Vettel, domínio e pole na Índia
27/10/12 07:38Contando sessões livres e classificatórias, a F-1 realizou até hoje oito treinos na história do circuito de Buddh. Vettel liderou seis.
Isso mostra um pouco da relação do alemão com a pista e da força da Red Bull nas duas vezes em que esteve por lá.
O dia de hoje serviu para engordar esta e outras estatísticas.
O bicampeão conquistou sua segunda pole na Índia, a quinta na temporada, a 35ª na carreira.
Com Webber em segundo e Alonso saindo em quinto, deu mais um passo em direção ao tricampeonato.
Não está fácil pra concorrência.
Pela manhã, Vettel manteve seu incrível domínio no circuito indiano e foi o mais veloz no último treino livre: 1min25s842, 0s192 melhor do que Button. Webber foi o terceiro, seguido por Hamilton. Bruno foi o sexto, enquanto Massa ficou em 11º.
O treino classificatório aconteceu com calor: 30ºC no ar, 37ºC na pista.
E começou sem surpresas. Os eliminados no Q1 foram os suspeitos de sempre: Vergne, Petrov, Kovalainen, Glock, De la Rosa, Karthikeyan e Pic.
Lá na ponta, o melhor foi Maldonado, lançando mão dos pneus mais macios: 1min26s048, 0s339 à frente de Vettel. Na sequência, Rosberg, Hamilton, Button, Raikkonen, Webber, Alonso, Bruno… Massa foi o 11º.
O Q2 também correu sem grandes incidentes ou novidades. Os cortados foram Grosjean, Hulkenberg, Bruno, Schumacher, Ricciardo, Di Resta e Kobayashi.
“Cometi um erro na minha volta e paguei o preço. Qualquer errinho aqui, o preço é caro. Estou desapontado, mas o carro está bom pra corrida”, disse o brasileiro da Williams à Globo.
Vettel colocou a casa em ordem e foi o mais veloz, com 1min25s435. Button ficou a 0s032. Fechando a turma que avançou, Webber, Hamilton, Alonso, Rosberg, Maldonado, Pérez, Raikkonen e Massa.
O Q3 começou com um erro de Vettel, que escapou no S e desperdiçou sua primeira volta lançada. Mas não foi um grande problema para ele: voltou aos boxes, calçou pneus novos e chapuletou a pole.
Seu tempo, 1min25s283, 0s044 melhor do que Webber, seu companheiro de equipe.
A segunda fila é da McLaren: Hamilton e Button. A terceira é da Ferrari: Alonso e Massa. Raikkonen sai em sétimo, seguido por Pérez, Maldonado e Rosberg.
Sim, corridas são corridas e tudo pode acontecer.
Mas será uma enorme surpresa se o domínio de Vettel em Buddh não for ampliado ainda mais. Como será uma surpresa se, daqui a pouco, não começarmos a fazer conta sobre a conquista antecipada do título.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
– 3 PALPITEIROS VENCEM NO GP DA ÍNDIA
– PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM DIVIDINDO A LIDERANÇA COM 31 PONTOS
– POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES TRAVAM DISPUTA ACIRRADA PELA LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO
A) GP da Índia – 19 participantes
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Resultado do GP da Índia:
1) Vettel;
2) Alonso;
3) Webber
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Sérgio Zampieri, Douglas Celente (Campinas/SP) e Pablo – todos com 60 pontos;
4º) Paulo–AM (Manaus/AM), Antonio Ribeiro, Paulo Andriolo e Matheus – 35;
8º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Bruz, Pietro Pecorari (Brescia/IT), Gislene Passos, Ramiro Marote (Santos/SP), Luciano Henriques (Santo André/SP),
Luiz Caco e Rita – 30;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Nilson Carvalho – 10;
18º) André de Itu (Itu/SP) e Guilherme – 5
Curiosidades:
PELA MÉDIA DE PONTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES CONTINUAM DIVIDINDO A LIDERANÇA
Ao marcarem, ambos, 30 pontos no GP da Índia, Fábio Seixas e Luciano Henriques continuam dividindo a liderança pela média de pontos, empatados com 31 pontos. Matheus vem em terceiro com 28 pontos, seguido de perto por Bruz, que tem 27. Todos teem chances reais de conquistar o nosso campeonato.
POR PONTOS ABSOLUTOS, FÁBIO SEIXAS E LUCIANO HENRIQUES TRAVAM DISPUTA ACIRRADA PELA LIDERANÇA
Na classificação por pontos absolutos o FS manteve a liderança (525 pontos) e a diferença para o 2º colocado (Luciano Henriques) continua em apenas 5 pontos. Para o 3º (Matheus) a diferença está em 50 pontos.
A reta final se aproxima e ainda teremos 300 pontos em jogo. A “água vai ferver” pessoal!
Estatísticas:
– No GP da Índia em 2011 tivemos 6 palpiteiros. Neste ano foram 19. O crescimento foi de 217% sobre o ano anterior;
– Nos 17 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 94 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 147 participantes, número 56% maior, já excluído dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 15 dos 19 palpiteiros (79%) cravaram o Vettel como vencedor do GP da Índia;
– Apenas 3 palpiteiros (16%) acertaram o 2º colocado (Alonso). São eles: Sérgio Zampieri, Douglas Celente e Pablo;
– Ninguém (0%) acertou o 3º colocado (Webber). É a terceira vez que esta situação se repete neste campeonato. As anteriores foram no Canadá (Perez) e no
GP da Europa (Schumacher).
B) Classificação Temporada 2012 – 17 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Luciano Henriques (Santo André/SP) – 31;
3º) Matheus – 28;
4º) Bruz – 27;
5º) Luiz Caco – 24;
6º) Antonio Ribeiro – 22;
7º) Gislene Passos – 21;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) – 20;
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) e Paulo–AM (Manaus/AM) – 19;
11º) Paulo Andriolo e Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 18;
13º) Pablo – 17;
14º) Arthur Bodstein, Celso SP (SP), Mileto Neto, Fernando Melotti Constâncio e Rita – 14;
19º) Émerson Neves (Guarujá/SP) – 9;
20º) Fabiano e André de Itu (Itu/SP) – 8;
22º) Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 6;
24º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Dennis (Umuarama/PR) e Zé – 4;
28º) Mendes e Rodrigo – 3;
30º) Cairo (Campinas/SP) e Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 525;
2º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 520;
3º) Matheus – 475;
4º) Bruz – 460;
5º) Luiz Caco – 405;
6º) Antonio Ribeiro – 375 (subiu 1 posição);
7º) Gislene Passos – 355 (subiu 1 posição);
8º) João Arthur (Curitiba/PR) – 345 (caiu 2 posições);
9º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 320;
10º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 315
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram menos do que 4 palpites nos 17 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP dos Emirados, no próximo domingo, dia 4/11, às 11h00 da manhã, pelo horário de Brasília.
Segue meu palpite, anote aí Ramiro:
Vettel, Webber e Alonso
Anotado meu caro Matheus.
Só divulgarei os resultados do nosso campeonato na segunda-feira.
Meu fim-de-semana foi atribulado com viagem para cidade distante, tendo acabado de chegar em casa somente agora.
Abraço!
Hoje meu palpite será neste post.
Acho que dá Vettel, Alonso e Hamilton
qlqer um dos pilotos(alonso,hamilton ou ate msm buton com esse carro faria q o fez o vettel apenas ele esta com o melhor carro esta fazendo mais q obrigacao…agora uma pergunta a tds aqi tds os de ponta com msm carro como q seria o resutado na pista depende apenas de pilotagem qem levaria vantagem haveria dominio…?uma certeza tenho vetel nao nao faria nada demais assim como nao fez nas 8 primeiras corridas qnd tds tavam com carrros basicamentes iguais qem esta vencendo essas corridas finais nao é vetel (piloto) e rbr (carro)
Uma fonte sonora pode gerar um som contínuo, que varia de frações de segundo até um determinado número de horas. Os súbitos impulsos sonoros, de durações curtas, geram surpresa e chamam a atenção; as ocorrências longas e contínuas colocadas rapidamente pelo cérebro na audição periférica e subliminar. A duração dos sons está ligada também à velocidade, isto é, quanto mais curta maior a sensação de rapidez, quanto mais longa, mais lenta.
Felipe you are so fast! Best first section, take easy!
Depois do primeiro setor melhor que todos, Massa parou de andar no fio da navalha pra não fazer a pole e dar um balé no espanholzinho!
Tá tudo bem, podem dizer que Massa é fraco psicologicamente e piloto mediano, mas e o Alonso é o que? Um mimado atrevido que se acha melhor que todo mundo mas se tiver um compaheiro de equipe com mesmo tratamento será que ele é tão bom assim?
Ontem eu fiz um comentário falando de Newey, o cara que está por trás do sucesso de Vettel e da RBR. E não é que Alonso, em suas declarações, deixou bem claro que o “mago da aerodinâmica” é seu principal rival? Desdenhou Vettel? Não, claro que não! Apenas deixou claro que o homem a ser batido não é o alemãozinho e sim, aquele engenheiro aeronáutico de poucos cabelos que está sentado ao lado de Christian (meu xará) Horner.
Já que Grosjean Tomahawk está longe de seus alvos do pelotão da frente, Vettel terá tudo para passear tranquilo, a não ser que o alternador resolva novamente ganhar notoriedade, como já fez em dois GPs nesta temporada, quebrando e deixando Vettel à pé. As McLarens foram bem hoje, mas prefiro acreditar que vão perder terreno para as Ferraris, haja vista que em corridas os carros de Maranello são mais rápidos.
Também chama a atenção o desempenho de Massa. Tranquilão, o brasileiro sempre esteve muito próximo a Alonso. Acredito que ele iria ficar à frente do espanhol no grid, se não fosse o erro que cometeu na última volta. Se antes Alonso e Massa eram exemplos opostos de otimismo e pessimismo, agora as coisas parecem bem diferentes. Alonso vem preocupado, meio chateado, e já andou disparando contra sua própria “esposa” vermelha. Enquanto isso, Massa, que vinha tendo motivos de sobra para se preocupar, nesta segunda metade vem apresentando um desempenho bem superior, teve seu contrato renovado, parece ter aprendido como funciona o comportamento dos pneus. Ele está claramente melhor. Só não vê quem não quer.
Será interessante ver a corrida. Acho que não apenas eu, mas muita gente não vai estar de olho em Vettel, afinal de contas, a vitória é quase certa. Vou ficar atento à disputa entre Mclaren e Ferrari, especialmente observar o desempenho de Felipe e de Alonso. E vocês, em quem estarão de olho? Um abraço!
Christian, pode até ser que Alonso não tenha desdenhado Vettel em sua declaração, afirmando que seu principal rival na disputa do título era o engenheiro da RBR, o seu xará, Christian Horner. Mas, pelo tom da conversa, deixou uma impressão clara de chororô do espanhol.
Até hoje, Fernando Alonso nunca mais conseguiu pilotar um carro sob medida certa para vencer um campeonato mundial de F-1 (Mclaren?). O espanhol deve estar se recordando dos bons tempos da Renalt 2005/2006, onde pilotava um carro fora de série que lhe dera dois títulos mundiais, e de quebra, superando o então imbatível da época, Michael Schumacher da Ferrari, a futura equipe de Alonso.
Vamos ver o que acontece no Grand Prix da Índia.
Valeu? Até mais, e um bom final de semana para você e a todos do Blog!
Christian, concordo com quase tudo que vc disse, exceto quando fala que Alonso não desdenhou Vettel, fica muito claro que não consegue esconder a prepotência quando transfere para os projetistas a culpa para a derrocada na fase final do campeonato, se tivesse tido a mesma performance de Massa após o intervalo na temporada ainda seria líder do campeonato, foi atrapalhado pelo azar? Sim. o mesmo azar que antagoniza a sorte de várias corridas na primeira metade do campeonato.
Para completar seu excelente comentário, com a equipe que tinha a Ferrari e as preferências, até o Schumacher foi 7 vezes campeão.
Sinceramente as declaracoes de Alonso demonstram o seu carater ” lutamos contra Newey e n c Vettel”, acho lamentavel como ele sempre tenta desmerecer o Vettel, talvez na tentativa do jogo psicologico ou mesmo p continuar esta fama de melhor piloto da F1 , pode ate ser, mas na minha humilde opiniao Hamilton e Vettel estao perto e tem q se levar em consideracao a diferenca de idade. Acrescento mais, Alonso esta longe de ser um genio da classificacao como era o Senna e na F1 atual o Vettel q eh MUITO superior a ele neste quesito, ja admitido inclusive pelo propio Alonso ( milagre! )…. Vettel tem 25 anos e vai ficar p a historia como um piloto muito superior ao Alonso, primeiramente conseguindo ser o primeiro tricampeao mais jovem da categoria, ele vem em clara evolucao nestas temporadas, qd chegar a idade do vovo Alonso sera muito mais piloto… O engracado q Alonso sabe disso e fica desesperado ao ponto de falar q so ele e Hamilton conseguem vencer c um carro “pior”, ele quer o q? Q Vettel faca um voto? Va p a Igreja e de o carro da RB e va correr na Marussia? Schumi ganhou seus titulos na ferrari c um carro muito superior e dai? O propio Senna qd tinha um carro pior n conseguiu disputar c a Williams e tratou de negociar sua ida p a equipe. Entao jornalistas midias e td mais vai a minha pergunta o q realmente importa n sao os numeros??? O resto p mim eh balela ,ficam endeusando o Alonso (n q ele n seja um excelente piloto) mas no final ele vai ser apenas um bicampeao como muitos outros. E diga-se de passagem muito merecido p esse vigarista!
E não é verdade? Não gosto do Alonso,mas acredito que se o espanhol tivesse o mesmo carro do Vettel,colocaria o alemãozinho debaixo do braço com os olhos vendados.
O fato de Vettel ter Newey ao lado não quer dizer muito(Jim Clark sem Colin Chapman não iria longe, e só foi bicampeão em 63 e 65 com um carro muito superior ao rivais(primeiro carro de chassi monocoque bem sucedido no automobilismo esportivo). Quem foi o verdadeiro campeão, Clark ou o fantástico Lotus 25 criado por Chapman?! O que importa é o seguinte, quando Toro-Rosso e RBR estavam em baixa entre 05 e 08, nenhum piloto de ponta foi atrás de Newey botando fé em seu projeto em equipe mediana.
Observe onde estavam Toro-Rosso e RBR na tabela do mundial de construtores nessa época! Outro detalhe, Newey é fera, mas a Toro-Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão ao volante.
Diferença de Alonso a frente:
ALE-44 pontos
HUN-42 pontos
BEL-24 pontos
Nesse momento Alonso disparou na mídia desdenhando do alemão: “Vettel 24 pontos atrás não é problema”. Oras, nesse momento o espanhol não acreditava na verdade na dupla Newey e Vettel(ou o espanhol fez tudo sozinho na Ferrari? O carro do espanhol teve ótima evolução depois das quatro primeiras corrida, e foi assim até o GP da ALE). Enquanto isso, a RBR era altos e baixos, mas Vettel mesmo só com uma vitória, estava na briga pelo título, ou seja, quando Newey não conseguia resolver os problemas, Vettel deu conta do recado…
ITA-39 pontos
CIN-29 pontos
JPN-04 pontos
Até o GP de Cingapura a diferença de 29 pontos do espanhol era tranquila, o problema começou a partir do GP do Japão, a Ferrari parou de evoluir(mas temos que lembrar que Alonso não pontuou em duas provas por causa de acidentes, mas Vettel teve o azar de quebrar duas vezes). A verdade é uma só, a Ferrari “se perdeu” depois que Alonso ficou sem pontuar duas corridas. Enquanto isso, a RBR trabalhou para resolver seus problemas, Vettel foi oportunista e se recuperou na tabela, mas isso porque não jogou nada fora, isso faz uma grande diferença.
Muito se tem falado da evolução do modelo RB8 da Red Bull, uma das razões de Vettel ter vencido as três últimas etapas. Paul Hembery, diretor da Pirelli, aponta outra: “Sebastian venceu mais corridas que qualquer outro piloto (quatro) este ano também por causa da sua habilidade em administrar o uso dos pneus.”
Alonso esta dando uma indireta na verdade para a Ferrari(grande erro, Schumacher nunca fez isso entre 96 e 99), mas minimizar Vettel ao volante como o espanhol esta fazendo é deprimente, na pilotagem o alemão não deve nada ao espanhol. A diferença esta na experiência porque o espanhol esta a mais tempo na F-1.
Alonso esta preocupado porque se não for tricampeão, vai para 11 anos com apenas dois títulos. Fernando esta puto porque o alemão pode pela segunda vez impedir o tri na Ferrari.
O espanhol já ganhou seis pontos com o jogo de equipe em Monza e Cingapura, Alonso não tem nada que ficar choramingando( se Massa estava VOANDO em Cingapura é porque Alonso dessa vez errou no acerto do carro). A RBR não tem o poder político de Ferrari e Mclaren, os pilotos da RBR são os únicos que foram penalizados por defender ou atacar posições. Vettel perdeu 8 pontos na Alemanha por ultrapassar Button. Em Monza, na casa da Ferrari o alemão foi penalizado por defender a posição justamente em cima do espanhol. Como o carro de Vettel quebrou, a punição não fez efeito, mas a verdade é que a imposição da Ferrari fez Vettel ser punido.
Sebastian esta fazendo seu campeonato na RAÇA, sem ajuda de força política, ou de pontos de Webber! Se o alemão for tricampeão, vai dar uma AULA DE ESPORTIVIDADE. Serão três títulos legítimos seguidos partindo do primeiro título, nem Fangio ou Schumacher conseguiram tal feito. Outro detalhe, Vettel não precisou jogar carro em cima de rival pra chegar aos títulos. Isso aconteceu com Prost em 89, Senna em 90 e Schumacher em 94. Imagina sendo tricampeão de forma limpa, Nelson Piquet vai bater palmas!
Bom lembrar, a RBR não tem a mesma estrutura técnica que as gigantes Ferrari e Mclaren. Como disse Hamilton meses atrás: “A RBR é apenas uma empresa de bebidas”
Melhor ainda, isso só valoriza as conquistas do alemão porque ele não começou na F-1 com equipe poderosa. Começou pela Toro e depois RBR em baixa, e junto com Newey levaram a equipe ao topo. Coisa raríssima na F-1 moderna!!! Nos últimos 30 anos que me lembre só Lauda, Prost, Piquet, Alonso, Schumacher conseguiram tal feito. Não é ao toa que Lewis foi para a Mercedes em baixa(ele sabe que só ser campeão em cima de Massa não basta). O que faz muita diferença DENTRO DA F-1 é fazer história “erguendo” um time, isso ele ainda não fez na F-1, mas Schumacher, Alonso e Vettel fizeram.
Hamilton vai depender muito de R.Brawn na Mercedes, bom lembrar, Brawn faturou nada menos que 16 títulos entre pilotos e construtores desde 1994. Curiosamente o mesmo número de conquistas de Newey desde 1992. Ninguém faz nada sozinho, piloto pra ser campeão sempre dependeu de um grande projetista. A diferença é o quanto o piloto ajudou a “erguer” o time. A.Senna mesmo pegou tudo mastigado na Mclaren, e quando o carro esteve em baixa em 92/93, ele simplesmente deu um pé na bunda do time.
Só Vettel dependeu de grande projetista, e os grande campeões do passado não contam?
Clark teve Chapman,63/65
Gran Hill teve Chapman,68
Jackie Stewart teve Derek Gardner,69/71/73
Rindt teve Chapman,70
FITTIPALDI teve Chapman,72
Lauda teve Mauro Forghieri em,75/76/77
Andretti teve Chapman,78
PIQUET teve Murray em,81/83
Lauda teve Barnard em,84
Prost teve Barnard em,85/86
PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em,87
SENNA e Prost tiveram Murray-Nichols em,88/89(mas Senna não ajudou no desenvolvimento daquele fantástico carro)
Schumacher teve Barnard, Brawn e Byrne durante anos.
Alonso teve Bob Bell 05/06
O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista…
Se vira Alonso, Schumacher começou por baixo na Ferrari justamente quando Williams e Mclaren tiveram carro melhor entre 96 e 99, ele não ficou na choradeira por Newey estar justamente nessas equipes…deu a volta por cima e “engoliu” Newey com a poderosa Mclaren e tudo nos anos 2000.
Tudo que Vettel conquistou ele foi BUSCAR, não pegou nada de graça, Vettel depende de Newey, mas o mesmo acontece ao contrário…
Assino embaixo, escelente post…
corrigindo. EXCELENTE POST
Errou feio quando citou Lauda, Andretti, Piquet e Prost. Dá pra ver que vc não viveu essa época, só andou lendo estatísticas.
Desculpe excelente c x, erro de digitacao… X do lado do s…
Não vejo onde Alonso levantou alguma equipe, pela BENETON, já era equipe grande com muita trapassa, Ferrari, trapassas (SCHUMI depedente deo Rubinho para poder ganhar algumas corridas). Senna, não foi campeão, mas levo duas equipes pequenas para serem grandes = Toleman (comprada depois pela Beneton) e Lotus, que teve o Piquet como piloto e nada fez.
Novamente, ótimo comentário. o problema é que alguns aqui são torcedores de determinado piloto e não, fãs da F-1. Por isso, lê-se comentários típicos de fanáticos, sem conhecer a histária deste esporte. E mais, de nada adianta ter um carro fantástico se não souber pilotá-lo; apesar de toda a tecnologia, um carro de corrida ainda precisa de um humano.
Parabéns!!!!
Na boa, o carro da RBR ta muito acima, quando vc ve um webber em segundo, vc ve q o carro é muito superior, mesmo o vettel sendo tri, não é melhor q um alonso e seu bi.
Vc deria tentar contrato com Bernie para relatar coisas do baú , Bernie esta com 80 anos e a memória esta fraca entendeu!!!!!
Confesso q estava torcendo por Alonso, pelo q ele tinha feito no começo do ano com regularidade impressionante nas primeiras corridas e num periodo q nenhuma equipe se destacava o q contava era o piloto. Mas com os detalhes do excelente post acredito q seria mais justo Vettel levar o titulo. Acho Alonso um grande piloto, mas não consegue trabalhar quando tem um companheiro q o desafie ou quando a equipe não trabalha só prá ele (McLaren 2007). Torço pra ver ele brigando na pista pelo titulo sem chororo, se a RBR evolui não foi só por conta do projetista e se a Ferrari não evolui o Alonso tem sua parcela de culpa.
Parabéns pelo post! Acompanho F-1 desde 1980 e você está certíssimo!
Já são 35 poles de Sebastian Vettel. No futuro vamos tentar adivinhar quando ele baterá o recorde de poles de Michael Schumacher. 😀
O Fernando Alonso só terá uma chance contra o Vettel se o Felipe Massa bater nele como retardatário, e suas chances a partir de agora são praticamente nulas, e o Tricampeonato de Vettell começa a ficar visível, só perdendo numa bizarrice sobrenatural.
Não idéias porque massa assinou contrato
para ser bucha de canhão , lembra de Nelsinho Piquet , uma droga NÉ!!!
Um cara vai a uma balada com um grupo de amigos, chegando lá vê uma gata e fica louco para conhecer a gata, mas fica com medo. A gata dá sinais de quer conhecer o cara, mas ele não vai. Após um certo tempo o cara toma coragem e decide ir puxar conversa. Aí os amigos cutucam o cara e dizem: “Tá louco, acha que aquela gata vai querer alguma coisa com você?. Você tem que perder uns quilos, marombar, cortar o cabelo à Moicano, se produzir com a ultima moda UFC e mesmo assim a gata não vai querer nada contigo.”. O cara ouve os amigos e vai embora da balada. Faz tudo que os amigos dizem e após uns 6 meses volta àquela balada tentar ganhar a gata. Chega lá e ela já está ficando com um dos amigos do cara, é obvio. A Mclaren é como o cara. Tem tudo para conseguir a vitoria, o melhor tempo na qualificação, mas ouve os amigos da onça que são alguns intelectos dentro da equipe e alguma imprensa especializada inglesa. Martin Withmarsh e a sua intrépida trupe decidem então que os fluxos de ar que saem pela traseira do carro precisam fazer uma hipérbole-cõnica elicoidal-espiralada-angular com angulo de 38,987º, x velocidade e y temperatura. Aí mudam tudo o que está certo e perdem a gata. O fim de semana foi mais ou menos assim para a Mclaren. A RB faz bluff com seu duplo DRS e leva a Mclaren ao erro. Se Newey fosse para a Mclaren apenas por umas horas, não criando nada, apenas fazendo ajustes finos no carro, a dupla que estaria nas 2 primeiras posições seriam Hamilton e Button. Este último talvez nem Newey consiga faze-lo andar na ponta. O maior rival da Mclaren este ano foi a própria Mclaren. Os RB, apesar da dobradinha, mostraram ter problemas que não costumavam ter nos Esses da pista da India. Vettel chegou a ter duas saídas de pista e com carro em peso máximo no P2 o pneu esquerdo traseiro sofreu sobreaquecimento. No P2, Hamilton foi o mais rápido com tanque cheio, mas a diferença para o RB, mas acho que o RB não estava com o tanque efetivamente cheio, foi meio visível na comparação das travagens nas curvas mais fechada. A Ferrari como já previsto é a mais lenta das 3. Só não é mais lenta que Lotus, Mercedes, Force India e Williams em qualificação por falta de experiência dos pilotos daquelas equipes. Os carros daquelas 4 equipes já são mais rápidos que a Ferrari e em corrida há uma grande probabilidade de o Ferrari de Alonso não ficar entre os 5 primeiros. A gestão errada dos andamentos dos motores Ferrari já começa a fazer Alonso ficar para trás na pista. Alonso ou tira o pé ou vai abandonar a maior parte das corridas que faltam. O problema para a Mclaren em corrida é a transição da afinação do carro de qualificação para uma afinação própria de corrida. A Mclaren tem falhado isso, apesar dos bons tempos que tem feito na fase de peso total da P2. Vamos ver se desta vez a turma de Withmarsh não perdeu os apontamentos e faz o serviço direito. Nesta corrida, ao contrário do GP Korea, a RB vai ter que gerir melhor a corrida com essa temperatura muito elevada do ar e asfalto. A corrida não deve ser o passeio da RB que tem sido nas últimas 3 corridas.
ESSA ILUSTRAÇÃO DO CARA NA BALADA, É A CARAPUÇA PERFEITA NA CABEÇA DA MCLAREN. VC OBSERVOU MUITO BEM. A MCLAREN MUITAS VEZES PARECE ESTAR QUERENDO REIVENTAR A RODA. ACREDITO QUE ADRIAN NEWEY PROCURA POR SOLUÇÕES FANTÁSTICAS DA MANEIRA MAIS SIMPLES POSSÍVEL. LÓGICO, DIGO “SIMPLES”, DENTRO DO AMBIENTE TECNOLOGICO DELES DA F1. MAS, SINCERAMENTE, TMBÉM ACREDITO QUE SE A MCLAREN PROCURASSE IMPLEMENTAR AS COISAS SEM MUITA COMPLEXIDADE, ELES JÁ TERIAM MUITOS E MUITOS CAMPEONATOS NA MÃO.
Racing Fan concordo com oque voce escreveu,mas alem disso colocaria um algo a mais:Sera que a McLaren não esta tentando apenas o mundial de construtores e não quer correr o risco de entragar um campeão e consequentemente o NUMERO 1 para a Mercedez?
Construtores já era agora. Hamilton reagiu tarde na corrida. É claramente falta de confiança dos pilotos. O 2º lugar é alcançável. O número 1 para a Mercedes realmente a Mclaren não queria mesmo que pudesse. Falta alguma liderança mais madura à Mclaren.
dominicali pro Smedley….. que porra de primeira parcial é essa do felipe? Smedley pro massa….. tira o pé pra não ficar a frente do chorão do alonso. QUEM DÚVIDA?
HEHEHE, o que aconteseu eu não sei, mais a primeira parcial do Felipe foi excelente o resto foi de mau a pior.
Gostaria de conferir quanto ele fez na segunda e terceira parcial e comparar com outras voltas que eles fez no Q2. Só Faltava ele ter melhores parciais no Q2.
nao duvido que isso possa acontecer, mas a resposta é mais simples! e dita durante a tramissao da sportv! Massa fez uma opção de acerto, com pouca asa, favorecendo o primeiro trecho do circuito, quando ele foi pro trecho de curvas, tinha que compensar isso e ainda acabou errando, proposital ou não, fato é que poucas vezes nesse anos todos, vejo o Alonso sentindo a pressão, já vi ele tirar no braço diferenças para carros superiores, mas agora, já ta pedindo água bem cedo! mérito pra RBR que além de ter achado a solução que lhes devolveria a dianteira, a pos em prática na hora certa, sem que a concorrencia tenha tempo pra reagir!
Pois é…. Acompanho no F1time2012 e tbem vi o mesmo….mas existem equipes e equipes….infelizmente !
Abs
Fabio.
Esta conversa está pra lá de manjada , só tem uma coisa pra lembrar , escudeiro Massa ficaria melhor se fosse solta a coleira, que iria ajudar no final deixando passar como sempre , nunca pensaram nisso bucha de canhão sçao para estas coisas muito lamentável, muito grana não acha ……
Fábio, me tira uma duvida (não tem haver com a corrida da Índia)…
Qual vai ser a hora da largada do GP dos EUA?
Porque se for as 15:00, a Globo vai transmitir sim a corrida, já que a partir da semana que vem os jogos do Campeonato Brasileiro começam as 17:00 por causa do horário de verão, e sendo assim a Globo teria as 2 horas para a transmissão do GP todo!!!
A largada será às 17h, horário de Brasília. Esse é o problema.
Abs
A FIA e os patrocinadores da Globo na F1 deveriam obrigá-la a transmitir todas as corridas. Comprou o pacote? Então vai transmitir tudo.
Ela faz a mesma coisa com os desfiles das escolas de samba. Na segunda de carnaval, mite só transmite o desfile depois do JN e das pocarias das novelas. E ninguém fala nada.
Poutz!!! Não esperava por essa, e é bem a corrida que dependendo de como o campeonato estiver pode decidir o campeão!!!
Sera que a Sportv não vai transmitir, já que ela só passa o jogo das 19:30? Se ela for passar ai já é um alento (pelo menos para aqueles que tem o canal…)
Abraço
Falam do 6° lugar do Massa, mas acham genial o 5º do alonso, pode? A Ferrari se deu conta que vai perder também o mundial de marcas eestá dando um carro decente para o Massa. Se não fosse ordem da “equipe”, o Felipe teria feito tempo melhor que o espanholzinho, mas isso num podchi!
O Alonso é bom piloto, mas tem um lobby muito forte por trás de si, além de uma sorte impressionante. Inúmeras vitórias caíram literalmente no colo dele durante sua carreira. Quanto ao Massa, não fosse aquele monte de bobagem que a Ferrari cometeu no final da temporada de 2008, ele teria se tornado campeão do mundo e seria visto com mais respeito lá fora e, principalmente, aqui no Brasil, onde a galera tem o costume de desmerecer seus ídolos e ficar pagando pau pra gringo.
A Ferrari errou em 2008, mas Felipe também cometeu muitos erros, ele mesmo admitiu que perderam juntos: Felipe errou ao volante em pelo menos 4 provas, foram pontos perdidos que fizeram muita diferença na tabela: AUS,MAL,ING,JPN
AUS-Massa largou em 4º, mas rodou e bateu na primeira volta, danificando a “asa” caindo para 17º lugar, teve que forçar o ritmo e estava se recuperando era 7º, mas pagou o preço de forçar o motor que acabou explodindo.
MAL-Massa era 2º na corrida, mas novamente rodou de bobeira(sensação estranha), acabou fora da prova.
MON-Era líder mas na volta 15 erra no final da reta, sai da pista e perde a liderança pra Kubica, Massa acabou chegando em terceiro, a equipe também errou na estratégia de pneus nessa prova. Mas nesse GP, mesmo com os erros eles marcaram bons pontos, não foi aqui que perderam o título, foi em uma sequência de várias corridas, com erros do piloto e da equipe.
ING-Largou em 9º, mas na primeira volta na chuva Massa rodou caindo para 17º, depois durante a prova rodou pelo menos mais 4 vezes.
JPN-Se envolveu em uma batida com Lewis, o inglês rodou perdendo várias posições, mas Felipe foi punido chegando em 8º.
Quantos pontos Massa perdeu por erro dele? Dava para fazer o ponto que faltava pra ser campeão, da mesma forma que dava para a equipe errar menos em estratégia ou erros de boxes. Não deu, paciência! O que não dá para AGUENTAR é essa choradeira sempre querendo jogar a culpa só na equipe. Ferrari e Massa perderam juntos o título em 2008.
Chega ser hilário, primeiro colocaram a culpa no motor que explidiu no GP da Hungria, depois colocaram a culpa na mangueira em Cingapura, depois colocaram a culpa no alemão(calma, dessa vez foi o Glock, no GP Brasil). Finalmente os pachecos colocaram a culpa em Nelsinho Piquet por ajudar na trapaça em Cingapura, isso fez Massa se complicar na tabela.
Oras, F-1 é superação de adversidades, não deu paciência…ou ganha junto ou perdem juntos, simples!
Fábio, pergunta besta (memória fraca), mas há quanto tempo a Fórmula 1 não tinha um grid formado por um sequência de equipes nas 3 primeiras filas (RBR, McLaren, Ferrari)? Acho q não deve ser comum…
Desde o GP de Cingapura do ano passado. E a sequência foi exatamente a mesma.
Abs
Como pode um carro tão bom com um piloto inconsistente e o outro ruim que dói mesmo, adivinhem qual é o carro e os pilotos respectivamente.
Não tenho a mínima idéia Douglas…
Carro: Williams
Pilotos: Pastor Maldonado e Bruno Senna respectivamente.
Acho que Vettel será campeão nos EUA com a globo não transmitindo.
concordo, ficará o consolo para quem paga a sport tv para assistir a reprise
Massa voltou ao seu habitual sexto lugar>
Impressionante como Maldonado passa para o Q3 e o Bruno não.
Red Bull, Vettel, fecha a conta e passa a régua. Fim de papo. Até 2014.
Abraço!
Não poderia ajudar vc, tenho um simples palpite: Massa assinou contrato de um ano por influencia do Santhander no mercado Brasileiro, só isso, afinal a Ferrari tem Alonso né. Bruno Senna ficou na pole no que Q1, só com pneu duro , quando usou macio o equilibrio do carro ficou ruim , ah não esqueça que o pentelho do Bottas tira uma sessão de Bruno. Agora para ficar justo , coloca o Bottas para testar no lugar Maldonado , aí vc vai ver o que acontece. Senna tem que arrumar o carro que o pinguim de geledeira usa, fazendo uma mágica sem igual, para piorar , não pode testar com os pneus macio: porque será? Fica uma dúvida cruel, estará acontecendo algo estranho? Não é atoa que Bruno foi para pole q1 por ter testado com pneu duro , e se ferrou por não testar com os pneus moles ??? Se como for fica dificil ter que deixar o carro na mão do pinguim de geladeira. O Vettel é um exelente piloto que está evoluindo cada vez mais , pulverizando estatisticas, com poucos anos de F1 , o que é diferente com Alonso
veterano ancião que perdeu pro Barrichello 20 anos F1 apagado. kkkkkkk