Buddh, 1º e 2º treinos livres
26/10/12 09:37No ano passado, Vettel cravou na Índia o primeiro “grand chelem” da sua carreira: pole, melhor volta e vitória de ponta a ponta _façanha que ele só repetiu em Suzuka, no começo do mês.
Ou seja, ele gosta do circuito.
Hoje, na abertura dos treinos para a 17ª etapa da temporada, mostrou que está a fim de manter o domínio. Foi o mais rápido nas duas sessões.
Pela manhã, cravou 1min27s619, 0s310 à frente de Button. Alonso ficou em terceiro, a 0s425.
Único brasileiro na pista, Massa foi o sétimo _Bruno foi novamente substituído por Bottas, que terminou em 11º.
Foi aquela típica primeira sessão de circuito pouco utilizado: muita sujeira no asfalto, com os carros trabalhando como faxineiras. Pouca emoção, pois.
À tarde, sim, a coisa foi mais movimentada, inclusive com muita experiência nos pneus.
Muita gente escapou, rodou, derrapou, entre eles, Massa, Bruno, Grosjean, Hulkenberg, Hamilton, Schumacher…
E o resultado foi ainda mais favorável para a Red Bull: dobradinha.
Vettel fez 1min26s221, 0s118 melhor que Webber. E foi arrasador: outros pilotos até chegaram a ocupar a ponta, mas no momento em que os dois da Red Bull colocaram pneus macios, não teve pra ninguém.
Alonso foi novamente o terceiro, a 0s599.
Bruno ficou em décimo. Massa terminou em 15º.
Alonso está vivo, e a Ferrari está se dedicando com tudo. Sabem que é a última chance.
Repito o que eu disse no Pit Stop: se Vettel der uma estilingada no campeonato depois deste GP, os ferraristas terão que recorrer à reza para alcancá-lo. E é o que vem pintando até agora.
Fábio, um assunto extra-f1 mas dentro do meio esportivo. Tem a ver com aquela frase citada por ti sobre decidir entre ser jornalista ou ser ingênuo. Um longo artigo de John Wilcockson, jornalista esportivo que durante décadas acompanhou o ciclismo europeu e em especial Lance Armstrong, se desculpando por duvidar do envolvimento do ciclista texano com drogas. Devo dizer que eu também quis acreditar até o último instante na inocência do Lance. Abs
http://www.pelotonmagazine.com/Wilcockson/content/21/1939/One-More-Confession,-One-More-Apology
Belíssimo texto. Obrigado.
–
–
Torçendo pelo Alonso…merece esse título…
Será tudo ou nada para o Alonso, ele tem que ao menos chegar na frente do Vettel para se manter na luta pelo título. Já o Felipe Massa está feliz, mas isso só vai durar até o final desse ano. É Massa no ano que vem você vai ter uma panela de pressão grande te esperando. Aguarde!
Acho que vai dar Vettel. Por ele e por uma Red Bull bem acertada. Talvez nesta corrida vai dar para avaliar, pelo lado racional, se o Alonso realmente terá condições de ser campeão.
Mas no treino tah meio brabo pro Alonso.
Fábio Seixas…Sabendo-se que cada Equipe,possui suas próprias normas. Essas
normas, são Individuais e exclusivas,quanto
a maneira de realizar um Trabalho.Creio,que
aqui, não nos cabe comparar o CERTO, ou o
ERRADO,referente as normas de cada Equipe Muito me surpreende,é que tanto oP
Fernando Alonso, quanto oP.Felipe Massa,
correm pela Equipe Ferrari, e evidentemente estão SUBORDINADOS, as
NORMAS LEGAIS VIGENTESa SUA EQUIPE
Portando, eles não se comportam ao meu ver,de Maneira Anti-Ética, pois ,aqui EXISTE
um VÍNCULO PROFISSIONAL(oContrato fir
mado pelas partes). Desculpe,não sei, se me fiz entender. Obrigada. Elo
Exatamente. O que faz com que a F1 não seja um esporte, seja um negócio, já que não há competição entre os pilotos. Aquilo que a gente torceu e perdeu tantas madrugadas assistindo é puro business, com cartas marcadas.
O que mais surpreende no resultado dos primeiros treinos é a incompetência da Mclaren… A equipe já perdeu a vice liderança do campeonato de construtores para a Ferrari, mas parece que está satisfeita. Os dois carros da Mclaren deveriam estar, no mínimo, entre os carros da Red Bull e o carro do piloto espanhol…
Boa tarde Fábio seixas,
Uma pergunta que não tem nada à ver com F-1.
Se você não quiser responder, tá valendo. Ok?
Você é corintiano?
Não.
hehehehe…só tem doido. O quê que futebol tem com isso aqui???
Ele é Sennista, e Santista cara!!!! Acertei Fabio???Abc
Não exatamente.
ele é santista
A RBR escondeu o jogo até o meio da temporada, propositadamente. Fez isso pra não termos aquele mm campeonato lixo do ano passado.
Na real, enquanto o austríaco estiver despejando rios de dinheiro ali, e o Newey estiver no pacote, eles são imbatíveis.
Vettel é só um bebezão chorão no local e hora certos, não é mais piloto do que Alonso, Kimi ou Hamilton.
Como praticamente todos os campeões da fórmula 1, o Vettel corre com um dos melhores carros. Se o Alonso estivesse com o melhor carro, seria ele o campeão. Simples assim, e é por isso que os dois se equivalem como pilotos.
Era de se esperar o resultado dos treinos classificatórios de sexta-feira. Mesmo com duas RBRs na ponta, Fernando Alonso da Ferrari tentará de todas as formas se manter bem próximo de seu principal rival na disputa do campeonato mundial de F-1, Sebastian Vettel.
Para Alonso e Ferrari, é tudo ou nada. E dependerá de todos os fatores possíveis que favoreçam o espanhol para recuperar o terreno perdido para a RBR.
Não se sabe qual será o papel de Felipe Massa nesse final de semana no Grand Prix da Índia, mas, possivelmente, o brasileiro se classificará entre os cinco do grid de largada, na missão de ajudar Alonso na corrida. De que maneira? Não se sabe. Talvez o brasileiro possa repetir o mesmo desempenho do Gran Prix da Coréia… Mas, será que dessa vez, o brasileiro vai receber carta branca da Ferrari para abrir caminho para o espanhol mesmo estando atrás? Complicado.
São apenas hipóteses. Resta apenas aguardar o treino classificatório de sábado, e ver o que vai acontecer na corrida de domingo. Então, até lá.
Vai Vettel emborracha a viseira do alonso .
pois e, parece que a ferrari vai morrer na praia. Comeco achar proposital que a RBR, somente tenha se recuperado agora e nao depois das ferias do meio do ano, deixaram pra agora, pra nao dar tempo de ninguem reagir e tentar entender o atual carro e copia-los! Vettel Tri!
A Red Bull mostrando o que é uma equipe de F1 para a anti-ética ferrari. Para mim tudo perfeito até agora. Vettel rumo ao tri em cima do malonso.
A MacLaren aparecerá os treinos oficiais. Assim espero pelo menos. Afinal um motor Mercedes não pode nunca ser ignorado em um circuito velos
Já vimos que Vettel é falível e este ano a Red Bull teve seus altos e baixos; Alonso é sempre “osso duro” e está sempre beliscando…podemos esperar um final de campeonato eletrizante.
Abraços.
Verdade. Mas ao fim de tudo, ferrari e alonso serão grandes coadjuvantes. Ficarão com o título de maiores perdedores de 2012 (o vice campeonato)…
Não consigo entender esse “endeusamento” do novo Dick Vigarista da F1 – o tal de Alonso – só está onde está por muita sorte – pelo menos duas vitórias cairam no colo dele e outras colocações melhores tambem foram da mesma forma. Ou sorte tambem é “talento”???
Na Fórmula 1 são todos burros, só você é inteligente. O próprio Vettel fala que Alonso é de outro mundo e o melhor piloto em atividade na categoria. Além dele, chefes de equipe, dirigentes, pilotos, mecânicos, engenheiros, especialistas, jornalistas. Enfim, gente que respira automobilismo acha que ele é não só o melhor em atividade como de todos os tempos.
Mas, claro, todos são burros e cegos. A Ferrari, então, um bando de incompetentes. Onde já se viu pagar 40 milhões de dólares por temporada para um piloto de Fórmula 1, o mesmo que pagavam por Schumacher. Burros, incompetentes. Massa e Rubinho são melhor que os dois, bem melhores, mas foram traídos pela equipe que não deixou nenhum dos dois mostrar seu verdadeiro talento.
Depois de Senna, fizeram um pacto na categoria para que nenhum outro piloto vença e o nome de Senna continue eternizado na categoria.
Acho que é o máximo de bobagens que consigo pensar no momento.
O espanhol tem tudo – talento, técnica, velocidade, audácia, precisão, regularidade. Se não fosse o “maníaco da primeira volta” e um acidente não muito bem explicado provocado por Raikonen e ele ainda seria o líder do campeonato. Se você chama isso de sorte…
E, claro, ele teve seus momentos de ser bafejado pelos deuses. Mas, como já dizia o ditado – a sorte favorece os audazes.
Nunca os medíocres. E nós sabemos muito bem quem são, só o ufanismo barato não nos permite enxergar…
Parabéns Antonio, não preciso acrescentar nenhuma letra, ao seu comentário rs
Antonio Carlos, vc falou tudo e bem!!!
Na atual F1 não tem ninguém melhor que o tal “vigarista” Fernando Alonso. Ele forma parte dos GRANDES de todos os tempos.. essa é a verdade.
Alonso é um excelente piloto… mas está ainda BEM longe ser o melhor de todos os tempos!
Perfeito, Antonio Carlos !! Como é difícil ver por aqui, além do dono do Blog, claro, comentários inteligentes – e não estupidificados que caracterizam principalmente os anti-Ferrari sempre de plantão.
Nem ufanismo barato nem elevar quem não merece: Alonso está entre os grandes mas para ser o melhor de todos os tempos ainda tem muita borracha para comer. E é sim um vigarista (como a maioria dos grandes).
Zenildo, você como alguns “doentes”, que dizem gostar de esportes, em especial F1, apenas sofrem de enviuvamento interminável! Alonso é o “novo Dick vigarista” – para você e seus iguais – apenas porque, como Schumacher já o foi, é o companheiro acima da média do piloto brasileiro de melhor máquina do momento. Dá um tempo, cara… Você não gosta de automobilismo, quer é que esse esporte, como todos os outros, cure a sua frustração de brasileiro
Para Ferrari ou MacLaren – se se derem sorte – deslize dos pilotos, quebra do carro, acidente, pneu furado… porque se nada anormal acontecer, novamente a dupla da RedBull estará “nas cabeças”
Muitas vezes o piloto roda no treino livre para testar o limite do carro.
Bom dia, todos!
Irei reproduzir o que comentei no blog de Flávio Gomes. Peço só um pouquinho de paciência e leiam. Pode ser bem interessante. Boa leitura!
Fantástico, esse sujeito, Adrian Newey!
Se tem alguém que merece os títulos mais incríveis que você possa dar, esse é o cara. O engenheiro aeronáutico Newey tem nada menos que 8 títulos nas costas e na careca. Isso mesmo, ele é o único OCTACAMPEÃO do mundo, do Sistema Solar, da Via-Láctea e do Universo.
Dos oito títulos dele, sete ele “dividiu” com pilotos como Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996), Jacques Villeneuve (1997), Mika Häkkinen (1998) e Sebastian Vettel (2010 e 2011). Apenas em 1994, ano da morte de Ayrton Senna, ele não levou o campeonato de pilotos, mas ainda conseguiu dar à Williams o título de construtores.
Querem mais dados interessantes a respeito dele? Ele tem dois tricampeonatos seguidos. De 1992 a 1994; de 1996 a 1998, e agora vai completar sua terceira sequência de três títulos consecutivos (2010-2012).
E não pára por aí. Newey fez carros que, ao longo de sua história na Fórmula 1, lhe permitiram conquistar 88 poles, 107 vitórias e 79 voltas mais rápidas, e eu não incluí na conta esta temporada de 2012. Só para efeito de comparação, Schumacher tem em seu currículo 69 poles, 91 vitórias e 77 voltas mais rápidas. Incrível, né mesmo?
Não é à tôa que ele é o que é hoje. Um abraço a todos!
O campeonato mais emocionante de todos os tempos ficou bem paradinho depois da metade da temporada. Acho que deveriam corrigir a frase para “a primeira metade mais emocionante de todos os tempos”.
Vettel, claro, mostra que é piloto de verdade muito mais que Alonso, sabe tirar tudo do carro, desde do mestre Senna, o que mais lembra ele é o garoto Vettel……….Vamos em busca do tri vettel…..
Típico comentário de viúva que não entende de automobilismo. Triste…
Bota triste nisso! Se alguem “tira tudo que o carro pode dar”, esse e o Alonso que, com um carro nitidamente inferior aos demais, esta brigando “cabeça a cabeca” pelo título.
Senhores,
Alguém tem os dados dos qualifying’s 1 da Willians? A impressão é que Bottas fica na frente do Pastor na maioria dos treinos, então temos algumas alternativas:
Opção A – O Bottas é um piloto excepcional;
Opção B – Os caras deixam o filândes correr com pouco combustível e sem pressão nenhuma (pra queimar o Senna);
Opção C – Maldonado não é tão rápido quanto muitos afirmam;
Opção D – todas as opções estão corretas.
OPÇÃO E: nenhum de nos sabemos as configurações dos carros nos treinos,então é injusto comparar…
Faltou uma opção: tal do Bruno é um piloto muito ruim!
Essa seria a minha escolha!!
Tio newey e seu dom de fazer “carros foguete” aprontando denovo…se continuar assim, o aposto que vettel passa o schumi antes dos 30 anos.
E uma pergunta Fábio, essa “corrida armamentista” pra desenvolver o carro a cada corrida sempre existiu? Tenho a impressão que nos ultimos 4-5 anos isso ganhou um destaque maior na imprensa, mas não lembro de noticias sobre atualizaçoes de asa, bicos etc a cada corrida no inicio da década passada…
abs
Fabio, como estão os motores da Red Bull e Farrari?
Eles tem motores inteiros e confiáveis pra terminar o campeonato?
Nao tá facil para Alonso nao, vai ser mto dificil andar no ritmo do Vettel, e se o Vettel ganhar essa corrida, acabou o campeonato…
Vamos Alonso!
Você merece. O Vettel somente anda com o melhor carro, como se comprova agora.
Lucas,
Sem desmerecer, o Piloto Alemão, ainda , o
melhor, classificado, concordo plenamente
com o seu comentário.Obrigada . Elo
A diferença de tempo entre as RBRs e a FERRAI é muito grande em classificação. ALONSO como sempre consegue tirar leite de pedra. Na corrida, se a diferença for a mesma, impossível alcansar VETTEL … A FERRARI não melhorou o suficiente.
Fábio, você tem um comparativo entre os tempos de Senna e Bottas nos 1o e 2o treinos livres?
A comparação não vale porque a pista estava muito imunda na primeria sessão.
Abs
santo pleonasmo, Batman…
a situação lá é tão ruim assim?
O fim do suposto campeonato mais emocionantes de todos os tempos
Exatamente. Eu lembro que teve votação aqui no blog indagando se esta forma de campeonato era a melhor, mais disputada.
Todo mundo votou a favor, e eu fui um dos poucos contra.
Na F1, vence o melhor conjunto carro-piloto. Então o normal é ver em uma temporada no máximo dois, três pilotos lutando pelo título.
O que a gente vê atualmente é um circo pra enganar trouxa, com estes pneus farofa, DRS e KERS, onde artificialmente mistura todo mundo, mas não necessariamente premia o mais competente.
A própria Pirelli confessou que os pneus traseiros tem uma diferença de até 8 graus de temperatura ideal em relação aos dianteiros, justamente pra desestabilizar o carro e dificultar aos pilotos e equipes encontrarem o acerto ideal.
É ridículo um campeonato de automobilismo onde o piloto não pode lutar até o limite do carro, e sim, se preocupar em economizar pneu, é rally de regularidade…
Eu não tenho paciência para buscar essas informações, mas me pergunto quantas vezes um campeonato de F1 chegou nas três últimas corridas com mais de dois pilotos disputando realmente o título (posso queimar a língua, mas as chances matemáticas de Raikkonnen, Hamilton e Button não devem ser consideradas nesse caso)? O pessoal fica lembrando daquele campeonato de 1986 com a foto de Mansell, Piquet, Prost e Senna na mureta. Mas aquilo lá era exceção. Ou estou errado? Afinal, como disse, não tenho a paciência para buscar esses números.
A disputa vai ser longa.O Alonso sempre está entre os tres.Isso mostra que ele é bom.Quanto ao Massa não adianta.Ele está numa fase muito ruim.Precisa se benzer.
Tomara, torço muito para que VET se torne tricampeão mundial em cima de ALO…
Infelizmente Vettel vai ser tri em cima de Webber. Seu único oponente é seu companheiro de equipe o qual tem um carro nas mesmas condições.
Caro Sr. E.Schmidt,
O Sr talvez , neste Domingo, poderá já ter o
seu sonho Realizado, tenha paciência, pois,
O Piloto Alemão, certamente levará o TRI…
Fabio,com a McLaren “teoricamente´´ fora da disputa pelo campeonato ela leva alguma vantagem em relação a ja poder ir desenvolvendo o carro de 2013 enquanto RedBull e Ferrari vão duelando?ABS.
Quem tem Newey tem tudo meu chapa, a Red Bull, tem carro hj, ontem e amanhã, ano que vem, 2014, até o dia que ele resolver se aposentar.
Os altos e baixos, foram devido a restrições que colocaram no regulamento, pra tentar minimizar a distância deles pros outros.
as grandes equipes ja tem projetos em andamento dos carros de 2013 desde o inicio do ano! algumas ja trabalham com as regras de 2014