Salvem o japonês
26/10/12 03:00Nestes tempos de Twitter, o apelo surgiu em 119 caracteres. Com seu inglês yakissôbico, Kobayashi usou o microblog para dizer que seria muito bom, um dia, contar com o apoio de um patrocinador.
Essa é a tradução mais lógica do que ele escreveu. Mas há algumas outras por aí –repetindo: o idioma de Shakespeare não é seu forte.
Dois pontos que já seriam suficientes para diferenciar o japonês dos outros 23 pilotos no grid. 1) O inglês tosco, que obriga repórteres a se reunirem após suas entrevistas para uma decodificação coletiva do que acabaram de ouvir. 2) A humildade, em meio a um oceano de arrogância, de reconhecer que está lascado.
Sim, Kobayashi está lascado. Sem patrocinadores fortes, não deve conseguir se manter na Sauber no ano que vem –o mercado aposta em Gutierrez e Hulkenberg como dupla do time suíço em 2013.
Pior: não deve conseguir lugar nem mesmo numa equipe nanica. O mais provável, hoje, é que ele deixe a F-1. Seria uma pena.
Desde que surgiu na Toyota, há pouco mais de três anos, em Interlagos, Kobayashi se tornou uma das grandes figuras da categoria.
Primeiro, pelo que faz na pista. Ele não é um gênio da técnica nem nunca será campeão. Mas é mais arrojado do que a maioria, sem ser estabanado como alguns.
É como se “ponto de ultrapassagem”, para ele, fosse um conceito relativo. Em todo ponto é possível ultrapassar. Ou ao menos tentar alguma coisa diferente. E são raros os erros, os acidentes, os choques, as lambanças… Um equilíbrio muito difícil de conseguir, Grosjean e Maldonado que o digam.
Tornou-se, sem o apoio dos antecessores, aquilo que as montadoras japonesas tentaram por tanto tempo fabricar: um bom piloto japonês. O melhor que já passou pela F-1.
Mas Kobayashi é uma figura também fora das pistas. Talvez fruto de sua origem, que lhe permitia poucas ambições: até os 16, fazia sushis no restaurante do pai, em Amagasaki, a oeste de Osaka.
Em Suzuka, terceiro colocado, subiu para seu primeiro pódio antes de todo mundo, como se fosse o vencedor. E emocionou-se com os gritos de “Kamui, Kamui” vindos das arquibancadas.
No circuito de Buddh, onde talvez dispute um de seus últimos GPs, vem mantendo o sorriso no rosto, resignado. “Tento manter meu sonho”. Por essas e outras, voltando ao Twitter, ganhou por lá o debochado apelido de “mito” entre os torcedores.
Kobayashi diverte, dentro ou fora do carro. É daqueles coadjuvantes que ganham o Oscar. É daqueles pilotos que merecem ficar na F-1.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Um baita texto, Fábio. Parabéns.
Sem dúvidas merece sim, porém, discordo de vc Fábio no tocante a ser o melhor piloto de F-1 japonês, acho que Takuma Sato ainda foi melhor que o próprio Kobayashi.
Adeus KOBA, lamentável o que o capitalismo selvagem da F1 faz com estge esporte. Preferia ter as marcas de cigarro de volta, assim os talentos ressurgiriam. Não, eu não FUMO.
Koba bom piloto. Com isso não animaria a Honda a voltar a F1?
Num esporte caracterizado primeiramente pelos interesses financeiros, o talento, o arrojo e o lado humano não têm força se um grande caminhão de dinheiro não vier junto.
É isso o que acontece a Kobayashi. Ele já deixou bem claro que não vai procurar patrocínio. Ele entende que o piloto deveria estar lá por talento, não pelo dinheiro que traz, e não tiro a razão dele.
Num esporte que tenta recuperar a audiência e prestígio, que por sinal estão maus das pernas, a falta de um piloto que sempre enche os olhos de seus expectadores e fãs deveria ser algo imprescindível.
Um abraço a todos!
Li em algum lugar que a Honda está cogitando voltar para a categoria em um possivel acordo com a Mclaren (com motor).
Se isso acontecer Koba não poderia ter uma nova chance na F1??
Ou nem da Honda o japones tem apoio??
Tiraram o Sutil, a desculpa foi aquela agressão. Agora o Koba? Dois bons pilotos que mereciam um carro na F1. Agora acho muito estranho nenhuma empresa japonesa patrocinar esse cara, afinal eles não queriam tanto um bom piloto? Tá aí!
O Koba-san tem que ficar, mas ao meu ver só fica mesmo se for para uma force india e ela ja tiver fechado contrato com a Honda para motores em 2014…
Dai ficamos vendo Grojeans da vida e Maldonados destruindo corridas batendo em tudo e em todos e enquanto isso, um piloto que esta lá por merito proprio sem grandes patrocinadores ir embora por falta de grana… O Koba e um dos melhores pilotos do pelotão que ele faz parte
Bom dia Fábio!! Concordo plenamente com vç no que se refere ao Japa voador,em comparações a outros cabeças de bagres que temos na f1 atual. Inclusive 2 brasucas que estão la fazendo não sei o quê. Mas vamos com calma em relação ao piloto Kobayashi no que se refere a pilotagem. Ele com seu arrojo mesclado com uma certa falata de tecnica, ja bagunçou corridas de muitos outros participantes. A diferença é que ele por ser o que é…humilde e simples…muitos passam a mãos na cabeça dele nos erros. Bem ao contrário do que acontece com outros pilotos atuais. Button na ultima corrida expressou o que muitos pilotos ja tiveram vontade…mas por motivos que não sabemos[ou sabemos?] se limitaram a resignarem calados em relação ao arrojo do Japa. É claro que tambem acho interesante a permanencia dele…não em equipes nanicas. As nanicas são apropriadas para alguns endinheirados que se dizem pilotos e querem brincar de f1. Principalmente se o sobrenome ou a midia [brasuca principalmente] os continuar ajudando tanto a dizerem que fazem parte da categoria top do automobilismo mundial.
Não sei se tu concordas…mas o Koba pod ficar sem condições de permanecer na f1 e principalmente por representar com tanto afinco uma nação niponica [como vimos no gp japones] e é exatamente um japa que vai pagar uma bagatela de 1 mi e tanto por um “cabaço brasileiro”. Então porque não ajudarem o seu representante a se manter na categoria top do automobilismo mundial.
Kobayashi merece essa vaga bem mais do que outros que vão permanecer com certesa para 2013…e sem mostrarem o porque de suas permanencias.
Abs. Silvio
O koba comete erros cometeu no Gp que acertou o button mas e difícil, mesmo estando no fundo do grid e passando e difícil ele errar, comete menos erros que bruno , o problema e que cometeu em cima de um piloto da ponta do grid, dai a mídia cai matando… O koba deveria ter um suporte financeiro de um conglomerado japonês qualquer, mas na atual recessão dificilmente alguém vai querer pagar por um esporte que o investimento e altíssimo e o retorno as vezes pode ser pouco…
O espetáculo está cada vez mais em segundo plano, mas euu tenho certeza que se alguma montadora ou equipe nipônica voltar ao circuito ele terá sua vaga, é o melhor que o japão já teve e uma personalidade que destoa no paddock, koba kun ¨gambare¨
Me doi o coração dizer isso, que sempre acompanhei a F1 desde o tempo de Piquet, vibrei com os titulos do Sena, chorei com a primeira vitória de Rubens, mas a F1 realmente esta ficando chata! O interesse político e financeiro está acabando com o esporte. Realmente uma pena.
Sinceramente não consigo entender o porque de as grandes empresas niponicas embora em tempos de crise, não dão um jeito de manter o koba, o cara é fenomenal, como alguns comentários que li, chego a torcer mais para ele do que para os Brasileiros, porque admiro muito quando um piloto ta la por competencia e não por $$, a f1 sem o koba acho que vai perder muito a graça, inclusive não sei como as grande s deixam esse cara escapar ele é diferenciado
Grande Koba! Inesquecível a sua estréia na Toyota em Interlagos!! A F-1 está mesmo muito injusta com todos esses mauricinhos pagantes correndo, e deixando de fora pilotos como o Kobayashi.
Na boa Fabio, eu torço mais para o Koba do que para os pilotos brasileiros… Força Kobayashi 😀
Infelizmente a F-1 virou um balcão de negócios.. quem tem dinheiro pra comprar um lugar no grid, leva.
Estão acabando com a categoria. Infelizmente, tirando as equipes de ponta, só temos pilotos que compraram vaga na categoria… uma pena e um grande risco! Muitas lambanças feitas, ou que serão feitas por estes pilotos com vagas compradas.
Torço muito para que o Koba consiga um patrocinador forte para mantê-lo na Sauber, ou então numa equipe média. Se for para ir pra uma equipe do fundo do Grid, não sei se não é melhor ele sair da F-1 realmente. Uma pena…
Olha, desde a decada de 80 vejo esse tipo de comentario ” estão acabando com a F1″ mas continua tudo como antes. Quem não se lembra de Jhonny Dumphries, parceiro do Senna na lotus em 86 e Conde, lotado de grana. Acho que até pra angariar patrocínio precisa competência. Agora se fala que tem muito piloto pagante mas Michael Schumacher entrou na F1 como? Com a mercedes pagando a Jordan para dar uma vaga ao alemão! Faz parte!
Fabio,com esses rumores de uma possivel volta da Honda como fornecedora de motores da McLaren para 2014 que se for verdade é obvio que tambem forneceria para alguma outra equipe menor,a Honda não poderia dar essa força pro Koba?
Por ora é só rumor…
Perfeito, realmente o cara vai fazer muita falta assim como faz falta tantos outros que pelos menos venciam pelo carater como Rubens por exemplo…digo carater e não cumprir ou não ordens de contratos.
Merece mesmo. Pena que a F1 deixou a diversão e a sinceridade de lado para ser um enlatado caro!
Fábio e como andam as vagas da Toro Rosso, sem chances do mito por lá???
Acho difícil. Até porque tem gente na fila…
Fábio, o Razia vai testar dois 2 dias pela Toro Rosso. Se for bem acho que ele tem boas chances lá, afinal correu na GP2 pela equipe do Christian Horner e mostrou bom desempenho com um carro que não era o melhor do grid. O que acha?
Piloto como ele é que motiva (ainda) a assistir um GP inteiro… Vai fazer muita falta sim no conjunto da obra… Uma pena!
Fábio,
Perfeita sua colocação! Koba-San é daqueles raros pilotos que, numa corrida morna, sem graça, está ele lá no pelotão de trás, trocando tinta e trazendo um pouco de entusiasmo. Sei que vão dizer que ele se qualifica mal, que lhe falta consistência durante as provas mas é inegável o brio e garra desse japonês. Na boa, que saia um burocrático B.Senna, os estabanados Maldonado e Grosjean e que permaneça este nipônico que, em sua primeira corrida, deu um belo “toco” no Button, em Interlagos. Ali já ganhou minha admiração! E creio que de muitos outros também!
Uma pena… a F1 fica mais chata. Desde do que ele fez com o Button, torço mais por ele que pelos brasileiros…
Acho que outro candidato forte a ir para a Indy, porque é um bom piloto más não tem “grana”.
Concordo com seu seu comentário Fábio.
De todos os pilotos Japoneses que vi na F-1 ele é o mais arrojado, comete menos erros comparados aos outros que fazem parte do grid. O fato de ter conseguido um pódio em seu país infelizmente não garante uma vaga para 2013.
Acho uma pena que a F-1 está virando negócio de $$$, pois as vagas são compradas e surgem pilotos somente medianos a ruins. Dessa geração nova, do meu ponto de vista, somente o Pérez que vingou, pelo menos até agora.
Abraços
Os japoneses têm um empresariado muito forte, mesmo em tempos de crise. A Honda ensaia um retorno à categoria via McLaren. Será que após o histórico pódio no Japão os donos de ienes não são capazes garantir um cockpit ao Koba?
Fábio, uma frase sua é muito emblemática do que se tornou a fórmula 1 nos últimos anos ou décadas: “O mercado aposta em Hülkenberg e Gutierrez…”
Abs
O que conta contra ele neste momento é a crise e a recessão que o Japão vem atravessando. Uma pena.
Em tempo: não vai demorar e vamos ver um piloto Ching Ling com um patrocinador forte ching Ling.
Saúde Fábio parabéns. Quando o Kamui, acredito talvez que possa ser piloto de teste de alguma equipe ou até da Pirelli. Nesse caso todas iriam vê-lo com outros olhos em 2014.
É uma pena, o cara não está nem aí pra aquela viadagem toda; guardadas as devidas proporções, como simpatia e talento, é um estilo Raikkonen, não está preocupado com tantas formalidades, resumidamente, é um dos poucos “humanos” nesse mundinho robotizado da F1.
Me supreende que nenhuma empresa japonesa queira patrocina-lo depois do 3o lugar. Tomara que ele consiga algo.
Uma pena que a escolha de piloto não seja pela habilidade do mesmo, mas sim pela habilidade + $$$.
Ótima coluna, Fábio!
Kamui não pode sair da F1!
Bom, mas pelo menos ainda restam 4 corridas .
E se o Koba pontuar em todas as provas restantes, o cenário muda?
#FicaKoba
Abrs