!

Foi uma bela segunda-feira de folga…

A segunda vez foi em janeiro deste ano, a convite da Pirelli, para o lançamento dos pneus para esta temporada.

Novamente, um belo hotel: o Yas Marina, aquela estrutura branca, sensacional, que fica sobre um trecho da pista.

Mas a experiência marcante, para o resto da pista, aconteceu num espaço muito mais apertado do que aquele vasto quarto. Um cockpit de F-1.

Sim, dei três voltas na pista, num F-1 de dois lugares conduzido pelo Di Grassi.

E não tenho vergonha de dizer: foi a coisa mais apavorante que fiz na vida, superando o dia em que participei de um imprudente mergulho numa caverna em Abrolhos.

Difícil dizer o que foi mais impressionante: a aceleração na reta, que em alguns momentos me fez temer perder o capacete, ou as freadas tardias, que me faziam jurar que iríamos parar lá na montanha-russa.

Dois colegas não aguentaram. Um brasileiro sentiu-se mal antes mesmo de o motor ser acionado, claustrofobia, e abortou a experiência. Um argentino encarou as três voltas mas saiu do carro vomitando e precisou de atendimento médico.

Em resumo: não é para humanos normais. É para gente que passou a vida se preparando para o negócio.

Foi didático, altamente didático, para alguém que escreve sobre o tema há alguns anos. Deu-me uma dimensão mais real do que é estar num carro de F-1. 

O relato completo daquele 26 de janeiro está neste post. E há cenas nesta edição do Pit Stop, aqui.

Mas, enfim, vamos ao objetivo deste post. Segue a programação do GP de Abu Dhabi, antepenúltima etapa do Mundial de F-1, no horário de Brasília:

sexta-feira
7h-8h30: 1º treino livre
11h-12h30: 2º treino livre

sábado
8h-9h: 3º treino livre
11h: treino classificatório

domingo
11h: GP de Abu Dhabi, 55 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Cláudio R. Martins comentou em 01/11/12 at 22:18

    Fabio, acabei de saber atravez do site grandepremio e do blog do F. Gomes que bruno sena ja foi notificado pela Williams que Bottas assumira a vaga dele no ano que vem… você sabe qual a real veracidade dos fatos? e quais as opções de cockpit que sobram para Bruno?

    • Fábio Seixas comentou em 02/11/12 at 13:03

      Se eles escreveram, eu assino embaixo.
      Abs

  2. Regis Br.Rock comentou em 01/11/12 at 21:52

    Que interessante! Li uma matéria da Uol em que Fernando Alonso alegava que segue a disciplina Samurai.

    Então, Sebastian Vettel é um Ninja?

    No Japão feldal, samurais e ninjas eram inimigos mortais. Quando se defrontavam, somente um dos dois tinham a certeza de que só um prevaleceria no combate…

    Então, que venha o Grand prix das Arábias.

  3. Juvencio comentou em 01/11/12 at 21:37

    É uma posição comoda criticar esportistas de nivel mundial como são os pilotos de F1 ou de qualquer outro esporte. Experimentem devolver um saque do Guga , ou participar de um treino coletivo com Ronaldinho Gaúcho & CIA , bloquear um ataque do Giba na rede , em qualquer dos casos não verão a cor da bola !

  4. rodrigo comentou em 01/11/12 at 21:14

    Fábio já que vc falou do Di Grassi, tem notícias dele e se ele ainda tem um projeto de voltar a fórmula 1? Desses perez da vida e outros tantos o di grassi dá um banho.

  5. Ciro Graffin comentou em 01/11/12 at 21:14

    Fábio com as vagas sendo ocupadas o Razia tem mais chances na Force India ou na Caterham? Parabéns por seu blog sou seu fã cara.

  6. mauro rodeghiero comentou em 01/11/12 at 20:13

    e todo Brasileiro é PILOTO de F1 , detona quem é do meio , mete o pau geral …..deviam ler esse teu relato ….

  7. Nino comentou em 01/11/12 at 14:37

    Ai para a galera que curte motociclismo: http://www.mundomoto.esp.br/

  8. thiagoST comentou em 01/11/12 at 13:21

    Fábio,o Bruno parece q ja ta fora da WILLIAMS

  9. Celso Bressan comentou em 01/11/12 at 10:15

    Fábio e Amigos:

    Ainda não andei de F-1 mas peguei de jeito a pista de Montreal num domingo à tarde sem ninguém para controlar. Andei duas voltas nela, tentando acelerar ao máximo na Hairpin.

    Desnecessário dizer que cheguei em primeiro… eh! eh! eh!

    Nossa! Que sensação andando sobre a zebra!

    E como a pista é estreita… Mal cabem dois carros…

    Um dia, arriscarei uma dessas voltas do Fábio, se uma oportunidade aparecer…

    Abraços.

  10. Pedro Anselmo Filho comentou em 01/11/12 at 9:28

    Fábio,

    Essa é off-topic, mas veja o que Zanardi fez: http://www.testosteronasports.blog.br/2012/10/31/mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mais-um-exemplo-de-alessandro-zanardi

    Abraços

    Pedro

    • Pedro Tannus comentou em 03/11/12 at 10:15

      O Zanardi faz as nossas mesquinharias irrelevantes! Que cara foda!

  11. Gabriel comentou em 01/11/12 at 8:01

    Fabio, já viu essa?

    http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/senna-nao-continua-na-williams-em-2013-e-deposita-suas-chances-de-seguir-na-f1-na-force-india

    Era bola cantada já.

    • joel belmonte fialho comentou em 02/11/12 at 21:41

      Gabriel , dificil dizer mas é uma realidade já cantada por Barrichello lembra ? eu não vi nenhuma evolução de Bottas sempre linha intermediaria acima
      do 10º não vejo nada espetacular sinto muito mas é um Jaime Alguensuari , dj
      mas veloz não , será um erro para Franck absorver não acha . Seria um milagre Bruno ir para Force Indian tomara né?

  12. Luis Pereira comentou em 01/11/12 at 7:17

    Fábio, você como a maioria dos jornalistas hoje cobre a F1 daqui. Foi um problema de custos que os orgãos de comunicação identificaram ou no seu caso uma opção pessoal?

  13. Berndo comentou em 01/11/12 at 0:27

    Nao tenho suas credenciais obtidas por merecida carreira, mas espero acreditar que um dia usarei o dinheiro do meu trabalho para trocar por uma experiencia dessas. Mas temo eu que seja o tipo da coisa que nem mastercard compra…

  14. Marcelo comentou em 31/10/12 at 23:32

    Onde esta aquela turminha que vive dizendo que Formula 1 dos últimos 15 anos é como jogar vídeo-game? Seixas deve sentir pena dessas pessoas ao ler seus comentários. E o mais hilário, eles criticam, mas não perdem uma corrida de F-1…vai entender.

    Prost e D.Hill já “entregaram”, os carros atuais não são tão diferentes do início dos anos 90, e os carros dos anos 90 não podem ser tão distante dos anos 80. Quem gosta de esporte a motor sabe respeitar cada época. No final das contas, não existe competição fácil quando o assunto é campeonato mundial. Quem não gosta da F-1 atual faria um grande favor em acompanhar só o UFC, pelo menos nas lutas a pachecada pode soltar a franga com o Galvão.

    http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg

  15. Regis Br.Rock comentou em 31/10/12 at 22:09

    Certo dia, Fábio Seixas e Rubens Barrichello haviam combinado para dar três voltas na pista de Interlagos num F-1 de cabine dupla.

    No dia previsto, na hora do carro largar, aconteceu uma pane. Rubinho e Fábio saíram do carro, e nesse instante pensativo, Rubinho falou:

    – É o seguinte, eu empurro o carro, enquanto você dá a partida…

    – Me desculpe interrompê-lo… Eu não sei dar partida nesse tipo de carro, e…

    – Não se preocupe, na hora que o carro der o sinal de aceleração, trocamos de lugar e pronto, daremos nossas três voltas na pista. É a mesma coisa que fazer um carro pegar no tranco. Ok?

    E Fábio meio contrariado, assumiu o controle do volante. Aliás, naquele instante, carro era carro, não é!? Enquanto Rubinho empurrava o carro, deu início a sua contagem regressiva:

    – Ao meu sinal! Três, dois, Um…

    – VVVVRRRRUUUUMMMM!!!!!

    E o carro de F-1 ao comando de Fábio Seixas saiu em disparada. Acelerando nas retas, contornado as curvas, uma volta, duas, três! E o Rubinho:

    – Já chega Fábio! Já se passaram três voltas!

    E mesmo assim, Fábio não parava com o carro. E nessa altura, já havia feito mais de vinte voltas! Até acabar o combustível fazendo o carro parar com pane seca.

    Rubinho correu na direção do carro todo eufórico, dando parabéns ao jornalista, e porquê não, um bom piloto de carro de F-1:

    – Nada mal cara! Não sabia que você pilotava tão bem um F-1! Fez uma das melhores voltas da pista! Tudo bem!?

    Fábio Seixas, ao sair de dentro do cockpit do F-1, estava exausto, ofegante e com uma cara de poucos amigos. E o Rubinho sem entender nada, ainda perguntava:

    – É. Parece que está mesmo tudo bem… É… Que tal você dar mais uma volta no carro e…

    Nessa hora, Fábio Seixas a passos largos, caminhou furioso na direção do Rubinho, enquanto que a turma do deixa disso e muitos curiosos rodeavam os dois. Nesse momento, Rubinho muito assustado, lhe fala:

    Calma Fábio… Que raiva é essa!? E você realmente sabe muito de F-1, e na prática, é até um bom piloto!

    – É!? Eu só tenho uma pergunta…

    – É!? Ah, já sei… Uma dica não é?… Então qual? pergunte.

    – Onde fica o freio!

    – Ha, ha, ha…

    🙂

    VOCÊ DECIDE:

    ESSA HISTÓRIA É ENGRAÇADA?

    ( ) SIM

    OU

    ( ) NÃO

    • Regis Br.Rock comentou em 01/11/12 at 22:09

      Fábio, escrevi essa história inspirado naquele desenho animado da McLaren. Não é uma piada em si, e sim, um roteiro. O problema é que tava ruim para escrever no computador, e na hora da revisão do texto, acidentalmente, cliquei na barra publicar comentário… ainda bem que não passou. E a história soaria sem graça. Valeu e muito obrigado por não publicar, valeu. Tenha um bom final de semana. E que venha o Grand Prix das Arábias.

      • Regis Br.Rock comentou em 02/11/12 at 15:48

        …???… Passou… Ah, ha…

        🙁

        • Regis Br.Rock comentou em 02/11/12 at 15:50

          Valeu Fábio Seixas! Até…

          🙂

  16. Alex Xavier comentou em 31/10/12 at 21:30

    Eu me lembro da sua experiência com um carro de F1. Sobre o capacete, ele precisa estar bem (não muito), mas o apertado suficiente para que o vento não o levante, fazendo com que o “queixo” do capacete levante com o vento e vende os olhos. Se já andei de F1? Não. De moto mesmo. Mas me lembro legal dessa história e achei interessante. E sobre as 16 piscinas, hehe. Beleza. Talvez na próxima vc tire umas férias em um ap. de frente para o Mar Morto também. E crééédo meu! Mal me acordei depois de um GP e já tem outro!!! Entaum… assim seja. Abs. 😀

    • Alex Xavier comentou em 31/10/12 at 21:51

      …interessante a sua experiência. Abs.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).