Pílulas do Dia Seguinte
29/10/12 09:14A Lotus renovou com Raikkonen por mais uma temporada. Era a lógica, apesar dos rumores sobre o mau momento financeiro do grupo. O que não entendo é nenhuma equipe maior ter feito proposta pelo finlandês, um dos grandes talentos da atualidade. O anúncio da renovação foi feito de forma diferente, por vídeo…
No sábado, Alonso cutucou Vettel ao dizer que seu grande rival no campeonato era Newey. Uma clara deselegância. Ontem, o alemão se vingou, com classe: “Não é só um fator que faz diferença”. Tomou, Alonso?
Besteiras à parte _e todos falamos algumas de vez em quando_, Alonso fez uma pilotagem magistral na Índia. Saindo em quinto, superou as duas McLaren e a Red Bull de Webber. Foi ao limite do possível, portanto. Por essas e outras é que o considero o melhor da atualidade _e isso não é demérito para craques como Vettel, Hamilton e Raikkonen;
Momento estatístico: na história da F-1, sempre que um piloto venceu quatro GPs consecutivos numa temporada, terminou o ano como campeão. Não por coincidência, a última vez que isso aconteceu foi em 2009, com Button;
Mais uma estatística, esta um oferecimento do leitor Gustavo Vazquez. No quadro abaixo, estão as chances de título após o GP da Índia…
O comentário do Gustavo no blog dele: “Em metade dos cenários Vettel será campeão. A chance de Alonso ainda é alta: 2 em 5. Alonso precisa tirar 4,23 pontos por corrida de Vettel, o que _na teoria_ não é tanto. Raikkonen e Webber precisariam ganhar todas sem Vettel marcar mais nenhum ponto _em suma, muito provável que saiam da disputa no próximo GP”;
Guardadas as devidas proporções, Bruno foi outro que fez uma bela corrida. Numa prova com poucos abandonos, largou em 13º e terminou em 10º. Voltou a pontuar. Não, ele não deve terminar o Mundial à frente do Maldonado, como cheguei a acreditar. Embora mais regular que o venezuelano, suas últimas três provas anteriores foram muito ruins. Mas é correto dizer que ele já entra para aquela turma de pilotos competentes e que merecem ficar no ano que vem, como Di Resta, Hulkenberg e Kobayashi;
Massa: “Foi um susto. Logo no começo, já tive a informação de que teria de salvar combustível, então durante a maior parte da prova, tive de poupar gasolina sempre com um carro próximo de mim [Raikkonen]. Então a corrida foi bem difícil e sofrida do início ao fim”. Saiu em sexto, terminou em sexto, está de bom tamanho. Mas, mais uma vez, ele falhou na tarefa de tentar roubar pontos da Red Bull;
Em Abu Dhabi, a Red Bull deve garantir o tri no Mundial de Construtores. Hoje, a equipe tem 91 pontos sobre a Ferrari. Pode perder cinco pontos dessa vantagem no próximo domingo que ainda assim garante matematicamente a taça;
Schumacher teve um final de semana para esquecer, mas pelo menos sai com um belo consolo: segundo o “Bild”, a Mercedes vai dar a ele o carro com que ele disputou esta sua última (mesmo) temporada na F-1. É um belo item de decoração para uma casa, digamos;
Passou batido aqui no blog nos últimos dias, mas nunca é tarde para comemorar: Paul Ricard deve voltar à F-1 em 2013, na vaga do GP de Nova Jersey. Seria sensacional;
Em Phillip Island, Pedrosa caiu na segunda volta, quando liderava. Não quebrou nenhum osso desta vez, mas foi uma queda das mais doloridas: com seu abandono, Lorenzo, segundo colocado na prova, conquistou o bicampeonato. Merecido. Ele foi mesmo o melhor piloto do ano na MotoGP. Outra festa legal foi a de Stoner, vencendo sua prova de casa pelo sexto ano seguido, a duas semanas de pendurar o capacete. Uma das grandes personalidades da moto, ele vai fazer falta.
Essa história de que Alonso é o melhor da atualidade, dificilmente sobrevive à realidade, principalmente estatística, quando se leva em conta o tempo que já leva Alonso ao volante de um F1. Os únicos 2 títulos do asturiano foram sob a tutela de um senhor que foi banido da F1 para todo o sempre. Assim como este ano suas vitórias só vieram por erros dos adversários, seus dois títulos, entre outros fatores, vieram principalmente de momentos de queda de rendimento do conjunto Ferrari/Schumacher e por erros dos adversários. Falta provar o tal talento.
O gráfico das probabilidades parece estar perfeito. Digo “parece” porque por intuição e pelo pouco que lembra de Estatítisca ele parece perfeito mesmo e se alinha com a nossa intuição. Parabéns ao Gustavo Vazquez e a você pela percepção!
O calcanhar de Aquiles da Ferrari atende pelo nome de Domenicalli. Depois que este cidadão assumiu o comando do time, a Ferrari nunca mais foi a mesma. A chegada de Fry deu uma “leve melhorada”, mas nada significativo. Se eu fosse Montezemolo, faria de tudo pra trazer Rory Byrne de volta, e tentava encontrar um outro chefe de equipe… Domenicalli está se acomodando em cima do piloto que tem, sabendo que é o melhor do grid.
Caros, a briga do Alonso é nas pistas, contra outros pilotos, como ele. O cara da Ferrari que briga com o Newey é o Tombazis, projetista da casa italiana. Não dá pro chorão justificar sua derrota assim né? Coisa muito feia, bem dele. Não estranhemos se aparecer a mão grande de algum diretor de prova nas três corridas que faltam para dar uma ajuda ao espanhol. O bancão espanhol está exigindo da Ferrari o campeonato de pilotos, e a Ferrari sempre teve a FIA na mão. Tomara que o espanhol não peça ao Massa prá meter o carro no muro ou no Vettel, como foi no seu primeiro título, com o episódio do Nelsinho (título que aliás deveria ter sido cassado do piloto e da escuderia). Aguardemos atentos…
Cara, não sabe o que diz, procura se informar… No episódio de Cingapura, o Alonso já era bicampeão. E ele tava fora da disputa do título naquele ano. Não tem argumentos, posta qualquer coisa… tsc tsc
Engraçado o massa ter que economizar combustivel e o Alonso não. Não é o mesmo carro? O Massa já aprendeu com o Barrichello. É o rei das desculpas. Na próxima imita a Fabiana e diz que tava ventando muito.
Voce assistiu a corrida? A ordem para economizar combustivel veio pelo radio.
Se veio pelo Rádio ou pela Placa não tem nada haver …… o que Nilton disse é que foi muito estranho o Massa ter este problema e o Alonso podendo mandar a botina sem preocupações….erraram na quandidade do Massa ? Dúvido….rs..
se voce soubesse interpretar textos entenderia que o que ele quis dizer é que a historia do combustivel pode ser uma desculpa do Massa.
Newey com uma mão na taça e Vettel com a outra. Até aqui, o único título que eu realmente reconheço do Vettel é de 2010.
Ano passado foi injusto demais. E agora está sendo novamente.
O Fábio não gosta do Alonso.
É, não gosto. Vivo escrevendo que ele é o melhor piloto da atualidade…
O meu, o Fabio é um p… puxa saco do Alonso. Embora o reconheça um bom piloto não o considero essa bola toda. Nesse ano ganhou uma corrida e duas outras cairam de presente no colo dele por problemas técnicos em outros carros. E quando competiu em igualdade de condições na MacLaren com o Hamilton, “dançou”… Mas ele pode sim ser campeão – o jogo de interesses da F1 é muito grande e a Ferrari tá há um bom tempo fora desse jogo. Então… não é preciso explicar muito, né $$$
Concordo com você, não vejo nada de mais, se for lembrar do calor que tomou do Perez esse ano, acho menos ainda e se for por contar por manobras extraordinárias, Bruno deu um banho esse fim de semana, faltou estar mais na frente para garantir seu contrato, na F1 funciona assim, mas discordo que a Ferrari tem chance, a essa altura com todo dinheiro que tem, não conseguiu ter um carro para isso e o campeonato ja esta chegando ao fim. Chupa Alonso, Chupa Ferrari.
“injusto demais” ???? porque ???? O cara deu um banho na concorrência toda! Qual a ‘injustiça’ prá vc “não reconhecer” (ui ! …) o último título do Vettel?
responda, por obséquio ….
abç
Não me causa estranheza nenhuma a F1 atual não agitar o mercado por causa de Raikkonen e nem mesmo ter espaço para Kobayashi, como não teve para Lucas de Grassi e pelo jeito não terá para Razia. Acomodou-se às equipes terem um piloto que tente ganhar campeonato e o outro que ajude no de construtores e esperar por aspirantes com malas de dinheiro ……
O Vettel só perde esse título para ele mesmo, assim como aconteceu com o Hamilton em 2007. Já o Fernando Alonso vai depender de uma bizarrice bem grande do Vettel ou da Red Bull para abocanhar esse campeonato.
Num é bem assim… tem muito interesse ($$$) no mundo da F1. Na real não dá pra discutir sua posição, mas no fato… Afinal o presidente da FIA é o ex-chefão da Ferrari, né. E o “caminhão” de dinheiro que a Ferrari carrega é incontestável.
A Ferrari sonha em ter 3 carros, a RBR mantem duas equipes e 4 carros, alias com seu própio patrocinio, tem mesmo alguma duvida sobre dinheiro e capacidade de fazer um carro vencedor?.
Lembrando que ainda se da o luxo de não deixar a segunda equipe copiar o projeto da primeira. Chupa
É muito engraçado presenciar o surgimento dessa repentina horda de sentistes viuvinhas, rendendo ulas ao supercampeão Vettel.
Pena q esse tipo de episódio só acontece qd o bebê chorão tá com as duas mãos na taça, e pilotando um foguete!!!
Bando de Maria vai com as outras!!!
Como o brasileiro tem ausência de caráter!!!
E tem mais, O bebê chorão nunca, mas nunca vai ter coragem de pilotar na mm equipe q o espanhol!!!
Boa, mandou super bem!
Você esta se comportando como uma viuvinha e ao mesmo tempo como um bêbe chorão, se fala pouco do Vetell porque quando ele aparece já esta com a taça na mão, nada subiu a sua cabeça, ao contrario do Kid vigarista ( Alonsantander), e em falar em ausência de carater, nesse assunto o Alonso e a Ferrari são imbativeis, sobre ter coragem de pilotar na mesma equipe do Kid vigarista, qual seria o bom motivo para alguem que vai ser tri campeão por uma equipe que tem a melhor estrutura, uma equipe principal e uma de laboratório, tem o melhor projetista e por consequência o melhor conjunto, vai bater cabeça em uma equipe que vive se perdendo com preferências e escolhas erradas?????????, Chupa
Fabio. Sua comparação do Bruno com Hulk, Koba e di Resta é reforçada pelos números. Em sua primeira temporada completa, temos os seguintes dados:
-Koba em 2010:32 ptos em 8 provas de 19 total
-Hulk em 2010:22 ptos em 7 provas de 19.
-di Resta em 2011:27 ptos em 8 provas de 19.
-Bruno em 2012:26 ptos em 8 provas em 17 até agora.
Portanto, não seria uma distorção a permanência do Bruno por mais um ano.
Fabio,
É verdade que a chapa ferveu entre a Ferrari (Fry) e Alonso???
Qual deles não sabe perder mais?
Abs
Parece que o clima não tá dos melhores…
Não duvido que em 2014, com a chegada de Vettel, Alonso saia da Ferrari e vá para a Red Bull ou Lotus/Renault se esta estiver bem. McLaren e Mercedes (com Hamilton) nem pensar.
Olá Fabio. Algumas evidências que confirmam que Mclaren e Ferrari seguiram caminhos diferentes de set-up comparados a Red Bull e Lotus, .Apenas para lembrar que as duas primeiras escolheram set-ups de baixa pressão aerodinâmica enquanto as duas ultimas o oposto. Basta ver os tempos por setor:
1- As dificuldades da Mclaren com os pneus macios.O carro escorregava muito, aumentando o desgaste.
2-Kimi não conseguiu passar o Massa mesmo com DRS aberto. Dava para ver que nesta situação as velocidades se equiparavam.
As escolhas seguem a lógica da Red Bull seguir um caminho conservador, enquanto Ferrari e Mclaren tinhar que ir para o ataque. Na lotus, o proprio Kimi disse que foi um erro de escolha.
Excelentes observações Alexandre !!!
Boa noite narigudo !!!
Existem boatos (leia-se BOATO) que um Bilionário brazuquinha, cujo filho tem nome de herói em quadrinhos…rs, vai comprar uma vaga para um brasileirinho dirigir na Lotus de 2013 !!!
Abre o olho Narigudo, teremos 3 brazucas para vc vomitar em 2013 !! rs
prá que tanta grosseria ???? affffff, parei ….
Parabéns para Alonso, que teve coragem de dizer nas entrelinhas o que qualquer um que entende o mínimo de corridas sabe: se os carros fossem iguais, ele esmagaria todos os concorrentes. A disputa pela segunda posição, esta sim seria interessante, com Hamilton, Raikkonen e Vettel como favoritos ao segundo posto.
São excelentes pilotos, mas temos que reconhecer que Alonso está dois degraus acima de qualquer um deles.
É óbvio que um piloto dizer que sua disputa não é com os pilotos de outra equipe, mas com o projetista é algo bastante antipático e politicamente incorreto.
Só nos resta agradecer por Alonso nos brindar com sua pilotagem de altíssimo nível e extrema coerência nas declarações. Por fim, não esqueçamos que Senna e Piquet foram tudo, menos politicamente corretos.
Imagino que a maioria dos pilotos de ponta com essa Red Bull dos ultimos 3 anos ganharia o campeonato.
Agora disputar o campeonato até o final com essa Ferrari? Não basta ser piloto de ponta, precisa ser genio.
Lógica tem, até porque Raikonnen já tinha dito que não tinha lugar melhor para onde ir. De certa forma está certo o finlandês. Só Mclaren, Red Bull e Ferrari são melhores que a Lotus neste fim de temporada. A Mercedes colapsou, mas também tinha tudo para ser melhor que a Lotus. Portanto ir para onde? Sair da F1? A verdade é que o Raikonnen das últimas corridas é um Raikonnen meio desmotivado. Não arrisca nada. Ontem esperou que caísse do céu a posição de Massa. Não caiu. Ficou por alí quietinho. Uma coisa é verdade, a Mclaren ficava mais bem servida de piloto se tivessem Raikonnen no lugar de Button.