Pit Stop #251
23/10/12 13:57O Mundial chega a um momento crucial na Índia: ou Alonso encosta em Vettel ou o alemão pode começar a comemorar o tri. Esse é tema central do Pit Stop desta semana, que também fala de Massa na Ferrari, de Barrichello na Stock e que faz uma homenagem ao aniversário de Zanardi, nesta terça.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
ZAnardi é o verdadeiro Joseph Klimber! “Qualquer um se daria por vencido, mas, meu deus… estamos falando do Zanardi…”
CARO FABIO SEIXAS, PODERIA ME RESPONDER O QUE VOCE, FRIAMENTE ACHA DA RENOVAÇÃO DE MASSA, DESDE DE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO DISPENSADA UM GRANDE ABRAÇO
Poxa, já escrevi tanto sobre isso. Procure no blog, por favor.
Abs
Fábio,
Mais uma vez problemas com o tocador. O vídeo parou em 2:52.
Por favor veja se há algum problema, pois gostaria de assistir.
Abraço
Ainda tenho certeza que: Fabio Seixas contimua torcendor por Alonso , tudo bem
eu estou naq torcida para que Vettel conquiste o tricampeonato inédito tres vezes seguida que é a coroação do jovem
Vettel, pelo trabalho exelente de Adrian Neils, mago das planchetas insuperavel, e Sebastian merece por ter amadurecido e por ser um piloto simples sem arrogancia fato inétido até o momento , pois os fãs adotam tal critério para selecionar seu atlestas , a simplicidade e carater do bicampeão foi quando não acusou massa por ter atrapalhado sua volta lançada que todos na coreia , e como premio venceu a corrida justo e digno de um campeão mundial , o que não pode se falar de Alonso por exemplo
este momento esta brilhando para Vettel se tornar tricampeão mundial com merecimento , não tem para ninguém abs
Não torço por ninguém. Considerar Alonso melhor piloto do que Vettel não é torcida. E se Vettel for campeão, será merecido da mesma forma.
Abs
Eu acho que vai dar o alemão.
Fabio onde está tu.Já está chegando o dia da programação.
A Ferrari melhorou sim, mas as atualizações foram no carro do Massa. A razão para Alonso não tê-las usado? Trata-se do exaustor do difusor traseiro! Pode ser que simplesmente a melhoria não combinasse com o estilo “escorregadio” de guiar do Alonso, vamos ver!
É, o Alonso é bom mas não é perfeito, como o Senna, Prost e etc. Ele dá umas mancadas sim, ali no jogo rápido, durante a corrida. É bem nessas mesmo.
…no traçado ele rateia.
Fabio!
Lembro-me de você escrever a pouco tempo sobre o Vettel, dizendo que ele deu a sorte de ter um carro superior e agora teria que provar que não é campeão por acaso. Acho que se ele for campeão esse ano ele terá provado! Você concorda?!
Minha pergunta talvez tenha ficado mal colocada… lembro-me que no seu texto você não falava com desdem do Vettel, pelo contrário!
Já provou no ano passado.
Abs
Além de torcer pro cara, seria perfeito o Alonso ser campeão, pois estaria se coroando o melhor piloto da temporada
Sendo a disputa acirrada entre Fernando Alonso e Vettel, quem no fim ganha, é nós telespectadores. E o caso das secas entre os pilotos brasileiros, onde a um certo longo prazo, é claro de se prever que não teremos pilotos em uma categoria de ponta do automobilismo é de fato verídico. Se tiver algum piloto concorrendo ou para concorrer, isso é um fato previsível apesar de ter uns pilotos nossos na Fórmula 3 Britânica e etc. Mas a possibilidade é um pouco pequena mesmo. E entro outros assuntos o fato de Luiz Razia ter feito um teste pela Toro Roso, peço a vc Fábio publicar uma matéria bem detalhada sobre isto se for possível. Até porque acredito que o Luiz Razia é um piloto forte porque ele anda forte. Só também, claro, estou com os pés no chão e não me iludo de que tal piloto vai ser candidato a ser capeão. Até porque apesar dos pesares, mesmo tendo tudo em cima, a sorte é sempre a última a dar a palavra. E sobre o Alessandro Zanardi. Ele pode não ter tido grande destaque na Fórmula 1. Mas ele conseguiu uma façanha que muitos pilotos, inclusive campeões, como outros pilotos de destaque da Fórmula 1 não conseguiu, é obter o seu passe livre. “A sua dupla cidadania” para migrar de uma categoria para outra, voltando depois para a F1, e voltando novamente para a Indy. Para conquistar isso, o piloto de alguma forma mesmo assim tem se ser consagrado e precisa inspirar uma confiança segura entre os cabeças das equipes lá… de qualquer categoria que for… e conquistado uma consagração. E se o resultado irá para Austin ou para o Brasil no fim, se falando de Fórmula 1, não sei. Não sei mesmo. Se desta vez fosse fácil de prever eu já teria previsto. Mas fico com o Alonso até por ele ser mais consagrado, mais macaco velho do que o Vettel. Mas quem prefere achar que a justiça deve ficar para alguém mais novo. Beleza. Como dizem os gaúchos: Gosto é que nem *U, cada um tem o seu.
Essa proxima prova não define nada, como a mão na taça de Alonso tb não dava fim ao campeonato.
Uma quebra de Vettel um podium de Alonso embola tudo outra vez.
Alguém sabe como anda o número de motores das duas equipes?
Agora tenho certeza que felipe massa vai lutar bastante para ser campeão em 2013 renovou o contrato deu uma entrevista a galvão bueno dizendo que não existe outra meta que não seja ser campeão e ja rola informações que Alonso vai fazer de tudo para ajudar felipe nessa empreitada e no contrato está bem claro por isso Felipe massa assinou com a ferrari ele tem liberdade para brigar com seu companheiro de equipe no campeonato de pilotos claro sempre trazendo as crianças pra casa uhu massa campeão em 2013.
……………….será ? rs rs rs rs
Fábio, quanto vc acha que tem do Christian Horner esse teste do Razia na STR? Acha que há esperança em vê-lo no grid em 2013? Já que os titulares atuais não fedem nem cheiram…
Acho que para 2013, não.
Abs
Fábio acredito que esse campeonato tem coisa pra rolar, as coisa podem mudar derrepente!
Outro detalhe você acredita que Honda volte?Outra obs. logo saberemos de fato por o Lewis optou por sair da McLaren !Não foi por dinheiro! Ou melhor o porque a McLaren liberou o Lewis! A Mercedes deve ter precionado a McLaren desde o começo do Campeonato para libera o Lewis. E agora vai arrancar dinheiro de tudo que lado para fazer o melhor…Deve ter muita sujeira no meio de tudo isso! Espero que o Lewis leve a melhor! Acredito que essa corrida poderá dar um começo de reviravolta na temporada de novo!!!Ninguem imaginou uma vitoria do Kimi… Ou de outros … Vetel quebrando, o Alonso quebrando! tudo pode mudar!!!Gostaria que embola- tudo!! Seria Show!!!
Concordo com o Pereira.. Mais uma Vez o Fabio Red Bull Seixa torcendo descaradamente… Faze o que.. A INTERNET está ai para se escrever e dizer o que quiser..!!
É evidente que a disputa pelo título de pilotos está limitada entre Vettel e Alonso, mas a meu ver a Mclaren ainda é o melhor carro do campeonato e não pode ser esquecido na luta por vitórias. Hamilton só não fez a pole na Korea porque errou no 3º setor. Vinha mais rápido que Webber. Ficou a 0,2s da pole. E na India o favoritismo de Hamilton e da Mclaren à vitória, a meu ver, é fortíssimo. Um sol abrasador, com uma temperatura de pista elevada pode trazer sérias dificuldades ao RB, principalmente ao estilo de pilotagem de Vettel. Para a Ferrari a pista ainda é mais difícil. O conjunto pneus Hard-Soft só favorece à Ferrari pela metade (os Duros), mas com a temperatura da pista da India e um asfalto muito abrasivo, essa vantagem desaparece. Nestas condições os duros quase funcionam como médios, exageros à parte. Os macios não rendem bem no Ferrari. Isso tem sido visível ao longo do ano. Mas o problema maior para o Ferrari são as velocidades de ponta e média, que me parecem não estarem ao alcance deste Ferrari. A equipe anunciou que descobriu a pólvora em túnel de vento esta semana, mas me parece que o problema está no motor e a falta de potência em relação aos adversários diretos, e nesse quesito há muito pouco a fazer, ou nada mesmo. Acho que a má gestão dos motores que a Ferrari tem feito este ano, vão começar a dar problemas maiores à equipe em corrida. Já foi visível que a Ferrari tirou o pé, tanto Alonso como Massa, para evitar sobreaquecimento. Uma pista onde a Mclaren pode fazer um fim de semana perfeito fazendo dobradinha no qualifying e em corrida. Isso é claro se Withmarsh não atrapalhar muito.
O Hamilton perdeu uma grande chance. E a Ferrari tem uns aqui e ali este ano.
TOP GRID
10) Já era esperado a decisão de Felipe Massa assinar por mais uma temporada na Ferrari em 2013. O brasileiro até que poderia ter saído da equipe para correr na Sauber, mesmo voltando ao ponto de partida onde iniciou a carreira na carreira F-1. Mas, preferiu mais uma vez, renovar por mais uma temporada, aceitando por contrato e cláusulas, cumprir o protocolo de atender em primeiro lugar as prioridades da escuderia italiana, ou seja, cumprir o seu dever de levar a equipe para o mais alto do pódio, na obrigação de coadjuvante ao lado de Fernando Alonso, primeiro piloto da Ferrari.
9) Se realmente, o objetivo de Felipe Massa de renovar para a Ferrari por uma temporada, tem por outro lado restaurar o status de piloto veloz, mesmo sendo o segundo piloto, possa fazer sentido. E há uma possibilidade de que, se Vettel for para a Ferrari em 2014, o brasileiro possa ocupar a vaga do alemão na RBR. Pode ser que sim, ou pode ser que não.
8) E nesse final de temporada, o maior tema central do assunto, é a disputa pelo tricampeonato polarizado entre Sebastian Vetel e Fernando Alonso. E aparentemente, parece que não há outro assunto que chame a atenção na F-1. Mas, no ano em que Schumacher decide pendurar definitivamente o capacete, um finlandês movido a velocidade e muita cana, corre por fora esperando a oportunidade de vencer uma corrida nesse ano. Com uma Lotus Renalt e o terceiro lugar no mundial de pilotos – sem ter vencido uma prova – no começo de temporada com vencedores diferentes. O finlandês marca o melhor retorno de campeão mundial de F-1, na condição de disputar até o título, mas o carro não o ajudou muito, e por obrigação, a Lotus vai ter que construir um carro à altura do talento de Kimi Raikkonen, que com certeza em 2013, vai dar muito trabalho aos rivais na luta do mundial de F-1.
7) Enquanto isso, não se sabe se realmente Bruno Senna vai permanecer por mais uma temporada na Williams ou numa equipe de menos expressão na F-1.
6) A novidade é a volta da parceria McLaren e Honda. Uma parceria que marcou para sempre a F-1. E esse carro da McLaren deu três títulos a Ayrton Senna e um para Alain Prost, onde foi palco da maior e inesquecível rivalidade da F-1.
5) E nesse final de semana ocorre mais um Grand Prix da Índia, que decidirá quem será o favorito ao tricampeonato de F-1. Com seis pontos a frente de Fernando Alonso no campeonato, Sebastian Vettel tem a chance de aumentar a diferença sobre o espanhol da Ferrari. Se mais uma vez, Vettel, vencer mais uma corrida ficando à frente do espanhol, com uma diferença de duas colocações na prova. Ou sequer o espanhol pontuando. Serão mais 31 pontos à frente no mundial de pilotos, e com mais uma combinação de resultados, o alemão levará o tricampeonato mundial de F-1. Mas, se porventura, a sorte do espanhol voltar, conseguindo vencer a prova, e com Vettel obtendo um mal resultado ou nem sequer pontuando, estabelecendo assim, o equilíbrio a favor de Alonso. A decisão pelo título mundial de F-1 aconteceria só no último Grand Prix do Brasil.
4) O mundo de hoje, ocorre a Globalização Mundial. No mundo do Automobilismo Mundial, a Barrichelização! Depois de sair da F-1 por falta de vaga, e por causa disso, se aposentando de vez, Rubens Barrichello teve que se aventurar em uma outra categoria do automobilismo mundial, na F- Indy, estreando na equipe KV. Mas mesmo assim, declarava à imprensa que a qualque hora estaria disposto à voltar para a F-1. Declarações à parte, teve uma participação razoável na F- Indy, podendo até correr numa equipe de ponta na temporada de 2013. A novidade de 2012 no automobilismo, foi a participação de Rubinho nas etapas finais da Stock Car. O sonho de muitos Anti – Barrichello de verem o piloto disputando na categoria nacional… E parece que a presença do veterano recordista em número de provas na F-1, chamou bastante a atenção do público, aumentando a audiência na transmissão da prova. Será que Rubens Barrichello está ensaindo sua futura aposentadoria do esporte, encerrando sua carreira na Stock Car?
3) Enquanto isso, a safra nacional de pilotos de ponta do país está de mal à pior, infelizmente. Uma questão muito importante foi levantada aqui sobre esse assunto. Porquê o Brasil não investe no automobilismo nacional? Seja em investimento, em organização, em estrutura e nas categorias de base?… ? … O tiro de misericórdia foi uma pergunta de um novato a piloto que perguntou se no Brasil já houve algum campeão de F-1… ? … Jacaré Paguá que o diga…
2) Felizmente, aqui na minha cidade, em Manaus, é realizado um campeonato de Kart. Torço muito para que melhorem os eventos de automobilismo e que façam o esporte a motor decolar. Parabéns à todos os organizadores desse evento!
1) E falando em pabenização, pra finalizar. Parabéns a Alexandro Zanardi! Um dos grandes nomes do automobilismo mundial. Teve uma participação apagada na F-1, mas, brilhante na F – Indy, onde nessa mesma categoria, sobreviveu a um grave acidente que quase lhe custou a vida. Deu a volta por cima ao se consagrar nas paraolimpíadas com três medalhas, duas ouro e uma de prata. Um grande exemplo de determinação e superação. Um grande herói!
Caramba! A internet aqui da região norte é tão ruim e cara, que o computador trava a toda hora!
E isso me deixa furioso de raiva!
Não dá pra entender que um estado que tem um polo industrial sofisticado de produção de aparelhos eletrônicos e outros bens de consumo e etcéteras, tenha uma internet tão tosca!
A Net em outras partes do Brasil é muito melhor. Nos outros países por exemplo, no Japão principalmente, é infinitamente melhor! Que raios!
Será que na Copa do Mundo, aqui na minha cidade, vai continuar esse serviço mequetrefe!? Dá um tempo!
Se com a internet ruim voce escreveu essa biblia,imagine se tivesse boa…
André, quando digo que a internet é ruim pacas, é por que é ruim para pior! Quando estou escrevendo o comentário, a página ainda está carregando. E parece até que estou escrevendo numa antiga máquina de escrever ( Uma saudosa máquina) e não, em um computador.
Bíblia? Vejo que com essa sua monumental preguiça de ler, você ainda esteja no primeiro parágrafo do livro de Gêneses.
Pior qu eu sou mesmo preguiçoso em se tratando de leitura…:)
Tudo bem André,
Mesmo assim, você escreve um dos melhores comentários de F-1 aqui no Blog do Fábio Seixas. E leio com bastante atenção.
Um bom final de semana para você e a todos que frequentam o Blog!
Que venha o Grand Prix da Índia! 🙂
Sim. O Haikkonen está definitivamente sabendo comer pelas beiradas, apesar da mudança de pontuação que teve para favorecer os pilotos que chegarem em primeiro nas corridas. Felipe agora tem que se redimir. Fazendo uma campanha de ponta no ano que vem. E se o Rubinho não ir meio logo para a Stock Car, mais cedo ou mais tarde isso poderá ser certo. O automobilismo é curto no Brasil talvez pela falta de público que teria em alguns lugares. Logo, causando pouca arrecadação para manter a sua estrutura. Mas até que tem aí o Campeonato de Marcas e outras categorias, não de fórmula, mas de carros de turismo e, bem melhor que a Stock Car por sinal, só que o Campeonato de Marcas acredito eu, que os carros são de tração dianteira. Pena que são pouco divulgadas e só é transmitida por tv por assinatura. Assim, fica mais difícil as grandes massas assistirem as cotegorias e assim por diante, fazendo crescer o número de fãs para assistir as corridas ao vivo. E arrecadarem verba suficiente para manter com uma certa estabilidade as categorias.
É por isso que é difícil eres irem para Manaus. Abs.
…ops, (eles).
…Manaus pode ser muito longe para eles.
O Fábio SEMPRE é precipitado nas suas análises. Há duas semanas atrás disse que ALONSO estava com uma mão na taça. Agora diz que se o espanhol não encostar no Vettel o alemão pode comemorar o TRI. É fundamental que a pessoa aprenda com seus erros…
Se você não entende que situações mudam…
o campeonato esta todo para pra vettel alonso so leva o campeonato havendo imprevistos(qebras,punicoes…)pq na pista sem fatores externos nao leva de forma alguma!esta nessa posicoes justamente por imprevistos fatores externos… pois em condicoes normais td sendo decidido na pista a luta estaria entre hamilton e vettel basta reve td o ano e ve abandonos e punicoes….e veremos onde estaria alonso sem tds essas ajudas
Tentaram cortar as asas da RED BULL,mas não conseguiram.Vai VETTEL emborracha a viseira do ALONSO.
Fabio Seixas,é evidente que jamais voltaremos a ouvir a bela sinfonia dos motores V 10,uma coisa de doido,aquele som.Os V 6 turbo que virão em 2014,serão mais silenciosos que os da antiga era turbo da decada de 80 ?Pergunto porque nunca vi uma corrida ao vivo,da epoca que a F1 usou esses motores,e dizem que as corridas de 2014 serão muito sem graça sem barulho.Abs
Acho muito difícil que a Ferrari alcance o ritmo da Red Bull. Concordo com você, se Vettel vencer mais duas (o que é muito provável) o campeonato acaba. Acho que Vettel vence as duas próximas.
Para Alonso será complicado chegar em segundo. Mas se conseguir será um feito, porque as Lotus estão definindo o campeonato. Estão arrancando os concorrentes do Vettel das provas.
Fábio, concordo contigo quando você diz que o Vettel é um ótimo piloto…porém, voltamos ao início do campeonato quando o carro da RBR não era dos melhores…ele não se destacou em nenhuma corrida e ainda fez um monte de bobagem, inclusive brigando com outros pilotos, sem razão. Agora, que o carro está bom, ele vem e ganha tudo…aí fica fácil né…o título vai para o carro e não para o piloto. Triste realidade. Esse ano o título tem que ficar com o Alonso, que teve muita sorte, mas que levou muitas vezes no braço…abraços.
Fábio Seixas, Respeitando, aos demais pilotos, para mim Fernando Alonso,é o melhor. Conquistou o seu Bicampeonato,pela Renault, com um carro mediano.Além, de sua incansável, luta pela
vitória.É um grande Lutador. Por outro lado,
o Piloto Alemão S.Vettel,com um excelente
carro, e também, é um bom piloto.
Difícil, dizer, o que poderá ocorrer. Evidente
mente, gostaria que F.Alonso pudesse realizar uma boa corrida. Mas, como a F1 é
muito imprevisivel, S.Vettel, poderá sim,
caminhar para o Tricampeonato .Obrigada.
Torço para VET…
Vettel esta a nivel de Alonso sim é só ver quem tá na frente. tricampeão Vettel.
Fábio, ainda acho prematuro dizer que essa prova define o campeonato caso Alonso não encoste em Vettel. Suponha que Vettel abra 13 (ou mais) pontos de vantagem. Em caso de quebra de Vettel em Abu Dhabi e boa corrida de Alonso, o espanhol pode chegar nos EUA como líder.
Santhander comanda mais do que Lucas, então vá para espanha , Vettel é bicampeão por enquanto, e a Red Bull não pactua marmelada é no braço para os dois , ao contrario da Ferrari
Concordo plenamente. Com essa história de vitória valer 25, um quebra e o outro ganha, muda tudo.
O Fábio já tinha praticamente afirmado que o campeonato já era do Alonso, agora sugere que já pode ser praticamente do Vettel. A verdade é que não adianta teorizar demais, a probabilidade de não pontuar em uma ou duas corridas, por azar mesmo, é significativa, e aí muda tudo.
Fábio,ainda bem que a Foto já se foi.Tem chão ainda para sabermos quem é o campeão.Para mim aposto ainda no Alonso.O cara quase sempre está entre os primeiros alem de ser um ótimo piloto.
Vettel é o melhor e a Red Bull tem o gênio Adrian Neils,só isso
Joel, Vettel não é melhor do que o Alonso, mas concordo que Adrian Neil é muito melhor do que o projetista da Ferrari….rs…