Vettel vence e já faz as contas
28/10/12 09:08O GP da Índia foi o retrato do atual momento do campeonato: Vettel inalcançável, vencedor, arrebatador. E um Alonso batalhador, disposto a vender caro o tricampeonato.
Vitória do alemão, a quinta na temporada, a quarta consecutiva.
E segundo lugar para o espanhol, que lutou, lutou, lutou…
Webber completou o pódio.
Um resultado que ainda aponta para o título de Vettel, quiçá antes mesmo de Interlagos. Mas que não encerra a fatura agora, como parecia até a 48ª das 60 voltas.
Massa foi o sexto e Bruno, o décimo.
Uma corrida que até teve alguns bons momentos, mas que não foi das melhores.
Na largada, Vettel não deu chance para ninguém e disparou. Webber manteve a segunda posição. A briga boa ficou mais para trás: Button e Alonso passaram Hamilton após uma primeira volta bem acirrada.
O maior incidente foi com Schumacher, que recebeu um toque e teve o pneu direito traseiro furado. Teve de ir para os boxes, para último.
O top 10 na primeira volta: Vettel, Webber, Button, Alonso, Hamilton, Massa, Raikkonen, Pérez, Hulkenberg e Rosberg.
Na quarta volta, Alonso chegou em Button, abriu a asa e passou. Sua briga, a partir de então, seria para tentar se aproximar das Red Bulls.
Missão inglória. Na quinta volta, Vettel já abria 2s4 sobre Webber, que tinha 3s8 sobre o espanhol.
Um pouco mais atrás, Hamilton gostou da brincadeira e também passou o companheiro.
Formou-se então um trenzinho promissor na luta pelo quinto lugar: Button-Massa-Raikkonen, separados por 1s5. Mas que ficou na promessa. Ninguém partiu pra cima de ninguém.
É… Ficou nisso. Até pela decisão da maioria de fazer apenas um pit stop, o GP da Índia foi uma corrida chata.
Um dos raros momentos bons nessa altura da prova veio na 16ª volta: Bruno passou Maldonado e ganhou a 11ª colocação, atrás de Grosjean _um sanduíche complicado.
Vettel, lembram dele? Voava lá na frente, brincando de cravar melhores voltas em sequência.
Na 20ª volta, tinha 5s2 sobre Webber, que mantinha 4s sobre Alonso. Completando o top 10, Hamilton, Button, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Rosberg e Grosjean.
Na 22ª, Pérez, que teve um pneu furado um pouco antes, entrou nos boxes e abandonou.
Os pits só foram abertos pra valer na 26ª volta, com Button. Bruno parou na 27ª. Na seguinte, Raikkonen, Karthikeyan, Rosberg e Maldonado.
Massa entrou na 29ª, foi ultrapassado por Raikkonen na curva 3, mas recuperou a posição na 4. Uma briguinha boa.
Alonso parou na 30ª. Webber, na 31ª. Hamilton, na 33ª. Vettel, na 34ª.
Posições reestabelecidas, Vettel tinha 11s8 sobre Webber, que passou a ser ameaçado por Alonso. Apenas 0s8 separava o australiano do espanhol que, obviamente, tinha que partir para o tudo ou nada.
Webber reagiu, chegou a aumentar sua vantagem para 1s4, mas então começou a sofrer com o Kers.
Alonso foi chegando, chegando, e passou: foi na curva 4, na 48ª volta. Webber não teve como se defender.
Vettel seria um alvo inatingível? Na dúvida, o espanhol resolveu acelerar.
Mas não deu. O alemão cruzou com 9s4 sobre o rival. Webber passou a 3s7 do espanhol.
Completando o top 10, Hamilton, Button, Massa, Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean e Bruno.
No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 13 pontos sobre Alonso: 240 a 227. Raikkonen, o terceiro, tem 173. Faltam três GPs.
Hora de fazer as contas: com mais duas vitórias, o alemão fecha o campeonato em Austin.
E, pelo visto, acho que é isso que vai acontecer…
fechou o top-ten o desmotivado Hamilton, andando longo dos melhores dias da equipe de Working, ainda passou pela bizarrice de pegar um pedaço de carpete de grama sintética que esta solto em uma das zebras do circuito de Yeongan, fazendo o futuro piloto da Mercedes se arrastar nas voltas finais e quase perder o ponto para Sergio Perez. Esse problema de estrutura pode ter sido a gota d’água para a manutenção do GP em anos futuros, apesar de confirmado em 2013.
Ano de 2013 , será o marco das provas de f1 Hamilton na Mercedes, será um bom desafio. Agora pepino terá Mac Laren que se atirou na pista e pegou Sergio Peres, na minha visão seria inteligente ter pego Kimi como piloto da Mac Laren . O tequila pipocante já mostrou desalinhamento apos contratação . já dizia Jean Fanchio las carreras são las carreras só isso
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– 3 PALPITEIROS VENCEM NO GP DA ÍNDIA
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM DIVIDINDO A LIDERANÇA COM 31 PONTOS
– POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES TRAVAM DISPUTA ACIRRADA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO
A) GP da Índia – 19 participantes
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP da Índia:
1) Vettel;
2) Alonso;
3) Webber
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Sérgio Zampieri, Douglas Celente (Campinas/SP) e Pablo – todos com 60 pontos;
4º) Paulo–AM (Manaus/AM), Antonio Ribeiro, Paulo Andriolo e Matheus – 35;
8º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Bruz, Pietro Pecorari (Brescia/IT), Gislene Passos, Ramiro Marote (Santos/SP), Luciano Henriques (Santo André/SP), Luiz Caco e Rita – 30;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Nilson Carvalho – 10;
18º) André de Itu (Itu/SP) e Guilherme – 5
Curiosidades:
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM DIVIDINDO A LIDERANÇA
Ao marcarem, ambos, 30 pontos no GP da Índia, Fábio Seixas e Luciano Henriques continuam dividindo a liderança pela média de pontos, empatados com 31 pontos. Matheus vem em terceiro com 28 pontos, seguido de perto por Bruz, que tem 27. Todos teem chances reais de conquistar o nosso campeonato.
POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES TRAVAM DISPUTA ACIRRADA PELA LIDERANÇA
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a liderança (525 pontos) e a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) continua em apenas 5 pontos. Para o 3º (Matheus) a diferença está em 50 pontos.
A reta final se aproxima e ainda teremos 300 pontos em jogo. A “água vai ferver” pessoal!
Estatísticas:
– No GP da Índia em 2011 tivemos 6 palpiteiros. Neste ano foram 19. O crescimento foi de 217% sobre o ano anterior;
– Nos 17 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 94 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 147 participantes, número 56% maior, já excluído dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 15 dos 19 palpiteiros (79%) cravaram o Vettel como vencedor do GP da Índia;
– Apenas 3 palpiteiros (16%) acertaram o 2º colocado (Alonso). São eles: Sérgio Zampieri, Douglas Celente e Pablo;
– Ninguém (0%) acertou o 3º colocado (Webber). É a terceira vez que esta situação se repete neste campeonato. As anteriores foram no Canadá (Perez) e no
GP da Europa (Schumacher).
B) Classificação Temporada 2012 – 17 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 31;
3º) Matheus – 28;
4º) Bruz – 27;
5º) Luiz Caco – 24;
6º) Antonio Ribeiro – 22;
7º) Gislene Passos – 21;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) – 20;
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Paulo–AM (Manaus/AM) – 19;
11º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 18;
13º) Pablo – 17;
14º) Arthur Bodstein, Celso SP (SP), Mileto Neto, Fernando Melotti Constâncio e Rita – 14;
19º) Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
20º) Fabiano e André de Itu (Itu/SP) – 8;
22º) Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 6;
24º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Dennis (Umuarama/PR) e Zé – 4;
28º) Mendes e Rodrigo – 3;
30º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 525;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 520;
3º) Matheus – 475;
4º) Bruz – 460;
5º) Luiz Caco – 405;
6º) Antonio Ribeiro – 375 (subiu 1 posição);
7º) Gislene Passos – 355 (subiu 1 posição);
8º) João Arthur (Curitiba/PR) – 345 (caiu 2 posições);
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 320;
10º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 315
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 4 palpites nos 17 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP dos Emirados, no próximo domingo, dia 4/11, às 11h00 da manhã, pelo horário de Brasília.
Concordo que Vettel e Schumacher foram campeões com o melhor carro e companheiros de equipe inferiores. Se o Alonso ou o Hamilton tivesse uma Red Bull, este campeonato já teria dono! Senna e Piquet foram campeões com o melhor carro, mas do outro lado da garagem tinham Prost e Mansell respectivamente, ou seja , era muito mais dificil!! Portanto não acho que Vettel e Shumacher são gênios…basta ver o retorno do Shumy…fiasco total e tomou pau do Rosberg por 3 anos!!…coloca o Kimi Raikkonen como companheiro do Vettel na RedBull e veja quem leva!!Abs
Estes dois pilotos jamais iriam para Red Bull , pois a filosofia é cada um por si e que vença o melhor, falou …
Matéria escrita por Victor Martins.
“Ainda com chances de título, embora cada vez mais reduzidas, Alonso disputa cada curva com a vontade do faminto que vai atrás de um prato de comida. Depois de largada soberba, o espanhol se garantiu à frente dos carros da McLaren e aproveitou uma falha no Kers de Mark Webber para conquistar o segundo lugar e ‘respirar’ no campeonato. “A luta pelo título é quase desumana ao espanhol, que pelo menos brigou para que Vettel aumentasse o mínimo possível a diferença no campeonato”, opinou Martins”.Para o jornalismo especializado,ainda existe luz no fim do túnel.Abs
De fato, a disputa entre Alonso e Vettel é muito desumana, ou seja: nem um pouco humana. Isso porque, para um piloto como Vettel, que tem contado durante toda temporada com os altos e baixos de sua equipe, embora ultimamente tenha contado com a boa performance do seu carro, contado também com seu talento e braço, disputar com alguém como Alonso, que faz milagre, de fato é muito desumano… Só mesmo Vettel, com tanto talento, para vencer de alguém com poderes sobrenaturais… Porém, digo eu: mais vantagem do que Alonso tem feito Raikkonen, depois de dois anos parado, com aquele carrinho da Renault, ainda estar disputando o título. Tivesse ele a Ferrari do Alonso nas mãos, a história seria outra…
Não vejo como desumanidade , lembra da era Schumacher 5 vezes campeão mundial pela Ferrari não tinha para ninguém e nunca foi tratado como desumano , tanto que Barrichello foi duas vezes vice campeão. isto sim sim que era desumanidade, aí dizer que Vettel não tem condições de ser campeão tá para lá de equivocado , esta é a vez da Red Bull .
Fabio Seixas, leia a declaração do Alonso,“Agora já não lutamos contra Vettel. Contra ele lutávamos quando tínhamos todos mais ou menos o mesmo carro. Até ali a gente liderava. Agora lutamos contra Adrian Newey [projetista da Red Bull] e no momento não podemos com ele”, disse Alonso à espanhola Antena 3 após o treino classificatório do GP da Índia deste sábado, que terminou com Vettel na pole”. O que tem de arrogante nesta análise?. Pro mal dancarino até a música atrapalha.Abs
Alonso não admite ser passado e fica P da vida quando isto acontece ,flor espanhola
A ferrari não é pessimo carro.O melhor acerto está na equipe do Vettel.Porque o Alonso sempre pontua e o Massa não.O piloto faz a diferença.Se o Bruno fosse bem na classificação garanto que estaria entre os primeiros.
Todas as vezes, que leio os comentários postados pelo pessoal que gosta de automobilismo, ou não, sinto que estou um pouco desentrosado, devido a minha faixa etária. O teor dos comentários denota que as pessoas que os escrevem, nasceram abraçados com um computador e tiveram na infância, como principal fator de ocupação lúdica, os jogos de game. Não estou querendo, com o que escrevo neste comentário, que as pessoas que construiam seus carrinhos e brincavam ao ar livre, sejam mais inteligentes do que aqueles que passavam horas, e mais horas, jogando game no ambiente hermético dos seus quartos e vice-versa. Eu fico preocupado com a forte manipulação, ditada, quiça, por interesses econômicos implubicáveis, que a mídia exerce sobre as pessoas, ao ponto de bloquear-lhes a sua capacidade de cognição. Essa reportagem sobre Sebastian Vettel é ufanista, assim como, todas reportagens relacionadas com atividades que necessitem de ídolos, heróis, e etc…, o é. Não consigo evitar o conflito que assola o meu eu, quando leio uma matéria sobre os jogos de game e me lembro das construções dos carrinhos. Li uma matéria, cujo título: “NÃO É SÓ UM FATOR QUE FAZ DIFERENÇA”, seria uma resposta de Sebastian Vettel para Fernando Alonso. A reportagem enaltece, injustamente, o fato de Sebastian Vettel ter ultrapassado o número de vitórias de duas lendas da Fórmula 1: JimClark e Niki Lauda. Essa falácia não tem lógica, visto que na Fórmula 1 da época dessas duas lendas, não havia telemetria, simulador e não era um campeonato de engenheiros. Era realmente um campeonato de pilotos. Eles eram os responsáveis pelos dados de telemetria, que hoje são fornecidos por um programa de computador operado por um engenheiro. Na Fórmula 1 de hoje, ganha o melhor projeto de engenharia, nem sempre o melhor piloto. Voltando a reportagem em questão, vamos atentar para o fato relacionado com o tempo de participação de Jim Clark e Niki Lauda e compará-lo com os anos que Sebastian Vettel tem de Fórmula 1. Jim Clark estreou no Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Países Baixos no ano de 1960, pela equipe Lotus, e competiu até o Grande Premio da África do Sul de 1968. Essa foi a sua última participação e também, a sua última vitória na Fórmula 1. Faleceu no dia 7 de abril de 1968, durante uma corrida de Fórmula 2 em Hockenheim, na Alemanha, em uma época que nem guard rail havia nos autódromos. Disputou 72 Grandes Prêmios e foi Bicampeão, conquistando os campeonatos de 1963 e 1965. Niki Lauda estreou no Grande Prêmio da Áustria de 1971, pela equipe March e encerrou a carreira, disputando o Grande Prêmio da Áustria de 1985. Disputou 177 Grandes Prêmios durante os 15 anos de participação na Fórmula 1. Foi tricampeão, vencendo os campeonatos de 1975, 1977 e 1984. Sebastian Vettel estreou no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007. Até o Grande Prêmio da Índia, disputou 98 corridas. É bicampeão, vencendo os campeonatos de 2010 e 2011. Esse ano, tem grandes chances de sagrar-se tricampeão, devido ao carro, que é, nesta altura do campeonato, extremamente superior a todos os outros.
Até hoje, em toda história da Fórmula 1, existem três pilotos, que jamais serão igualados em suas qualidades técnicas de guiar: Juan Manoel Fangio, Jim Clark e Airton Senna da Silva. O motivo? Bom, a Fórmula 1 da atualidade virou um espetáculo de autorama. Os treinos de pista foram trocados por simuladores e a sensibilidade dos pilotos pela telemetria. Continuando, Jim Clark venceu 25 vezes, disputando, conforme jà foi mencionado, 72 corridas e sagrou-se bicampeão em 9 anos de atividade. Jà Niki Lauda, disputou 177 corridas em 15 anos de atividade, e foi tricampeão em 1984, depois de quase perder a vida naquele fatídico acidente que sofreu no Grande Prêmio de Nurburgring de 1976. Exceto Jim Clark, devido ao que foi antes citado, se observamos a Fórmula 1 até a metade da década de 90, quando ainda não havia o recurso dos programas de computador para substituir os pilotos, o nível do desempenho dos carros nas pistas eram bem parecidos. Haja vista, justamente, o número de vitórias de cada piloto, como é o caso de Niki Lauda. A partir do final segunda metade da década de 90, surgiu o fenômeno Michael Schumacher, graças aos programas de computador e a proibição do segundo vencer o primeiro. Para mim, ficou provado com o seu retorno as pistas, que ele foi uma farsa. Agora o circo do autorama está produzindo outro falso herói: Sebastian Vettel. Na realidade, o responsável por essas vitórias de Sebastian Vettel, chama-se Adrian Newey que é muito bem acessorado pelos software dos programas criados por engenheiros para a parte de aerodinâmica do carro e para a telemetria, que é o acompanhamento, com os registros, de todos os dados do comportamento do carro dentro das pistas. Bem, e Sebastian Vettel? Eu diria que é um bom piloto, mas que o projeto de Adrian Newey fará vencedor, qualquer piloto do grid que o substitua. Não se pode nunca, em hipótese alguma, tecer-se comparações entre as vitórias de Sebastian Vettel, que são frutos de um projeto vitorioso de engenharia, com as vitórias de Jim Clark e de Niki Lauda, que em vêz da segurança das pistas-autoramas, foram obtidas em autódromos nos quais havia em cada curva que se fazia, um grande risco de ocorrer um acidente fatal, devido a falta de segurança. Vitórias derivadas do arrojo, da sensibilidade para acertar um carro, antes e durante uma corrida. Sebastian Vettel tem 26 vitórias? E Michael Schumacher? Ah! triunfou 91 vezes. Nossa! foi mesmo? O que terá acontecido com Michael Schumacher? Será que ele guardou a sua genialidade, e no seu retorno não conseguiu encontrá-la? Bem, é que… deixa para lá. Quer saber de uma coisa? Vou agora mesmo, começar a construir um daqueles carrinhos como passatempo lúdico, quem sabe , agindo assim, talvez consiga entender como a beleza de uma arriscada ultrapassagem foi substituida por um simples abrir e fechar de asas. Evidentemente, não me interessa as 26 vitórias de Sebastian Vettel; esse filme eu já vi. Abraços a todos.
Eram épocas diferentes, mas fazer comparação de números é inevitável. Mas tem duas falhas na sua análise.
Primeiro, o trabalho do engenheiro sempre foi importante. Vai dizer que as sacadas de Chapman passaram em branco?
Segundo, ao dizer que “Eu diria que é um bom piloto, mas que o projeto de Adrian Newey fará vencedor, qualquer piloto do grid que o substir”. Bem, temos certeza que um piloto ao menos não fará o mesmo trabalho: Mark Webber. Pois tem o mesmo carro e não está andando sempre em 2o.
Afirmar que QUALQUER dos outros pilotos do grid seria vencedor, extrapola o achismo, é um absurdo total.
É… Pelo jeito o colega Andre Luiz está desentrosado mesmo ou, talvez, parou no tempo… O que o colega tem a dizer, por exemplo, da Mclaren de 1988, com a qual Senna ganhou 8 provas da temporada, Prost com o memso carro venceu 7, enquanto Berger, com a Ferrari, ganhou apenas 1 GP… ??
Caro Andre Luiz : Nos anos sessenta a tv era um artigo de luxo , eram com valvulas , então nós meninos somente tinhamos acesso ao fabricar , carrinho de rolimã, e patinetes de rodinha carrinho de nene, lembra? No Brasil Fusca era o melhor carro nacional certo . As corridas de formula apareceram em 1970 com o campeonato Emerson Fittipaldi apartir daí
veio Jose Carlos Pace , Nelson Piquet ,Ayrton Senna . Hoje nos anos 2000 os carros são com tecnologia de ponta computadores e muita tecnologia embarcada, os pilotos devem ter talento e perícia , portanto não é justo tratar como se fosse video game , sem pericia não dá lembra de Schumacher ficou a pé, Alonso mandou ver, Hamilton mandou ver,
Kimi mandou ver, Rosberg mandou ver , Bruno Senna mandou ver , Massa mandou ver . Estes são alguns que somara talento e reflexo . Não cabe comparação com nosso tempo 40 anos atrás .
Quanta bobagem!
Pelo menos este alemao demonstra que e um grande pilotto em um grande carro. o Schuey usou metodos nao apropiados para ganhar algumas corridas. O alemao que esta se aosentando teve muita ajuda dos companheiros de equipe.Este alemao atual tem um companheiro que quer furar o olho dele.Portanto este Vettel e um grande campeao, parabens para ele.
Alguém se lembra de um piloto tão fanfarrão quanto o Alonso nas declarações? Será que ele é realmente tão otimista? Ou é para deixar os oponentes com a pulga atrás da orelha?
sera q nao tem um aqi q nao ve q vettel nao é nada demais nada de genio apenas faz o dever de casa qnd tem melhor carro se faz uso disso ! qnd tds tavan com carros eqilibrados ate as setima corrida q acontencia?!… fica facil fazer q se faz qnd se tem melhor carro de longe prova disso foi a dobradinha na largada tds sabem q webber nao tem nada de espetacular alonso guia por demais sabe como ninguem ser preciso odeio alonso mais nao posso negar q sabe pilotar mt bem , mais esta onde esta com mt sorte foi favorecido por demais com qebras acidentes punicoes… hamilton perdeu pontos por demais assim como buton tbm embora button nao esta a altura pra ta direto na briga esse campeonato ta irreal demais ….vitoria de maldonado foi uma ilusao essa pontuacao de alonso se valendo por demais de falhas adversarias(abandonos,punicoes…)vettel esta onde esta por merito do carro emboa uma vez ou outra se fez valer pilotagem hamilton perdeu pontos por demais … sem acontecimetos adversos o ano seria vettel e hamilton na ponta sem grande diferenca um pro outro e alonso por fora correndo e isso devido a sua grande regularidade por saber levar o carros nas costas…kimi ta andando mt bem nao da show por nao ter carro pra isso esta ate mais preciso q alonso pena nao esta com carro a altura voltou em estilo pena q tds so sabem comentar resultados os numemos nao mentem mais iludem e é a eles fazem na f1 maior prova disso shumacher ta levando um chocolate de tds ta passando vexame e é o rei dos numeros…como falei ter melhor carro ou eqipe td e sua volta fica facil fazer numeros agora qnd se ta de igual pra igual q se vale apenas o braco kd ?!…
Também acho que o Vetel lembra um Damon Hil ou jackes Vileneuve que só foram campeões por terem o melhor carro, não que o Vetel não possa chegar a um nível de lenda, mas por enquanto ele só ganha quando tem o melhor carro, o vento a favor e quando faz o pole. Nem em corridas com chuva tem se destacado ao contrário da época em que estava na Toro Rosso. Acho que seria um tricampeão que ainda falta provar alguma coisa.
Ficou dificil pro Alonso mas não impossivel,confesso que não gosto do Alonso pessoa mas piloto o cara é incoparavel nos tempos de hoje.Gostei muito da corrida do senna mas acho que ele ja esta fora no ano que vem , não porque o Botas é melhor mas sim pela politica financeira que comanda a F1.
Quem desligou o Kers do Webber?Pô, o cara só leva na cabeça,e com o Vettel dá tudo certinho , quando o Alonso chegava perto o Kers melhorava e ele ficava rápido novamente….