Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel vence e já faz as contas

Por Fábio Seixas
28/10/12 09:08

O GP da Índia foi o retrato do atual momento do campeonato: Vettel inalcançável, vencedor, arrebatador. E um Alonso batalhador, disposto a vender caro o tricampeonato.

Alonso e Vettel no pódio do GP da Índia (Punit Paranjpe/AFP)

 

Vitória do alemão, a quinta na temporada, a quarta consecutiva.

E segundo lugar para o espanhol, que lutou, lutou, lutou… 

Webber completou o pódio.

Um resultado que ainda aponta para o título de Vettel, quiçá antes mesmo de Interlagos. Mas que não encerra a fatura agora, como parecia até a 48ª das 60 voltas.

Massa foi o sexto e Bruno, o décimo.

Uma corrida que até teve alguns bons momentos, mas que não foi das melhores.

Na largada, Vettel não deu chance para ninguém e disparou. Webber manteve a segunda posição. A briga boa ficou mais para trás: Button e Alonso passaram Hamilton após uma primeira volta bem acirrada.

O maior incidente foi com Schumacher, que recebeu um toque e teve o pneu direito traseiro furado. Teve de ir para os boxes, para último.

O top 10 na primeira volta: Vettel, Webber, Button, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Pérez, Hulkenberg e Rosberg.

Na quarta volta, Alonso chegou em Button, abriu a asa e passou. Sua briga, a partir de então, seria para tentar se aproximar das Red Bulls.

Missão inglória. Na quinta volta, Vettel já abria 2s4 sobre Webber, que tinha 3s8 sobre o espanhol.

Um pouco mais atrás, Hamilton gostou da brincadeira e também passou o companheiro.

Formou-se então um trenzinho promissor na luta pelo quinto lugar: Button-Massa-Raikkonen, separados por 1s5. Mas que ficou na promessa. Ninguém partiu pra cima de ninguém.

É… Ficou nisso. Até pela decisão da maioria de fazer apenas um pit stop, o GP da Índia foi uma corrida chata.

Um dos raros momentos bons nessa altura da prova veio na 16ª volta: Bruno passou Maldonado e ganhou a 11ª colocação, atrás de Grosjean _um sanduíche complicado.

Vettel, lembram dele? Voava lá na frente, brincando de cravar melhores voltas em sequência.

Na 20ª volta, tinha 5s2 sobre Webber, que mantinha 4s sobre Alonso. Completando o top 10, Hamilton, Button, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Rosberg e Grosjean.

Na 22ª, Pérez, que teve um pneu furado um pouco antes, entrou nos boxes e abandonou.

Os pits só foram abertos pra valer na 26ª volta, com Button. Bruno parou na 27ª. Na seguinte, Raikkonen, Karthikeyan, Rosberg e Maldonado.

Massa entrou na 29ª, foi ultrapassado por Raikkonen na curva 3, mas recuperou a posição na 4. Uma briguinha boa.

Alonso parou na 30ª. Webber, na 31ª. Hamilton, na 33ª. Vettel, na 34ª.

Posições reestabelecidas, Vettel tinha 11s8 sobre Webber, que passou a ser ameaçado por Alonso. Apenas 0s8 separava o australiano do espanhol que, obviamente, tinha que partir para o tudo ou nada.

Webber reagiu, chegou a aumentar sua vantagem para 1s4, mas então começou a sofrer com o Kers.

Alonso foi chegando, chegando, e passou: foi na curva 4, na 48ª volta. Webber não teve como se defender.

Vettel seria um alvo inatingível? Na dúvida, o espanhol resolveu acelerar.

Mas não deu. O alemão cruzou com 9s4 sobre o rival. Webber passou a 3s7 do espanhol.

Completando o top 10, Hamilton, Button, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean e Bruno.

No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 13 pontos sobre Alonso: 240 a 227. Raikkonen, o terceiro, tem 173. Faltam três GPs.

Hora de fazer as contas: com mais duas vitórias, o alemão fecha o campeonato em Austin.

E, pelo visto, acho que é isso que vai acontecer…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. joel belmonte fialho comentou em 28/10/12 at 11:42

    Caro Fabio Seixas, tudo bem falar dos melhores momnetos dos que estão ba ponta do campeonato justo, porém gostaria de saber sua opinião sobre o trabalho duríssimo que Bruno Senna fez no GP India , belas ultrapassagens, momento de puro controle na corrida o que foi a aquela ultrapassagem em maldonado , e Koba digno de seu comentario lógico! outro desafio contra Nico Rosberg, em fim um corridaço para alguém que encontra-se sob judici , na lingua das corridas , ao meu ver é um problema de equipe , deixar um piloto em franca escenção sem cockpit para 2013 , qual sau opinião?

  2. Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 11:40

    É, o Alonso mostrou o esforçado que é. Além de uma Red Bull, talvez a diferença entre Vettel e o Marlboro Man Alonso é que o alemão é mais novo. Com seu reflexos e etc. no ponto e no auge. E o Bruno até mostrou uma certa evoloção neste fim de semana. Indo bem nos treinos mas não se mantendo na posição em que conquistou. Mas um pega com o Rosberg com certeza serviu como experiência para evoluir mais um pouco na categoria. Que continue assim e o que resta mesmo para os pilotos brasileiros e só a expectativa no ano que vem. E este ano vejo uma disputa de nível e espero que essa disputa vá até o GP do Brasil.

    • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 11:42

      … e “burn” o campeonato.

      • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 12:03

        Ah Fábio. Desculpe ae por estar escrevendo muito. Mas eu só queria dizer que nessa finaleira de campeonato, se continuar assim como está para os pilotos brasileiros, talvez isso mude o curso da estatística pessimista em que podemos ficar sem pilotos futuramente e mostrando que o Brasil ainda não está morto para a Fórmula 1.

  3. washington comentou em 28/10/12 at 11:33

    Favor corrigir sua frase para… O carro da Red Bull inalcançável, vencedor, arrebatador. E um Alonso batalhador, disposto a vender caro o tricampeonato.

  4. Alessandro-Palmeirense comentou em 28/10/12 at 11:29

    Fábio, acho o termo “uso da asa” (Não disse que você escreveu, disse que é o termo usado) incorreto. Na verdade, se usa a asa a pista toda. Em um ou dois pontos, existe a permissão do NÃO uso da asa. Qual a função da asa? Não é aumentar o arrasto para dar mais estabilidade ao carro. Então, a solução adotada é o de não uso da asa, e não o contrário.

    • Fábio Seixas comentou em 28/10/12 at 11:31

      Você entendeu, não?
      Abs

      • Carlos comentou em 28/10/12 at 11:36

        Acho engraçado o seu jeito de tirar um sarro dos que seguem o seu blog e depois mandar um abraço.
        Abs

        • Fábio Seixas comentou em 28/10/12 at 11:36

          Legal.
          Abs

      • Alessandro-Palmeirense comentou em 28/10/12 at 13:23

        heheh… Claro que sim, Fábio. Mas fique registrado.

  5. Racing Fan comentou em 28/10/12 at 11:26

    Depois desta corrida acho que seria meio estúpido que a Willians substituisse a dupla de pilotos. Maldonado por razões de patrocinador e Senna por falta de melhor opção no mercado. Senna fez uma boa corrida. Sua substituição por outro piloto em 2013 não faz sentido.
    Ross Brawn afunda a Mercedes e uma pena que não aceite isso como fez Schumi. Hamilton vai para uma equipe que tem tudo para vencer, mas com Brawn tem tudo para falhar de uma forma meio grotesca.
    A Ferrari sobreviveu nesta corrida graças a sua melhor perfomance com os pneus duros, o pneu que melhor faz render o Ferrari, mas não chega.
    A Mclaren por erros grosseiros, falta de confiança dos pilotos, um ambiente de fim de festa, e um Button que não tem braço de campeão e nunca vai ter, deixa a Ferrari de Alonso terminar numa posição muito exagerada para as reais capacidades do carro.
    O site da F1 mostrou que a RB já havia introduzido um novo bico do carro já em Singapura, que já era visível. 4 vitórias se seguiram, o que prova que o problema do carro era realmente os fluxo aerodinâmicos anômalos provocados por um erro de projeto de Newey nesta parte do carro. O novo bico remendou o erro. O duplo DRS foi um complemento que trouxe o ritmo necessário para lutar pelo título. Newey demorou a perceber e admitir, mas antes tarde do que nunca. Para 2013, a RB vai ter de rever um pouco mais aquela entrada no degrau do carro. Newey remendou desviando o fluxo ligeiramente desta entrada no degrau, mas não solucionou definitivamente. Sua sorte é que já não há muito tempo este ano para as outras seguirem. Por mais moderna que a F1 seja ainda há uma certa lentidão natural na criação de novos componentes aerodinâmicos.
    Raikonnen parece ter desistido de correr os riscos que a profissão de piloto de F1 exige. No início do ano arriscou demais, agora se conformou. Não sei se já caminha para uma nova aposentadoria na categoria máxima do esporte automóvel.
    Massa fica num inodor e incolor 6º lugar.
    A STR tem a sua pior dupla de pilotos de sempre. Mais valia demitir Vergne e Ricciardo ao mesmo tempo e tentar uma dupla nova. Talvez estejam aumentando as chances de Razia pilotar um STR em 2013.
    Grosjean só não fez muita barbeiragem, porque o resto é quase nulo. Se eu fosse Boulier substituia Grosjean por Valsechi em 2013 e já até estreava o piloto italiano no GP do EUA, já que a pista é inédita para todos e o talento de Valsechi pode fazer alguma diferença. Grosjean não tem futuro na F1, mas a verdade é que a Lotus também não deve durar muitos anos também.
    A AIR Red Bull de Vettel fez mais um voo tranquilo. Newey inventou muitas coisas fantásticas em termos tecnológicos, mas também inventou a F1 tipo voo de cruzeiro.

    • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 11:43

      Senna já tem substituto. Bottas, o empresário dele, é o novo diretor da Williams, Bruno tem que correr pra conseguir assento na Sauber ou Force India e rápido!

    • RENOIR BAYER comentou em 28/10/12 at 11:50

      CARAMBA…….QUE CORRIDA VCS OLHARAM?????????????? E TENTO TORCER PARA OS 2 REPRESENTANTES DO BRASIL…..MUITO COMPLICADA…..O CARRO DA WILLIANS É MUITO SUPERIOR O DO ANO PASSADO (O QUAL O PE DE CHINELO) AJUDOU EM TODO SEU DESENVOLVIMENTO…..A TROCA DO MOTOR FOI O MAIS IMPORTANTE NESTE PROCESSO MEUS CAROS……O BRUNO FEZ SIM UMA BELA ULTRAPASSAGEM….KKKKKK DEPIOS ERROU SOZINHO A ENTRADA DOS BOX E PERDEU A POSIÇÃO PARA O MALDONADO…VCS DEVERIAM OLHAR MELHOR AS CORRIDAS…..TEM MUITOS PILOTOS MELHORES QUE ESTE BRUNO….EX. HULK, KOBA, SUTIL, RUBENS E POR AI VAI……TORCER É UMA COISA…..VER COISAS COM FANTASIAS É OUTRA…..ABS.

      • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 12:11

        cara… com todo respeito. mas voce viaja!

        • RENOIR BAYER comentou em 28/10/12 at 12:45

          SIM MUITO KKKKKKKKKK VCS NÃO…..VC SABE QUE UM CARRO NOVO É DESENVOLVIDO NO MEIO DO ANO(TODAS AS EQUIPES JA ESTÃO COM SEUS CARROS BEM ADIANTADOS…CERTO?????? O PE DE CHINELO AJUDOU SIM MEU CARO KKKKK E OS PILOTOS QUE MENCIONEI….SIM SÃO BEM MELHORES QUE O BRUNO DINHEIRO SENNA KKKKK E QUE FEZ MAIS UMA CAGADA NA CORRIDA FEZ KKKKKKK ERROU A ENTRADA DOS BOX E PERDEU UM MONTE DE TEMPO….VC NÃO VIU????? A TV MOSTROU MEU CARO COM TODO O RESPEITO……VC DEVERIA FALAR UM POUCO COM QUEM SABE DE F1….NÃO NÃO ….EU ENTENDO POUCO MAS SOU INTELIGENTE O BASTANTE PARA FALAR O QUE ESTOU FALANDO……O CARRO DA WILLIANS É MUTO BOM…..O SENNINHA NÃO ESTA NO NIVEL DO DI GRASSI, DO RAZIA E NEM DO PIQUET JR. QUE FEZ ONTEM MAIS UMA BELA CORRIDA NA TERCEIRA DIVISÃO DA NASCAR E TALVEZ VAI ESTAR NA PRIMEIRA DIVISÃO JA ANO QUE VEM….TAMBEM MUITO MELHOR QUE O BRUNO DINHEIRO SENNA…..SIM O MOTOR DA RENAULT É MUITO MAS MUITO SUPERIOR O COSWORTH….VC TEM ALGUMA DUVIDA??????????????? SIM SIM EU VIAJO MUITO MESMO E VCS NÃO….. VAI LER MAIS SOBRE AUTOMOBILISMO MEU CARO…..COM TODO RESPEITO….ABS.

          • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 13:17

            voce nao esta errado no que escreve, so na maneira como contextualiza! muda sua ideia ai.

        • RENOIR BAYER comentou em 28/10/12 at 13:52

          BLZ JEFF OLEGÁRIO….ABS

      • Racing Fan comentou em 28/10/12 at 12:26

        Faltou completar meu raciocínio. Melhor piloto que Senna há, é claro. Vettel, Webber, Hamilton, Button, Alonso, Massa, Rosberg, Raikonen, Hulckenber, Di Resta, e só esses entre os atuais F1. Tem outros fora da F1 que me parecem melhores. Valsechi, Razia, Nasr, Bottas talvez, Suttil, etc etc etc. Agora o problema é saber se existe por parte de algum dos atuais F1 disponibilidade e vontade de correr pela Williams tendo como companheiro de equipe o Maldonado. Alguns pilotos novatos fora da F1 também não querem a Williams. Entre os que querem a Williams o budget é menor do que o de Senna. Trocar Senna agora seria um erro. Só se Kobi reunir dinheiro que não tem agora e forçar a porta da Williams, mas acho pouco provável. O resto é trocar 6 por meia dúzia.

        • RENOIR BAYER comentou em 28/10/12 at 12:50

          ESTE RACIOCINIO ESTA CORRETO SIM…..O DINHEIRO E SOBRENOME DERAM UMA BAITA OPORTUNIDADE PARA O CARA…..NÃO APROVEITOU…..FEZ UM MONTE DE BARBERAGENS……PARA MIM NEM O DINHEIRO SERIA O BASTANTE PARA ELE….É UMA VERGONHA PARA O BRASIL….. ABS.

          • Racing Fan comentou em 28/10/12 at 17:45

            Talvez tenha razão sim. É preciso esperar os próximos capítulos dessa novela para ver no que vai dar. Tudo agora vai depender do raciocínio do pessoal da Williams e do Sr Frank. Realmente Senna errou um bocado este ano.

  6. Alessandro-Palmeirense comentou em 28/10/12 at 11:25

    Não sei se foi de propósito, não sei se foi dedo da equipe, não sei se foi decisão pessoal ou coincidência: Massa sai dos boxes na frente do Kimi, que corta por dentro e sai na frente. Mas Massa tinha a preferência da curva, por dentro, e volta o colocar o carro na frente. Aí, ele freia forte, como se para permitir a ultrapassagem de Kimi (Aí que está a possível coincidência, já que acho natural travar os pneus frios e m um duelo como esse. A consequência dessa freada? Massa passa na área do DRS ATRÁS do Kimi, o que permitiria abrir a asa. Caso ele não freasse, Kimi passaria atrás, e asa aberta, pneus mais aquecidos, passaria o brasileiro. Será que deu tempo para ele pensar isso?

  7. Julia comentou em 28/10/12 at 11:12

    Mas porque o Alonso ainda mantém o discurso ”100% confiante” fazer ilusória pressão?

    • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 11:45

      cada corrida tem uma história! apesar da tendencia apontada, ainda podemos ter reviravolta, apesar do pouco tempo!

  8. RealBr comentou em 28/10/12 at 11:06

    SÓ PRA CONSTAR E NÃO DEIXEMOS PASSAR EM BRANCO: “EQUIPE WILLIANS EM 2011 TERMINA OS CONSTRUTORES COM “5 PONTOS APENAS” EM NONO UGAR”
    “EQUIPE WILLIANS EM 2012 MANTÉM A “OITAVA COLOCAÇÃO NO MUNDIAL COM “59 PONTOS” – 33 MALDONADO E 26 BRUNNO SENNA.”
    SEJAMOS JUSTOS: “O BRUNNO SENNA MERECE “SIM” PERMANECER NA WILLIANS E, DIGO QUE ATÉ MAIS QUE O MALDONADO. LEVANDO EM CONTA QUE MALDONADO JÁ TINHA MUITO MAIS TEMPO DE COCKPIT DO QUE BRUNNO NA F1.
    PARABÉNS “BRUNNO SENNA”. VOCÊ VEM AJUDANDO A EQUIPE WILLIANS A CONQUISTAR PRECIOSOS MILHÕES ATÉ O FINAL DO ANO.

    • ANDRE DE ITU comentou em 28/10/12 at 11:11

      To comtigo RealBR.

      • ANDRE DE ITU comentou em 28/10/12 at 11:11

        *coNtigo

        • William Peña comentou em 28/10/12 at 16:53

          E ainda tem a baita desvantagem de não fazer o primeiro treino em quase todas as corridas.

    • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 11:22

      concordo com vc, mas tem um porem. esse carro de 2012, é infinitamente melhor e o motor renault, nao tem comparação com o coswort usado em 2011, ainda assim a equipe perdeu preciosos pontos na primeira parte do campeonato por conta da inexperiencia de seus pilotos. é notória a evolução do Bruno mesmo tendo restrições de treino na sexta, mas esse era o ano que Rubens deveria estar na equipe pra colher resultados. uma pena!

    • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 11:30

      Concordo. O Bruno buscou uma certa evolução neste fim de semana.

  9. ZENILDO comentou em 28/10/12 at 10:51

    Sinto um forte cheiro de “marmelada” nesse “circo” – esse negocio do Weber “dar” passagem para o Alonso… se o carro dele tava tão ruim porque os outros não chegaram? É uma situação estranha – o carro tá ruim – deixa o outro passar – o carro fica bom… Estranho, né…

    • Wender Higinotsumi comentou em 28/10/12 at 11:20

      Nossa… não viaja
      Qual o motivo da RBR deixar o principal rival de um dos seus pilotos passar ??

      E o Hamilton so não passou, porque estava distante no Webber quando ele começou a ter problemas.
      Se liga

      • Carlos comentou em 28/10/12 at 11:32

        Não a RBR, mas o Webber, ele sabe que não tem mais chances de brilhar dentro da equipe.

        • Wender Higinotsumi comentou em 28/10/12 at 11:53

          Isso não é futebol que rivais tiram o pé pra prejudicar um ao outro. Todo piloto so tem um objetivo, que é chegar na frente dos outros. Sei disso porque sou piloto.

          O Webber é profissional e é um baita piloto.. a equipe alertou ele sobre o problema.. e pela transmissão foi possivel ver a diferença de velocidade final do seu carro. Chegando a maxima de 296 km/h em dado momento (ultrapassagem de Alonso). Fato que se repetiu depois, sempre que se mostrava o piloto na maior reta… o carro dele não passava dos 300.

          O problema que a gente aqui no Brasil acha que tu é marmelada.. que tudo é enganação.. pelo fato de ja termos sofrido com isso

          • Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 12:13

            o kers dele parou de funcionar no meio da corrida!!! tem marmelada nao!

    • Carlos comentou em 28/10/12 at 11:31

      Também reparei isso, um cheirinho de Ferrari no meio, talvez um contrato de 1 ou 2 anoa pra 2014, pro Webber encerrar a carreira em grande estilo, já que a escuderia italiana não quer dois galos no mesmo poleiro. Mas vai saber né, pode ser só aparência.

    • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 11:32

      Quando eu isso, eu me perguntei. Por que o segundo piloto é sempre azarado. Bem, talvez seja porque além de tudo em cima que uma pessoa tem que ter, a sorte é sempre a última a dar a palavra e assinar o documento para este ser aprovado.

      • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 11:34

        “Quanto a isso”. Disclp.

    • Alex comentou em 28/10/12 at 11:37

      Estou percebendo a mesma coisa, Zenildo. É só aguardar.

  10. Anderson comentou em 28/10/12 at 10:26

    Fabio;

    No toque entre Maldonado e Koba a FIA puniu algum desses pilotos.

    Pra mim foi totalmente culpa do Maldonado, como esse cara é maluco e gosta de estragar a sua própria corrida. Joga simplesmente do nada o carro em cima dos outros. O que acha Fabio.

  11. leila costa comentou em 28/10/12 at 10:25

    No final da primeira volta, a vantagem de Vettel era já de 5 segundos sobre Alonso, que ainda teria de ultrapassar 3 carros teoricamente melhores que o seu. Ao final, 9 segundos de vantagem. Não há evidência maior de como ganhar um campeonato com quase nenhum esforço, ou seja, com um carro capaz de poles sucessivas . Ou então continuar acreditando nos roteiros enganosos da mídia em torno de gênios, façanhas, fenômenos, heróis, mitos e outros apelativos de uma era de decadência cultural . Os exemplos estão ai: 7 Tours de France de Armstrong, 7 mundiais de Schumacher, etc etc. Deixo, pois, meus parabéns a Adrian Newey pelo título conquistado (não, é claro, sozinho, como querem os jornalistas, mas com a inestimável ajuda da industria aeronáutica britânica e sua cultura empresarial).

    • ZENILDO comentou em 28/10/12 at 11:00

      Bela análise.

    • ZENILDO comentou em 28/10/12 at 11:01

      Ah – com uma ressalva – o título ainda não foi conquistado – o mundo da F1 dá muitas voltas com o volume de dinheiro que corre por lá. Agurdemos.

    • Carlos Ribeiro comentou em 28/10/12 at 16:56

      Vc tomou seu gardenal hoje? Filha, 10 seg de vantagem no final da primeira volta? Melhor vc lavar roupa, se ainda não o fez.

  12. Carol comentou em 28/10/12 at 10:24

    “E, pelo visto, acho que é isso que vai acontecer… ” Pra decepção do blogueiro.. Ô DÓ!!

  13. Wender Higinotsumi comentou em 28/10/12 at 10:22

    Não sei você Fabio Seixas, mas acho que se o Bruno não for ficar mesmo na Williams, será bem melhor pra carreira dele, caso ele consiga uma vaga em uma equipe um pouco melhor( Force India, Sauber).
    Ele vem se mostrando bem maduro e tem uma constancia de corrida muito boa. Salvo pelos azares que ele teve e pelas bobagens nas estrategias da equipe, ele tem tido muito mais pontos positivos do que negativos.
    E o estilo dele de pilotagem se encaixa bem com F1 atual, é um piloto que é agressivo e muito constante, ao contrario de Perez e Maldonado, que são rapidos, porém muito “apavorados”.
    Acho que ele e o Hulkenberg se equivalem nesse ponto.

    Ahh e quanto aos outros brasileiros, acha que o Razia tem alguma chance de estar no grid ano que vem (em uma equipe descente)?
    A situação do Di Grassi, já é um pouco mais complicada, o que é uma pena, ele ainda vai continuar como piloto de testes da Pirelli?

    Obrigado e otima matéria

  14. Paulo comentou em 28/10/12 at 10:20

    Dormi…

  15. eduardo comentou em 28/10/12 at 10:07

    Choronso vai chorar muito ainda este ano.

  16. Fernando comentou em 28/10/12 at 10:07

    Também acho. E a Globo não irá transmitir a decisão do título!

  17. Ariovaldo Pereira comentou em 28/10/12 at 10:02

    Fábio, acompanhei a transmissão da corrida pelo rádio, parabens ao Odinei pela locução e tambem os comentários do sr Jean são coerentes.Mas quanto a voce e aquela senhora( a que detesta até papo em manicure), são muito chatos, tendenciosos,legalistas e até raivosos. Voce Fabio Seixas quando é contrariado, só falta pular no pescoço do locutor, 90% dos seus comentários é só futilidades. A sua colega encarnou no coitado do Shumacher, e toda trasmissão tentando denegrir a imagem de um multi campeão, quanto a resenha sobre a declaração do Alonso, voces dois,fizeram uma lambança, pareciam duas marocas histéricas, torceram as palavras do rapaz e não paravam injetar veneno. O que o Alonso declarou foi o seguinte; ” no começo do campeonato, a disputa se resumia aos pilotos (ele,vettel, hamilton, button e etc…), mas que nesta retal final o projeto da RBR está sendo um diferencial, logo ele como postulante ao título, tem que correr contra o piloto(que é excelente) e támbem contra o projeto do carro, que é o que realmente faz a diferença entre eles. Pelo amor a Deus, pega leve cara!!!!!!

  18. Tite comentou em 28/10/12 at 10:00

    “Vettel, lembram dele? Voava lá na frente, brincando de cravar melhores voltas em sequência.”

    Essa frase ainda sintetiza bem o que eu penso do Seb, o que ainda não me conformo é como ele é visto como um CAMPEÃO (com letras maiúsculas) pelas pessoas, o que ao meu ver ainda não é, ate 5-6 corridas atras era a formula 1 que qualquer um quer ver, com disputas pareadas, so que o dedo mágico do newey sempre apronta das suas. Respeito os títulos mas ainda não me convenceu.

    Quanto ao Alonso, não é opinião pessoal, é fato, sempre nas 2 primeiras voltas tem show, e hoje não foi diferente, pra cima das Mclaren foi lindo de ver. Dá pra entender porque Lewis e Alonso nutrem uma rivalidade e também um respeito mútuo 1 pelo outro, competem com braços e não com carros. Arrogância, prepotência isso nada importa (aliás é pre-requisito pra CAMPEÃO), ou vão me dizer que o Senna era santo? Como o mesmo Alonso disse…”F1 é um mundo de mentirinha, todos se transformam lá dentro, ninguém é santo”.

    O braço do Alonso nessa temporada merece o título como já disse o Lewis mas vai dar Seb + Newey denovo

    O Perez depois que assinou, virou estrela e esqueceu como é que se pilota, so tá fazendo lambança.

    Tomara que as biografias do schumi a partir de hoje tenham 1 paragrafo pra os anos de 2010-2012, sem palavras.

    Bruno? Fez uma bela ultrapassagem, mas ainda da Bottas proximo ano. Só reclamar não ajuda, nem pra patrocinador.

    Felipe Passa largou, correu, e terminou do mesmo jeito. Só não entendo porque ele não mira atras do Alonso na largada e aproveita o caminho aberto pelo espanhol. Em vez de olhar almejar o que tá na frente, tem q ficar olhando pro retrovisor. Piloto bom é aquele que não precisa olhar pro retrovisor, Karthikeyan, esse tem meu respeito!

    Bem como você fisse fábio, não foi das melhores corridas.

    Abs.

  19. Antonio Roberto macaé comentou em 28/10/12 at 9:57

    Merecida vitória de Vettel. O piloto conta apenas com a performance do carro e com seu próprio braço e talento. Se fosse depender do seu companheiro de equipe, pelo menos para fazer a parte mais básica nas corridas, que é tirar pontos do rival direto, estaria perdido. Até mesmo a Mclaren, que deveria ter carros para disputar diretamente com a Ferrari pelo 2º lugar no mundial de construtores, não está cumprindo o seu papel… Ou seja: Alonso corre livre e solto, o único obstáculo para o piloto é o magnífico jovem piloto alemão, que aos poucos vai assumindo a posição de novo rei da F1. A impressão que tenho é que Schumy, ao final da temporada, com a sua aposentadoria, vai passar o trono e o bastão ao jovem Vettel…

    • Alex comentou em 28/10/12 at 12:53

      Parabéns, Antonio! Nunca contesto comentários dos outros, mas enalteço os que me causam reflexão. A melhor análise que já li a respeito da F1 mais contemporânea. A impressão que tenho é a de que todos os pilotos estão contra o Vettel. Aquela invejinha básica, pois o cara vai ser tricampeão, ressaltando a sua baixa idade e os pouquíssimos GPs já disputados. Está fazendo história. Entretanto, não desmereço o talento do Alonso como piloto de F1, malgrado não o considere uma pessoa digna de aplausos quanto ao caráter.

      • Alex Xavier comentou em 28/10/12 at 17:19

        Caro xará. Isso me lembra uma coisinha básica. Que sociedade de três é coisa do diabo. Por quê? Por que é mais básico dois se unirem contra um do que os três se unirem. E a invejinha básica, tem haver com issow ae. Abs.

  20. Hélio Jr comentou em 28/10/12 at 9:56

    Olhando 2013, n seria melhor pro Massa q o Alonso fosse campeão em 2012 ? A pressão n seria menor pra ele ?

  21. LUCAS MARTINS comentou em 28/10/12 at 9:48

    FABIO, CORRIDA MUITO BOA DO BRUNO, VOCÊ CRE QUE ELE GANHOU PONTOS COM A EQUIPE PARA UMA FUTURA RENOVAÇÃO?

    • Fábio Seixas comentou em 28/10/12 at 10:43

      Um ponto sempre é bom…
      Abs

  22. Gustavo F. Morais comentou em 28/10/12 at 9:45

    O cara pode não ser um exemplo de pessoa, mas pilota muito. Ser segundo com as RBRs andando como estão não é facil. Vettel será tri, mas Alonso vai vender caro. Mesmo com poucas chances a decisão fica para Interlagos.

  23. fcmiro comentou em 28/10/12 at 9:36

    “…inalcançável, vencedor, arrebatador.” É fácil vencer quando se tem o melhor carro, né Seixas? Na verdade o grande aí é o projetista. Esse Vetel com um equipamento igual ao do Alonso não chegaria nem perto do espanhol.

    • cfmorais comentou em 28/10/12 at 11:33

      Se estivessem na mesma equipe, para ter o mesmo equipamento, e o Alonso livre para fazer seu trabalho de bastidores, certamente não. Mas se a disputa fosse decidida na pista, sei não. Hamilton já mostrou, na Mclaren, que quando a coisa aperta o Alonso não parece assim tão bom …

  24. Jeff Olegário comentou em 28/10/12 at 9:34

    a ferrari deve ir atras agora, da tal faisca que estava aparecendo no assoalho do Vettel, caso haja algo, pode ter reviravolta! mas, ainda assim a ferrari, deve estar a mil nos bastidores pra recuperar o terreno para a grande vantagem de desempenho que a RBR abriu! se não conseguirem nada pra próxima corrida, Vettel vai entrar para o seleto grupo dos tri-campeões! bons desempenhos de bruno e massa! Na minha opinião, apesar de não conseguir bons qualifys, bruno já mostra, excelente evolução como piloto nas corridas, sabe o que fazer e quando fazer, tomara que consiga uma vaga ano que vem na force india ou sauber!

  25. Matteus comentou em 28/10/12 at 9:32

    Assim espero. Enche os olhos uma vitória do Vettel. Merece o TRI!

  26. Michael Schumacher "clone" comentou em 28/10/12 at 9:31

    Deixa ver uma coisa aqui Reginaldo “vendido” Leme, o recorde abaxo do Rubinho já foi esse ano…

    Interval between the first and the last
    http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/interval.aspx
    1-Schumacher-21y 00m 29d-Belgium 1991-Singapore 2012
    2-Barrichello-18y 08m 13d-South Africa 1993-Brazil 2011

    Esse outro recorde do Rubinho também já foi nesse GP da India…

    Laps raced
    http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/tour.aspx
    1-Schumacher-16.644
    2-Barrichello-16.631

    Vamos para o próximo recorde do Rubinho…
    Kms raced
    http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/gp/kms.aspx
    1-Barrichello-80.607
    2-Schumacher-80.293

  27. ANDRE DE ITU comentou em 28/10/12 at 9:29

    Cade o Marcelo,hein? No primeiro duelo realmente “corpo a corpo´´,na pista,QUEM LEVOU A MELHOR??? Maldonado esta procurando o Bruno ate agora…

  28. Rafael comentou em 28/10/12 at 9:29

    Quanto mais o Alonso desmerece o desempenho do Vettel, mais prazeroso será vê-lo perder este campeonato. Em esportista desprezível.

    • Alex comentou em 28/10/12 at 12:55

      Perfeito o seu comentário, Rafael! Alonso não vai suportar presenciar o Vettel ser tri antes dele.

  29. ANDRE DE ITU comentou em 28/10/12 at 9:25

    Pilotos BRASILEIROS sagraram se campeões por serem os melhores de suas epocas,pilotos ALEMÃES se sagram campeões por terem os melhores EQUIPAMENTOS.

    F1 atual= DUELO DE ENGENHEIROS.

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 28/10/12 at 13:32

      Duas perguntas: Um título de um brasileiro foi por uma equipe que ganhou 15 de 1 provas. Ele não tinha o melhor carro?

      2- Qual desses é melhor que Schumacher: Alesi? Hakkinen? Hill? Barrichello? Kimi? Villeneuve? Button?

  30. joao-sp comentou em 28/10/12 at 9:21

    Fábio podemos considerar que os brasileiros fizeram um bom trabalho?

    • Fábio Seixas comentou em 28/10/12 at 10:44

      Hoje sim.
      Abs

      • Alemao comentou em 28/10/12 at 11:53

        alonso passou button / hamilton weber, , massa nem os ameaçou button hamilton e sofreu para nao ser ultrapassado pelo kaikonen, por isso nao vim bom tralhado do massa

        • William Peña comentou em 28/10/12 at 17:16

          O carro do Alonso estva com uma atualização que o do Massa não tinha, pode estar aik a explicação. E esta parecendo que os outros pilotos não querem que Vettel seja tri, podem estar fazendo corpo mole.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).