Comunicado oficial
19/10/12 03:00Horas após o sucinto anúncio da renovação do contrato com Massa, a Ferrari publicou em seu site um texto maior, mais festivo, com declarações do piloto e de Domenicali, o chefe da equipe.
Começa, é verdade, com uma tentativa tola de desmerecer o furo de reportagem de um jornalista brasileiro. Na sexta, dia 12, Lito Cavalcanti, do “SporTV”, revelara que o anúncio da renovação viria na terça, 16. Bem no alvo.
A Ferrari gasta três parágrafos para afirmar que “o anúncio só deveria acontecer na semana que vem, mas que ambas as partes decidiram segurar o touro pelos chifres e fazê-lo agora”. Um trocadilho infame com a Red Bull.
Tenta fazer-nos crer, ainda, que a renovação foi decidida na própria terça, em apenas uma conversa, em apenas uma sentada à mesa.
(“Ou você é ingênuo ou é jornalista. Decida agora”, me disse certa vez Fernando Vieira de Mello, meu primeiro chefe, numa bronca-didática de que jamais esquecerei. Tento seguir sempre no caminho da segunda alternativa.)
O mais interessante do texto, porém, é uma sutileza que vem logo abaixo. Porque tem implicações para o esporte.
São as frases de Massa.
A coisa começa assim: “Estou muito feliz por termos chegado a um acordo. A Ferrari é minha família nas pistas”.
Continua: “Por toda a minha carreira, pilotei carros com motores feitos em Maranello e não posso me ver pilotando nada diferente! Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente Montezemolo e a Domenicali, pela fé no meu trabalho e pelo apoio, mesmo nos momentos mais difíceis”.
E, para encerrar: “A equipe e os torcedores podem ter certeza de que farei tudo o que estiver ao alcance para ajudar a escuderia a atingir os objetivos que traçar”.
O primeiro problema é essa última frase. E tem tudo a ver, é intrínseco, com o segundo: o que ele não diz.
Na próxima temporada, Massa estará defendendo pelo oitavo ano a mais gloriosa equipe da história da F-1. Aque mais soma vitórias, poles, melhores voltas, títulos de Construtores e de Pilotos. O time de maior orçamento entre os 12 do grid de largada.
Mas não há, em nenhum momento, no anúncio, a palavra “campeão”. Ou “título”. Ou qualquer outra que, mesmo de longe, faça uma mínima referência a alguma modesta tentativa de batalhar pelo próximo campeonato.
Não. Massa _está escrito_ vai trabalhar no ano que vem para que a equipe alcance os objetivos que definir.
E até o cozinheiro do Cavallino, o restaurante do outro lado da via Abetone Inferiore, em Maranello, sabe o que isso significa.
Dia desses, um leitor, decerto jovem ou recém-chegado ao esporte, perguntou lá no blog se o Brasil já teve algum campeão na F-1.
Sintomático.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fabio, segundo o site Italiaracing Luiz Razia testara pela Toro Rosso em Abu Dabhi. Isso procede.
“No sistema aceito e pré estabelecido, na montagem do CIRCO, cada um deve ocupar a sua função, alguns aceitam indeterminadamente ser coadjuvante, interpretanto bem ou mau o seu papel, alguns são eternamente lembrados como o melhor partner, com certeza só falta perguntar à plateia, a a qual banca economicamente essa farra, quando é que a encenação chegará ao fim.”
Curioso e sintomático seu texto. Blog é um espaço de opinião e se vc se da ao trabalho de entrar aqui pra ler, vc tem que respeita-la. Assim como os comentários de quem aqui entra tambem devem ser repeitados, afinal se vc nao quisesse saber a opinião de quem lê, nao manteria um blog. Agora vejamos, a primeira parte sobre a cretinice da Ferrari, tentando desmentir furo que o Lito deu, ta perfeita, não seu realmente o que a Ferrari ganhou fazendo isso. Já em relação ao Massa, seu texto jogou pra torcida, que adora bater no coitado do cara que ta tentando fazer o trabalho dele. E é ate contraditorio, quando vc analisa o que dizem outros pilotos, como o Barrichelo, exemplo. Sua critica toda foi construída na falta de afirmação do Massa de que quer ser campeão ano que vem, reafirmando seu “escudeirismo” ao Alonso no ano que vem. Ora, o que vc esperava?? O cara acabou de sair de uma degola, vc mesmo deu praticamente como certa sua saída da ferrari varias vezes este ano, agora ele teria que dizer que ele quer ser campeão em cima do Alonso ano que vem?? Isso sim nao faria o menor sentido!! Uma coisa por vez! Vc sempre criticou o Barrichello por ser no minimo, otimista demais quando falava em títulos e/ou chance de vitoria. Agora critica uma declaração pé no chão de alguém que passou momentos difíceis e conseguiu, ainda que nao só por meros próprios, reverter um cenário que apontava sua saída como certa. Assim fica contraditória sua opinião. E tenho convicção que se ele fala em título ou resultados pessoais vc tb criticaria. Pois dada a merecida hegemonia e domínio do Alonso na Ferrari é uma missão quase impossível, pq o espanhol hj é o melhor do Grid. Agora que outra opção ao menos razoável ele teria para mudar de ares e enfrentar novos desafios ele teria? Aonde ele poderia voltar a vencer corridas?? Vc sempre diz que ele deveria, mas nunca menciona pra onde, o que é muito fácil de escrever. E antes que se diga Sauber ou a falida Force Índia, em que a condição é pagar pela vaga, se Massa fosse pra la certamente seria criticado por passar a ser então im piloto pagante! Então ele nao tinha outra opção melhor para 2013 e mesmo correndo a sombra do Alonso que nao é um qualquer. ainda tem chance de vencer e curte o barato de pilotar pra maior e mais emblemática equipe de todos os tempos. O que na sua opinião eh pouco. O que atrapalha seus textos sobre o Massa é a sua antipatia pessoal por ele, que afasta a isenção. Da pra criticar com mais qualidade sendo isento, acredite. Agora fazer texto jogando pra torcida é fácil. Ahh e nao, nao sou adepto da patriotada ou Sennismo, Piquetismo ou outra coisa. O piloto pra qual torço nao eh o Massa, e nem eh brasileiro, gosto do esporte e de opiniões neutras e fundamentadas sobre ele.
Ta certinho. ir pra onde sauber.uma equipe media, o cara ja ta na meia idade, tem q curtir e quem realmente sabe das coisas sabe q ele tem talento pra ser campeao em 2013, temos q torce ou criticar q é mais facio.como vcs ja fazem. certo amigo fabio.
É irritante essas pessoas que falam o óbvio.
A ferrari sempre tem um primeiro e um segundo piloto, ou o massa pelo menos tem um baita emprego ou ainda todos sabem que ele não foi melhor que o malonso.
Pelo amor de deus. Não precisamos concordar com tamanha falta de esportividade. Não se trata de lamentar por um esportista Brasileiro mas sim por uma atitude anti-desportiva de uma equipe anti-ética.
O casamento malonso-ferrari se completam tanto no excesso de ego e na falta de ética que fica até ridículo em relação ao restante das equipes.
Aqui no blog nós devemos dar as nossas opiniões e a minha é que um campeonato onde se tem primeiros e segundos pilotos e muito chato. Melhor todos competindo com iguais condições dentro da equipe.
A F1 não é um time como muitos defendem. Pelo menos não no formato tradicional. Ela é um time quando se somam pontos dos seus dois pilotos para se saber qual é a melhor equipe do campeonato. Mas cada um dos pilotos tem todas as condições de vencer sem ajuda do seu companheiro com acontece por exemplo nas provas de ciclismo de estrada onde sem ajuda o grupo todo perde. Ou como acontece nos esportes coletivos como Futebol ou Vôlei. Tanto isso é verdade como o único campeonato que rende dinheiro é o de construtores. Parece que quando inventaram a categoria ja temiam por equipes como a ferrari.
Seria muito mais interessante se cada equipe desse realmente um carro igual ao seus dois pilotos e deixassem eles livres para competir, salvo quando um piloto estivesse matematicamente fora da disputa. Afinal o campeonato de construtores é que vale mais.
Sairia um campeonato limpo e com muito mais disputas.
Muito melhor para todos os envolvidos. Pilotos, equipes, patrocinadores e púbico.
Minha opinião apenas
Ótimo o massa ter renovado seu contrato, más eu me pergunto, com tanto dinheiro porque ficar tendo que deixar o outro piloto ultrapassa-lo ou não poder ele mesmo ultrapassar. Cada um que faça o seu papel dentro dos seus limites. se for apenas para pilotar um formula 1 então pode até ir para a “marussia”.
A grande culpa de as Escuderias escolherem o pilôto principal e o 2º é a propria administração da Formula 1. Por que não se penaliza a Escuderia que fizer um jogo de equipe que venha prejudicar um outro piloto tanto da mesma Escuderia como de outra Escuderia? Se tiver mais do que um piloto a Escuderia deveria ser obrigada a dar as mesmas condições para todos da equipe. E ganhasse quem estivesse melhor, em cada corrida, sem aquele jogo obrigado pelas Escuderias de beneficiar quem tem mais pontos no campeonato.
O problema é que a Ferrari trata o carro do Massa diferente do Alonso. Se o mesmo for campeão neste ano, o que é possível, mas não deve acontecer, lá vem a equipe preparando carros para Alonso e deixando o Massa para trás. Se o Alonso perder, mesma coisa, pois o Alonso vai querer ganhar o próximo. O Massa ficou como segundo piloto em qualquer hipótese, fazendo um carro em igual condições não acredito que o Alonso é um bicho papão, é em talento igual ao Massa, ao Vetel, ao Webber. Não dá para fazer milagre sem carro.
BOM DIA. COMO SÃO TODOS SEM MEMÓRIAS.
DESDE A MORTE DO SENNA, SÓ TIVEMOS NA
FORMULA 1 – SEGUNDO PILOTO.
O QUE ACHAM QUE MASSA E SENNA (QUE VERGONHA) BRIGAM POR QUAL VAGA.
Ninguem percebe isso…
Será que firmou contrato para ser coadjuvante em 2013 ?
Perfeito. Tenho 42 anos e que saudades do Piquet e do Senna.
Massa está certíssimo. Sua profissão (e não hobby) é piloto de carros da F1, recebendo salários, que permitem que ele sustente sua familia.Assim, como empregado cumpre exemplarmente o objeto de seu milionário contrato com a Ferrari ou Fiat, as quais tem acordos com o Banco Santander.
Meu caro Massa, parabéns pelo contrato!
O Felipe Massa assim com o Rubinho Barrichello, nunca foi um cara de grande força política, e só teve aquela única chance de 2008, porque o Raikkonen estava satisfeito com o seu campeonato de 2007 e aí resolveu relaxar um pouco. Agora com o Fernando Alonso ele não terá nenhuma chance, porque o Alonso é um cara chato, brigão e de grande força política dentro da equipe, e nesse momento da carreira só está faltando o Tricampeonato para ele, e o que é pior a Ferrari já deve um Campeonato para ele por todo o seu esforço. É amigo, o Massa está feliz por ficar mais um ano na Ferrari com 10 milhões de reais a menos, e na condição de subalterno. Depois que o Felipe Massa sair da Ferrari desvalorizado vai ser difícil um grandão chamar ele, e com isso selando o fim de sua carreira.
Massa definitivamente abandonou os seus fãs, e os trocou pelos fãs da ferrari, se é que isso é possivel, nesta joelhada de milho feia! a ferrari tomou a decisão mais comoda para dar a grande cartada no ano que vem….
ACHO QUE FICOU BEM CLARA A POSIÇÃO DO FELIPE MASSA: OPTOU PELO DINHEIRO AO SE SUBORDINAR A AJUDAR O NÚMERO 01 DA EQUIPE FERRARI.
ISSO JÁ FOI FEITO PELO RUBENS BARRICHELO E HÁ ALGUM TEMPO O MASSA É ASSIM. NESSE CASO TEMOS OS SAUDOSOS SENNA E PIQUET. ESTES SIM, SÃO BRASILEIROS. BRAVA GENTE…
NO MAIS TEMOS QUE SABER QUE TORCER PARA MASSA É ACREDITAR EM PAPAI NOEL…VAMOS ACORDAR, MASSA NÃO É PILOTO PARA A NOSSA TORCIDA.
NÃO VAMOS PERDER NOSSO TEMPO POR UM PERDEDOR NATO. LEMBRAM DA ÚLTIMA FRASE DO ENGENHEIRO DA FERRARI NA CORÉIA: MASSA FIQUE MAIS LONGE DO ALONSO, VC PODE ATRAPALHAR….RSSS…VERGONHOSO…TEMOS VETTEL, HAMILTON, BUTTON, RAIKONEN E OUTROS COMPETITIVOS E SÉRIOS…ABRAÇOS.
É! vamos ver(gonha) em 2013, o Massa “lutar” pelo segundo lugar do podium. Saudades do Piquet e do Senna… Torcer pelo Bruno ou o Razia, será o que poderá nos estimular a acompanhar a F1.
Massa????? Ainda está correndo esse cara??????
O que o Massa pode fazer daqui em diante é tirar o máximo proveito que ele conseguir e em 2014, estará numa outra escuderia, espero e que seja de ponta!!! Voltou para as mãos dele o seu futuro (2014)!!!
Chofer, motorista, manobrista… qq coisa menos esportista.
Uma vergonha para um pais que teve grandes vencedores na F1
Vejamos:
Felipe Massa : continua(0) na ferrari!
Por que renovaram com ele?
Alguem citou em interesses economicos.
Interessante…Outro de evitar “2 galos”,rss
Eu já penso o seguinte: certo(massa)
pelo incerto(perez,maldonado,rosberg,
senna), fica o “conhecido” rssss.
A proposito: Será que a red bull toparia
patrocinar a ferrari, fundindo patrocinador
á equipe?
Lord Farquar(o vilão do primeiro shrek), vulgo dom alonso ficaria sem seu serviçal,
seu valete e vassalo favorito, e isso ele
não suportaria, pois teria que ter trata-
mento igual se fosse alguem tipo o sebastian
ou o maldonado?
Agora, trazer rubinho “telletubie” barrichello
de volta, ai seria trocar 6 por meia dúzia.
Deixam o binho “cocoricó” barricha brincar
de indy,stock car e cart rsss.
Ai ai ai, esse complexo de vira-latas que sempre nos persegue…
O problema é que Massa não tem tido um bom desempenho, por isso que a Ferrari ficou na dúvida. Não tem nada a ver com a nacionalidade dele, como disseram alguns comentários aqui.
Como ele melhorou nas últimas corridas, e tava faltando concorrentes de verdade pra vaga, renovaram com ele.
Simples assim…
alex xavier:a sua aversão á Europa é sintoma típico de alguem que constata que mesmo em crise ( Europa )é e sempre será superior ao seu pseudo modelo de “paraiso”,que quanto mais vê , mais se envergonha e prefere chamar de lixo um Continente do que reconhecer a situação vergonhosa na qual se encontrar certo país situado abaixo da linha do Equador.
Naum tenho que te provar nada. Abs.
Saia vc daqui entaum…
Alex voce deve ser doente,o Rio é mais cidade que Berlim???Segurança,saúde ,civilidade,organização publica ,educação,meio ambiente,orçamento e civilidade….pelo amor de Deus,e os pilotos de F1.Vai dormir .
Quer um conselho: Em primeiro lugar tire uma Carteira de Motorista Internacional. Depois vá para a California (sem assento mesmo) e dirija no deserto. Depois tu vem falar comigo.
Massa já disse para todo mundou ouvir: Caso eu trabalhe como 2º piloto, prefiro me aposentar.
CADÊ A SUA APOSENTADORIA?
Sempre defendi o Massa com ferro e fogo. Mas, desta vez, não o farei. Abandonei o Felipe Massa. Admito, infelizmente, mas admito.
na boa… queira que o massa saisse da ferrari, não aguento mais ver os pilotos brasileiros, serem tratados como segunda opção…
P/ que a F-1 se torne um esporte de verdade cada equipe deveria ter direito a apenas um piloto. A Ferrari sempre adotou essa prática, pois é uma equipe de um só piloto para o qual são canalizados todas as energias do time enquanto o outro é preterido e eleito escudeiro (e de preferência que seja brasileiro)
Fábio Seixas! Vi no Tazio que um jornal espanhol explica o ritmo mais forte do Massa que o Alonso devido uma asa que ele testou…
Se foi isso mesmo e funcionou então a Ferrari já pensou na função do Massa neste restante e próxima temporada…
em tempo de proibição de testes ter um piloto testando ao longo da temporada seria uma puta vantagem, não?
Abraços
pro 1o piloto, claro!
Infelizmente a chance de Massa foi em 2008…. Por poucos metros, por erros dele e da equipe durante aquele ano ele nao venceu… Tem chances na F1que só se tem uma vez ou se ganha como Button ou nunca mais…
Saudade da época que tínhamos pilotos brasileiros disputando a formula 1. O Massa eh um funcionário humilhado da Ferrari que não vale a eletricidade que minha televisão gasta passando a corrida.
É um boçal. Qt dinheiro o cidadão tem que ter pra ter um mínimo de amor próprio e pensar em competir como num esporte de verdade?