Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Buddh, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
26/10/12 09:37

No ano passado, Vettel cravou na Índia o primeiro “grand chelem” da sua carreira: pole, melhor volta e vitória de ponta a ponta _façanha que ele só repetiu em Suzuka, no começo do mês.

Ou seja, ele gosta do circuito.

Vettel, nesta sexta, no circuito indiano (Vivek Prakash/Reuters)

 

Hoje, na abertura dos treinos para a 17ª etapa da temporada, mostrou que está a fim de manter o domínio. Foi o mais rápido nas duas sessões.

Pela manhã, cravou 1min27s619, 0s310 à frente de Button. Alonso ficou em terceiro, a 0s425.

Único brasileiro na pista, Massa foi o sétimo _Bruno foi novamente substituído por Bottas, que terminou em 11º.

Foi aquela típica primeira sessão de circuito pouco utilizado: muita sujeira no asfalto, com os carros trabalhando como faxineiras. Pouca emoção, pois.

À tarde, sim, a coisa foi mais movimentada, inclusive com muita experiência nos pneus.

Muita gente escapou, rodou, derrapou, entre eles, Massa, Bruno, Grosjean, Hulkenberg, Hamilton, Schumacher…

E o resultado foi ainda mais favorável para a Red Bull: dobradinha.

Vettel fez 1min26s221, 0s118 melhor que Webber. E foi arrasador: outros pilotos até chegaram a ocupar a ponta, mas no momento em que os dois da Red Bull colocaram pneus macios, não teve pra ninguém. 

Alonso foi novamente o terceiro, a 0s599.

Bruno ficou em décimo. Massa terminou em 15º.

Alonso está vivo, e a Ferrari está se dedicando com tudo. Sabem que é a última chance.

Repito o que eu disse no Pit Stop: se Vettel der uma estilingada no campeonato depois deste GP, os ferraristas terão que recorrer à reza para alcancá-lo. E é o que vem pintando até agora.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Paulo Corrêa comentou em 26/10/12 at 20:45

    Fábio, um assunto extra-f1 mas dentro do meio esportivo. Tem a ver com aquela frase citada por ti sobre decidir entre ser jornalista ou ser ingênuo. Um longo artigo de John Wilcockson, jornalista esportivo que durante décadas acompanhou o ciclismo europeu e em especial Lance Armstrong, se desculpando por duvidar do envolvimento do ciclista texano com drogas. Devo dizer que eu também quis acreditar até o último instante na inocência do Lance. Abs
    http://www.pelotonmagazine.com/Wilcockson/content/21/1939/One-More-Confession,-One-More-Apology

    • Fábio Seixas comentou em 27/10/12 at 7:42

      Belíssimo texto. Obrigado.

  2. Rogatti comentou em 26/10/12 at 19:46

    –
    –
    Torçendo pelo Alonso…merece esse título…

  3. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 26/10/12 at 18:35

    Será tudo ou nada para o Alonso, ele tem que ao menos chegar na frente do Vettel para se manter na luta pelo título. Já o Felipe Massa está feliz, mas isso só vai durar até o final desse ano. É Massa no ano que vem você vai ter uma panela de pressão grande te esperando. Aguarde!

  4. Alex Xavier comentou em 26/10/12 at 18:07

    Acho que vai dar Vettel. Por ele e por uma Red Bull bem acertada. Talvez nesta corrida vai dar para avaliar, pelo lado racional, se o Alonso realmente terá condições de ser campeão.

    • Alex Xavier comentou em 27/10/12 at 4:39

      Mas no treino tah meio brabo pro Alonso.

  5. Elootero comentou em 26/10/12 at 15:33

    Fábio Seixas…Sabendo-se que cada Equipe,possui suas próprias normas. Essas
    normas, são Individuais e exclusivas,quanto
    a maneira de realizar um Trabalho.Creio,que
    aqui, não nos cabe comparar o CERTO, ou o
    ERRADO,referente as normas de cada Equipe Muito me surpreende,é que tanto oP
    Fernando Alonso, quanto oP.Felipe Massa,
    correm pela Equipe Ferrari, e evidentemente estão SUBORDINADOS, as
    NORMAS LEGAIS VIGENTESa SUA EQUIPE
    Portando, eles não se comportam ao meu ver,de Maneira Anti-Ética, pois ,aqui EXISTE
    um VÍNCULO PROFISSIONAL(oContrato fir
    mado pelas partes). Desculpe,não sei, se me fiz entender. Obrigada. Elo

    • jose yoh comentou em 27/10/12 at 0:43

      Exatamente. O que faz com que a F1 não seja um esporte, seja um negócio, já que não há competição entre os pilotos. Aquilo que a gente torceu e perdeu tantas madrugadas assistindo é puro business, com cartas marcadas.

  6. Antonio Roberto Macaé comentou em 26/10/12 at 15:32

    O que mais surpreende no resultado dos primeiros treinos é a incompetência da Mclaren… A equipe já perdeu a vice liderança do campeonato de construtores para a Ferrari, mas parece que está satisfeita. Os dois carros da Mclaren deveriam estar, no mínimo, entre os carros da Red Bull e o carro do piloto espanhol…

  7. Regis Br.Rock comentou em 26/10/12 at 14:53

    Boa tarde Fábio seixas,

    Uma pergunta que não tem nada à ver com F-1.

    Se você não quiser responder, tá valendo. Ok?

    Você é corintiano?

    • Fábio Seixas comentou em 26/10/12 at 16:49

      Não.

      • Rogério Oliviera comentou em 26/10/12 at 23:23

        hehehehe…só tem doido. O quê que futebol tem com isso aqui???

      • LAuro comentou em 27/10/12 at 2:16

        Ele é Sennista, e Santista cara!!!! Acertei Fabio???Abc

        • Fábio Seixas comentou em 27/10/12 at 7:41

          Não exatamente.

    • josé comentou em 26/10/12 at 19:09

      ele é santista

  8. renatohk comentou em 26/10/12 at 14:46

    A RBR escondeu o jogo até o meio da temporada, propositadamente. Fez isso pra não termos aquele mm campeonato lixo do ano passado.
    Na real, enquanto o austríaco estiver despejando rios de dinheiro ali, e o Newey estiver no pacote, eles são imbatíveis.
    Vettel é só um bebezão chorão no local e hora certos, não é mais piloto do que Alonso, Kimi ou Hamilton.

    • Carlos Ribeiro comentou em 26/10/12 at 17:42

      Como praticamente todos os campeões da fórmula 1, o Vettel corre com um dos melhores carros. Se o Alonso estivesse com o melhor carro, seria ele o campeão. Simples assim, e é por isso que os dois se equivalem como pilotos.

  9. Regis Br.Rock comentou em 26/10/12 at 14:35

    Era de se esperar o resultado dos treinos classificatórios de sexta-feira. Mesmo com duas RBRs na ponta, Fernando Alonso da Ferrari tentará de todas as formas se manter bem próximo de seu principal rival na disputa do campeonato mundial de F-1, Sebastian Vettel.

    Para Alonso e Ferrari, é tudo ou nada. E dependerá de todos os fatores possíveis que favoreçam o espanhol para recuperar o terreno perdido para a RBR.

    Não se sabe qual será o papel de Felipe Massa nesse final de semana no Grand Prix da Índia, mas, possivelmente, o brasileiro se classificará entre os cinco do grid de largada, na missão de ajudar Alonso na corrida. De que maneira? Não se sabe. Talvez o brasileiro possa repetir o mesmo desempenho do Gran Prix da Coréia… Mas, será que dessa vez, o brasileiro vai receber carta branca da Ferrari para abrir caminho para o espanhol mesmo estando atrás? Complicado.

    São apenas hipóteses. Resta apenas aguardar o treino classificatório de sábado, e ver o que vai acontecer na corrida de domingo. Então, até lá.

  10. ricardo pereira comentou em 26/10/12 at 14:25

    Vai Vettel emborracha a viseira do alonso .

  11. Jeff Olegário comentou em 26/10/12 at 13:27

    pois e, parece que a ferrari vai morrer na praia. Comeco achar proposital que a RBR, somente tenha se recuperado agora e nao depois das ferias do meio do ano, deixaram pra agora, pra nao dar tempo de ninguem reagir e tentar entender o atual carro e copia-los! Vettel Tri!

  12. Eduardo comentou em 26/10/12 at 13:03

    A Red Bull mostrando o que é uma equipe de F1 para a anti-ética ferrari. Para mim tudo perfeito até agora. Vettel rumo ao tri em cima do malonso.
    A MacLaren aparecerá os treinos oficiais. Assim espero pelo menos. Afinal um motor Mercedes não pode nunca ser ignorado em um circuito velos

  13. Rodney Longhi Mariano comentou em 26/10/12 at 13:01

    Já vimos que Vettel é falível e este ano a Red Bull teve seus altos e baixos; Alonso é sempre “osso duro” e está sempre beliscando…podemos esperar um final de campeonato eletrizante.
    Abraços.

    • Antonio Roberto Macaé comentou em 26/10/12 at 15:37

      Verdade. Mas ao fim de tudo, ferrari e alonso serão grandes coadjuvantes. Ficarão com o título de maiores perdedores de 2012 (o vice campeonato)…

  14. Zenildo comentou em 26/10/12 at 12:43

    Não consigo entender esse “endeusamento” do novo Dick Vigarista da F1 – o tal de Alonso – só está onde está por muita sorte – pelo menos duas vitórias cairam no colo dele e outras colocações melhores tambem foram da mesma forma. Ou sorte tambem é “talento”???

    • Antonio Carlos comentou em 26/10/12 at 16:14

      Na Fórmula 1 são todos burros, só você é inteligente. O próprio Vettel fala que Alonso é de outro mundo e o melhor piloto em atividade na categoria. Além dele, chefes de equipe, dirigentes, pilotos, mecânicos, engenheiros, especialistas, jornalistas. Enfim, gente que respira automobilismo acha que ele é não só o melhor em atividade como de todos os tempos.
      Mas, claro, todos são burros e cegos. A Ferrari, então, um bando de incompetentes. Onde já se viu pagar 40 milhões de dólares por temporada para um piloto de Fórmula 1, o mesmo que pagavam por Schumacher. Burros, incompetentes. Massa e Rubinho são melhor que os dois, bem melhores, mas foram traídos pela equipe que não deixou nenhum dos dois mostrar seu verdadeiro talento.
      Depois de Senna, fizeram um pacto na categoria para que nenhum outro piloto vença e o nome de Senna continue eternizado na categoria.
      Acho que é o máximo de bobagens que consigo pensar no momento.
      O espanhol tem tudo – talento, técnica, velocidade, audácia, precisão, regularidade. Se não fosse o “maníaco da primeira volta” e um acidente não muito bem explicado provocado por Raikonen e ele ainda seria o líder do campeonato. Se você chama isso de sorte…
      E, claro, ele teve seus momentos de ser bafejado pelos deuses. Mas, como já dizia o ditado – a sorte favorece os audazes.
      Nunca os medíocres. E nós sabemos muito bem quem são, só o ufanismo barato não nos permite enxergar…

      • christiano comentou em 26/10/12 at 19:09

        Parabéns Antonio, não preciso acrescentar nenhuma letra, ao seu comentário rs

      • graci comentou em 26/10/12 at 19:11

        Antonio Carlos, vc falou tudo e bem!!!
        Na atual F1 não tem ninguém melhor que o tal “vigarista” Fernando Alonso. Ele forma parte dos GRANDES de todos os tempos.. essa é a verdade.

      • Daniel comentou em 26/10/12 at 21:21

        Alonso é um excelente piloto… mas está ainda BEM longe ser o melhor de todos os tempos!

      • Carlos Costa comentou em 26/10/12 at 22:04

        Perfeito, Antonio Carlos !! Como é difícil ver por aqui, além do dono do Blog, claro, comentários inteligentes – e não estupidificados que caracterizam principalmente os anti-Ferrari sempre de plantão.

      • jose yoh comentou em 27/10/12 at 0:48

        Nem ufanismo barato nem elevar quem não merece: Alonso está entre os grandes mas para ser o melhor de todos os tempos ainda tem muita borracha para comer. E é sim um vigarista (como a maioria dos grandes).

    • Antônio Alves comentou em 26/10/12 at 17:45

      Zenildo, você como alguns “doentes”, que dizem gostar de esportes, em especial F1, apenas sofrem de enviuvamento interminável! Alonso é o “novo Dick vigarista” – para você e seus iguais – apenas porque, como Schumacher já o foi, é o companheiro acima da média do piloto brasileiro de melhor máquina do momento. Dá um tempo, cara… Você não gosta de automobilismo, quer é que esse esporte, como todos os outros, cure a sua frustração de brasileiro

  15. Zenildo comentou em 26/10/12 at 12:41

    Para Ferrari ou MacLaren – se se derem sorte – deslize dos pilotos, quebra do carro, acidente, pneu furado… porque se nada anormal acontecer, novamente a dupla da RedBull estará “nas cabeças”

  16. agnaldo junior comentou em 26/10/12 at 12:06

    Muitas vezes o piloto roda no treino livre para testar o limite do carro.

  17. Christian comentou em 26/10/12 at 12:04

    Bom dia, todos!

    Irei reproduzir o que comentei no blog de Flávio Gomes. Peço só um pouquinho de paciência e leiam. Pode ser bem interessante. Boa leitura!

    Fantástico, esse sujeito, Adrian Newey!

    Se tem alguém que merece os títulos mais incríveis que você possa dar, esse é o cara. O engenheiro aeronáutico Newey tem nada menos que 8 títulos nas costas e na careca. Isso mesmo, ele é o único OCTACAMPEÃO do mundo, do Sistema Solar, da Via-Láctea e do Universo.

    Dos oito títulos dele, sete ele “dividiu” com pilotos como Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996), Jacques Villeneuve (1997), Mika Häkkinen (1998) e Sebastian Vettel (2010 e 2011). Apenas em 1994, ano da morte de Ayrton Senna, ele não levou o campeonato de pilotos, mas ainda conseguiu dar à Williams o título de construtores.

    Querem mais dados interessantes a respeito dele? Ele tem dois tricampeonatos seguidos. De 1992 a 1994; de 1996 a 1998, e agora vai completar sua terceira sequência de três títulos consecutivos (2010-2012).

    E não pára por aí. Newey fez carros que, ao longo de sua história na Fórmula 1, lhe permitiram conquistar 88 poles, 107 vitórias e 79 voltas mais rápidas, e eu não incluí na conta esta temporada de 2012. Só para efeito de comparação, Schumacher tem em seu currículo 69 poles, 91 vitórias e 77 voltas mais rápidas. Incrível, né mesmo?

    Não é à tôa que ele é o que é hoje. Um abraço a todos!

  18. Fernando comentou em 26/10/12 at 11:58

    O campeonato mais emocionante de todos os tempos ficou bem paradinho depois da metade da temporada. Acho que deveriam corrigir a frase para “a primeira metade mais emocionante de todos os tempos”.

  19. Mineirinho comentou em 26/10/12 at 11:55

    Vettel, claro, mostra que é piloto de verdade muito mais que Alonso, sabe tirar tudo do carro, desde do mestre Senna, o que mais lembra ele é o garoto Vettel……….Vamos em busca do tri vettel…..

    • José Augusto Rocha F° comentou em 26/10/12 at 16:39

      Típico comentário de viúva que não entende de automobilismo. Triste…

      • Jorge comentou em 26/10/12 at 21:19

        Bota triste nisso! Se alguem “tira tudo que o carro pode dar”, esse e o Alonso que, com um carro nitidamente inferior aos demais, esta brigando “cabeça a cabeca” pelo título.

  20. Márcio Reis comentou em 26/10/12 at 11:53

    Senhores,

    Alguém tem os dados dos qualifying’s 1 da Willians? A impressão é que Bottas fica na frente do Pastor na maioria dos treinos, então temos algumas alternativas:
    Opção A – O Bottas é um piloto excepcional;
    Opção B – Os caras deixam o filândes correr com pouco combustível e sem pressão nenhuma (pra queimar o Senna);
    Opção C – Maldonado não é tão rápido quanto muitos afirmam;
    Opção D – todas as opções estão corretas.

    • ANDRE DE ITU comentou em 26/10/12 at 18:00

      OPÇÃO E: nenhum de nos sabemos as configurações dos carros nos treinos,então é injusto comparar…

    • Mauricio Alves comentou em 26/10/12 at 23:05

      Faltou uma opção: tal do Bruno é um piloto muito ruim!
      Essa seria a minha escolha!!

  21. Tite comentou em 26/10/12 at 11:39

    Tio newey e seu dom de fazer “carros foguete” aprontando denovo…se continuar assim, o aposto que vettel passa o schumi antes dos 30 anos.

    E uma pergunta Fábio, essa “corrida armamentista” pra desenvolver o carro a cada corrida sempre existiu? Tenho a impressão que nos ultimos 4-5 anos isso ganhou um destaque maior na imprensa, mas não lembro de noticias sobre atualizaçoes de asa, bicos etc a cada corrida no inicio da década passada…

    abs

  22. Rafael Fuentes comentou em 26/10/12 at 11:18

    Fabio, como estão os motores da Red Bull e Farrari?

    Eles tem motores inteiros e confiáveis pra terminar o campeonato?

  23. Jean comentou em 26/10/12 at 11:05

    Nao tá facil para Alonso nao, vai ser mto dificil andar no ritmo do Vettel, e se o Vettel ganhar essa corrida, acabou o campeonato…

  24. lUCAS comentou em 26/10/12 at 10:55

    Vamos Alonso!
    Você merece. O Vettel somente anda com o melhor carro, como se comprova agora.

    • Elootero comentou em 26/10/12 at 15:44

      Lucas,
      Sem desmerecer, o Piloto Alemão, ainda , o
      melhor, classificado, concordo plenamente
      com o seu comentário.Obrigada . Elo

  25. Antônio Luiz Júnior comentou em 26/10/12 at 10:40

    A diferença de tempo entre as RBRs e a FERRAI é muito grande em classificação. ALONSO como sempre consegue tirar leite de pedra. Na corrida, se a diferença for a mesma, impossível alcansar VETTEL … A FERRARI não melhorou o suficiente.

  26. Guga comentou em 26/10/12 at 10:40

    Fábio, você tem um comparativo entre os tempos de Senna e Bottas nos 1o e 2o treinos livres?

    • Fábio Seixas comentou em 26/10/12 at 13:33

      A comparação não vale porque a pista estava muito imunda na primeria sessão.
      Abs

      • ricardo teixeira (não o da CBF) comentou em 27/10/12 at 10:41

        santo pleonasmo, Batman…

        a situação lá é tão ruim assim?

  27. Jésus Júnior comentou em 26/10/12 at 10:20

    O fim do suposto campeonato mais emocionantes de todos os tempos

    • Cristiano comentou em 26/10/12 at 11:41

      Exatamente. Eu lembro que teve votação aqui no blog indagando se esta forma de campeonato era a melhor, mais disputada.
      Todo mundo votou a favor, e eu fui um dos poucos contra.
      Na F1, vence o melhor conjunto carro-piloto. Então o normal é ver em uma temporada no máximo dois, três pilotos lutando pelo título.
      O que a gente vê atualmente é um circo pra enganar trouxa, com estes pneus farofa, DRS e KERS, onde artificialmente mistura todo mundo, mas não necessariamente premia o mais competente.
      A própria Pirelli confessou que os pneus traseiros tem uma diferença de até 8 graus de temperatura ideal em relação aos dianteiros, justamente pra desestabilizar o carro e dificultar aos pilotos e equipes encontrarem o acerto ideal.
      É ridículo um campeonato de automobilismo onde o piloto não pode lutar até o limite do carro, e sim, se preocupar em economizar pneu, é rally de regularidade…

      • Pereira comentou em 26/10/12 at 15:11

        Eu não tenho paciência para buscar essas informações, mas me pergunto quantas vezes um campeonato de F1 chegou nas três últimas corridas com mais de dois pilotos disputando realmente o título (posso queimar a língua, mas as chances matemáticas de Raikkonnen, Hamilton e Button não devem ser consideradas nesse caso)? O pessoal fica lembrando daquele campeonato de 1986 com a foto de Mansell, Piquet, Prost e Senna na mureta. Mas aquilo lá era exceção. Ou estou errado? Afinal, como disse, não tenho a paciência para buscar esses números.

  28. RUBONE comentou em 26/10/12 at 10:11

    A disputa vai ser longa.O Alonso sempre está entre os tres.Isso mostra que ele é bom.Quanto ao Massa não adianta.Ele está numa fase muito ruim.Precisa se benzer.

  29. Eduardo Schmidt comentou em 26/10/12 at 9:55

    Tomara, torço muito para que VET se torne tricampeão mundial em cima de ALO…

    • Thiago basílio comentou em 26/10/12 at 13:09

      Infelizmente Vettel vai ser tri em cima de Webber. Seu único oponente é seu companheiro de equipe o qual tem um carro nas mesmas condições.

    • Elootero comentou em 26/10/12 at 15:55

      Caro Sr. E.Schmidt,
      O Sr talvez , neste Domingo, poderá já ter o
      seu sonho Realizado, tenha paciência, pois,
      O Piloto Alemão, certamente levará o TRI…

  30. ANDRE DE ITU comentou em 26/10/12 at 9:50

    Fabio,com a McLaren “teoricamente´´ fora da disputa pelo campeonato ela leva alguma vantagem em relação a ja poder ir desenvolvendo o carro de 2013 enquanto RedBull e Ferrari vão duelando?ABS.

    • christiano comentou em 26/10/12 at 13:19

      Quem tem Newey tem tudo meu chapa, a Red Bull, tem carro hj, ontem e amanhã, ano que vem, 2014, até o dia que ele resolver se aposentar.

      Os altos e baixos, foram devido a restrições que colocaram no regulamento, pra tentar minimizar a distância deles pros outros.

    • Jeff Olegário comentou em 26/10/12 at 13:29

      as grandes equipes ja tem projetos em andamento dos carros de 2013 desde o inicio do ano! algumas ja trabalham com as regras de 2014

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).