Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Comunicado oficial

Por Folha
19/10/12 03:00

Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.

Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.

A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.

Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.

(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)

O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.

São as frases de Massa.

A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.

Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.

E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.

O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.

Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.

Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.

Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.

E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.

Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.

Sintomático.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. juvencio comentou em 21/10/12 at 16:55

    Massa ainda não foi campeão por uma questão de personalidade e não pilotagem. Parece que ele está sempre preocupado em não ferir as suscetibilidades , agradar todo mundo , melhor dizendo ; não sabe chutar o balde e se rebelar. As vezes se ganha no grito.

  2. Wolf comentou em 21/10/12 at 15:30

    Parabéns Fábio Seixas! O que está entendido não precisa ser discutido! As malditas entrelinhas!

  3. GustavoVanni comentou em 21/10/12 at 15:08

    Qual a surpresa??
    A Ferrari sempre trabalhou assim, por isso tem tantos títulos e recordes como diz na matéria.
    Ou vocês acham que ela teria tudo isso se seus dois pilotos disputassem entre si todas as curvas???
    Só ficam com esse chororô porque o 2º piloto é brasileiro.

  4. Nataniel Carvalho comentou em 21/10/12 at 14:55

    Vai catar latinha com esse bla bla bla fabio!!

  5. Eder Luiz comentou em 21/10/12 at 13:47

    como eu disse… http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/10/felipe-massa-eu-acredito-no-meu-potencial-e-sempre-acreditei.html

  6. Luiz Antônio comentou em 21/10/12 at 13:37

    Fabio,

    Semanas atrás, no calor dos burburinhos sobre a renovação, lembro de ter lido uma fala do Massa que era mais ou menos assim: “Quero (ou preciso) ficar na Ferrari para ajudar o Alonso”. Na hora, ficou claro pra mim: Massa estava abandonando os anseios de campeão por um emprego com holerite, crachá e tíquete refeição. Deixou de ser um esportista admirável (não que eu o admire, embora o respeite) para ser um barnabé da F1. Que seja feliz…

  7. Altair acerbi comentou em 21/10/12 at 13:05

    Fábio,
    Fiquei com uma duvida?
    Vc realmente Acredita que o massa Um dia poderia bater o Alonso ?
    Vc acha que a casa de diabruras de Maranello pode fazer coisas no carro do massa pra ele não andar mais que o Alonso ?
    Sinceramente esperava mais de um cara rodado como vc.
    O massa e realista e sabe que não vai bater o espanhol, só isso…..
    Em tempo, assista a entrevista dele pro Galvão no auto esporte……
    dita mania de achar pelo onde não tem ovo……

    • Eduardo comentou em 22/10/12 at 11:04

      Claro que o Massa pode ganhar o do malonso. Quem acredita que o cara é esse piloto insuperável esta caindo como um patinho mo mkt pessoal do espanhol.
      O cara é mala e constrói essa fama de super piloto. Todos no grid podem bater o cara ( pelo menos os das 5 equipes de ponta)
      E eu vi essa entrevista do galvão. Muito mais ufanismo que conteúdo. Uma entrevista com a pobreza de espirito do galvão.

  8. ivan comentou em 21/10/12 at 12:28

    piloto medíocre tem q se contentar com isso mesmo, trouxa é quem torce para esse cara e para essa equipe aqui no Brasil.

  9. cidinho braz comentou em 21/10/12 at 12:12

    estamos descalso de piloto,massa e fraco e capacho,que saudade do senna…nao aguento mais ja faz dois anos q nao consigo assistir uma corrida inteira.

  10. torcedor brasileiro comentou em 21/10/12 at 11:44

    pra ser curto no comentario pra que ja teve o luxo de ter escolha pra torcer (senna e piquet) e dificil aceitar isso

  11. torcedor brasileiro comentou em 21/10/12 at 11:41

    buuuuuaaaaaahhhhhh
    so nos resta chorar (de vergonha)

  12. Lucio Dantas comentou em 21/10/12 at 11:17

    Fabio O Felipe Massa deu uma entrevista ao galvão bueno dizendo claramente que vai fazer de tudo para ser campeão em 2013 para encerrar a carreira de forma brilhante como vc ver essa afirmação tão categórica, será que realmente ele vai com tudo pra bater o Alonso, será que a scuderia deu essa eperança de poder lutar de igual para igual com Alonso.

    • Alberto comentou em 22/10/12 at 9:43

      Teatrinho a Rede Globo pra arrecadar cotas pro ano que vem

  13. I.César comentou em 21/10/12 at 11:16

    Saudades do meu antigo herói, “AIRTON SENA”, falava pouco e na pista mostrava “de onde e pra que veio”. gostaria que o Felipe tivesse um pouco da personalidade dele, habilidade ele tem. A Comunidade dos poderosos Europeus, acham que BRASILEIROS são fracos, tolos, podemos ser subjulgados sempre e que nossos interesses e investimentos não são de muita importância.
    O pouco respeito frente à nação Brasileira se dá por conta de nossos REPRESENTANTES CORRUPTOS, preocupados apenas em tirar proveito de seus cargos e condições de vidas comparadas a de Reis e Imperadores.

  14. VItor Pinto comentou em 21/10/12 at 8:31

    Alex Xavier, cidades de Portugal e Espanha não são tudo velho e demilido.Pelo visto você não conhece a cidade.Berlim pode ser todo pixado.Mais não tem tanto morro, favela e traficante como o Rio de Janeiro.
    Felipe Massa visou dinheiro e comodismo para continuar na Formula 1.Acho que seria muito mais interessante para sua carrera se fosse para a Sauber.Fabio, todos os pilotos que sairam da F1 e foram se aventurar na Indy, sempre se dão bem.Pelo visto o Rubens até nisso não se deu bem.O que você acha?att.

    • Alex Xavier comentou em 24/10/12 at 7:48

      Então vc concorda comigo em parte? Tem lugar legal lá. Mônaco, Turquia… Mas não é aquela coisa toda que querem bancar que são, não concorda? Abs.

  15. F1cloud comentou em 21/10/12 at 8:22

    Quem sabe MASSA da um olé no ano que vem. DÁ pressão no ALONSO, E NO ANO SEGUINTE TROCA DE LUGAR COM O VETTEL NA RED BULL!!!!!

  16. Andre Coelho comentou em 21/10/12 at 3:54

    Sei que vao me odiar, mas a formula 1 foi enterrada em 01-maio 94 junto com o saudoso Ayrton Senna. E nao é pessimismo. Galvao Bueno tentou alavancar a carreira do Rubinho Barrichello, e por culpa de alguns milhares de cambios, uma pitada de azar e duas de incompetência, aliada a sacanagem da Ferrari, nao deu em nada. Nem com a ajuda do tema da vitoria do Senna e a sambadinha sem graca (que nao pegou). Ja Felipe Massa 2% mais competente, tambem nao vingou. Enfim, o que nos resta e a nostalgia. E tenho dito!

  17. Gildo Silva comentou em 20/10/12 at 23:20

    Apenas duas palavras: “Apodreça, Ferrari!”

  18. Cesar comentou em 20/10/12 at 23:15

    Lembrar que acompanho a F-1 desde 1980 e já ví Piquet, Senna , sem contar o Émerson que nunca assistí, mas é um exemplo, ter que suportar esses pilotos medíocres, que se contentam com o segundo posto é muito frustante. Cheguei a imaginar um 2013 sem pilotos brasieiros. Mas pelo que vejo não vai ser muito diferente de ter ou não um piloto do País, pois não vai fazer diferença

  19. Cesar comentou em 20/10/12 at 23:11

    Nós que somos brasileiros de coração sempre nos orgulhamos da frase: “Sou brasileiro e não desisto nunca”. É frustante ver um piloto para o qual sempre torcí, se sujeitar a ser capacho da equipe. Infelizmente vou ter que me contentar com pilotos de outras nacionnalidades disputando títulos enquanto o Massa vai estar fazendo de tudo para ajudar o companheiro… que horrível…

  20. Cesar comentou em 20/10/12 at 21:48

    Eu gostaria de um piloto que honrasse o meu país, afinal é para ele que torço e não para uma escuderia. isso não é esporte. Este massa é uma vergonha para o país. eu quero que esta formula 1 se exploda. to fora. cansei.

  21. Andre Choma comentou em 20/10/12 at 21:16

    Será que o desavisado leitor acha que o Senna corria de stock car e que em 94 duelava com outro “alemão”, o Ingo Hoffmann?

  22. Uollet comentou em 20/10/12 at 20:58

    Olá Fábio!! Posso te garantir que este contrato já estava assinado desde monza!! E sem redução salarial!!
    Até mais!!!!

  23. hugo comentou em 20/10/12 at 18:06

    Olá, não sei se esse vídeo ja foi postado aqui, mas acho que vale uma seção “F1 sem Mimimi”. Abcs

    http://www.youtube.com/watch?v=wsGWjDEvDKE

  24. Fabio Henrique comentou em 20/10/12 at 17:10

    Massa vencer corrida em 2013. kkkkk! Acabou de passar recibo de que é outro Barrichelo e tem tonto achando que ele será competitivo. Será que tem que desenhar?

  25. Manassés Menezes comentou em 20/10/12 at 15:53

    A temporada 2013 será da seguinte forma. O Massa por mais que deseje começará mal novamente… mesmo com potencial a ferrari de maneira sigilosa (sabotando o carro do Massa) dará prioridade ao carro do Alonso para que o mesmo se destaque do Massa no inicio da temporada. Aí no meio da temporada não haverá alternativa para o nosso Massa… se contentará em ser um escudeiro em busca do título de construtores e de piloto (para Alonso é claro). E nós pobres torcedores brasileiros iremos assistir mais uma temporada sem esperança para o Massa… pq não tenho esperança com outro brasileiro (sentado em um ótimo carro que permita brigar por vítorias ou título).

  26. Luiz Alves comentou em 20/10/12 at 15:48

    É uma pena um piloto brasileiro assinar um contrato para ser o segundo piloto oficial! Nem o Rubinho nos piores momentos de Ferrari foi tão resignado!

  27. Marcio Roberto da Silva comentou em 20/10/12 at 15:38

    Sr. Fábio Seixas,
    o Rubens Barrichello antes de terminar o seu contrato com a Ferrari, ele cancelou para ir para BAR. A melhor opção hoje seria o Massa terminar o ano bem e depois tentar uma vaga (com exceção das nanicas) em alguma outra equipe. Já que insistiu ficar, tentar andar próximo de Alonso e buscar uma vaga em um time melhor em 2014.

  28. Marcos comentou em 20/10/12 at 14:33

    “Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.

    Sintomático.”

    FENOMENAL, AO LEMBRAR DO FATO PRETÉRITO, E COLOCAR NO FATO CONCRETO!

  29. Vinícius Fernandes comentou em 20/10/12 at 12:50

    Teve, e grandes campeões, e entre os melhores de todos os tempos.

    Na boa: tem horas que preferiria que não tivessem brasileiros na F1 mesmo.

    Gostaria muito mais de ver e Ferrari na luta dos construtores com um piloto arrojado de qualquer nacionalidade, do que essa postura de Massa.

  30. danilo comentou em 20/10/12 at 12:00

    Admiro a personalidadae do Massa,o cara suporta uma pressão absurda,parece que tem sangue de barata é provavel que seja vaiado no gp do Brasil.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).